Download - A VOZ 00 POVO

Transcript
Page 1: A VOZ 00 POVO

Propriedade de

M - G O N Ç A I ^ V E BDiretor;

Joaquim de f tzevedo A VOZ 0 0 POVO GERENTEORLAHDO DE AZEVEDO

OFICINAS PRÓPRIAS R ED A Ç /O E ADM.

RUA PARANA’, 391

S E M A J S T A X - t T O Z I S n D B F E I S T X D B J S r T E , F T J I S T D . A . X D O N O A N O D E 1 9 f c r ? — CoiabOFBtlOFeS diUEPSGS(FILIADO A ASSOOIAÇÃD PAULISTA DB IMPHBN8A) REGISTADO NO D. I. P. SOB N. 11.742

l l to XV O T J J R J C rsJ H O S 3 Estado de São Paulo Sabado, 21 de Junho de 1941 Num* 496

Habitações P ro íe ta r ías------ 1 (----- .TTrrrsn-. ...... ............... .

A U G U S T O F . A L O N S O

Não é de hoje que se tem pro­curado resolver o magno pro­blema da habitação modesta, e não o será por muito tempo — a não que os poderem compe tentes procurem resolver ou en­carar por uma outra fórma mais racional — um problema de tão grande envergadura, mormente nas regiões onde mais se acen­tua sua progressão demográfica.

Ourinhos, não é de agora, foi, continua e será uma das regiões que mais se têm resen- tido, e continuará a resentir-se, até que medidas mais sensatas sejam postas em prática por par­te de nossos dirigentes, afim de, pelo menos, não solucionar de todo o mal, ao menos reme- dia-lo

Não será tambem, por certo, enchendo a cidade h,go a 500 metros de seu centro, de casas de tabôas, que se resolva satis­fatoriamente o assunto da habi­tação barata. Pelo contrario, ten­de a agravar-se. “ Caixões de tabôas” continuarão a alastrar- se indefinidamente, e a populo­sa e afamada Ourinhos, conti­nuará com seu triste aspecto de aldeia chineza, em contraste com as congeneres das regiões limí­trofes e extra-limirrofes

Não é com isto que se pro­cure privar ao operário de pos­suir seu modesto lar, ao contra­rio, para seu proprio interesse e garantia para o seu futuro, que me disponho a escrever estas modestíssimas considerações. O operário, está ligado entre si ao capitalista, como o cerebro está ligado aos demais membros do corpo; um sem o outro não po­deria haver coordenação pró­pria; um sem o outro, não po­deria haver organização; e um sem outro, não haveria progres­so.

De modos que, em Ourinhos, como em toda a parte, precisa­mos proporcionar vivendas con­dignas a todos que aqui abor­dem, e não será enchendo a ci­dade de casas de tabôas que atrairemos o capitalista, o indus­trial, para o nosso meio. Ao contrario, afugentamo-los. Qual

será a impressão do homem de negocios ou de outras finalida­des que para aqui transbordem seus haveres, construa sua con­fortável vivenda e logo nos úl­timos retoques, veja sua casa invadida pelas repulsivas bara­tas e outros nocivos insétos, oriundos da anti-higienica casa de tabôas do seu visinho ?

XXX

Se a Prefeitura adquirir, por compra ou desapropriação, na fórma legal, determinadas zonas á forma de patrimonic, e reven­de las em lotes individuais, a prestações módicas, com a ga­rantia de cada chefe de família, ou emancipado, possa adquerir um só lote para evitar futuros gananciosos, o resultado não se faria esperar, e as coisas toma­riam outro caracter.

Sendo assim, o operário po­deria construir sua casa, mais condignamente do que pela ma­neira que presentement.e.s£ one­ra. Não bastariam só essas me- didasi outras seriam acrescenta­das, como, por exemplo, a isen­ção de impostos durante certo periodo e permissão para cons­trução de casas de meio tijolo, sem outros requisitos e a sim­ples requerimento da parte, res­peitadas as exigencias regula- meníares do serviço sanitario.

Logo, concluiremos que tijo­los, cal e areia, não custam os olhos da cara, pois a proporção existente entre uma parede de meios tijolos e uma de tabôas serradas, não vai alem de um terço da despeza.

Tomando-se por base o pre­ço de 100$000 por mil tijolos; Ó0$000, por mão de obra; cal, areia e saibro, resulta para um M2. de parede de meies tijolos, em 53 tijolos, 55F300; mão de obras 3$ 180: saibro, cal e areia, 3$300; resulta, por M2 11 #>780, ou 12$000 em nurneros redon­dos.

Quanto ao preço por M2. de parede de tabôas serradas, in­clusive mata-juntas estroncas, pregos e mão de obras, deve orçar mui aproximadamente de

Smi

Banco do Estado de S. PauloSO C IE D A D E ANONUVÍA

MATRIZ : - HÃO PAULOAGENCIAS: Àraçatuba, Avaré, Baurú, Braz (São Paulo), Caçapava, Campo

Grande (Mato Grosso), Campinas, Catanduva, Franca, Itapetininga, Limeira, Marilia, Mirassol, Novo Horizonte, OURINHOS, Ribeirão Preto,

Santo Anastacio Santos, Olimpia, Barretos e Pirajuí.FAZ TODAS AS OPERAÇÕ :

D ep ositos:Juros de 4 00 ao ano

em c/correntes particulares c/talão

Praça Melo Peixoto, 137de CHEQUES e retiradas livres.

OURINHOS

9$000. Aí se verifica que a di­ferença é relativamente nula.

O que mais encarece- uma construção de alvenaria, tratam do-se de casas residenciais, são as instalações complementares e outros acabamentos, acabamen­tos esses não exigidos nas ca­sas de taboas, e que podem ser dispensados nas casas de tijolos em determinadas zonas.

Alem do exposto seria ne­cessário que a nossa Prefeitura conceda isenção de impostos municipais e promova outras fa­cilidades como incentivos a to­dos que queiram instalar uma industria mec«nica para grande produção de telhas e tijolos, promovendo o barateamento desses materiais.

Não tratemos mais de retóri­cas, procuremos dar um cunho mais racional aos nossos pro­blemas e teremos os mais aus­piciosos resultados.

INDO A SÃO PAULO Hospede-se no

H O T E L P 1 H H T I H I H B S:::::: Asseio e conforto :::::: I.ÁRGÜ GENERAL 0S0RI0, N.o 17

O Ol CasiÉo tola f i o m direção É 0I.LP.

Por um d e c re to datado de 14 do c o rre n te , o in te rv en to r F e rn an d o Costa nom eou o d r. Cândido Mota Filho, p a ra o c a rg o de d ire to r g e ra l do D e­p a r ta m e n to Estadual de Im ­p re n sa e P ropaganda .

O novo d ire to r do D.E.I.P. foi p ro fe sso r dos cu rsos ju r í ­d icos da F acu ld ad e de D ire i­to de S. Paulo, e x -depu tado , tendo e x e rc id o v a r ia s com is­sões es tadua is e federa is de a l ta responsab il idade .

P o m b o s C o r r e i o sDomingo ultimo, ás 8 h o ras

d a m anhã, no pa teo da E sta ­ção da S o rocabana , o snr. Heinz F ra n c o do Am arai, fez a so lta de va rios pom bos c o r ­reios, a titulo de p ro p ag a n d a e e x p e r ie n c ia , p re se n te s n u ­m ero sa s pessoas . Os pom bos soltos, p e r te n c e n te s a m em ­bros c r ia d o re s das a g re m ia ­çõ e s colom bofilas «Brasil» e «Cruzeiro do S u b , tom aram ao s e r ab e r to o viveiro , rum o sul, ganhando o e sp aço com o f lechas vivas.

Convidados gentilm ente , ao loca l c o m parecem os, na p e s ­soa do sr. J o s é de Almeida, da r e d a ç ã o d es ta folha.

Férias forensesIniciaram se no dia 10 do

corrente, as lérias do Forum, as quais tei minarão no pro- ximo dia 9 de Julho.

Impressos, saquinhos de pa­pel ? — Ti p. Comercial.

í ' •» ><:>"7 1fe : í>t -A •I

n ' v: r " y |SSL ' ' mmMm

l i l H l l l

G u e r re i ro s e tiopes com c h a p éu s p roprios p a ra o sei e u n i ­form e k a k i a t i ram com canhões . T re in a d a pelos oficidis b ri­tân icos a A bissinia en fren tou os ita lianos, in v aso res de seu país, com a rm a s tão m odernas e tão boas quanto as dêles.

Rotary Clube de OurinhosRealizou-se na noite de

t e r ç a fe ira ultima, ás 18 e 30 horas , no se lec to «Bar C e n ­tral», mais um a reun ião do Rotary Clube da c idade. P r e ­sidiu ao ja n ta r o dr. W a lace Mórton, s e c re ta r ia n d o -o o dr. Ovidio Portugal. A reun ião teve início com o hino rota- r iano can tado pelos p r e s e n ­tes, segu indo -se- lhe um a v i­b ran te sa lv a de pa lm as aò P av ilhão Nacional. Depois da a p re s e n ta ç ã o dos convidados e le i tu ra do exped ien te , o ro- t a r ian o dr. Ju lio dos Santos re la tou os boletins receb idos . A p a le s t ra do dia e s te v e a ca rg o do ro ta r iano d r J a m e s L is te r Adamson, que p ro fe r iu in te re s s a n te con fe rênc ia s u ­b o rd in ad a ao titulo : P ro jeção e C ons trução Esta folha p u ­b l ic a rá a p a le s t ra do dr. J a ­

mes. O ro to riano O svaldo M arques não p e rd eu tem po , contou uma das suas. A ’s 20 horas, deba ixo de es trondosa sa lva de palmas á Bandeira Brasileira, e n cerro u -se a r e ­união.

Escola de CoitaO M aestro F ranc isco Leite

de Cam argo, con tra tado para r e g e n te da b an d a de m usica local, m an te rá um cu rso de m usica, com m atr icu la p e r ­m anen te , ace itando alunos m en o re s e adultos, de ambos os sexos.

O c u rso fu n c io n a rá em dois pe r ío d o s : d iurno e noturno ,, le c ionando -se q u a lq u e r in s ­trum en to de sopro e corda.

OURINHOS — Rua Antonio Prado n. 95 - Tel. 19 STB. CRUZ DO RIO PARDO — Roa M arechar Bilíencoopt, 701 Tel. 151

Depositos - Cobranças - Descontos - Empréstimos Ordens de Pagamento - Cheques

TAXAS PARA DEPOSITOS:Cl C orren te . . . 2 % — C l P a r t ic u la r .

Deposito a P razo F ixo . . . . 6 % P a ra deposito a longo p razo o u tra s tax a s

4 %

Matriz: S À O PA U L O - Praça da Sé n. 393FILIA ES: — Àraçatuba - Baurú - Bastos - Londrina - Lins - Marilia -

Ourinhos - Pres. Prudente - Pereira Barreto - Promíssão - Paraguassú — Pompéia - Rançharia - Ribeirão Preto - Biriguy - Jatahy e Santa Cruz d<< Rio Pardo.

Page 2: A VOZ 00 POVO

21-6-1941 A x z O v f, I D O I P O X Z O

O U R IN H O S Cartorio do l.o Oficio

Fãlencia de lieraldo Ribeiro B níier rez 8 Irm ão

Leilão PublicoO Dr. Sylvio Cardoso Ro- lim, Juiz de Direito desta comarca de Ourinhrs, do Estado de São Paulo.FAZ saber a todos quan­

tos o presente edital virem, ou dele conhecimento tive­rem, que, a requerimento de Siquidatario da massa falida de Geraldo Ribeiro Gutier- rez & Irmão, no dia dezeno­ve (19) de Julho proximo fu­turo, ás 10 horas, o porteiro dos auditorios deste Juizo ou quem suas vezes fizer, servin- do de leiloeiro, com a pre­sença do liquidatario José Fe lippe do Amaral e do repre­sentante do Ministério Pu- blico.venderá em leilão pu­blico, á porta principal do edificio do Forum local, sito a Avenida Altino Arantes, a quem mais der e maior lan­ço oferecer, os bens adeante descriminados pertencentes á referida massa falida, a saber: O LOTE N U M E R O UM, constante de tecidos e arma­rinhos, a que se refere a re­lação de fls. 107 a ! 10 dos respectivos autos, mercadorias estas estiníàdas na dita rela­ção por vinte contos setecen-

^ í o s e sejv j>.il é seiçcentos reis (20:707$600), e que se acham em poder do liqiiida- tario, nesta cidade, á rua Pa­raná n. 305 - Sobrado, onde poderão ser examinadas; e o LOTE NUM ERO DOIS re­ferente a um bar que contém bebidas, moveis, unia- sorve* teria marca «General Eletric» e uma ma.china registradora ^National”, cpnstaptes da re­lação d e1 fls; 1 j dos autos da falência, sendo certo que as mercadorias, moveis e mais utensílios do bar aludido, fo ­ram avaliados pelo preço de trinta contos seiscentos e vim te e seis mil réis (30:ó2ó$000), e se acham na cidade de Avaré neste Estado, onde fo­ram arrecadados, em poder do depositário particular Ma­noel Hertád-a Garcia, onde poderão ser examinados. E, para constar, mandou lavrar o presente edital que será afixado e publicado na forma da lei. Passado nesta cidade de Ourinhos, aos 10 de Ju­nho' dè T941,. Eu, Geraldo Ri­beiro Abujamra, ofticial maior do l .o oficio, datilographei e subscrevo. O Juiz de Direito, (a) Sylvio Cardoso Rolim. - Confere com o original; dou fé. Data retro. — O oficialmaior,

Eeraldo Ribeiro ã b a ja ra ra

Mes ?...a Padaria* MORTARl - Rua

Cons. Anlonio Prado

Balancete em 31 de Maio de 1941

Saldo do mês de Abril Recebido de contribuições diversas conforme recibo

de 251 a 277 e 351 a 407 Recebido do cheque n 31415° cl o Banco Francês e

ItalianoIdem, do cheque n. 314151, cl o mesmo Banco Recebido do bilhete n. 27595, da Loteria Federal, ex­

tração de 7-5-41, oferta dos funcionários do Posto Fiscal Estadual desta cidade.

Pago Henrique Tocalino, serviços prestados por ope­rários na construção do predio durante o mez de Abril, conf. Folha de Pagamento

Pago Pedro Zorio, serviços prestados como fiscal da construção durante o mes de Abril

Pago Octavio S. Rollim, si nota 455bl de 3-4 Pago Cesar Francisco Buratti, seu fornecimento de

9 000 tijolosnago selos pl revalidação requerimento de pedido

isenção de impostos Depositado no Banco Francês e Italiano em 5-5

Idem, idem em 6-5 Idem, idem em 9 5

Pago Henrique de Oliveira, serviços de extração de pedras

Estampilhas aplicadas sl recibos ns. 258 - 264 - 276 BALANÇO

Dinheiro em CaixaValores em apólices do Estado e ações

do Ginásio de Ourinhos Em cl a prazo fixo no Banco Francês e

Italiano (depositos e jrros de Agos­to de 1927 a Agosto de 1940)

Em c|c no mesmo Banco, de Janeiro a Maio de 1941

Ourinhos, 31 de Maio de 1941,

Dr.

e m mais u m a i !Com IN STAN TINA

a dor se v a i .3535500

20:175$000

1:530$700558S600

m22:6675800

1'• 1505300

400?00016S500

8$600 7:8905000 3:7655000 4:0ó0$000

55b$600 25600

3:9J6$200

22:667$800

3:9l6$200

14:6255000

29:5965700

72:1815000 101:7775700

120r318$900TOTAL RS.

Presidetíte Tesoureiro

Tío*A.-MaJKia*flC«ii *«aeTCv.'vr?tt»-w»!UCWictr*

Escritório de Á dvocacia- •= do D outor ■■■■■ - - - - - -

J U L I O D O S S P i N T O SC ausas em g e ra l — D efesas e a c u sa ç õ e s p e ra n te o Jú ri .

Rua Piauí, 2 7 8 -Fone, 7 8 -O u rin h o sEUXIR DE NOGUEIRA (|

f.m?r sedo com succesto em iode*» mi)!o;Me* proveniente de syphilii e

í i do tangue :

FERIDAS

ESPINHAS ÚLCERAS

EC ZEM A SM ANCHAS O A PELLEDARTHROS FLORES BR A N C A S RHEÜM ATISM O SC R O P H U L A S

SYPHILITICAS

«hsd &=3>

IPe finalmente em Ioda* e* efíecções cujs orl-

Marsa ragistriia flem *®ía *

" A V A R I A "— — M ilh a r e s d e c u r a d o s -------

Çrtide Depurative de Sangue

PA D AR IA ? Procure somen­te os pães da M( )RTARI, - que servirá bem a v. s.

S e f m s I p a i ã o s ?O Centro Espirita Luz, Cari­

dade e Amôr (Fundado ha 22 anos) á rua Maia Lacerda, 54 - Rio de Janeiro, mantem Consul torio médico gratuito, sob a di­reção de médico espirita. Es­crevendo, declare claramente- nome, idade e resideucia, jun­tando envelope selado e subs­crito para a resposta.

JÜino S fucuniuvaCirurgião-dentista

D iplom ado pela E sco la de P harm acia e O donto log ia de S. Paulo

Rua 9 de J u lh oO U R I N H O S

ínoncio na «S Voz í!o P o ío » é lido

P O N T O A ' j r

rua Paraná, 573, nesta cidade, aceita serviço pa­ra ponto-á-jour, para pronta entrega e a preços

modicos.wMin-r.rmrwTH*T*

Expresso Alvorada fina D cnüição, — 393 — Tel. 1-0986

S A O P A U L O

T R A N SP O R T E S R O D O V IÁ R IO Seníre São Paulo: Pirajú, Bernardino de Campos, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussú, Chavantes, Irapé, Fortuna e Ourinhus

.:■ ! = E A ZONA NORTE DO PARANA’Os Serviços Rodoviários desta Empreza, são feitos com ab-

soluta pontualidade, ordem e segurança fra-y-g-n?

PROPRIETÁRIO :

J o s é F u g u s to Espíndola

G r a n d e O e s c o b e r t aa m ü l h e r

FLU X O - SE D A T IV A(O REGULADOR VIEIRA)

A MULHER NAO SOFRERÁ DORES > flliva as COLICMS Uterinas em D UflS MORfíS

Emprega-se com vantagem para combater as F lôres Brancas, Cólicas Uterinas, Menstruaes, após o parto, Hem orragias e Dôres nos Ovários

E ' poderoso calmante e Regulador por excelencia.FLUXO SEDATINA pela sua comprovada eficacia é receitada por

mais de 10.000 médicos.FLUXO SEDATINA encontra-se em toda a parte.

Page 3: A VOZ 00 POVO

21-6-1941 A V O Z I D O P O V O

0 heroísmo és llaliMuito embóra tenham sido

vencidos na Abissinia, os italia­nos demonstraram um admirá­vel arrojo na luta contra os in­gleses. Os proprios soldados britânicos reconheceram o valor das tropas comandadas pelo Duque d’Aosta quando presta­ram a este todas as honras mi­litares, no momento da rendi­ção. Aliás, o gesto do general Wavel bem mostra o espirito al­tamente cavalheiresco dos ingle­ses. Foi uma atitude magnífica que ainda mais estreitou os Ia ços de símpaiia e amizade que o mundo democrático dedica á Inglaterra. Podemos dizer que é até emocionante a atitude do General Wavel Não é a pri­meira vez que isso acontece. Os italianos já conhecem o modo de proceder dos soldados in­gleses, pois, quando o bravo General Grazziani se viu na contingência de entregar Ben- ghazi, deixou uma carta na qual fazia um apêlo á benevolência dos britânicos afim de ser dis­pensado um bom tratamento aos seus comandados que não pu­deram se retirar. A esse apêlo, o chefe do exercito invasor res­pondeu, afirmando que cs pri­sioneiros italianos seriam trata­dos como mereciam os bravos guerreiros. Ninguém pode dei­xar de se comover diante de tal cavalheirismo. A imprensão que temos é de que os ingleses são aro g s dos seus proprios h in !gos. Terminada uma luta a seu favor, tratam os prisionei­ros sem rancor e sem vingança.

Nós, brasileiros que obrigato­riamente nos sentimos ligados aos italianos por laços de tradi­cional amizade, ficamos cada vez mais presos de adm ração aos ingleses. Temos muito que lamentar a peleja travada pelos italianos. Os princípios essen­ciais de nossa vida, de nosso regime e de nossa historia nos apartam desse povo, todavia, choramos com ele os seus re­vezes, deplorando a catastrofe que atualmente vitima a nação heróica, cujos filhos, embora desprovidos de preparo belico suficiente, ainda entregam cora­josamente seu sangue para de fende-la.

P a u lo fllbE P tc

DESPERTE A BILIS DO SEU FIGADO

Sem Calomelanos—E Saltará da Cama Disposto Para Tudo

Seu figado deve d e rram ar, d iariam ente , no eetom ago, um litro de bilis. 8e a bilis não corre livrem ente, os alim entos não são digeridos e apodrecem. Os gazes incham o estom ago. Sobrevem a prisão de ven tre . Você sente-se abatido e como que envene­nado. Tudo é am argo e a v ida é um m arty rio .

U m a simples evacuação não to ca rá a causa. N ada h a como as fam osas Pillulas CA RTERS p a ra o Figado, p a ra um a acção certa . Fazem co rre r livrem ente esse litro de bilis, e você sente-se disposto p a ra tudo.N ão causam d a m n o ; são suaves e contudo são m aravilhosas p a ra fazer a bilis co rrer livrem ente. P eça as P illulas C A RTER S p a ra o Figado. N ão acceite im itações. Preço 3 $000

C O N S E L H O S A O P O V O

A S y p h i l i s e se u t r a t a m e n t o A syphilis i uma enfermidade

causada pela presença no sangue de um microbio chamado Treponema Palidum, descoberto por um sabio aliemão. Ella pode ser hereditária ou adquirada. Algumas de suas ma­nifestações mais communs são : o rheumatismo, aithritismo, afecções da vista, da pele (úlceras, eczema fistulas), da garganta, doenças car- diacas, dos rins, e do figado. Ella pode ainda ser responsável por muitos casos de paralysia geral, demencia c outras enfermidades mentaes. O tra­tamento mais m oderno da sypilis é feito pelos saes de Bismuto, Iodo, Arsênico e Mercúrio, em injecções ou por via buccal. O Elixir Brasil contem estes tres últimos elementos scicntificamente combinados com plantas medicinaes brasileiras, conhe­cidas pelo povo como depurativas. O segredo de sua extraordinaria efficacia, consiste nas virtudes the- rapeuticas de certas folhas, cascas e raizes que evitam qualquer prejuizo para o organismo com o uso dos medicamentos específicos. Alguns frascos do Elixir Brasil bastam para purificar o sangue e eliminar as to­xinas. Milhares de pessoas que eram verdadeiras ruinas humanas e que haviam perdido totalmente a espe­rança de rehaver a saude e a ener­gia, encontraram nelle, oremedioideal para combater a impureza e o empo­brecimento do sangue. O Elixir Brasil é licenciado pela Saude Pu­blica e indicado como auxiliar no tratam ento da syphilis e suas mani­festações. E agradavel ao paladar e não prejudica o organismo mes­mo usado por longo tem po Dep. Prop. L. F. P.

F U T E B O LD 5. Bento, de Marilia, jo­

gará amanhã no estádio do C. 8. Ourinhenso

Deverá chegar amanhã a esta cidade, em excursão esportiva, o melhor e o mais famoso con­junto de futebol do interior de Estado — o São Bento, da cul­ta e florescente cidade de Ma­r i a vencedor indomito de varios campeonatos inter-rnunicipais e dvtendor de muitos troféus de bombásticas vitorias, afim de terçar forças, no campo local, com o primeiro quadro do C. A. Ourinhense, em segunda partida, de vez que, ha poucos mezes, os nossos vermelhinhos, em panida realizada em Marilia, sofreram a mais calamitosa der­rota do quadro que amanhã vi­sitará Ourinhos, e será hospede da diretoria do C. A O, e por­tanto, nosso hospede tambem.

Aproveitando o ensejo dessa festa esportiva, que perdurará na hisioria futebolistica desta cida­de, o C. A. Ourinhense fará es* tréar o novo e vistoso uniforme do seu “onze” , inaugurando, tambem amanhã, solenemente, diversos melhoramentos intro­duzidos ultimamente pela atual diretoria na sua praça de es­portes, ora em pé de igualdade com as suas congeneres desta zona e, quiçá, do interior do Estado.

Apezar do ultimo revez sofri­do pelo nosso quadro, enfren­

| Portas, venezianas, caixilhos, escadas, arma- | j ções, vitrinas e balcões, em madeira de lei, § | fabricam se com todo o esmero, para todos os § | preços e gostos, na melhor oficina da zona, de j

A u g u s t o F . A l o u s o 1I ' ij£ — Zlvenida Ftltino firantes n.o 411 — 1f O U R I N H O S 1l SA >-ç*---§í=§4.

tando o S. Bento em Marilia, esperamos algo surpreendente na atuação dos vermelhinhos, agora em bôa forma, mais tec- nicamenle preparados, desfazen­do a pesada impressão causada nos centros esportivos circums- visinhos com aquela derrota.

Todos, pois, ao campo, ama­nhã, fazendo um apêlo na “ tor­cida” para que os nossos pu- jantes defensores sejam bem sucedidos.

Queimadurss ?Srísoífio Barbazzs

É o assistente caseiro infalivel

As mães previdentes não dei­xam de ter em seu lar o reme- dio indispensável para o momen­to imprevisto !

Ter o BAL8AMO GARBAZZA em sua casa é ter o socorro ím- mediato para q u a lq u e r ferimen­to ou queimadura. E’ o Socorro Providencial!

B A L S A M O G A R B A Z Z AE' um produto do Laborato-

rio SIAN.

D istribuidores:ÀRA.UJO FREITAS & Cia — Rio r

O ne íh ea tr o CasinoHoje, sabado - Inicio da s e ­

rie «Dem onios do Circulo V erm elho» e m ais o filme : «Surpresa Noturna», com P res ton Foster .

— Amanhã, em m atinée : a con tin u ação da sé r ie «a z Drumond» e m ais o c o m p le ­m ento «Inferno de M ulheres», com R oche le Hudson.

A ’ noite — «Flor dos Tro- picos», com H edy L a m a r r e R ober t Taylor. E’ um a p e l í ­cu la da Metro, d es tinada a f ranco sucesso , pelo se u e n ­redo. M usicada e can tada .

2.a fe ira — Um e sp e tá c u lo ded icado â Colonia J a p o n e z a de O urinhos, com o super- filme »Alma da Defesa» ou a «Esposa do Patriota».

4.a fe i ra - Sessão das Mo­ças - «Papae Solteiro», um fil­m e Param ount, com Tito Gui* zar, o t ro v a d o r do Mexico.

Para a Biblioteca MunicipalA Biblioteca Municipal desta

cidade, recebeu, ha dias, por in­termédio da «A Voz do Povo», do Coronel Salvador Moya, um exemplar da conhecida revista “Genealogia Brasileira” . A revis­ta é interessante, de vez que, trata da genealogia de vultos ilustres da nossa história. Esta folha, em nome do Prefeito Mu­nicipal de Ourinhos, agradece ao Coronel Moya, a gentileza da oferta.

Adotado oficialmente noExercito ELIXIR «91»»

Com o seu uso nota-se em poucos dias:

1.0-O sangue limpo de Im­purezas e bem estar geral;

2.0-De8?tparecimento do Es­pinhas, Equízemas, Erupções Furuncules, Coceiras, Feridas bravas, Bôbas, etc.

3.0-Desaparecimento com­pleto de REEUMATISMO, dô res nos ossos e dôres de ca­beça.

4.0-Desaparecimento d a s manifestações sífiliticas e de todos os incomodos de fundo sífilitico.

5.0-O aparelho gastro-intes tinal perfeito, pois o ELIXIR <914* não ataca o estomago e não contém iodureto

E' o unico Depurativo que tem atestados dos Hospitaes, de especialistas de olhos e da Díspepesia Sífiilitica.ELIXIR 914 DUPLO-Agora em vidros grandes que con- teem o dobro do liquido e cus­tam menos 20 ofo que dois vi­dros pequenos.

Impressos, saquinhos de pa­pel ? — Tip. Comercial.

H O T E L P I R A T I N I N G ADevemos conhecer tudo o que nos interesse para podermos escolher o que nos convem.

Se V.S. conhecer esse HOTEL pela sua mesa, modicidade em preços, asseio, con­forto, respeito ás famílias, atenção dispen­sada aos fírns. hospedes, etc., o recomen­dará com satisfação aos seus parentes e

amigos.SÃO PAULO

õaiolli, Rosa & CiaLARGO GENERAL OSORIO, 17

TELEFONE 4-0080

DO SANdUE (Maravilhoso)

Com 2 vidros aumenta o peso de 3 quilos - Unico fortífícante no mundo com 3 elementos tonícos - Fosforos, calcio, arseniato,

vanadato - CU I DA DO COM M TU BE R C U LO SEOs pálidos, Depauperados, Exgotados, anêmicos, Mães que criam

Magros, Crcanças raquíticas.—Receberão o efeito da transfusão do sangue e a tonificação geral do organismo, com o

E N F R A Q U E C E U - S E ? e Ainda lem tosse, dôr nas

costas e no peito?Use o poderoso tonico

VINHO CREOSOTADOdc> pherm. eh:m.

JO IO DA S1LVÃ SILVEIRAEmpregado com sue- casso nas anemias •

convalescenças

TONICO SOBERANO DOS PULMÕES

A' venda nas Farmacias de todo o Brasil

Contadordatilógrafo, legalmente auto­rizado e muito pratico, dando referencias — Procura colo- ção — Modestas"pretenções - Informações com Almeida, na redação desta folha.

Hosmos Capitalização SiflEnquanto o sr. descança o

seu dinheiro está produzindo. 90 sorteios anuais — Resgate e empréstimos garantidos — Informe-se com o agente, na redação deste jornal.

A M A N H Ã

22D O M I N G O

P\ “M e t ro ” o rg u lh o sa m e n te ap resen ta : ---------------------------------

Flôr dos T ropicosCom Hedy Lamarr e Robert Taylor — uma dupla querida de todos os «fans» do Brasil — Maravilhoso Trabalho de A r íe !A historia de amor cuja lembrança ficará indelevel pelos tempos afóra. Desafiou o jriundo e deu ffSBÍPOa fehcidade á mulher qi e amou — Um enredo arrebatador: FLOR D O S 1 RO PICOS, amanhã, _ ................ .......

Page 4: A VOZ 00 POVO

A VOZ DO POVO ASSINATURAS: f in o . . . 2 0 $ 0 0 0

S e m e s tr e 10$00Q

S E M A N A R I O U S T D E P E I S r D E N T E — F Ü N D fiO O NO ANO DE 1 9 2 7

ANO XV j| O U R IN H O S, ( Est. S. Pau lo) 21 de Junho de 194! Niiü:. 4%

Lei dos Z|3Chamamos ainda a atenção

dos interessados para os dispo­sitivos do decreto-lei n. 1843, de 7 de dezembro de 1939, que dispõe:

Art. U .o - Todo empregador compreendido na enumeração do art l .o , paragrafo l.o deste decreto lei, qualquer que seja o numero de seus empregados, deve apresentar anualmente ás repartições competentes do Mi­nistério do Trabalho, Industria e Comercio, de 2 de maio a 30 de junho, uma relação, em 3 vias, de todos os empregados.

As declarações a que se refe­re o dispositivo supra deverão ser entregues na Coletoria Fe­deral, segundo modelo oficial, em tres vias, datadas e assina­das.

A primeira via está sujeita a seguinte selagem : a primeira fo­lha a 3$ooo em estampilhas fe­derais e mais o selo de Educa-* ção e Saude; as demais folhas que compuzerem a primeira via (se houver) a 2$ooo por folha. A segunda e terceira vias estão isentas de selos, devendo ser, apenas, datadas e assinadas.

Os empregados, admitidos de­pois de 25 de abril do ano pas- do, figurarão em tinta vermelha. Os empregados desligados da firma entre 26 de abril do ano passado e 24 de abril deste ano figurarão no verso (modelo B).

Sarii? Força? Vigor?|DlHaiBOSEHOL

E o fortíficante dos que se encontram FRACO S D E P A U P E R A D O S , N E U R A S T E N I C O S e principalmente para os convalescentes em geral.

DINAMD6EN0LB' o grande renovador dos glo- bulos vermelhos.Tomando tres vidros desse mara­vilhoso preparado é retornar a Juventude, é criar Forças, Vigor, Phisico e Mental!Gose o prazer de uma nova Ju­ventude!E' um producto do Laboratorio SIÀN.

Distribuidores:ARAÚJO FREITAS & Cia. — Rio

Dr. A. Ff€foçstr<e€lo— ESPECIALISTA EM MOLÉSTIAS DE CRIANÇAS -

A L IM E N T A Ç Ã O -------RUA S PAULO, 127 O U R I N H O S

Circo - Teatro MeioEstreou sabado p. passado,

nesta cidade, com casa trans- bordante, o conhecido Circo Teatro “8 Irmãos Melo”, um dos melhores no seu genero dos que temos assistido, sen­do genuinamente nacional e trazendo um elenco de bons artistas de picadeiro e palco, que tem agradado muito ao nosso publico.

Seus espetáculos, da pon­tinha, têm sido compensados com casas cheias, sendo os trabalhos apresentados farta­mente aplaudidos.

Para hoje e amanhã, estão anunciadas novas funções, le­vando a Companhia, no fi­nal dos espetáculos, hilarian­tes comédias.

Todos, pois, ao circo Melo, gastando pouco e divertindo- se a valer, durante a sua cur­ta temporada na cidade.

Baile-Cíiüa os Grêmio RecreativoCom inicio ás 22 horas,

terá ensejo hoje, nos salões da seléta sociedade “Gremio Recreativo Ourinhense”, o «Baile-Chita», festa autenti­camente “á moda caipira” e abrilhantada pelo “Jaz Taí”, de Cambará.

Para essa noitada de ale­gria, de comunhão social, na séde da nossa mais fina agre­miação, recebemos atencioso convite.

ITINERANTESAcha-se entre nós. em visita

a seus pais e parentes, a sra d. Ranza Àbujamra, esposa do sr. Kalil Andraus, de Venceslau Brás.

— De Curitiba, está entre nós, ha dias, o jovem Abdala Abu- jamra, estudante de medicina.

— Dia 19, com sua exma. fa­mília, viajou para a capital do Estado, em goso de férias, o sargento Cassiano Antonio de Brito, comandante do destaca­mento local, o qual está sendo substituído naquele comando pe­lo sargento Raymundo fMarques de Oliveira

— Está na cidade, em goso de férias, a graciosa senhorinha Dolores Alonso, filha do snr Augusto F. Alonso e estudante em Botucatú.

— Tambem de Botucatú, on­de estão estudando, encontram- se na cidade, as graciosas se- nhorinhas Nilda, Diva e liia, fi­lhas dilétissimas do snr. Rodo- piano Leonis, industrial nesta ci­dade e um dos mais distintos cavalheiros ourinhenses.

— Regressou ontem de São Paulo, onde fora a negocios da sua gestão administrativa, o sr. Horacio Soares, prefeito muni­cipal de Ourinhos.

Ortografia OficialDesde o dia 15 deste, está

em vigor em todo o território brasileiro, a adoção da orto­grafia oficial. Os jornais, as revistas, os livros didáticos, são obrigados a usar a orto­grafia oficializada.

NascimentoO snr. Ivo Facio. proprietário

nesta cidade, e sua exma. espo­sa. sra. Elina Facio, estão em festas e de parabéns, com o fe­liz advento de um herdeiro, que receberá o nome de Ivo Facio Junior, nascido dia 16 deste mês.

Felicitando os pais jubilosos, desejamos ao recem-nascido um risonho porvir.

Pães de Santo AntonioObedecendo praxe religiosa

tradicional, dia 13 do corrente, dia de Santo Antonio, por oca­sião da Missa, o nosso vigário, Padre Dr. Eduardo Murante, fez farta distribuição de pães a to­dos os fieis presentes ao Tem pio.

31

AnúnciosMantenha seu anuncio na “ 9 Voz do Povo"

Jornal com ótima tiragem, circulando em toda a zona da Alta Sorocabana, Norte do Paraná, nos Estados e até no Exterior

Estará de plantão, amanhã, Domingo, a Firmada s S ã o 6 e r a l d o B

atendendo durante á noite

Para Aparecida do NorteCom sua esposa e filhas,

viajou ante-ontem com desti no a Aparecida do Norte, a passeio, o conceituado cava­lheiro sr. Antonio Guilherme da Silva, proprietário na Vila Odilon, desta cidade.

Ao sr. Antonio Guilherme e familia, os nossos votos de um passeio proveitoso.

C asam entoD os pais do noivo, sr. Ti-

berio Amaral e sra. d. Odila Amaral, residentes em Assis; e dos pais da noiva, sr. Ma­noel Lopes e d. Benedita Lo­pes, desta cidade, recebemos delicado convite para assis­tirmos o casamento de seus filhos José Lopes e Dorcilia Amaral, a ter lugar amanhã, em Assis.

Com os nossos agradeci mentos pela deferencia, ende­reça n o s ao futuro par os nos­sos parabéns e votos de vida conjugal feliz.

õniversaríosFEZ ANOS

Hontem, a menina Lucy, fi­lha do snr. Lazaro Faber.FAZEM a NOS:

A m a n h ã , a senhora d Joan- na Furlan M enezes, esposa do snr. Francisco Menezes e o jovem Ciro T. Tucunduva, funcionário da Cia F. S. P. Pa­raná;

— dia 23, o snr. João Gar bim, praprietario da Fabrica de Ladrilhos «N. S. da Penha» e o robusto menino, Joaquim, filho do snr. Manoel Francis­co de Angelo, comerciante nesta praça;

— dia 24, o snr. José Mar- celino Lopes e a senhorinha Edith Vara, filha do snr. Fran­cisco Vara, comerciante aqui estabelecido.

José Santos SoaresTranscorrerá no proximo

dia 26, a data natalícia do distinto jovem José Santos Soares, diieeto filho do snr. Horacio Soares, prefeito mu­nicipal, e de dona Emilia S. Soares. O estimado aniversa­riante é funcionário do Ban­co do Estado de São Paulo, desta praça, onde goza de grande simpatia, em conse­qüência do seu caracter ada­mantino e da sua lhaneza no trato. Na sociedade ourinhen­se, o jovem José Santos Soa­res é muito estimado, por to­das as qualidades que exor- nam uma pessoa de bem. No proximo dia 26, os seus co ­legas de trabalho e os seus numerosos amigos, irão levar- lhe os votos de felicidades e a «A Voz do Povo», com par­tilhando dessas acertadas pro­vas de acatamento e consi­deração, envia ao distinto aniversariante os seus sin­

ceros parabéns, desejando- lhe uma vida longa e cheia de venturas, felicitações es­tas, estensivas também aos seus prezadíssimos progenito res.

A d muitos annos.

Brincadeira no OurinhenseA Diretoria do C. A. Ouri­

nhense, por nosso intermedio, faz chegar ao conhecimento dos socios da mesma agremiação lo­cal que, amanhã, nos salões da séde, haverá uma “ brincadeira- dançante”, até á meia noite, para a qual são convidadas as exmas. familias dos socios.

Pela Imprensa«O M achadense»

Dia 2 de Junho corrente, «O Machadense», nosso bri­lhante colega da cidade que lhe empresta o nome, no Es­tado de Minas, completou mais uma etápa de ex is­tência, passando para o 10.° de sua assidua e brilhante circulação.((Correio da N oroeste»

Festejou dia 11 do corren­te mais um gano de circula­ção pontual e proveitosa, o brilhantíssimo diario de José Fernandes, «Correio da No­roeste», da bela e culta cida­de de Baurú e um dos mais lidos periodicos da imprensa do interior paulista.

Banda de Musica de IpaussúAfim de abrilhantar as festas

esportivas promovidas pelo C. A. Ourinhense, é esperada a vi­sita amanhã a esta cidade da banda de musica de Ipaussú.

Sr. ítalo FerrariEm S. Paulo, onde se encon­

tra ha dias, foi submetido a no­va operação na perna ofendida no acidente de que foi vitima, o sr. Ítalo Ferrari, que »e encon­tra aos cuidados dos médicos do Hospital Godoi Moreira.

Certificado perdidoPerdeu-se um certificado de

propriedade referente ao ca­minhão Ford, tipo 1932, mo­tor n.o 5.269.118, pertencente a Reynaldo Brandimarte & Ir mão. Pede se a quem encon­tra-lo entregar na redação deste jornal, que será devi­damente gratificado.

Ourinhos, 20 de Junho de 1941.

Apêlo aos nossos assinantesLevamos ao conhecimento dos

nossos assinantes que estamos procedendo a cobrança das im­portâncias das assinaturas desta folha, atrazadas e do ano em cur­so, contando com a pontualida­de dos nossos amigos. Os assi­nantes de fóra, poderão remeter as importâncias pelo correio, descontando-se o porte.