Download - Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

Transcript
Page 1: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

Como Vender

Como Vender seus Protudos de Fabricação Própria e Serviços

Um guia para você aprender a vender produtos caseiros e serviços

João Guilherme Barroswww.criexp.com.br

Cristão Empreendedor Experience

Page 2: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

ConteúdoApresentação

1. Que tipos de produtos posso vender?

2. Aprender a vender na crise (novo)

3. 6 dicas para um negócio sólido

4. Como montar um negócio

5. Acionadores Mentais (novo)

6. Quem é o seu cliente

7. Perseverança e controle

8. Como vender mais

9. Cuidados para não quebrar

Page 3: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

Minha esposa quando trabalhou em uma empresa na áreade vendas, foi enviada para uma das filiais que estava vendendopouco e os donos da empresa queriam saber o que fazer com essafilial.

Minha esposa é uma mulher de oração e dedicada naquiloque ela se propõe a fazer. Ela orou não para que a loja vendessemais, mas por que na época, iríamos casar e ela não poderiaperder o emprego naquele momento.

Mas de nada adianta orar e ficar esperando que caia do céu,ela sabia e usou algumas técnicas de venda que eu menciononesse eBook e ela consegui aumentar as vendas em 300% apenasnaquela filial e depois fez o mesmo nas outras filiais.

Se você acredita em Deus, todo o seu trabalho deve serrealizado com muita oração, pedindo sempre sabedoria eorientação para tomar sempre as melhores decisões. Sim, a suaespiritualidade é importante não só nas vendas mas em todas asáreas, o ser humano é um ser integral e nossa vida é um conjuntodaquilo que pensamos, fazemos e colaboramos (que é isso queestou fazendo com você agora). Boa leitura.

Apresentação

Page 4: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

Na vida nas grandes cidades, quanto mais sofisticado e refinadomelhor, desde a roupa, o carro, a casa, os restaurantes e principalmentea comida.

Claro que o conforto, aparência e a qualidade são itens quechamam a atenção nesses produtos, mas você já imaginou que tantasofisticação as vezes cansa ou ao menos deveria ser usada em ocasiõesmais especiais?

As pessoas estão preferindo itens mais simples, seja para o dia adia, seja para lembrar momentos da infância ou costumes que ainda sãopresentes em cidades menores no interior. Falta simplicidade na vidadas pessoas.

Neste eBook, eu vou explicar como você estratégias de vendaspara você aplicar no seu negócio de venda de produtos caseiros, e vocêpode aplicar não somente em Bolos, Tortas e Doces, mas qualquer tipode produto que você possa fazer na sua casa, como marmitas, salgados,pizza e até mesmo sushi.

1. Que tipos de produtos posso vender?

Page 5: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

“ Se você não podefazer grandes coisas,faça pequenas coisasde uma forma grande.

”- Napoleon Hill

Page 6: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

Uma das coisas mais importantes são as habilidade q nãopodemos aprender nas escolas. não aprendemos coisas que realmenteprecisamos na vida, como:

• Vender• Construir relacionamento verdadeiro• Controlar as emoções• Fazer a marca pessoal• Ter inteligência financeira

Uma das habilidades mais importantes é a de vender, tudo podemudar no mercado, o mercado é irrelevante porque você vai conseguirvender por que as pessoas sempre vão precisar comprar algo.

Porque e importante vender?

Existe algo que se chama saturação do mercado. Existem muitosadvogados formados, mas muitos deles estão desempregados ouganhando pouco, se eles não sabem trabalhar a marca pessoal oumarketing, os clientes simplesmente não vão encontrar esse advogado.

Talvez você tenham um talento e um potencial, mas não saibavender ou como se apresentar, porque fica tímido ou não tem poder denegociação.

2. Aprenda a Vender na Crise

Page 7: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

Não temos habilidade de vender, mesmo tendo um bom produtoou serviço. E vendas só se aprende na escola de vida. Na escola e nafaculdade você não vai aprender sobre inteligência emocional, social,financeira, isso e uma habilidade que vai te desenvolver tanto que vai tefazer alcançar outro nível, ou mesmo áreas que não estão relacionadascom a venda.

Você sempre esta vendendo algo, se não for um produto ouserviço, você esta vendendo a sua imagem, porque as pessoas estão teavaliando se você e bom ou não.

As pessoas sempre precisam vender e em mercado saturados, elasprecisam se mostrar de uma forma diferenciada e exclusiva. O velhomarketing não funciona mais, e meios de comunicação como TV, Jornaise Revistas além de não serem tão relevantes, são caros e inacessívelpara a maioria das pequenas e médias empresas.

Continue lendo esse eBook, e você vai aprender estratégiasimportantes para alcançar o seu público alvo.

Page 8: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

O produto que você quer vender pode ser simples ou sofisticado,mas o que vai definir se você terá sucesso ou não são os seguintespontos.

1. Produto de qualidade: Não adianta receber elogios dos amigos evender produtos com qualidade inferior para os clientes. Se vocêcomeçar com qualidade e for caindo conforme for passando otempo, você perderá clientes.

2. Tenha um diferencial: Se todo mundo vende bolos, crie umdiferencial para o seu bolo. Acrescente ingrediente diferentes,capriche na embalagem ou faça uma receita secreta que ninguémconsiga copiar, crie!

3. Opinião do cliente: Converse com o cliente, peça sugestões, dêamostras grátis ou degustação. Faça o cliente falar bem do seuproduto ou serviço. Você não deve falar bem de você ou do seuproduto, mas é o cliente que deve falar de você. Se outra pessoafala bem de você, as outras pessoas acreditarão mais do que vocêfalando.

4. Investimento: Você não precisa começar com muito, mas useprodutos de qualidade. No começo você não terá muito lucro, e épossível que trabalhe no vermelho, mas considere

6 dicas para um negócio sólido

Page 9: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

isso um investimento, mas vá controlando toda a entrada e saída dedinheiro, use uma planilha para você controlar compras e vendas.

4. Problemas de Casa: Pode ser que no começo você precise que outrapessoas da sua casa te ajudem, então seja organizado e separe astarefas do dia e separe o que é negócio do que é serviço doméstico.É preciso ter disciplina e determinação para evitar problemas.

5. Comece pequeno: Faça as contas e veja o que você consegue fazere com o dinheiro que você tem, afinal 90% das pessoas não temmuito pra investir. Não adianta criar logotipo, alugar um local,comprar geladeiras e freezers se o próprio negócio não estivergerando receita. Evite ao máximo emprestar dinheiro, achando quetudo vai ser perfeito e dar certo de primeira.

6. Experimente e estude: Seus produtos precisam passar pela prova defogo, antes de serem vendidos de verdade. Ofereça alguns produtosgratuitamente para um público selecionado dos seus melhoresamigos. Faça uma pesquisa para saber o que eles acharam, e anotetudo. Não queira elogios, peça críticas sinceras. Pergunte quantoeles pagariam. Depois faça um teste para mais pessoas da suacomunidade ou igreja com o preço bastante reduzido e anote assugestões.

Page 10: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

Se você prestou atenção ao último item da página anterior,percebeu que a pesquisa de opinião é muito importante. Nela vocêpode avaliar tudo, desde o preço até a qualidade e apresentação dosseus produtos.

O ponto que você deve atacar é sempre o que as pessoas estãofalando de você e do seu produto, por que é a partir deste ponto que asua propaganda gratuita irá começar e fazer o seu negócio crescer eprosperar a cada dia.

Quando eu digo para você escolher um produto e fazer testes deaceitação, você está experimentando um nicho específico de mercado.Um nicho para esse mercado seria Confeitaria, mas é muito amplo, jáque você pode fazer qualquer tipo de confeitaria, como bolos, pães,doces, etc. Mas um nicho especializado como Confeitaria de Bolos, émais específico e atende a um público específico.

Se você escolher o nicho Confeitaria de Bolos Caseiros é aindamais específico, o que você precisa verificar é o quão específico vocêpode ser para que tenha uma clientela grande o suficiente para compraros seus produtos, mas não um nicho amplo demais, para que você nãoperca o foco daquilo que você faz de melhor.

Como montar o negócio

Page 11: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

Criar um Produto

A criação de um produto pode levar algum tempo e precisa serrealizado muitos testes de aceitação, degustação, preço e qualidade. Asvezes aquele seu produto que sua família adora, não tem muitaaceitação no mercado, então é preciso adequar.

Vender os Produtos

As pessoas precisam conhecer o seu produto, mas não gaste muitodinheiro com publicidade nesse momento, a menos que você tenharecursos para isso. Mas a maioria das pessoas precisam usar a técnicaque expliquei anteriormente sobre teste aceitação e pesquisa. Os clienteque você alcançou na pesquisa poderão ser seus cliente ou seusdivulgadores.

As vendas podem acontecer de várias formas, vai depender dequal é o seu objetivo. Se for diretamente para o consumidor, se organizede forma que isso não atrapalhe a produção. Se você vende no atacadoou em pedidos mensais, trabalhe com uma margem de lucro menor poisvocê ganhará na quantidade.

Administrar e Crescer

Não retire todo o lucro da empresa para você, se você leu meuartigo de como calcular o preço de uma receita, viu que a

Page 12: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

empresa que você está começando é que deve te pagar um salário, maso lucro deve ser usado para novos investimentos.

É importante separar negócio de vida pessoal para que você nãocomece a gastar o dinheiro que é para o crescimento da empresa. Euconheci um empresário que quando comia no seu próprio restaurante,ele pagava a conta como se fosse um cliente normal, pode parecerincoerente, mas mostra que os processos da empresa não iriam serquebrados em nenhum caso.

Aprimoramento

Quando você estiver ganhando 5 mil, 10 mil ou 20 mil, não pare notempo. Continue estudando e se aprimorando, seja em cursos paracriação de novos produtos, seja para a questão administrativa efinanceira.

Leia livros sobre administração, economia, finanças eprincipalmente os livros que os marqueteiros sempre estão lendo comoo livro As Armas da Persuasão de Robert B. Cialdini. Na próxima páginaeu vou mostrar bem superficialmente cada tópico que o livro aborda, eurecomendo que você leia esse livro para adaptar a sua realidade.

Page 13: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

Como funciona o nosso cérebro?

Nosso cérebro tem várias partes, mas eu vou falar de 2 quenos interessa agora: o Neo Córtex e o Sistema Límbico.

O Neo Córtex é a parte do nosso cérebro em que você estáme entendendo agora é o que esta fazendo você entender asminhas palavras. É onde somos racionais, é o que nos diferencia damaioria dos animais, é onde racionalizamos as coisas.

É onde se eu perguntar para um fumante: Fumar faz bempara a saúde? O neo córtex dele vai responder que não. Fumar podete matar? Pode! Por que ele não fuma com o neo córtex. Claro quefumar tem uma série de outras questões, mas tenho certeza quevocê consegue me entender, para simplificar. Mas ele fuma com osistema límbico.

O sistema límbico é o que faz a pessoa agir com a emoção, éo que faz ela tomar o impulso e a maioria das decisões são tomadaspelo sistema límbico.

Acionadores Mentais

Page 14: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

É como você perguntar para um mulher, ela para na frente deuma bolsa. E ela pensa, será mesmo que eu preciso dessa 37ªbolsa? No neo córtex ela vai dizer, não. mas o sistema límbico faz elair lá e comprar aquela bolsa.

O que acontece na pratica é que a maioria dos vendedoresestão conversando com o neo córtex do cliente dele e não com osistema límbico. O sistema límbico dele esta dormindo. Enquanto oneo córtex acha aquilo interessante.

E como você conversa com o sistema límbico do seu cliente?você conversa através de acionadores mentais. você usaacionadores mentais para atingir o sistema límbico. E quando vocêatinge o sistema límbico, o seu futuro cliente vai fazer basicamente2 coisas:

1 - Ele vai prestar atenção e você e;2 - Faz ele agir.

São 30 acionadores mentais, mas eu vou falar durante essevídeo de 5 que já vai fazer a diferença na sua vida. Não da pra falardos 30, mas vou falar dos 5. Os demais eu vou explicar em outraoportunidade, mas apenas com esses 5, você já consegue fazermuita coisa.

Page 15: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

1º Acionador Mental: Escassez

A escassez é incrível! O que tem muito vale pouco. O quetem pouco, vale muito. Ouro tem pouco e vale muito. Já ferro, temmuito e vale pouco. O que eu vejo por ai são pessoas desesperadaspara ter cliente que quando o cara se interessa pelo produto, vocêfala que o estoque está cheio e que está chegando mais produtos emais opções. Esse modelo vai conversar com o neo córtex, o quetem muito vale pouco. Entende? É fácil demais.

Como você vai usar a escassez a seu favor? Você vai definirum NUMERO de escassez. Qual é a quantidade máxima de clienteque você atende ou a qualidade máxima de produtos que você temdisponibilidade.

Veja a diferença: Você só vai fabricar 10 bolos por dia.Quando o próximo cliente chegar, você avisa que só tem 9 unidades,por que você já vendeu 1. Então, o cliente deve agir rápido pois estáacabando. Veja, tem integridade e você esta fazendo ele agir. Essa éuma forma de usar a escassez ao seu favor.

Page 16: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

2º Acionador Mental: Autoridade

As pessoas prestam atenção em autoridade, como medico,com jaleco, você tende a dar autoridade para quem esta deuniforme. Palestrante, você tende a dar autoridade num primeiromomento, se ele falar um monte de besteira, você perde. Mas numprimeiro momento você da autoridade por ele estar ali.

O vendedor precisa ganhar autoridade. Você pode ensinarmães de baixa renda, de fazer um bolo nutritivo. Ou visitar crechespara desenvolver algum trabalho com o seu talento. Quantaspessoas não iriam se beneficiar de aprender o que você podeensina. Tira uma foto dessa aula e posta na sua rede social: "Incrível,poder ensinar receitas nutritivas de bolos e ajudar pessoas a teruma vida mais saudável e feliz é tudo de bom". Só isso.

Você acaba de ganhar autoridade para as pessoas que vocêconhece. Mas atenção, jamais venda nada numa postagem comoessa. Nada de contato ou venda. Se não a mensagem não chega aosistema límbico, ela para no neo córtex.

Page 17: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

3º Acionador Mental: Reciprocidade

Existem vários estudo que dizem que quando você da algopara alguém, aquela pessoa esta mais disposta a dar algo de voltapra você. Você tem 2 forma de usar reciprocidade a teu favor.Alguém viajou e te trouxe um presente pra você, quando você viajarvocê vai tender a trazer um presente para essa pessoa. Ele meconvidou para a festa de aniversario eu também vou convidado parafesta de aniversario.

Você pode promover uma degustação em um evento ourealizar reuniões e oferecer essa degustação ao seu cliente.

Se o seu produto já foi vendido, porque você não enviaalgumas amostras de outros produtos ou sabores diferentes do queo cliente pediu? O cliente adora uma boa surpresa e você promoveoutros produtos e até produtos de parceiros, fazendo algum tipo deparceria de divulgação ou comissão de vendas.

Page 18: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

4º Acionador Mental: Antecipação

Dizer que alguma coisa boa estar por vir, nem sabe o que émas a pessoa já fica ansiosa. Vamos dizer que você esta indo fazerum curso de capacitação, ou uma especialização ou participar de umfórum ou em um workshop.

Não importa você esta indo participar de um evento, ai vocêposta: "Estou indo fazer um curso que tem tudo para mudar a minhavida e quem sabe também a sua vida". O cara pode não curtir, nãocomentar, mas ele vai olhar e vai pensar, o que será que é isso queesse cara está indo fazer. Entende? Antecipação. Dizer que algo bomvai acontecer, sem dizer o que é.

Claro que você vai usar a sua criatividade para elaborar umafrase ideal para o seu tipo de negócio ou evento que você vaiparticipar.

Page 19: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

5º Acionador Mental: Razão (+ 6º )

O ser humano precisa de plausibilidade pra fazer as coisas.Imagina que você esta na fila do mercado e diz: posso entrar na suafrente? A chance de você dizer não é muito grande. Mas se ele dizassim: posso entrar na sua frente, por que eu deixei o meu cachorroamarrado lá na frente, e começou a chover, eu não sabia que iachover, me desculpa por isso? Possivelmente você vai deixar eleentrar. Por que? Porque ele atingiu o seu sistema límbico através darazão. E quando ele atinge o seu sistema límbico, faz sentido, vocêtem plausibilidade e você deixa.

Como você usa o acionador da razão pra que ele faça o quevocê quer fazer? As vezes você quer oferecer um bolo e vocêpergunta: - Quem quer comprar um bolo?

Mas se você coloca alguma coisa mais ou menos assim:Acabei de fazer uma receita nova e preciso de 3 pessoas quequeiram experimentar. "Razão". Mas eu só posso 3, me desculpepor isso, eu não posso atender mais do que 3. "Escassez". Os 3primeiros ("urgência", é um outro acionador mental) que memandarem uma mensagem inbox (nunca bota pra colocar amensagem no próprio Facebook, por que se ninguém vier, você ficasem saber o que fazer, por que ninguém sabe quantos mandaramou não). Bom, falei de 6! Agora use-os e incremente suas vendas.

Page 20: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

O cliente é o seu sucesso ou a sua derrota. Não é fácil agradar atodos e inclusive, nem Jesus conseguiu. Muitas vezes atendemos todomundo, mas em alguns casos ou nichos, podemos escolher que tipo decliente queremos atender.

Tipos de Clientes

Cliente bom: ele que além de comprar, te mostra os problemas queenfrentou com essa compra, e isso te ajuda a crescer.

Cliente ruim: compra ou não o seu produto e fala bem dele para você,mas espalha boatos ou críticas negativas para o seu negócio e para o seuproduto.

Muitos empreendedores digitais usam uma estratégia deselecionar os clientes pela afinidade. Eles apresentam uma aula oupalestra gratuitamente, aqueles que gostaram continuam a seguir otrabalho desse empreendedor e possivelmente compram o curso ouaula. Isso gera 2 coisas, os clientes sabem o que estão comprando e dãouma recomendação positiva do produto.

Quem é o seu Cliente?

Page 21: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

Você pode usar essa técnica, oferecendo uma degustação fazendoreuniões para ensinar algo ou confraternizar e oferecendo o seuproduto. Quem não gostou, não será seu cliente, então concentre suaenergia e esforço para atender quem gostou.

Não gaste tempo e trabalho com quem não é o seu público alvo ouo seu cliente. Algumas pessoas vão te amar por quem você é e outrasvão te odiar pelo mesmo motivo.

Selecione os seus clientes e se alguém disser que seu negócio nãovai dar certo e que ela não compraria, sorria e diga que essa pessoa nãoé o seu público alvo. O mercado está ai para todos e você só precisaencontrar os seus clientes. Alguns clientes não pagariam mais do que R$15,00 por um bolo simples, mas você encontra outros clientes quepagariam R$ 50,00 ou mais por um bolo simples.

Você precisa escolher para quem vai vender e se existe muitaspessoas quem paguem o preço que você acha justo para o seu produtoe se isso possibilita o crescimento da sua empresa.

O que é melhor? Vender 10 bolos de R$ 100,00 por mês ou vender300 bolos de R$ 30,00 por mês? No primeiro exemplo você iria faturarR$ 1.000,00 no segundo exemplo você iria faturar R$ 9.000,00. Claro,você vai tirar os custos, mas mesmo assim, a segunda opção é maisrentável. Faça as contas!

Page 22: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

O sonho de todo empreendedor é não ter um chefe que tediga o que fazer a todo o momento, ter um horário flexível e muitodinheiro. Mas essa realidade não acontece da noite para o dia, ocomeço exige muito trabalho, noites sem dormir e muita contapara pagar.

O segredo do bom empreendedor é o planejamento e ocontrole rígido das contas. Para todas as decisões é importantefazer muitas contas, tudo deve ser bem controlado para nãoperder todo o trabalho realizado ou começar a fazer coisas quevão destruir o que você já conquistou. Veja as atitudes que vocêdeve prestar atenção.

Medo de Tomar Decisões

A indecisão é um fator que prejudica qualquer negócio evocê precisa estar preparado para tomar as mais duras e difíceisdecisões. Você deve saber se um produto deve continuar ou nãoa ser vendido, se deve contratar ou demitir, trocar defornecedores, etc.

Perseverança e Controle

Page 23: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

Perseverança

O sucesso demora e isso é normal. Você precisa conquistar muitascoisas antes de começar a ter um lucro interessante. Se oempreendedor não tiver em mente que deve perseverar muito etrabalhar de modo inteligente e constante, ainda não está pronto paracomeçar um negócio próprio.

Perder Noites de Sono

Quando você está desenvolvendo o seu projeto, você vai dormirmenos, isso acontece por que o novo negócio exige muito de você nocomeço, mas também por que você está animado com as novas ideias epossibilidades. Quando for dormir, durma profundamente e descansebem, foque sua energia para ser usada durante o dia.

Imprevistos

Sempre acontecerão imprevistos, seja com problemas comclientes, fornecedores ou funcionários. Gastos com reformas oumanutenções também irão ocorrer, por isso esteja preparado, inclusivefinanceiramente. Lembre-se que você deve separar uma parte para ocapital de giro e outra para futuros investimentos.

Page 24: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

Menos é muitas vezes mais

É comum todos empreendedor ter um produto principal edemais produtos que são disponibilizados como opção para ocliente. Em uma pessoa que fabrica bolos, tem um bolo que temmais saída, como um bolo de fubá por exemplo.

Mas como todo negócio, não dá para viver só vendendo bolode fubá, é preciso ter mais opções, mas quantas opções? Apesquisadora Sheena S. Iyengar da universidade de Columbianos EUA decidiu fazer um experimento: - Foi montado umestande de degustação em um supermercado, conhecido por termuitos produto em 2 sábados consecutivos.

No primeiro sábado foi colocado 24 sabores de geléia e nooutro sábado apenas 6 sabores. Qual foi o sábado que conseguiuvender mais geléias? Se você usar o senso comum, de quequanto mais opções melhor, você escolheria o primeiro sábado,mas não foi isso que aconteceu.

Como Vender Mais

Page 25: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

Qual foi o resultado da pesquisa?

No primeiro sábado 60% pararam para um teste de degustação ecerca de 3% compram. No segundo sábado 40% pararam e 30%compraram.

Se 100 mil pessoas passaram pelo estande em cada sábado. Noprimeiro sábado 60 mil param e 2 mil compraram.

Já no segundo sábado 40 mil pararam e 12 mil compram. Issonos dá uma diferença de 10 mil pessoas a mais que compraramao menos um pote de geléia.

Page 26: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

Essas 10 mil pessoas a mais que compraram representam um aumentode 600% apenas reduzindo de 24 opções, para 6 opções. Nesse caso,menos é muitas vezes mais.

Fonte: http://www.columbia.edu/~ss957/articles/Choice_is_Demotivating.pdf

“ Uma mente confusanão toma decisãoalguma.

”- Provérbio Chinês

Page 27: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

Como Realizar uma Venda Eficiente?

Qual a diferença entre Eficaz e Eficiente? Quando você realiza umavenda com aquilo que o cliente pediu, você vendeu com eficácia. Já sevocê realiza uma venda, mas procura entender a necessidade do clientee vende para ele não só o que ele pediu mas algo mais que ele iriaprecisar, você realizou uma venda Eficiente, ou seja, com um resultadomuito melhor.

Digamos que um cliente entre para comprar velas para oaniversário da filha de 6 anos, então você oferece o bolo, mas o clienteainda não viu nada sobre os salgadinhos e docinhos, e você oferecetambém. Além disso você pergunta se já tem a decoração, o pula-pula eos animadores da festa.

Pronto! Você iria vender uma vela de aniversário e agora estáorganizando um aniversário de criança completo. Isso é um exemplo devenda eficiente. Se você tivesse vendido apenas a vela teria lucrado R$5,00. Mas organizar um aniversário você lucraria muito mais.

Esse exemplo é para que ilustrar quais são as necessidades docliente e quais problemas você pode resolver, de acordo com o seuconhecimento e o seu mercado de atuação. Lembre-se que você deveatuar dentro do seu nicho de mercado, e evitando sair desse nicho e sairdo foco do seu negócio. Ofereça aquilo que você já vende, os seusoutros produtos.

Page 28: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

Up Sell

No tópico anterior, você aprendeu a importância de oferecer osseus outros produtos ao cliente que queria apenas um produto. Masqual a técnica para oferecer um segundo produto, o que o mercadochama de Up Sell?

Não ofereça nada enquanto o seu cliente ainda estiver comdúvidas ou escolhendo o produto, a chance de você perder a primeiravenda é alta. Procure vender o produto que o cliente está procurando,gaste um tempo nisso. Quando ele falar ‘sim’ para o primeiro produto,ofereça o segundo produto com um bom argumento ou uma ofertairresistível, se você conseguir, continue oferecendo outros produtosrelevantes, sem ser xato.

Por que isso funciona? Por que quando o cliente disse ‘sim’ pelaprimeira vez, é mais fácil dele comprar um segundo produto. Percebaque se o cliente já tiver passado o cartão e você oferecer uma segundavenda, é possível que o cliente cancele a compra toda e fique nervoso.

Page 29: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

Começar um negócio pode até ser fácil, mas continuar nele é umatarefa que exige muito do empreendedor e dá muito trabalho. Para oempreendedor não existe possíveis problemas, sempre haveráproblemas para resolver, é claro e certo que eles virão. Destruir umnegócio é mais fácil ainda por isso vou mostrar os principais problemasque DESTROEM o seu negócio.

1. Fechei um grande contrato, agora tudo são flores: Após todos osproblemas, quando você realmente ganhar dinheiro ou realizarmuitos negócios, não ache que eles continuação chegando tãofacilmente, continue trabalhando duro.

2. Comece grande e sonhe alto: Dinheiro para investir não significamuita coisa para a criação de um negócio. Muitas pessoas começamescolhendo o melhor ponto comercial e a melhor decoração, oucontratando pessoas e serviços que ainda não precisam e acabamquebrando.

3. Seja igual ao Google: Não adianta colocar na sua empresa conceitoscomo o modelo de gestão do Google. Lá os funcionários tem sinucae vídeo-game a disposição, entre outros benefícios, mas não penseque isso serve para você.

4. Não perca tempo com papel: Você pode até começarinformalmente, mas precisa ter o controle contábil, financeiro eadministrativo bem controlados. Assim que puder se formalizar econtratar um contador, faça.

Cuidados para não quebrar

Page 30: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

5. Seja otimista sempre: A soberba precede a ruína, como disse o reiSalomão. O otimista pode perder o cuidado e o comportamentoconservador de administrar riscos. Procure ser realista e analisar onegócio friamente.

6. Não aceite crítica: Só crescermos quando somos confrontados. Asvezes pedimos opinião de amigos e só recebemos elogios e osproblemas são escondidos. Precisamos aprender a escutar osproblemas para corrigirmos e melhorarmos.

7. Peça sugestões mas ignore-as: Esse tipo de atitude não serve pararesolver um problema e causa apenas frustração e prejudica ocrescimento.

8. Esteja cercado de bajuladores: Puxa-sacos são a causa dadestruição de empresas e carreiras. Eles acabam indo procuraroutro para bajular quando você cai. Afaste sumariamente esse tipode pessoa que não te ajuda a crescer, é invejosa e pode destruir suavida.

9. Faça rodeios e não seja objetivo: Seja sempre claro e objetivoquando der uma ordem ou tarefa.

10. Adote o senso comum: Se você tiver uma equipe em que todomundo é igual e pensa da mesma forma, isso é um problema. Umaequipe deve ter pessoas com perfis diferentes. Cada uma vaiagregar um valor ou conhecimento ao seu negócio, pensandodiferente e discordando. Isso quebrará barreiras e novas ideiaspodem surgir.

Page 31: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

Mesmo com tanta luta, não é possível saber se o seunegócio será um sucesso, mesmo com tanto suor e lágrimas. Masdestruir é sempre mais fácil e rápido do que construir e pensandonisso, vou te mostrar 3 atitudes que você deve evitar no seunegócio.

1. Sucesso sempre: Se você já começou bem, cuidadopara não achar que tudo vai ser sempre um mar de rosas. Estejasempre preparado para a dificuldade, mas espere sempre omelhor.

2. Quero do meu jeito: Se você trabalhava comoempregado, algumas coisas estavam prontas ou a disposição,sempre tinha alguém para te dar suporte ou fazer algo para você.Num novo negócio, não dá para ter uma secretária ou ajudantesempre, pois isso tem um custo. Gastos com um excelente pontoou uma decoração perfeita devem ser deixados para depois.

3. Novidades: Empresas modernas trabalham de formatradicional também, procure aprender como funciona umaempresa, como o básico de contas a pagar e a receber e fluxo decaixa no Sebrae da sua cidade.

Page 32: Como Vender Seus Produtos de Fabricacao Propria e Servicos

Gostou do eBook?

Comente no Site

Leia o artigo!Geração de Leads: Como conseguir mais Clientes

http://goo.gl/wL4Reg

Saiba mais sobre a Ferramenta de Geração de Leads: http://goo.gl/BfPe9p

CHAT NOW

Cristão Empreendedor Experience