Download - A ORIGEM DO SERVIÇO DE INTENDÊNCIA

Transcript
Page 1: A ORIGEM DO SERVIÇO DE INTENDÊNCIA

Centro de Comunicação Social do Exército | Brasília, DF | quinta-feira | 12 de abril de 2018 Especial

O Serviço de Intendência do Exército Brasileiro tem sua origem no período imperial, quando Dom Pedro I, em maio de 1821, criou o Quartel-Mestre General, com encargos referentes ao rancho da tropa, ao fardamento, ao equipamento, ao material de acampamento, ao arreamento dos equinos e a outros utensílios utilizados pelas tropas.

Em 1920, a chegada da Missão Militar Francesa no Brasil concebeu uma nova organização para a logística do nosso Exército, com a criação do Serviço de Intendência, como o conhecemos atualmente. A modernização da gestão de

suprimentos também exigiu a criação da Diretoria de Administração da Guerra, órgão subordinado à Secretaria da Guerra, cuja missão era gerir e administrar o provimento de material para as tropas brasileiras. A partir dessa reestruturação, verificou-se um incremento no nível de especialização de pessoal e de material dedicado ao provimento das tropas em operação. Por meio dessas medidas, a nossa Intendência adquiriu forma e conteúdo peculiares.

Falar da Intendência é trazer, no cerne da história, a importante pessoa do seu Patrono. Nascido em 12 de abril de 1840, na cidade de Porto Alegre, Carlos Machado Bitencourt despertou sua vocação para a linha bélica da carreira das armas na adolescência, dando continuidade às tradições de sua família, uma vez que seu pai e seu avô também eram militares. Assentou praça no dia 1º de janeiro de 1857, aos 17 anos de idade.

Embora tenha combatido na Guerra da Tríplice Aliança, o Marechal Bitencourt, como Ministro da Guerra, teve destacada atuação no conflito de Canudos. Nessa oportunidade, foi responsável pela organização de um eficiente apoio logístico, tornando eficaz e contínuo o reabastecimento das tropas em um contexto de precário sistema de vias de transporte e de fontes de abastecimento. Sua notável atuação na organização e na manutenção do fluxo de suprimentos foi decisiva para o sucesso da Operação Militar e conferiu-lhe o epíteto de “Marechal de Ouro”.

A ORIGEM DO SERVIÇO DE INTENDÊNCIA

Page 2: A ORIGEM DO SERVIÇO DE INTENDÊNCIA

No dia 5 de novembro de 1897, o nobre Marechal, em estrito cumprimento do dever, foi fatalmente golpeado em defesa do então presidente Prudente de Moraes, durante a recepção aos militares vitoriosos no combate travado em Canudos. O “Marechal de Ouro” dedicou e entregou a sua vida ao serviço da Pátria.

Como reconhecimento por seus feitos, o Marechal Bitencourt foi escolhido como o Patrono do Serviço de Intendência. Sua trajetória, marcada pela dedicação, capacidade de inovação e competência profissional, serve, até hoje, como modelo para todos os intendentes do Exército Brasileiro.

Ao longo dos anos, a guerra passou por diversas mudanças, desde a transferência do campo de batalha para os grandes centros urbanos até a rapidez do fluxo de informações. Com a obrigatoriedade de atender às novas demandas das operações, a logística militar terrestre tornou-se objeto de inúmeros estudos e transformações, a fim de suprir necessidades impostas pela evolução do combate. O aumento da complexidade dos diversos sistemas operacionais, num ambiente de amplo espectro, exigiu novos e mais precisos sistemas de controle e de gestão de estoque, viaturas especializadas e estruturas modulares para transporte de todas as classes de suprimento, além de um constante aperfeiçoamento do bem mais valioso do nosso exército: o recurso humano.

02

Page 3: A ORIGEM DO SERVIÇO DE INTENDÊNCIA

Extremamente versátil em suas atividades, o Serviço de Intendência atua nas vertentes administrativa e operacional. Nesse cenário, trabalha com efetividade no emprego dos recursos públicos, nas áreas de contabilidade, gestão orçamentária e auditoria, assim como no apoio logístico às Unidades de combate. O desempenho das funções relacionadas às finanças públicas, associadas à logística de suprimento, de transporte e de recursos humanos dimensiona a importância do serviço de Intendência para o funcionamento do Exército, em estado de guerra ou de paz.

Intendentes do Exército Brasileiro, orgulhem-se todos os dias de ostentar a folha de acanto em seus uniformes, certos de que o exemplo do Marechal Bitencourt irá norteá-los em todas as suas atribuições, para que prestem o apoio necessário ao desempenho das diversas missões do Exército, no Brasil ou no exterior. Que a honestidade e a competência profissional sejam o alicerce de seu trabalho, fazendo-os percorrer os caminhos de louvor e de glórias trilhados por nosso insigne patrono.

INTENDÊNCIA, SUPRIR, LANÇAR, SERVIR!

03