Download - Corinthians x Flamengo

Transcript
Page 1: Corinthians x Flamengo

MATCH DAYP R O G R A M A O F I C I A L

Número 14 - Maio de 2010

5/5/2010 - Quarta-feiraLibertadores da América

21h50 - Pacaembu São Paulo - SPVs

Page 2: Corinthians x Flamengo
Page 3: Corinthians x Flamengo
Page 4: Corinthians x Flamengo

editorialCorinthianos, hoje é o jogo. Serão pouco

mais de 90 minutos nos quais ninguém pode ficar parado. Estamos conscientes de que es-tará em disputa o nosso sonho de conquistar a América. O pessimismo tem que ficar bem longe do Pacaembu. É hora de a Fiel dar um novo espetáculo grandioso, com o estádio lotado, e mostrar mais uma vez como ela é a mais perfeita tradução de que uma torcida pode sim ganhar uma partida.

Perdemos o primeiro jogo, mas não a batalha. O TIMÃO é guerreiro e não se entrega nunca. É só unir as nossas forças e repetir o futebol da primeira fase quando atropelamos os adversários e encantamos a nossa torcida.

Em grandes dificuldades, os craques cos-tumam aparecer. Por isso, nesta edição de número 14, a MATCH DAY escolhe Ronaldo, o cara que pode dar o troco no Flamengo. Se há um jogador com um histórico de superação e que pode usar isso como motivação para o nosso grupo, este é o R9, que não se cansa de dizer que é corinthiano de corpo e alma.

Para um confronto especial, um local de muita tradição. Com 70 anos de história, comemorados na semana passada com a pre-sença de “imortais” da bola, o Pacaembu será o palco ideal para receber as duas maiores torcidas do Brasil. Aproveitamos a data para contar por que o estádio virou ao longo desse período um dos mais charmosos do mundo.

A MATCH DAY CORINTHIANS ganha novas seções, como o “Fala, Corneta”, um espaço para você, Fiel corinthiano, mandar críticas e su-gestões para nós interagirmos cada vez mais com o nosso público. Além disso, a revista passou por reformulação gráfica e pretende-mos tornar a leitura mais agradável e dinâmica.

Tenham um bom entretenimento!

José Geraldo da SilvaEditor SoFrEdor FANÁtiCo

EXPEDIENTEA MATCH DAY, Programa oficial, é uma publicação da G8 Gestão Esportiva e Futebol Tour autorizada pelo

Sport Club CoriNtHiANS Paulista.

Conselho Editorial: diego ragonha,

Fernando Figueiredo Guilherme Figueiredo, Luis Fernando dias e

Paulo Sanches

Textos: Alexandre de Aquino

MtB 53110

Pesquisa de fotos:Alex Siriani

Fotografias:ricardo Saibun

Edição de Arte:Artur Guimarães

duane rios eJoh Stcheraws

Contatos Comerciais:Paulo Sanches

(11) 7833-8063

daniel Camillo(11) 4191-7949

Impressão: Gráfica daleffi

Tiragem: 10.000 exemplares

Soluções em Comunicação

Page 5: Corinthians x Flamengo

Quando a família corinthiana está em festa, a experiên-cia o estádio se torna memorável. O jogador se inflama, o time todo se empolga e a chance de vitória é maior. Faça sua parte:

Compre seu ingresso de forma antecipada nos postos de venda ou pela internet;

Leve troco, caso vá adquirir a entrada nas bilheterias da Pacaembu;

respeite a fila e mantenha a ordem;

Cante apenas em prol do time ou de seu ídolo. Evite provocações;

Esqueça os rojões e sinalizadores. Eles podem provocar acidentes;

Sente no lugar marcado previsto no ingresso;

Se consumir alimentos, busque uma lixeira para dispensar papéis e plásticos;

Quando usar o banheiro, colabore para a higiene do local.

“Não é mole não,

Tem que ter raça pra jogar no CORINGÃO

Não é mole não,

Tem que ter raça pra jogar no CORINGÃO”

palco e torcida

PacaembuNome oficial:Estádio Urbano Caldeira

Capacidade atual:40.199 pessoas

Inauguração:22 de outubro de 1916

Curiosidades:A primeira partida foi realizada contra o Ypiranga e o Santos venceu por 2x1.

o recorde de público é de 32.986 pessoas e aconteceu em uma partida contra o Corinthians,no dia 20 de setembro de1964. o jogo terminou comum empate sem gols.

Canto por ti

c o r i n t h i a n s 5

Page 6: Corinthians x Flamengo

70 anos de magiaPacaembu,

Estádio tem importância para o crescimento do futebol e outras categorias do esporte

história

6 c o r i n t h i a n s

Um dos mais charmosos estádios brasileiros completou 70 anos de sua inauguração no último dia 27. Nesse período, a sua vida se misturou ao cotidia-no da maior metrópole da América Latina e ajudou a transformar o futebol no mais popular esporte do planeta. Pelo seu gramado, os grandes craques des-filaram nas quatro linhas e até hoje definem o local como um dos palcos preferidos dos mestres.

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (ou como é conhecido, por seu nome antigo, Estádio Municipal do Pacaembu, que quer dizer rio das pacas, em tupi-guarani), teve a obra concluída em 1938, mas foi inaugurado em 27 de abril de 1940, com a presen-ça do então presidente da República, Getúlio Vargas, em uma cerimônia que parou a capital paulista.

A mudança de nome ocorreu em 1961 em home-nagem ao dirigente que tanto fez para profissionali-zar o esporte e foi destaque como chefe da delega-ção da seleção brasileira e ficou conhecido como o “marechal da vitória”, nos títulos das Copas do Mundo de 1958, na Suécia, e, em 1962, no Chile.

Além do estádio, o Pacaembu é um complexo po-liesportivo, com piscinas, quadras e um ginásio. Foi ali que Adhemar Ferreira da Silva deu os primeiros saltos triplos, o boxeador Éder Jofre começou a sua carreira e a tenista Maria Esther Bueno comemorava os seus títulos do Aberto de Wimbledon na Inglaterra.

Em 2008, em parceria com empresas, a Prefeitura

de São Paulo terminou o projeto do Museu do Fute-bol e abriu as portas para contar a história do esporte e, claro, a do Pacaembu, dos grandes craques e es-quadrões que passaram por ali.

Entre os mestres, pode-se destacar de Leônidas da Silva a Pelé, passando por Rivellino, Gérson, Ade-mir da Guia, Sócrates, Zico, e, mais recentemente, Ro-mário, Ronaldo, entre tantos outros.

Para muitos, o estádio é a casa do CORINTHIANS,

que é o time que mais o frequenta, mas não é tanto assim. A obra foi erguida para ser do povo e cabe ao povo conservá-la e admirá-la como um dos patrimô-nios culturais mais importantes do Brasil.

Page 7: Corinthians x Flamengo

torcedor

O TIMÂO tem se preparado desde o final do ano passado para obter sucesso na Libertadores no ano em que completará 100 anos.

Fizemos contratações e focamos na competição continental. E quando o CORINTHIANS faz isso, cos-tuma se dar bem. Fizemos bonito na primeira fase e classificamos com a melhor campanha.

Agora pegamos pela frente o Flamengo, um ad-versário de tradição e complicado. Mas confesso que embora não tenhamos saído com um grande placar do Maracanã, temos tudo para fazer valer o fator cam-po e sairmos classificados do Pacaembu. O Ronaldo, que não foi bem na primeira partida, será o homem do jogo e decidirá a nosso favor.

Rodrigo Molina Augusto (22 anos)

Participe, mande também a sua opinião sobre o seu time para o e-mail: [email protected]

Ronaldo, o Fenômeno irá se redimir hoje!

Fala, Corneta

Rodrigo (à esq.) posa ao lado do zagueiro Diego, atualmente no Ceará.

Page 8: Corinthians x Flamengo

mosquetinho

Para colorir! Mosquetinho

Olá, amiguinho! Use seu lápis de cor para pintar o desenho abaixo.

Page 9: Corinthians x Flamengo
Page 10: Corinthians x Flamengo

personagem

É o momento de brilhar Vai, Ronaldo!

Fenômeno já cansou de mostrar que sabe o caminho do sucesso nas grandes decisões

personagem

Ronaldo contra Adriano. Corinhians versus Fla-mengo. O duelo final deste mata-mata da Copa Li-bertadores, que vale vaga para as quartas de final, tem tudo para ser decidido por dois dos maiores arti-lheiros do futebol na atualidade. O Imperador levou a melhor no primeiro jogo, mas o TIMÃO está vivo.

Será um verdadeiro confronto de “titãs” e agora será na nossa casa e com Ronaldo empolgadíssimo para mostrar, mais uma vez, que o seu coração pulsa como um alvinegro legítimo, no bando de loucos.

Prova disso, o Fenômeno já deu. Ano passado, o artilheiro fechou acordo para a renovação de contra-to e anunciou que, no final de 2011, vai pendurar as chuteiras no Parque São Jorge.

“O sonho que eu tinha [de jogar pelo Flamengo] acabou. O amor que eu sempre tive pelo Flamengo está completamente de lado agora. Sou corintiano e vou encerrar a minha carreira aqui”, promete.

O craque faz questão de exaltar o apoio da Fiel torcida como fundamental para a sua transformação em um membro da fanática torcida corinthiana.

“A torcida me rece-beu de braços abertos, soube me aceitar e pude corresponder muitas vezes em campo fazendo muitos gols. Quando você está no Pacaembu vê realmente o que é ser corinthiano. Eles são incríveis, tor-cem o tempo todo”

Por causa desse incentivo dos torcedores, R9 tem feito todo o esforço para não deixar que escape do clube o título da Libertadores. Porém, ele lembra que não pode ser encarado o fim do mundo se o projeto não terminar como esperado.

“Só o fato de jogar no Corinthians, no ano do centenário, já representa uma pressão muito grande. Não precisamos acrescentar mais nada a isso”, alerta Ronaldo, mostrando que o grupo sabe o peso da res-ponsabilidade.

“A gente sabe que, pela grandeza do Corinthians, sempre é preciso ganhar tudo, mas estamos dando prioridade para a Libertadores e temos totais condi-ções de buscar esse título”, aposta o Fenômeno.

10 c o r i n t h i a n s

Page 11: Corinthians x Flamengo

Fenômeno será embaixador corinthiano

Após pendurar as chuteiras no final da próxima temporada,

Ronaldo não vai abandonar o nosso TIMÃO. No acordo para a

renovação de contrato, o atacante acertou que exercerá a função de embaixador corinthiano até 2021.

Nesta função, Ronaldo vai ajudará a internacionalizar a marca

CORINTHIANS acompanhando o time em amistosos e também terá como tarefa estreitar as relações

com clubes do exterior, dos quais ele defendeu na sua carreira de jogador, casos de Real Madrid,

Barcelona, Inter e Milan.

Ronaldo no Timão54 jogos

28 gols

Page 12: Corinthians x Flamengo

elenco

Salve o Corinthians,

o campeão dos campeões,

Eternamente

dentro dos nossos corações.

Salve o Corinthians

de tradição e glórias mil;

tu és o orgulho

dos esportistas do Brasil.

teu passado é uma bandeira,

teu presente, uma lição

Figuras entre os primeiros

do nosso esporte bretão.

Corinthians grande,

Sempre Altaneiro

És do Brasil

o clube mais brasileiro.

Sport ClubeCorinthians PaulistaFundação: 14 de abril de 1912

Mascote: Mosqueteiro

Hino Oficial

Felipe Julio César Rafael Santos

Chicão William Paulo André

Leandro Castan Renato Alessandro

Balbuena Roberto Carlos

14/3/1989 - 1,89 M

20/8/1983 - 1,88 M

10/1/1979 - 1,78 M

10/4/1973 - 1,68 M

22/2/1984 - 1,90 M

3/6/1981 - 1,82 M

5/11/1986 - 1,84 M

20/11/1980 - 1,80 M

27/10/1984 - 1,84 M

24/8/1976 - 1,91 M

4/5/90 - 1.85 M

rafael de Carvalho Santos

Paulo André Cren Benini

Alessandro Mori Nunes

roberto Carlos da Silva

Luis Felipe V. dos Santos

Anderson S. Cardoso

Leandro Castan da Silva

Edgar Gabriel Balbuena

Goleiro

Zagueiro

Zagueiro

Lateral-direito

Goleiro

Zagueiro

Zagueiro

Goleiro

Zagueiro

Lateral-direito

Lateral-esquerdo

Julio César de Souza Santos

William M. de oliveira

renato de Araújo C. Júnior

Moacir

14/2/86 - 1.84 M

Lateral-direitoMoacir Costa da Silva

Lege

nda:

titul

ar o

ure

serv

ano

ta n

apa

rtid

a10

12 c o r i n t h i a n s

Page 13: Corinthians x Flamengo

Escudero

Jucilei

Ralf

Paulinho

Edu Gaspar Elias

Marcelo Mattos

Boquita Defederico

Edno Tcheco

Danilo Morais

Jorge Henrique Dentinho

Souza

Iarley

Dodô

Ronaldo Mano Menezes

9/6/1984 - 1,82 M

25/7/88 - 1,75 M

16/5/1985 - 1,72 M

23/8/1989 - 1,71 M

11/4/1976 - 1,80 M

23/4/1982 - 1,69M

4/3/1982 - 1,74 M

11/6/1962

12/4/1983 - 1,93 M

10/2/1984 - 1,79 M

11/6/1979 - 1,86 M

28/3/1974 - 1,70 M

6/4/1988 - 1,85 M

16/5/1978 - 1,89 M

7/4/1990 - 1,79 M

31/5/1983 - 1,81 M

17/7/1984 - 1,75 M

19/1/1989 - 1,76 M

6/2/1992 - 1,77 M

22/9/1976 - 1,83M

ralf de Souza teles

José Paulo Bezzera Júnior

Elias Mendes trindade

Matias Adrian defederico

Anderson Simas Luciano

Jorge Henrique de Souza

rodrigo de Souza Cardoso

Luis Antônio V. de Menezes

Sergio Escudero

Marcelo de Mattos terra

danilo Gabriel de Andrade

Pedro iarley Lima dantas

Lateral-esquerdo

Volante

Meia

Atacante

Volante

Volante e Meia

Meia

Meia

Meia

Atacante

Lateral-esquerdo

Atacante

Volante

Volante

Volante e Meia

Meia e Atacante

Meia

Atacante

Atacante

Técnico

Jucilei da Silva

Eduardo Cesar d. Gaspar

rafael Aparecido Silva

Edno roberto Cunha

Manoel Morais Amorim

Bruno Ferreira Bonfim

José rodolfo Pires ribeiro

ronaldo Luis N. de Lima

Page 14: Corinthians x Flamengo

14 c o r i n t h i a n s

adversário

amor vem aí

Eles não são de brincadeira. O Flamengo tem uma das duplas de atacantes mais perigo-sas do futebol brasileiro. Adriano e Vagner Love quando estão inspirados dão muito trabalho aos defensores.

Como já é costume no futebol carioca, os

dois viraram peça de marketing dos torcedores flamenguistas que os batizaram de o “Império do Amor”. Adriano trouxe da Itália o apelido de Imperador e Vagner começou a ficar famoso no Palmeiras quando agregou ao seu nome o Love.

Rubro-negros declarados, a dupla se completa. Adriano pelo seu porte físico é um “tanque” dentro da área e precisamos ficar atentos para não deixar que os cruzamentos o alcancem. Artilheiro no Campeonato Carioca, Love é o atacante “chato”. Não guarda posição, é rápido, habilidoso e chuta com os dois pés.

Adriano mostrou serviço no primeiro jogo e marcou o gol da vitória, de pênalti. Love foi uma figura apagada e promete ser mais ativo neste segundo jogo, de volta ao Pacaembu.

Entre os coadjuvantes, o Flamengo tem dois bons laterais, Leonardo Moura e Juan, que sobem muito ao ataque e costumam ajudar para que o “Império do Amor” receba as bolas em condição de bater para o fundo das redes.

Neste duelo, o rubro-negro tentará repetir a façanha da Copa Libertadores de 1991 quan-do nos eliminou dentro da nossa casa, mas, desta vez, o nosso time estará muito ligado e pronto para evitar grande surpresas.

Império do

Rubro-negro aposta nos seus matadores

Page 15: Corinthians x Flamengo

Plantel do AdversárioClube de Regatas do Flamengo Técnico rogério Lourenço

Goleiros

BrunoMarcelo LombaPaulo Victor

Laterais-direitos

Leonardo MouraEverton Silva

Meias

KlebersonPetkovicFierroLenonMichaelramon

Atacantes

AdrianoVagner LoveBruno MezengaVinícius Pachecodênis Marques

Zagueiros

Álvaroronaldo AngelimdavidFabrícioWelinton

Laterais-esquerdos

Juanrodrigo Alvim

Volantes

toróWilliansMaldonadoFernandorômulo

c o r i n t h i a n s 15

03 jogosnenhuma vitória1 empate

2 derrotas1 gols pró4 gols contra113 jogosCorinthians

x Flamengo

43 vitórias 23 empates 47 derrotas 174 gols pró 186 gols contra

Copa Libertadores

Dados gerais no confronto

Page 16: Corinthians x Flamengo

Corinthiansx

Atlético-PRData Jogo Local Hora Torneio

16/5 Grêmio x Corinthians olímpico 16h Campeonato Brasileiro

23/5 Corinthians x Fluminense a definir 16h Campeonato Brasileiro

26/5 G. Prudente x Corinthians Eduardo José Farah 21h50 Campeonato Brasileiro

30/5 Corinthians x Santos Pacaembu 16h Campeonato Brasileiro

3/6 Corinthians x internacional Pacaembu 21h Campeonato Brasileiro

6/6 Botafogo x Corinthians João Havelange 16h Campeonato Brasileiro

9 de maio - A Definir - 16h

Próximos Jogos

16 c o r i n t h i a n s

Page 17: Corinthians x Flamengo

competições

Campeonato BrasileiroPrimeira Fase

c o r i n t h i a n s 17

9/5 - Domingo - 16hCorinthians x Atlético-PR

30/5 - Domingo - 16hCorinthians x Santos

18/7 - Domingo - 16hSão Paulo x Atlético-MG

8/8 - Domingo -16hCorinthians x Flamengo

29/8 - Domingo - 16hCorinthians x Vitória

16/5 - Domingo - 16hGrêmio x Corinthians

3/6 - Quinta-Feira - 21hCorinthians x Internacional

21/7 - Quarta-Feira - 21h50Atlético-GO x Corinthians

15/8 - Domingo - 16hAvaí x Corinthians

1/9 - Quarta-Feira - 21h50Vasco x Corinthians

23/5 - Domingo - 16hCorinthians x Fluminense

6/6 - Domingo - 16hBotafogo x Corinthians

25/7 - Domingo - 18h30Corinthians x Guarani

22/8 - Domingo - 18h30Corinthians x São Paulo

4/9 - Sábado -18h30Corinthians x Goiás

26/5 - Quarta-Feira - 21h50Grêmio Prudente x Corinthians

14/7 - Quarta-Feira - 21h50Ceará x Corinthians

1/8 - Domingo - 16hPalmeiras x Corinthians

25/8 - Quarta-Feira - 21h50Cruzeiro x Corinthians

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

1ª Rodada

5ª Rodada

9ª Rodada

13ª Rodada

17ª Rodada

10ª Rodada

2ª Rodada

14ª Rodada

6ª Rodada

18ª Rodada

11ª Rodada

3ª Rodada

15ª Rodada

7ª Rodada

19ª Rodada

12ª Rodada

4ª Rodada

16ª Rodada

8ª Rodada

1 9 0 9

A Definir

Pacaembu

Pacaembu

Pacaembu

Pacaembu

A Definir

João Havelange

Pacaembu

Pacaembu

Pacaembu

Olímpico

Pacaembu

Serra Dourada

Ressacada

São Januário

Eduardo José Farah

Castelão

Pacaembu

Mineirão

Jogos do primeiro turno do Campeonato Brasileiro

2010. Será consagrado campeão o time que

possuir o maior número de pontos no final do torneio

em dezembro de 2010

Page 18: Corinthians x Flamengo

libertadores

Oitavas de final

Regulamento

Finais

18 c o r i n t h i a n s

desde as oitavas de final até a semifinal, os gols fora de casa definirão o classificado caso haja igualdade no saldo de gols da partida. Em caso de dois empates com o mesmo placar, a disputa por pênaltis é que definirá quem avança para a

fase seguinte. Vence o time com o maior números de gols convertidos durante as cobranças. Se na decisão uma das equipes for do México, a primeira partida da final será obrigatoriamente em território mexicano.

27/4 - 21h50

29/4 - 21h15**

Corinthians x Flamengo

Universidad (CHI) x A. Lima

5/5 - 21h50

5/5 - 21h50

27/4 - 21h50

29/4 - 23h50**

Vélez Sarsfield x Chivas

Libertad x Once Caldas

5/5 - 21h50

5/5 - 21h50

28/4 - 19h30

29/4 - 21h50**

São Paulo x Universitario

Nacional (URU) x Cruzeiro

4/5 - 19h30

5/5 - 21h50

27/4 - 20h45

28/4 - 21h50

Estudiantes x San Luis (MEX)

Internacional x Banfield

5/5 - 21h50

5/5 - 21h501 9 0 9

1 9 0 9

1

0

3

0

0

3

3

0

0

1

0

0

0

0

1

1

Page 19: Corinthians x Flamengo

o futebol é o grande entretenimento do brasi-leiro. o projeto de lei antiviolência está em pauta no Senado para justamente tirar os brigões dos es-tádios. Ele será posto em vigor pelo Governo Fede-ral nesse primeiro semestre. Portanto, avalie bem se vale à pena promover a baderna, atirar algo no campo ou até mesmo invadí-lo.

Art. 18 - os estádios com capacidade su-

perior a 20 mil pessoas deverão manter cen-

tral técnica de informações com infraestrutu-

ra suficiente para viabilizar o monitoramento

por imagem do público presente.

Art.19 - As entidades responsáveis pela

organização da competição, bem como os

seus dirigentes respondem solidariamente

com as entidades e seus dirigentes, indepen-

demente da existência de culpa, pelos pre-

juízos causados ao torcedor que decorram de

falhas de segurança nos estádios ou inobser-

vância no disposto deste capítulo.

Estatudo do TorcedorChega de violência

Se você pudesse estar no gramado, qual função escolheria? Certamente não seria a de juiz ou bandeirinha. Além das profissões formais, as pessoas nesses “cargos” se dedicam a legitimar o resultado do jogo. Se você vai reclamar, faça dentro dos limites da desportividade, e com conhecimento da regra do jogo.

Trégua, juizão

O jogador que irá substituir um companheiro

só poderá entrar pelo meio do campo.

Verdade. Após comunicar o quarto

árbitro qual jogador deixará a partida,

o substituto deverá entrar pela linha

do meio-campo e após uma paralisação

da partida.

Realidade MitoO árbitro não pode permitir que um

jogador de linha troque de posição com o goleiro.

incorreto. Qualquer jogador poderá trocar de lugar com o goleiro desde que o juiz seja informado e que a mudança ocorra durante uma paralisação do jogo.

Page 20: Corinthians x Flamengo