Download - Bancário Urgente 158

Transcript
Page 1: Bancário Urgente 158

INFORMATIVO DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE PIRACICABA E REGIÃOEdição 158Março de 2015

A SAÚDE DA MULHER EM FOCO! DEBATES E REFLEXÕES PAUTAM SEMANA DA MULHER Debates e reflexões sobre saúde

da mulher nortearam a programação da sétima edição da Semana da Mu-lher, realizada na Câmara Municipal de Piracicaba, entre os dias 9 e 12 de março, pelo Sindicato dos Bancários

de Piracicaba e Região (SindBan), em parceria com o mandato do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT).

Com o tema “Construindo a Mulher Saudável”, o evento discutiu assuntos sobre o universo femini-

no, o mundo do trabalho, políticas públicas de inclusão, valorização e saúde da mulher negra e qualidade de vida, além de exposição fotográ-fica que retratou mulheres em seu cotidiano.

Mais detalhes sobre o evento: www.bancariosdepiracicaba.com.br

HOMENAGENS MERECIDAS!DURANTE A SEMANA DA MULHER, OS DIRETORES DO SINDBAN PERCORRERAM AS AGÊNCIAS BANCÁRIAS

DA BASE TERRITORIAL PARA HOMENAGEAR ÀS TRABALHADORAS DO SISTEMA FINANCEIRO.

Page 2: Bancário Urgente 158

CEF 100% PÚBLICA?

ENCONTRO NACIONAL DE SAÚDE SINDBAN MOSTRA

PREOCUPAÇÃO COM A CASSI

FAÇA PARTE DA NOSSA LUTA!

SINDICALIZE-SE!

ATO EM TODO BRASIL DEFENDE A CAIXA PÚBLICA

JORNAL INFORMA QUE GOVERNO DESISTIU DE ABRIR O CAPITAL DA CAIXA. SEM INFORMAÇÕES OFICIAIS, SINDBAN CONTINUA EM DEFESA DO BANCO PÚBLICO.

No início do mês de março, o jornal Valor Econômico divulgou que o governo desistiu de abrir o capital da Caixa Econômica Federal (CEF). De acordo com a nota, a medida será feita apenas na Caixa Seguros. Apesar da informação, não há uma posição oficial do Planalto.

Sem comunicado oficial do governo, o SindBan conti-nua a mobilização em defesa da Caixa 100% Pública, pois sabe da importância da instituição para o país e o que a abertura do capital pode representar ao trabalhador e à so-ciedade.

O assunto foi discutido em reunião, no dia 11 de março, na Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS), em São Paulo. O sindicato marcou pre-sença com os diretores Mauricio Vieira Nobre Junior (Santa Bárbara d’Oeste), Odair Balioni (Piracicaba) e Paschoal Verga Junior (Tietê). Na ocasião, foi estabelecida a criação de Co-mitê de Gestão de Informação da CEF. O SindBan fará par-te do comitê, junto com integrantes das cidades de Franca, São José dos Campos, Campinas e Santos.

O SindBan participou no dia 13 de março do Encontro Nacional de Saúde realizado na sede da Associação dos Fun-cionários Aposentados do Banco do Brasil do Estado de São Paulo (Afabb-SP), em São Paulo. O tema central do debate foi a situação financeira da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil – Cassi.

A saída apresentada pelos diretores e conselheiros deli-berativos eleitos foi a extensão do direito ao modelo de Aten-ção Integral à Saúde, por meio da Estratégia de Saúde da Fa-mília, para o conjunto dos participantes (Plano Associados e Planos Cassi Família), após estudos e mapeamentos de cada base, onde a Cassi presta serviços de saúde.

O regime de solidariedade foi apresentado e defendi-do como o único regime que pode garantir a todos – ativa e aposentados – o acesso aos serviços que forem necessários a manutenção da saúde, a custos acessíveis. A primeira solu-ção seria a realização de aportes por parte do patrocinador Banco do Brasil, sem aumentar as contribuições dos associa-dos, enquanto se implanta para o conjunto dos participantes o modelo que deve reduzir despesas mantendo a qualidade no atendimento. Contrapondo, o Banco, por sua vez, propõe aumentar as contribuições mensais dos associados, manten-do as dele próprio, Banco do Brasil, em 4,5%.

Mais informações sobre o Encontro: www.bancariosdepiracicaba.com.br

No dia 27 de fevereiro, foi realizado ato em todo Brasil em defesa da Caixa 100% pública. O SindBan participou do ato, percorrendo Piracica-ba, Santa Bárbara d’Oeste, Tietê, Laranjal Paulista, Cerquilho e demais cidades da base, para entre-gar carta aberta para os bancários e população sobre a importância da instituição, que hoje re-presenta 13% do PIB brasileiro.

PIRACICABA