Download - FIOSP cresce 20 % e CIOSP abriga importantes debates ... · odontopediatras, Maria Salete vai falar sobre algo que, para muitos profissio-nais, é uma novidade. “A realização

Transcript

01 de fevereiro 2018

Fabricados na Suíça, com o mais elevado padrão de qualidade, os sistemas originais MIXPACTM

aperfeiçoam a dosagem, a mistura e a injeção de materiais mono e multicomponentes, garantindo um trabalho eficiente e diferenciado. Mais informações: www.sulzer.com/dental

Sulzer Mixpac LtdRütistrasse 79469 Haag, Suíça

Visite-nos no Pavilhão Suiço,rua 9000, avenida G

AD

A abertura da 36ª edição do CIOSP reuniu ontem representantes de insti-tuições de Odontologia, conferencistas, expositores e público de diversas par-tes do mundo. A internacionalização do evento promove, a cada ano, maior dis-cussão sobre a prática odontológica, en-quanto a feira comercial, uma das maiores do setor, registra este ano uma ampliação de 20 % em sua área.

Para Ueide Fernando Fontana, coor-denador do evento, a ampliação do es-paço da FIOSP ocorreu pela própria de-manda dos expositores. Além disso, até

ontem, já no primeiro dia do congresso, a procura por cursos científicos tam-bém já havia alcançado um total de 70 % da oferta. “Isso prova que estamos conseguindo trazer o cirurgião-dentista ao maior evento do mundo”, comemora. Para quem participa da FIOSP o evento é não só uma oportunidade de conhecer o que há de mais moderno em termos de tecnologia odontológica, mas de ma-nusear e conhecer gratuitamente os produtos antes de adquiri-los.

A ampliação do evento se dá também em relação à sua importância política e social no âmbito da Odontologia. Este ano

FIOSP cresce 20 % e CIOSP abriga importantes debates internacionaisFeira tem 20 % a mais de empresas este ano e congresso promove o primeiro fórum para discussão da Odontologia na América Latina

2A abertura oficial da 36ª edição do CIOSP, ontem pela manhã.

notícias

36º CIOSP2

o CIOSP realiza pela primeira vez o Fó-rum Latinoamericano, que pretende de-bater as necessidades da área entre os países do continente e, em seguida, defi-nir metas para a América Latina.

“O Brasil é uma referência em Odontologia na América Latina. A APCD quer liberar um debate sobre as possíveis práticas odontológicas co-muns. A ideia é estabelecer objetivos comuns e traçar um plano estratégico odontológico para a América Latina”, afirma Fontana, que coordena o plano estratégico da APCD há três anos.

A presidente da Federação Dentá-ria Internacional (FDI), Kathryn Kell, presente na abertura do CIOSP, consi-dera este o evento mundial que mais reúne nomes importantes do setor não só na feira, mas também na área cientí-fica e profissional. “A Associação Pau-lista de Cirurgiões-Dentistas de São Paulo (APCD) e a Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD) estão entre os cinco mais importantes mem-bros da Federação Dentária Internacio-nal e há uma série de ações sociais, pre-ventivas e educativas que podem ser ampliadas por meio de uma ação con-junta entre essas instituições”.

A presidente da Regional Latinoa-mericana para o FDI (LARO), Lupe Sala-zar Zurita, do Panamá, reforça a impor-tância estratégica do CIOSP na discus-são das políticas de saúde internacional, principalmente latino-americanas. Reu-nindo hoje 11 países membros (Panamá, Colômbia, Bolívia, Costa Rica, Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Equador, Cuba e Honduras), a instituição também se faz presente no evento deste ano prin-cipalmente para convidar o Brasil a inte-grar o grupo. “Queremos ter mais voz por meio da Federação Odontológica La-tinomaericana (FOLA) e ter mais voz e mais voto pela LARO”, explica.

Além do papel estratégico de discu-tir a Odontologia em nível internacio-nal, o CIOSP é referência na formação profissional. O presidente da APCD, Wilson Chediek, ressalta a capacidade do evento de reunir todos os profissio-nais ligados à Odontologia, como técni-cos, estudantes, cirurgiões-dentistas, pesquisadores e representantes de ins-tituições ligadas ao setor. “Temos aqui, por exemplo, um trabalho de formação de profissionais da saúde pública tanto estadual quanto municipal”.

Para os representantes da Associa-ção dos Técnicos Dentários de Campinas

e do Estado de São Paulo (APDCR), o evento tem o papel imprescindível de unir técnicos e cirurgiões-dentistas. “O técnico e o cirurgião-dentista têm sem-pre que interagir, fortalecer a participa-ção dos dois lados”, afirma Toshio Uehara, presidente da entidade. “A par-

ceria que temos de associações é muito forte e nós como técnicos temos que res-peitar o evento, que é muito importante na categoria. E como técnicos precisa-mos acompanhar essa modernidade téc-nica. Como falar de prótese dentária se você não é um parceiro do cirurgião-den-

tista? Ela precisa ser sólida, resistente e com mais respeito”, explica Evandro L. Souza, vice-presidente da instituição.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Claudio Yukio Miyake, também desta-cou a importância do evento e a pro-posta da instituição de divulgar, du-rante o CIOSP, possíveis parcerias com as regionais da APCD no Estado. “A APCD e o CIOSP são locais para re-forçar essa parceria”, afirmou.

A Associação Brasileira da Indús-tria de Artigos e Equipamentos Médi-cos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) também marca presença mais uma vez no CIOSP, desta-cando sua luta contra o uso da pirataria na Odontologia. “Queremos fortalecer a consciência do cirurgião-dentista sobre o risco de usar produtos pirata no im-plante odontológico. Muitas vezes o pro-fissional nem sabe que está usando, e nós queremos ajudá-lo a identificar”, ex-plica o presidente da associação, Paulo Henrique Fraccaro.

O CIOSP prossegue até o dia 03 de fevereiro no Expo Center Norte, apre-sentando as maiores novidades e os grandes debates sobre a Odontologia contemporânea no mundo.

1

Em 2018, a Arena do CIOSP volta a atrair um número considerável de pro-fissionais e estudantes interessados em complementar seu conhecimento e am-pliar sua prática em assuntos diversos e práticos da Odontologia.

As palestras gratuitas abordam te-mas relacionados ao cotidiano da Odontologia sob aspectos éticos e le-gais. Entre os temas que serão discuti-dos este ano estão: Como minimizar riscos no exercício da Odontologia, Mí-

dias sociais; Imposto de renda, Pano-rama atual dos planos odontológicos; Planejamento tributário; Como arbi-trar honorários profissionais; Primei-ros-socorros em caso de emergência; Como conviver melhor com os desafios

clínicos; Boas práticas em CTBMF; Pro-blemas com o paciente: como agir; Prescrição de medicamentos, dentre outros.

A Arena recebe todos os anos aca-dêmicos, recém-formados e cirurgiões-dentistas em pleno exercício profissio-nal, em uma abordagem dinâmica e de conteúdo relevante. As inscrições são por ordem de chegada, respeitando a capacidade do auditório. No ano pas-sado o espaço localizado no Boulevard disponibilizou 80 lugares por palestra aos congressistas, que puderam partici-par das atividades gratuitamente.

Em complemento à programação científica oferecida usualmente no CIOSP, a Arena surge com o intuito de proporcionar aos congressistas acesso a assuntos que tratam do dia a dia do Cirurgião-Dentista, que deve ir

muito além do saber técnico e científico. O evento busca garantir informação de qualidade, oferecer orientações éticas e jurídicas sobre a atuação odontológica para nortear um exercício profissional mais seguro e preventivo.

Desde a sua 35ª edição, em 2017, o CIOSP assumiu o compromisso de in-vestir na educação e orientação dos aca-dêmicos e dos profissionais, especial-mente nos assuntos que se referem à ética, ao Código de Defesa do Consumi-dor, à responsabilidade civil dos profis-sionais e entidades que prestam assis-tência odontológica, como forma de pro-porcionar meios que viabilizem o con-gressista a minimizar e gerenciar os riscos inerentes do exercício odontoló-gico e de seu relacionamento com os pa-cientes”, afirma Wilson Chediek, coor-denador do CIOSP.

Arena: um espaço que vai além do saber científico, difundindo gratuitamente

conhecimentos e facilitando o cotidiano do Cirurgião- Dentista

Dental Tribune International GmbH

Holbeinstr. 29, 04229 Leipzig

Germany, Alemanha

Telefone: +49 341 48474 302

Fax: +49 341 48474 173

Internet: www.dental-tribune.com

E-mail: [email protected]

Presidente/CEO

Torsten Oemus [email protected]

Diretora Comercial

Weridiana Mageswki [email protected]

Gerente de Edição

Suelyn Melo Range [email protected]

Jornalista

Márcia Rodrigues da Costa

Editor do Grupo

Daniel Zimmermann [email protected]

Publicado por Dental Tribune International

© 2018 Dental Tribune International

Todos os Direitos Reservados.

Presente durante o 36º CIOSP-Congresso Internacional de

Odontologia de São Paulo, 31 de janeiro a 3 de fevereiro de 2018.

A Tribune America toma todas as possíveis atitudes para re-

portar informações clínicas e sobre produtos dos fabricantes

de forma minuciosa, porém não pode assumir responsabilidade

sobre a eficácia do produto, ou por erros tipográficos. O editor

também não assume responsabilidade sobre nomes de produ-

tos ou afirmações feitas pelo anunciante. Opiniões de autores

são próprias dos mesmos e não refletem as opiniões da Tribune

America ou da Dental Tribune International.

Sobre o Editor

Movimentação no evento é cada ano mais crescente, reunindo um público que vem de várias partes do mundo.

Arena orienta o profissional da Odontologia sobre assuntos importantes do seu cotidiano.

Biomateriais@Straumann®. Quando uma só opção não é suficiente.

Biomaterials@Straumann®

Décadas de experiência em odontologia e regeneração oral nos levaram a entender e a satisfazer a diversidade de indicações e preferências de cada paciente. A solução certa na implantodontia e na periodontia é projetada para cada um. A Straumann oferece uma variedade de biomateriais que atende às suas expectativas e principalmente às dos seus pacientes.

Acesse nosso eshop:

loja.straumann.com.br

notícias

36º CIOSP4

AD

Maria Salete Nahás Pires Corrêa, professora de Odontopediatria da Fa-culdade de Odontologia da Universi-dade de São Paulo (USP) e livre-do-cente pela mesma instituição, explica que a realização do pré-natal odontoló-gico é de suma importância não só para a proteção contra os efeitos do es-tresse emocional do período gestacio-nal, mas também para a incorporação de hábitos saudáveis pela paciente, o que refletirá positivamente na saúde geral da mãe e, consequentemente, na do seu bebê.

Durante a sua conferência no CIOSP hoje, dia 01 de janeiro, às 10h, voltada para cirurgiões-dentistas e odontopediatras, Maria Salete vai falar sobre algo que, para muitos profissio-nais, é uma novidade. “A realização do pré- natal odontológico ainda para mui-tos profissionais é uma ação nova”, daí a necessidade de explicar como realizá--los e conscientizar o cirurgião dentista da importância dessa ação.

Segundo ela, o cirurgião-dentista e o Odontopediatra, por terem a possibili-dade de estar em contato com a ges-

tante e com o bebê, podem, a partir de alguns conhecimentos da Psicologia Pré e Perinatal, contribuir para a rela-ção afetiva entre a mãe e seu filho (a), direcionar orientações e tratamentos de forma afetuosa, respeitando as emoções

de todo núcleo familiar, inclusive a do feto em desenvolvimento.

A especialista explica que, diante das novas descobertas a respeito da vida intrauterina, algumas teorias fica-ram ultrapassadas, como a de que o

útero seria um ambiente calmo e silen-cioso, onde o feto teria experiência ape-nas situações confortáveis de proteção e bem-estar. “Em um estudo realizado com um hidrofone no útero de mulhe-res grávidas, pesquisadores equivalem o útero à uma câmara de ecos como, por exemplo, o feto escuta a movimentação do estômago e dos intestinos, o pulsar do sangue pelos vasos sanguíneos e a voz da mãe”.

A gestação é um período único e precioso no ciclo de vida das mulheres, portanto, os cirurgiões-dentistas devem considerá-las como pacientes de risco odontológico temporário, devido às alte-rações psicológicas, físicas e hormonais que criam condições adversas à saúde bucal. “O conhecimento do cirurgião--dentista em relação aos trimestres da gravidez é importante para mensurar e prever possíveis entraves, uma vez que nenhuma necessidade de atendimento odontológico deve ser negligenciada por medo de colocar em risco a saúde da gestante ou a do bebê. Considera-se como período ideal, para o tratamento dentário, o segundo trimestre da gravi-

dez, mas os serviços de emergência de-vem ser fornecidos em qualquer mo-mento”.

O profissional precisa elaborar um plano de tratamento seguro, eficaz e com baixo risco à saúde de sua paciente e bebê. Além disso, como parte da abor-dagem odontológica, deverá saber como conduzir, de forma carinhosa e tran-quila, todos os momentos turbulentos e estressantes da gestante, explica.

Conforme recomendações da Asso-ciação Brasileira de Odontopediatria, os profissionais da área devem orientar pais e responsáveis quanto à promoção e manutenção de saúde bucal das crian-ças, ajudar o paciente a desenvolver há-bitos comportamentais que conduzam a saúde bucal, identificar fatores de risco, em nível individual, para as doenças mais comuns da cavidade bucal e im-plementar estratégias preventivas para tais doenças. “Quanto antes ocorrer tal orientação, menor será a probabilidade de o paciente infantil desenvolver doen-ças bucais ocasionadas, por exemplo, por hábitos deletérios, como a cárie e gengivite”, finaliza.

Odontologia e gestaçãoQuanto antes investir nessa relação, melhor para mãe e filho, explica especialista. Cuidados começam no feto.

Profa. Maria Salete Nahás Pires Corrêa

Martina Hingis curaprox.com

Escova InterdentalCPS prime

notícias

36º CIOSP 7

Ambiente hospitalar e relação multi-disciplinar; pronto-socorro odontoló-gico e traumas, e a relação Medicina x Odontologia são temas que ele domina. Hoje, dia 1º de fevereiro, a partir das 10h, Waldyr Antonio Jorge fará a confe-rência “Atuação hospitalar do Cirur-gião-Dentista”, no CIOSP, onde abor-dará todo esse universo.

Professor titular do departamento de Estomatologia, da disciplina Clínica Integrada, titular em Cirurgia e Trauma-tologia Bucomaxilofacial da Faculdade de Odontologia da USP (Fousp), ele é também diretor superintendente do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo e coordenador da residên-cia Cirurgia & Traumatologia BMF dos quatro hospitais de Trauma da Secreta-ria Municipal de Saúde/Prefeitura Mu-nicipal de São Paulo.

Nesta entrevista ele divide com o leitor um pouco da sua vasta experiên-cia na área.

No Brasil como é a realidade da Odon-

tologia Hospitalar no âmbito privado e

público?

A Odontologia implica em atuações profissionais em várias frentes de tra-balho; assim, o cirurgião-dentista pode realizar-se profissionalmente na clínica, em consultórios privados, serviços pú-blicos, convênios, instituições do ter-ceiro setor, SESC, SENAI, SESI, etc.

A participação do cirurgião-Den-tista em atividade hospitalar deu-se a partir do início do século XX, na 1ª. Grande Guerra Mundial, quando ocor-reram os traumas de guerra em alta in-cidência que atingiram a região facial. Com o “boom” da indústria automobilís-tica na década de 1950, o índice de trau-mas faciais nos grandes centros urba-nos tornou imperativa a presença de cirurgiões bucomaxilofaciais de forma-ção odontológica nos prontos-socorros

hospitalares, o que deu impulso à pre-sença do cirurgião-dentista nos hospi-tais.

Qual a importância de se discutir

Odontologia Hospitalar hoje?

Nas últimas décadas o espaço hos-pitalar para a Odontologia se ampliou, tornando necessária a presença de um especialista de “boca”, visando à ade-quação normoreativa dos pacientes sis-têmicos. As patologias bucais associa-das às sistêmicas passaram a exigir resultados de tratamento com melhores prognósticos.

Quais as novidades na Odontologia

Hospitalar para o campo cirúrgico e da

traumatologia, tratando das doenças

do complexo bucomaxilofacial?

Foram inúmeras novidades que continuam diuturnamente exi-gindo dos profissionais uma constante busca do aprimora-mento. As abordagens cirúrgi-cas vias de acesso e técnicas ci-rúrgicas, além de materiais cirúrgicos que foram aprimora-das, levaram a sucessos estéti-cos funcionais que nobilizam a especialidade odontológica de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilofacial.

A técnica cirúrgica com acessos intra bucais, além dos materiais de implantes ósseos e enxertos, permitiram resulta-dos de excelência em oclusão funcional e estética, possibili-tando o tratamento das defor-midades odonto-faciais através das cirurgias ortognáticas, com resultados de excelente quali-dade estética funcional, o que possibilitou um avanço signifi-cativo do tratamento do trauma facial, ainda presente na civili-

zação moderna, a exemplo dos casos de vítimas de acidentes e do tratamento das patológicas bucais.

Fale sobre a atuação da odontologia

Hospitalar hoje no diz respeito às cor-

relações entre o paciente e especiali-

dade da cirurgia, em tópicos odontoló-

gicos específicos quanto em questões

sistêmicas, multidisciplinares e multi-

profissionais.

Não devemos nos esquecer de que tratamos “não de um dente, mas sim de um paciente com dente”, frase que citei ainda como acadêmico em 1971, diante da angústia que sentia em estar me for-mando (graduando) sem saber o que de-veria saber sobre propedêutica de clí-nica médica odontológica.

A partir daí, embora a angústia ainda me acompanhe, tive noção exata de que deveríamos e continuamos ainda a ter a obrigação de conhecermos o todo para aplicarmos no específico, à cavidade bucal e anexos. Por dever de ofício, temos que saber os fatores impe-

ditivos de se instituir um tratamento singular e específico, levando em consi-deração o exame clínico sistêmico do paciente, visando não sermos surpreen-didos por intercorrências que podem le-var até ao óbito o paciente.

Quanto aos tópicos de conheci-mento mandatório, que acredito que to-dos os cirurgiões dentistas devem saber como proceder, são os casos clínicos, desde a simples conduta diante da lipo-timia, até a síncope, manifestação con-vulsiva dos portadores de hipo/hipergli-

cemia, choque anafilático, parada cardiorespiratória, deglutição/aspiração de corpos estranhos, casos em que, diante de um profissional preparado e qualificado, pode-se evitar o êxito letal. E esse profissional pode e deve ser um Cirurgião Dentista preparado e qualifi-cado.

O que o público vai conferir sobre o

tema durante o CIOSP? Faça um breve

resumo da sua fala.

O assunto a nós proposto é extenso,

longo e profundo. Não tenho a preten-são de esgotá-lo no tempo disponível para a minha fala no evento. A intenção é alertar, mostrar os caminhos de abre-viar algumas deficiências que herda-mos em nossa formação acadêmica. Mostraremos como podemos manter vi-vos nossos pacientes e salvar uma vida em quaisquer circunstâncias em que somos “chamados” a aplicar os primei-ros socorros, quer como dever de ofício no consultório odontológico ou fora dele.

Odontologia hospitalarUm dos maiores especialistas no tema, Waldyr Antonio Jorge fala sobre sua experiência na área e adianta detalhes da conferência que ministrará no CIOSP

VITA – perfect match.

VITA ENAMIC ® redefi ne a resiliência.*A primeira cerâmica híbrida com estrutura de rede dual, que absorve de forma ideal a força mastigatória

VITA ENAMIC ®

• resiliência enorme que absorve a força mastigatória

• restauração com economia de substância, uma vez que possibilita espessuras de parede reduzidas

• resultados de alta precisão e muito detalhados

• propriedades do material dentário especiais

• fabricação rápida e simples, já que não requer nenhuma queima

*) Esta inovadora cerâmica híbrida garante, pela primeira vez, para além de uma enorme elasticidade, também uma enorme resiliência após a união adesiva.

www.vita-enamic.com facebook.com/vita.zahnfabrik

3522

POR/

1

NOVO!

VITA ENAMIC®

multiColor

AD

Prof. Waldyr Antonio Jorge

notícias

36º CIOSP8

“Empreendedorismo na clínica odon-tológica: uma visão transdisciplinar que faz a diferença” é o tema da confe-rência que Lúcia Coutinho Porto vai ministrar no CIOSP hoje, 01 de feve-reiro, às 10h.

Durante a conferência ela abordará temas como o atendimento diário dife-renciado na clínica de odontológica, a Odontopediatria em relação às demais áreas da Saúde: Pediatria, Fonoaudiolo-gia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Nutrição e Psicologia; abordagem trans-disciplinar – acompanhamento do cres-cimento e desenvolvimento global da criança; além de apresentar casos clíni-cos.

Lúcia Coutinho é odontopediatra e diretora clínica da Clínica Coutinho, em São Paulo, há 35 anos. Professora assis-tente do curso de Atualização em Odon-topediatria da Atrami-Escola Paulista de Medicina-Unifesp, coordenadora e autora dos livros Odontopediatria para o Pediatra (2013) e Odontopediatria - A transdisciplinaridade na Saúde integral da criança (2015) e membro fundadora do grupo de Saúde oral da Sociedade de Pediatria de São Paulo, ela fala, nesta entrevista, sobre a importância da ges-tão e do na Odontologia:

Para que tipo de público da Odontolo-

gia esse tema é voltado?

Para os cirurgiões-dentistas de uma forma geral que buscam no empreende-dorismo, junto com novas ações, serem um diferencial no mercado. É funda-mental salientar a importância do co-nhecimento técnico-científico do profis-sional que, aliado ao empreendedo-rismo, leva ao êxito da sua empresa.

Qual o impacto de um trabalho de Ges-

tão e Marketing na carreira de um pro-

fissional de Odontologia?

Cada vez mais a gestão estratégica e o Marketing de Negócios no setor de Saúde tem sido um tema de destaque em encontros de profissionais. Além de priorizar o conhecimento aprofundado das melhores técnicas e das mais recen-tes inovações cientificas, gestão, Marke-ting, finanças, ética na comunicação e sistemas de gerenciamento, ganham

um espaço maior na rotina de um den-tista empresário. É através destas disci-plinas que é possível obter um cresci-mento consistente e duradouro com um modelo de negócio lucrativo, ter a possi-bilidade de investir em inovação, man-ter uma equipe altamente qualificada, atrair novos clientes e fortalecer a ima-

gem da clínica como referência na sua área de atuação no mercado.

Como essas ferramentas têm sido em-

pregadas pelos profissionais? Elas já

são uma realidade no cotidiano dos

profissionais?

Não é uma realidade no cotidiano dos profissionais. Porém, hoje vem au-mentando gradativamente o número de profissionais que buscam empreender dentro da área de Saúde, e se aprofun-

dam nos temas de Marketing, modelos de negócios, vendas, gestão de pessoas, finanças e inovação, inclusive buscando apoio em pós-graduação, treinamentos e coaching. Eles empreendem tanto na ex-pansão da sua clínica privada, geren-ciando-a como uma verdadeira empresa, ou buscam modelos de negócios diferen-ciados, como parcerias e franquias.

Quais as novidades sobre o assunto no

Brasil e em outros países?

Outro diferencial é o modelo de clí-nica integrada, um centro de diagnós-tico e tratamento com especialistas em todas as áreas, promovendo maior rapi-dez, segurança e efetividade, unindo conforto e nível de atendimento extra-ordinários. Isso significa inovar aten-dendo às novas expectativas e necessi-dades do nosso público-alvo. O avanço tecnológico e técnico no Brasil não fica atrás do que existe no resto do mundo. Isso nos sinaliza que ainda existe muito espaço para empreender com inovação no modelo de negócio, de serviço e de atendimento. Felizmente o acesso ao co-nhecimento sobre empreendedorismo no Brasil é uma realidade, assim como a consciência sobre este assunto entre os profissionais da área. Existem muitas oportunidades esperando um cirurgião--dentista empreendedor transformá-la em um novo negócio.

O que o público vai conferir na sua con-

ferência durante o CIOSP?

Gostaria de mostrar a importância da visão do empreendedor dentro de uma clínica odontológica, que busca por conhecimento técnico embasado na ciência, ética, humanismo e inovação, aliados a uma visão transdisciplinar, in-tegrando as diferentes áreas da saúde. Além disso, vou mostrar como as carac-terísticas dos empreendedores de su-cesso são aplicáveis neste contexto, bus-cando construir uma empresa sólida, com credibilidade e crescimento contí-nuo.

Cirurgião-Dentista muito além da boca é o nosso lema, priorizando a com-petência e humanismo, buscando a Saúde integral e a satisfação do nosso cliente.

Gestão & Marketing na OdontologiaUma entrevista com Lúcia Coutinho Porto

www.DTStudyClub.com

– education everywhereand anytime

– live and interactive webinars

– more than 1,000 archived courses

– a focused discussion forum

– free membership

– no travel costs

– no time away from the practice

– interaction with colleagues and experts across the globe

– a growing database of scientific articles and case reports

– ADA CERP-recognized credit administration

ADA CERP is a service of the American Dental Association to assist dental professionals in identifying quality providersof continuing dental education.ADA CERP does not approve or endorse individual courses or instructors, nor does it imply acceptance of credit hours by boards of dentistry.

Join the largesteducational network

in dentistry!

register for

FREE

AD

Dra. Lúcia Coutinho Porto

Com o objetivo de estar mais pró-ximo dos profissionais dentistas e de ser geradora de conhecimento na área, a líder no mercado nacional, Neodent®, investe na educação à distância para capacitar e difundir conhecimento em parceria com a Dental Tribune Interna-tional (DTI). Pioneira no mercado, a Ne-odent Academy, plataforma própria de ensino à distância, transmite aulas e seminários.

“Queremos estreitar cada vez mais o relacionamento com os pro-fissionais do setor. Além de oferecer todo o suporte necessário para o uso dos nos-sos produtos, também foca-mos no desenvolvimento pro-fissional por meio de aulas e palestras”, comenta Dra. Da-niela Felipucci, Head Global de Treinamento & Educação da Neodent®.

A primeira transmissão ocorreu em setembro do ano passo com a aula magna do Prof. Dr. Geninho Thomé apre-sentando o Grand Morse™, novo sistema de implantes den-tários inédito no mundo, que

teve recorde de participação de mais de 400 espectadores simultâneos por todo o Brasil. Até hoje, aproximadamente 700 profissionais participaram das 3 aulas ministradas. A agenda de 2018 está dis-ponível no site da Neodent®.

Para assistir palestras e treinamen-tos mensais no portal é necessário ape-nas conexão à internet. Assim, dentis-tas que não podem participar dos Con-gressos em grandes capitais ou dos Neo-eventos pelo Brasil, podem assistir via

plataforma Neodent®, de qualquer ci-dade. Para acessar, é preciso apenas fa-zer o login no momento da aula para acompanhar ao vivo e ainda esclarecer as dúvidas técnicas com o palestrante. Inclusive, caso não seja possível acom-panhar ao vivo, o conteúdo fica disponí-vel na plataforma após o evento.

Neodent® e Grand Morse™ são marcas da JJGC Indústria e Comércio de Mate-riais Dentários S.A.

Neodent® investe em plataforma de ensino

à distância para profissionais Pioneira no setor, a empresa treina e transmite palestras à distância para dentistas com conexão à internet

"Vem aumentando gradativamente o número de

profissionais que buscam empreender dentro da

área de Saúde, e se aprofundam nos temas de

Marketing, modelos de negócios, vendas, gestão

de pessoas, finanças e inovação"

notícias

36º CIOSP 9

A FIOSP é uma grande oportunidade de negócios para empresas que têm vi-são ampla do mercado odontológico, a exemplo da NSK, marca sempre pre-sente no evento. Para Eduardo Cunha, managing director da NSK Latin Ame-rica, trata-se de um local estratégico para apresentar novidades, estabelecer parcerias e contatos com o mercado na-cional e internacional.

A NSK fabrica turbinas pneumáti-cas, contra-ângulos, micromotores, além de produtos clínicos, de higiene bucal, Endodontia, cirurgia, laboratório dental e manutenção. Ao longo dos

anos a empresa vem crescendo, se con-solidando no mercado mundial e ga-nhando espaço em países estratégicos, como é o caso do Japão. Não à toa, a NSK Japão estabeleceu o novo edifício do centro de pesquisa e desenvolvi-mento, o "RD1", em 2017. “Sua principal função é fornecer uma instalação que assegure operações mais eficientes e funções de pesquisa e desenvolvimento e forneça produtos inovadores em tempo hábil. Dentro do novo edifício existe também um showroom para con-vidados de todo o mundo e uma instala-ção de simpósio que pode acomodar 400 pessoas, permitindo à empresa aprimorar o progresso na inovação”, ex-plica Cunha. A operação RD1 contribui para o crescimento contínuo da NSK através do gerenciamento de três áreas--chaves: o desenvolvimento, produção e vendas.

Além disso, a NSK começou a cons-truir uma fábrica adicional em Utsuno-miya-Nishi Industrial Park (cidade de Kanuma). A marca está expandindo a capacidade de produção e melhorando a qualidade do produto, bem como a efi-ciência da produção, para acelerar o im-pulso de crescimento da participação de mercado global através da imple-mentação da nova fábrica.

“A NSK do Brasil segue este ritmo acelerado de crescimento e traz para o

mercado brasileiro o que há de melhor na Odontologia mundial, oferecendo produtos de qualidade, preços competi-tivos e um serviço de excelência. No CIOSP 2018, além de um estande com design muito moderno, o que repre-senta a identidade da marca, estaremos trabalhando com uma grande quanti-dade de vendedores para proporcionar um atendido rápido e eficiente. Teremos ofertas e preços especiais para toda nossa linha de produtos, além de sor-teios de produtos”.

O diretor destaca a importância de participar de uma feira como a FIOSP.

“O CIOSP já é considerado um dos eventos mais importantes da Odontologia mundial. Além de profissionais brasileiros, recebe-mos muitos visitantes de outros países. Esta é uma grande opor-tunidade para apresentar nossas novidades, estabelecer parce-rias, reunir com distribuidores brasileiros e estrangeiros e posi-cionar a marca num mercado tão importante e com crescimento

NSK: investindo em qualidade

AD

NSK apresenta o Motor Vario Surg 3 em seu estande no CIOSP.

O minimotor elétrico NLX Nano da NSK.

Eduardo Cunha, managing director da NSK Latin America, e Fernando Valenzuela, director sales for NSK Latin America.

Estande NSK no 36º CIOSP.

artigo clínico

36º CIOSP 11

A perfuração dental pode ser concei-tuada como uma comunicação mecâ-nica ou patológica entre o sistema de ca-nal radicular e a superfície externa do dente. A ocorrência de perfurações ia-trogênicas varia entre 2 a 12% em casos de insucesso endodôntico e estão fre-quentemente associadas com fatores de risco tais como tais como : anatomia dental, posição do dente na arcada e ex-periência do operador (1)

A interrelação entre o tamanho e po-sição do defeito de perfuração e seu grau

de contaminação pode resultar em inú-meras variações clínicas que necessitam de tratamento específi co para cada caso. Porém em todos os casos 3 pontos são críticos e devem sempre ser levados em consideração :

1) visualização do defeito e sua acessi-bilidade via canal;

2) descontaminação da região do de-feito e

3) utilização de materiais adequados para vedamento da perfuração (2).

Dentre os materias utilizados no re-paro o único que apresenta suporte da literatura para o quesitos biocompatibi-

lidade (inerte e ausência de toxicidade após 24 horas iniciais) e bioatividade (in-duz formação de tecidos duros) é o MTA. Siew et al (2015) relatam após revisão de

literatura utilizando estudos clínicos que o MTA deve ser o mate-rial de escolha para tratamento de perfura-ções (3).

Entretanto o MTA apresenta algumas des-vantagens tais como : i) difi culdade de ma-nipulação e inserção e ii) promove alteração de cor do elemento dental. Um novo tipo de material a base de MTA foi recentemente lançado no mercado MTA REPAIR HP — “High Plasticity” MTA (Angelus®, Londrina, PR, Brazil), visando contornar essas difi -culdades. A nova for-mula mantem todas as caracteristicas quimi-cas e biologicas do MTA original, entre-tanto as propriedades físicas foram alteradas

resultando em um material mais plas-tico para facilitar a manipulação e in-serção. Além disso a nova formula usa um novo radiopacifi cador – o tungstato de calcio (CaW04) – ao inves do óxido de bismuto, podendo dessa maneira evitar a descoloração do dente (4).

Esse caso clínico descreve o uso do novo MTA para tratamento de perfura-ção da camara pulpar de um primeiro molar superior ocorrida logo apos a ci-rurgia de acesso na região de furca.

Nota editorial: O editor disponibiliza uma lista completa de referências.

Tratamento de perfuração com MTA Repair HPMario Luis Zuolo, DDS, MSc

Informações do autor

Mario Luis Zuolo, DDS, MSc, traba-

lha como Especialista Endodôntico

em São Paulo, Brasil. Ele tem um

mestrado em Biologia Molecular da

UNIFESP Escola Paulista de Medicina,

em São Paulo, Brasil, e é professor no

departamento de pósgraduação de

Endodontia, Professor no Programa

de Endodontia da EAP-APCD, em São

Paulo, Brasil.

Fig. 1) Paciente sexo feminino indicado ao consultório para avaliação e tratamento de perfuração recente , sem presença de lesão, realizada durante a cirurgia de acesso em dente 26. Rx inicial. Fig. 2) Foto clinica com x 8 magnifi cação logo após a remoção do selamento provisório. Observar o canal palatino com sangramento (seta preta) e a perfuração de furca (seta branca) não associada a perda óssea na região. Fig. 3) Após limpeza da cavidade e tratamento do canal , defeito foi preenchido com o MTA Repair HP (seta). Do ponto de vista clinico o novo MTA foi facilmente espatulado e acomodado na região do defeito. Fig. 4) Preenchimento da região com ionômero de vidro. Fig. 5) Radiografi a fi nal. Fig. 6) Radiografi a de controle de 13 meses evidenciando normalidade dos teci-dos perirradiculares com restauração fi nal em posição.

Fig. 1 Fig. 2 Fig. 3

Fig. 4 Fig. 5 Fig. 6

“Dentre os materias utilizados no

reparo o único que apresenta

suporte da literatura para os

quesitos biocompatibilidade

e bioatividade é o MTA”© Angelus

empresas & produtos

36º CIOSP12

Escolher a escova de dente ade-quada, limpar a língua e usar escova interdental são algumas das dicas es-senciais para manter a higiene correta dos dentes, segundo o Hugo Lewgoy, ci-rurgião-dentista e doutor pela USP.

Um sorriso bonito é importante

porque cativa e encanta pessoas, além de ser um cartão-postal nas relações pessoais e profi ssionais. Inclusive, uma pesquisa norte-americana, publicada na revista especializada em odontolo-gia American Journal of Orthodontics & Dentofacial Orthopedics, cita que as

pessoas com o sorriso considerado “mais saudável e bonito” têm mais chances de conseguir um emprego, do que os demais indivíduos. De qualquer forma, independentemente de dados pesquisados, cuidar dos dentes é im-portante não apenas quanto aos aspec-tos estéticos, mas é essencial para a saúde, como um todo, segundo Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista e doutor pela USP.

“A cárie, por exemplo, que é um dos problemas mais conhecidos e afeta 88 % da população mundial. Mas há ou-tras patologias que devem ser evitadas.

Não adianta ter dentes bonitos se a gen-giva estiver comprometida com a colo-ração alterada, ou a língua com acú-mulo de saburra”, alerta. Confi ra abaixo algumas dicas de higiene para manter a saúde dos dentes:

1 - Escova idealOptar pela escova adequada é um

passo importante para garantir a hi-giene oral correta. “Elas devem ser ul-tramacias e com uma grande quanti-dade de cerdas, preferencialmente acima de 5.000, como a Curaprox 5460, que tem tecnologia suíça e é bas-

tante efi caz”, afi rma o cirurgião den-tista. A troca da escova deve ser feita a cada dois ou no máximo três meses, de acordo com o especialista.

2 - Mãos, unhas limpas e bochecho

Agora que a escova ideal foi esco-lhida, é importante iniciar a limpeza dos dentes com as mãos e unhas bem lavadas e esfregadas com água e sabão. “Também recomendo antes da escova-ção, fazer um bochecho com água para eliminar resíduos de alimentos. Isso deve ser realizado, pois diminui a chance da comida fi car presa entre as cerdas e sofrer uma decomposição pos-terior”, afi rma.

3 - Uso de pouco creme dental e produto menos abrasivo

Ao contrário do que muitas pes-soas pensam, uma quantidade exces-siva de creme dental não é primordial para manter a limpeza correta. O ideal é usar uma quantia mínima, (seme-lhante a um grão de ervilha). Além

disso, é importante utilizar produ-tos menos agressivos. “Os cremes den-tais, de forma geral, possuem ação abrasiva – que contribui para a remo-ção da placa bacteriana - mas essa fun-ção deve ser executada pela escova. O excesso de abrasividade nesses produ-tos, com o tempo, pode contribuir para o desgaste do esmalte e retração da gengiva. Quando a escova é efi caz, como os modelos da Curaprox, indica-mos o uso de cremes dentais mais leves” explica. Atendendo a demanda, a Curaprox dispõe do creme dental Enzycal, que possui baixíssima abrasi-vidade. “Esse creme dental é um pro-duto mais natural, pois sua ação anti-bactericida se faz através de enzimas lácteas”, afi rma.

4 - Fio dental e escova interdental

O fi o dental é um aliado efi caz na prevenção das doenças orais, contudo, devido à região localizada entre os den-tes ser côncava, às vezes ele não conse-gue alcançar alguns espaços. Por isso, para complementar essa ação, o cirur-gião-dentista recomenda usar a escova interdental após a escovação e uso do fi o dental. “As escovas interdentais cumprem bem esse papel e contri-buem para a redução de cáries e doen-

ças na gengiva, que são muito frequen-tes nessa região”, afi rma.

5 - Limpeza da línguaLimpar a língua também deve ser

uma ação incorporada aos hábitos de higiene bucal. “A limpeza nesse local ajuda a prevenir a halitose, que atinge cerca de 70 % da população e pode ter causas multifatoriais, porém, na maio-ria das vezes [mais de 90 %] está rela-cionada com fatores localizados na boca, principalmente pela presença de um tipo de placa bacteriana formada sobre a língua chamada de saburra lin-gual”, destaca.

6 - O uso de antissépticos O uso dos antissépticos bucais pro-

move o chamado controle químico do biofi lme oral, que é efi caz na higiene bucal, porém, ele só deve ser utilizado em casos específi cos e sempre sob orientação profi ssional. “Os produtos também podem ser recomendados, em casos de pacientes com difi culdades operacionais temporárias, difi culdades

motoras, pacientes espe-ciais, enfi m, sempre que o controle me-cânico estiver prejudicado. Porém, quando a desorganização da placa é re-alizada de forma efi ciente, os antissép-ticos são totalmente dispensáveis”, des-taca.

7 - Armazenamento da escova de dente

As escovas dentais devem estar limpas e higienizadas antes de serem guardadas. “A limpeza das escovas deve ser iniciada pela lavagem com água corrente e remoção do excesso de água, por meio de pequena batida da escova sobre a palma da mão. Deve-se aplicar um desinfetante através do go-tejamento com uma pequena quanti-dade de antisséptico oral, preferencial-mente à base de clorexidina 0,12%, normalmente utilizado para boche-chos”, declara. De acordo com Hugo Lewgoy, é importante também usar um protetor de cabeça para a escova. Ele deve ter a parte interna também embe-bida pela solução antisséptica. Em se-guida, a escova já pode ser guar-dada.

Fonte: Assessoria de imprensa Curaden Swiss do Brasil Imp. Exp. Ltda.

7 DICAS PRECIOSAS PARA MANTER A SAÚDE BUCAL

8 | 9 | 10 | NOV | 2018 | EXPONOR | PORTO | PORTUGAL

> FOUAD KHOURY | GER | CIRURGIA ORAL

> DUDU MEDEIROS | BRA | FOTOGRAFIA

> ANDREA RICCI | ITA | PRÓTESE FIXA

> CHEEN LOO | USA | ODONTOPEDIATRIA

> FLÁVIO FERRARI | BRA | ORTODONTIA

> FERNANDO GOLDBERG | ARG | ENDODONTIA

> ANTON SCULEAN | SWI | PERIODONTOLOGIA

> MAURÍCIO ARAÚJO | BRA | IMPLANTOLOGIA

> JUAN BLANCO CARRIÓN | ESP | PERIODONTOLOGIA

> VICTOR CLAVIJO | BRA | DENTISTERIA ESTÉTICA

> KARIN BECKTOR | DNK | ORTODONTIA

> MARCO FERRARI | ITA | PRÓTESE FIXA

> CARLOS EDUARDO FRANCISCHONE | BRA | IMPLANTOLOGIA

> SÉRGIO KAHN | BRA | PERIODONTOLOGIA

UM PROGRAMA CIENTÍFICO DE EXCELÊNCIA EM SIMULTÂNEO COM A EXPO-DENTÁRIA PORTUGAL

ESCOLHA JÁ O MELHOR LOCAL PARA A SUA MARCANA MAIOR FEIRA DE MEDICINA DENTÁRIA DENTÁRIA

REALIZADA EM PORTUGAL.

COM MAIS DE 16.600 VISITANTES EM 2017www.omd.pt

ORGANIZAÇÃO PLATINIUM SPONSOR GOLD SPONSORS SILVER SPONSORS INTERNATIONALMEDIA PARTNER

AD

empresas & produtos

36º CIOSP 13

Titaniumfi x apresenta sua linha voltada a implantes

A Titaniumfi x é uma indústria ge-nuinamente brasileira que desen-volve, produz e comercializa implan-tes odontológicos, instrumentais cirúr-gicos e componentes protéticos. “Nos-sos percentuais de sucesso atualmente chegam a 97%”, explica Sidival Dias, International Trade Manage da em-presa. Durante a FIOSP a marca vai

apresentar seus mais recentes lança-mentos ao público, resultado de um trabalho de muita pesquisa e de busca de inovação.

Fundada em 1995, a Titaniumfi x prioriza a qualifi cação profi ssional, o conhecimento e a experiência da sua equipe. São mais de 150 funcionários no seu parque fabril. A empresa pos-sui uma diversidade de implantes den-tários, proporcionando as mais diver-

sas soluções para os dentistas em seus casos clínicos. “Nossos implantes são compatíveis com os de empresas na-cionais e estrangeiras”, destaca Sidi-val.

A qualidade dos produtos da em-presa vem sendo testada e compro-vada, algo imprescindível para a sua proposta e área de atuação. Afi nal, o implante dentário devolve aos pacien-tes a capacidade de mastigar bem, algo fundamental para garantir uma diges-tão correta e prevenir doenças gas-trointestinais, lembra Sidival. “Possuí-mos certifi cações de qualidade: ISO 13485, ISO 9001, Marcação CE para o

Mercado Europeu, Boas Práticas de Fa-bricação (BPF), e estamos em processo de obtenção do SFDA (China) e FDA (Estados Unidos). Todos os produtos possuem registro na ANVISA”. Além disso, a marca desenvolveu um kit ci-rúrgico que pode ser utilizado para to-das a linhas de implantes.

Durante a FIOSP a Titaniumfi x apresentará suas mais recentes novi-dades e inovações: os implantes B-fi x Profi le, E-fi x IT Groove e o I-fi x Groove. O público também conhecerá o Kit Ci-rúrgico Compact, defi nido por Sidival como “simples, completo, intuitivo e versátil”.

“Na linha de componentes proféti-cos o destaque é o Pilar BF de Corpo Duplo, o pilar Microunit, Ceraone e Es-teticone, que tiveram alteração da in-terface do perfi l gengival, bem como os pilares temporários e coppings plásti-cos que apresentam melhorias para re-tenção de materiais”.

Para Sidival, a presença da marca na FIOSP é uma oportunidade para o pú-blico conhecer a qualidade dos produtos da Titaniumfi x. “Convidamos todos os participantes do congresso a visitarem nosso estande e conhecerem nossas li-nhas e nossos produtos. Temos certeza de que vão se surpreender”, fi naliza.

QUALIDADE TESTADA E COMPROVADA

AD

Sidival Silva, presidente da Titaniumfi x

Kit cirúrgico compacto Titaniumfi x

Implantes

empresas & produtos

36º CIOSP14

PatientDentUma plataforma para você e seus pacientes.

PracticeDentO software ideal para as necessidades de gestão da sua clínica.

LabsDentPonto de entrada para laboratórios odontológicosna nuvem.

AnalyticsDentFerramentas de BI e relatórios para grandes empresas.

ProductDentReúne fornecedores e dentistas na nuvem. Calendário

SMS

consultas online

Registro Eletrônicode Saúde

Plano de tratamento

O SOFTWARE CERTOPARA GERENCIAR

SEU CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO

practicedent.comEstamos na ARENA CIOSP - Pavilhão Verde

próximo da saída entre as ruas 6.000 e 7.000

AD

Todos os benefícios inalterados do material!

A VITA ENAMIC tem sido uma so-lução estabelecida para restaurações funcionais desde 2013. O material bem--sucedido atraiu atenções na IDS 2017 focada em soluções altamente estéti-cas. O design estrutural exclusivo e to-dos os benefícios associados são reti-dos sem qualquer modifi cação: um bloco de cerâmica de feldspato de es-trutura fi na pré-sinterizada e porosa (86 % em peso) é infi ltrado com um po-límero (14 % em peso). Isto produz um material CAD/CAM robusto e prático que pode ser processado de forma sim-ples e rápida. Preparar e polir – feito! Não é necessária cozedura no forno e a

individualização com compósito é pos-sível em qualquer momento. Sob o ponto de vista econômico, essas são ex-celentes características para laborató-rios e cirurgias dentárias. A integração ocorre adesivamente com gravação e silanização com ácido fl uorídrico, com-parável à cerâmica de feldspato.

Benefícios clínicos para os pacientes

O componente dominante de cerâ-mica na estrutura de rede dupla asse-gura a estabilidade e a estética, en-quanto a rede interativa de polímero permite uma fl exibilidade semelhante à dentina para absorção das forças de mastigação, assim como parar o desen-volvimento de fendas nas interfaces ce-râmicas. O lascamento e as fraturas são evitados. Em restaurações minima-mente invasivas ou não invasivas, o material pode ser esmerilado de modo mais fi no do que os materiais CAD/CAD puros totalmente cerâmicos. Os pacientes e os clínicos reportam uma elevada comodidade de uso graças à ação de amortecimento. Os pacientes com problemas funcionais que reque-

rem reconstruções totais podem bene-fi ciar especialmente das espessuras fi -nas das camadas do material e da absorção das forças de mastigação. O efeito de amortecimento também é vantajoso para fi ns de implantologia uma vez que não estão envolvidos apa-relhos de fi bra elástica. A habilidade da VITA ENAMIC para absorver forças ajuda a compensar a ancoragem anqui-lótica rígida do implante. Isso alivia o osso, poupa o antagonista e suporta o sucesso de longo prazo.

Elevada estética sem individualização!

As versões altamente estéticas de todos os benefícios familiares da VITA

ENAMIC foram desenvolvidas: já está disponível um novo gradiente inte-grado de cor natural em seis camadas delicadamente matizadas, do colo ao incisal. O resultado é a VITA ENAMIC multiColor! Mesmo sem individualiza-ção, este material com estrutura de rede dupla assegura restaurações uni-tárias monolíticas altamente estéticas para os dentes dianteiros e laterais. As

reabilitações estéticas podem ser reali-zadas de modo mais rápido e simples no fl uxo de trabalho digital, tornando--as mais interessantes para um grupo maior de pacientes.

VITA® e outros produtos VITA mencio-nados são marcas registradas da VITA Zahnfabrik H. Rauter GmbH & Co. KG, Bad Säckingen, Alemanha.

STRAUMANN GROUP™ APRESENTA LINHA COMPLETA DE BIOMATERIAIS NO CIOSP 2018

VITA Zahnfabrik H. Rauter GmbH & Co. KG

A VITA Zahnfabrik H. Rauter GmbH & Co. KG é uma empresa familiar que abrange quatro gerações. Há mais de 92 anos que desenvolvemos, fabricamos e vendemos produtos inovadores e de alta qualidade para tecnologia odontológica e saúde bucal. Empregamos 770 pessoas de 20 países na nossa sede em Bad Säckingen, Alema-nha. Atualmente, as áreas de especialização da VITA incluem implantes de cerâmica, dentes de acrílico e materiais de revestimento, coroas CAD/CAM e cerâmica de estratifi cação, fornos e materiais dentários – todas as soluções de produto VITA são desenvolvidas para fazer parte de um sistema completo que oferece processos globais efi cientes.

Na medicina dentária, a VITA continua a ser pioneira na determinação da cor do den-te. Em todo o mundo, quatro de cinco valores de cor são determinados com o padrão de cor VITA. As ferramentas VITA para determinação, comunicação e verifi cação analógica e digital da cor (por ex., VITA Easyshade V) asseguram uma correspon-dência perfeita da cor. Os laboratórios e clínicas dentárias em mais de 125 países recebem apoio prático e orientação adicional nas suas atividades diárias por meio do programa de curso internacional da VITA.

Venha nos visitar! Avenida J na esquina com a Rua 9000.

VITA ENAMIC multiColor: Todos os benefícios práticos e clínicos da VITA ENAMIC estão agora também disponíveis com um gradiente integrado de cor natural em seis camadas deli-cadamente matizadas, do colo ao incisal.

A VITA ENAMIC multiColor assegura restaura-ções unitárias monolíticas altamente estéticas para os dentes dianteiros e laterais, mesmo sem individualização.

empresas & produtos

36º CIOSP 15

Líder em implantes dentários do mundo, Straumann Group™, fechou parceria com uma das maiores empresas de biomate-riais reconhecida mundial-mente, a botiss®, ampliando seu portfólio na categoria

São Paulo, X de novembro de 2017 – Sempre atenta às necessidades dos profi ssionais da Odontologia, o lí-der mundial em implantes dentários, Straumann Group™, lança na América Latina uma linha completa de bioma-teriais. Resultado da parceria com a alemã botiss®, considerada uma das maiores empresas no setor, o grupo vai oferecer produtos que com alta quali-dade e preço competitivo, permitindo ao profi ssional dentista a otimização de tempo, uma vez que a compra dos biomateriais e implantes será feita com o mesmo fornecedor. O lança-mento dos produtos será durante o 36º Congresso Nacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), entre 31 de janeiro a 3 de fevereiro de 2018, no Expo Cen-ter Norte.

Entre as novidades do evento, o Grupo apresenta o Straumann® cera-bone® (enxerto ósseo bovino) e a Strau-mann® Jason® membrane (membrana de colágeno derivada de pericárdio su-íno). Além disso, durante o ano de 2018 outros produtos chegam ao Brasil como o Straumann® maxresorb® (en-xerto sintético em grânulos a base de HA/β-TCP) e o Straumann® maxre-sorb® inject (enxerto sintético em pasta a base de HA/β-TCP), a Strau-mann® collprotect® membrane (mem-brana de colágeno derivada de derme suína), o Straumann® collacone® (es-ponja cônica de colágeno para uso como hemostático) e a Straumann® mucoderm® (matriz de colágeno deri-vada de derme suína para enxerto de tecido mole).

No Brasil, os produtos da parceria com a botiss® serão comercializados pela Straumann® e pela Neodent®. “O lançamento dos biomateriais está diretamente alinhado aos focos da Straumann e da Neodent em oferecer soluções completas para os implanto-dontistas. Com isso, trazemos a linha mais ampla do mercado e que supre to-das as necessidades dos profi ssionais”, explica Pablo Prado, CMO – Chief Marketing Offi cer do Grupo Strau-mann.

Biomateriais da Straumann® em parceria com a botiss trazem diversas soluções

Straumann® cerabone® – Enxerto Ósseo bovino

O Straumann® cerabone® garante excelente estabilidade, integrando-se de forma previsível ao osso recém-for-mado, assegurando a manutenção do volume e uma matriz forte e durável para suportar a instalação com sucesso de implantes dentários1.

Straumann® maxresorb® e Straumann® maxresorb® Inject – Enxerto sintético a base de Hidroxiapatita/Fosfato de Cálcio Bifásico (HA/β-TCP)

O Straumann® maxresorb® está disponível na forma de grânulos e o Straumann® maxresorb® Inject na forma de pasta a ser dispensado em se-ringa facilitando seu manuseio. Com base nos conhecimentos atuais sobre o conjunto HA/β-TCP, o produto apre-senta uma superfície nanoestruturada, que oferece as condições ideais para adesão de osteoblastos.

Straumann® Jason® membrane – Membrana de barreira de longo prazo

A Straumann® Jason® membrane é uma membrana de colágeno deri-vada do pericárdio de suínos. Devido à composição estrutural das fi bras de co-lágeno do pericárdio, a membrana pos-sui função de barreira naturalmente longa (3–6 meses). Além disso, o pro-duto é de fácil manuseio, se adapta fa-cilmente a superfícies e é resistente à ruptura.

Straumann® collprotect® membrane – Membrana de barreira de médio prazo

Straumann® Collprotect® mem-brane é uma membrana de colágeno obtida a partir da derme suína. Devido à suas propriedades estruturais, essa membrana está indicada para quando se espera um tempo de barreira de mé-dio prazo (2–3 meses).

Straumann® collacone® – Esponja cônica de colágeno derivado da derme suína

Straumann® collacone® é um cone moldável de colágeno, com proprieda-des hemostáticas e totalmente reabsor-vível, ideal para ser aplicado em alvéo-los de extração.Straumann® mucoderm® – Matriz de colágeno para enxerto de tecido mole

Straumann® mucoderm® é uma matriz de colágeno derivada da derme de suínos. Promove a revascularização e rápida integração do tecido mole, sendo assim uma alternativa válida ao tecido conjuntivo do próprio paciente.

Sobre a Straumann®

Com sede em Basel, na Suíça, a Straumann (SIX: STMN) é a líder global em implantes dentários, dentística res-tauradora e regeneradora. Em colabora-ção com as principais clínicas, institutos de pesquisa e universidades, a Strau-mann pesquisa, desenvolve, fabrica e distribui implantes dentários, próteses, instrumentos e biomateriais para uso na substituição de dentes e soluções de restauração ou para evitar a perda do dente. A Straumann atualmente em-prega cerca de 3.500 colaboradores em todo o mundo e seus produtos e serviços estão disponíveis em mais de 100 países

por meio de sua ampla rede de fi liais de distribuição e parceiros.

Sobre a Neodent®

A Neodent®, em seus 25 anos de história, contribui para a promoção de milhares de novos sorrisos todo dia. A prova disso são as importantes marcas atingidas pela empresa nos últimos

anos, chegando a números extrema-mente expressivos para o mercado da saúde bucal, vendendo, pela primeira vez, 1 milhão de implantes no Brasil, e tornando-se a única empresa do seg-mento do mundo a vender este número de implantes em um único país por três anos consecutivos. Em 2017, a Neodent® intensifi cou seu projeto de

expansão construindo em Curitiba um novo centro logístico de 2.400m² e au-mentando a fábrica de 10.00m² para 15.000m². A empresa possui uma es-trutura de 6 fi liais internacionais. A empresa mantém um suporte técnico altamente capacitado em todo o país, por meio de uma equipe profi ssional de mais de 200 assessores comerciais, e 23 unidades em todo o Brasil – uma estrutura única para o segmento, ine-xistente em outros países.

1 Riachi F, Naaman N, Tabarani C, Aboelsaad N, Aboushelib MN, Berberi A, Salameh Z. Infl uen-ce of material properties on rate of resorption of two bone graft materials after sinus lift using radiographic assessment. Int J Dent. 2012

2 Jelusic D, Zirk ML, Fienitz T, Plancak D, Puhar I, Rothamel D. Monophasic ß-TCP vs. biphasic HA/ß-TCP in two-stage sinus fl oor augmentation procedures - a prospective randomized clinical trial. Clin Oral Implants Res. 2017

3 Zafi ropoulos GG, John G. Use of Collagen Matrix for Augmentation of the Peri-implant Soft Tissue at the Time of Immediate Implant Placement. J Contemp Dent Pract. 2017

botiss®, cerabone®, maxresorb®, collprotect®, collacone®, mucoderm® Jason® são marcas registradas da botiss Medical AG.Straumann® e Straumann Group™ são marcas da Straumann Holding AG.Neodent® é uma marca registrada de JJGC Indús-tria e Comércio de Materiais Dentários S.A.

QUALIDADE TESTADA E COMPROVADA

28 June –1 July 2018

is coming toBERLIN

Berlin, Germany

www.ROOTS-SUMMIT.com

AD

Turbinas Pneumáticas

A mão hábil conhece.

Gerador de Luz Integrado