Download - Governança Hidrica

Transcript
Page 1: Governança Hidrica
Page 2: Governança Hidrica

Produzir soluções e melhorias contínuas à gestão de facilidades, customizando

recursos e com aprimoramento constante da mão-de-obra.

Nossa Missão

Nossa Visão

Administrar empreendimentos através de metodologias que proporcionem a

mensuração quantitativa e qualitativa dos serviços prestados, otimizando a

variabilidade nos processos de trabalho, produzindo como resultado a verdadeira

gestão de facilidades.

Nossos Valores

Prezar por uma gestão assertiva e transparente, em toda sua amplitude, com

eficiente emprego de todos os recursos.

.

Page 3: Governança Hidrica

Operação

Valorização de pessoas, como catalisador das operações.

Alianças estratégicas.

Legislação como base: melhoria contínua

Organização e Disciplina

Respeito e Ética nos

Negócios

Desenvolvimento

Liderança

Ordenação para o desenvolvimento

Comunicação e Engajamento

Atuação local, visão global

Lealdade

Sustentabilidade

Garantia de transparência

Legalidade

Observação de tendências

Boas práticas

Aculturamento

Legado para operações futuras

Política de Gestão

Page 4: Governança Hidrica

Conheça os Gestores do Projeto

Page 5: Governança Hidrica

A WGPS acredita que, apesar das diversas disciplinas envolvidas na rotina da administração de facilidades, a área e o profissional, devem possuir uma gama de conhecimentos que são estratégicos no seu dia a dia. Nosso público é variado e inconsistente e esta profissão nos exige jogo de cintura. Assegurar e praticar prática as normas, os procedimentos e a legislação vigente, são habilidades dos nossos profissionais. Nossos gestores detém habilidades técnicas, conceituais e humanas.

Page 6: Governança Hidrica

A WGPS acredita que a combinação destas habilidades é imprescindível ao Gestor de Facilidades, pois o torna um profissional apto a entender as demandas e tomar decisões. Em cada organização o Gestor de Facilidades soluciona problemas, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, desenvolve estratégias, efetua diagnóstico de situações, para tomar a decisão mais apropriada possível.

Page 7: Governança Hidrica

Para nós, a administração de facilidades é a área responsável pela imagem corporativa, por projetos específicos para atendimento legal e todas as atividades indiretas que alavancam o posicionamento estratégico das empresas. Sendo assim, nossos líderes são generalistas na arte de pensar e especialistas na ciência do agir.

Page 8: Governança Hidrica

A parametrização das atividades desenvolvidas por meio da aplicabilidade de indicadores e da mensuração através de acordos de níveis de serviço, nos permite gerenciar quantitativa, qualitativa, transparente e equilibradamente, todos os processos destinados à operacionalização dos empreendimentos, sem prejudicar a flexibilidade e as necessidades específicas de cada cliente, possibilitando o aprimoramento constante da prestação de serviços.

Modus Operandi

Page 9: Governança Hidrica

Equipe de Gestão Engenheira de Segurança do Trabalho, com 25 anos de experiência na área de Gestão da Qualidade e SMS com as seguintes qualificações :

• Gerência de Sistemas de Gestão da Qualidade, calçados nas Normas ISO série 9000, ISO/TS 29001. • Participação da implementação, operacionalização e monitoramento de Sistemas de Gestão da Qualidade nos segmentos de Empreendimentos Integrados, Engenharia de Projeto, Fabricação, Construção e Montagem.

• Treinamentos na Área da Qualidade e SMS.

• Execução de Auditorias da Qualidade e SMS.

ANGELA DEPENTOR

Page 10: Governança Hidrica

Equipe de Gestão

Engenheiro de Segurança do Trabalho com carreira desenvolvida em Gestão, com destacada experiência na administração logística e no gerenciamento de materiais, elaboração de relatórios gerenciais e liderança de equipes, atuando com foco na redução de custos, eliminação de falhas, melhoria contínua e excelências nos produtos e serviços.

Atuante na formulação e execução da política e nas diretrizes a serem adotadas, identificando as necessidades, planejando, organizando, dirigindo, controlando, coordenando e orientando as atividades, planos, programas e projetos.

BRUNO LUCIANO DEPENTOR

Page 11: Governança Hidrica

Equipe de Gestão Arquiteta e Urbanista, com MBA em Gestão Estratégica e Serviços na London Business School, prêmios e experiência internacional.

Executiva com 13 anos de experiência nas áreas de Infraestrutura, Instalações, Gestão de Trabalho, Construção e Projetos em grandes empresas nacionais e multinacionais no Brasil e no exterior.

Comprovada competência em Facilities Management em prédios administrativos altamente complexos, gestão de todos os processos inerentes ao seu bom funcionamento.

Experiência em gerenciamento de serviços de infraestrutura em instalações operacionais, tais como portos, usinas e ferrovias e suas respectivas áreas administrativas e na gestão de recursos e prazos.

LISETE GOMES

Page 12: Governança Hidrica

Equipe de Gestão

Engenheiro mecânico, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, com 29 anos de experiência na elaboração e supervisão de projetos básicos e de detalhamento de instrumentação, implantação, montagem e comissionamento de sistemas de automação (SDCD, SCADA, PLC) associados a empreendimentos nas áreas de petróleo, petroquímica, mineração e geração de energia.

LUIZ CARLOS NERY

Page 13: Governança Hidrica

Equipe de Gestão Know how nas áreas de Administração Predial, Facilities, Utilities, Segurança Patrimonial e Real Estate, adquirido no decorrer de oito anos na gestão de escritórios de padrão “Triple A”, com desempenho avaliado mediante consideráveis acordos de níveis de serviços e severos KPI´s.

Socialização da expertise disseminada através da ministração de cursos de aperfeiçoamento profissional para a WGPS Property Management e atividades de consultoria em Inspeções Prediais, de acordo com as disposições constantes da NBR 5674, Procedimentos de Manutenção das Edificações.

Operou como Coordenador de Manutenção no Centro Empresarial Senado, empreendimento dotado de 189.000 m2 , com quatro torres, divididas em dois edifícios, com população fixa de 10.340 pessoas e flutuante de 3.000, considerado o “Triple A” número um da América Latina, com a Petrobras como monousuário.

Atua como Gestor Operacional do Edifício Sede da Petrobras, na Av. Chile, 65, no Centro do Rio de Janeiro.

LUIS EVANGELHO

Page 14: Governança Hidrica

Equipe de Gestão Biólogo, MBA em Planejamento e Gestão Ambiental.

Experiência em gerenciamento de resíduos sólidos, elaboração e implantação de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e áreas operacionais do Meio Ambiente na indústria e no comércio.

Gestão de contratos com empresas terceirizadas.

Socialização da expertise disseminada através da ministração de cursos de aperfeiçoamento profissional para a WGPS Property Management e atividades de consultoria em sustentabilidade.

Responsável pela implantação do sistema de Gerenciamento de Resíduos no Centro Empresarial Senado, empreendimento dotado de 189.000 m2 , com quatro torres, divididas em dois edifícios, com população fixa de 10.340 pessoas e flutuante de 3.000, considerado o “Triple A” número um da América Latina, com a Petrobras como monousuário.

VITOR TAVARES

Page 15: Governança Hidrica

Diretoria

Page 16: Governança Hidrica

Diretoria Operacional Conhecimentos adquiridos nas áreas de Operação Predial, Facilities e Real Estate, acumulados ao longo de dezesseis anos e desenvolvidos na gestão, de escritórios de padrão “Triple A”, shoppings centers e empreendimentos residenciais multifamiliares, com performance avaliada através de agressivos acordos de níveis de serviços.

Socialização da expertise disseminada através da realização de cursos de extensão, seminários e palestras, voltados à profissionais do segmento de Property Management.

Após dezesseis anos exercendo atividades em favor de terceiros, instituiu a WGPS World Group Of Private Services, uma empresa voltada a gestão predial.

LUIZ CLAUDIO ALMEIDA

Page 17: Governança Hidrica

Diretoria Property Management Experiência adquirida nas áreas de Property Management, Facilities, Real Estate e Segurança do Trabalho, acumulada ao longo de 20 anos, desenvolvidos na gestão, de escritórios de padrão “Triple A”, construídos com certificação LEED, shoppings centers, com performance avaliada através de agressivos acordos de níveis de serviços.

Reconhecida na edição 151 da Revista Infra e destacada como Personagem do Mundo Empresarial de Facilities e Real Estate.

Socialização da expertise disseminada através de publicações em portais de projetos educacionais, sites de referência nacional no segmento de Facilities Management, compartilhando, ainda, a vivência neste mercado mediante a difusão de artigos em revistas do ramo.

MAYB FERREIRA

Page 18: Governança Hidrica

Introdução

Page 19: Governança Hidrica

19

PROJETO GOVERNANÇA HÍDRICA PARA EDIFICAÇÕES

A questão da disponibilidade de água no Brasil é realmente interessante. Dados estatísticos mostram que cerca de 70% de toda água do Brasil encontra-se na região Amazônica, ocupada por apenas 7% da população do país. Comparando-se, a região Sudeste que detém cerca de 42% da população e disponibiliza 6% da água doce brasileira. Por isso, esta desigual distribuição demográfica da água doce acaba ocasionando um estado de stress hídrico em pontos das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, principalmente junto aos centros urbanos, acarretando até mesmo numa disponibilidade por habitante similar a regiões desérticas.

Page 20: Governança Hidrica

20

PROJETO GOVERNANÇA HÍDRICA PARA EDIFICAÇÕES

Diante desta situação, e ainda da questão da qualidade das águas e da poluição de grande parte dos mananciais brasileiros, é cada vez mais claro que a busca pelo Uso Eficiente da Água e a implementação de ações concretas são uma necessidade real, principalmente nas regiões com grande adensamento populacional no país.

Represa Atibainha, parte do Cantareira, SP.

Page 21: Governança Hidrica

Dados Relevantes

Page 22: Governança Hidrica

22

PROJETO GOVERNANÇA HÍDRICA PARA EDIFICAÇÕES

Consumimos, em média, 354 litros de água/dia apenas nos sanitários, considerando dois banhos, três escovações de dentes e três descargas. 354 litros por dia, 2.478 litros por semana, 10.620 litros por mês, 129.210 litros de água por ano.

Este número equivale a 177 garrafas PET de 2 litros num único dia.

Um adulto de 60 anos, provavelmente já terá usado mais de 6,5 milhões de litros de água, utilizando mais de 2,5 vezes o tamanho de uma piscina olímpica (2.500.000 litros).

Page 23: Governança Hidrica

23

PROJETO GOVERNANÇA HÍDRICA PARA EDIFICAÇÕES

Uma torneira gotejando desperdiça mais de 40 litros de água por dia.

O banho de 15 minutos consome 243 litros de água.

Uma bacia sanitária com válvula gasta de 10 a 14 litros por descarga.

Escovar os dentes com torneira aberta por cinco minutos gasta 80 litros de água.

Lavar a louça, com a torneira meio aberta durante 15 minutos, consome 243 litros de água.

Lavar calçada com a mangueira, em 15 minutos, são despendidos 279 litros de água.

Lavar o carro durante 30 minutos com a mangueira não muito aberta gasta 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício

chega a 560 litros.

Page 24: Governança Hidrica

Do Projeto

Page 25: Governança Hidrica

25

PROJETO GOVERNANÇA HÍDRICA PARA EDIFICAÇÕES

Gestão da demanda dos recursos hídricos é o foco deste projeto que visa formular políticas e estratégias de consumo sustentável da água nas edificações.

Por meio de um conjunto de ações planejadas, este programa consiste no emprego de metodologias que propiciam o entendimento de Governança Hídrica.

A partir deste conceito, criam-se indicadores que apresentam, de forma quantitativa e qualitativa, os volumes despendidos, a fim de propiciarmos um senso de utilização e consumo consciente da água.

De maneira eficaz, as ações deste projeto serão desenvolvidas em fases, podendo existir simultaneidade, ou não, determinados em função da situação encontrada na edificação no momento do diagnóstico.

Page 26: Governança Hidrica

26

PROJETO GOVERNANÇA HÍDRICA PARA EDIFICAÇÕES

Fase 1 Colunas1 Fase 2 Colunas12 Fase 3 Colunas122 Fase 4 Colunas1222 Fase 5

Diagnóstico

Edificação

Hábitos de Consumo

Elaboração

Planos de Ação

Ações

Aperfeiçoamento

Hábitos de Consumo

Viabilidade

Utilização Fontes

Alternativas

Emprego Produtos e

Tecnologias

Eficientes

Page 27: Governança Hidrica

Cases de Sucesso

Page 28: Governança Hidrica

28

PROJETO GOVERNANÇA HÍDRICA PARA EDIFICAÇÕES

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)

O projeto piloto teve início em 2013 no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP). Após um mês de instalação das tecnologias economizadoras, verificou-se uma redução de 41,3% no consumo de água. O museu, que recebe cerca de duas mil pessoas por dia, utilizava em média 1.700 m³ de água ao mês, passando para 998m³. No período de um ano, o MASP terá economizado 8.424 m³, o equivalente a 3,3 piscinas olímpicas.

Page 29: Governança Hidrica

29

PROJETO GOVERNANÇA HÍDRICA PARA EDIFICAÇÕES

Edifício Paul Cezanne, no Méier, Rio de Janeiro

Através de um ponto de captação de águas pluviais são armazenados 6 mil litros. Estes reservatórios destinam-se a irrigação dos jardins e lavação do térreo.

Page 30: Governança Hidrica

30

PROJETO GOVERNANÇA HÍDRICA PARA EDIFICAÇÕES

“Ser diligente como nunca em custos”, foi o desafio anunciado pelo presidente da Vale, Murilo Ferreira, aos empregados da empresa, em 2012.

http://www.revistainfra.com.br/portal/Textos/?Entrevistas/13262/Esquadr%C3%A3o-verde--

O contraponto de uma gestão austera é a conduta diplomática.

Mobilizar pessoas para que cada uma contribua para os bons resultados da gestão foi a principal meta. Medidas que foram adotadas possibilitaram uma redução no consumo de água e energia, o que proporcionou uma diminuição de mais de 25% dos valores praticados.

Ações simples e eficientes, como substituir lâmpadas comuns por outras de menor potência, readequar a localização de luminárias, apagar as luzes mais cedo, aumentar um grau no setpoint do sistema de climatização e reduzir o fluxo de água nos sanitários, trouxeram excelentes ganhos.

Page 31: Governança Hidrica

Direitos Autorais

Page 32: Governança Hidrica

Todos os Direitos Reservados

Page 33: Governança Hidrica

33

NOSSOS PARCEIROS