Download - Gf agosto 2014

Transcript

Sumário

3606EDiToriAiS E EXPEDiENTE

08SuAS imPrESSÕES

10ESPAÇo DE NEGÓCioSRoland Experience Day leva soluções em impressão digital para 5 cidades

12ESPAÇo DE NEGÓCioSBelmetal participa de obra do BRT de Belo Horizonte

14GF NEWSGF investe em Centro de Capacitação Profissional

16ESPAÇo DE NEGÓCioSEPSON apresenta nova impressora SureColor F2000

18ESPAÇo DE NEGÓCioSJ-TECK visita instalações e fábrica da E-JET e D-GEN

CLASSiFiCADoS GF

19ArTiGo TÉCNiCoFernando Rosa, Marco Antonio Iozzi e Humbero Junior, explicam as diferenças entre os vinis cast e calandrados

23PrÊmio BurEAu CriATiVo 2014Conheça os primeiros finalistas da sétima edição

30EXPoPriNT 2014Tudo o que rolou no maior evento gráfico da América Latina

Eficiência PuraOs bureaus e gráficas pelo Brasil inteiro sonham em ter uma produção eficiente, com retrabalho ZERO. Será que é possível chegar a uma produção perfeita? Conversamos com empresários e listamos os principais problemas e suas possíveis soluções. Confira!

45GF+GCase de Sucesso: Studio Alfa

47GF+GArtigo de Thomaz Caspary, “ExpoPrint 2014 mostrou que a competitividade requer mudanças urgentes”

49GF+ GArtigo de David Pachon sobre Fine-Art

50PArCEiroS GFOnde encontrar soluções para o mercado de comunicação visual

EDITORIAL

Está dada a largada!É hora de conhecer os primeiros trabalhos que concorrerão à grande final! Um mais criativo que o outro, a apuração foi apertada!As inscrições continuam, e quem quiser concorrer ao título de Bureau mais criativo do Brasil, ainda dá tempo!Nesta edição, falamos mais sobre os cursos que são oferecidos na GF, toda a grade, conteúdo programático, e as datas dos próximos. Assim, fica mais fácil, você anota em sua agenda, e nós nos encontramos aqui!E por falar em encontro, quero agradecer a todos que estiveram em nosso stand na Expoprint, foi um grande prazer!E não esqueça, temos um novo encontro marcado em Novembro, em Curitiba, na grande final do Prêmio Bureau Criativo!Prepare-se!

Abraços,

LuCiAnA [email protected]

Queridos leitores

Adoro quando chegamos na época de Prêmio Bureau Criativo. Torço por cada trabalho que chega, e é uma emoção muito grande

quando recebemos a votação dos patrocinadores. Por isso, escrever a edição onde divulgamos a primeira etapa da premiação é muito

empolgante! Não deixe de conferir quem já garantiu vaga para a final, em Novembro, em Curitiba.

Muitas novidades na Expoprint em Julho, e você que não foi, confere aqui tudo o que rolou por lá. Além disso, a matéria de capa está

imperdível! “Em busca da Produção Perfeita”, será que é possível? E muito mais: Artigos técnicos, artigos de gestão, cases de sucesso, e

muitas novidades do mercado de comunicação visual!

Boa leitura,

ANDRESSA FONSECAJornalista

[email protected]

Da redação

EXPEDIENTE

Agosto 2014 | Ano 8 – nº 94

EDITORA/DIRETORA

Luciana Cristina Andrade

[email protected]

JornAListA

Andressa Fonseca MTB 9186/PR

[email protected]

ATENDIMENTO AO ASSINANTE

+55 (41) 3023-4979

ASSINATURAS

[email protected]

[email protected]

ANÚNCIOS

Liana Andrade

[email protected]

ADMINISTRATIVO/FINANCEIRO

[email protected]

CRIAÇÃO

[email protected]

ProJeto e desenvoLvimento gráfiCo

Paolo Malorgio Studio

[email protected]

A Revista GF é publicada 11 vezes

ao ano pela GF Editoração Ltda

AGOSTO DE 2014

gf editorAção LtdA

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Todos os direitos reservados.

A reprodução total ou parcial deste material é

permitida mediante autorização prévia expressa

pela gf editoração Ltda e desde que tenha citada a

fonte. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade

dos autores, não expressando necessariamente a

opinião da revista. Os informes técnicos são de caráter

informativo, não são comercializados e a revista

é imparcial, não prevalecendo nenhum fabricante

em detrimento de outro. Os anúncios são de total

responsabilidade dos anunciantes.

visite nosso PortAL

www.grandesformatos.com

6 A g o s t o 2 0 1 4 • R E V I S TA G F

E-mail: [email protected]: gf editoração Ltda - revista gf

Av. Presidente Aff onso Camargo, nº 2491 | loja 2Cristo Rei, Curitiba/PR - CEP 80050-370

Telefone: (41) 3023-4979

Envie suas sugestões,comentários e críticas:

www.facebook.com/revistagfTwitter: twitter.com/RevistaGFSiga a GF no Twitter!

SUASIMPRESSÕES

* Em razão do espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados

O que você

gostaria de

encontrar nas

próximas edições

da sua Revista?

Mande sua

sugestão!

DA EDIÇÃO DE JULHOComentários

A revista é excelente, traz boas matérias, além de ser muito bem escrita e montada, sempre mantendo bem o foco e trazendo novidades.

WAGNER RODRIGUES DA CRUZ, Fazenda Rio Grande — PR

8 A g o s t o 2 0 1 4 • R E V I S TA G F

ESPAÇo DE NEGÓCioSroLAND

Roland Experience Day levará soluções em impressão digital para 5 cidades

roLAnd dg BrAsiL destACArá soLuções em imPressões de grAndes formAtos e ABordArá Como os equiPAmentos Podem AuxiLiAr As emPresAs A

trAnsformAr os negóCios nAs áreAs de ComuniCAção visuAL, têxteis, Brindes e PersonALizAção, entre outros merCAdos

A Roland DG Brasil inicia em agosto o “Roland Experience Day”, evento que percorrerá cinco cidades do País, a fim de reunir clientes, parceiros, especialistas e executivos de diversas empresas para apresentar as principais tecnologias e soluções em impressão de alta definição para pequenas e médias empresas de comunicação visual, têxtil, brinde e personalização.

O evento mostrará os lançamentos da Roland DG e como suas tecnologias em impressão digital e software podem aumentar a produtividade e qualidade das empresas visitantes, alavancar a produção, reduzir custos, aumentar a eficiência operacional, além de possibilitar a geração de negócios futuros.

Durante o evento os visitantes terão a possibilidade de testar suas impressões utilizando nossas tecnologias como impressoras com recorte integrado, equipamentos sublimáticos, impressão digital Uv e ecossolventes, e conferirão in loco como as impressoras e softwares Roland são as melhores soluções para seus negócios. O Roland Experience Day mostrará e ensinará tudo sobre a tecnologia dos seus mais recentes equipamentos.

As inscrições para participar são gratuitas e podem ser realizadas pelo tel: (11) 3500-2649, por email [email protected] ou pelo site www.rolanddg.com.br/rolandexperienceday

As vagas são limitadas!

Confira abaixo a agenda do experienCe roland day:

5 e 6 de Agosto Belo Horizonte

9 e 10 de Setembro Bauru

23 e 24 de Setembro Rio de Janeiro

14 e 15 de Outubro Espírito Santo

11 e 12 de Novembro São José do Rio Preto

10 A g o s t o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F

Fonte: Assessoria de Imprensa

Belmetal participa de obra do BRT de Belo Horizonte

EMPRESA FORNECEU MAIS DE 21.000 M² DE ACM ALuCoAt PArA revestir 94 estAções de emBArque e desemBArque, ALÉm de TERMINAIS DO SISTEMA DE trAnsPorte ráPido

A Belmetal, um dos maiores fornecedores de ACM (chapa de alumínio composto) no mercado brasileiro, foi a principal fornecedora de ACM do projeto BRT (Bus Rapid Transit) Move Metropolitano de Belo Horizonte, Minas Gerais.

O projeto BRT, que fez parte do plano de mobilidade para a Copa do Mundo, teve como objetivo melhorar

o transporte da população e reduzir o tempo das viagens. Para isso, conta com mais de 40 km de corredores, além de ter capacidade para atender aproximadamente um milhão de passageiros por dia.

De acordo com Rildo Brito, supervisor de vendas da Divisão Plásticos da Belmetal, a empresa forneceu 21.000 m² de ACm ALuCoAt (nas cores silver metalic e verde) para 94 estações de embarque e desembarque do BRT e para dois terminais finais do sistema.

As chapas ALuCoAt da Belmetal em função de sua qualidade e o respaldo da garantia dada pela empresa foram a melhor opção para este projeto. Segundo Alberto Gordon, da empresa Gordon Signs, responsável pela instalação das chapas, o produto foi fundamental para o êxito da obra. “O ACM fornecido pela Belmetal é uniforme, o que otimizou o desenvolvimento de nosso trabalho”, comenta.

ESPAÇO DE NEGÓCIOSBELMETAL

Rildo aponta que participar de um projeto desse porte garante visibilidade à companhia, além de reconhecimento da qualidade de produto fornecido.

“Será uma obra que ficará marcada no cenário da cidade. Além disso, ajudou a consolidar a marca como uma das principais fornecedoras de ACM no país”, explica.

Além do BRT, a Belmetal também forneceu produtos para outros grandes projetos em Minas Gerais, como o estádio Arena Independência, o Ouro Minas Hotel, além de muitos outros. “Firmamos, definitivamente, o nome da empresa no mercado. Essas obras servirão de cartão-postal por décadas”, finaliza.

12 A g o s t o 2 0 1 4 • R E V I S TA G F

GF NEWS

GF investe cada vez mais em Centro de CapacitaçãoA falta de mão de obra especializada fez com que a visionária Luciana Andrade, Diretora da Revista Grandes Formatos, criasse o primeiro Centro de Capacitação Profissional voltada à área de Comunicação visual do Brasil.

Sua ideia no início era contratar professores especialistas no ramo, e capacitar o maior número de pessoas possíveis, na intenção de suprir esta necessidade do mercado.

O que começou com um sonho, hoje é realidade e faz a diferença no segmento. Mais de 400 pessoas já passaram pelo Centro de Capacitação, e cada vez mais novos especialistas se juntam ao time de mestres, e também novos cursos são criados, mediante a necessidade da área.

saiba mais sobre eles, e já confira a data dos próximos cursos!

CURSO OPERACIONAL EM IMPRESSORAS DIGITAISDias 06 e 07 de Agosto

Este curso é voltado para a capacitação de operadores de equipamentos de grandes formatos. Seu conteúdo é focado na utilização do equipamento, independente de marca ou modelo, sem levar em conta a forma de gestão empresarial.

no momento em que o profissional se depara e entende melhor o conceito correto do seu trabalho, estará mais apto e capacitado para trabalhar com a máquina que utiliza diariamente.

O instrutor é Vinícius Timi, profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado.

CURSO DE ADESIVAÇÃODias 14 e 15 de Agosto

Curso prático, onde o aluno aprende técnicas para economia de material, finalização e acabamento, recorte, diferenciação de mídias e de superfícies de aplicação, inclusive com aplicação em corrugados na pratica!

O instrutor é Diomédes Souza, 15 anos de experiência no mercado

CURSO DE FECHAMENTO DE ARQUIVOS PARA GRANDES FORMATOSDia 08 de Agosto

Neste curso, você vai aprender tudo o que precisa para fazer corretamente o fechamento de arquivos. Tais como:

• Requisitos para fechar um arquivo

• Melhor formato para envio de arquivos e diferenças

• Vetor x Imagens

• Resolução

• Escalonando arquivos

• Melhor padrão de cores

• Melhor programa para criação de arquivos

• Como exportar arquivos

• elementos gráficos importantes

• Como os RIPs funcionam?

• Como saber o que o cliente enviou?

• Como realizar mudanças de última hora

quem ministra, é Marcelo Copetti, que é Especialista em Gerenciamento de Cores, e processos gráficos e digitais.

14 A g o s t o 2 0 1 4 • R E V I S TA G F

GERENCIAMENTO DE CORES E PERFIL ICCDia 01 de Setembro

Marcelo Chagas, ensinará os procedimentos e tecnologias necessários para garantir que as cores sejam consistentes em todo o processo de produção de conteúdo digital, desde a concepção até a publicação final.

Mais informações sobre os cursos e o Centro de Capacitação nos emails:

[email protected] | [email protected] | (41) 3023-4979

CURSO TÉCNICO EM IMPRESSORAS DIGITAISDias 18 a 21 de Agosto

Também ministrado por Vinícius Timi, o curso capacitará técnicos de impressoras digitais. O aluno conhecerá o funcionamento dos cabeçotes de impressão, fará a desmontagem completa do equipamento, aprenderá a fazer a reforma geral da impressora, calibrações físicas e eletrônicas, e fará a montagem completa do equipamento, identificando e resolvendo os principais problemas de uma máquina, além de instalar e configurar o software riP.

SUCESSO EM VENDASDia 29 de Agosto

Edsel Lonza, usa toda a sua Expertise em vendas para ajudar pessoas a otimizar a sua performance, garantindo ótimos resultados, através de práticas e posturas vendedoras. Curso indicado para todos os funcionários da empresa!

ESPAÇO DE NEGÓCIOS

EPSON

EPSON apresenta nova impressora SureColor F2000

COM IMPRESSÃO DIRETA SOBRE O TECIDO, ESTAMPA UMA CAMISETA EM ATÉ 27 SEGUNDOS

A EPSON, líder mundial em impressão, projeção e imagem digital, fortalecendo sua estratégia de crescimento no mercado têxtil, apresenta seu mais novo lançamento, a Impressora SureColor f2000, equipamento da Linha f que imprime diretamente em tecidos e peças de vestuário de algodão, obtendo resultados profissionais.

A SureColor F2000 foi desenvolvida por engenheiros mecânicos, químicos e especialistas em software que se dedicaram para criar uma nova solução tecnológica para a impressão direta em tecidos, obtendo maior precisão e definição às imagens, abrindo um

novo negócio de impressão para a EPSON. Sua exclusiva tecnologia de injeção de tinta Precision Core – micro chip desenvolvido para a impressão de gotas de tamanhos variáveis – garante o controle absoluto do processo de impressão e resultados precisos.

Com baixo consumo de tinta, a EPSON F2000 é uma opção econômica e viável, uma alternativa para quem quer iniciar um negócio com potencial de lucro ou incrementar suas opções de impressão. O equipamento, através de acesso sem fio ou entrada usB, aceita a impressão de qualquer imagem digital, ampliando as possibilidades de atuação de designers e estilistas. Além disso, sua velocidade estampa uma nova camiseta a cada 27 segundos, tornando-a a impressora mais rápida de sua categoria.

A linha SureColor Série F, com seus expoentes F6070 e F7070, marcou a entrada da EPSON no segmento têxtil e com o lançamento da F2000, a empresa segue apostando no potencial de vendas para esse mercado. “Hoje, 80% da base instalada no mercado têxtil são impressoras de sublimação EPSON. Com a SureColor F2000, queremos ampliar a participação de mercado através do lançamento da tecnologia digital para impressão direta sobre tecido”, explica Evelin Wanke, Gerente de Produtos de Grandes Formatos EPSON.

A impressora é apresentada em duas versões: modelo SureColor F2000 versão Branca fornece tinta branca para a impressão de tecidos escuros ou preto, e a SureColor F200 versão Color, que funciona com as tintas ciano, magenta, amarelo e preto (CMYK).

Preço sugestão para o consumidor final: R$ 85.000,00

16 A g o s t o 2 0 1 4 • R E V I S TA G F

Hoje, 80% da base instalada no mercado têxtil são impressoras de sublimação EPSON. Com a SureColor F2000, queremos ampliar a participação de mercado através do lançamento da tecnologia digital para impressão direta sobre tecido.”EVELIN WANKE, Gerente de Produtos de Grandes Formatos EPSON

Aqui é o espaço do seu negócio!Deseja vender algum equipamento usado? Vender sua empresa? Aqui é o seu espaço GRATUITO.

CLASSIFICADOS GF

ENVERNIZADORA RASLU 160Com pouco uso e perfeito funcionamento.Enverniza uniforme adesivo até 152 cm.Ideal para serviço externo e principalmente para adesivos [email protected] 11 2262-3222

ESPAÇO DE NEGÓCIOS

J-TECK

VENDE-SE

Visita da J-TECK nas instalaçõese fábrica da E-JET e D-GEN

O Diretor Sérgio Antonio Schmitz e Gerente Fabricio Christoff, tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente as instalações e fabrica destas impressoras de grande formato.

Com equipamentos de qualidade e tecnologia, a J-teCK gLoBAL distribui os mesmos junto com suas tintas sublimáticas digitais.

Contando com uma equipe especializada em sublimação digital a J-TECK Global lança novidades no mercado como a tinta sPeCiAL BLACK, que é a tinta mais preta, e ainda, J-CUBE para impressoras com cabeça de impressão Ricoh e Kyocera.

Fonte: Assessoria de Imprensa

A J-TECK EM 2014 TORNOU-SE DISTRIBUIDORA DAS PLotters e-JET E D-GEN PARA O merCAdo têxtiL BrAsiLeiro.

18 A g o s t o 2 0 1 4 • R E V I S TA G F

FABRICAÇÃO DE PELÍCULAS VINÍLICASHá diferentes tipos de processos para fabricação de filmes. Para comunicação visual, os mais usuais são os processos de calandragem e casting e as películas originadas nestes processos são calandrada e cast, respectivamente.

Na calandragem trabalha-se com o PVC em massa, e no processo de casting usa-se o PVC em solução.

PROCESSO DE CALANDRAGEMNo processo de calandragem, partículas sólidas (resina de PvC, plastificantes, estabilizantes térmicos, pigmentos e outros

ARTIGO TÉCNICO

Time de especialistas da 3m, explica as principais diferenças entre cast e calandrados

aditivos) passam por cilindros ou calandras que trabalham a quente e sua massa é comprimida até atingir a espessura final desejada. o material é resfriado por cilindros após a calandragem. O acabamento dos rolos da calandra determina a aparência do vinil.

PROCESSO CASTINGNeste processo prepara-se uma solução conhecida como organosol, que consiste em resina de PvC, plastificantes, aditivos, solventes, etc.

Esta solução é depositada então sobre um carregador, que pode ser um filme plástico ou papel tratado. o acabamento do carregador determina propriedades como brilho e textura. Uma espécie de espátula espalha de maneira uniforme a solução controlando sua espessura.

Em seguida, a mistura passa por um conjunto de fornos para evaporação dos solventes e fusão do composto de PvC para formação do filme.

Finalmente, o conjunto sai das estufas, é resfriado e disposto em bobinas. O carregador é descartado na etapa seguinte em um processo chamado stripping, com consecutiva adesivação do filme de PvC.

APLICAÇÃOPara aplicação de películas vinílicas, as superfícies devem estar lisas, sem imperfeições, seladas e limpas. As imperfeições devem ser corrigidas antes da aplicação, pois qualquer textura diminuirá a área de contato entre o adesivo e a superfície e consequentemente adesão não será a recomendada para que a películas permaneça durante os anos garantidos. Além disso, as imperfeições dos substratos podem ser notadas nas superfícies dos filmes, principalmente nos filmes cast, que são menos espessos.

A TEMPERATURA RECOMENDADA PARA AS APLiCAções É de 10 °C A 38 ºC.OS DIFERENTES TIPOS DE SUPERFÍCIES DETERMINARÃO As PeLíCuLAs reComendAdAs. ALguns exemPLos Podem ser VISTOS A SEGUIR:

PROPRIEDADES DOS FILMES Em termos de propriedades físicas, os produtos cast apresentam melhor performance, durabilidade e flexibilidade e são mais finos. Além disso, estes materiais se conformam mais facilmente em superfícies complexas, superfícies com detalhes, corrugadas e rebites por serem mais finos.

O processo de calandragem provoca alto cisalhamento ao composto de PVC, causando um processo natural de degradação e gera filmes com menor estabilidade dimensional, ou seja, maior encolhimento do que os filmes cast.

A tabela 1 resume as diferenças nas propriedades dos dois tipos de filmes.

Tabela 1: Diferenças nas propriedades físicas dos filmes

cast e calandrado.

FERNANDO ROSA, Engenheiro de Desenvolvimento de Aplicações da 3M, MARCO ANTÔNIO IOZZI, especialista Avançado de Laboratório da 3M, e HUMBERTO JUNIOR, Especialista de Desenvolvimento de Aplicações da 3M.

20 A g o s t o 2 0 1 4 • R E V I S TA G F

PLANAos filmes calandrados são recomendados para estas superfícies, pois não há curvas complexas e relevos e ele não precisará ser esticado. As películas cast também podem ser usadas neste tipo de superfície, se o trabalho precisar de alta durabilidade e garantia.

CURVAS SIMPLESPara curvas simples, pode-se utilizar os dois tipos de vinil. Como no exemplo da superfície plana, se for necessária alta durabilidade, as películas cast são a melhor opção.

CURVAS COMPOSTASPara estas superfícies, recomenda-se o uso películas cast, pois na aplicação, os materiais são esticados. os filmes calandrados, por serem mais espessos e por terem menor estabilidade dimensional podem levantar após a aplicação.

CORRUGADA (COM REBITES)Para as superfícies corrugadas e rebites, recomenda-se sempre a utilização dos materiais cast.

<< Em resumo, para aplicações de alta durabilidade e quando há necessidade de conformar e esticar os filmes, os materiais mais indicados são os cast. Já a película calandrada é utilizada para aplicações de baixa e média duração e em superfícies planas ou curvas simples. >>

21R E V I S TA G F • A b r i l 2 0 1 4

GF ACOMPANHA SUCESSO DA EXPOPRINT LATIN AMERICA 2014

EXPOPRINT2014

Por Luciana Andrade

A maior difi culdade da gf nesta feira, foi decidir o que fazer primeiro! Eram tantas pessoas pelos corredores, tantos lançamentos, tantas coisas acontecendo, que nos dividimos entre a vontade de sair conversando com todo mundo, e a vontade de fi car ali em nosso stand, estreitando laços com leitores e parceiros.

Porém esta difi culdade dissipou-se ao percebermos que era possível fazer “tudo, ao mesmo tempo, e agora”. O clima positivo da feira, era quase “respirável”. Apesar de conhecermos bem, a situação econômica instável do nosso país, quase não ouvimos “mi-mi-mis”, e sim, conversamos com empresários cheios de vontade de investir no que for preciso, para dar novos ares e rumos para os seus negócios.

40 mil metros quadrados de feira, e as mais diversas novidades entre os mais de 300 expositores, o evento não poderia ter sido melhor. Suamos a camisa, gastamos sola de sapato, mas a cada dia, voltávamos para o Hotel mais motivadas a continuar “dando o sangue” por este mercado.

O objetivo da GF na feira, foi cumprido. Acompanhamos de perto as tendências, o que vai gerar assunto para muitas pautas daqui para a frente.

Mas não foi só a GF que cumpriu seu objetivo. O atual presidente da Afeigraf, Dieter Brandt, considera que todos os objetivos traçados para a ExpoPrint Latin America 2014 foram plenamente cumpridos: “A ExpoPrint 2014 alcançou e superou todos os seus objetivos. Um trabalho intenso de quatro anos de duração, que culminou em sete dias de uma feira impecável. É um grande orgulho fazer parte deste grande momento da indústria de mídia impressa”.

Em sete dias de feira, foram 48.866 visitantes - destes, 4.082 estrangeiros. Os negócios gerados durante a feira ultrapassaram os US$ 400 milhões.

O diretor da APS Feiras & Eventos, Ismael Guarnelli, destaca: “Tivemos um sucesso em todos os sentidos. Os números mostram que o trabalho de divulgação gerou grandes resultados. O retorno de visitantes e expositores sobre a organização da feira foi algo que nos deixou extremamente satisfeitos. Não há dúvidas de que a expoPrint Latin America 2014 foi, acima de tudo, uma grande vitória da indústria de impressão como um todo”.

Os resultados foram positivos para os expositores. É o caso da Compulaser, que relata através de seu diretor, Renato Oliveira: “A participação da Compulaser na ExpoPrint 2014 gerou-nos resultados surpreendentes. Projetamos lançar o

guia Profi ssional - gráfi cos e designers no evento e concluímos ter sido a melhor escolha, pois ultrapassamos 166% da expectativa de venda. Foi um sucesso! Houve a necessidade de buscar mais um lote para atender a demanda”.

Oliveira continua: “Além de todo resultado positivo com o produto, diversas empresas nos procuraram durante a feira com o interesse de entrar na próxima edição do Guia, e a maior parte dos parceiros desta já manifestou sua satisfação com o projeto e confirmou presença no próximo. E os resultados não param por aí, pois até o momento recebemos uma média de 300 e-mails entre elogios, dúvidas e pedidos de compra. É muito gratificante, pois o retorno não é apenas nosso, mas de todos os apoiadores do projeto, que já realizaram novos negócios pós-feira”.

Estamos orgulhosos de ter feito parte deste evento de sucesso, e com certeza estaremos no próximos!

Confi ra as fotos, e se não pôde comparecer, visite o site: www.expoprint.com.br e saiba mais sobre as novidades apresentadas pelos mais de 300 expositores, e também sobre a próxima edição, que será em 2018.

A exPoPrint LAtin AmeriCA 2014 foi um suCesso, e o que mAis se viu nos Corredores dA feirA, forAm emPresários entusiAsmAdos e disPostos A

INVESTIR E TRANSFORMAR SEUS NEGÓCIOS.

30 A g o s t o 2 0 1 4 • R E V I S TA G F

31R E V I S TA G F • A b r i l 2 0 1 4

32 A g o s t o 2 0 1 4 • R E V I S TA G F

33R E V I S TA G F • A b r i l 2 0 1 4

34 A g o s t o 2 0 1 4 • R E V I S TA G F

35R E V I S TA G F • A b r i l 2 0 1 4

Eficiência

CAPA

36 A g o s t o 2 0 1 4 • R E V I S TA G F

Por Andressa Fonseca

Este título é uma piadinha interna, mas agora compartilho com vocês! Aqui na GF, toda vez que nos cobramos entre os departamentos, e quando percebemos que um dos mesmos, fez sua parte dentro do prazo e corretamente, costumamos dizer: “Aqui, é efi ciência pura!”

E é incrível o prazer que este sentimento de ter feito tudo certo, dentro dos prazos e objetivos, traz!

Mas infelizmente nem sempre é assim, nem aqui, e nem aí. Sim, nem aí. E não adianta olhar para os lados que é com você mesmo que estou falando.

Ao longo da redação desta matéria, foram muitas conversas informais, em busca da produção perfeita, e infelizmente não a encontramos.

A tal efi ciência pura, é muito mais difícil de ser alcançada do que imaginávamos. Mas descobrimos algo fantástico. Ela é difícil, mas não impossível! E aprendemos mais do que isso, que a prática correta pode sim nos levar a grandes resultados e a tão almejada perfeição!

Para chegar às soluções, precisamos antes, falar dos problemas. Por isso, conversamos com bureaus e gráfi cas, que compreensivelmente preferiram não se identifi car . e nós entendemos, afi nal não é muito confortável exibir nossos defeitos, não é verdade? E a ideia nem é mesmo apontar os erros e os errados, é aprender com as possíveis falhas, que nós como simples mortais, sempre cometemos!

Confi ra!

Pura!

37R E V I S TA G F • A b r i l 2 0 1 4

GrÁficaSDizem que 7 é um número mágico. verdade ou não, optamos por listar os sete principais problemas nas produções das gráfi cas!

Segundo nossos entrevistados, os problemas de produção se iniciam no atendimento ao cliente, quando não são defi nidos todos os detalhes.

Leia e veja se você se identifi ca com algum destes problemas.

1. PrAzo de reCeBimento do Arquivo não CumPrido PeLo CLiente

2. no diA dA entregA o CLiente soLiCitA que PreCisA sePArAr o Pedido em Lotes e que terá mAis entregAs ALÉm de umA

3. fAtores externos Como A fALtA de energiA eLÉtriCA entre outros

4. fALtA de ComuniCAção entre o AtendimentoE A PRODUçãO

5. ProBLemAs de Arquivo que APós sAídA de ProvA o CLiente AProvA e o Atendimento não CONFERE OU NãO TEM CAPACIDADE TéCNICA PARA AqueLe tiPo de ProBLemA

6. A fALtA de funCionário quAndo PreCisA se AusentAr, CAdA máquinA PreCisA de um CoLABorAdor esPeCiALizAdo, mesmo fAzendo OUTROS TURNOS

7. ALguns mAteriAis PreCisAm de ACABAmento ou reCursos gráfiCos de terCeiros e Pode ser um ProBLemA se o mAteriAL vier Com defeito e PreCisAr refAzer

Já PASSou Por ALGumDoS ProBLEmAS ACimA?Se não, você está muito perto de chegar a uma produção efi ciente! se sim, você também está perto de chegar a uma produção efi ciente! mas, para isso, vai ter que ler a matéria até o fi nal e conferir nossas dicas!

Mas antes, vamos conhecer os problemas dos Bureaus.Mas antes, vamos conhecer os problemas dos Bureaus.

Já PASSou Por ALGumDoS ProBLEmAS ACimA?Se não, você está muito perto de chegar a uma produção efi ciente! se sim, você também está perto de chegar a uma produção efi ciente! mas, para isso, vai ter que ler a matéria até o fi nal e conferir nossas dicas!

Mas antes, vamos conhecer os problemas dos Bureaus.

até o fi nal e conferir nossas dicas!

Mas antes, vamos conhecer os problemas dos Bureaus.

38 A g o s t o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F

BUREAUSPArA os BureAus, eLenCAmos o toP five dos ProBLemAs.

1. queBrA de equiPAmento

2. terCeirizAção de mão de oBrA, e A mesmA não CumPre os PrAzos

3. PrAzos Curtíssimos e exigênCiA de quALidAde ABsurdA É um desAfio CONSTANTE.

4. mão de oBrA esPeCiALizAdA: : ADESIVADOR, ACABAMENTO, serrALheiro (mAis difíCiL do que ACHAR DIAMANTE), MOTORISTA, ALmoxArife e etC.

5. ControLe de trABALho externo.

mesma pergunta: identificou algum destes problemas na sua produção? Mesma resposta: que bom! vamos às soluções!

E APÓS A IDENTIFICAÇÃO DESTES

ProBLemAs, um de nossos

ENTREVISTADOS, CONSTATOU:

Todos os problemas acima citados afetam diretamente a produção, mesmo com auxílio de um bom software de PCP (Planejamento e Controle da Produção) e um gerente qualificado, não é garantia que sempre dará tudo certo!

DIRETO DA PRODUÇÃOAntes de falarmos sobre as soluções destes problemas, devemos contar que este mês não faremos o “Cantinho da Produção”, e o David Mendes, que nos ajuda mensalmente com esta seção, nos ajudou nesta matéria e também embarcou em busca da Produção eficiente.

Para isso, ele respondeu a dúvida do leitor André Monteiro, da empresa Artes e Ofícios, do Rio de Janeiro.

Caro David, nossa empresa preza muito a qualidade final do trabalho. Qual a sua sugestão de mecanismos de controle de qualidade durante processo de produção, uma vez que são diversos e não podemos deixar para fazer o controle somente na fase final, pois se o problema é descoberto somente no final algumas vezes temos que retornar ao início do processo, o que acarreta desperdícios de tempo e material, além de comprometer o prazo de entrega?

André,

Sou um grande defensor da ordem de serviço, este documento pode nos trazer mais benefícios do que imaginamos, além de carregar todas as informações desde o nascimento da venda também é indispensável para orientar o colaborador durante todo o processo de fabricação.

Informações gerais como: data de entrega, nome do cliente, matéria prima a ser utilizada, máquinas e etc., são informações geralmente vistas neste tipo de documento, mas podem ser adicionados também outros campos a serem rigidamente obedecidos e preenchidos após a conclusão.

A criação de etapas no processo de produção pode ser uma grande aliada, sendo sintetizada e distribuída por competência. As etapas a serem concluídas devem ser assinadas pelo montador e quando possível pelo seu supervisor. O colaborador passa naturalmente a se responsabilizar de forma mais prudente quando registra que aquela etapa ou às vezes todo projeto foi concluído por ele.

Planejamento e supervisão são fundamentais, um simples briefing com os próprios envolvidos no processo de fabricação antes de começar a por a mão na massa podem surtir resultados muito positivos. Também cabe lembrar que o colaborador deve estar em constante formação, mesmo quando já ingresse na empresa “pronto”, até porque muitas vezes cada dia construímos um novo produto.

DAVID MENDES, Gerente de Produção da Identidade Visual, do Rio de Janeiro

40 A g o s t o 2 0 1 4 • R E V I S TA G F

DEiXE o FLuXo AuTomATiZADo CuiDAr DA PrEPArAÇÃo DoS TrABALHoS

O tempo de lançamento no mercado é a ordem do dia. A otimização do processo entre os arquivos enviados pelo cliente e impressão e/ou corte é essencial. Diminuir os erros e garantir que as tarefas passem por todo o fl uxo de trabalho o mais rapidamente possível são os principais fatores para estar na liderança no mercado.

Muitas vezes, seus clientes enviam para você arquivos que ainda não estão totalmente prontos para impressão. E, depois da pré-impressão dos arquivos, você ainda precisa preparar os desenhos de corte, ou montar os trabalhos no substrato para verifi car se as impressões serão as mais econômicas possíveis. Todas as tarefas de seu fl uxo de trabalho pode ser facilmente automatizada.

A automação apresenta uma forma estruturada e consistente de processamento de arquivos. Seus clientes podem enviar a tarefa por e-mail ou armazená-la em um servidor ftP e o fl uxo de trabalho automatizado os guiará pela pré-impressão padronizada e pelas ações de preparação do trabalho. você nem precisará estar lá!

miNimiZE o DESPErDíCio DE mATEriAL

Uma forma de proteger suas margens de lucro é reduzir custos da operação. Ao automatizar todas as tarefas banais que não necessitam de intervenção humana ou experiência, você reduz as horas extras da equipe. Agora suaequipe pode se concentrar em tarefas que agregam mais valor aos negócios.

Ao otimizar seu fl uxo de trabalho de impressão de grandes formatos e de corte, você pode economizar mais material do que imagina. Reduza o desperdício em todas as etapas do processo. Montagens otimizadas de layout permitem que você produza mais com menos material, o que causa um impacto direto nosseus resultados.

Ao padronizar seus métodos de pré-impressão, você elimina todas as possibilidades de erro. Erros de impressão são extremamente caros. identifi cá-los com antecedência no fl uxo de trabalho reduz substancialmente o risco de prejuízos com reimpressões.

aS SOluÇÕESA esKo trouxe diCAs PreCiosAs, A fim de AJudArA resoLver As questões ListAdAs PeLAs gráfiCAs e BureAus.

três motivos PArA AutomAtizAr seu fLuxo de trABALho:

ATENDASEuS CLiENTES rAPiDAmENTE

Aumente suas margens processando mais tarefas em menos tempo. Garanta a otimização de sua impressora digital e de sua mesa de corte digital. A automação permite que você aumente o rendimento de seus trabalhos, possibilitando maior retorno de seus investimentos.

Ela também melhora o atendimento ao cliente. você opera 24 horas por dia e 7 dias por semana e seus clientes vão adorar sua empresa pela rápida execução do serviço e pela qualidade impecável.

pelo cliente e impressão e/ou corte é essencial. Diminuir os erros e garantir que as tarefas passem por todo o fl uxo de trabalho o mais rapidamente possível são os principais fatores para estar na liderança no mercado.

Muitas vezes, seus clientes enviam para você arquivos que ainda não estão totalmente prontos para impressão. E, depois da pré-impressão dos arquivos, você ainda precisa preparar os desenhos de corte, ou montar os trabalhos no substrato para verifi car se as impressões serão as mais econômicas possíveis. Todas as tarefas de seu fl uxo de trabalho pode ser facilmente automatizada.

A automação apresenta uma forma estruturada e consistente de processamento de arquivos. Seus clientes podem enviar a tarefa

um impacto direto nosseus resultados.

Ao padronizar seus métodos de pré-impressão, você elimina todas as possibilidades de erro. Erros de impressão são extremamente caros. identifi cá-los com antecedência no fl uxo de trabalho reduz substancialmente o risco de prejuízos com reimpressões.

42 A g o s t o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F

Produção eficiente, fácil ou não é?Lembrei agora de uma musiquinha da infância: “Parece fácil, mas é difícil, um belo dia você vai ter que aprender!”

E assim nós continuamos em busca da produção dos sonhos. Listamos apenas três dicas, mas sabemos que muitos de vocês saberiam dar muito mais, com base nos próprios erros, pois já dissemos aqui por várias vezes, que é sim possível aprender errando.

Por isso, abrimos espaço para que você possa se pronunciar. tem mais dicas de como ter uma produção eficiente? mande email para [email protected], e aguarde pela continuação desta matéria, assim quem sabe, poderemos juntos montar um manual da Produção eficiente?

ficaríamos muito contentes, em selar nossa “eficiência pura”.

E para encerrar (por enquanto) leia o artigo do David Mendes, que se empolgou e até escreveu um artigo com o tema deste mês!

43R E V I S TA G F • A b r i l 2 0 1 4

Dê a sua opinião!Envie suas impressões sobre esta matéria para [email protected], com seu nome, empresa, Cidade e Estado, ou ligue para: (41) 3023-4979

Twitter.com/RevistaGF

Facebook.com/revistagf

EU QUERO UM PROBLEMA NA PRODUÇÃO!

Por David Mendes

o titulo pode parecer muito estranho, para alguns é o fim do mundo. mas esta frase foi à alternativa encontrada para a grande comemoração do retrabalho zero.

Sempre que erramos pensamos logo em refazer o serviço para atender o quanto antes o nosso cliente. O objetivo sempre é entregar em perfeito estado e no prazo correto para que o nosso cliente fique satisfeito.

Mas e o erro? O que ocasionou o erro? Foi tudo para o lixo? Muitas das vezes pensamos rapidamente em de que forma podemos reaproveitar tudo ou parte da matéria prima cortada errada, montada errada ou com acabamento errado.

Experimentem se reunir após o termino de um grande trabalho, aquele que lhe custou noites sem dormir e também alguns erros de processo, imperícia, adaptações de maquinário, logística e etc. Faça uma lista citando os erros, o que causou e as possíveis soluções. Procure envolver os setores responsáveis deixando bem claro que a finalidade não é punir e sim corrigir, mergulhe bem na raiz do problema e ouça atentamente a opinião dos envolvidos em todo o processo, irá perceber que às vezes a solução para não mais errar é mais fácil do que imaginava ou custa caro e até refletiu em melhor convivência entre os colaboradores e o mais importante, gerou produtividade com mais lucratividade.

44 A g o s t o 2 0 1 4 • R E V I S TA G F

Inteligência dos equipamentos EFI VUTEK ajuda a Studio Alfa a quebrar paradigmas

e conquistar certifi cação internacionalCom tintAs 3m e As meLhores máquinAs INKJET DO MERCADO PARA GRANDES FORMATOS, A gráfiCA inovA no modo de ofereCer soLuções PArA CLientes e mudA háBitos de GESTÃO NO SETOR. ESSA DIFERENCIAÇÃO FOI ComProvAdA nA ConquistA dA CertifiCAção muLti ComPonent sYstems – MCS DA 3M, ÚniCA nA AmÉriCA LAtinA

quem nunca escutou a frase: “o cliente não quer produto, quer solução”? Ela está na boca e nos materiais de empresas de todos os setores. No entanto, o conceito é mais fácil de falar do que seguir. no ramo gráfi co, não é diferente. uma das gráfi cas que entendeu o real signifi cado de entregar soluções é a studio Alfa, do Rio de Janeiro. Essa virtude, que tem muito a ver com os equipamentos EFI VUTEK, levou a empresa a ser premiada internacionalmente.

CASE DE SUCESSO

A Studio Alfa acaba de conquistar, com ineditismo na América Latina, a certifi cação multi Component systems – mCs, da 3m. A gráfi ca é convertedora 3m há 10 anos e a recente aquisição de um equipamento para grandes formatos, a VUTEk GS5000r, da EFI, proporcionou um salto de qualidade na hora de oferecer soluções aos clientes. “Reinventamos nosso negócio com esse equipamento e isso nos permitiu agregar maior valor à produção, uma experiência espetacular e fantástica”, aponta o sócio-proprietário da Studio Alfa, Paulo Mendes.

Ao adquirir duas VUTEK GS5000r, para ampliar os serviços produzidos em outro equipamento, a vuteK qs2000, a empresa descobriu que estava, na realidade, mudando o jeito de trabalhar. “Nós compramos um equipamento tão bom que não podíamos fi car na mesmice que tínhamos antes e isso mudou a maneira dos nossos profi ssionais e da companhia pensar”, lembra Mendes. A empresa vem em grande transformação desde 2011, com a implementação de um sistema completo que mexeu nos processos e no jeito de trabalhar. “O sistema de automação implantado trabalha desde o início, quando o vendedor coleta a informação, até o final do projeto impresso. É um processo perfeito de todo o fluxo informativo”, reforça.

45R E V I S TA G F • A b r i l 2 0 1 4

INTELIGÊNCIA E QUALIDADEMas não são apenas os números que importam para

o executivo da Studio Alfa. “O importante

é a mudança comportamental

das pessoas que trabalham

com essa máquina, eles

precisaram se adaptar a esse

novo momento”, diz. O objetivo, da gráfica é continuar a ser uma empresa diferenciada no setor. Com os equipamentos EFI a Studio Alfa está preparada para dar saltos de competitividade e inovação no segmento. “Acho muito importante estreitar cada vez mais nossa relação com a EFI, pois a ajuda é mutua”, ressalta.

Essa parceria entre a EFI e a Studio Alfa deve gerar muitos frutos pela frente. A gráfica já tem planos de adquirir novos equipamentos e soluções ainda em 2014, sempre com o objetivo de surpreender o mercado e aproveitar ao máximo a capacidade dos equipamentos EFI. “Não existe no mundo uma máquina como a GS se você souber aproveitar todo o potencial desse equipamento. Por ser também uma empresa de sistemas, a EFI não comercializa apenas equipamentos, ela vende inteligência. Você tem a opção de fazer um upgrade em sua impressora. Isso é perfeito! O mercado hoje exige produtos com alta qualidade e estamos no caminho certo”, finaliza.

Com a aquisição da vuteK gs5000r a gráfica

deu um passo determinante para sair do

solvente e entrar para o universo da tecnologia

digital, passando a trabalhar com máquinas

que dão retorno com qualidade e flexibilidade.

Além disso, a mudança expressou uma nova

visão da empresa; a preocupação com o

meio ambiente, já que as tintas são UV. O

equipamento atendeu a essas expectativas,

mas trouxe um desafio. “no início a gama de

informações e a imensidão de oportunidades

que descobrimos foram assustadoras”.

Mas a máquina se mostrou a decisão certa no

momento adequado. A Studio Alfa conseguiu

qualidade, velocidade, agilidade e adquiriu

novos conhecimentos. “Hoje somos a única

empresa do segmento com a certificação

ISO9001. Essa conquista se deve também à

facilidade com que geramos relatórios através

do sistema implantado e alimentado. Com isso

extraímos informações dessas máquinas que

auxiliam na obtenção das metas”, enfatiza o

executivo da Studio Alfa.

A mudança na forma de trabalhar da Studio Alfa

com a VUTEK GS5000r trouxe uma redução de

custo de aproximadamente 44%, com ganhos

de produtividade para a gráfica. os benefícios

dos equipamentos foram imediatamente

percebidos pelos clientes. “Com o tempo, eles

observaram que as melhorias eram positivas

e a qualidade oferecida era menos onerosa.

“O cliente me traz um problema e eu consigo

devolver para ele soluções, porque hoje eu

tenho equipamentos que me permitem fazer

isso. É um conceito diferente de trabalho”,

aponta Mendes.

Os equipamentos EFI ajudaram a empresa a

dar um passo a frente na forma de trabalhar.

Foram investidas 7 mil horas de treinamento

para todo o pessoal, incluindo os gestores

da gráfica. “Foi uma conscientização para fazer diferente e obter o máximo aproveitamento do que a tecnologia pode oferecer”, enfatiza Mendes.

46 A g o s t o 2 0 1 4 • R E V I S TA G F

ExpoPrint 2014 mostrou que a competitividade requer mudanças urgentes

Por Thomaz Caspary

As mudanças fazem parte do mundo das pessoas e das empresas. Neste ambiente, as organizações são chamadas a transformações e adaptações, a fi m de sobreviverem no ambiente. Sendo assim, manter-se passivo e só mudar quando os problemas ocorrem é contribuir para o insucesso nos negócios, através de decisões precipitadas e equivocadas.

Pudemos ver e sentir claramente nesta ExpoPrint 2014 o ânimo de muitos empresários, que adquiriram novos equipamentos, porém principalmente sistemas de gestão, preocupando-se primordialmente em conhecer a própria empresa e fazer com o seu departamento comercial possa acertar o alvo trazendo pedidos adequados para seus equipamentos.

Não queremos aqui detalhar as novidades tecnológicas dos diversos processos de pré-impressão, impressão e pós-impressão, bem como de diversos materiais utilizados nas nossas empresas.

ARTIGO GESTÃO

Fato é que tivemos caravanas de diversos estados de nosso país com as quais tive oportunidade de trocar ideias, me inteirando assim das difi culdades de cada região deste “continente brasileiro”. Certamente vocês terão oportunidade de ler em várias publicações gráfi cas o que de novo pudemos ver nesta ExpoPrint. Estou preparando para as revistas uma série de artigos sobre estas novidades que tem o seu foco voltado para uma melhor gestão das empresas.

o dia-a-dia dos empresários gráfi cos é marcado pela tomada de decisões, que podem gerar consequências diversas conforme o contexto de cada empresa, sua estrutura técnica, de gestão e principalmente de informação e comunicação. Tais decisões deveriam partir de uma visão ampla do ambiente, considerando as características sociais, culturais e políticas deste. Em meio a um ambiente em que a concorrência aumenta e se qualifi ca a cada dia mais, torna-se imprescindível a necessidade de desenvolver as nossas gráfi cas, com estratégias competitivas adaptadas às necessidades do mercado.

Criar o futuro é um desafio maior do que acompanhá-lo, para o qual é preciso criar seu próprio caminho. Muitas empresas ficam presas ao imediatismo e deixam de visualizar o futuro, perspectivas de negócios. A competição pelo futuro é uma competição pela participação nas oportunidades, e não pela participação no mercado, é uma busca pela maior participação nas oportunidades futuras potencialmente disponíveis à empresa dentro de uma ampla arena de oportunidades, sejam sistemas de informação, treinamento a clientes como forma de marketing de relacionamento, serviços de logística, e muitos outros, que a indústria gráfica pode oferecer saindo da mesmice. Para isso as gráficas necessitam criar estratégias próprias.

47R E V I S TA G F • A b r i l 2 0 1 4

As nossas gráfi cas, podem contar com

três abordagens estratégicas genéricas

para enfrentar as forças competitivas e

serem bem sucedidas. As três estratégias

genéricas são LiderAnçA, diferenCiAção

e enfoque. A LiderAnçA exige a

construção agressiva de sistemas de trabalho

(Boas Práticas) em escala efi ciente, uma

perseguição vigorosa de reduções de custo

pela experiência, um controle rígido do custo

e das despesas gerais, que não seja permitida

a formação de contas marginais dos clientes,

e a redução do custo em áreas como

assistência, força de vendas, publicidade, etc.

Intensa atenção administrativa ao controle

dos custos é necessária para atingir estas

metas. Já a DIFERENCIAçãO explicada de

uma forma simplista, consiste em oferecer

ao cliente um “algo mais” que outros não

consigam oferecer. Já o enfoque está

diretamente ligado à área comercial e, deste

enfoque dependerá a conduta técnico-

administrativa, principalmente na área de

Recursos Humanos da nossa empresa.

grande parte das gráfi cas deste imenso

Brasil está mergulhada em si mesma e estas

empresas querem ser líderes de mercado e as

melhores de sua cidade, região ou até mesmo

do Brasil. O detalhe é que são tão iguais

como muitas outras em muitos aspectos.

O discurso ideológico é um, enquanto que

as ações e procedimentos são outros. E,

nesta competição, é importante que as

gráfi cas venham a inovar e construir um

futuro melhor e adequado à nova realidade

de mercado, aberto e global. Espero que

este nosso papo venha somar no sentido

de mostrar a importância que estratégias

competitivas possuem no sucesso ou

fracasso das empresas. Esta foi para mim

uma grande lição nesta ExpoPrint 2014.

Thomaz Caspary é consultor de empresas, Coach e diretor da Printconsult.

[email protected]

www.printconsult.com.br

48 A g o s t o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F

Fine-Art, o que você pensa sobre isso?Por David Pachon Presidente Printlat

[email protected]

As galerias de arte tornaram-se um lugar muito

popular para visitar ao longo dos últimos anos. Com o estresse do dia-a-dia se tornando mais difícil de lidar, e o dinheiro para as férias se tornando cada vez mais difícil de encontrar, o escapismo de visitar uma galeria de arte parece ter um efeito calmante.

Muitas vezes, na tentativa de capturar essa serenidade, os visitantes da galeria compram uma impressão fi ne-art para pendurar em sua casa ou escritório. Às vezes, eles podem sair da loja com a impressão, outras vezes, deixam encomendada. De qualquer maneira, eles provavelmente não estão saindo com o original. Eles estão comprando uma impressão ou reprodução, extremamente detalhada feita por uma gráfi ca que trabalha com o artista ou com a galeria.

Criar uma impressão fi ne-art é realmente

uma arte em si. Não é simplesmente digitalizar um documento e bater “print”. Há muitos passos envolvidos, e se você tiver problemas com uma das etapas, todo o processo pode ser jogado fora.

Fine-art pode ser feita a partir de fotografi as ou pinturas e cada um tem seus próprios desafi os.

Cada fotógrafo tem sua própria visão, muitos manipulam os próprios arquivos e simplesmente enviam o trabalho para impressão, por isso precisa ser perguntado se um cliente quer imprimir o arquivo como está ou se os ajustes fi nais precisam ser feitos para melhorar a nitidez ou a faixa dinâmica.

Impressão de reproduções de arte de alta qualidade a partir de pinturas é um jogo totalmente diferente, que exige uma câmera de alta resolução de cor repro-grade, luzes do estúdio de cor correta, equipamentos de calibração, monitores de state-of-the-art e iluminação controlada por cor ou cabines de luz , um passo muito importante com pinturas, é a contratação de técnicos com um alto nível de acuidade visual.

Uma vez que a imagem é capturada há uma fase de combinação de cores.

A melhor das câmeras, o melhor do gerenciamento de cores, a melhor das impressoras, nunca serão iguais, então você sempre tem que fazer a prova de Photoshop, onde um operador muito habilidoso, que é uma espécie de mistura de técnico e de um artista, pode ir para o Photoshop e fazer corresponder, através de uma série de provas.

Depois disso, você poderá imprimir suas impressões de grande formato.

Novas tecnologias e novos meios de comunicação têm melhorado o mundo da impressão fi ne-art. quer se trate de novas impressoras, papel novo, ou mesmo um aplicativo em um iPhone, as inovações não faltam.

As mídias selecionadas de topo são em ordem MOAB, Epson, Hahnemühle e Canson.

e, fi nalmente, sim, você pode encomendar impressões fi ne-art através de seu telefone. Existe um aplicativo para o iPhone chamado iPrintMe, basta acionar o aplicativo, escolher uma imagem e fazer seu pedido.

Isso faz você se perguntar o que os Grandes Mestres pensariam sobretudo isso?

ARTIGO GESTÃO

49R E V I S TA G F • A b r i l 2 0 1 4

PArCEiroS GF

APS FEirAS(11) 4013-7979

[email protected]

** Feiras

www.apsfeiras.com.br

bELMETAL(11) 3279-3200

[email protected]

** Solução em chapas, plásticos, alumínios...

CHiCLETz(18) 3722-2622

www.clicletz.com.br

[email protected]

** Loja virtual de Rebobinador, Carrinho solda Lona, ilhoseira, Cabeças de Impresão, refletores de Led de alta Potência, Máquinas para Comunicação visual e Sublimação.

EFiRua Cincinato Braga, 340 14º andar - São Paulo SP

(11) 2199-0100

[email protected]

www.metrics.com.br / www.efi.com

** Impressoras Uv industriais

ESkOwww.esko.com

[email protected]

(11) 5078-1311

**Solução em Mesas de Corte

FuJiFiLM(11) 5091-4000

www.fujifilm.com.br

** Solução em impressoras de grandes formatos.

J-TECkwww.j-teck3.com.br

(47) 3267-8400

[email protected]

** Solução em impressoras, substratos e tintas

MArAbu(11) 3901-8290

www.marabu.com.br

[email protected]

** tintas, vernizes e serviços.

METALNOxwww.metalnox.com.br

[email protected]

(47) 2107-4959

** Solução têxtil, equipamentos, calandras.

rOLANDwww.rolanddg.com.br

(11) 3500-2600

[email protected]

** Solução em Impressoras, recortadoras, tintas

SAi(11) 2951-6228

[email protected]

** Software

50 A g o s t o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F