Download - divulgação governo Quer Que o brasil SEja o ‘Primo-PobrE’7D096550-C122-4724-9520... · Grande da Serra ainda conti-nuam

Transcript

Edição nº 4222 • Sexta-feira • 13 dE abril dE 2018 • smabc.org.brdi

vulg

ação

Pobreza extrema

a Pobreza extrema no brasil aumentou 11% e já atinge 14,8 milhões de Pessoas, conforme microdados da Pnad contínua, divulgada Pelo ibge.o contingente de Pessoas extremamente Pobres rePresentava 7,2% em 2017, acima dos 6,5% no ano anterior.

Quem matou marielle Franco?

Como ficam as ações da categoria que pedem a revisão do FGTS

Página 4

as melhores atrações para seu fim de semana estão no dSr Sem Patrão

Página 4

Página 2

governo Quer Que o brasil SEja o ‘Primo-PobrE’

divu

lgaç

ão

Página 3

Presidente do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, solicitou audiência pública sobre o acordo na Comissão de relações Exteriores do Senado.

acordo mercosul e união euroPeia

aumentando a Pobreza

No Nordeste, 130 famílias per-deram o benefício do Bolsa Fa-mília. O governo federal deixou de investir R$ 5,2 milhões no ano passado no Programa.

mudança no fgtsO Senado aprovou o projeto que permite o saque integral da conta vinculada ao FGTS em caso de pedido de demissão do trabalhador.

justiça? - 1O STJ livrou Alckmin, do PSDB, da Lava Jato e das delações da Odebrecht sobre repasses de mais de R$ 10 milhões para campanhas dele ao governo paulista em 2010 e 2014.

justiça? - 2A ministra Nancy Andrighi, do STJ, ‘entendeu’ que o repasse, não declarado pelo tucano, é caixa dois e enviou o processo à Justiça Eleitoral de São Paulo, como crime eleitoral.

refúgio no brasil

Relatório do Ministério da Jus-tiça mostra que a quantidade de solicitações de refúgio no País atingiu número recorde em 2017. No total, foram 33.866 pedidos.

fotos: divulgação

Notas e recados

smabc.org.br2 Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 13 de abril de 2018

HojE, ÀS 20h30

canal 44.1 hd

EnTEnda Como FiCam aS açõES do FGTS aPóS a dECiSão do STj

As ações da categoria que pedem a revisão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, FGTS, seguem em tramitação após a decisão ne-gativa tomada pelo Superior Tribunal de Justiça, STJ, na última quarta-feira. Porém, elas poderão ser influencia-das por essa decisão contrária dada a uma ação específica sobre o mesmo tema. Isso significa que ficou mais difícil ganhar as ações.

Dos processos protocola-dos pelo Sindicato em 2013, o mais volumoso, que compre-ende a base de São Bernardo e Diadema, já foi julgado em primeira e em segunda instâncias, e o pedido de pagamento das diferenças do FGTS foi negado. Ocorre que o julgamento em segunda instância ainda não é defini-tivo, porque o STJ suspendeu a tramitação de todas as ações até que saísse a decisão do último dia 11.

Os outros dois processos, um protocolado em Mauá que compreende os compa-nheiros de Ribeirão Pires e o outro em Santo André, para os trabalhadores de Rio Grande da Serra ainda conti-nuam em primeira instância, sem decisão.

O Sindicato repudiou a decisão, conforme destacou o presidente do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, logo após a decisão, porém continuará em busca de uma

Saiba mais

O Brasil terá cerca de 148 milhões de brasileiros e bra-sileiras em condições de vo-tar nas eleições de 2018. A grande parte desse eleitorado é constituída de trabalhadoras e trabalhadores.

Imaginem se esse grande eleitorado, que representa o povo brasileiro, votasse cons-ciente, o que aconteceria?

Por voto consciente, que-remos dizer votar de acordo com os seus interesses de classe trabalhadora. Apenas como exemplos poderíamos mencionar: manter e am-

pliar os direitos trabalhistas; manter e melhorar o sistema da previdência pública, que assegure uma aposentado-ria digna; preservar o meio ambiente, garantindo o fu-turo das próximas gerações; manter nossas riquezas natu-rais; melhorar a qualidade do ensino público; preservar e aprimorar o Sistema Único de Saúde, o SUS; implantar um sistema tributário mais justo em que os mais ricos paguem mais impostos.

Ou seja, o voto pode ser um momento de mudança

para melhorar a condição de vida da população, se votar-mos de forma consciente.

Por isso, setores privilegia-dos, que concentram poder e riqueza, querem enfraquecer a democracia e convencer a população que todo o político é corrupto e que não adianta votar em ninguém por que tudo vai ficar como está. No fundo, querem manter seus privilégios e não deixar que a democracia seja um ins-trumento, que efetivamente, mude a qualidade de vida das pessoas. Pense nisso!

A quem iNtereSSA bANAlizAr A democrAciA ASSociANdo A políticA à corrupção?

Comente este artigo.

Envie um e-mail para [email protected]

Departamentode Formação

Colunas: Terças - Dieese | Quartas - Jurídico | Quintas - Saúde | Sextas - Formação

divulgação

solução favorável aos trabalhadores. “Todos sabemos que a Taxa Referencial não reflete o aumento do custo de vida e a inflação. Portanto, o Sindicato estudará, junto ao seu Departamen-to Jurídico, outras medidas para resolver esta questão”, lembrou.

No Brasil existem cerca de 500 mil proces-sos em andamento contra a Caixa Econômica Federal que solicitam a substituição da Taxa Referencial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, INPC, ou pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, para recuperar perdas desde janeiro de 1999.

LeiA lei do FGTS, que existe

desde 1990, determina que o Fundo seja corrigido pela TR mais juros de 3% ao ano. Segundo estudos do Dieese, a correção das perdas dos Me-talúrgicos do ABC desde 1999 pode variar de 57,7% a 88,3%.

smabc.org.br 3Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 13 de abril de 2018

SindiCaTo quEr amPlo dEbaTE

sobre acordo mercosul e

união euroPeia

A Escola Livre para Forma-ção Integral “Dona Lindu” abre inscrições na segunda, dia 16, até quinta, 19, para os cursos de Desenho Técnico Mecânico, Eletricista Instalador e Mate-mática Aplicada à Mecânica, do convênio Sindicato/Senai.

Também estão abertas as inscrições para o curso Sindi-cato e Cidadania. No dia 20, começam as inscrições para In-formática, com vagas limitadas por ordem de chegada.

Os testes serão no dia 23. A secretaria da Escola funciona das 9h às 18h. Av. Encarnação, 290, Piraporinha, na Regional Diadema do Sindicato. Infor-mações pelo telefone: 4061-1048.

eScolA doNA liNdu Abre iNScriçõeS pArA curSoS NA SeguNdA

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO28 VAGAS

Terça a Sexta12h às 15h

ELETRICISTA INSTALADOR16 VAGAS

Idade Mínima: 18 anosTerça a Sexta12h às 15h

MATEMÁTICA APLICADA À MECÂNICA

32 VAGASTerça a Sexta15h às 18h

SINDICATO E CIDADANIASegunda-Feira

9h às 11h – 15h às 17h17h às 19h – 19h às 21h

INFORMÁTICA23 VAGAS

Terça a Sexta15h às 18h

OBS.: vagas limitadas por ordem de inscrição

iNScriçõeS

16 A 19 de Abril

iNScriçõeS

20 de Abril

O presidente do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, esteve no Senado na quarta-feira, dia 11, para solicitar uma audiência pública sobre os acordos bilaterais em

discussão pelo governo, entre eles o de livre comércio Mercosul e União Europeia.

“Um acordo dessa importância, que está prestes a ser fechado pelo governo federal sem qualquer discussão com a sociedade, com certeza vai gerar um forte impacto negativo nos empregos em nosso País com os grandes prejuízos que causará à indústria brasileira”, afirmou.

Wagnão fez o pedido de audiência pública ao presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, Fernando Collor (PTC-AL).

“O senador confirmou que vai fazer a audiência assim que a matéria chegar ao Senado e sugeriu que procuremos as outras comissões que também analisarão o acordo”, contou. “Vamos continuar conversando com todos os representantes que estão no processo de negociação e ocupar os espaços possíveis para pontuar as preocupações dos trabalhadores com a desindus-trialização brasileira”, prosseguiu.

“Este acordo é o típico primo-pobre e primo-rico, sendo que o Brasil é o primo cada vez mais pobre. O acordo favorece apenas o agronegócio brasileiro e as indústrias na Europa, com riscos dos empregos de qualidade ser exterminados no País”, alertou.

A negociação entre Mercosul e União Europeia teve início há quase 20 anos e ficou congelada praticamente durante todo esse período. No segundo semestre do ano passado, o governo intensificou as ações para tentar fechar o acordo. O imposto de importações atual, de 35%, será zerado se for concretizado.

Dirigentes do Sindicato estiveram, no dia 27 de março, em reunião no Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, com o embaixador brasileiro Ronaldo Costa, responsável pelas negociações entre os blocos. O embaixador garantiu que os tra-balhadores terão assento e acesso às informações do processo.

Os Metalúrgicos do ABC têm feito o alerta sobre o atraso que a medida representa para a indústria nacional desde que o governo retomou o assunto. Na discussão sobre o Rota 2030, em setembro de 2017, com a participação de integrantes do governo e empresários, o Sindicato ressaltou que o acordo pode trazer retrocessos ao País.

O País está sem Regime Automotivo, já que o Inovar-Auto acabou em dezembro do ano passado e o Rota 2030, com di-vergências dentro do próprio governo, ainda não foi finalizado.

“Juntos, o acordo de livre comércio e a falta de uma política automotiva podem trazer de volta a enxurrada de veículos importados ao País”, concluiu.

divulgação

No aniversário de 106 anos do Santos, o clube estreia amanhã no Brasileirão. O Peixe não perde há cinco jogos disputados na data comemorativa.

A seleção brasileira feminina goleou a Venezuela por 4 a 0 e conquistou a classificação ante-cipada no quadrangular final da Copa América, no Chile.

A seleção brasileira foi a pri-meira a conquistar uma vaga e ainda não conhece as equipes adversárias. A soma de pontos no quadrangular definirá a campeã.

BRASILEIRãO

Amanhã – 21hSantos x Ceará

Pacaembu

Domingo – 16hCorinthians x Fluminense

Arena Corinthians

Segunda – 20hBotafogo x Palmeiras

Rio de Janeiro

Segunda – 20hSão Paulo x Paraná

Morumbi

Tribuna Esportiva

fotos: divulgação

4 Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 13 de abril de 2018

Redação: Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo – CEP: 09721-100 – Fone: 4128-4200 – Fax: 4127-3244 – Site: www.smabc.org.br – E-mail: [email protected]. Regional Diadema: Av. Encarnação, 290 – Piraporinha – Fone: 4061-1040 – CEP: 09960-010. Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra: Rua Felipe Sabbag, 149 – Centro – Ribeirão Pires – Fone: 4823-6898 – CEP: 09400-130. Diretor Responsável: Aroaldo Oliveira da Silva. Coordenadora: Rossana Lana. Repórteres: Luciana Yamashita e Olga Defavari. Arte e Diagramação: Rogério Bregaida. CTP e Impressão: Simetal ABC Gráfica e Editora – Fone: 4341-5810. Os anúncios publicados na Tribuna Metalúrgica são de responsabilidade dos próprios anunciantes. O jornal não responde em nenhuma circunstância pela oferta e venda de produtos e serviços.

Publicação diária do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC

smabc.org.br

fotos: divulgação

exceto quando alertado, todos os eventos registrados nesta página têm entrada gratuita.

São berNArdo

São cAetANo

bAile dA AmA-AbcAssociação dos Metalúrgicos Aposentados do ABC, a AMA -ABC, convida todos para o baile com a banda 4 Estações. Amanhã, das 17h às 22h. Na Sede. Entrada R$ 15 e mesa R$ 15. Traje esporte chic. Estacionamento grátis. Tel. 4127-2588.

Hey, zé!O cantor e compositor mineiro Zé Geraldo, que gravou 16 discos em 30 anos de carreira, apresenta seus sucessos munido de violão e gaita. Amanhã, às 21h. Teatro Paulo Machado de Carvalho. Alameda Conde de Porto Alegre, 840, Santa Maria. Ingressos R$ 60 e R$ 30 meia-entrada. Tel. 4220-3924.

o Som Não pode pArArEm comemoração aos 30 anos de carreira, o rapper, produtor e apresentador Thaíde apresenta o show “Vamo que vamo que o som não pode parar!”. Amanhã, às 19h. Sesi. Av. Presidente Castelo Branco, 237, Zaíra. Tel. 4542-8950.

teAtro políticoO Núcleozonaautônoma apresenta a história do protagonista de um seriado policial, Trotsky, um revolucionário comunista. A peça integra o evento Teatro Político no ABC. Domingo, às 20h. Sesc Santo André. Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Ingresso de R$ 6 a R$ 20. Tel: 4469-1200.

mAuá

SANto ANdré

aSSaSSinaTo dE mariEllE ComPlETa um mêS SEm SuSPEiToSmidia ninja

O assassinato de Marielle Franco, vereadora no Rio de Janeiro pelo PSOL, e de seu mo-torista Anderson Gomes com-pleta um mês amanhã sem que nenhum envolvido tenha sido apresentado pela polícia.

Investigadores das polícias ci-vil e federal dizem que um grupo paramilitar pode estar ligado à morte da vereadora. Isso porque, das nove cápsulas encontradas no local do crime, oito são de um lote vendido pela Companhia Brasileira de Cartuchos à Polícia Federal em Brasília.

As milícias ou forças pa-ramilitares são formadas em parte por policiais e ex-policiais que atuam no Estado do Rio de Janeiro.

As informações sobre quem matou a vereadora e quais os motivos reais para isso ainda são muito vagas e há várias denún-cias contra a forma de condução das investigações.

O assassinato de Marielle teve grande repercussão nacio-nal e internacional e foi incluído a uma lista imensa de mortes de ativistas pelos direitos humanos.

Masp: Amanhã às 16hCaminhada até o Largo do Paissandu. Organizada pelo Coletivo de Movimentos Negros

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC: Domingo, 16h. Caminhada até a igreja Matriz. Organizada pelo Povo Sem Medo

Atos Marielle Vive