Download - Esquema teorico pratico

Transcript
Page 1: Esquema teorico pratico

Orientador:

Ricardo Monteles

Aprendiz:

Roosevelt Ferreira Abrantes

Universidade Federal do MaranhãoColégio Universitário – COLUNCurso Técnico em Meio AmbienteDisciplina: Educação Ambiental

Page 2: Esquema teorico pratico

Proposta de Trabalho

Grafiteiros Ecológicos

Page 3: Esquema teorico pratico

Apresentação

Educação Ambiental tem sido um dos temas mais discutidos na atualidade, principalmente quando se trata de falar em sustentabilidade. Em 1987, a Comissão Brutland definiu que desenvolver sustentavelmente significa utilizar os recursos hoje disponíveis em benefício da coletividade sem que isto comprometa a utilização destes mesmos recursos pelas gerações futuras. Esses recursos dos quais falamos encontram-se disponíveis no nosso meio ambiente.

Page 4: Esquema teorico pratico

Nesse sentido, o tema Educação Ambiental tem como objetivo maior a missão de transforma em valor a percepção ambiental: qualquer conhecimento apreendido que vise à melhoria do meio-ambiente, seja através de cursos, da arte, da música, enfim, da prática diária de cada cidadão, acarreta em mudança de hábitos, de atitudes e de comportamentos na relação que se estabelece com o meio-ambiente.

Page 5: Esquema teorico pratico

Essas mudanças podem ser verificadas concretamente em pequenos atos cotidianos, que vão da reflexão individual entre arremessar um saco de lixo em um terreno baldio ou colocá-lo corretamente acondicionado para a coleta pública aos megaprojetos de desenvolvimento que se inserem e respeitam a legislação ambiental; do ato de jogar uma garrafa PET no mangue a um projeto de reflorestamento e recuperação de um ecossistema. Isso não é uma tarefa fácil! Então, como atingi-la? Como alcançar essa meta de mudar hábitos?

Page 6: Esquema teorico pratico

É com esse objetivo que a proposta de trabalho Grafiteiros Ecológicos vem contribuir na sensibilização das crianças, adolescentes e jovens nas questões ambientais, questões essas que vêm levando o espaço onde vivemos a sérias complicações, tais como efeito estufa, aquecimento global, falta de consciência ecológica e ambiental, poluição visual e estética.

Page 7: Esquema teorico pratico

A grafitagem é hoje um eficaz meio de comunicação – entendo aqui comunicação como à transmissão e recepção de uma mensagem – que trabalha uma linguagem alternativa compreendida pela juventude que habita os bairros periféricos das grandes cidades.

Essas mensagens são repassadas através da arte que se pinta em fachadas, muros escolares e espaços comunitários, dentre outros, fazendo-os conhecer cada vez mais sobre temas específicos da realidade e aumentando as boas práticas no seu próprio habitat.

Page 8: Esquema teorico pratico

Essas ações vêm contribuindo sensivelmente na ampliação da participação sócio ambiental e na formulação de propostas para o fortalecimento da preservação e conservação do meio ambiente em todos os espaços comunitários e sociais.

Page 9: Esquema teorico pratico

Neste ponto, consideramos que a grafitagem é uma das possíveis soluções viáveis para amenizar os riscos que o meio ambiente da área em torno da escola e comunidades adjacentes a ela vem sofrendo ao longo do tempo, partindo da ideia de desenvolver com grafiteiros da própria escola (COLUN/UFMA), e da comunidade figuras de grafite com mensagens de preservação e cuidado com o meio ambiente, lapidando este jovens a serem protagonistas e ao mesmo tempo multiplicadores ambientais através da arte do grafite.

Page 10: Esquema teorico pratico

Objetivo Geral

Contribuir para a minimização de espaços que são utilizadas como depósitos de lixo, abandonados e depredados nas áreas próximos ao COLUN/UFMA através da arte da grafitagem voltada especificamente para a conscientização ambiental e destinação correta do lixo.

Page 11: Esquema teorico pratico

Objetivos Específicos

Trabalhar a arte da grafitagem como meio de comunicação de mensagens relacionadas à educação ambiental;

Utilizar espaços comunitários (muros, fachadas, placas, etc.) como veículos de campanhas de preservação ambiental;

Fomentar a participação de jovens grafiteiros e incentivar outros novos como multiplicadores da educação ambiental.

Page 12: Esquema teorico pratico

Público-Alvo

Alunos do ensino fundamental; médio e técnico;

Adolescente e jovens moradores do entorno das áreas do COLUN/UFMA: Vila Embratel, Vila Bacanga, Vila Cerâmica e Sá Viana.

Page 13: Esquema teorico pratico

Metodologia e Estratégia

Panfletagem sobre preservação ambiental com os mobilizadores (estudantes do ensino fundamental, médio e técnico).

Leituras e discussões sobre o tema a ser trabalhado com os participantes;

Contato com jovens das comunidades adjacentes ao COLUN/UFMA; onde será desenvolvida a grafitagem;

Contato com outras escolas e proprietários das áreas escolhidas para a aplicação da grafitagem;

Evento de aplicação da grafitagem (fomentação da dança (black) , musica (rap e hip hop), e da arte (grafite) com apoio dos mobilizadores (estudantes do ensino fundamental, médio e técnico).

Page 14: Esquema teorico pratico

Resultados Esperados

Educação ambiental difundida através de grafitagem em muros da área próximo ao COLUN/UFMA;

Contemplar espaços das escolas parceiras com os trabalhos de grafitagem (painel de madeira ou afresco).

Grafiteiros envolvidos com as ações de educação ambiental;

Grafiteiros das comunidades contempladas envolvidos com as ações de educação ambiental;

Fomentar a arte como discussão holística no apreciamento da educação ambiental.

Page 15: Esquema teorico pratico

Amostra de Alguns Trabalhos Propostos

Page 16: Esquema teorico pratico

Amostra de Alguns Trabalhos Propostos

Page 17: Esquema teorico pratico

Saiba mais sobre o assunto:

Roosevelt F. AbrantesGraduado em Gestão Pública

Estudante Técnico em Meio ambiente

E-mail: [email protected]: Roosevelt F. Abrantes Curso

Técnico em Meio Ambiente

Page 18: Esquema teorico pratico

Obrigado!