Download - Futurismo katia vasconcelos

Transcript
Page 1: Futurismo katia vasconcelos

Acadêmicas:Acadêmicas:Carleane FroesCarleane FroesKátia LimaKátia LimaKeliane MonteiroKeliane MonteiroLuciene MonteiroLuciene MonteiroLailmaLailmaMarli SantosMarli SantosRita de CássiaRita de Cássia

Page 2: Futurismo katia vasconcelos

"vanguardas Européias”Século XX

Futurismo

Page 3: Futurismo katia vasconcelos

ObjetivoObjetivo

A realização deste trabalho tem como objetivo mostrar os fatos, ocorrências, de um dos períodos da literatura, o Futurismo.Tentaremos mostrar claramente, com o melhor das intenções as características e seus principais representantes e suas referidas obras, buscando colher informações satisfatórias para enriquecer o nosso conhecimento.

Page 4: Futurismo katia vasconcelos

HistóricoHistóricoO Futurismo foi um movimento artístico surgido em 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, espécie de artigo feito pelo poeta italiano Felippo Tomaso Marinetti (1879 e 1944) tal publicação impressa no jornal francês Le Figaro, em Paris, continha as idéias que nortearam o desenvolvimento do movimento, como a valorização da tecnologia e o rompimento com o passado arcaico, na visão dos futuristas.No final do sec.XIX ao XX, a Europa sentiu os efeitos das transformações gerais pela revolução industrial. Foi baseado na velocidade do desenvolvimento tecnológico que o Futurismo se originou.

Page 5: Futurismo katia vasconcelos

ConceitoConceito

Essa estética celebrava os signos do novo mundo, a velocidade, á máquina, a eletricidade, a industrialização. Apregoando a destruição do passado e dos meios tradicionais de expressão literária, o Futurismo (tendência que mais influenciou a primeira fase do Modernismo).

Page 6: Futurismo katia vasconcelos

CaracterísticasCaracterísticas

DinamicidadeValorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;Liberdade de expressão;Destruição da sintaxe;Abolição da pontuação;Uso de símbolos matemáticos e musicais;Desprezo ao adjetivo e advérbio.

Page 7: Futurismo katia vasconcelos

Principais representantesPrincipais representantes

Felippo Tommaso Marinetti Umberto Boccioni, Giacomo Balla e Carlo Carrà,

autores do manifesto dos pintores Futuristas, 1910 (no mesmo ano, Boccioni redigiria o Manifesto técnico da pintura futurista). Um ano depois aconteceria a primeira grande exposição futurista, que contaria com 50 obras desses artistas, as quais chamaram atenção mais pelo tema que pela linguagem, embora insistissem no fato de que a tecnologia e o progresso deveriam ser expressos em novas e audaciosas formas de arte.

Page 8: Futurismo katia vasconcelos

Umberto Boccione (1882-Umberto Boccione (1882-1916).1916).

Um dos principais teóricos do Futurismo , retrata , em suas telas e esculturas, a vida moderna plena de movimentos, dinamismo e força. “Desejo pintar a novidade, o fruto da nossa idade industrial”, anotou o artista em seu diário. Na tela A Rua Penetra o Edifício, as formas tornam-se transparentes, interiores e exteriores interpenetram-se, são pintados em sobreposições simultâneas , tal como os acontecimentos que se desenrolam no edifício e na rua. O nervosismo febril da vida urbana, com seu ritmo alucinante, compõe o cenário tumultuoso da obra de Boccione. Obra: Rua Penetra o Edifício

Page 9: Futurismo katia vasconcelos

Giacomo Balla Giacomo Balla (1871-1958)(1871-1958)

Em sua obra o pintor italiano tentou endeusar os novos avanços científicos e técnicos por meio de representações totalmente desnaturalizadas, embora sem chegar a uma total abstração. Mesmo assim, mostrou grande preocupação com o dinamismo das formas, com a situação da luz e a integração do espectro cromático. A formação acadêmica de Balla restringiu-se a um curso noturno de desenho, de dois meses de duração, na Academia Albertina de Turim, sua cidade natal.

Obra: Velocidade do carro

Page 10: Futurismo katia vasconcelos

Carlo Carrá Carlo Carrá (1881-1966)(1881-1966)

Nasceu em Quargnento, Itália em 1881, foi um pintor Italiano do Futurismo.Na sua obra utilizava o mesmo repertorio de George Chirico, mas com tons e objetivos efetivamente diferente, utilizando a reação do dinamismo futurista e a adesão ao mundo imóvel da metafísica que coincide com uma vocação pessoal. Morreu em Milão em 13 de abril de 1966.

Page 11: Futurismo katia vasconcelos

Futurismo em PortugalFuturismo em PortugalEm Portugal, notadamente entre 1910 e 1920, houve uma maior identidade entre os modernistas de primeira hora e o Futurismo. Já nos primeiros números da revista Orpheu (1915), encontramos textos futuristas de Mário de Sá-Carneiro. Em 1917, em Lisboa, realizou-se um “espetáculo futurista” e foi publicado o primeiro e único número da revista Portugal futurista.

Page 12: Futurismo katia vasconcelos

Ode triunfalOde triunfal(fragmento)(fragmento)

Á dolorosa luz das grandes lâmpadas elétricas [da fábricaTenho febre e escrevo.Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza [disto,Para beleza disto totalmente desconhecida [dos antigos.Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r eterno !Forte espasmo retido dos maquinismos em [fúria!Em fúria fora e dentro de mim,Por todos os meus nervos dissecados fora,Por todas as papilas fora de tudo com que eu [sinto!Tenho os lábios secos, ó grandes ruídos [modernos,De vos ouvir demasiadamente de perto,E arde-me a cabeça de voz querer cantar com [um excessoDe expressão de todas as minhas sensações,Com um excesso contemporâneo de vós, ó [maquinas!

Álvaro de Câmpos, heterônimo de Fernando Pessoa(Fernando Pessoa – Obra poética. 3. ed.

Rio de Janeiro: José Aguiar, 1969.)

Page 13: Futurismo katia vasconcelos

Futurismo no BrasilFuturismo no Brasil

José Oswaldo de Souza Andrade(1890-1954)Anita Malfatti (1889-1964)

Page 14: Futurismo katia vasconcelos

Referências Referências bibliográficasbibliográficas

Www.historiadaarte.com.br/linha/Futurismo.html acessado: 05/04/2015

www.inforescola.com.Literatura.html acessado:05/04/2015

www.suapesquisa.com/artes/literatura/artistas-Futuristas.html acessado : 05/04/2015

TERRA,Ernani.NICOLA,de.José.Português de olho no mundo do trabalho. São Paulo: Scipione,2014.p.444,445.

Page 15: Futurismo katia vasconcelos

Obrigada pela atenção!

“ Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito à energia e à temeridade.Os elemento essencias de nossa poesia serão a coragem a audácia e a revolta.Nós queremos cantar o homem que está na direção, cuja haste ideal atravessa a terra arremessada sobre o circuito de sua órbita.”

(Fragmento do manifesto Futurista. Marinetti)