Download - CARTOGRAFIA BÁSICA · CARTOGRAFIA BÁSICA. Projeções Cartográficas. Paralelos, Meridianos, as zonas térmicas e as coordenadas geográficas. O movimento de rotação da Terra,

Transcript

CARTOGRAFIA BÁSICA

. Projeções Cartográficas

. Paralelos, Meridianos, as zonas térmicas e as coordenadas geográficas

. O movimento de rotação da Terra, os fusos horários e o horário de Verão

. O movimento de translação da Terra e as estações do ano

. As escalas do mapa

Cartografia BásicaOrientação Espacial

Certo ou errado?

Cartografia temática

A imagem acima, mostra uma projeção Cilíndrica que utilizou a propriedade

Conforme para o mapeamento. É a projeção de Mercator, bastante utilizada desde

o século XVI, pois como distorce áreas com latitudes maiores, deu ênfase as áreas

temperadas do globo, ou seja, contribuiu para disseminar os ideais eurocêntricos.

Contudo, durante a guerra fria, foi desenvolvida a projeção Cilíndrica Equivalente

de Peters, que destaca o real valor das áreas entre os países do norte e do sul,

evidenciando desta maneira os países pobres.

Abaixo, temos a projeção Cilíndrica Conforme de Mercator e a projeção Cilíndrica

Equivalente de Peters.

PROJEÇÃO DE MERCATOR PROJEÇÃO DE PETERS

Este é um tipo de projeção bastante utilizado para mapear regiõestemperadas do globo. Pelo fato de nesta projeção, os meridianosconvergirem para um mesmo ponto. Este cone pode ser de Norte e deSul, dependendo da porção que quer-se mapear. A figura acima é umexemplo de uma projeção Cônica de norte.

A projeção Azimutal, também chamada de polar ou plana, é usada para

mapeamentos de regiões polares do globo. Ela é simplesmente um plano

tangente sobre a esfera terrestre. É caracterizada por representar o símbolo da

ONU.

Paralelos, Meridianos e as coordenadas geográficas

PARALELOS E MERIDIANOS

Os paralelos sempre na horizontal e os meridianos sempre na vertical

O sistema LAT/LONG (latitude N ou S; Longitude L ou W)

1 2

Determine as coordenadas geográficas dos pontos no mapa:

A-B-C-D-E-

Existem diferentes formas de representação plana da superfície da Terra (planisfério).Os planisférios de Mercator e de Peters são atualmente os mais utilizados.Apesar de usarem projeções, respectivamente, conforme e equivalente, ambas utilizam como base da projeção o modelo:

Enem 2010 - Pensando nas correntes e prestes a entrar no braço que derivada Corrente do Golfo para o norte, lembrei-me de um vidro de café solúvelvazio. Coloquei no vidro uma nota cheia de zeros, uma bola cor rosa-choque. Anotei a posição e data: Latitude 49°49' N, Longitude 23°49’ W.Tampei e joguei na água. Nunca imaginei que receberia uma carta com afoto de um menino norueguês, segurando a bolinha e a estranha nota.

KLINK. A. Parati: entre dois polos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998(adaptado).

No texto, o autor anota sua coordenada geográfica, que é

A a relação que se estabelece entre as distâncias representadas no mapa eas distâncias reais da superfície cartografada.

B o registro de que os paralelos são verticais e convergem para os polos, e osmeridianos são círculos imaginários, horizontais e equidistantes.

C a informação de um conjunto de linhas imaginárias que permitem localizarum ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre.

D a latitude como distância em graus entre um ponto e o Meridiano deGreenwich, e a longitude como a distância em graus entre um ponto e oEquador.

E a forma de projeção cartográfica, usada para navegação, onde osmeridianos e paralelos distorcem a superfície do planeta.

Escalas cartográficasQuais mapas têm maior e menor escala?

Escala numérica e escala gráfica

Fenômenos relacionados aos movimentos da Terra

Fusos horarios

Fusos no Brasil

Horário de verão

Em Belém, capital do Pará, onde não há horário de verão, o número de horas de dia varia muito pouco ao longo do ano e fica em torno de 12 horas e 52 minutos o ano todo.Em Porto Alegre, onde tem horário de verão, o número de horas de dia aumenta no decorrer da primavera. No fim do inverno, em 1 de setembro, a luminosidade é de aproximadamente 12 horas e 14 minutos, mas no meio de dezembro, já perto do início do verão, a capital do Rio Grande do Sul tem quase 15 horas de luminosidade. A diferença de horas de luz natural é de quase 2 horas e 40 minutos.

Regiões com Horário de verão

A Translação e as Estações do ano

Considere os mapas A, B e C.

Pode-se dizer quea) os três mapas apresentam a mesma riqueza de detalhes.b) os mapas A e B apresentam maior riqueza de detalhes que o mapa C.c) o mapa B é proporcionalmente cinco vezes maior que o mapa C.d) o mapa C apresenta maior riqueza de detalhes que o mapa Ae) os três mapas possuem o mesmo tamanho.

Enem 2014 - Quando é meio-dia nos Estados Unidos, o Sol, todo mundo sabe, está se deitando na França. Bastaria ir à França num minuto para assistir ao pôr do sol.

SAINT-EXUPÉRY. A. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 1996.

A diferença espacial citada é causada por qual característica física da Terra?

a) Achatamento de suas regiões polares.

b) Movimento em torno de seu próprio eixo.

c) Arredondamento de sua forma geométrica.

d) Variação periódica de sua distância do Sol.

e) Inclinação em relação ao seu plano de órbita.

Alheia à crise, Finlândia está na rota dos amantes do frioSe há quem se incomode com as baixas temperaturas e fuja do inverno, há também uma crescente busca pelos países nórdicos. Com temperaturas que podem chegar aos -40°C durante o inverno, a Finlândia é um destino que atrai exatamente pelo frio e pelo desejo de ir a um lugar fora da rota turística tradicional.Como o próprio Conselho de Turismo finlandês indica no seu site, o país é para quem quer se refugiar, escapar dos lugares abarrotados e dos roteiros consagrados e aproveitar o frio, a neve e a natureza. É comum as agências de viagem oferecerem pacotes que incluem, além da capital finlandesa, Helsinque, os países da Escandinávia (Dinamarca, Noruega e Suécia) e a Rússia. Planos como estes podem variar entre 2 mil e 3 mil euros para viagens de duas semanas, com um ou dois dias em Helsinque [...].Portal Terra, 02/08/2013. Sabe-se que, além de fatores regionais, o principal elemento que propicia as baixas temperaturas e favorece o “turismo de inverno” em países como Finlândia, Suécia, Noruega e Rússia é:a) a posição desses países em baixas latitudes, em função de sua proximidade com os polos.b) posição desses países em altas latitudes, pois nesses locais os raios solares sempre incidem de forma inclinada.c) a posição desses países em regiões temperadas localizadas em cadeias montanhosas, em que a altitude torna-se fator decisivo para a diminuição das temperaturas.d) a distribuição desigual do calor na Terra, que direciona massas de ar quente

para as zonas polares.

Enem 2008 - O sistema de fusos horários foi proposto na Conferência Internacional do Meridiano, realizada em Washington, em 1884. Cada fuso corresponde a uma faixa de 15º entre dois meridianos. O meridiano de Greenwich foi escolhido para ser a linha mediana do fuso zero.

Passando-se um meridiano pela linha mediana de cada fuso, enumeram-se 12 fusos para leste e 12 fusos para oeste do fuso zero, obtendo-se, assim, os 24 fusos e o sistema de zonas de horas. Para cada fuso a leste do fuso zero, soma-se 1 hora, e, para cada fuso a oeste do fuso zero, subtrai-se 1 hora. A partir da Lei n.° 11.662/2008, o Brasil, que fica a oeste de Greenwich e tinha quatro fusos, passa a ter somente 3 fusos horários.

Em relação ao fuso zero, o Brasil abrange os fusos 2, 3 e 4. Por exemplo, Fernando de Noronha está no fuso 2, o estado do Amapá está no fuso 3 e o Acre, no fuso 4. A cidade de Pequim, que sediou os XXIX Jogos Olímpicos de Verão, fica a leste de Greenwich, no fuso 8.

Considerando-se que a cerimônia de abertura dos jogos tenha ocorrido às 20 h 8 min, no horário de Pequim, do dia 8 de agosto de 2008, a que horas os brasileiros que moram no estado do Amapá devem ter ligado seus televisores para assistir ao início da cerimônia de abertura?

a) 9 h 8 min, do dia 8 de agosto

b) 12 h 8 min, do dia 8 de agosto.

c) 15 h 8 min, do dia 8 de agosto.

d) 1 h 8 min, do dia 9 de agosto.

e) 4 h 8 min, do dia 9 de agosto.

Entre outubro e fevereiro, a cada ano, em alguns estados das regiões Sul, Sudeste e

Centro-Oeste, os relógios permaneceram adiantados em uma hora, passando a vigorar

o chamado horário de verão. Essa medida, que se repete todos os anos, visa

a) incentivar o turismo, permitindo um melhor aproveitamento do período da tarde,

horário em que os bares e restaurantes são mais frequentados

b) diminuir o consumo de energia em todas as horas do dia, propiciando uma

melhor distribuição da demanda entre o período da manhã e tarde.

c) promover a economia de energia, permitindo um melhor aproveitamento do

período de iluminação natural do dia, que é maior nessa época.

d) responder a uma exigência das industrias, possibilitando que elas realizem um

melhor escalonamento das férias de seus funcionários.

e) adequar o sistema de abastecimento das barragens hidrelétricas ao regime de

chuvas, abundante nessa época do ano nas regiões que adotam esse horário.

Entre todos os movimentos realizados pela Terra, a rotação e a translação são consideradas como os dois mais importantes, pois são os que exercem maior influência no cotidiano das sociedades. As consequências principais da rotação e da translação da Terra são, respectivamente,

a) a intercalação das atividades solares e a variação cíclica dos climas.

b) a ocorrência das estações do ano e a sucessão dos dias e noites.

c) a sucessão dos dias e noites e a ocorrência das estações do ano

d) a existência dos solstícios e equinócios e a duração do ano em 365 dias.

e) a duração dos ciclos solares e a diferenciação entre climas frios e quentes.