Download - action for age UA

Transcript
Page 1: action for age UA

universidade de aveiro departamento de comunicação e arte

Proposta 2. Action for Age

intergeracionalidade é definida como a convivência plena entre pessoas que se encontram em diferentes fases da vida (infância, juventude, idade adulta e velhice), o que faz com que elas se reconheçam e se identifiquem de alguma forma para entender a plenitude de cada indivíduo.

in Dicionário dos Direitos Humanos

A segunda proposta de trabalho da disciplina de Projecto em Design IV consiste na resposta ao brief proposto pela Experimenta Design, no âmbito da segunda edição do evento Action For Age. Originário de uma iniciativa e brief da Royal Society for the Encouragement of Arts, Manufactures and Commerce no Reino Unido, e desenvolvido com o apoio a Fundação Calouste Gulbenkian, o Action for Age explora o papel do design face aos complexos desafios que coloca o fenómeno do envelhecimento generalizado da população. A queda da taxa de natalidade associada à subida da esperança média de vida estão na origem desta tendência acentuada. À medida que a idade aumenta, as barreiras arquitectónicas, o medo, a falta de recursos e o enfraquecimento das redes sociais, contribuem para um agravamento das situações de isolamento e marginalizaçãoNesta segunda edição conjunta entre as três instituições, propõe-se que o contacto intergeracional seja valorizado enquanto estratégia para a solução para estes problemas.Tendo como principal objectivo promover relações intergeracionais genuínas, como forma de combater a solidão e o isolamento social da população idosa, valorizando o seu potencial humano e qualidade de vida, o desafio comum passa por criar soluções centradas no utilizador que constituam mais valias efectivas e potenciem uma melhoria na qualidade vida dos idosos.

informação adicionalhttp://www.thersa.org/projects/design/student-design-awards/briefs/briefs/action-for-agehttp://twitter.com/actionforagehttp://www.facebook.com/pages/Action-for-Age/159421864073006

Faseamento da proposta

1. Lançamento da proposta. 12 de Outubro.Divisão da turma em grupos de 5/6 alunos.Atribuição de zonas da cidade a cada grupo.

2. Apresentação do levantamento das actividades (grupo). 19 de OutubroApresentação de mapa digital ou analógico contendo a elencagem de locais em cada bairro e levantamento de actividades. Atribuição de um local a cada aluno para estudo detalhado.

3. Apresentação dos casos detalhados (individual) . 26 de OutubroEntrega de caderno A5 contendo a representação das actividades de cada local do bairro.

4. Apresentação de argumentos de trabalho/projectos . 4 de NovembroApresentação de 3 slides (upload no sapo campus) contendo representações visuais do argumento a desenvolver e da sua implementação.Debate com especialista.

5. Viagem a Lisboa para a apresentação nacional do projecto . 5 de Novembro

6. Definição da estratégia de implementação . 16 de NovembroDiscussão de argumentos e consequentes suportes para implementação.Divisão de tarefas.

Licenciatura em DesignProjecto em Design IV

Page 2: action for age UA

universidade de aveiro departamento de comunicação e arte

7. Apresentação dos testes de implementação . 25 de NovembroElenco definitivo de suportes a desenvolver a partir de conversas com os actores.Apresentação vídeo das conversas/porquês das alterações ou confirmações dos suportes escolhidos a 16 Nov.

8. Apresentação e entrega dos projectos aos docentes . 9 de Dezembro

9. Apresentação pública dos projectos . 16 de Dezembro

Critérios de avaliação

Assiduidade e empenho.Criatividade e engenho.Capacidade de gestão de projecto. Capacidade de resposta individual.Capacidade de trabalho em grupo. Capacidade de concretização.Qualidade do projecto.Qualidade da apresentação.

Licenciatura em DesignProjecto em Design IV