Download - A evolução histórica do computador

Transcript
Page 1: A evolução histórica do computador

A Evolução Histórica do Computador

Page 2: A evolução histórica do computador

IntroduçãoA evolução do computador sempre esteve ligada à matemática e à necessidade do homem resolver problemas de forma sistemática.

• A preocupação constante de minimizar o esforço repetitivo e tedioso produziu o desenvolvimento de máquinas que passaram a substituir os homens em determinadas tarefas. Nomeadamente o computador.

• Desde os seus primórdios que a computação está estreitamente ligada à matemática, passando pelas contribuições das culturas babilônica, hindu, chinesa, árabe e grega, pelo ábaco, pela primeira máquina de calcular, até Boole, Hilbert, Turing e von Neumann, entre outros, nos anos 30, 40 e 50 do século XX. A partir daí, a Computação constrói a sua própria história, embora os laços com a matemática continuem sempre muito estreitos.

Page 3: A evolução histórica do computador

Evolução do computador

O desenvolvimento da informática tem permitido o surgimento de computadores cada vez menores, mais baratos e com maior capacidade. Actualmente, um computador laptop é muito mais potente do que um computador de grande porte da década de 70, que era mais caro. Esta redução de custo é um factor decisivo na popularidade dos computadores. Se há 25 anos existiam apenas 50 mil computadores no mundo inteiro, hoje há cerca de 140 milhões.

Page 4: A evolução histórica do computador

O tamanho e o preço dos computadores começam a diminuir a partir da década de 50. Neste período, inicia-se a pesquisa dos circuitos integrados, os chips , responsáveis pela crescente miniaturização dos equipamentos eletrónicos. Em 1974, a Intel projeta o microprocessador - dispositivo que reúne num mesmo chip, todas as funções do processador central - tecnologia que permite a criação do computador pessoal, ou microcomputador. O primeiro computador pessoal é o Apple I, inventado em 1976 pelos americanos Steve Jobs (1955-) e Stephan Wozniak.

Page 5: A evolução histórica do computador

Inteligência ArtificialNo final do século XX surge um novo ramo na informática, a inteligência artificial, que estuda métodos de simular o pensamento humano nos computadores com o objetivo de substituir o homem pela máquina em atividades mecanizadas. Alguns computadores já funcionam com modelos de raciocínio e comportamento humanos, auxiliando médicos em diagnósticos, praticando diversos jogos e compondo músicas. Entre eles está o Deep Blue, computador ultra veloz, com 256 unidades de processamento de dados (o normal é uma), fabricado pela IBM após cinco anos de pesquisas. Em 1996, o Deep Blue - capaz de analisar 200 milhões de lances por segundo em um jogo de xadrez - vence uma disputa com o campeão mundial de xadrez, o russo Garry Kasparov. Há também o COG, protótipo de robô que está sendo projetado e construído pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A sua forma é semelhante à do homem: tem cabeça, olhos e braços. O robô, cujo sistema nervoso artificial é 64 vezes mais potente do que um Macintosh, irá simular as fases de crescimento do homem, os seus pensamentos e sentimentos.

Page 6: A evolução histórica do computador

Impactos na Sociedade

O desenvolvimento da informática exerce um grande impacto no modo de produção da sociedade. O computador torna-se uma importante ferramenta de trabalho, contribuindo para o aumento da produtividade, redução de custos e melhoria da qualidade dos produtos. Vários setores da economia já estão informatizados, entre os quais a indústria, a pesquisa científica, a educação, o sistema financeiro, as comunicações e a astronáutica. Nas fábricas, os robôs substituem gradativamente a mão de obra humana em trabalhos que envolvem risco e em atividades mecânicas, como as linhas de produção e montagem. Essa automação progressiva é a causa da eliminação de vários postos de trabalho como caixas de banco, telefonistas e datilógrafos, tendência que é conhecida por desemprego estrutural. Por outro lado, a informática também cria novas categorias de profissionais, cuja principal característica é o domínio das tecnologias da atualidade.

Page 7: A evolução histórica do computador

Na pesquisa científica, o computador tem possibilitado a simulação de experiências inviáveis na realidade, devido ao alto custo ou periculosidade, como situações de temperatura excessiva ou de explosões. Na educação há uma grande variedade de softwares que ensinam Desenho, Música ou Gramática. Os bancos oferecem um número cada vez maior de serviços informatizados, como os caixas eletrónicos e as consultas on-line a partir de um computador pessoal ligado à agência. Na área das comunicações, a grande inovação é a interligação dos computadores de todo o mundo numa grande rede, a Internet. Na astronáutica, os satélites artificiais informatizados fazem, entre outras aplicações, o mapeamento da atmosfera terrestre e de outros planetas.

Page 8: A evolução histórica do computador

Internet

É a rede mundial de computadores formada por redes interligadas por linhas telefónicas. A Internet tem revolucionado a comunicação mundial ao permitir, por exemplo, a conversa entre pessoas a milhares de quilómetros. O número de seus usuários tem duplicado a cada ano.Com essa rede mundial surge a expressão ciberespaço. O ciberespaço é o espaço virtual e sem fronteiras onde circulam as milhares de informações veiculadas nas redes de informática.

Page 9: A evolução histórica do computador

Conclusão

Ao longo de duas décadas, de 1980 a 2000, o computador pessoal transformou-se em ferramenta de trabalho de mais de 1 bilhão de pessoas, que passaram a utilizá-lo em seu dia-a-dia, na indústria, na escola e em suas residências. A difusão acelerada dessa máquina no mundo consolidou a revolução da informação, não apenas no trabalho de pesquisa, mas praticamente em todas as atividades humanas. As crianças de hoje já nascem num mundo computadorizado, convivendo com videogames, brinquedos eletrónicos, telefones celulares e internet. Que diferença de minha infância, nos anos 1940, numa velha fazenda de café, no interior de São Paulo, em contato com a natureza, nadando, pescando e correndo pelos campos.