Download - Atelier Ortodoxo Sao Lucas

Transcript
Page 1: Atelier Ortodoxo Sao Lucas
Page 2: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

O Atelier Ortodoxo São Lucas é um centro de arte iconográfica da Igreja Ortodoxa do Brasil – ligada canonicamente à Igreja Ortodoxa Autocéfala da Polônia – formado por clérigos, fiéis e simpatizantes ortodoxos, trabalhando sob a bênção e com o incentivo de nosso Hierarca, Sua Excelência Reverendíssima Sr. Dom Chrisóstomo, Arcebispo Ortodoxo do Rio de Janeiro e Olinda-Recife.

No momento, produzimos ícones “escritos” segundo a tradicional técnica bizantina. Reunimos conhecimentos da iconografia atualmente desenvolvida nos países balcânicos, principalmente Herzegovina, Sérvia e Grécia, com forte influência da técnica bizantina “macedônica”, mesclados a nossas características nativas para as nuanças de tons.

Nossa sede de trabalhos e lugar de encontro situa-se em Copacabana – Rio de Janeiro -, no prédio da Catedral Ortodoxa da Santíssima Virgem Maria, local atual de produção e administração.

Page 3: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

NOSSA TÉCNICA

Seguimos a linha bizantina da Iconografia, onde o ícone é “escrito” a seco. Atualmente, trabalhamos sem a aplicação de ouro, com pigmentos naturais, nacionais e importados, minerais orgânicos, como têmpera de ovo sobre base branca (“levkas”). Para o suporte utilizamos compensados e aglomerados. Aplicamos verniz marítimo nacional à base de óleo para envernização final.

Damos singular importância ao grafismo iconográfico, apoiando-nos nos parâmetros do desenho anatômico. Trabalhamos sobre exemplares do período áureo tanto da Iconografia Bizantina como eslava, dos Mestres Teófano o Grego, Andrej Rublev, Dionisi Panselinos, Fotis Kontoglou, Arquimandrita Zinon e das Escolas de Moscou, São Petersburgo, Novogorod, Creta, Macedônia, Santa Montanha do Athos.

Page 4: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

OBJETIVOS

• Manter viva a tradição iconográfica recebida no seio da Comunidade Espiritual em que vivemos.

• Transmitir à secularizada sociedade atual um pouco da riqueza dos tesouros da Ortodoxia através da arte iconográfica.

 

Page 5: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

            

Por amor à liberdade do homem, Cristo encerrou-Se no cárcere de um corpo, tornou-Se naqueles dias “inferior ao Pai”, precisou de alimento e de repouso, escondeu a Si-mesmo o futuro e viveu em Si todo o sofrimento do mundo.

Tornou-Se carpinteiro de uma cidadezinha de província cercado por gentes ignorantes que traziam amiúde marcas evidentes do pecado; passou os Seus dias na companhia de pobres, excluídos, pecadores e leprosos. Ele não possuía corpo de guarda nem conselheiros influentes.

Page 6: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, PANTOCRATOR

            

Poderia aquele homem realmente ser o Messias que o povo havia sonhado e esperado durante séculos?

Se o Messias Se tivesse mantido na glória, se ninguém tivesse podido resistir ao Seu fulgor, a adesão dos homens teria sido obrigada.

Mas... Cristo ensinava algo bem diferente: “Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará!”

Page 7: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

            

Pelo Seu Nascimento, Cristo derruba o muro de separação e reduz à nada o culto dos ídolos.

Face visível do Deus Invisível – Sua imagem (eikon, em grego) – Ele torna-Se circunscritível pela Sua inserção no espaço e no tempo. Pelo fato de ter-se assim manifestado, Ele pode ser representado. Mas, não de qualquer maneira!

A história da Cristandade é, em efeito, um emaranhado de tentações que conduziram alguns a negar a divindade de Cristo, ou ao contrário, Sua plena humanidade.

O anúncio ao mundo do Cristo “verdadeiro Deus e verdadeiro Homem” implica o fato de representá-Lo em Sua divino-humanidade.

Page 8: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

A MÃO QUE ABENÇOA

            

A mão que abençoa é a mão que fala, literalmente, “que diz uma boa palavra”, com uma “boa dicção”.

A mão do Pantocrator nos apazigua, torna-nos inteligentes; ela nos “diz bem” o que é a Encarnação.

Page 9: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

MÃE DE DEUS DE KORSUN

            

Um dos ícones da Mãe de Deus pintados pelo Apóstolo e Evangelista Lucas foi preservado em Éfeso.

Em 09 de outubro do ano de 988, uma cópia deste ícone foi transferida de Korsun para Kiev pelo Santo Príncipe Vladimir, Igual aos Apóstolos, vindo a ser chamado de Ícone de Korsun.

Mais tarde, este ícone foi transferido para Novgorod e de lá para Moscou, mais precisamente para a Catedral da Dormição, no Kremlin. Outra imagem da Mãe de Deus semelhante foi trazida da Grécia para a Rússia, em 1162, pela Monja Eufrosina de Polotsk.

Page 10: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

MÃE DE DEUS DE KORSUN

            

Santa Eufrosina fundou o Monastério em Polotsk.

Ao saber que na Grécia se encontrava um ícone escrito pelo Evangelista Lucas, ela oferta ricos presentes ao Imperador grego bem como ao Patriarca Lukas Chysovergos com o pedido de lhe enviarem este ícone.

A santa imagem foi enviada à Rússia, por Éfeso. Fizeram passar o ícone pela cidade de Korsun, onde ele permanece por volta de um ano, a pedido dos habitantes, recebendo, com isso, o nome de Ícone de Korsun. No ano de 1239 a filha do Príncipe Briachislav de Polotsk, de nome Alexandra, partindo a desposar o nobre fidalgo, o Príncipe Alexandre Nevsky, leva este ícone para a cidade de Toropets.

Page 11: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

MÃE DE DEUS ODIGUITRIA – AQUELA QUE MOSTRA O CAMINHO.

            

Na Iconografia de Maria, chamada na Ortodoxia de a “Mãe de Deus”, a imagem de Odiguitria (Aquela que mostra o Caminho) ocupa um lugar privilegiado.

Ela continua sendo a imagem preferida também no mundo ocidental.

Mas, sua origem é oriental; conta-se que este tipo de ícone da Mãe de Deus foi um dentre aqueles “escritos” por São Lucas, Apóstolo, Evangelista e primeiro Iconógrafo.

.

Page 12: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

MÃE DE DEUS ODIGUITRIA – AQUELA QUE MOSTRA O CAMINHO

  Uma  lenda  atribuída  a  um  milagre  da  Santa  Virgem  conta:  em Constantinopla, a Mãe de Deus teria aparecido a dois cegos. 

Levando-os  pelas  mãos,  os  conduz  ao  célebre  Monastério  e Santuário da Odiguitria, onde os teria curado da cegueira. 

Construído por Michel  III  (842-867), o Santuário era chamado de Igreja dos Guias, pois que o exército, antes de partir à batalha, vinha rezar diante do ícone que levava o nome do Santuário. 

Desde este tempo, os cegos e aqueles que sofriam de doenças nos olhos vinham até à fonte próxima desta igreja, na intenção de encontrarem ali a cura miraculosa.

Page 13: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

SINAXE DAS MILÍCIAS CELESTES

As Potestades Celestes desde há muito que são comemoradas pelas civilizações em suas crenças e costumes.

Tanto pagãos como heréticos de tempos passados tinham uma visão errônea dos Anjos, uns até pensavam que eram semi-deuses criadores do mundo invisível. No tempo de Silvestre, Papa de Roma e do Patriarca Alexandre de Alexandria a festividade das Milícias Celestes foi estabelecida no mês de novembro.

Novembro supõe nove meses depois de março. O mês de março é tido como o mês da criação do mundo. Nove meses depois de março em virtude também das nove hierarquias angélicas, que foram criadas antes de tudo.

Eis a Hierarquia Celeste: Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Virtudes, Potestades, Principados, Arcanjos e Anjos. O chefe deles é Miguel. A inter-relação dos Anjos é toda em amor, onde só reina um pensamento, uma vontade, um serviço, mesmo apesar de estarem organizado numa hierarquia. Cada povo tem seu Anjo protetor, bem como todo cristão.

Page 14: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

SINAXE DAS MILÍCIAS CELESTES 08 de novembro (21/11)

Page 15: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

SÃO JOÃO BATISTA, O PRECURSOR DO SENHOR

            

“E, naqueles dias apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus.

Por este é o anunciado pelo Profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai as Suas veredas.

E este João tinha o seu vestido de pêlos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e se alimentava de gafanhotos e de mel silvestre.

Page 16: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

SÃO JOÃO BATISTA, O PRECURSOR DO SENHOR

            

Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda província adjacente ao Jordão. E eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados.

E, vendo ele muito dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi pois frutos dignos de arrependimento” Mt 3, 1-8

Page 17: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

SÃO PEDRO, APÓSTOLO

            

Chamado de Simão (Cefas), filho de Jonas, Pedro era pescador de Betsaida na Galiléia.

É conduzido ao Mestre por seu irmão, Santo André “Primeiro Chamado”. Morava em Cafarnaum e era casado. Ele segue Cristo com especial devoção e determinação.

Espiritualmente forte, fervoroso e impulsivo, ocupou, na verdade, lugar influente entre os Apóstolos de Cristo.

Foi o primeiro a confessar Cristo como Filho de Deus. Sobre esta firme fé (fé de pedra - fé de Pedro), o Senhor promete edificar a Sua Igreja, contra a qual as portas do inferno não prevalecerão.

Lava com lágrimas amargas de arrependimento a sua tríplice negação, na véspera da Crucifixão. Consequentemente, logo após a Ressurreição, o Senhor novamente o restitui a dignidade de Apóstolo, por três vezes, mesmo número de suas negações, e lhe confia o cuidado de Suas ovelhas e cordeiros.

Page 18: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

          Depois da Ascensão do Senhor, São Pedro prega por toda Palestina, juntamente com os demais apóstolos. Participa do Pré-Concílio de Jerusalém e percorre ainda a Ásia Menor, Ilírica e Itália. Realiza milagres, converte, prega, edifica, batiza, ordena.

Também autor de duas Epístolas, morre crucificado com a cabeça para baixo, em Roma.

A Igreja Ortodoxa comemora a data dos Protocorifeus (Pedro e Paulo) aos 29 de junho (12/07), festejando também as “Correntes de São Pedro” no dia 16 de janeiro (29/01).

Page 19: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

SÃO JOÃO, O TEÓLOGO

            

Page 20: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

            

Filho de Zebedeu, pescador, e Salomé, irmão de Tiago.

Deixa tanto sua casa como a rede e segue o Mestre, que não abandona até à Cruz.

Juntamente com Pedro e Tiago, testemunha a ressurreição da filha de Jairo bem como a Transfiguração do Senhor no Monte Tabor.

Reclina-se sobre o peito do Mestre, na Última Ceia. Sob a Cruz, recebe do Senhor o cuidado da Mãe de Deus. Depois da Dormição da Virgem Maria, São João parte com seu discípulo Prócoro, evangelizando a Ásia Menor. Passa por Éfeso, Roma e Patmos.

Nesta ilha, fortifica os cristãos na fé e escreve seu Evangelho, bem como o Apocalipse (Livro das Revelações). Retorna à Éfeso, onde continua a alimentar a fé muitos. Por volta dos 100 anos de idade, rende sua alma a Deus.

Quando seus discípulos abrem seu túmulo não encontram o corpo; a cada 08 de maio (21/05), uma fina poeira milagrosa levanta-se de sua tumba. A Igreja festeja sua Dormição aos 26 de setembro (09/10).

Page 21: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

SÃO JOÃO CRISÓSTOMO

            

Natural de Antioquia, filho de uma família cristã, estudou, em sua cidade natal sob Libânio, filosofia e retórica.

Com a idade de vinte e um anos, depois de colaborar com São Melécio de Antioquia, e receber o batismo, é ordenado leitor.

Em oposição à opinião familiar vive alguns anos como eremita no deserto.

Foi eleito Arcebispo de Constantinopla em 397. Procura imprimir uma restauração eclesiástica na qual, mesmo apesar de sua eloquência e decidida vontade, se depara com muitos obstáculos.

Aos poucos entra em conflito com parte do clero e, mais tarde, com a Imperatriz Eudóxia. Foi afastado de sua cátedra e exilado por algumas vezes.

Page 22: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

SÃO JOÃO CRISÓSTOMO

            

Os contemporâneos nos descrevem João Crisóstomo como um homem de estatura baixa, de rosto magro, testa enrugada, de cabeça calva, corpo, enfim, castigado e cansado pelo jejum e as vigílias.

Tinha voz fraca. Não falava para ser escutado, falava para instruir, exortar, reformar. Preocupado com o combate aos costumes pagãos e com a instauração moral do Evangelho. Era um reformador, um missionário, um pastor incomparável.

A Igreja dedica sua festa maior aos 13 de novembro

(26/11). Aos 27 de janeiro (09/02) comemora a transladação de suas relíquias e a memória dos Três Hierarcas aos 30 de janeiro (12/02).

Page 23: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

SANTO AMBRÓSIO DE MILÃO

            

Page 24: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

SANTO AMBRÓSIO DE MILÃO

            

  Nasce em Treveris, atual Trier na Alemanha, provavelmente no ano 430.

Teólogo do período pós-niceniano, político, escritor, compositor e bispo da hoje cidade de Milão, durante a grande era patrística, foi introdutor no Ocidente do canto antifonado dos salmos e chamado Padre da Igreja, em função de sua grande obra pastoral, teológica e litúrgica.

Estuda em Roma e é nomeado governador com sede em Milão. Com a morte do Bispo Auxêncio de Milão (374) e em virtude da divisão existente entre os cristãos seguidores do Concílio de Nicéia e os partidários da heresia ariana, é aclamado pelo povo como sucessor à cátedra da cidade.

Os Bispos ratificam sua nomeação. Ambrósio recebe então o batismo e depois de oito dias é sagrado Bispo de Milão.

Enérgico hierarca, imprime rigorosa conduta cristã, inclusive ao Imperador Teodósio, ao qual repreende arduamente. Morre em Milão aos 07 de dezembro (20/12) de 397. Suas relíquias repousam na cripta da Catedral de Milão, até os dias de hoje.

Page 25: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

SÃO NICOLAU, ARCEBISPO DE MIRA

            

Filho único de prezados e ricos pais, Teófano e Nona, cidadãos de Pátara, em Lícia. São Nicolau dá seus primeiros passos na vida espiritual ao lado de seu tio, também Nicolau, Bispo de Pátara.

Ele torna-se monge no Monastério de Nova Sião fundado por este mesmo tio. Com a morte de seus pais, São Nicolau vende todos os seus bens, distribuindo tudo pelos pobres.

Enquanto sacerdote em Pátara, destaca-se por sua compaixão, cumprindo com atenção as palavras do Senhor: “Que a tua esquerda não saiba o que faz a tua destra” (Mt. 6, 3).

Certa vez, ao recolher-se na solidão em busca da Face de Deus, ouve uma voz lhe dizer: “Nicolau, sacrifica-te pelo povo, se quiseres ser por Mim coroado”. Após tal acontecimento, é escolhido para Arcebispo de Mira em Lícia.

Page 26: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

SÃO NICOLAU, ARCEBISPO DE MIRA

            

Misericordioso, sapiente, destemido, Nicolau foi o verdadeiro Bom Pastor de seu rebanho.

Durante o tempo das perseguições aos cristãos, sob Dioclesiano e Maximiniano é lançado no calabouço, onde ensina as gentes a ciência de Deus.

Participou do Primeiro Concílio Ecumênico de Nicéia (325), onde defende com zelo a fé verdadeira, chegando a dar um tapa na cara do herético Ário. Realizou muitos milagres e obras de amor cristão. Morre em sua velhice, rendendo sua alma ao Senhor.

Seu corpo foi transladado para Bari (sul da Itália). Uma Basílica foi erguida para acolher suas relíquias, onde encontramos fontes de curas milagrosas. Esta data de transladação é comemorada pela Igreja aos 09 de maio (22/05). No entanto, sua festa-mor é aos 06 de dezembro (19/12).

Page 27: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

SÃO SERAFIM DE SAROV

            

Page 28: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

            

  São  Serafim de  Sarov nasceu em 1759. Viveu  solitário  durante longos  anos,  compartilhando  seu  pão  com  os  ursos  e  se  consagrando  à oração e meditação das Santas Escrituras. 

Depois, em seu retiro, recebeu numerosas pessoas que vinham a ele,  curando-as  e  aconselhando-as.  Ele  confiou  a  um  desses  visitantes, Motovilov,  que  o  objetivo  da  vida  cristã  era  a  “aquisição  do  Espírito Santo”.          Neste ícone, São Serafim traz a estola dos sacerdotes. A mão no coração e o rosário lembrarm que ele pertence à tradição dos hesicastas e que a  sua prática era a  invocação perene do Nome Santo – a oração do coração.

Page 29: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

VENERÁVEL PAI SÉRGIO DE RADONÉGE

            

Grande asceta e luminar da Igreja russa.

Nasce em 1313 em Rostov de pais piedosos, Cirilo e Maria. Com a morte dos pais,Bartolomeu (seu nome de batismo) ingressa na vida monástica e funda o Monastério da Santíssima Trindade nas florestas de Radonége.

Silencioso e manso servidor de Deus, vive do trabalho de suas mãos e de oração. Em virtude da pureza de seu coração é coroado com o tom de realizar milagres, chegando a ressuscitar alguns mortos, em Nome de Cristo.

Page 30: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

            

  São Sérgio teve muitas visões da Mãe de Deus. Príncipes e Pontífices vinham ter com ele, em busca de bons e santos conselhos, abençoou o Prínicipe Dimitri Donskoy, prevendo sua vitória na batalha e a libertação da Rússia do jugo tártaro.

Clarividente, lia no coração das gentes o que ainda estava por vir. Sua fundação monástica transborda em vocações, pelos séculos a fora, erguendo-se como um dos principais centros de vida espiritual e milagres divinos.

São Sérgio rende sua alma a Deus em 1391. Depois de sua partida, aparece a muitas pessoas, por numerosas vezes.

Page 31: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

SANTA ANA, MÃE DA VIRGEM MARIA

            

Existem poucas referências sobre a mãe da Santíssima Virgem Maria; não as encontramos nem nos Evangelhos nem nos outros escritos do Novo Testamento.

O quê se sabe a respeito de Sant'Ana provêm-nos dos escritos apócrifos. Segundo estas narrativas, que coincidem com a Tradição da Santa Igreja, o sacerdote Matã que residia em Belém teve três filhas: Maria, Sobi e Ana.

Maria, após casar em Belém, deu à luz a Salomé. Sobi, casa-se também em Belém e dá à luz a Isabel, mãe de São João Batista, o Precursor. Ana casa-se com Joaquim da Galiléia; depois de muitos anos de casados, geram de um ventre estéril, segundo a promessa de Deus, o rebento de Jessé: a Toda-Santa Virgem Maria, apresentada ao Templo, por seus pais, aos 3 anos de idade.

A Igreja Ortodoxa dedica a data de 09 de setembro (22/09) a São Joaquim e Sant'Ana; aos 25 de julho (07/08), comemoramos a Dormição de Sant'Ana.

Page 32: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

SANTA OLGA, IMPERATRIZ DA RÚSSIA

            

Grande Princesa russa, chamada Olga antes de se converter à verdadeira fé.

Ela recebe o nome de Helena no batismo, em Constantinopla, das mãos do Patriarca Policeuto.

Esposa do Príncipe Igor. Grande “Apóstola” da fé ortodoxa na Rússia. Adormece no ano de 969.

Page 33: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

SANTA CRISTINA, MÁRTIR DE TIRO

            

Santa Cristina nasce em Tiro. Filha de um pagão oficial de alto cargo do Imperador, de nome Urbano.

Aos 11 anos, seu pai a tranca numa alta torre, temendo que sua beleza pudesse causar males a sua reputação. Ela passa ai viver, na companhia de alguns servos, suntuosas vestes e muitos ídolos em ouro e prata - os quais ela deve oferecer sacrifícios.

Seu coração não encontra espaço para estas práticas, mas passa a admirar, através da janela de sua torre, a beleza do céu, os pássaros, as estrelas, a lua, o sol... Cristina começa a desenvolver sua fé num Deus Criador de todas estas belezas.

Nosso Deus misericordioso, vendo sua fé, envia-lhe um Anjo, que a batiza no nome da Cruz, iniciando-lhe na ciência de Deus.

Page 34: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

Cristina destrói todos os ídolos e decepa suas vestes provocando a fúria de seu pai.

Este a leva a julgamento e a entrega as torturas. Pleno de saúde, Urbano encontra a morte, antes de sua filha. No entanto, dois oficiais tomam a causa: Dion e Juliano.

A coragem de Cristina por meio de paciência e milagres, em nome do poder de Deus, converte muitos pagãos de Tiro ao Cristianismo. No momento de suas torturas, Dion cai morto diante do povo.

Seu companheiro Juliano corta os seios e a língua de Cristina. Ela a recolhe e joga-a contra a face do tirano, que acaba deixando-o cego. Decapitada, rende sua alma a Deus, aproximadamente no III século.

Page 35: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

SANTA MÁRTIR LUZIA

            

Tropário, t.4            Senhor,  a  Tua  ovelha  Luzia, 

exclama  com  voz  forte: Meu  Esposo,  é  a  Ti que  eu  amo;  para  Te  procurar  é  que  eu combato  e  con’Tigo  sou  crucificada  e sepultada em Teu Batismo. Por Ti eu sofro, a fim de reinar con’Tigo. Por Ti eu morro, a fim de  viver  con’Tigo.  Acolhe  como  vítima  sem mancha aquela que, por amor, é imolada em Ti.  Pelas  orações  de  Santa  Luzia,  ó Misericordioso, salva as nossas almas.

Kondakion, t.2      Nós, fiéis, tendo encontrado em 

teu  venerável  templo,  lugar  de  espiritual salvação,  ó Mártir  Luzia  de  grande  renome, cantamos-te a ti em alta voz: Não cesses de interceder  junto  de  Cristo  nosso  Deus,  em favor de todos nós.

Page 36: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

ÍCONE

O ícone representa não a carne corruptível destinada à decomposição, mas antes a carne transfigurada, iluminada pela graça, a carne do século futuro. Ele transmite por meios materiais, visíveis aos olhos da carne, a beleza e a glória divinas.

É por isso que os Santos Padres dizem que o ícone é venerável e santo, precisamente por transmitir o estado deificado de seu protótipo e carregar o seu nome, deixando presente a graça referida a este mesmo protótipo. O quê quer dizer: é a graça do Espírito Santo que suscita a santidade tanto da pessoa representada quanto de seu ícone, e é nesta graça que se opera a relação entre o fiel e o Santo, pelo intermédio do ícone deste.

O ícone participa, por assim dizer, da santidade de seu protótipo e pelo ícone, nós participamos, por nossa vez, desta santidade em nossa oração.

Ouspensky , Léonide. A teologia do Ícone na Igreja ortodoxa.

Page 37: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

      Em vez de ser primeiramente o fruto de uma intuição, o ícone é fruto de uma TRADIÇÃO: antes mesmo de ser pintado, ele é uma obra longamente meditada, pacientemente elaborada por gerações de pintores.

Assim, o ícone de um mestre é como que sustentado por uma estrutura que o condiciona e na qual cada elemento encontra o seu lugar.

Egon Sendler

Page 38: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

REFERÊNCIAS

    Os textos das Vidas dos Santos expostos foram baseados em pesquisas no Synaxarion Ecclesiae, em português, no Le Synnaxaire, em língua francesa e no Prolog d'Ocrid, em língua sérvia.

As imagens dos ícones foram realizadas e fotografadas

pelo Atelier Ortodoxo São Lucas.

Page 39: Atelier Ortodoxo Sao Lucas

Atelier Ortodoxo São LucasCatedral Ortodoxa da Santíssima Virgem MariaRua Saint Roman, 226 – casa – Copacabana – CEP:

22071-060Rio de Janeiro – RJ – Brasil / Tel: 55 21 8395-9070E-mail: [email protected]