Download - Diabetes

Transcript
Page 1: Diabetes

DiabetesDiabetes

Marco Teixeira H. EnomotoMarco Teixeira H. Enomoto9º Período Farmácia e Bioquímica.9º Período Farmácia e Bioquímica.

Dezembro 2007.Dezembro 2007.

Page 2: Diabetes

O que é o Diabetes ?O que é o Diabetes ?O O Diabetes Mellitus é uma disfunção é uma disfunção causada pela deficiência total ou parcial de causada pela deficiência total ou parcial de produção de insulina, hormônio produzido produção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas.pelo pâncreas.Como conseqüência a glicose não é Como conseqüência a glicose não é aproveitada pelo nosso corpo provocando aproveitada pelo nosso corpo provocando sua elevação no sangue e ultrapassando sua elevação no sangue e ultrapassando as taxas normais ( 70 a 110 mg/dl ). as taxas normais ( 70 a 110 mg/dl ). A função da glicose é gerar energia para A função da glicose é gerar energia para nosso organismo funcionar e insulina em nosso organismo funcionar e insulina em nosso organismo e a função da insulina é nosso organismo e a função da insulina é garantir a entrada de glicose nas células garantir a entrada de glicose nas células para a produção de energia.para a produção de energia.Quando nos alimentamos, ingerimos Quando nos alimentamos, ingerimos vitaminas, proteínas, sais minerais e vitaminas, proteínas, sais minerais e glicose ( açúcar ). Essa glicose é absorvida glicose ( açúcar ). Essa glicose é absorvida no intestino, entra na corrente sangüínea e no intestino, entra na corrente sangüínea e com a ajuda da insulina, penetra nas com a ajuda da insulina, penetra nas células para produzir energia e assim células para produzir energia e assim garantir o funcionamento do organismo.garantir o funcionamento do organismo.

Page 3: Diabetes

Diabetes tipo 1Diabetes tipo 1

É o tipo de diabetes onde ocorre destruição das É o tipo de diabetes onde ocorre destruição das células do pâncreas que produzem insulina.células do pâncreas que produzem insulina.Seu aparecimento se dá de forma rápida em Seu aparecimento se dá de forma rápida em crianças, adolescentes e adultos jovens. crianças, adolescentes e adultos jovens. O inicio dos sintomas é súbito e sua evolução O inicio dos sintomas é súbito e sua evolução clinica é rápida, podendo levar ao coma clinica é rápida, podendo levar ao coma hiperglicêmico em poucos dias. hiperglicêmico em poucos dias. Conhecida como diabetes insulino-dependente, Conhecida como diabetes insulino-dependente, pois requer o uso contínuo de insulina no seu pois requer o uso contínuo de insulina no seu tratamento.tratamento.

Page 4: Diabetes

Diabetes tipo 2Diabetes tipo 2

É o tipo de diabetes mais comum. Neste o É o tipo de diabetes mais comum. Neste o pâncreas diminui a produção de insulina e/ou a pâncreas diminui a produção de insulina e/ou a insulina produzida não é bem usada pelo insulina produzida não é bem usada pelo organismo. organismo. Ocorre geralmente em adultos após os 35 anos Ocorre geralmente em adultos após os 35 anos de idade.O inicio dos sintomas é lento e podem de idade.O inicio dos sintomas é lento e podem passar despercebidos por longos períodos, passar despercebidos por longos períodos, dificultando seu diagnóstico e o tratamento. dificultando seu diagnóstico e o tratamento. É o chamado diabetes insulino-não-dependente, É o chamado diabetes insulino-não-dependente, na sua maioria tratado com comprimidos, na sua maioria tratado com comprimidos, embora possa também as vezes ser tratado embora possa também as vezes ser tratado com insulina.com insulina.

Page 5: Diabetes

Sinais e sintomasSinais e sintomasPessoas com altos níveis de glicose no sangue ou mal Pessoas com altos níveis de glicose no sangue ou mal controlados apresentam:controlados apresentam:Muita sede; Muita sede; Vontade de urinar diversas vezes; Vontade de urinar diversas vezes; Perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais Perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual); do que o habitual); Fome exagerada; Fome exagerada; Visão embaçada; Visão embaçada; Infecções repetidas na pele ou mucosas; Infecções repetidas na pele ou mucosas; Machucados que demoram a cicatrizar; Machucados que demoram a cicatrizar; Fadiga (cansaço inexplicável); Fadiga (cansaço inexplicável); Dores nas pernas por causa da má circulação. Dores nas pernas por causa da má circulação. No caso do Diabetes Tipo 2 não há sintomas ou estes são No caso do Diabetes Tipo 2 não há sintomas ou estes são vagos, onde a pessoa pode passar muitos meses, às vezes vagos, onde a pessoa pode passar muitos meses, às vezes anos, para descobrir a doença. Sendo importante pesquisar anos, para descobrir a doença. Sendo importante pesquisar diabetes em todas as pessoas com mais de 40 anos de idade.diabetes em todas as pessoas com mais de 40 anos de idade.

Page 6: Diabetes

Complicações crônicasComplicações crônicasRetinopatia DiabéticaRetinopatia Diabética: Alterações vasculares na retina, que podem : Alterações vasculares na retina, que podem levar a perda parcial ou total da visão.levar a perda parcial ou total da visão.Nefropatia DiabéticaNefropatia Diabética: Alterações nos vasos dos rins que prejudicam : Alterações nos vasos dos rins que prejudicam a eliminação de substâncias, podendo levar à HIPERTENSÂO.a eliminação de substâncias, podendo levar à HIPERTENSÂO.Neuropatia DiabéticaNeuropatia Diabética: Alterações no sistema nervoso, responsável : Alterações no sistema nervoso, responsável pelos movimentos, tato, fala e raciocínio.pelos movimentos, tato, fala e raciocínio.Pé DiabéticoPé Diabético: Como nosso sistema nervoso está deficiente, não : Como nosso sistema nervoso está deficiente, não sentimos dor e quando nos machucamos não prestamos atenção, o sentimos dor e quando nos machucamos não prestamos atenção, o machucado fica difícil de cicatrizar, havendo infecções e até mesmo machucado fica difícil de cicatrizar, havendo infecções e até mesmo virando uma úlcera. Quando em último caso feita a remoção do virando uma úlcera. Quando em último caso feita a remoção do membro.membro.Infarto do Miocárdio e Acidentes Vasculares CerebraisInfarto do Miocárdio e Acidentes Vasculares Cerebrais: Quando : Quando os vasos sangüíneos são afetados, gerando problemas de coração e os vasos sangüíneos são afetados, gerando problemas de coração e até mesmo no cérebro.até mesmo no cérebro.InfecçõesInfecções: O aumento de glicose no sangue pode afetar o nosso : O aumento de glicose no sangue pode afetar o nosso sistema imunológico. Aumentando as chances da pessoa ter uma sistema imunológico. Aumentando as chances da pessoa ter uma infecção muito grave, quando não tratada previamente. Deve-se infecção muito grave, quando não tratada previamente. Deve-se atentar à atentar à bocaboca e e infecções vaginaisinfecções vaginais..

Page 7: Diabetes

HipoglicemiaHipoglicemiaHipoglicemia significa baixo nível de glicose no Hipoglicemia significa baixo nível de glicose no sangue. sangue. Os sintomas de uma reação hipoglicêmica: sensação Os sintomas de uma reação hipoglicêmica: sensação de fome aguda, dificuldade para raciocinar, sensação de fome aguda, dificuldade para raciocinar, sensação de fraqueza com um cansaço muito grande, sudorese de fraqueza com um cansaço muito grande, sudorese exagerada, tremores finos ou grosseiros de exagerada, tremores finos ou grosseiros de extremidades, bocejamento, sonolência, visão dupla, extremidades, bocejamento, sonolência, visão dupla, confusão que pode caminhar para a perda total da confusão que pode caminhar para a perda total da consciência, ou seja, coma. consciência, ou seja, coma. É importante que os amigos e parentes da pessoa É importante que os amigos e parentes da pessoa com diabetes saibam que ela está em uso de insulina com diabetes saibam que ela está em uso de insulina ou de hipoglicemiante oral. Assim, já poderão fazer o ou de hipoglicemiante oral. Assim, já poderão fazer o diagnóstico de hipoglicemia. diagnóstico de hipoglicemia.

Page 8: Diabetes

Causas que favorecem o Causas que favorecem o aparecimento da hipoglicemiaaparecimento da hipoglicemia Erro no uso da medicação. Erro no uso da medicação. Atraso em se alimentar.Atraso em se alimentar.Muito exercício sem auto-monitorização.Muito exercício sem auto-monitorização.Nesse caso oferecer balas, açúcar ou líquidos com, no Nesse caso oferecer balas, açúcar ou líquidos com, no máximo, duas colheres de sopa de açúcar em meio máximo, duas colheres de sopa de açúcar em meio copo do líquido. copo do líquido. Nas pessoas portadoras de diabetes que apresentam Nas pessoas portadoras de diabetes que apresentam hipoglicemias sem percepção, o uso apenas de insulinas hipoglicemias sem percepção, o uso apenas de insulinas de ação rápida e ultra-rápida libera grande quantidade de ação rápida e ultra-rápida libera grande quantidade de hormônios contra-reguladores que podem ajudar na de hormônios contra-reguladores que podem ajudar na percepção precoce da hipoglicemia, antes do percepção precoce da hipoglicemia, antes do embotamento da consciência.embotamento da consciência.

Page 9: Diabetes

HiperglicemiaHiperglicemia

Hiperglicemia é o aumento da glicose no sangue. Valores Hiperglicemia é o aumento da glicose no sangue. Valores acima de 126 mg em jejum são suspeitos de diabetes. Valores acima de 126 mg em jejum são suspeitos de diabetes. Valores acima de 200 mg em qualquer ocasião fazem o diagnóstico.acima de 200 mg em qualquer ocasião fazem o diagnóstico.As pessoas com diabetes que fazem monitorização da glicose As pessoas com diabetes que fazem monitorização da glicose rotineiramente podem detectar aumentos da glicemia, sem, rotineiramente podem detectar aumentos da glicemia, sem, entretanto, apresentar quaisquer sintomas de hiperglicemia.entretanto, apresentar quaisquer sintomas de hiperglicemia.Sempre que possível pesquisar níveis de glicose no sangue. Sempre que possível pesquisar níveis de glicose no sangue. Feito nas seguintes ocasiões:Feito nas seguintes ocasiões:Em jejum e antes das principais refeições (almoço e jantar);Em jejum e antes das principais refeições (almoço e jantar);Em jejum e 2 horas após as principais refeições; Em jejum e 2 horas após as principais refeições; Até duas horas após as refeições (glicemia pós-prandial). Até duas horas após as refeições (glicemia pós-prandial). É considerada glicemia pós-prandial exames realizados dentro É considerada glicemia pós-prandial exames realizados dentro do intervalo de duas horas após as refeições. A interpretação do intervalo de duas horas após as refeições. A interpretação destes resultados deve ser feita pelo médico. destes resultados deve ser feita pelo médico.

Page 10: Diabetes

Causas que podem favorecer o Causas que podem favorecer o aparecimento da hiperglicemia:aparecimento da hiperglicemia:Diabetes mellitus primária ou secundária a Diabetes mellitus primária ou secundária a outras doenças, uso de medicamentos, etc.outras doenças, uso de medicamentos, etc.Muita comida, sem nenhuma restrição;Muita comida, sem nenhuma restrição;Pouco exercício;Pouco exercício;Síndrome Metabólica.Síndrome Metabólica.Sintomas:Sintomas: Variam desde Muita sede, muita Variam desde Muita sede, muita urina, muita fome com emagrecimento, cansaço, urina, muita fome com emagrecimento, cansaço, pele seca, dor de cabeça, podendo evoluir para pele seca, dor de cabeça, podendo evoluir para náuseas, vômitos, sonolência, dificuldades para náuseas, vômitos, sonolência, dificuldades para respirar e hálito cetônico.respirar e hálito cetônico.

Page 11: Diabetes

PrevençãoPrevenção

O avanço da tecnologia nos tornou cada vez mais O avanço da tecnologia nos tornou cada vez mais sedentários, e os hábitos alimentares se tornam cada sedentários, e os hábitos alimentares se tornam cada vez menos saudáveis.vez menos saudáveis.Tudo isso é a causa da incidência de doenças , Tudo isso é a causa da incidência de doenças , diminuição da resistência, obesidade, stress e diminuição da resistência, obesidade, stress e ansiedade, e quebrar este círculo vicioso passa a ser ansiedade, e quebrar este círculo vicioso passa a ser um verdadeiro desafio.um verdadeiro desafio.A alimentação deve ser baseada na quantidade A alimentação deve ser baseada na quantidade correta e com qualidade.correta e com qualidade.Assim como a importância da prática de atividades Assim como a importância da prática de atividades saudáveis e na medida certa.saudáveis e na medida certa.Todos esses fatores contribuem para a prevenção e o Todos esses fatores contribuem para a prevenção e o controle do Diabetes.controle do Diabetes.

Page 12: Diabetes

Mitos sobre o DiabetesMitos sobre o DiabetesSobre café, frutas e diabetesSobre café, frutas e diabetes: O abacate : O abacate apesar de gorduroso não faz mal, desde que apesar de gorduroso não faz mal, desde que consumido na quantidade correta.consumido na quantidade correta.

As frutas são fontes de nutrientes e fibras As frutas são fontes de nutrientes e fibras devendo ser consumidas corretamente.devendo ser consumidas corretamente.

Batata YacónBatata Yacón fornece um valor calórico rico fornece um valor calórico rico em carboidratos, sem colocar em risco o em carboidratos, sem colocar em risco o controle metabólico. Por ter frutose , diminui os controle metabólico. Por ter frutose , diminui os níveis de glicose.níveis de glicose.