Download - DOP newsletter janeiro PT

Transcript
Page 1: DOP newsletter janeiro PT

01/2012

WWW.DOGSOFPORTUGAL.COM

EVENTOS

No primeiro Sábado de cada mês recebemos no abrigo um grupo de alunos do colégio St. Dominic’s de Carcavelos que vêm acompanha-dos de uma professora e, por vezes, dos pais e irmãos.Com esta cooperação procuramos educar as crianças para como respeitar, lidar e tratar de um

Jovens, modernas, simples e divertidas, as nossas t-shirts além de passarem a mensagem da importância da adopção ajudam à felicidade dos animais no Cantinho da Milu já que ao comprar uma t-shirt alimenta um cão por um mês!Temos 400 cães... já pensou em adquirir uma?!

Em meados de Outubro participámos num churrasco na zona centro de Portugal em nossa homenagem! Com os donativos angariados consegui-mos adquirir Advantix para cães! Obrigada Carol, Alan, Gaynor and Keith pela organização deste evento! No final de Outubro conseguimos

aplicar as pipetas nos cães e agora todos estão protegidos contra pulgas e carraças!

Dogs of Portugal (DOP) é um grupo de amigos fortemente unidos pela vontade de melhorar o padrão de vida dos animais abandonados e maltratados em Portugal, proporcionando-lhes adopções conscientes a nível nacional e internacional. Os seus vários elementos possuem larga experiência prática e de organização em Portugal e no estrangeiro, adquirida ao longo de anos de voluntariado em diversas organizações de protecção animal.

O DOP não possui instalações próprias ou abrigo para animais, oferecendo de forma não remunerada o seu trabalho, experiência e conhecimento a diversos abrigos, canis, associações, grupos de particulares ou outros, através de protocolos estabelecidos com as associações que a solicitarem, desenvolvendo o seu trabalho com recurso a meios próprios e parcerias com outras associa-ções, pessoal médico, técnico e particulares, nacionais e estrangeiros e de forma a proporcionar aos animais o seu equilíbrio essencial para que possam viver felizes e saudáveis.

A sua acção abarca desde as tarefas básicas na manutenção de um espaço de recolha de animais, até à implementação de projectos mais ambiciosos como a organização do espaço; angariação de materiais, medicamentos e ração; reabilitação canina; acções de esterilização; adopções nacionais e no estrangeiro (através de ligações privilegiadas com diversas associações do norte da Europa); entre outros.

O DOP surgiu porque os animais são e sempre serão a nossa prioridade, porque acreditamos que podemos fazer melhor e porque acreditamos na mudança, na inovação, na evolução.

Junte-se ao DOP!

animal através de tarefas tão simples como passear, escovar e brincar com os muitos meninos que vivem no Cantinho da Milu!

Page 2: DOP newsletter janeiro PT

CONHEÇA O “CANTINHO DA MILU”

O Cantinho da Milu é uma associação com um abrigo para cães na margem sul de Lisboa, uma área conhecida pela elevada taxa de animais abandonados e onde a corajosa Milu abriga e trata cães abandonados e/ou maltratados. Tudo começou com alguns cães há muitos anos e agora tem a seu cargo cerca de 400!A Milu está no abrigo todos os dias, durante todo o dia e com poucos empregados, ela limpa o abrigo, alimenta os cães e medica os doen-tes.Todas as Segundas-feiras, a Milu vai comprar ração para os cães que comem mais de 1000kg por mês! É também ela que suporta os custos com medicamentos para os animais doentes... E um grande número dos animais que ela resgata estão doen-tes ou sofreram abusos. No entanto, todos os cães a cargo do Cantinho da Milu estão vacinados, todas as fêmeas foram esterilizadas e todosos cães com doenças estão em tratamento.O Cantinho da Milu é também especial por ser dos poucos abrigos em Portugal em que todos os cães foram testados à Leshmaniose, numa parceria desenvolvida com o Obser-vatório Nacional para a Leshmaniose.Mas há coisas para as quais a Milu não tem tempo. A principal é a falta de tempo para a divulgação dos animais para adop-ção. Tem tantos cães meigos, bonitos e sociáveis que mere-cem um lar, mas nem um minuto para tratar das suas adop-ções... E é aqui que o DOP faz a diferença! E a escolha é incrível: há grandes e pequenos, de pêlo curto e outros de pêlo comprido, uns claros outros de cores escuras, há brincal-hões e outros que nem por isso!Mas não tratamos só de arranjar donos para os animais que o Cantinho da Milu acolhe. Em Outubro conseguimos tempo e voluntários para desparasitar internamente todos os 400 cães!A desparasitação é muito importante, e tem que ser repetida a cada quatro meses. A Milu adquiriu os comprimidos - Zypiran Plus - com o seu próprio dinheiro e uma tarefa que normalmente levaria alguns dias, foi feita num Sábado!

Eis algumas das coisas que estamos a precisar:

- Comprimidos para desparasitação interna

- Pipetas para desparasitação exter contra pulgas e carrapa-tos, como Frontline e Advantix e também Advocate para cães com alergias de pele

- Máquina de tosquia para cães – isto daria muito jeito à nossa equipa da Saúde e Estética caninas!

- Coleiras e trelas

- Ração para cão

- Actidox e Becozyme para o tratamento da Febre da Carraça e Conofite e Oridermyl para o tratamento de infecções de ouvido (pode adquiri-los em qualquer farmácia)

ADEUS JESSICA...

A Jessica foi encontrada num estado de negligência total... Tinha as orelhas infectadas e um perna partida. Foi operada e chegou a ser adoptada, mas infelizmente não pode usufruir por muito tempo da felicidade de uma nova casa; desenvolveu uma infecção pós-operatória e morreu no dia 16 de Dezembro.

BENFICA, MIMOSA, RUCA E BIGODES,ESTE É O MÊS DELES!

Estes quatro cães viveram toda a sua vida (10 anos) fechados numa jaula.Pertenciam a uma senhora idosa, que os tinha dentro de uma jaula de metal com cerca de 4m²... todos no mesmo espaço! Eem 10 anos nunca saíram dali.Mais do que uma vez a responsável do abrigo da associação “Cantinho da Milu” tentou, por mais do que uma vez, que a senhora lhe entregasse os cães para que pudessem viver no abrigo, com outros cães e mais espaço e, por isso, em melhores condições.Mas a resposta sempre fora “não”. A Senhora dizia que gostava muito dos seus cães...

Há cerca de uma mês a história sofreu uma reviravolta: a dona dos cães teve uma trombose a ficou paralisada e agora vive num lar. A sua filha foi rápida a tomar a decisão: os cães vieram rapida-mente para o abrigo. E de repente, cães que nunca tinham saído daquele espacinho foram obrigados, com 10 anos de idade, a lidar com uma mudança tão brusca... foi um choque para eles!

Agora os quatro têm um parque bem maior que 4m² só para eles, mas não parecem ser felizes. Estão nervosos e ansiosos... Será quealgum dia aprenderão a ser felizes?!Até agora apenas a Mimosa parece ter se adaptado à vida do abrigo. Ela já sai do seu parque para correr livremente pelo abrigo juntamente com outros cães. Também já vem ter com as pessoas e pede mimos. Talvez ela consiga cativar o coração de alguém que lhe dê um lar cheio de amor para os últimos anos da sua vida...

Lamentamos imenso não termos conhecido a Jessica a tempo de a salvar... Mas queremos agradecer à família que a acolheu e lhe deu todo o amor e carinho que ela merecia!

Page 3: DOP newsletter janeiro PT

ADOPTADOS

Durante o mês de Dezembro um total de 21 animais foram adoptados!

Os sortudos foram: Fox, Maggy (agora Squirrel), Gandi (agora Holly), Ameixa, Amora, Caju, Willow and Mimosa, Tosca, Staf, Kika, Melissa (agora Bella), Junior (agora George), Izis (agora Remy), Baltazar, Clayton, Shakira, Mel, Juca, Pantufas (agora Bolinhas) e Jessica.

Se adoptou um cão ou gato através do DOP, envie-nos notícias!

A CAIXA DE PANDORA

pessoas, quando atingem a terceira idade passam a ter necessi-dades especiais que com alguma atenção e dedicação podem ser

“Olá, sou a Andreia. Tenho 26 anos. Trabalho como técnica de investigação em histologia no Instituto de Medicina Molecular.O meu projecto no Cantinho da Milu tem como objectivo melhorar a qualidade de vida dos cães séniors que permanecem no abrigo. Estes animais, tal como as

asseguradas. No grupo de cães que está a ser acom-panhado nesta iniciativa, destacam-se o Oeiras e a Pandora, que contam já mais de 14 anos de vivência, ambos têm dificuldades de locomoção e dores articulares. Porém, ainda caminham sozinhos sem precisarem de assistên-cia, o que demonstra uma força e vontade de persistir inabaláveis.À parte dos medicamentos que osséniors podem fazer regularmente, existe um conjunto de outras práticas, como massagens de relaxamento e pressão, aplicação tópica de calor (botijas de água quente), limpeza das mucosas e

A Caixa de Pandora é um instrumento criado para dignificar os últimos anos destes cães, concedendo-lhes, com os meios disponíveis, a atenção que eles precisam!”

estimulação com passeios curtos e frequentes, que repre-sentam uma melhoria da qualidade de vida nos anos mais difíceis destes animais.

WWW.DOGSOFPORTUGAL.COM

DOGSOFPORTUGAL.WORDPRESS.COM

[email protected]

WWW.YOUTUBE.COM/DOGSOFPORTUGAL

PESQUISE “DOGS OF PORTUGAL” NOS GRUPOS