Download - DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DO PINHEIRO...Multidisciplinar e interinstitucional, o documento é regulamentado pela Lei 12.608/2012, que institui a Política Nacional de Proteção

Transcript
Page 1: DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DO PINHEIRO...Multidisciplinar e interinstitucional, o documento é regulamentado pela Lei 12.608/2012, que institui a Política Nacional de Proteção

POSTO DE COMANDOQUARTEL DO EXÉRCITO

CASA VIEIRA

CEPA

TERMINAL DO SANATÓRIO

PRAÇA LUCENA MARANHÃO

SEDE DO IMA/AL

VOLKSWAGEN | HYUNDAI

PLANO DE CONTINGÊNCIADE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DO PINHEIRO

PLANO DE CONTINGÊNCIA

O Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Placon) é um instrumento legal determinado pelo Governo Federal para qualquer situação de risco à população. Multidisciplinar e interinstitucional, o documento é regulamentado pela Lei 12.608/2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, e a sua elaboração é de responsabilidade do Município, contando o apoio e suporte do Estado e da União. O Placon estabele-ce os procedimentos a serem adotados pelas instituições envolvidas direta ou indiretamente nas ações de alerta, socorro, assistência e restabelecimento, também como ser compreensível pela comunidade afetada, de forma a prevenir e reduzir os danos e prejuízos decorrentes de um desastre.

GRUPOS DE TRABALHO

Os grupos de trabalhos do Placon são compostos por equipes técnicas e operacionais da Prefeitura de Maceió, do Governo do Estado e do Governo Federal, que, conjuntamente, serão responsáveis pelas medidas emergenciais caso seja necessário.

COORDENAÇÃO GERAL

PREFEITO E GOVERNADOR

COORDENAÇÃO EXECUTIVA

TÉCNICOS DA PREFEITURA DE MACEIÓE D E GOVERNO DO ESTADO

ASSESSORIA TÉCNICA

TÉCNICOS DO GOVERNO FEDERALCPRM | ANM | DEFESA CIVIL NACIONAL

GRUPOOPERACIONAL

GRUPOLOGÍSTICA

GRUPO AÇÃO SOCIAL E ABRIGOS

GRUPO SERVIÇOS EINFRAESTRUTURA

GRUPO COMUNICAÇÃO

ATIVAÇÃO

O Placon será ativado sempre que forem constatadas as condições e pressupostos que caracterizam um dos cenários de risco previstos.

PARÂMETROS PARA ATIVAÇÃO DO PLACON

Quando os técnicos da Defesa Civil de Maceió constatarem riscos nos cenários (�ssuras) que evidenciem necessidade de evacuação.

RISCOS NOSCENÁRIOS

Quando houver previsão meteorológica que apresente a possibilidade real de ocorrer de eventos que possam causar danos à população.

PREVISÃODO TEMPO

Quando forem constados, pelos técnicos das Defesas Civis de Maceió e/ou do estado de alagoas, danos humanos.

DANOSHUMANOS

QUEM DEVE ATIVAR O PLACON

AGENDA DO SIMULADO DO PLACON

O Plano de Contingência poderá ser ativado pelo secretário de Defesa Civil de Maceió e/ou pelo Coordenador Estadual de Defesa Civil. Ocorrências pontuais serão acionadas e gerenci-adas inicialmente pelo coordenador operacional do Corpo de Bombeiros por meio do 193.

ÁREAS DE INSTABILIDADE

ÁREA TOTAL

A região do bairro Pinheiro foi subdividida em quatro áreas levando em consideração o risco de subsidência, que representa a possibilidade de acomodação do solo. Ao todo, o Serviço Geológico do Brasil listou 26 áreas, divididas em muito alto risco - vermelha (493 imóveis), alto risco - laranja (1.158 imóveis), médico risco - amarela (325 imóveis) e baixo risco - azul (3.456 imóveis), totalizando 5.432 imóveis na região afetada pelas �ssuras. Nesta região, a população é de 20.099 habitantes.

ÁREA VERMELHA

ÁREA LARANJA ÁREA AMARELA

ÁREA VERMELHA - MUITO ALTO RISCO

CENÁRIOS DE RISCO

REUNIÃO DE ALINHAMENTO

ÁREA LARANJA - ALTO RISCO

ÁREA AMARELA - MÉDIO RISCO

ÁREA AZUL - BAIXO RISCO

IMÓVEIS

493

1.158

325

3.456

1.824

4.285

1.203

12.787

POPULAÇÃO

ROTAS DE FUGA E PONTOS DE ENCONTRO

As rotas de fuga são as vias que a população deve recorrer caso o Plano de Contingência seja ativado. Os pontos de encontro são os locais que os moradores devem se dirigir para rece-ber atendimento caso o Plano de Contingência seja ativado.

TREINAMENTO SIMULADO

Para orientar a população sobre o Plano de Contingência, será realizado um treinamento

simulado no dia 23 de janeiro de 2019, a partir das 14 horas, com ponto de encontro no CEPA. Para alinhar o treinamento, uma reunião será realizada no dia 05 de fevereiro de 2019, às 09 horas, no Quartel do Exército, na Avenida Fernandes Lima. No dia 21 de fevereiro, o Plano será novamente apresentado para execução no dia 23 de fevereiro.

APRESENTAÇÃO DO PLACON

SIMULADO DE TREINAMENTO

DIA 05/02/2019 | 09H | NO 59º BIMTZ

DIA 20/02/2019 | 09H | NO 59º BIMTZ

DIA 23/02/2019 | 14H | NO CEPA