Download - Informativo da Secretaria de Estado da Educação / Ano 01 ... · Informativo da Secretaria de Estado da Educação / Ano 01 - Edição N°10 - Novembro de 2011 ... Edição N°10

Transcript

Informativo da Secretaria de Estado da Educação / Ano 01 - Edição N°10 - Novembro de 2011

O “Nossa Escola Mural” é uma publicação mensal da Secretaria de Estado da Educação (SEED) do Paraná. Produzido pela Assessoria de Comunicação Social da SEED.Tiragem: 12 mil exemplares.

Governador do Estado do ParanáBeto Richa

Vice-governador e Secretário de Estado da Educação do ParanáFlávio Arns

Diretor GeralJorge Eduardo Wekerlin

Superintendente da EducaçãoMeroujy Giacomassi Cavet

Superintendente de Desenvolvimento EducacionalJaime Sunye Neto

Jornalista ResponsávelTatiana Duarte (MTB-PR 3980/16/20)

ReportagemAngela Leticia Nesso, Barbara Reis Chaves Alvim, Caroline Stencel, Doraci de Oliveira, Orlando de Macedo Júnior e Ragi Gonçalves.

Projeto Gráfi co e DiagramaçãoRoberta Moss Kososky

Fotografi aJosé Fernando Ogura Giuliano Gomes

Contato41 3340 . [email protected]

Pauta e ProduçãoDilma Seino Ribeiro Protzek

EstagiáriosFernando de JesusOlívia Baldissera

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) está com o processo de matrícula escolar para 2012 aberto. A SEED esteve presente em todos os Núcleos Regionais de Educação (NREs) para esclarecer dúvidas sobre o procedimento de matrículas. Veja ao lado o cronograma.

A Diretoria de Políticas e Programas Educacionais (DPPE) orienta a rede estadual de ensino em relação a diferentes questões. Ela é responsável por coordenar a implantação de políticas e programas federais e estaduais que benefi ciam as comunidades escolares em todo o Paraná. “Elas incluem cidadania e direitos humanos, educação ambiental, enfrentamento à violência nas escolas, educação fi scal e fi nanceira, vizinhança escolar segura, erradicação do trabalho infantil, defesa civil e educação nas unidades de socioeducação, prevenção ao uso indevido de drogas”, explica Fernanda Scaciota Simões da Silva, diretora da DPPE.

A realização do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), atualmente com 2,4 mil professores inscritos e outros 2 mil selecionados para a turma de 2012, também é responsabilidade da DPPE. Com duração de dois anos, o programa oferece formação continuada em parceria com Instituições de Ensino Superior do Paraná. O trabalho realizado pelos professores é publicado nos Cadernos do PDE, disponíveis para consulta no Portal Dia a Dia Educação.

Além do PDE, a DPPE mantém outros programas da Secretaria de Estado da Educação (SEED), articula políticas educacionais e busca promover a integração entre os departamentos, coordenações e demais segmentos da secretaria.

Conheça a SEED

Resoluções def

Matrículas para 2012 estão abertasDe 03 a 18 de novembro Para quem vai para o 7º, 8º ou 9º anos do ensino fundamental ou 2° e 3° ano do ensino médio e não estava matriculado na rede de ensino do Paraná.

De 16 a 25 de novembro Alunos selecionados para os cursos técnicos do ensino médio e formação de docentes.

De 12 a 16 de dezembroPara quem vai para o 6º ano do ensino fundamental ou 1° ano do ensino médio e não estava matriculado na rede de ensino do Paraná.

Até dia 25 de novembro Entrega da carta-matrícula com indicação da escola com garantia de vaga para os alunos da rede pública de ensino que vão para o 6º ano do ensino fundamental ou para o 1° ano do ensino médio.

De 28 de novembro a 9 de dezembro Apresentação da carta-matrícula no estabelecimento

indicado pelos alunos da rede pública de ensino que vão para o 6° ano do ensino fundamental ou 1° ano do ensino médio. A vaga só será garantida com efetivação da matrícula.

A partir de 12 de dezembro A escola iniciará o cadastro dos alunos para a espera de vaga. Caso tenha a vaga disponível, a divulgação acontecerá em janeiro de 2012.

Janeiro 2012Transferências de matrículas entre instituições da rede estadual de ensino em qualquer série/modalidade de ensino regular.

As matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem ocorrer em qualquer época do ano letivo.

Cronograma

Ações da DPPE

Escotismo nas escolas já é realidade

A cerimônia de fundação do Grupo de Escoteiros Zilda Arns, no Colégio Estadual Manoel Ribas, em Curitiba, ocorreu em outubro. O colégio é o primeiro do Estado a participar do Programa Escotismo na Escola, desenvolvido em parceria com a regional Paraná da União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e que prevê a implantação gradativa de grupos de escotismo em escolas estaduais.

O Colégio Manoel Ribas já é uma referência para o Estado com a implantação da educação integral. “Espero que esse programa de escotismo também seja exemplo para o Paraná”, afi rmou o vice-governador e secretário da Educação Flávio Arns.

O Grupo de Escoteiros Zilda Arns é formado por 24 alunos da 6ª série do ensino fundamental. Durante a cerimônia

de fundação, quatro jovens fi zeram a promessa escoteira. Sônia Alessandra Domingues, uma das

novas escoteiras, disse estar contente por ter

sido escolhida monitora de

uma patrulha. “Isso será muito

importante para o meu futuro”,

comentou. A mãe da aluna,

Rosa Domingues, espera que a participação no grupo seja uma boa experiência para sua fi lha.

Durante cerimônia, um dos alunos faz a promessa escoteira.

O vice-governador e secretário da Educação cumprimenta os novos escoteiros.

Para efetivação da matrícula é necessária a apresentação dos seguintes documentos:

Original e fotocópia da certidão de • nascimento do aluno (além da carteira de identidade para maiores de 16 anos).

Fatura da conta de energia elétrica.•

Histórico escolar ou declaração • da escola de origem (no caso de transferência).

Documentos

Aluna do Colégio Estadual Milton Carneiro, em Curitiba.

A Secretaria de Estado da Educação (SEED), publicou em Diário Ofi cial, a Resolução n° 4534/2011, que defi ne o porte das escolas. Será ampliado e adequado o número de profi ssionais da rede estadual de ensino do Paraná. Também foi divulgada a Resolução n° 4527/2011 que fi xa a quantidade de estudantes para composição de turmas nos estabelecimentos da rede pública de ensino. Com o novo documento, o número de alunos por turma será reduzido. Algumas das medidas já iniciaram em 2011, outras serão implantadas de forma gradativa até 2014.

Com a Resolução n° 4534/2011 é possível enfrentar e corrigir distorções que surgiam com a antiga resolução, publicada em 2002. Nos últimos anos, com a ampliação da oferta de ensino, houve mudança na necessidade de recursos humanos para o funcionamento das escolas.

A Resolução n° 4527/2011 organiza cada uma das 2,2 mil instituições de ensino de acordo com sua infraestrutura e cria novas funções de profi ssionais da educação, como agente de biblioteca, merendeira e inspetor. “Com essas medidas, ofereceremos melhores condições de trabalho aos profi ssionais da educação e iremos aperfeiçoar o atendimento aos nossos estudantes”, afi rmou Meroujy Cavet, superintendente da Educação.

porte de escola e número de alunos

Resolução fi xa número de alunos por turma nas escolas públicas.

inem