Download - Edição 531

Transcript
Page 1: Edição 531

O AlvoradaANO XXII - EDIÇÃO Nº 532 - Nova Alvorada do Sul - 1º a 31 de Março de 2014 - R$ 1,00 - www.joalvorada.com.br

Prefeitura Municipal recebe PrêmioGestor Eficiente da Merenda Escolar

Com presença de Delcídio, Corumbá será ponto de encontro para políticos

Agetran promovea Campanha“Trânsito Legal”

Moizes Neresvai homenagearo ex-governadorZeca do PT

Vereador Hélio Césarreivindica caminhãolimpa fossa

A A Ação Fome Zero (AFZ) acaba de certificar o município de Nova Alvorada do Sul que oferece reconhecimento às prefeituras que realizam uma gestão criativa, inovadora e, sobretudo, eficiente do Programa Nacional de Alimentação Escolar

(PNAE), criado pelo governo federal há quase sessenta anos. Página 5

carnaval - Página 7

volta ÀS aulaS - Página 4

outorGa - Página 11

atoS oficiaiS - Página 11

e-mail: [email protected]

Assessoria de Imprensa

Carlos Luquetti

Page 2: Edição 531

Nova Alvorada do Sul - 1º a 31 de Março de 2014 O AlvoradaPágina 2

Goste ou não, é carnaval! o Evangelho sem preçoEDITORIAL COLUNA DO PASTOR

MOMENTO DE Fé

Da ReDação

O Brasil respira Carnaval. Em alguns Estados, já há algumas semanas; em outros, mais inten-samente desde ontem (17). Nes-tes dias, não há o que falar. Todo mundo usufrui do feriadão, mes-mo que não caia ou não goste da folia. Alguns porque literalmente entram no clima e participam da festa momesca em suas mais variadas programações, outros porque, mesmo não gostando de pular Carnaval, aproveitam o fe-riadão para descansar, viajar ou curtir qualquer outra atividade que realmente gostem de fazer.

O fato é que o País para nes-tes quatro dias. Tudo gira em tor-no do Carnaval. Na televisão, o foco é mostrar as mais variadas programações país afora. No Rio de Janeiro, os holofotes se vol-tam aos desfiles na Marquês da Sapucaí. Muita fantasia, gente bonita e samba no pé. Na Bahia, uma imensidão de foliões, espa-lhados por blocos ou não, saem às ruas, dia e noite, noite e dia, para comemorar a maior e mais popular festa brasileira. Em ou-

tros Estados, segue-se o mesmo ritual, cada um com suas parti-cularidades.

Na nossa cidade, muitas pes-soas viajam. Os que aqui ficam também gostam de aproveitar os dias conciliando natureza com lazer e diversão com a família e os amigos.

Por aqui a programação que reúne um grande número de pes-soas costuma acontecer no Par-que Nelson Tereré, onde muitos caem na folia.

Daqui até a quarta-feira de cinzas tudo o que se falar não ganhará tamanha importância. Nem mesmo polêmicas costu-mam ficar em evidência. Tudo girará em torno do Carnaval.

Depois dele, quem sabe, al-guns setores comecem a funcio-nar com mais afinco. As votações na Câmara e no Senado... As negociações por reajustes sala-riais... As articulações partidá-rias...

Enfim, o jeito é dar uma pausa geral. Goste ou não goste de Carnaval, não há como fugir dele. Então, o melhor é relaxar, aproveitar e depois que o feria-dão passar, “engatar a primeira” e deixar 2014 fluir de fato.

*Luiz GaLDino

Tudo na vida tem o seu preço. O carro tem o seu preço, o açúcar, feijão, o aluguel da casa,prédio co-

mercial etc.. Tudo que você pre-cisa tem o preço, e as vezes te-mos que trabalhar dobrado para cumprir com os compromissos e podermos desfrutar daquilo que compramos.

Quero falar algo a você ami-go(a) leitor. Na vida espiritual também é mais ou menos as-sim: Tudo que você precisa tem um preço. Um preço que não é o seu dinheiro, não é o seu tra-balho, enfim, você não compra com coisa deste mundo.

Quero poder ter graça de Deus para que estas palavras tenham peso em sua vida, peso de renuncia e transformação em Cristo Jesus.

Quando falamos em preço, o maior já foi pago na cruz do calvário, que foi o próprio Je-sus Cristo que pagou com a sua própria vida o resgate que nós

precisávamos para voltar a co-munhão com Deus. A Bíblia fala que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (sal-vação) Romanos cap.3 vs.23. Jesus já pagou o preço na cruz do calvário, mas hoje temos vivi-do um tempo de apostasia, onde as pessoas vão as Igrejas,tentar fazer barganha com Deus, e não querem viver um evangelho de renuncia. Jesus disse: Aquele que quiser vir após mim, negue-se si mesmo tome cada qual a sua cruz e siga-me ( Mateus cap.16 vs.24).

Jesus já pagou o maior pre-ço por nós, basta eu e você vi-ver um evangelho que nos custe algo! Nos custe arrependimento, nos custe o abandono dos pe-cados, praticas sexuais ilícitas, roubos, adultério, mentiras, fo-focas e muitas coisas mais.

Tudo depende de nós para vi-vermos um vida de santificação no espírito. Vive-se infelizmente hoje um tempo onde o temor a Deus já não existe mais, pessoas que se dizem de Cristo estão pe-cando fazendo aliança com o mundo dando até o dízimo da-quilo que é maldito, tentando fazer troca com Deus.

Preste atenção! A justiça de Deus está chegando, não pense que o Senhor não está vendo você! Não é porque você vai a Igreja, tem uma carteirinha de membro, ou até mesmo uma credencial que Deus não está te olhando! Pelas nossas obras seremos condenados ou justifi-cados. Quando vamos a Cristo uma das obras que Cristo faz é nos perdoar, e na medida que nós negamos a nós mesmos Ele nos mostra as nossas imperfei-ções, aquilo que Ele quer que nós viéssimos a abandonar para que Ele realmente tenha total controle de nossas vidas.

Entregue a sua vida a Jesus Cristo!

Onde você estiver apenas fale com Ele, deixe que Ele to-que em você com o seu amor, com o seu perdão, ai então Ele fará tudo novo.

Está é a graça de Deus:Nos perdoar por meio de

Cristo Jesus.

Até a próxima Se Jesus não voltar!

* Pastor da Comunidade Evangélica Adoradores ÁgAPE

Para atingir os degraus da perfeição espiritual, necessitamos de: boa vontade,

perseverança, cultura e amor.

A primeira condição é primordial, pois, sem ela não passaremos de fracos indeci-

sos. Persistência denota a condição da primeira e, pelas palavras de Jesus, só reze-

mos salvos se perseveramos até o fim. A cultura nos indica o caminho certo. O amor

nos identifica e fortalece.

Sem o esforço necessário ao alcance da perfeição, nada faremos. Mas, devagar e

sempre deve ser o nosso lema.

EXPEDIENTERedação, Administração, Departamento Comercial e DistribuiçãoRua Dorivaldo M. Nogueira, 1.651 - Nova Alvorada do Sul/MS

Fone (67) 9923-7850 | e-mail: [email protected] 15.534.985/0001-02 | Insc. Mun. 293/94

Registrado sob nº 5.853 às folhas 02, do Livro B, Cartóriodo 1º Ofício de Rio Brilhante/MS

DiretoraLiliam Márcia Almeida Araújo

Jornalista responsávelAnderson João Pissin DRT/MS 002

DistribuiçãoNova Alvorada do Sul e região, Campo Grande,

Rio Brilhante, assentamentos e área rural

Tiragem3.000 (Três mil exemplares)

A direção não se responsabiliza por artigos assinados ou de origem definidas que expressam unicamente, a opinião de seus autores, a opinião do jornal está expressa no editorial. O ma-terial não utilizado não será devolvido. O jornal O Alvorada e filiado a: ADJORI – Associação de Diretores de Jornais do Interior de MS.

O Alvorada

Page 3: Edição 531

Nova Alvorada do Sul - 1º a 31 de Março de 2014O Alvorada Página 3

Humberto Beltran

Patrícia Rufino

O sucesso se deve em grande parte ao incentivo da prefeitura

feira livre é ponto de encontro obrigatório das famíliasCOM APOIO DO PREFEITO

HumbeRto beLtRan

O que começou timidamente já se tornou um grande sucesso nos finais de semana de Nova Alvorada do Sul. A Feira Livre do município, que acontece no Parque Nélson Tereré todo sába-do, atrai cada vez mais gente em busca de um bom ambiente fa-miliar, com comidas típicas, mú-sica ambiente e frutas, legumes e verduras frescos e de excelente qualidade.

Além disso, artesanato re-gional, conservas, brinquedos, queijos e os indefectíveis pastéis fritos na hora e espetinhos estão entre os preferidos da popula-

ção local. No último sábado, pôde-se verificar que o número de barracas presentes chegou a 36, quantidade expressiva já que quando a feira acontecia do outro lado da cidade pouco mais de dez feirantes expunham seus produtos.

O sucesso se deve em grande parte ao incentivo da prefeitura que, além de oferecer um local mais adequado para os feirantes e para a população, disponibili-za aos produtores transporte da área rural até o município, o que viabiliza melhores preços para a comercialização e condições de conservação dos produtos.

Conforme informou o secre-tário de Produção Rural e Meio Ambiente, Claudir Brunetto, o

prefeito Neto tem dado todo o suporte necessário: “Estamos tendo condições de desenvolver bem nosso trabalho. O prefeito nos passou a importância que a Feira Livre tem, já que é um espaço sadio para o convívio so-cial além de incrementar a eco-nomia e facilitar as atividades comerciais principalmente dos produtores rurais”, comentou Brunetto.

A previsão é que o número de barracas possa chegar a 50 até o meio do ano, já que exis-tem condições físicas e infraes-trutura para isso e o interesse da população vem crescendo a cada semana. A Feira Livre fun-ciona todo sábado das 16 horas à meia-noite.

Prefeito recebe taxistas e mantém gabinete aberto para todas as categorias profissionais

REIVINDICAçõES

HumbeRto beLtRan

Com o objetivo de aproximar cada vez mais a população do Executivo, o prefeito Juvenal de Assunção Neto recebeu em seu gabinete na tarde desta quarta-feira os taxistas do município de Nova Alvorada do Sul e ouviu as várias reivindicações apresenta-das pela categoria.

Atualmente, a Cidade para Todos possui aproximadamen-te oito mil veículos particulares com placa local e algo em torno de 11 mil em trânsito na cidade e são dezenove os taxistas regis-trados de forma legal.

Neto informou que recebe-rão cobertura os pontos de taxi localizados em frente ao super-mercado PagMenos, no Hospi-tal Municipal Francisca Ortega e na Agrovila Pana, além de re-paros em outros pontos já exis-tentes. As obras para a cons-trução da rodoviária deverão ter início em breve e ela será, sem dúvida, o mais importante

local de trabalho para os taxis-tas: “Parabenizo a categoria dos tqaxistas pela união que de-monstram, já que todas as ve-zes que foram recebidos, quase todos os profissionais da classe compareceram. Isso mostra a seriedade com que tratam sua

profissão e estamos á disposi-ção para que possam cada vez mais atender de forma satisfa-tória nossa população e cuidar dignamente de suas famílias”, disse o prefeito.

Neto sugeriu ainda a criação de uma associação dos taxistas

locais, o que ajudaria muito na organização e em toda e qual-quer iniciativa da categoria e ainda inibiria a atuação de taxis-tas clandestinos no município. O prefeito colocou á disposição dos trabalhadores o setor jurídico da prefeitura no sentido de ajudar

na elaboração de uma tabela de preços o que traria um padrão de tarifas para essa atividade.

Participaram ainda do encon-tro o assessor jurídico Dr. Hélio Escobar, o Chefe de Gabinete Dr. José Luiz e o agente Wagner Ca-brera da Agetran.

Taxistas de Nova Alvorada do Sul durante reunião com o prefeito Neto

Page 4: Edição 531

Nova Alvorada do Sul - 1º a 31 de Março de 2014 O AlvoradaPágina 4

Secretaria de Educação e agetranativam campanha “trânsito legal”

Parceria oferece curso gratuito de acordeom

VOLTA ÀS AULAS

PREFEITURA x ODEBRECHT

Patrícia Rufino

a importância do apoio psicológico no tratamento contra o tabagismo

COLUNA HABILITARE

SuéLLen baRceLoS KoGa(pSicóLoGa) cRp: 14/04960-8

O tabagismo é uma doença, onde a ingestão de nicotina atra-vés do uso de cigarros produz o vício. é cau-sador de muitas doenças graves e fatais que podem

levar até décadas para se manifes-tar, mas estima-se que cerca de 50% dos fumantes morrem em de-corrência do uso do cigarro.

O tabagismo é a segunda cau-sa de morte no mundo, pode pro-vocar o surgimento de câncer de pulmão, enfisema, infarto do mio-cárdio, bronquite crônica, sinusite, derrame cerebral, envelhecimento prematuro da pele, entre outras.

Tipos de dependência: o cigar-ro provoca três tipos de dependên-cia:• Química(nicotina).Cau-

sa uma necessidade compulsiva, um desejo intenso de fumar. A vida média da nicotina no sangue é infe-rior a 2 horas, quando esse tempo se esgota, a concentração de nico-tina no sangue reduz, surgindo os sintomas desagradáveis de absti-nência, desencadeando no fuman-te o desejo de um novo cigarro.• Psicológica/emocional:

uma forma comum é usar o cigar-ro para lidar com situações de es-tresse, fonte de alívio, sensação de relaxamento, lidar com a solidão, prazer, etc. • Comportamental: a pes-

soa que fuma fica condicionada a certos hábitos que criam, como por exemplo: tomar café e acender um cigarro, fumar e ingerir bebidas alcoólicas, depois de comer, assis-tindo televisão, entre outros.

Ambivalência: parar x conti-nuar fumando.

Apesar de saber sobre os ris-cos para a saúde, parar de fumar nem sempre é uma decisão fácil! As razões pelas quais as pessoas querem continuar a fumar variam de fumante para fumante. Não é necessário livrar-se totalmente do desejo de fumar antes de parar.

A decisão é sua!!!A pessoa tem apenas que deci-

dir o que ela quer mais: continuar ou parar de fumar. é preciso con-frontar a ambivalência, uma vez que se decida parar de fumar mais do que continuar, pode-se transfor-mar a ambivalência em ação, dei-xando de fumar realmente.

Apoio psicológico Todos devem conhecer alguém

que comprou o medicamento com ou sem receita médica e não obte-ve sucesso, por isso é muito impor-tante que a pessoa em tratamento para parar de fumar, seja acompa-nhada por uma equipe multidisci-plinar que inclua o psicólogo.

Os medicamentos, prescritos pelo médico, ajudarão na depen-dência química, já o apoio psico-lógico contribuirá no combate à de-pendência psicológica/emocional e comportamental. O fumante preci-sará mudar hábitos de vida, contro-lar impulsos, ansiedade e demais aspectos emocionais que compete ao trabalho do psicólogo.

Paula Della Togna Paleari

CRP: 14/0095-6

PSICÓLOGA

Clarissa Battisti

CRP: 14/05696-3

PSICÓLOGA

Suellén Koga

CRP: 14/04960-8

PSICÓLOGA

Dr. José Queiroz Bernardes

CRM/MS: 302

CLÍNICA E CIR. GERAL

Tatiana Foroni

CAU: A63878-1

Arquit. e Urbanista

Greice Contini Carvalho

Psicóloga

CRP: 14/056363

Agendesuaconsulta:(67)3456-2310•9977-0984Clinica Habilitare

Rua Dourivaldo Monteiro Nogueira, 1.237Jardim Eldorado | Nova Alvorada do Sul

HumbeRto beLtRan

Com o objetivo de orientar pais, alunos e escolas sobre as boas práticas no trânsito, a Agência Municipal de Trânsito (Agetran) e a Secretaria de Edu-cação (Semed) com o suporte da Prefeitura Municipal, deram início na terça-feira (11/02) à campanha “Trânsito Legal” na Cidade para Todos.

Durante a campanha estão sendo realizadas “blitz” educa-tivas nos horários de entrada e saída das aulas, com a intenção de conscientizar pais e responsá-veis a não cometerem infrações de trânsito, informando ainda aos estudantes sobre o uso da faixa de pedestre, travessia na via, trânsito pelas calçadas, uso do cinto de segurança, postura correta de passageiros, pedes-tres transitando na via pública e demais situações pertinentes ao

trânsito.A secretária de Educação

do município, Masé Piazzalun-ga Guerbas, informou que se-rão atendidas todas as escolas da zona urbana do município, particularmente aquelas com movimento intenso de veículos: “Nossas crianças assimilam ra-pidamente os bons exemplos de

cidadania que ensinamos a elas e a educação no trânsito é im-portante na formação de novos cidadãos e elas mesmas cobram de seus pais um bom compor-tamento ao volante. Campanhas como esta serão realizadas pe-riodicamente e para isso temos o apoio do prefeito Juvenal Neto.”

HumbeRto beLtRan

Único na região, o Projeto Or-questra de Acordeons já é uma realidade em Nova Alvorada do Sul. Conforme informações do coordenador de Cultura local, Abenel do Nascimento, per-cebeu-se junto à população a necessidade de oferecer aulas gratuitas com esse tipo de ins-trumento que, apesar de ser con-siderado popular, tem um custo elevado para a grande maioria.

Assim, a Comissão de Cultu-

ra criou e apresentou o projeto ao Programa Energia Social do Grupo Odebrecht, onde o mes-mo foi analisado e aprovado.

O prefeito Juvenal Neto co-mentou o cenário musical po-pular do nosso Estado:” Mato Grosso do Sul tem uma reali-dade cultural de ritmos como o chamamé, vanera, polca para-guaia e sertanejo universitário e em todos eles a presença do acordeom é obrigatória.

ParceriaAgradecemos à Odebrecht

pela colaboração e estamos mui-

to satisfeitos em poder oferecer a nossa gente esses cursos gratui-tos, coisa que não acontece nem em nossa capital. é importante dizer que nossa coordenadoria de Cultura oferece também cur-sos de violão, canto, banda mu-sical, viola entre outros, abertos a toda a população.“ informou.

As aulas serão ministradas pelo professor Osmar Medina nas dependências da coordena-doria de Cultura às segundas e quartas-feiras no horário das 8h às 11h e das 13h às 17h. Maio-res informações pelo telefone 3456-1747.

Equipe da Agetran durante campanha da volta às aulas com o prefeito Neto

DISK-TÁXI NOVA ALVORADA DO SUL9636-8050•8131-3059

Gilmar

Carros novos com ar-condicionado. Atende área rural e viagens

9917-8016Ademar

Page 5: Edição 531

Nova Alvorada do Sul - 1º a 31 de Março de 2014O Alvorada Página 5

Assessoria de Imprensa

A merenda nas escolas é variada e acompanhada por nutricionistas

Prefeitura ganha Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar

10ª EDIçãO

HumbeRto beLtRan

A organização da sociedade civil de interesse público Ação Fome Zero (AFZ) acaba de certificar o município de Nova Alvorada do Sul na 10ª edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. Criado desde 2004, o Prêmio oferece reco-nhecimento às prefeituras que realizam uma gestão criativa, inovadora e, sobretudo, eficien-te do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), criado pelo governo federal há quase 60 anos.

O Prêmio é uma atividade do Projeto Gestão Eficiente da Merenda Escolar e seu objetivo é desenvolver ações para ga-rantir que os recursos públicos destinados à alimentação esco-lar sejam efetivamente gastos em alimentação de qualidade, em quantidade e regularidade adequadas, para todos os alu-nos matriculados na educação básica da rede pública de en-sino.

AvaliaçãoEm nove edições do Prê-

mio, a AFZ recebeu mais de 2.800 inscrições de prefeituras de todo o Brasil e já premiou 118 municípios localizados em todas as regiões brasileiras. O processo de premiação é re-gionalizado e envolve diversas etapas, tais como: avaliação do formulário de inscrição e de toda a documentação enviada, análise do cardápio oferecido aos alunos, visitas técnicas aos municípios mais bem avaliados e definição dos premiados por uma comissão julgadora forma-da por profissionais envolvidos direta ou indiretamente com a

questão da alimentação esco-lar.

CritériosSão vários os critérios leva-

dos em consideração: qualida-de dos cardápios executados, eficiência e educação alimentar e nutricional, valorização pro-fissional das merendeiras, valo-rização da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, aquisição de gêneros alimentí-cios orgânicos e da sociobiodi-versidade, atuação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), desenvolvimento de projetos e ações, entre outros.

TrabalhoO prefeito Juvenal Neto co-

memorou a premiação: “Na verdade, esse prêmio é o resul-tado de um trabalho bem de-senvolvido por todas as nossas secretarias desde a produção agrícola até nossos educadores, passando também pelo traba-lho de assistência social. Temos muito a comemorar porque isso vem provar que trabalhando em sintonia em todos seus setores, uma administração consegue grandes resultados como esse. Fomos muito criticados no iní-cio de nosso mandato nesse quesito de alimentação escolar, mas aos poucos conseguimos ajustar o que estava errado e esse prêmio confirma que es-tamos no caminho certo nos cuidados com a alimentação de nossos alunos. Estamos todos de parabéns”, afirmou.

As prefeituras premiadas são homenageadas durante uma cerimônia que acontece no final do ano em Brasília (DF) com a presença de ministros de Estado, autoridades públicas e empresários de grande notorie-dade nacional.

Page 6: Edição 531

Nova Alvorada do Sul - 1º a 31 de Março de 2014 O AlvoradaPágina 6

Sociedade em Revistacom Liliam Márcia

FARTURA DE COMPETêNCIA PRESTIGIANDO

LONGEVIDADE DESTAQUE MERECIDAS FéRIAS

SINDICATO RURAL

NIVER

O secretário de Finanças Modesto Aquino e o Chefe de Gabinete José Luiz Oliveira

O empresário Paulinho (Podyum Calçados) com sua na-morada e a mãe prestigiando a Feira Livre

A querida dona Dalziza Maia Alpino completou 102 anos de digna existência no último 21. Ela que é mãe da Fátima e sogra do Dr. Tito Gutierres. Parabéns!

A 1ª Dama Mônica Furtado de Assunção e o prefeito Neto na assinatura de repasse de recursos para a Secre-taria de Assistência Social

O agropecuarista Milton Barbosa que esteve recente-mente de férias nos Estados Unidos com a namorada e seu filho, visitando amigos do tempo quando lá residiu e se divertindo nos parques temáticos de Orlando

O próximo curso do Sindicato Rural via Senar com parce-ria da Usina Odebrecht acontece no dia 10/03

O secretário de Produção Rural Claudir Brunetto e sua esposa Patrícia que aniversariou no último dia 28/02

Arquivo PessoalDa AssessoriaDa Assessoria

Arquivo Pessoal Patrícia Rufino Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal

“Tudo posso naquele que me fortalece”

Page 7: Edição 531

Nova Alvorada do Sul - 1º a 31 de Março de 2014O Alvorada Página 7

Arquivo PessoalLuiz Alberto, MidiamaxCARNAVAL

Carnaval de Corumbá será pontode encontro para políticos de MS

Benefícios comprovadosda atividade física regular

Da ReDação

Deputados estaduais vão aproveitar o carna-val para percorrerem o interior e se reunirem nos municípios onde a festa é tradicional para tratarem de política. O ponto de encontro será no domingo (2), em Corumbá, dia em que o senador Delcídio do Amaral (PT) vai chegar à cidade.

Pré-candidato ao go-verno do Estado, Delcí-dio vai prestigiar a folia em Paranaíba no sábado. Mas no domingo já estará em Corumbá onde deve ficar até o fim do carna-val. Neste dia, será o des-file da escola de samba Imperatriz Corumbaense que homenageará o pre-feito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP).

Lauro Davi (Pros) co-meça a percorrer as ba-ses eleitorais. Apesar de

sua força eleitoral ser em Dourados, o deputado vai a Jardim. No sába-do, ele segue para Porto Murtinho e no domingo vai para Corumbá. Para fechar a caminhada, na segunda-feira, Lauro prestigia a folia em Para-naíba.

Eduardo Rocha (PMDB) é outro deputado que vai andar muito du-rante o carnaval. Ele pas-sará por Vicentina, Jateí e Glória de Dourados. De sábado a terça-feira, vai percorrer os municípios de Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Inocência e Paranaíba. Na segunda, ele promete muito sam-ba no pé com o desfile da sua escola de samba Estação Primeira de Três Lagoas no Carnaíba.

Já Pedro Kemp (PT) optou por descansar. Ele ficará em Bonito, onde mora sua irmã, para des-cansar e estudar.

*aLeSSanDRe RicaRDo G. cano

A atividade física é defi-nida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica, proporcionando um gas-to de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividades mental e so-cial, tendo como resulta-dos os benefícios à saúde.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS):• Saúde: É um Es-

tado de complemento bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença ou en-fermidade. • Aptidão Física: É

uma condição na qual o individuo possui energia e vitalidade suficientes para realizar as tarefas diárias e participar de atividades re-creativas sem fadiga (NIE-

MAN, D., p. 4, 1999).Pensando nisso, a Aca-

demia Vip traz para você 10 bons motivos para fazer academia regularmente.

1. Emagrecer ou re-gular o peso, prevenindo kilos extras;

2. Melhorar a circu-lação sanguínea;

3. Diminuir os riscos de doenças crônicas;

4. Aumenta a resis-tência dos ossos, prevenin-do a osteoporose;

5. Melhor coordena-ção dos movimentos e do equilíbrio;

6. Aumenta a boa disposição e o bom humor;

7. Diminui o estres-se;

8. Previne comporta-mento de riscos;

9. Promove uma maior interação social;

10. Melhora a imagem corporal e a auto-estima.

*Professor de Educa-ção Física e Proprietário da Academia Vip

NIVER I ESPAçO SAÚDE

IDADE NOVA

Vereador Nélio Dias Justem de idade nova neste mês. Parabéns! Felicidades!

O agropecuarista, Magno Barbosa Nogueira, emplacou idade nova no último 2. Parabéns! Felicidades!

César Massocato e Gislaine Carvalho

Page 8: Edição 531

Nova Alvorada do Sul - 1º a 31 de Março de 2014 O AlvoradaPágina 8

O objetivo principal do CIAT é reduzir o tempo de busca do trabalhador por uma oportunidade de emprego

O evento foi realizado pela Prefeitura através da Secretaria de Educação em parceria com o Grupo Odebrecht

Da Assessoria

Patrícia Rufino

cresce o número de trabalhadores encaminhados ao mercado pelo ciat

lotação de educadores e abertura da Semana Pedagógica acontecem em nova alvorada do Sul

HOSPITAL MUNICIPAL

REDE MUNICIPAL DE ENSINO

HumbeRto beLtRan

O Centro Integrado de Aten-dimento ao Trabalhador teve aumento no número de pessoas atendidas e encaminhadas ao mercado de trabalho durante 2013 e a perspectiva para 2014 é das melhores. A informação foi dada pela coordenadora do órgão em Nova Alvorada do Sul, Mariele Soares, que afirmou que 10.770 atendimentos foram fei-tos no ano passado dos quais aproximadamente 60% já estão efetivados. Em 2014 até agora já foram realizados mais de 500 atendimentos.

O objetivo principal do CIAT é reduzir o tempo de busca do trabalhador por uma oportuni-dade de emprego, melhorar a sua empregabilidade e ao mes-mo tempo oferecer ao empre-gador, profissionais dentro do

perfil exigido para ocupação das vagas disponíveis em sua ativi-dade, contribuindo assim para um melhor desenvolvimento do município.

Entre as principais ações do CIAT figuram a intermediação do emprego, seguro-desempre-go, qualificação profissional, microcrédito, orientação pro-fissional e apoio à geração de trabalho e renda. No ano pas-sado, o órgão ofereceu também o projeto Projovem Trabalhador para jovens de 18 a 29 anos de idade que atendeu e qualificou 50 trabalhadores, sendo 25 na área urbana e 25 na Agrovila Pana, tendo todos eles sido en-caminhados para o mercado de trabalho.

O prefeito Juvenal Neto en-fatizou a importância desse tra-balho: “Oportunizar condições para que nossos trabalhadores estejam mais bem qualificados

para o trabalho é, hoje em dia, imprescindível para que o muni-cípio cresça de forma sustentá-

vel. A consequência é uma me-lhoria da qualidade de vida de nossas famílias, pois o trabalho

traz dignidade e segurança ao trabalhador e todos nós ganha-mos com isso. “concluiu”.

HumbeRto beLtRan

Na manhã do dia 5, o plenário da Câmara de Vereadores rece-beu um grande público na aber-tura da Semana Pedagógica e no lançamento da Formação Conti-nuada 2014. No dia anterior (04) aconteceu também a lotação dos especialistas em educação, pro-fessores e monitores efetivos da rede municipal de ensino.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação em parceria com o Grupo Odebrecht Agroindustrial e o tema foi “Edu-cação Ambiental e Sustentabili-dade através do Instituto 5 Ele-mentos” e o trabalho em conjunto faz parte do Projeto Energia Social do Grupo Odebrecht. Servidores administrativos e educadores das

instituições municipais de ensino compareceram em grande núme-ro além da presidente do Simted Irene do Carmo, o tesoureiro da Fetems Jaime Teixeira e a geren-te de Pessoas e Administrativo do Grupo Odebrecht Agro Industrial Antônio Ailton de Andrade.

O prefeito Juvenal Neto este-ve presente e destacou a impor-tância de iniciativas como essa para o crescimento profissional dos educadores:” Professores continuamente capacitados para exercer melhor sua importante função são ferramenta de indis-cutível valor na construção da sociedade. A participação de grandes empresas como a Ode-brecht demonstra uma visão em-presarial voltada para o social e estaremos sempre prontos a par-ticipar e promover esse tipo de atividade”.

Page 9: Edição 531

Nova Alvorada do Sul - 1º a 31 de Março de 2014O Alvorada Página 9

Secretaria de Saúde promove atendimento do Projeto itinerante de combate ao câncer

neto faz pagamento antecipado do funcionalismo e injeta r$ 2 milhões na economia

SAÚDE

CIDADE PARA TODOS

HumbeRto beLtRan

Mais uma etapa na campa-nha de prevenção ao câncer foi realizada durante todo o sábado (08) em Nova Alvorada do Sul. A importância do diagnóstico precoce desse mal motivou a elaboração do Projeto de Pre-venção Itinerante no Combate ao Câncer com o objetivo de pro-mover atividades de informação e detecção.

De acordo com o Dr. Fabri-cio Colacino Silva, idealizador do projeto criado em outubro de 2011, até o mês de dezembro do ano passado foram atendidos cinquenta e seis municípios por uma equipe que conta com dois médicos, radiologista, oncolo-gista, três enfermeiras, quatro técnicos de enfermagem e mais dois técnicos em radiologia.

A secretária de Saúde do município, Dra. Adeliza Abrami, falou da importância da preven-ção: “As chances de cura com o diagnóstico precoce do câncer chegam a 95% mas elas caem

pra apenas 20% caso ele tenha se alastrado para outras partes do corpo. é uma doença extre-mamente agressiva e causa dor e sofrimento para toda a família do enfermo e até para os profis-sionais da saúde que acabam se envolvendo no tratamento. Daí a importância enorme da preven-ção.”

O prefeito Juvenal Neto es-

teve presente e comentou so-bre o atendimento á população: “Recebemos com satisfação a consulta do Dr. Fabrício sobre a vinda do Ônibus da Saúde para nossa cidade e prontamente aceitamos sua oferta quando nossa secretária Adeliza nos pro-curou. Nossa administração não pode se dar ao luxo de recusar um serviço tão importante quan-

to esse. Convoco os homens a realizarem exames preventivos, pois o câncer de próstata está entre os mais registrados no país.”

A primeira-dama e secre-tária de Assistência Social Mônica Furtado de Assunção destacou a importância da par-ticipação da Rede Feminina de Combate ao Câncer e da Coor-

denadoria de Políticas Públicas para as Mulheres:” Parabenizo nossas parceiras Ezenir Caste-lão Cezarino e Andréia Martini por não pouparem esforços no sentido de oferecer condições para que nossa população seja atendida de forma digna e competente.”

O Ônibus da Saúde é adap-tado e equipado com quatro módulos sendo uma sala gine-cológica, um mamógrafo digita-lizado, um centro cirúrgico e um consultório. O atendimento teve início ás 07:00hs e se estendeu até as 16:00hs quando foram realizadas 51 mamografias; 48 exames de pele; 41 preventi-vos; 25 verificações de Pressão Arterial e Glicemia Capilar e 14 atendimentos via Cartão SUS.

O evento contou ainda com a presença dos vereadores Hélio César, Otávio Viterbo e o líder do prefeito na Câmara, Edir Mes-quita. O organização e orien-tação do tráfego de veículos foi executada por uma equipe da Agetran comandada pelo agente Wagner Cabrera.

HumbeRto beLtRan

A prefeitura de Nova Alvora-da do Sul fez o pagamento refe-rente ao mês de fevereiro a todos os servidores municipais na sex-ta-feira (28) conforme informa-

ções fornecidas pelo secretario de Finanças do município.

Isso injetou cerca de R$ 2 milhões na economia local an-tes do feriadão de Carnaval. Os salários que poderiam ser pagos somente na próxima semana, serão antecipados e isso só se

tornou possível graças ao equilí-brio financeiro pelo qual passa o executivo municipal no momen-to.

Na Cidade para Todos, é grande a expectativa pelo 1º Nasfolia a se realizar no Parque Nelson Tereré na noite do dia

28/02 a partir das 20:30 hs. As principais atrações serão a cantora Lia Mayo e Banda, os cantores Fabio Bahia e Dhilli Pimenta e o DJ Rodrigo Alves. A Feira Livre municipal também funcionará no dia do evento oferecendo, além de produtos

hortifrutigranjeiros, artesanato, doces caseiros e praça de ali-mentação.

A administração está toman-do todas as providências para que os eventos ocorram com to-das as condições de segurança e organização.

Municípios buscam soluções para atender a demanda de alunos

Patrícia Rufino

Page 10: Edição 531

Nova Alvorada do Sul - 1º a 31 de Março de 2014 O AlvoradaPágina 10

Da Assessoria

Barrigudos, comemorem!

De acordo com pesquisa feita pela conceituada revista masculi-na VIP no mês de janeiro, apenas 17% das mulheres de 12 capitais brasileiras gostam ou preferem homens com barriga tanquinho. A enorme maioria se importa mesmo é com cuidados de higiene pessoal e aspectos de caráter e personali-dade. E sem essa piadinha machis-ta manjada de que mulher gosta mesmo é de homem com dinheiro. Afinal de contas, em sã consciência quem é que quer ter ao seu lado pelo resto da vida um Zé Mané sem um tostão no bolso? Amélia já era.

O que estraga irremediavelmen-te o cartaz dos homens é recender a sovaco, cigarro e álcool. Mau háli-to, chulé e unhas compridas e sujas vêm em seguida. Pés de troglodita e cabelos oleosos e mal cuidados também pegam muito mal.

E não adianta você achar que malhação vai manter sua barriga zerada pelo resto da vida. Ajuda, sim, mas não resolve. Simplesmen-te porque com o passar dos anos, a força e a firmeza dos músculos abdominais vai diminuindo. A força da gravidade é implacável.

Tem alguns gozadores que di-zem que a bunda dos homens pas-sa para a barriga depois dos 40. Some lá atrás e aparece na frente.

é claro que tem o aspecto da saúde. Barriga grande demais su-gere desleixo, preguiça e tonéis de cerveja e toneladas de churrasco. Mas se você acha que sofrendo em uma academia como um soldado da Legião Estrangeira no deserto do Saara garante seu sucesso com a mulherada, se enganou, véi!

Ser um clone do Johnny Bravo ou do Schwarzenegger dos bons tempos só vai chamar a atenção mesmo é da turma do arco-íris. Quer uma prova? De acordo com a VIP, 79% dos leitores das revistas de homens sarados são gays e não mulheres.

Na verdade, as mulheres são mais sensíveis do que pensamos: elas não gostam de exagero em nada. A não ser, talvez, no limite do cartão de crédito. (desculpem, meninas... não resisti!).

Essa bobagem de “o meu é maior do que o dele”, “meu celu-lar é mais moderno do que o dele”, ou “meu carro é melhor do que o dele” é algo intrinsecamente mas-culino. Competição, teu sobrenome

é homem. Se o tema for futebol, então...

As mulheres gostam de homens protetores, mas na medida certa que um relacionamento moderno sugere. Nem Brucutu nem Pepe Le Bleu. Simplesmente homens que se cuidem sem fanatismo nem exces-sos.

E para quem acha que a tal da depilação corporal está na moda, talvez seja o caso de metrossexuais e artistas de TV. A pesquisa mostra que 4 em cada 5 mulheres acham que o homem tem que ter pelos nos locais certos. Tony Ramos, nem pensar. Mas homem liso como bola de bilhar também não.

Pessoalmente não troco a espu-ma fresca e cheirosa de um barbear tranquilo por puxões torturantes que, além dos pelos, arrancam um pedaço da dignidade também. Po-dem nos chamar de frouxos. Dia desses, um amigo meu apareceu depilado e seu rosto era uma mistu-ra de goiaba bichada com mármore Carrara. Culpa da minha mulher, disse ele. As coisas que a gente faz por elas... Deixo a depilação corpo-ral para os atletas da natação. Não estou atrás de medalhas, não.

Quanto á barriga, cuido dedica-damente da minha. Sempre temos em mente de que poderia fazer algo mais, mas invariavelmente deixa-mos prá outro dia. Não estou pre-gando aqui que você, meu amigo , passe o domingo esparramado no sofá da sala se empanturrando de cerveja e pizza, assistindo ao Faus-tão e vendo o jogo do seu time.

Mexa-se, curta seu fim de se-mana, mas não exagere. Bata sua bolinha, dê seus mergulhos, brin-que com as crianças, lave seu carro e até ajude na limpeza da casa.

Lembre-se de que as mulheres querem homens saudáveis com um sistema imunológico potente – e isso acontece até inconscientemen-te – já que você, no fim das contas, é responsável – junto com ela - pela qualidade dos rebentos que povoa-rão sua casa e a vida do casal. Mu-lheres bonitas e saudáveis querem homens bonitos e saudáveis. Não bonecos perfeitos como o marido da Barbie.

Afinal, saúde é o que interessa, o resto não tem pressa.

HUMBERTO BELTRAN é pedagogo, professor de idiomas, jornalista e radialista

lei do acesso a informação

reparos em estradas dos assentamentos são realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico

CIDADãOS CONHEçAM OS SEUS DIREITOS

miLton baRboSa

Cada vez mais o cidadão precisa conhecer os seus direi-tos e deveres por que não.

Hoje com as redes sociais que circulam pela internet, trazem informações locais, es-taduais, nacionais e mundial em tempo real. O que se passa na China ficamos sabendo na mesma hora. Tudo esta expos-to, completando, os facebook e watzap que pelo mecanismo da eletrônica expõe toda a privaci-dade dos cidadãos.

Nada mais fica escondido. Presidentes da republica de varios países, ja foram desti-tuidos dos seus cargos graças as redes sociais. Lembram-se do movimento ocorrido no ano passado pelo simples ato de um governante querer aumentar a tarifa dos onibus em 20 centa-

vos? E os atuais “rolezinhos” que vem ocorrendo nas princi-pais capitais brasileiras, tudo arquitetado pelas redes sociais, portanto estamos expostos 24 hs por dia. Se a transparência mostra a realidade ao cidadãos, o Ministério Público exerce pa-pel fundamental na fiscalização e cumprimento das leis em defesa do cidadão. Quiseram acabar, nao conseguiram, para tranquilidade de todos. Assim sendo, a Lei 12.527/2011 que trata do Acesso a Informação, a que qualquer cidadão tem direi-to, determina o fornecimento de qualquer dado ou informação solicitada pelo cidadão e mais, determina tambem a abstenção () de exigir do cidadão, os mo-tivos pelos quais a informação esta sendo solicitada. As infor-mções deverão ser identifica-das com prenome e sobreno-me dos servidores, mandarios, gestores, responsaveis pelas

mesmas, tudo devidamente identificados, assinados. Reco-mendação, da conta ainda, que os orgãos solicitados não pode-rão recusar o fornecimento de informções, nem sendo casos de pedidos genéricos. O cum-primento da Lei de Acesso a Informação, Lei 12.527/2011, é mais um grande instrumento de defesa do cidadão. Lei é lei. Cumpra-se. Cidadãos, façam valer os seus direitos, tenham acesso, exijam transparência.

HumbeRto beLtRan

As estradas dos assentamen-tos Mutum, Bebedouro, Banco da Terra e Pana receberam repa-ros e serviços de terraplenagem durante esta semana. Aprovei-tando a trégua que as chuvas deram durante os últimos dias, o trabalho realizado tem por ob-jetivo melhorar as condições de tráfego naquela região do muni-cípio.

Tanques de PsiculturaA coordenadoria entregou

também dois tanques para pisci-cultura com 12 metros de largura por 100 metros de comprimen-to e com uma profundidade de 3,80 mts onde será desenvolvida a criação do pintado real. No to-tal foram 15.000 m2 escavados e esses tanques permitirão a pro-dução estimada de 15 toneladas de peixe por ano.

O secretário de Produção Ru-ral disse que a piscicultura está entre os principais projetos idea-lizados pelo prefeito Neto em sua pasta:” Nosso prefeito acredita no avanço do produtor rural e procura oferecer condições para que o setor cresça com quali-dade. A economia do município com isso também crescerá e não ficaremos tão dependentes de produtos agropecuários para nos-sa população além de podermos obter melhores preços. ”concluiu.

O pintado real é uma espé-cie criada em 2008 pelo Projeto

Pacu, primeiro programa bra-sileiro de piscicultura a investir na criação de espécies nativas. A ideia surgiu pela demanda por carne de pintado, considerada como top de linha para a culiná-ria por ser branca, suave e livre de espinhas perigosas.

O cruzamento, feito pela pri-meira vez em 2008, começou a dar resultados no dia 15 de outu-bro de 2010, quando os primei-ros lotes foram comercializados no Brasil. O projeto revolucionou a piscicultura nacional de peixes nativos e a região centro-oeste.

O trabalho realizado tem por objetivo melhorar as condições de tráfego

INFRAESTRUTURA

Page 11: Edição 531

caRLoS Luquetti

A Câmara Municipal de Ve-readores de Nova Alvorada do Sul, através do seu presidente, Moizes Neres de Souza (PT), estará logo após os festejos car-navalescos, dia 11, terça-feira, às 19h00, realizando reunião de outorga de Títulos de Cida-dão sul-nova-alvoradense ao seu mais novo e ilustre filho, José Orcírio Miranda dos San-tos (Zeca do PT), que além de ser uma das personalidades po-líticas mais influentes do MS, receberá com mérito o Título de Cidadão Sul-nova-alvoradense, por ter contribuído substan-cialmente com o progresso e desenvolvimento local, princi-palmente quando governou o Estado. Na sua vida pública, sempre esteve auxiliando as cadeias e segmentos produti-vos, bem como, as camadas menos favorecidas do municí-pio. Na cidade, sempre contou

com a valorosa colaboração do atual presidente do legislativo e propositor da matéria, Moizes Neres, na missão de angariar benefícios a classe trabalhadora ou na incansável luta no res-guardo dos seus direitos, seja da área urbana ou rural.

A sessão reunirá uma signifi-

cativa parcela da sociedade lo-cal, tendo em vista a importân-cia da honraria concedida pelo Poder Legislativo.

“Esta Casa de Leis estará tendo a grata satisfação de enal-tecer e reconhecer um cidadão do povo, que independente de ideologias ou cores partidárias,

sempre esteve comprometido com as causas populares, suas classes representativas e o Es-tado como um todo, este é Zeca do PT”, citou Moizes. O verea-dor também reforçou o convite à população em geral para que prestigie mais este ato que visa respaldar serviços prestados.

Nova Alvorada do Sul - 1º a 31 de Março de 2014O Alvorada Página 11

Fotos: Carlos Luquetti

Presidente Moizes neres outorgará títulode cidadão ao ex-governador Zeca do Pt

OUTORGA

CâMARA MUNICIPAL DE NOVA ALVORADA DO SUL - SESSãO ORDINÁRIA DE 23/02/2014 – MATéRIAS APROVADAS

Padronização e prestação de serviços de táxi na rodoviária são questionados na Câmara

O vereador Edir Alves Mesquita (PSD), através de Indicação Legislativa encaminhada ao prefeito Juvenal de Assunção Neto (PSDB), solicita que seja feito por parte da municipalidade estudos sobre novos procedimentos na prestação dos serviços de táxi, como um sistema de rodízio a ser realizado no Terminal Ro-doviário de Nova Alvorada do Sul. A medida visa um atendimento de 24 horas, bem como, sejam colocados adesivos padrão nos veículos.

Nas justificativas apresentadas, Mesquita ressal-tou que há reclamações dos usuários pela falta de taxistas no referido local. Por sua vez, a adesivagem dos carros evitaria a ação dos transportes clandestinos no setor.

Rosana gestiona por cobertura e bancos nas linhas de ônibus

Por Indicação ao Prefeito Juvenal Neto (PSDB), a Vereadora Rosana Alves Pinheiro (DEM), solicita das esferas competentes da municipalidade, em especial, a Secretaria de Obras, que seja implantado coberturas e bancos nas linhas de ônibus no Distrito PANA.

Segundo Rosana, “as linhas de ônibus são des-providas de cobertura e bancos. Esta indicação bene-ficiará principalmente as crianças e adolescentes que ficam ao relento, expostas as intempéries climáticas, como sol forte e chuvas”, citou.

Moção de Congratulações à Igreja BatistaEm atendimento ao requerimento aprovado pela

Casa de Leis de autoria do Vereador Renílson César (PMDB), será encaminhado Moção de Congratulação parabenizando a Primeira Igreja Batista de Nova Alvo-rada do Sul pelo seu 15° Aniversário e pelas ações que executa em prol da sociedade Sul-novaalvoradense.

Hélio César reivindica caminhão limpa fossa para o município

Por requerimento, o Vereador Hélio César (PSB) está gestionando junto a SEPROTUR, através da se-cretária da pasta, Drª. Teresa Cristina Correia da Costa Dias, para que a mesma interceda junto ao Governo de Estado, com intuito de que seja disponibilizado para o município um caminhão tipo limpa fossa.

“O Município não tem um caminhão limpa fossa, e a demanda para atender o hospital, creches, escolas municipais e estaduais, secretarias, dentre outros, tem onerado muito os cofres públicos e com este benefí-cio, iríamos economizar nossos recursos que poderiam atender outras áreas da administração”, disse Hélio.

Renílson intercede por mais salas de aula na Pana

O Vereador Renílson César da Silva (PMDB) teve requerimento aprovado e encaminhado ao Deputado Estadual Junior Mochi, solicitando que o mesmo viabi-lize junto à Secretária de Educação, Sra. Maria Milene Badeca da Costa e ao Governo do Estado, recursos para a construção de 04 (quatro) salas de aulas na Escola Municipal Rosalvo da Rocha Rodrigues – Dis-trito PANA.

“Conforme oficio nº 002/2014 assinado pelo di-retor da citada escola Sr. Fabio Rodrigo de Oliveira, a solicitação se faz necessária, pois a escola não tem estrutura física para atender a mais de 800 famílias entre assentados e residentes em fazendas vizinhas pertencentes ao Município por isso pedimos apoio ao governo estadual que nos atenda nessa solicitação”, justificou Renílson.

Paulo Puffy requer informações do ExecutivoREQUEIRO à Mesa na forma regimental ouvindo

o colendo Plenário que seja oficiado e requerido junto ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal Juvenal

de Assunção Neto, na forma e prazo legal, nos termos do Artigo 20 inciso xxI e Artigo 56 xVI da Lei Orgânica do Município para que preste a esta Casa de Leis as seguintes informações:

1- Que seja enviada cópia completa e au-têntica do processo licitatório do Pregão 002/2013 do Processo Administrativo nº 005/2013 que teve como ganhadora do certame a Empresa Transpíccoli Trans-portes L.T.D.A.

2- Que seja enviada cópia das notas fiscais autênticas dos pagamentos números:

a) 327 de 10/03/2013.b) 670 de 09/04/2013.c) 1370, 1382,1383 de 23/05/2013.d) 1687. 1688, 1690 de 21/06/2013.e) 2044, 2045, 2046 DE 19/07/2013.f) 2484, 2485 de 16/08/2013.g) 2999, 3000, 3001 de 24/09/2013.h) 3207, 3208 de 17/10/2013i) 3370 de 05/11/2013, 3454 de

07/11/2013, e 3710 de 29/11/2013.j) 3776 de 04/12/2013, 3815 de

09/12/2013.k) 4072 e 4079 de 19/12/2013.l) 4113 de 30/12/2013.PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA – PUFF3 - Cópia autêntica do calendário escolar de

2013.4 - Relatório de rodagem autêntico que de acordo

com o contrato nº009/2013 é entregue junto com a nota fiscal.

Nestes TermosPede DeferimentoNova Alvorada do Sul, 17 de Fevereiro de 2014.PAULO ROBERTO DE OLIVEIRAVereador – PTJUSTIFICATIVA: A presente solicitação é para

que o Poder Legislativo fique inteirado e acompanhe

os pagamentos efetuados a Empresa de Transporte Escolar feitos pela Administração Municipal de Nova Alvorada do Sul.

Pedido de Informações IIREQUEIRO à Mesa na forma regimental ouvindo

o colendo Plenário que seja oficiado e requerido junto ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal Juvenal de Assunção Neto, na forma e prazo legal, nos termos do Artigo 20 inciso xxI e Artigo 56 xVI da Lei Orgânica do Município para que preste a esta Casa de Leis as seguintes informações:

1 - Que seja enviadas cópias da data e valores dos repasses das retenções da taxa de recolhimento de lixo feita pela empresa SANESUL em 2012 e 2013.

Paulo Roberto de OliveiraVereador – PT JUSTIFICATIVA: Esta solicitação se faz neces-

sário para que esta Casa de Leis fique inteirada dos valores retidos na cobrança da conta de água de cada consumidor e os valores repassados pela empresa SA-NESUL a esta Municipalidade.

Informações IIIREQUEIRO à Mesa na forma regimental ouvindo

o colendo Plenário que seja oficiado e requerido junto ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal Juvenal de Assunção Neto, na forma e prazo legal, nos termos do Artigo 20 inciso xxI e Artigo 56 xVI da Lei Orgânica do Município para que preste a esta Casa de Leis as seguintes informações:

1- Cópias dos pagamentos referentes a 2012 e 2013 feitos pela Usina Agro Energia Santa Lu-zia onde a mesma atua no Município de Nova Alvorada do Sul como substituta tributária no recolhimento de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Nature-za).

Paulo Roberto de Oliveira

Vereador – PTJUSTIFICATIVA: Esta solicitação se faz neces-

sário para que esta Casa de Leis fique inteirada dos valores referentes aos repasses feitos pela Usina Santa Luzia ao município de Nova alvorada do Sul.

Informações IVREQUEIRO à Mesa na forma regimental ouvin-

do o colendo Plenário que seja oficiado e requerido junto ao Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Nova Alvorada do Sul, na forma e prazo legal, para que preste a esta Casa de Leis as seguintes informações:

1- Que explique o motivo pelo qual a Presi-dência desta casa não faz cumprir o Art. 20 parágrafo xxI da lei Orgânica do Município onde diz que importa em crime contra a administração pública a recusa ou o não atendimento, no prazo de 30 dias, bem como a prestação de informação falsa solicitadas ao Excelen-tíssimo Senhor Prefeito Municipal Juvenal de Assunção Neto.

Nestes TermosPede DeferimentoNova Alvorada do Sul – MS, 17 de Fevereiro de

2014.PAULO ROBERTO DE OLIVEIRAVereador – PTJUSTIFICATIVA: Esta solicitação se faz neces-

sário, pois diante do que aconteceu no decorrer do ano de 2013 identificamos que a Administração Municipal deixou a desejar e sonegou várias infor-mações requeridas por esta Casa de Leis, somente enviou o que a mesma achou que lhe era conveniente e em consoante a tudo isto a Presidência desta Casa, mesmo vendo que os requerimentos não foram res-pondidos, em nenhum momento tomou as medidas legais e jurídicas para que estes requerimentos fos-sem respondidos.

Presidente da Câmara Municipal de Nova Alvorada do Sul, vereador Moizes Neres

Após a cerimônia de en-trega de título de Cidadão de Nova Alvorada do Sul, o ex-governador Zeca do PT fará uma palestra sobre “Os desafios da Política Regional e Nacional em 2014 para o desenvolvimento do país com justiça social”.

Zeca esplanará sobre os avanços sociais e econômicos nas suas gestões como gover-nador do Estado e das neces-sidades das reformas política, agrária e tributária para que os avanços desenvolvimentis-tas da nação continuem ocor-rendo.

O ex-governador e atual vereador de Campo Grande também comentará sobre a atual conjuntura política de Mato Grosso do Sul, que en-volve a disputa do PT para retomar o governo do Estado com a pré-candidatura do Senador Delcídio do Amaral (PT), que deverá concorrer com o ex-prefeito de Cam-po Grande, Nelsinho Trad (PMDB) e talvez contra o atual prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB).

Zeca do Pt farápalestra sobre osdesafios políticos

Page 12: Edição 531

Nova Alvorada do Sul - 1º a 31 de Março de 2014 O AlvoradaPágina 12

Patrícia Rufino

neto recebe do governador Puccinelli recursos para a assistência SocialFEAS

HumbeRto beLtRan

O prefeito Juvenal Neto em companhia da 1ª Dama e se-cretária de Assistência Social da Cidade para Todos esteve em Campo Grande na última sexta- feira (7) quando, em ato no auditório da Governadoria, recebeu o repasse proveniente

do Fundo Estadual de Assistên-cia Social (FEAS) que faz parte do Pacto de Adesão ao Siste-ma único de Assistência Social (SUAS).

Neto considerou que esses repasses de recursos represen-tam muito, principalmente em função da queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) por conta de algumas isenções concedidas pelo Go-

verno Federal: “Toda e qualquer receita que venha do Governo do Estado é muito bem vinda para reforçar nossos projetos em uma área tão importante como a assistência social. A de-manda de questões sociais que o crescimento do nossa cidade apresenta exige nossa atenção permanente e nossa secretária Mônica está fazendo um exce-lente trabalho que pode ser veri-

ficado junto á nossa população. ”informou.

Nova Alvorada do Sul é con-siderada hoje a segunda cidade que mais cresce no estado, per-dendo apenas para Três Lagoas em termos proporcionais e a atual administração no primei-ro ano de mandato, voltou suas atenções principalmente para as áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, obtendo bons resultados e com um horizonte otimista para 2014.

A secretária de Assistência

Social e 1ª Dama Mônica Furta-do de Assunção ressaltou o apoio do Estado: “A parceria e o estrei-tamento de laços entre municí-pio e Estado é importante para que possamos atender de forma eficiente nossa população. 2013 foi um ano de grandes lutas das quais saímos vitoriosos e agora é olhar para o futuro e trabalhar. Aproveito para agradecer nossas equipes da secretaria que sem-pre se mostraram empenhadas em cumprir bem o seu papel”- comentou.

Educação recebe quatro novos ônibusTRANSPORTE ESCOLAR

HumbeRto beLtRan

Na tarde de quarta-feira (5) em frente ao Paço Municipal, fo-ram entregues para a Secretaria de Educação quatro ônibus zero quilômetro para o transporte es-colar de alunos da área rural do município de Nova Alvorada do Sul. Os veículos da marca Mer-cedes Benz são do modelo Foz-

250 com motor a diesel com capacidade de transportar 60 passageiros cada e foram ob-tidos através do FNDE (Fundo Nacional da Educação) no valor de R$ 240.500,00 cada um, totalizando R$ 962.000,00.

O prefeito Juvenal Neto agra-deceu o empenho do deputado federal Antônio Carlos Biffi na vinda desses veículos para o município.

Deputado federal Geraldo Resende, deputado estadual Marcio Monteiro, prefeito Juvenal Neto e o governador André Puccinelli