Download - Gaguez

Transcript

I JORNADAS

DA FLUÊNCIA

GAGUEZ E TAQUIFÉMIAauditório da fundação d. pedro iv - av. D. carlos i

DE PERTURBAÇÕES

13DEZLISBOA2014

organização

TERAPEUTAS DA FALA PORTUGUESES COM ESPECIALIZAÇÃO CLÍNICA EM PERTURBAÇÕES DA FLUÊNCIA

IPSS BENEFICIÁRIA apoio

GAGUEZ

Tipo de “interrupções”:• Prolongamento de sons • Repetição de sons/sílabas• Bloqueios• Pausas

A gaguez é uma perturbação da fluência da fala, mas é muito mais do que isso!

Cada pessoa tem a sua forma muito particular de lidar com a gaguez e traz consigo o peso das experiências passadas e aprendizagens.

Algumas destas reações incluem comportamentos de evitamento como substituição de palavras ou resistência à participação em situações de comunicação oral, bem como ‘comportamentos de luta’ como tensão física visível nos movimentos da face e membros para “desbloquear” o momento de gaguez. Fatores como a tensão e o cansaço aumentam a probabilidade de ocorrer uma disfluência. (Fig. 1)Portanto, a gaguez é bem mais que uma perturbação da fala!

Assim, sabemos que “a terapia bem sucedida integra estratégias facilitadoras de fluência bem como orientação/apoio/etc. na restruturação do impacto da gaguez na qualidade de vida da cância da gaguez no sentido de um maior controlo da fluência e aumento da qualidade de vida.Podemos assim desconstruir este iceberg. (Fig. 2 - no verso)

“Interrupção específica que acontece na fluência do discurso, acompanhada por sentimentos de ´perda de controlo´” Yaruss, 2009

GAGUEZ

MEDO

CULPA ISOLAMENTO

DESESPERO

ANSIEDADE

VERGONHA

NEGAÇÃO

Fig. 1

2014O termo aceitação não é usado para sugerir uma aceitação passiva ou submissa da gaguez.

Ao invés, a auto-aceitação serve de motivo a mudanças na pessoa, no sentido de um maior auto-entendimento, aumento do conforto cognitivo e afetivo, maior conforto na relação com o outro, e menor necessidade de auto-preservação alimentada pelas reações de evitamento ou fuga. Aceitação implica reconhecer perante si próprio e perante os outros que o problema existe, que o problema não define a identidade da pessoa e que essa pessoa é capaz de ser um agente ativo no processo de mudança" Plexico et.al. (2009)

No entanto, quantos não aceitam a gaguez? Será que aceitar significa conformar-se ou "encaixar-se" naquilo que a sociedade acredita ser uma pessoa com gaguez? Não aceitar significa não conformar ou protestar? Um protesto contra a

objetificação cultural de uma pessoa, nas palavras de M.White. A forma de lidar com a gaguez tem de ser definida a nível individual e cultural. É importante que se fale sobre a gaguez sem julgamentos junto dos seus e em público, para que a sociedade possa evoluir.

Uma poderosa ferramenta são os grupos de suporte e de ajuda que podem funcionar como um poderoso complemento à terapia da fala e proporcionar momentos privilegiados para a “desconstrução do iceberg. Consulte a Associação Portuguesa de Gagos (http://gaguez-apg.com/) e o 5Gs (grupo privado do facebook) para conhecer a agenda destes grupos.

Procure um terapeuta da fala qualificado, quando estiver preparado para (re)iniciar o processo terapêutico.

Atenção! Não fazem parte da terapia para a gaguez:

Relaxamento – estar 100% relaxado nos momentos reais de gaguez é quase impossível Respiração – a gaguez não é uma perturbação na coordenação da respiração-fonação Hipnose – a ideia de que com sugestão possa deixar de gaguejar tem um efeito imediato mas não a médio/longo-prazo

GAGUEZ

CORAGEM

BONDADE CONVÍVIO

ESPERANÇA

CONFORTO

ORGULHO

ACEITAÇÃO

Fig. 2

INICIATIVA DE SOLIDARIEDADE E SENSIBILIZAÇÃO SOCIAL OFERECIDA PELO INSTITUTO E.PAP PORTUGAL EM COLABORAÇÃO COM TERAPEUTAS DA FALA PORTUGUESES COM ESPECIALIZAÇÃO CLÍNICA EM PERTURBAÇÕES DA FLUÊNCIA, COM O APOIO DA FUNDAÇÃO D. PEDRO IV

PARCEIROS