Domínios morfoclimáticos
Biomas são grandes áreas ou ecorregiões geográficas com condições ambientaisespecíficas, onde ocorre interação entre os fatores no conjunto natural(relevo, clima, vegetação, fauna, hidrografia e solo). Apesar da diversidade devegetação, a paisagem apresenta-se com certa uniformidade, havendo porém,dificuldade de definição de seus limites naturais.
Domínio é o conjunto natural em que há interação entre o clima e os elementosrelevo ou vegetação determinantes. Possui o domínio certa ordem de grandeza,geralmente apresentando-se como uma área menor que o bioma. Neste conjunto hácerta coerência nos aspectos de relevo, tipos de solo, vegetação, clima e hidrografia.
Ecossistema é uma comunidade de organismos que interagem entre si e com o meioambiente. É complexo que compõe o ecossistema onde ocorre a interação entreseres vivos e os elementos não-vivos (bióticos e abióticos), havendo a transferênciade energia e matéria entre eles.
A Floresta Amazônica
• Floresta Amazônica é composta de formação vegetal latifoliada, perene, heterogênea, densa e higrófila
• A maior parte (mais de 75%) se encontra em mata de terra firme ou caaetê.
• As demais áreas estão em mata de várzea (pode alagar na época das chuvas) e em mata de igapó(permanentemente alagada).
A Floresta Amazônica
• Esses ecossistemas, orrespondem aopredomínio do clima equatorial úmido, sãoum dos locais mais chuvosos do planeta.Localizados em relevos de baixas latitudes,apresentam solos com baixos índices denutrientes. É marcante a presença de rios
Mata Atlântica ou domínio dos mares de Morros
• formação vegetal latifoliada correspondendo auma floresta tropical com as seguintescaracterísticas: é perene, heterogênea, densa,higrófila e predomina sobre terra firme. Apesarda semelhança com os ecossistemas amazônicos,encontrar-se-ão algumas diferenças, como o fatode se localizar em um terreno montanhoso (serrado Mar e serra da Mantiqueira) e apresentar amaior biodiversidade do mundo ( amplitudetérmica favorece uma maior biodiversidade doque a encontrada na Amazônia).
Mata Atlântica ou domínio dos mares de Morros
• Esse ecossistema corresponde aos climastropical litorâneo úmido (na faixa litorâneanordestina), tropical de altitude (no Sudeste) esubtropical úmido (no Sul). Rios importantescomo o Paraíba, Paraíba do Sul, Doce eJequitinhonha, drenam seus domínios
cerrado
• A vegetação do cerrado está associada aoclima tropical típico e caracteriza-se pelaassociação de formações vegetais diferentes:pequenas árvores retorcidas e arbustos emseu estrato superior misturam-se a vegetaçãorala e rasteira composta de gramíneas em seuestrato inferior.
cerrado
• Campo limpo: extensão de terras sem mata, recoberto por plantasherbáceas, principalmente gramíneas, podendo ter árvores esparsas(cerrado). Ocorre em terrenos planos, em vales e colinas.
• Campo sujo: formada por arbustos e subarbustos espaçados entre si, comfisionomia herbácea e arbustiva;
• Campo cerrado: formada em sua maioria por gramíneas, pequenasárvores e arbustos bastante esparsos entre si, as árvores geralmente ficamisoladas;
• Cerrado: caracterizada pela presença de árvores baixas, inclinadas etortuosas, com ramificações irregulares e retorcidas, geralmente comevidências de queimadas, e presença de grande quantidade de gramíneasno sub-bosque;
• Cerradão: formação florestal do cerrado, com árvores podendo alcançaraté 15 metros de altura. Nos cerradões agregam-se as linhas de matas ematas de galeria. É um tipo mais denso de vegetação.
cerrado
• O cerrado corresponde à vegetação dassavanas. Seu solo é ácido, por isso precisa decorreção para uso agrícola. É uma áreadrenada por importantes rios das baciasPlatina, do São Francisco e do Tocantins.
CAATINGA
• formação arbustivas onde é comum a presençade cactáceas. Por estar associado estritamente aoclima semi-árido, a caatinga é definida pelaausência de água, apresentando espéciesxerófitas. Nesse ecossistema a vegetação éadaptada para se proteger da falta de água com aperda das folhas, que diminui a evaporação, ouraízes profundas e ramificadas, que procuramágua durante as chuvas. Seus solos são áridos,pouco profundos e pedregosos.
CAATINGA
• A escassez das chuvas (menor índicepluviométrico brasileiro), rios temporários(que secam durante as prolongadas secas),relevo formado por depressões e planaltos,rica fauna (calango, cascavel, preá) e flora(mandacaru, juazeiro, xiquexique), compõemesse ecossistema que vem sendo agredido aosofrer o impacto da irrigação, drenagem,criação de pastos, latifúndios e dadesertificação
Mata de Araucária
• Cl assificada como floresta aciculifoliada estaformação vegetal aberta e espaçada, possuipoucas espécies vegetais, com o predomíniode pinheiros que aparecem associados àcanela, imbuia, erva-mate e cedro. O climatípico da floresta de araucária é subtropicalcom estações do ano bem definidas. Além dapequena diversidade vegetal, sua faunacompõe-se de algumas espécies de roedores,insetos e aves
Mata dos Cocais
• Abrange predominantemente os estados do Maranhãoe Piauí (Meio-Norte), mas distribui-se também peloCeará, Rio Grande do Norte e Tocantins. Está numazona de transição entre os ecossistemas da FlorestaAmazônica e da caatinga
• Babaçu, de cuja amêndoa se extrai o óleo; as folhassão usadas para a cobertura de casas e o palmito comoalimento para o gado.
• Carnaúba, cujo produto mais conhecido é a cera. Comotudo dessa palmeira pode ser aproveitado (folhas,caule, fibras), o nordestino denominou-a "árvore daprovidência".
Outros ecossistemas
• Campos sulinos São formações em quepredomina a formação herbácea (de gramíneas).Ocorrem principalmente em áreas planas, declima subtropical (com estações do ano bemdefinidas).
• Pantanal Encontra-se na região Centro-Oeste,distribuído entre os estados de Mato Grosso doSul e de Mato Grosso. Apresenta-se como umaformação vegetal complexa, pois reúne espéciesde quase todos os ecossistemas brasileiros, comoos cerrados, as florestas e a caatinga.
Top Related