Download - Emrc fraternidade 5º ano

Transcript
Page 1: Emrc fraternidade  5º ano

A FRATERNIDADE Unidade Letiva 5

EMRC

Escola Dr. Azeredo Perdigão

Viseu

Page 2: Emrc fraternidade  5º ano

Proponho-te agora a realização de um pequeno texto dirigido aos líderes dos países mais ricos.

Irás pedir que ajudem a construir a Fraternidade no mundo!

Fome

Injustiça

Crianças

Sonhar

Brincar

Acredita

Guerra

Nele terás que conter as seguintes palavras:

Page 3: Emrc fraternidade  5º ano

Eu, Inês Maria Baptista Ferreira Neves, aluna do 2º ciclo, do 5ºB, nº 10 da Escola E/B 2,3 Dr. Azeredo Perdigão de Viseu, Portugal, queria com este meu gesto, sensibilizá-lo e pedir-lhe o seguinte:

Os Estados Unidos da América foram sempre um país muito rico, talvez o mais poderoso do mundo; por isso mesmo tem uma grande influência política, económica e social em todo o mundo. Sendo o Senhor, o presidente deste país tão importante, apelava à sua sensibilidade para os problemas existentes, em alguns países do mundo. Especialmente os países mais pobres.

Estes países sofrem de diversos problemas, guerras, fome, doenças, injustiças etc. Alguns líderes destes países preferem comprar armas do que matar a fome ao seu povo. As crianças

são as que mais sofrem, em vez de brincarem e sonharem com o seu futuro são recrutadas para a guerra. Não têm tempo para serem crianças. Acho isto, uma tremenda injustiça.

Acredito que com a sua influência, junto de outros países ricos, consigam travar as guerras existentes em todo o mundo e as desigualdades sociais.

A fome é um flagelo que pode ser minimizado, distribuindo a riqueza que é canalizada para o fabrico e a compra de armas, pelos países mais necessitados, especialmente os povos de África. Devemos ajudá-los a matar a fome, construir hospitais, estradas, ou seja desenvolver os seus países, para que possam por eles próprios serem auto-suficientes.

A liberdade dos países torna-se eficaz quando os diferentes povos são respeitados, pelos seus costumes, crenças, condições económicas etc.

Em vez de nos impormos pela força devemos cultivar o diálogo e a tolerância. Só assim, seremos verdadeiramente livres.

Teria muito mais para lhe pedir. Mas, espero que com este meu gesto, o tenha sensibilizado e assim mostre vontade para mediar o diálogo pacífico com todos os povos do mundo, tornando-o melhor e mais justo.

Com os meus melhores cumprimentos.Inês Neves

Viseu, 14 de abril de 2012 Exmo. Sr. Barack Obama Presidente dos Estados Unidos da América

Page 4: Emrc fraternidade  5º ano

Exmo. Senhor, Presidente da República, venho por este meio pedir-lhe que acabe com um pouco da injustiça que há neste mundo.

O senhor nem imagina a quantidade de pessoas que passam fome. Eles só têm uma migalha enquanto o senhor tem tanta comida podia partilhá-la e promover para que tal não aconteça.

Também lhe queria falar das pessoas, mas principalmente das crianças que trabalham horas a fio, que são completamente exploradas que não podem brincar e que a sonhar imaginam a sua vida ao contrário. Eu acho que há algum modo de acabar com isto se o senhor quiser.

E por fim a guerra que desde sempre é um dos maiores problemas do mundo, que mata pessoas e destrói a vida de outras. Alguém tem de acabar com ela, como já outros o fizeram. Se eu conseguisse … mas não consigo, e acredite que o senhor tem esse poder!!! Agradeço a sua atenção, e por favor tente construir um mundo mais fraterno.

Guilherme Rouxinol

5º E

Page 5: Emrc fraternidade  5º ano

Carina Oliveira PaisNº25ºE

E.M.R.C.

Carina Oliveira PaisNº25ºE

E.M.R.C.

Exmo. Senhor Nicolas Sarkozy,

Venho por este meio, pedir-lhe para pensar naquelas crianças que passam fome, aquelas que vivem no meio de uma guerra…na injustiça. Muitas dessas crianças não têm o direito a sonhar e a brincar.Peço-lhe ainda para não tratar mal certas pessoas, só porque elas são diferentes de si. Pois na verdade todos somos iguais e temos os mesmos direitos.Agradecia que não desperdiçasse alimentos e que partilhasse o que tem a mais com aquelas pessoas pobres que mal conseguem viver.Não acredita que se todos fizéssemos isto, teríamos um mundo melhor?!Então, contribua para um mundo cheio de Fraternidade!Cumprimentos,

Carina Oliveira

Page 6: Emrc fraternidade  5º ano
Page 7: Emrc fraternidade  5º ano

Exma. Sra. Dra. Angela Merkel:

Venho, por este meio, pedir, com todo o respeito, a sua atenção às nações mais carenciadas.Dado que é conhecida a sua influência a nível mundial, queria que começasse a construir fraternidade no mundo, um sentimento que não existe em abundância. Neste mundo, há imenso racismo, guerra, terrorismo, violência, entre outras. Atitudes que provocam o medo e a insegurança entre os cidadãos. Infelizmente, quem governa este mundo é a injustiça.Se a Sra. Merkel pudesse ajudar a combater a fome, principalmente entre as crianças, começaria a construir a fraternidade. Seria uma pedra na construção deste sentimento.Pergunto a todas as pessoas: porque é que nem todas as crianças têm liberdade para brincar? Uma autêntica crueldade! Algumas não brincam porque são escravizadas de dia e de noite, outras porque não têm forças devido à fraqueza que a fome dá.As crianças que não brincam também não sonham, não sonham em brincar. Vamos fazer com que essas crianças sonhem que um dia vão sair da miséria, vão ter uma vida melhor e vão ser jovens com vidas normais.Não quero referir somente a crianças, mas também a adultos. Pois alguns são vítimas de violência, discriminação, exploração e muitas vezes sentem-se inseguros. Vamos dar-lhes a possibilidade de acreditarem que tudo isto vai mudar! EU ACREDITO!!!E A SRA. MERKEL, ACREDITA???Deixo-lhe esta questão e espero a sua resposta.ObrigadaGrata pela atenção

Ana Almeida

Page 8: Emrc fraternidade  5º ano

Viseu, 14 de Abril de 2012 Senhor presidente Barack ObamaSei que não me conhece e porque razão me há-de dar ouvidos??? Afinal, sou a penas uma

criança de Portugal, mas que fica triste quando vê tanta miséria e tristeza no mundo fora.Assim, venho por este meio, solicitar que o senhor presidente contribua para a reconstrução

da Fraternidade no Mundo.Pelo mundo fora há crianças que passam muita, muita fome. Já imaginou o que as crianças

e os adultos sofrem e lutam por comida? Muitos trabalham para ter comida sol a sol e quando afinal pouco conseguem.

As crianças não podem brincar nem sonhar. A única coisa que elas têm é uma infância infeliz e miserável.

Muitas crianças não têm família, muitas são obrigadas a trabalhar e passam por situações muito más.

E as guerras? Tantas crianças e adultos morrem nas guerras ou ficam sem a família. E o que ganham com isso? E quem é o vencedor?

Milhões de pessoas acreditam que o mundo delas será melhor, então vamos ajudá-las a concretizar o seu sonho.

Não acha que isto tudo é uma injustiça, principalmente para as crianças? Ajude a criar um mundo justo.

Por favor fique a pensar no assunto. Crie campanhas e fundos para ajudar as pessoas porque, tudo é possível se acreditarmos e quisermos. Basta para isso cada um de nós dar um pouquinho de coisas a mais que nós temos e que provavelmente não iremos sentir falta.

P.S.: Não se vai arrepender ao ajudar os outros. Beatriz Mesquita

Page 9: Emrc fraternidade  5º ano

Exs. SenhoresVim por este meio solicitar-lhe o

seguinte:O nosso mundo devia ser um lugar de paz, amor e bondade. Mas, é um lugar cheio de injustiça, fome, guerra e violência. Todas as crianças deviam ter o direito de brincar e de sonhar. Mas, muitas delas, só trabalham para os ricos, desde muito

pequeninos. Passam muita fome, (pois tem pouquíssimo para comer),

sofrimento, dor, solidão e insegurança.É uma injustiça! Por isso peço- vos que sejam fraternos, que ajudem a melhorar o nosso mundo! Deixem que os homens de amanhã possam decidir o seu futuro, livremente, sejam crianças ricas ou pobres. Com os melhores cumprimentos:

Carolina Fonseca 5º A Nº 4