Download - Dia do Médico - Hospital Assunção · colaboradores das áreas de Faturamento, Glosas, Central de Prontuários e Central de OPME participaram do Curso de Capacitação em Contas

Transcript
Page 1: Dia do Médico - Hospital Assunção · colaboradores das áreas de Faturamento, Glosas, Central de Prontuários e Central de OPME participaram do Curso de Capacitação em Contas

ANO XIV Nº 163 OUTUBRO/2009

Dia do MédicoÉ hora de conhecer e valorizar o profissional que faz de tudo para cuidar da nossa saúde

Lazer: Alô, criançada. Esta edição traz passatempos para vocês

Alimentação Saudável: Potássio: amigo de quase todos

Page 2: Dia do Médico - Hospital Assunção · colaboradores das áreas de Faturamento, Glosas, Central de Prontuários e Central de OPME participaram do Curso de Capacitação em Contas

2 - vide bula - outubro

PordentrodoHospital

Encontro de Enfermagem em Centro Cirúrgico

Ser médico é um privilégio

Vide Bula é uma publicação mensal do

Hospital e Maternidade Brasil Rua Cel. Fernando Prestes, 1.177 Santo André - Tel.: 11 2127-6666.

COMISSÃO DE APOIO DO JORNAL:

Alessandro L. Medeiros (Supervisor

de Materiais) - Sra. Amábile

Maria Boschetti Zucoli (Conselho

Administrativo) - Ana Cristina O.

Gargalac (Assessora da Qualidade)

- Arleine Almeida de Carvalho (Sup.

de Nutrição) - Kelly Simone Lopes

(Enf. de Educação Continuada) - Dr.

Chady Satt Farah (Diretor Clínico) -

Gracy Kelly Magalhães Eloi (Analista

de Marketing Jr.) - Márcia L. Pimenta

(Gerente de Hotelaria) - Carla Farias

(SADT) - Daniela Cristina Cândido

(Depart. Comercial) - Sidnei Marini

(Gerente de RH).

COORDENAÇÃO E PRODUÇÃO EDITORIAL:

Salsanova Comunicação e Marketing Ltda. Rua Xavier de Toledo, 394 sl 61

Centro - Santo André - SP CEP: 09010-130 - Tel.: 11 4979-5523

www.salsanova.com.br

DIRETORES: Fernanda De Angelis, Regis Amedi

CONSULTORIA EDITORIAL:Carolina Picanço

(MTB. 45.311)

REDAÇÃO:

Ana Paula Florentino

(MTB. 50.061)

DIRETOR DE CRIAÇÃO: Leandro Hataka

DIAGRAMAÇÃO:

Ivan Vieira

ILUSTRAÇÃO:

Larissa Tschernev Daderio

FOTOLITO E IMPRESSÃO:

Gráfica Mais e Editora Ltda. Tiragem: 6.000 - As opiniões e conceitos emitidos neste veículo são de

responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente,

a filosofia da empresa.

[email protected]

Estar a serviço da humanidade é um dos princípios da medicina. Neste mês, em que comemoramos o Dia do Médico – 18 de outubro, nós do corpo clínico do Hospital e Maternidade Brasil nos sentimos honrados e felizes por estar exercendo da melhor forma o nosso papel na região do Grande ABC.

Prezamos pela segurança, pela ética, pela responsabilidade, pela inovação e pelo resultado em nossas atitudes profissionais e, aliados à nossa vocação, esses quesitos formam um conjunto de valores essenciais aos profissionais que, diariamente, são responsáveis pela saúde de milhares de pessoas.

O Dia do Médico surgiu em homenagem a São Lucas, que foi médico, pintor, músico e historiador. Tornou-se nosso padroeiro por causa da variedade de atividades que exercia, servindo como referência à profissão do médico que, em sua rotina, também exerce mais de um papel na vida do paciente, seja como amigo, conselheiro, diagnosticando ou medicando: estamos a serviço da humanidade.

Desde que o Hospital e Maternidade Brasil foi criado, nosso corpo clínico se mantém em constante atualização e aperfeiçoamento e, devido à evolução dos nossos serviços, atualmente conta com o que há de mais avançado no campo da medicina.

Para nós, isso é um privilégio, principalmente porque temos a certeza de que, a cada dia, podemos dar o nosso melhor no atendimento de cada paciente.

Acredito que comemorar o Dia do Médico seja lembrar ao profissional que, acima de tudo, ele é um ser humano e que também precisa de atenção e cuidados.

Dr. Chady Satt Farah

Diretor Clínico do Hospital e

Maternidade Brasil

2 - vide bula - outubro

Colaboradores participamde Curso de CapacitaçãoPara melhorar, ainda mais, as análises e o entendimento de contas hospitalares, colaboradores das áreas de Faturamento, Glosas, Central de Prontuários e Central de OPME participaram do Curso de Capacitação em Contas Hospitalares e Técnicas de Faturamento, ministrado pelo Dr. Rogério Mota, da Rmota Consultoria em Saúde.

Entre os dias 21 e 23 de setembro, profissionais de enfermagem e colaboradores do HMB reuniram-se durante o IV Encontro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Pós-Anestésica e Central de Materiais e Esterilização, no Espaço Cultural do HMB. Pautado pelo tema “SERVIR com Excelência na Assistência de Enfermagem no período Perioperatório”, o evento contou com palestras de médicos e enfermeiros convidados.

Page 3: Dia do Médico - Hospital Assunção · colaboradores das áreas de Faturamento, Glosas, Central de Prontuários e Central de OPME participaram do Curso de Capacitação em Contas

vide bula - outubro - 3

13 de outubro: DIA DO FISIOTERAPEUTA

Prepare-se para o Encontro de Enfermagem Materno-Infantil

O VIII Encontro de Enfermagem Materno-Infantil, que irá acontecer entre os dias 19 e 21 de outubro, será pautado pelo tema “SERVIR para apoiar e acolher: família, mãe e bebê”.

Destinado aos profissionais e estudantes de enfermagem e aos profissionais do HMB, o evento tem como objetivo atualizar o público presente. Durante os três dias de encontro, serão realizadas palestras sobre a saúde da mulher das 14h30 às 17h, no Espaço Cultural do HMB.

Para mais informações e inscrições, ligue para 2127-6572 (Educação Continuada) ou 2127-6570 (Thaís).

Este mês também é de comemorações para os fisioterapeutas. Desde 13 de outubro de 1969, quando foi estabelecida pelo Decreto Lei nº 938 a Legislação que regulamentou a atividade do fisioterapeuta como profissional de saúde, com formação acadêmica superior, a data passou a ser oficialmente considerada como o Dia do Fisioterapeuta.

A primeira fisioterapeuta contratada pelo Hospital e Maternidade Brasil, em 1989, foi a Betânia Sampaio B. Pereira, atual encarregada do setor de Fisioterapia de Internados do HMB. Hoje em dia, a equipe é formada por 27 profissionais efetivos, além dos temporários contratados em setembro para atender ao aumento da demanda de pacientes e melhorar, ainda mais, o atendimento prestado em conjunto com neurologistas, pediatras, cardiologistas, ortopedistas, clínicos, pneumologistas e intensivistas.

Betânia conta que, quando a profissão foi regulamentada, os profissionais ainda contavam com um campo restrito de trabalho em todo o país. “Nossa atuação foi se expandindo com o passar dos anos e, hoje em dia, atuamos em todas as áreas da fisioterapia motora e respiratória”, explica. A situação também melhorou quando foi criado o Conselho

Betânia Sampaio B. Pereira

Os Bancos de Sangue estão carentes de sangue, o mundo carente de amor...Se você tem entre 18 e 65 anos e pesa 50 kg ou mais, demonstre seu amor. Doe sangue e salve até quatro vidas de uma só vez. Doe sangue! Isso é um ato de amor!

Serviço de Hemoterapia do HMB - Rua Votuporanga, 115 - Santo André - Tel.: 2127-6656

Federal (Coffito) e Regional (Crefito) de fisioterapia, para regulamentar e reger a profissão, assegurando garantias trabalhistas aos profissionais.

Embora muitas pessoas associem a fisioterapia à prática de exercícios para recuperação de movimentos físicos (fisioterapia motora), a profissão vai muito além disso. Os fisioterapeutas atuam também na prevenção e na reabilitação de complicações respiratórias dos pacientes nas Unidades de Internação e nas Unidades de Terapia Intensiva. ”Por isso, é importante que o profissional tenha um conhecimento específico e pós-graduação em fisioterapia hospitalar, além de perfil dinâmico e pró-ativo, pois está constantemente estimulando o paciente, que precisa de motivação para fazer os exercícios e se

recuperar”, ressalta Betânia.

Dois eventos anuais promovem o debate e a atualização profissional no HMB: o Simpósio de Fisioterapia, realizado no primeiro semestre e direcionado também a médicos e enfermeiros, e o Encontro de Fisioterapia, que reúne os profissionais do Hospital em um

evento interno. Neste ano, irá acontecer no próximo dia 23.

vide bula - outubro - 3

PordentrodoHospital

Page 4: Dia do Médico - Hospital Assunção · colaboradores das áreas de Faturamento, Glosas, Central de Prontuários e Central de OPME participaram do Curso de Capacitação em Contas

4 - vide bula - outubro

Capa

Médicos salvam vidasMas, você sabe como eles se preparam para isso?

Até estarem preparados para ter em mãos tamanha responsabilidade, os médicos

trilham uma trajetória intensa de estudos, marcada pela dedicação extrema à profissão.

Conheça um pouco dessa jornada.

A medicina é uma das carreiras mais tradicionais e concorridas nos vestibulares. No vestibular 2009 da Fuvest, o mais disputado do país, foram 13.379 inscritos para as 375 vagas do curso de Medicina e Ciências Médicas. Uma média de 34,97 candidatos por vaga.

Na maioria das faculdades o curso dura seis anos,

período de estudos ininterruptos, realizados

em tempo integral, com muitos trabalhos,

seminários e pesquisas a fazer, além dos

plantões em hospitais. Uma época em

que, devido à dedicação extrema, o futuro

médico abre mão do lazer, futebol, balada e

até do descanso.

Durante os dois anos de residência médica, realizada após a graduação, é que o profissional irá aprofundar os conhecimentos em uma especialização.

Quem segue a carreira tem de estar sempre atualizado sobre novas drogas, terapias e equipamentos hospitalares. Diariamente faz diagnósticos, análise de exames, cirurgias e indicação de medicamentos, além de participar de programas de prevenção e de planejamento de saúde coletiva.

Page 5: Dia do Médico - Hospital Assunção · colaboradores das áreas de Faturamento, Glosas, Central de Prontuários e Central de OPME participaram do Curso de Capacitação em Contas

vide bula - outubro - 5

A essa altura, já formado, o profissional é um

orgulho para a família. No entanto, mesmo

com o status social que a profissão carrega, a

medicina também é marcada por dificuldades:

cansados, os médicos têm de cumprir uma carga

horária puxada, muitas vezes sem receber um

salário digno.

Atualmente, os pacientes estão cada vez mais atualizados e bem informados. Em alguns casos, pesquisam sobre os seus sintomas na Internet, antes mesmo de se consultarem com um profissional - que estudou durante anos para poder dar o diagnóstico preciso.

Em 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico. Não deixe de parabenizar esse profissional, agora que você já sabe o quanto ele se esforçou para poder, hoje, cuidar da sua saúde.

O médico deve estar disponível em tempo integral para cuidar de vidas. Mesmo com o ritmo de trabalho acelerado, prezam pela dedicação, interesse pelo próximo, responsabilidade e ética em suas ações. Salvar vidas é a maior recompensa que recebem após tanto esforço.

Page 6: Dia do Médico - Hospital Assunção · colaboradores das áreas de Faturamento, Glosas, Central de Prontuários e Central de OPME participaram do Curso de Capacitação em Contas

6 - vide bula - outubro

AlimentaçãoSaudável

É fato que o potássio é essencial para o organismo humano. No entanto, o consumo desse mineral deve ser evitado por quem sofre de insuficiência renal

Fundamental para a manutenção e equilíbrio da quantidade de líquido no corpo humano, o potássio é um mineral parceiro do cálcio no controle das atividades dos nervos e dos músculos de todo o corpo, inclusive os do coração.

Quando atividades físicas são praticadas, o corpo perde uma quantidade significativa de líquido, principalmente durante a transpiração. Junto com o líquido, também são eliminados minerais, entre eles o potássio. Por isso que, em algum momento, ao sentir câimbras ou outras dores musculares, você já deve ter ouvido o seguinte comentário: “coma uma banana, faz bem” - já que se trata de uma das frutas com a maior quantidade desse mineral, que precisa ser reposto no organismo. O uso de diuréticos pode causar perda de potássio, assim como dor de cabeça pode ser um sintoma da falta de potássio e magnésio.

No entanto, o que pouca gente sabe é que, ao mesmo tempo em que a reposição do potássio é necessária, o consumo em excesso não é recomendado para quem sofre de insuficiência renal. Devido ao mau funcionamento dos rins, o excesso de potássio deixa de ser eliminado por esses órgãos, podendo causar fraquezas musculares e contrações enfraquecidas ou totalmente paralisadas (parada cardíaca). O ideal é que pessoas com problemas renais procurem orientação de profissionais especializados, tomando algumas precauções:

Evite alimentos ricos em potássio, como melão, maracujá, laranja pêra, ameixa preta ou vermelha, amora, mamão, figo, tamarindo, uva, abacate, lima da pérsia, banana nanica, banana prata, banana d’água, damasco, batata inglesa, batata doce, milho verde, cenoura, beterraba, acelga, aipo, couve manteiga, couve flor, palmito em conserva, rabanete, tomate, almeirão, brócolis, espinafre, mandioca, mandioquinha e chicória;

Prefira frutas (sem casca), verduras e legumes cozidos.

Também é importante estar atento à quantidade de potássio que cada alimento contém, lembrando que a ingestão adequada para adultos é de, no mínimo, 2000 miligramas por dia.

: AMIGO DE QUASE TODOS

Alimento Porção Quantidade de Potássio

Banana nanica

1 unidade média 467 mg

Tomate 1 unidade média 273 mg

Laranja 1 unidade média 237 mg

Espinafre cozido

½ xícara 419 mg

Ameixa seca ½ xícara 533 mg

6 - vide bula - outubro

Page 7: Dia do Médico - Hospital Assunção · colaboradores das áreas de Faturamento, Glosas, Central de Prontuários e Central de OPME participaram do Curso de Capacitação em Contas

vide bula - outubro - 7

Lazer

Em comemoração ao Dia das Crianças, 12 de outubro, o Vide Bula traz, nessa edição, passatempos educativos para que a garotada se divirta.Pegue o seu lápis e mãos à obra!

Alô, criançadaAlô, criançadaAlô, criançada

Jogo dos 7 erros

Para colorir Ligue os pontos

vide bula - outubro - 7

1

23

4

5

6

7

89

1011 12

13

1415

1716

18

1920

21

222324

2526

Page 8: Dia do Médico - Hospital Assunção · colaboradores das áreas de Faturamento, Glosas, Central de Prontuários e Central de OPME participaram do Curso de Capacitação em Contas

8 - vide bula - outubro

Súbito é o que acontece de repente, de forma inesperada, rápida e imprevisível. Entendendo o significado dessa palavra, podemos compreender como acontece a morte súbita, um tipo de morte que faz como vítimas pessoas sadias ou doentes em um período de, no máximo, 24 horas. Esse tempo é contado a partir do momento em que são percebidos os sintomas caracterizados por dor semelhante a uma queimação forte na região central do tórax, que pode se estender até o pescoço e dorso e durar mais de 20 minutos. Tudo pode acontecer tão rápido que justifica o fato de as vítimas serem encontradas já falecidas no local, sem que nenhuma outra pessoa tenha testemunhado o acontecimento.

Saúde

Surpresa nada agradável

É possível evitar

Mais comum entre pessoas com mais de 40 anos de idade, a morte súbita é rara entre jovens e crianças. Estão no perfil de risco os diabéticos, fumantes, obesos, pessoas com alto índice de colesterol ou que tenham histórico familiar de doenças cardiovasculares, além daquelas que são vítimas do estresse e da depressão.

Medidas preventivas podem ser tomadas por essas pessoas, de modo que a morte súbita seja evitada ao máximo. “A mais efetiva visa a mudança do estilo de vida, que inclui uma alimentação pobre em colesterol, sal e açúcar e rica em fibras vegetais, além da realização regular de exercícios físicos”, esclarece Dr. Igor.

Uma boa notícia - e que nos faz refletir sobre a importância do socorro imediato - é que há chances significativas de evitar a morte súbita se a vítima de infarto do miocárdio for atendida prontamente por um médico, assim que perceber dores suspeitas. “Nos primeiros 10 minutos após a parada cardíaca, o procedimento mais eficaz é a compressão torácica contínua, seguida de cardioversão por choque elétrico, sem a necessidade de respiração boca-a-boca nesse período inicial. Em seguida, a vítima deve ser imediatamente encaminhada ao serviço de urgência de um hospital”, ressalta o cardiologista.

Responsável por um dos índices mais altos de causa de óbitos no Brasil, a morte súbita pode ser evitada se medidas preventivas forem tomadas e se o socorro imediato for prestado à vítima

Na maioria dos casos, a morte súbita está relacionada às causas cardiovasculares, em especial à doença coronariana. “O infarto do miocárdio é a mais importante manifestação da doença arterial coronariana e a principal causa da morte cardíaca súbita imediata, também conhecida como parada cardíaca”, explica o Dr. Igor Alexander de Souza, cardiologista do Hospital e Maternidade Brasil. De acordo com o DATASUS - Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, 32,8% dos 946.148 óbitos registrados em 2006 no Brasil aconteceram devido a doenças cardiovasculares. Esse índice é duas vezes maior que o da mortalidade decorrente do câncer, três vezes maior que a mortalidade por doenças respiratórias e oito vezes por doenças infecciosas.