Download - Documento de Programação

Transcript

1.Justificativa

Estatísticas recentes levantadas pela companhia de distribuição de energia elétrica Coelce apontam um problema de grande peso em relação ao grande crescimento do contingente de pessoas que sofrem acidente envolvendo energia. Os estudos apontam as causas inter-relacionadas entre si, sendo elas o aumento do acesso à rede elétrica de comunidades consideradas carentes e a falta de conscientização das pessoas sobre os riscos e funcionamento da energia elétrica.

Tratando-se de um contigente da população que sofre de acesso á educação básica, o processo de conscientização sobre essas informações tem que partir da própria Coelce, em visão de evitar e ensinar a correta prevenção de acidentes quando se trata ao uso de energia elétrica. Com isso, juntamente aos programas sociais desenvolvido pela companhia, onde é feito visitas a determinados bairros que se encaixa no tipo de perfil alvo do programa, é realizado um pequeno momento onde um facilitador devidamente treinado pela própria coelce utiliza meios de demonstrações básicos como cartilhas impressas para tratar os assuntos envolvendo os perigos que a presença de rede elétrica na localidade implica.

Com a intervenção feita pela coelce nesse aspecto feita dessa forma, surgiu a necessidade da criação de um recurso de caráter digital que trabalhe melhor a integração da comunidade nessa parte do programa, e melhorar o aproveitamento e fixação do conteúdo realizado nessas palestras. Fazendo uso de animações e atividades interativas com o usuário (ou usuários), criamos um recurso que busca otimizar o trabalho do agente facilitador, ao mesmo tempo que não anula seu papel de interação entre ele e a comunidade, papel fundamental para o bom desenvolvimento do programa social em geral.

O recurso usa uma narrativa simples e trabalha o conteúdo dentro dos devidos limites de possível nível de escolarização baixo ou ainda inexistente, trantando todo o conteúdo com elementos visuais, tentando ao máximo não requerer nenhum nível de conhecimento prévio e ainda não deixando a desejar no quantidade de conteúdo absorvido pelo usuário. Tratando de diferentes situações dentro do assunto de “energia segura” o recurso foi densenvolvido já com a idéia da necessidade de um agente para promover debates e discussões sobre o que o que é visto em animações e seus exercícios.

Com isso, tentamos alcançar um método de aprendizado onde a relação usuário-RED-facilitador seja amigável em todos os sentidos com participação fundamental de todos e muito mais interativo, atrativo e dinâmico.

2.Considerações Iniciais

Para auxiliar na construção do recurso, utilizamos a linguagem ActionScript 3.0 e a IDE do Adobe Flash. Com cinco classes principais, doze arquivos no formato swf, de forma extremamente simples e com bastante ajuda da IDE, construímos o RED. A principal Classe é a Central, pois tem como objetivo controlar a chamada dos swf. As classes Menu, Blocos, QuizBDEF e Ponteiro são as reponsáveis pelos swf Menu, para classe Menu; BlocoA, BlocoB, BlocoC, BlocoD, BlocoE e BlocoF, para Blocos, AtividadeA, AtividadeB, AtividadeD, AtividadeE, AtividadeF, para atividades; e AtividadeC, para Ponteiro. Essas Classes se comunicam com Central através da variável “fim”( e no caso de Menu, também, a variável “contador”), elas sempre verificam quando seus swf chegam no último “frame” para informar “fim” como verdadeiro, a Central por sua vez, sempre verifica se o filme que ele está controlando no momento é verdadeiro, para analisar o swf e assim controlar toda a interação do recurso.

3.Lógica do algoritmo

A classe Central tem como principais variáveis, uma “Array” para armazenar as urls dos swf

externos e em ordem; uma variável contadora, para controle do uso da “Array” e uma variável para criar

Construtor da classe central permite “conversa” livre entre scripts e em seguida carrega o primeiro swf( Menu ). Após carregamento do swf, ele o transforma em Objeto e a classe Central dispara um evento para verificar todo instante quando seu novo Objeto setar sua variável “fim” como verdadeiro.

Quando “fim” é verdade, Central analisa através de sua variável contador, qual swf ele está tratando para depois iniciar o carregamento mais uma vez.