Download - Jornal fato 2106 15

Transcript
Page 1: Jornal fato 2106 15

ENCONTRO NACIONALESCOPETA E DROGAS

Um suspeito, que já era monitorado, foi preso em operação conjunta de PM e PC. Na casa dele, foram apreendidos 3,7 quilos de maconha e mais um quilo de crack

À espera

SImONE LACERDA

03

R$ 1,00 - Ano 11 - Edição 3287 Cachoeiro de Itapemirim - ES | Domingo | 21 de Junho de 2015

E s p í r i t o s a n t o d E

Contra FATO não há [email protected] | www.jornalfato.com.br

Grupos de capoeira vêm a Cachoeiro Polícia prende quatro no Zumbi

05

mARATAÍZES

12

09

Cai o número de ocorrências na BR 101Os dados da Eco 101, concessio-nária que administra a via, mos-tram uma redução de quase 150 acidentes nos primeiros cinco meses do ano

ACIDENTES

09

Polícia apreende quasecinco quilos de droga

SKATISTAS comemoram dia na rampa

Atualmente, em Ca-choeiro, existem cerca de 500 praticantes es-palhados pelos bairros da cidade. Boa parte deles vai se confra-

ternizar hoje, a partir das 9h00, na Praça de

Fátima, no dia mun-dialmente dedicado à modalidade esportiva

0409

Wagner Santos

Divulgação Divulgação

Shopping tem 20 lojas fechadas, mas nega crise

Administração afirma que a rotatividade é comum, mas também anuncia medidas para atrair público

Divulgação

Divulgação

Page 2: Jornal fato 2106 15

ES dE Fato, domingo, 21 dE Junho dE 20152 ECONOmIA (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

Coramara recebe legalização de negóciosITINERANTE

CACHOEIRO

mARATAÍZES

No escritório itinerante, é possível fazer a consulta de viabilidade para formalização, que pode ser deferida em até 24 horas

Desde 14 de março de 2003

Jornal Espírito Santo de Fato - CNPJ.: 06056026000208 - (28) 3515-1067 [email protected] - Bernardo Horta, 81, sala 101, Guandu, CEP 29.300-782

Diretor e editor - Wagner Santos [email protected]

Repórteres: Ailton Weller, Ronaldo Índio e Wanderson Amorim

Departamento Comercial - Lília Argeu

Editorador - Wagner Gomes Lopes Colaboradores - Elyan Peçanha, Regina Mon-

teiro, Roney Moraes, Evandro Moreira, Edgard Baião, Simone Lacerda, Marilene Depes, Sergio Damião; Higner Mansur e Maurílio Carvalho

www.jornalfato.com.br associado à

Serviço móvel de formalização de empreendedores retorna ao Coramara na próxima terça-feira, das 8h00 ao meio-dia

Com o objetivo de in-centivar os trabalhadores informais da região do Coramara a se tornarem microempreendedores individuais (MEI), a pre-feitura de Cachoeiro de Itapemirim leva ao bairro, pela segunda vez, o ser-viço itinerante da Sala do Empreendedor.

Na próxima terça-feira (23), das 8h às 12h, a uni-dade móvel de formali-zação estará na rua Dr. Edmar Soares, 52, em frente à Top Farma Droga-ria. O atendimento, que é gratuito, será feito por uma equipe da Secretaria Muni-cipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).

No escritório itinerante, é possível fazer a consulta de viabilidade para for-malização, que pode ser

deferida em até 24 horas, e o trabalhador consegue dar prosseguimento a esse processo, que é concluído em curto prazo.

Na unidade móvel, tam-bém é oferecido o serviço de consulta de microcré-dito. Os empreendedores podem conhecer linhas de financiamento de até R$ 20 mil para abertura, manutenção e ampliação de micro e pequenos ne-gócios, com juros a partir de 1,10% ao mês.

Para a formalização, é preciso apresentar RG, CPF, comprovante de re-sidência, Título de Eleitor e carnê de IPTU. Para a consulta de crédito, são os mesmos documentos, exceto o talão de IPTU, que dá lugar à certidão de estado civil.

Prorrogadas inscrições para curso gratuito

Unidade formaliza empreendimentos

UNIVERSIDADE

As inscrições para con-correr a uma das 100 bol-sas universitárias em Itape-mirim foram prorrogadas até sexta-feira e devem ser feitas na Prefeitura Muni-cipal, para compensar fe-riados e ponto facultativo dos dias 4, 5 e 12 de junho.

Um dos principais re-

quisitos é ter realizado o Enem no ano que antecede ao ingresso na faculda-de. O edital do processo seletivo para inscrição do “Bolsa Universitária” e todos os critérios de seleção e documentação necessária no site www.itapemirim.es.gov.br.

Inscrição para bolsa é prorrogada

As inscrições para o curso gratuito de auxiliar de operações logísticas foram prorrogada até 3 de julho. São, no to-tal, 30 vagas. Podem se inscrever moradores de

Cachoeiro, com idade mínima de 17 anos. Os interessados precisam cursar o ensino médio ou tê-lo concluído.

Os candidatos devem se inscrever no Centro Co-

munitário Joaquim Vieira, que fica na Avenida Fran-cisco Cabral da Fonseca, nº 63, no bairro Coramara, das 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00, de segun-da a sexta-feira.

É preciso levar originais e cópias de RG, CPF e comprovantes de resi-dência e de escolaridade. As aulas também serão realizadas no Coramara, a partir do dia 6 de julho.

Aulas terão início no dia 6 de julho

De segunda a quinta--feira, Marataízes vai receber a Unidade Móvel do Empreendedor, para a formalização de empre-endimentos. O atendi-mento começa às 9h00, no veículo estacionado em frente à Prefeitura.

Serão oferecidos serviços de orientação e formali-

zação aos microempre-endedores individuais, acesso ao crédito, declara-ção de faturamento anual do Micro Empreendedor Individual (MEI), altera-ções cadastrais, emissão de carnê de pagamento, emissão de certificado de MEI, solicitação de baixa, inscrição para capacitação.

Fotos: Divulgação/PMCI

Divulgação/PMM

Page 3: Jornal fato 2106 15

ES dE Fato, domingo, 21 dE Junho dE 2015

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 3OPINIãO(28) 3511-7481

Assistia ao jogo da Argentina contra o Paraguai pela Copa América. No término do primeiro tempo os portenhos venciam por 2 a 0. Algo mais que esperado devido à superioridade técnica dos argentinos. Neste momento, o locutor pergunta aos comentaristas qual a chance de reação dos paraguaios. Achei uma pergunta fora de sentido, pois esperava apenas mais gols por parte da equipe estelar argentina. Esperava, para os últimos 45 minutos, um show artístico do Messi – melhor jogador da atualidade. Concordamos todos: comentaristas, locutor, telespectadores e até o mais otimista torcedor paraguaio – nenhuma chance para reação. Resultado final: 2 a 2. Uma surpresa, no jar-gão futebolístico, uma zebra. Algo raro de acontecer. Porém, próprio do futebol – a vontade superando a técnica. Por isso, um esporte apaixonante.

Bem, a superação como poder de reação humana é um instinto que trazemos desde os tempos das cavernas. Um instinto animal – caçador e predador. Necessitávamos para a sobrevivência; necessitamos para superar adversidades do dia a dia. Usamos para conquistas pessoal e coletiva. Instinto que devemos moderar. Facilmente se transforma em agressivi-dade. A civilização – com as leis e a educação, nos levaram aos direitos e deveres, bem como ao sistema político democrático. Para vivermos melhor res-peitamos direitos individuais e desejos da maioria. Punimos com exclusão do convívio em sociedade aqueles que ultrapassam os limites de civilidade. Na dose certa, a reação é uma forma de defesa e evolu-ção humana. Difícil é saber a medida. Nem sempre aprendemos com o tempo ou com a experiência.

No esporte, futebol em particular, parece que vivemos todos esses conflitos humanos – pulsão e habilidades físicas se misturam. Atletas e torcedo-res alternam, minuto a minuto, emoção e razão. Na maioria do tempo o que conta é o emocional, somos levados pela paixão. Com os gregos conhecemos as Olimpíadas – o início das grandes competições. Nos últimos anos, o futebol mobiliza multidões. Seja pela plasticidade dos dribles ou pelo envolvimento apaixonado dos torcedores. No futebol identificamos a força do indivíduo e do coletivo – sua interde-pendência; a técnica com a vontade; a interação perfeita entre atleta e torcedor. O gol é a realização do torcedor e o momento mágico dessa interação.

Pena que o esporte tenha se misturado tanto com o marketing e o financeiro. Devido às cifras milio-nárias já não sabemos separar um guerreiro jogador de um explorador de uma mina de ouro. A paixão do torcedor é facilmente manipulada por promessas nem sempre cumprida. Ainda assim, neste último fim de semana, voltei a ter esperança. Assisti ao jogo do flamengo. Estava longe do seu estádio, do seu habitat natural no Rio de Janeiro – Maracanã. Jogava no Paraná, terra onde frequentemente perde para o Coritiba. Um time de futebol modesto, porém algoz do rubro-negro carioca. Pois o flamengo, mesmo na inferioridade numérica, com um jogador a menos por 45 minutos, manteve o placar e superou o adver-sário. No fim: 1 a 0. Dormi tranquilo. As esperanças voltaram no campeonato brasileiro. Quanto à Copa América, desde que o flamengo continue superando seus adversários no brasileiro, manterei a torcida pela nossa seleção, sem muito entusiasmo.

Poder de reação

SERGIO DAmIãO [email protected]

Pessoas reclamam com frequência que a televi-são transmite somente coisas ruins, que os filmes, seriados e novelas influenciam negativamente os indivíduos, ensinando como roubar, aplicar golpes e até mesmo a matar. Que os noticiários mostram somente desgraças e que a programação de um modo geral, e até mesmo a destinada às crianças, é carregada de violência; é, pode ser, mas vamos recordar algumas coisas e analisar outras.

Meus pais compraram a primeira TV lá de casa quando eu tinha por volta de sete anos. Era final dos anos 1960 e início dos 1970, época do auge das TVs Tupi e Rio, quando a Rede Globo de Televisão ainda estava em seu estado embrionário, pode-se dizer. Eu assistia então aos assim chamados enlatados ameri-canos – I Love Lucy, Rin Tin Tin, Zorro – seriados japoneses – National Kid, Esquadrão Fantasma – e alguns desenhos animados – A Turma do Pica Pau, Tom e Jerry, além de uns poucos da Disney.

Da produção nacional ainda incipiente, eu gostava dos festivais da canção, de O Vigilante Rodoviário e dos programas J. Silvestre e Flávio Cavalcanti – quando eu vi Emílio Santiago cantar pela primeira vez. Lembro-me que havia ainda a Buzina do Cha-crinha e o Almoço com as Estrelas, com Aérton Perlingeiro, mas desses programas eu não gostava muito. Era a época também do Repórter Esso, apre-sentado por Heron Domingues, noticiário precursor do Jornal Nacional. Até onde me lembre as edições desse jornal também traziam notícias ruins, sobre guerras, crimes e acidentes, além das coberturas sobre economia e esportes, tal como é hoje.

O fato é que apesar de eu e meus irmãos termos as-sistido – e muito – a desenhos animados e seriados que hoje – época do politicamente correto – seriam considerados violentíssimos, assim como os seus congêneres atuais, não nos tornamos pessoas mal educadas, violentas ou insensíveis à violência. Tanto é que ainda hoje rio de me dobrar quando assisto ao Coiote tentando capturar o Papa-léguas, ou ao Jerry sendo perseguido pelo Tom, devido às situações de non-sense apresentadas.

Entendo que todo e qualquer meio de comunicação possa, efetivamente, influenciar as pessoas, uma vez que em decorrência de seu papel primordial, que é informar, ocorra também a consequente transfor-mação das pessoas de alguma forma, com alguma intensidade. Porém, considero uma tolice afirmar de maneira categórica que as pessoas sejam influen-ciadas de maneira tão profunda por apenas um meio de comunicação. Acredito que o meio pelo qual a informação é transmitida seja relativo. Considero mais importantes o modo como é transmitida – sua linguagem, seus sinais – e o público que a recebe – quais são os seus valores, os seus padrões de compor-tamento considerados essenciais. A semente somente germina e cresce em condições favoráveis de solo e clima. Com as ideias e as pessoas é a mesma coisa.

Considero a televisão um meio de comunicação tão democrático quanto o rádio ou o jornal. Se no canal que estou assistindo está passando algo que me desa-grada, troco de canal; se não há nada interessante em nenhum canal, desligo o aparelho. É muito simples.

Televisão

mARCELO S. SCHwAN [email protected]

À espera

SImONE LACERDA [email protected]

“Ainda tenho três tempos para a solidão/ Resta-me tomar meu café/ à espera do cavalei-ro/que cortará meu corpo,/ oferecendo-o como troféu/para todos os reinos/ E os tempos se consolidarão em tempos partidos” *. Sempre trocamos passos à espera que outro caminhe conosco, mas cada indivíduo tem o próprio rit-mo de andança. Sentamos à porta na crença de que alguém oferecerá suas mãos.

Nada mais triste e solitário que isto; esperar que outro dirija por nós a fim de que sejamos conduzidos a um lugar melhor que este. O cava-leiro não passará na próxima estação, nem trará troféu para colocar sob a mesa. Caso, espere-mos que um ser decida e faça o que deveríamos ter cadenciado, costuraremos muitos retalhos e aniquilaremos muitas esperanças.

Como ser social, temos muito disso. Es-tamos à janela para ver o aceno de alguém, destelhamos nosso telhado e criticamos nosso governo, mesmo sabendo que registramos o voto, e tão pouco fazemos para aquele que in-titulamos semelhante, na certeza de que outro fará e brigará em nosso lugar.

Ao esperar o “cavalheiro”, fomentamos o tempo partido. Entretanto, como tantos, aguardamos o levantar e o tropeçar do outro. Convertemos nosso querer no aguardo, na (in) certeza que alguém, sabiamente, tomará a atitude que deveríamos ter tomado em goles rápidos. E, aí, aspiramos raiva e abandono e intitulamos desgraças.

Não. Sem espernear ou balbuciar gritos de críticas. O outro faz parte de um espaço único, no qual apenas visitamos. Você é que precisa desafiar-se, assumir suas funções e acalentar, com canções, sua própria cria.

Esperar que o governo, o vizinho, o amigo e o amor façam o que deve ser inventariado por você é deflagrar sua ausente capacidade. Sejamos (in) compreensíveis com nós mes-mos. Sejamos propícios às mudanças, seja-mos os preenchedores das lacunas e nossos anunciadores.

Vivemos, contemporaneamente, cortes nos corpos e tempos partidos que desencadearão vertentes e processos. E, sob essa paisagem pro-blemática, cadenciemos nossas vontades sem subverter as ordens a um segundo elemento, ao outro que não deve resolver os nossos fatídicos conflitos e nossas deformidades. Tendenciemos a nós o que necessário for para equacionarmos e, dessa forma, libertar-nos-emos da crença co-varde de que voar sozinho não dignifica o voo. Se amanhecermos nessa “falácia”, somente res-tará tomarmos o café.

*texto próprio, disponível no blog.

Simone Lacerda é professora. cheirosensaiosepoesia.blogspot.com.br

Page 4: Jornal fato 2106 15

ES dE Fato, domingo, 21 dE Junho dE 20154 GERAL (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

O cinema está de volta a BuraramaCULTURA

ESPORTE

O distrito foi cenário para filmes locais como “O que Beberico vai Pensar” do cachoeirense Diego Scarparo

A realização do Festival “Cine.Ema” traz recor-dações da década de 60 e marca o retorno de exibi-ções de filmes no distrito de Burarama naquela épo-ca. Quem conta é Rafael de Luna Freire, doutor em comunicação, analisando que “os anos 1960 teste-munharam o apogeu do mais celebrado movimen-to do cinema brasileiro, o chamado Cinema Novo”.

E foi nesta década, se-gundo Freire, que o dis-trito de Burarama – onde o sinal de TV ainda não havia chegado - assistia a filmes clássicos do cine-ma mundial, com histó-rias e memórias que per-

manecem até hoje vivas na mente dos habitantes que viveram o período e guardam com saudosismo no coração.

Os filmes eram projeta-dos na Escola Waldemar Mendes de Andrade e o responsável pela bilhete-ria era Adhemar Brunoro. Já o responsável pela rodagem dos filmes era Hermogenes Zerbone.

CiDaDE CENoGRáFiCa

A relação de Burarama com o cinema permanece viva e latente e há proje-tos em andamento para transformar o distrito literalmente em cidade

cenográfica. O projeto prevê a construção de uma cidade cenográfica em Burarama, repro-duzindo a Floresta da época, e a contratação de 60 atores, resgatando um episódio fantástico da história do Brasil.

O distrito já foi cenário para filmes locais como “O que Beberico vai pen-sar”, do cachoeirense Diego Scarparo, e, mais recentemente, da obra de ficção “Teobaldo Morto, Romeu Exilado”, de Ro-drigo de Oliveira, estreia marcada na programação do Cine.Ema, festival que ocorre no distrito, nos dias 3 e 4 de julho.

Uma linha de ônibus trazia os filmes para o distrito que eram projetados na Escola Waldemar Mendes de Andrade

Acervo Luiz Zago

Cerca de 500 capoeiris-tas, com grupos de Ca-choeiro de Itapemirim e sul do Estado, de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo estarão na ci-dade, no próximo final de semana, para a sétima edi-ção do Encontro Nacional Mocambos Capoeira. O evento começa na sexta--feira (26) com roda de capoeira, na praça Jerôni-mo Monteiro,a partir das 20h00, para a integração

com os convidadosO encontro marcará

a formatura do mestre Diogo Sant’Ana Fardin, conhecido no mundo da capoeira como (Bulldog), e terá reconhecido pelos seus25 anos na pratica do esporte. “A capoeira é uma filosofia de vida, Deus deu este dom para ser usado para melhorar todos a sua volta a comunidade, as famílias, as escolas envol-vidas nos projetos”, frisa o

capoeirista. No sábado, acontece a

Berimbalada (passeata com berimbaus) saindo as 10h00, da antiga estação ferroviária até o Teatro Rubem Braga onde aconte-cerá a solenidade da forma-tura, capoeira e dança afro.

oRGaNizaçãoA Associação Cultural

Mocambos Capoeira tem sua sede na rua João Mar-ques de Oliveira,bairro

Gilson Carone é uma entidade sem fins lucrati-vos criada com intuito de levar a capoeira deforma educacional, cultural, es-portiva e pedagógica.

A entidade tem diversos títulos e projetos sociais espalhados por Cachoeiro e Castelo. Quem quiser parceiro do projeto, os contatos são com pelos te-lefones: (28) 99983-0592, (28) 3036-3331, WhatsA-pp 28 99952-4700.

A realização é da Associação Cultural Mocambos Capoeira de Cachoeiro de Itapemirim

Cachoeiro sedia evento Nacional de CapoeiraDivulgação

Page 5: Jornal fato 2106 15

ES dE Fato, domingo, 21 dE Junho dE 2015

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 5ECONOmIA(28) 3511-7481

Shopping pioneiro tem mais de 20 lojas fechadasESPECIAL Administração afirma que a crise não atingiu o empreendimento e que a rotatividade de lojas é comum

Bruna Hemerly

A crise econômica é uma realidade. Cachoeiro de Itapemirim, que abriga di-versos empreendimentos e oferece variada gama de serviços para a toda região sul do Espírito Santo não ficou fora. O FATO visita os três maiores centros comerciais da cidade para conferir como está o fun-cionamento de cada um deles, neste período. A começar pelo primeiro shopping center sul ca-pixaba, que abre a série dominical.

Pioneiro no ramo, o Sho-pping Cachoeiro já foi o ponto comercial mais movimentado da região. A localização privilegiada, no centro da cidade, deixa visível o grande número de lojas fechadas.

A administração, no entanto, diz que a rota-tividade é comum em empreendimentos comer-ciais. Alega que muitas lojas apenas trocam de pontos dentro do shop-ping. “Quando um lojista decide mudar de ponto, sempre tem outro interes-sado. Em alguns quesitos, existe uma lista de espera. Como o salão que mudou de administração, recen-temente”, explica a sín-dica Fabiola Bonadiman.

Ainda segundo a ad-ministração, o empre-endimento não sente a crise como outros, por ser movimentado pelos con-sumidores impulsivos, ou seja, por aqueles que pas-sam pelas lojas e decidem comprar, mesmo quando não estavam planejando. “A compra por impulso sofre menos com a crise”, acredita Fabiola.

CoNCoRRêNCiaAlém da instalação de

cinemas em cidades vi-zinhas – o shopping por muitos anos foi o único a ter salas em funciona-mento na região-, só em Cachoeiro, dois grandes centros comerciais foram inaugurados e outros estão em construção, anos de-pois do pioneiro Shopping Cachoeiro.

“Na minha percepção, vários fatores influencia-ram para a diminuição do número de consumidores no Shopping Cachoeiro. A inversão do trânsito na Rua 25 de Março, a aber-tura de outro shopping e a falta de atenção em alguns quesitos atrapa-lham. Hoje, por exemplo, não tem muitas opções na praça de alimentação”, explica o lojista Carlos Alberto Prucoli, que está desde 1999 no shopping.

Fabiola, que assumiu a posição de síndica há pouco tempo, ressalta que as opções serão ampliadas na praça de alimentação e que um planejamento está sendo realizado para promover eventos, como o que ocorreu no Dia dos Namorados e, assegura, teve resultado positivo.

“Estamos em negocia-ção com alguns restau-rantes e pizzarias para ampliar a oferta na praça de alimentação. Além disso, em datas come-morativas teremos pro-gramação especial para nossos consumidores”.

Dos 72 pontos de lojas, incluindo quiosques, 49 estão ocupados, mas al-guns já estão com datas para fechar as portas, como é o caso da Mr. Sea e Metal Nobre De-

Com capacidade ociosa e pouco movimento de clientes, Shopping Cachoeiro procura se reposicionar no mercado

sire. As duas lojas ence-rarão suas atividades no shopping, mas funciona-rão em outros lugares.

“Todos esses pontos já estão praticamente acerta-dos com outros lojistas. A procura para abrir lojas no shopping é grande, porém, toda negociação é feita di-retamente com o dono do ponto”, explica Fabiola.

QuEDa O empresário Carlos Ro-

berto Prucoli, que tem sua loja no segundo piso do Shopping Cachoeiro e irá transferir seu ponto para o primeiro, conta que a queda nas vendas é recor-rente desde 2013, quando houve redução de 10% do total anual das vendas em relação a 2012.

Quando ele compara com a loja fora do empre-endimento, a arrecadação é ainda mais prejudica-da. “Em 2014, que foi um ano difícil para todo mundo, eu detectei uma queda de 25% do total

anual das vendas em relação a 2013 na loja do shopping. Já a loja externa, a queda foi de apenas 5%.”

MELHoRa Para o lojista, Adalton

Moulin, as vendas não foram afetadas. Inclusi-ve, já percebe melhora. “Este ano, nós sentimos queda maior se comparar com outro ano, mas, nos últimos meses, já está melhorando”.

Outra lojista que não sofre com lojas vazias no shopping e continua com o seu faturamento é a em-presária Rose Scarpi. “O que acontece aqui é geral. Está acontecendo no país todo. Temos que buscar alternativas e trabalhar. Da crise, a gente tira o ‘S’ e fica com o crie”.

A cliente Marcia Guidi sempre faz suas compras no centro comercial, mas ressalta que a unidade pre-cisa analisar maneiras de conquistar mais movimen-

to. “Sou cliente do Sho-pping Cachoeiro desde a inauguração. Comprava em várias lojas e conti-nuo comprando. Só acho que poderia voltar alguns incentivos que tínhamos para o consumo.”

atRativoS O prédio que disponi-

biliza 98 salas comer-ciais, espalhadas pelos sete andares acima das lojas, garante o movi-mento dos consultórios médicos, odontológicos, de advogados, fomento mercantil, conserto de celulares e outros. O au-ditório da unidade tam-bém está com a agenda cheia de reservas.

O estacionamento, que comporta quase 200 veí-culos, continua movimen-tado, mas, algumas vezes, por motoristas que não são consumidores diretos do shopping. “Sempre que vou ao Centro deixo o carro lá. Ele tem o valor mais em conta que outros

estacionamentos. É mais seguro e ainda tem som-bra”, afirma a psicóloga, Mary Karoline.

Para a síndica, a informa-ção é positiva. “Como o Shopping é movimentado pela compra impulsiva, todos que deixam o carro em nosso estacionamento são consumidores e po-dem acabar gastando mais em nossas lojas”, analisa Fabiola.

RuMoO Shopping Cachoeiro

tem 20 anos de funcio-namento e, atualmente, passa por reforma, além de reformulação administra-tiva, comum no mercado coorporativo para reposi-cionamento no mercado.

O es tabe lec imento , quando inaugurado, al-terou a rotina da cidade, valorizando os bairros vi-zinhos e atraindo o públi-co. O shopping já atendeu mais de 300 mil pessoas/mês. Hoje, procura um novo rumo.

Bruna Hemerly

Page 6: Jornal fato 2106 15

ES dE Fato, domingo, 21 dE Junho dE 20156 SOCIAL (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

NOS SALÕES DA PRINCESA TOP LINE I

TOP LINE II

Nossa homenagem especial ao empresário Joaquim Antonio Carlette - com a esposa Regina Martins Carlette - ele que

hoje estará cercado de carinhos e mimos pela sua data natalícia

Simone Lacerda Renata Baptista

Maria Rita Clara Márcia Brezinski

Querida amiga Samia Creimer (E) aniversariante de ontem, ao lado das amigas Telma Azevedo © e Marilene de Batista Depes

Sempre preenchendo com muita finesse e bom gosto os grandes eventos nos salões da Princesa do Sul, Camilo – Flavinho Misse, do Belas Artes

AgendAREGISTROS # Hoje é o dia do

solstício de junho, quando começa o verão no hemisfério norte e o inverno no hemisfério sul. Portanto, é o dia mais longo e a noite mais curta no hemisfério norte e o dia mais curto e a noite mais longa no hemisfério sul. / Entramos na semana da Festa de Cachoeiro. /Dia do Mel, do Yoga e do Skate / Dia do Ex-Combatente, da Mídia Intelectual. / Dia Universal Olímpico./ Dia Nacional da Luta Pela Educação Não Sexista, do Imigrante e do Aperto de Mãos / Na Santa Missa de hoje celebra-se o XI Do-mingo do Tempo Comum. / SANTOS de hoje: Luis Gonzaga, “Patrono da Juventude”, Lázaro, Eufrido, Euzébio de Zamosata, Demétria, Terêncio, Rodolfo e Albano. / Nesta data, em 1990, musica românica perdia cantor Nelson Gonçalves, aos 79 anos.

PARABÉNS # Abrimos a nossa agenda-vip para abraçar, mui espe-cialmente, pelo transcurso de seu natalício, o empresário, amigo e par-ceiro Joaquim Antonio Carlette (des-taque). Aos aniversariantes: Raphael Alberto Santana (data do seu registro em cartório) / Deusnézio Nascimento (colega dos tempos do Correio do Sul) / Dr. Carlos Henrique Costa (Caíque) / Luiz Gonzaga Medeiros (Lula) / Sra. Cecília Varanda Abreu / Linda Elynes, filha de Priscila Peccini: 14 anos. / ROBERTA, filha de Adair e Jorginho Depes. / Niver de casamento de Joelza e Ézio Santos / Deputado Federal Lelo Coimbra.

REGISTROS II # Abrimos a agenda vip desta segunda-feira (22) cumpri-mentando - mui especialmente - a nossa querida missionária Irmã Ro-sangela Neiva Machado, que dirige o abençoado Tabernáculo da Oração (no bairro Penha), pelo transcurso de sua data natalícia. / Amanhã será o Dia do Orquidófilo (a): alô Dra. Mari-leila Gomes! / Católicos reverenciam os Santos Paulino de Nóla, Tomás Moro e João Fisher.

PARABÉNS II # Coluna cumprimenta os aniversariantes de amanhã: na África do Sul, engenheiro Dr. Ricardo, filho de Graça e Nelson Pereira “Show”. / Cristiano Cola Gazolla / Magali Dutra Martins, titular da Casa da Borracha, Sra. Franklin Martins / Liana Franco (Gerente do Banestes), Sra. Nelson de Souza Pereira / Em Vila Velha, Christiane Vóss / Niver de casamento de Celinha Pigatti – José Carlos Turbay.

CCC/Elyan Wagner Gomes Você +

O Bioteste é o único laboratório do estadoa conquistar o PALC.

QUALIDADE certificadaPOR QUEM ENTENDE do assunto

www.bioteste.com.br

Facebook

Érika Medeiros Você+

Você+

Page 7: Jornal fato 2106 15

ES dE Fato, domingo, 21 dE Junho dE 2015

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 7SOCIAL(28) 3511-7481

TemperATurA máximA

Conhecemos o Cirene Justi, pelo menos por três décadas, quando começou fazendo uma suculenta e apreciada feijoa-da, numa casinha antiga, ali na Bernardo Horta, quase em frente – agora - à redação deste jornal. - Hoje, com seu complexo montado com hotel, bar, adega e restaurante o prato continua o mesmo: saboroso, impecável, imperdível... // Apreciamos de-mais a singeleza da crônica “Hello londrino Cachoeiro!” da cachoei-rense – radicada em Londres – a psicoterapeuta Adriana Resende de Carvalho Brito publicada na página 28 do primeiro número da revista “Você +”. // Pela Rádio Sim 1590 aM, hoje, das 09h00 às 11h00, o cantor e compositor arnoldo Silva apresenta o “Musicultura”, com as participações de zezé tanure e Daílton Dessaune. // Nisso falando, em seu reduto que é o Coronel Borges, revimos o ve-terano desportista Sinézio Benedito da Silva que cobrou a nossa volta aos microfones esportivos: a idéia está amadurecendo, vamos ver... // Quem, com freqüência, acompa-nha este espaço pelo Facebook é o professor Luiz Cláudio Gazir e o representante comercial zelito Gonçalves. // Luiz Carlos Freitas, o “Batata” não vê a hora de vir curtir das emoções da Festa de Cachoeiro, quando promove as festa dos ex-craques do Estrela e a confraternização dos moradores da Rua Ana Machado. // Na noite desta próxima terça-feira nos salões do Buffet La Fest (atlético Clube ita), o companheiro CL José Paulo Farias (CaL ana) – ele titular da aços Monte Cristo - estará tomando posse na pre-sidência do Lions Clube “Frade e a Freira”. // Hoje é o último dia – das 09h00 as 15h00 – para se ver o Salão do Imóvel do Group Creta montando nas dependências do Arpoador Business Center, na Av. Lacerda de Aguiar. // Será No próximo domingo (28), no teatro Rubem Braga a entrega de comendas pela municipalida-de cachoeirense. // Nosso BOM DIA ESPECIAL para Joaquim Carlette, aniversariante de hoje e Magali Dutra Martins, de amanhã. // ELYaN PEçaNHa.

GENTE NOSSA EM EVIDÊNCIA

DESTILE DE DESTAQUES

Cal Ana Mássia – CL José Paulo Farias, casal-presidente do Lions Clube “Frade e a Freira” a ser

empossado terça-feira no Buffet La Fest

Elegantes e comunicativos, em momento de lazer, o casal Tereza Crista de Rezende – Dr. Carlos Henrique Costa, nosso “Caíque” que hoje celebra uma nova idade: feliz aniversário!

Nossa amiga Cleide Prado, assessora da Briefing, posando ao lado do amiguinho José Camilo Peterle

Iluminando a coluna domingueira nossa amiga e parceira MAGALI Dutra, Sra. Franklin Martins,

aniversariante de amanhã. Cumprimentos da coluna

Posando numa bela paisagem lusitana as amigas cachoeirenses Maria Da Conceição

Castelar de Souza e Márcia Frauches

Facebook

Você +

ESCRITÓRIO DE REGULARIZAÇÃO

IMOBILIÁRIASérgio Soares /

Preguinho

Fone/Fax: (28) 3521-9625Celular: (28) 99962-9104

Pça Jerônimo Monteiro, nº 93, sala 102Galeria Renê, Centro, Cep: 29.300-170

Cachoeiro-ES

Jaraguá/ELYAN

Álbum de Família

Facebook

Elyan Peçanha

Page 8: Jornal fato 2106 15

ES dE Fato, domingo, 21 dE Junho dE 20158 SOCIAL (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

Reflexão

Eu sou feliz! O fato de eu ser feliz ou não, não depende

de ninguém, e sim de mim. Sou a única pessoa da qual depende a

minha felicidade. Eu determino ser feliz em cada situação

e em cada momento da minha vida,pois se a minha felicidade dependesse

de alguma pessoa, coisa ou circunstância sobre a face da Terra, eu estaria com sérios problemas.

Tudo o que existe nesta vida muda cons-tantemente: o ser humano, as riquezas, o meu corpo, o clima, o meu chefe, os prazeres, os amigos, minha saúde física e mental.

E assim eu poderia citar uma lista inter-minável. Eu decido ser feliz!

Se tenho hoje minha casa vazia ou cheia: sou feliz!

Se vou sair acompanhada ou sozinha: sou feliz!

Se meu emprego é bem remunerado ou não: eu sou feliz!

Sou feliz casada, mas também era feliz quando estava solteira.

Eu sou feliz por mim mesma. As demais coisas, pessoas, momentos ou situações eu chamo de “experiências que podem ou não me proporcionar momentos de alegria e tristeza”.

Quando alguém que eu amo morre, eu decido ser uma pessoa feliz num momento inevitável de tristeza.

Aprendo com as experiências passagei-ras e vivo as que são eternas como amar, perdoar, ajudar, compreender, aceitar, consolar.

Há pessoas que dizem: hoje não posso ser feliz porque estou doente, porque não tenho dinheiro, porque faz muito calor, porque alguém me insultou, porque al-guém deixou de me amar, porque eu não soube me dar valor, porque meu marido não é como eu esperava, porque meus filhos não me fazem feliz, porque meus amigos não me fazem feliz, porque meu emprego é medíocre, e por aí vai....

Amo a vida que tenho, mas não porque minha vida é mais fácil do que a dos outros.

É porque eu decidi ser feliz como in-divíduo e me responsabilizo por minha felicidade. Quando eu tiro essa obrigação de qualquer outra pessoa, deixo-as livres do peso de me carregar nos ombros. A vida de todos fica muito mais leve.

E é dessa forma que consegui um casa-mento bem sucedido ao longo de tantos anos.

Nunca deixe nas mãos de ninguém uma responsabilidade tão grande quanto a de assumir e promover a sua felicidade!

Seja feliz se estiver calor, mesmo que esteja doente, mesmo que não tenha dinheiro, mesmo que alguém tenha lhe machucado, mesmo que alguém não lhe ame ou não lhe dê o devido valor.

Procure serenidade para aceitar as coisas que você não pode mudar, coragem para modificar aquelas que podem ser mudadas e sabedoria para conseguir reconhecer a diferença que existe entre elas.

As lindas e bacanérrimas Ana Raquel Cipriano, Regina Grafanassi e Maria Amélia Grafanassi Moreira

As bonitonas e descoladas Ana Paula Sabadini, Cíntia Mattos e Paulinha Garruth

A bela Michelle Mucelini exibe mais um look do Espaço Regina Monteiro -

Moda Plus Size

“Se me contar eu falo pro mundo!!!”

vamos comemorar! Começou a Festa de Cachoeiro, o

período mais aguardado do ano por aqueles que amam a Cidade. E a gente conta pro mundo tudo que vai rolar nessa semana mágica em que os cacho-eirenses se encontram para celebrar a vida e a terra natal. É Tudo-De-Bom!

Cachoeirense ausenteEste ano, o Cachoeirense Ausente é o

médico otorrinolaringologista Fernan-do Sérgio de Melo Portinho, 73, hoje radicado no Rio de Janeiro, reconhe-cido nacionalmente pela excelência do seu trabalho. E o Cachoeirense Presente é o juiz Edmilson Souza Santos, 52, da 2ª Vara da Família, Órfãos e Sucessões de Cachoeiro, que responde também pela comarca de Muqui.

Julio FerrariMandou bem, muito bem, o presi-

dente da Câmara Municipal, vereador Julio Ferrari! Ao conquistar inúmeros amigos e aliados ao longo de seus mandatos, conseguiu manter a tradição da Sessão Solene do Legislativo de Cachoeiro. Hoje, as festas e coque-téis não podem mais ser pagos com recursos públicos. Mas, Júlio Ferrari consegue todos os anos muitos amigos/patrocinadores que o ajudam a realizar a tradicional Festa da Câmara.

Sessão SoleneA Sessão Solene comemorativa da

Festa de Cachoeiro será na próxima quinta-feira, 25, no Jaraguá Tênis Clu-be, às 19h. No evento, serão entregues os títulos de Cachoeirense Ausente e Presente, Cidadania Cachoeirense e várias outras homenagens.

Baile do JaraguáTá bombando, bombando mesmo!

Um dos pontos altos da Festa da Ci-dade é o Baile do Jaraguá que reúne centenas de pessoas bonitas, bacanas e muito animadas. Há mais de três meses os ingressos já estavam total-mente esgotados. O Baile do Jaraguá será realizado na sexta-feira, dia 26. Quem já garantiu uma mesa no baile do Jaraguá? Alessandra Sara, Dr. Rodrigo Bragança, Arádia Pacheco, Luciano Maurício-Marcelle Vianna, Paulo Sec-chim-Claudia, Cristiano Sardemberg--Thamires, Marcelo-Valeria Malheiros, Jocimar Pazini- Glaucia Dezan.

Baile de GalaNa véspera do Baile de Gala, dia

26, a diretoria do Caçadores Carna-valescos Club realizará o ‘Encontro do Século’, evento em que estarão reunidos em um coquetel de confra-ternização inúmeros Cachoeirenses Ausentes, convidados e autoridades. O evento será no Bom Gosto Buffet. Na oportunidade, serão homenage-ados o empresário Rubens Moreira e a ex-diretora social do Caçadores, Regina Grafanassi. Luxo!

Festa da CidadePara quem deseja acompanhar bem

de pertinho toda a programação da Festa da Cidade, vale lembrar que serão realizadas exposições de artes, apresentações de peças teatrais no Teatro Municipal Rubem Braga, lan-çamento de livro, partida de futebol entre veteranos etc...

Praça vermelhaUm dos momentos mais aguardados

da programação oficial dos Festejos da Cidade é o Encontro dos Amigos da Praça Vermelha, no dia 27, que reúne centenas de cachoeirenses. É uma festa de muitas emoções, sorri-sos, abraços apertados, boa música e gente bacana. A Festa da Praça Ver-melha acontece no largo da Ponte de Ferro, às 20h.

Page 9: Jornal fato 2106 15

ES dE Fato, domingo, 21 dE Junho dE 2015

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 9POLÍCIA(28) 3511-7481

Polícia apreende quase cinco quilos de drogamARATAÍZES

ACIDENTES

CACHOEIRO

Foi em uma casa na Barra do Itapemirim, durante uma ação conjunta entre as polícias Civil e Militar

Maconha e crack foram apreendidos na ação

Wanderson Amorim

Uma ação conjunta do Grupo de Apoio Opera-cional (GAO) da Polícia Militar e da Polícia Civil resultou na apreensão de quase cinco quilos de entorpecentes na Barra do Itapemirim, em Ma-rataízes.

O Serviço de Inteligên-cia (P2) da PM já mo-nitorava Ezonio Pereira

da Rocha. Na tarde de quinta-feira, durante ope-ração, foram apreendidos na casa do suspeito 3,7 kg de maconha, um quilo de crack, dinheiro e celula-res, segundo a polícia.

O acusado foi levado para a delegacia local, onde foi autuado em fla-grante e encaminhado para o Centro de Deten-ção Provisória (CDP) do município.

Diferença ainda é pequena, mas 2015 tem saldo positivo

Cai o número de ocorrências na BR 101Os primeiros cinco me-

ses de 2015 foram com menos ocorrências na BR 101, se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados da Eco 101, concessionária que administra a via, mostram uma redução de quase 150 acidentes.

Entre janeiro e maio do ano passado, 2.128 acidentes foram regis-trados, contra 1.198, em 2015. Entre os atropela-mentos e quedas de moto a diferença é de poucos registros a menos para 2015. Os capotamentos e tombamentos reduzi-ram em quase cinquenta ocorrências. Houve uma redução de 34,8% em vítimas fatais entre 2014 e 2015. Só no ano pas-sado, foram realizados mais 224 mil atendimen-tos ao 0800 e 140 mil ocorrências médicas e mecânicas.

No Sul do Estado, exis-

tem quatro câmeras de vídeo monitoramento ins-taladas em Iconha, Rio Novo do Sul e Mimoso do Sul, que segundo a empresa, ajudam no ser-viço prestado na pista e

auxiliam a concessioná-ria com informações em tempo real das condições de tráfego.

Neste ano, a Eco com-pletou dois anos de con-cessão da BR 101 e a em-

presa informa que será no terceiro ano de contrato que a obra mais esperada pela população capixaba será iniciada, a ampliação da capacidade de tráfego da BR-101.

GAO apreende escopeta e drogas

Wanderson Amorim

O Grupo de Apoio Ope-racional (GAO) da Polícia Militar realizou, na noite de sexta-feira, no bairro Alto Eucalipto em Ca-choeiro de Itapemirim, operação que resultou na apreensão de droga e de uma escopeta (arma de grosso calibre).

De acordo com infor-mações policiais, foram apreendidas na ação uma espingarda calibre 12 (es-copeta), duas munições intactas, 42 buchas de ma-conha, 24 pedras de crack e R$ 90,00 em dinheiro.

Quatro pessoas foram presas e encaminhadas para a 7ª Delegacia Regio-nal do município.

Material foi apreendido no bairro Alto EucaliptoBruna Hemerly

Fotos: Divulgação

Page 10: Jornal fato 2106 15

ES dE Fato, domingo, 21 dE Junho dE 201510 CLASSIFICADOS (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

////// COMPRA ////// VENDA ////// ALUGUE ////// DIVULGUE //////

////// COMPRA ////// VENDA ////// ALUGUE ////// DIVULGUE //////

imÓVEiSaLuguEL

Aluga-se apartamento com 3 quartos sendo 1 com suite 130 m² e demais dependências com garagem. Bairro Santa Cecilia, próximo Hospital Evangélico. Em frente à Pizzaria Montana. R$ 1.060,00. (28) 99885-1480 (28) 3517-2636.

ALUGA-SE CASA NO 2º ANDAR, NO BAIRRO AMARAL, COM 2 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, ÁREA DE SERVIÇO E VARANDAS COM ENTRADA INDEPENDENTE. SEM GARAGEM R$ 650,00. Tel: (28) 3522-9935 (28) 3522-3117.

ALUGA-SE UMA CASA NO BAIRRO CORONEL BORGES, COM 3 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, ÁREA DE SERVIÇO. Tua João Valdino, nº 42. R$ 800,00. Tratar: (28) 99959-4353 (Alba).

Aluga-se com 2 quartos e demais dependências com terraço e garagem. Bairro Santa Cecília. R$ 850,00. (28) 99920-1480 (28) 3522-9808, Dora.

Aluga-se apartamento no Coronel Borges. Tel. 99956-4322, falar com Antonio Carlos.

Aluga-se uma casa no bairro Vila Rica, com 3 quartos, sala conjugada, banheiro, cozinha, va-randa, sem garagem. Valor: R$ 600,00. Contato: 99909-8945 falar com Regina.

Aluga-se apartamento 3 quartos e demais depen-dências. Bairro Gilberto Machado. Contato: (28) 3511-1208 / 99903-7141 (Neulizete).

Aluga-se casa no bairro São Geraldo com 2 quar-tos, sendo um com suíte e demais dependências. (28) 99904-9151 / 99904-9152.

Aluga-se sala comercial com 24 m² na rua No-vaes de Melo, 9, bairro Independência. Telefone: (28) 99955-2533. Valor de R$ 1000,00.

Aluga-se ponto comercial para Bar e Restauran-te. Rua Basílio Pimenta, 135. Melhor ponto do Basiléia na esquina. Contato: (28) 99962-0933 falar com Arthur.

Aluga-se casa duplex (fins comerciais ou resi-dencial), com 150 m², 3 quartos (1 suíte), sala de estar ampla, sala de jantar, cozinha americana, área gourmet, 2 wc e garagem. R$ 1.350,00. Bairro Santo Antônio (Rua atrás do Perim / Academia Fisio / Fisioterapia Flexus). Contato: (28) 99973-4710 / 99923-8244.

Alugo casa mobiliada no bairro Santo Antonio. Tel. (28) 3511-1218.

ALUGO APARTAMENTO 2 QUARTOS, 1 VAGA DE GARAGEM, AR CONDICIONADO, VENTI-LADOR DE TETO, PERCIANA DECORADO, 3 ANDAR, BAIRRO INDEPENDÊNCIA. VALOR DE R$ 750,00 REAIS + 300,00 DE CONDOMÍNIO. (28) 99881-0502 / (28) 3521-7971.

Alugo apartamento com dois quartos, sala, banheiro (armário embutido), cozinha, área de serviço e garagem para moto. Bairro Ibitiquara, a cinco minutos do Centro. Comercial ou resi-dencial. 99277-6497/99885-3839.

Aluga-se apartamento próximo ao centro de Cachoeiro, com 3 quartos, copa, cozinha e demais dependências. Contato: 99941-2239 ou 3511-1759, Luciano.

Aluga-se apartamento na Rua Bernardo Horta, nº 14, Bairro Guandu, 2 quartos, sendo uma suíte, área de serviço, sala, cozinha, com garagem. Contato: 3522-8147 falar com Orildo Amaral Rocha.

ALUGA-SE APARTAMENTO MOBILIADO, NO BAIRRO FERROVIÁRIOS, A 5 MINUTOS DO CENTRO, COM 01 QUARTO E DEMAIS DEPEN-DÊNCIAS. TEL. (28) 99885-1480 - 3517-2636.

Alugam-se pontos comerciais com diversos tamanhos. Área central de Cachoeiro. Contato: 3522-5069 Sr. Mauro.

Alugam-se salas, vários m² no Ed. Broadway. Contato: 3522-5069 Sr. Ary.

Aluga-se salão com 270 m², na Rua Capitão Deslandes, nº 28, 1º andar. Contato: 3521-0837.

Aluga-se apartamento 401 - João Monteiro nº 27 - Ferroviários - 02 quartos, sala, copa + cozinha, banheiro com armário + área serviço, 01 vaga garagem (4º andar). Contato: (28) 9886-3586 / (28) 8113-0984.

Aluga-se apartamento e quitinete em frente ao colégio Inah Werneck, no Aquidaban. “NÃO COBRAMOS CONDOMÍNIO”. Tratar com Ge-raldo ou Néia pelo tel: 9959-6393 / 9956-2073.

Imóvel comercial - Cachoeiro. Locação. 3 salas amplas, cozinha modulada, 2 banheiros, área para depósito. Localização estratégica: próxi-mo ao centro (Morro Farias). Semi-mobiliado. Recém-pintado. Ideal para escritórios. Detalhes: (28) 9222-8734.

MARATAÍZES ALUGUEL DE APARTAMENTO

ÓTIMO PREÇO! Alugo dois apartamentos no-vos em Marataízes. Quarto e sala com cozinha americana e varanda sendo que um possui cama, sofá e televisão. Tratar com Pollyanna ou Liana nos telefones (28) 3532-4349 e (28) 9255-7215 (31) 9857-6308.

ALUGA-SE APARTAMENTO EM MARATAÍZES, PRÓXIMO A GARAGEM DA SUDESTE COM 2 QUARTOS, SENDO UM COM SUITE, COPA, COZINHA CONJUGADA, BANHEIRO SOCIAL, NÃO TEM GARAGEM. R$ 500,00 (LÍCIA). (28) 99984-8415. OBS: NÃO PODE TER ANIMAIS DOMÉSTICOS.

OPÇÃO ALUGA – Ref. 3-576 -- LOJA, no Sho-pping Cachoeiro, na Praça de Alimentação com Aprox. 35m², cozinha e mezanino na loja toda.

OPÇÃO ALUGA – Ref. 3-659 – LOJA, no Shop-ping Cachoeiro, no 2° piso com aprox. 32,93m², excelente localização, shopping sendo reforma, grande fluxo de pessoas (ao lado Yalow).

OPÇÃO ALUGA – Ref. – 3-629 – ÁREA CO-MERCIAL, no bairro União, por trás da Carroceria Morumbi, com 4.900 m² de área total, com 3 galpões (galpão da marmoraria com 324m², galpão da oficina 227m² , galpão das talha blocos com 895m²) e escritório com 240m².

OPÇÃO ALUGA – Ref. – 3-549 – APARTAMEN-TO, no Ed. Dutra, prox. a Selita, com quarto, sala, cozinha com armário, banheiro social com armário, área de serviço e vaga de garagem.

OPÇÃO ALUGA - Ref. - 3-621 – APARTAMEN-TO, Residencial Paraíso com 2 quartos, sala am-pla, cozinha com armário, banheiro social, área de serviço e vaga de garagem(Apat° com 55 m²).

OPÇÃO ALUGA – Ref. – 3-680 – APARTAMEN-TO NOVO, no Ed. Vivas, bairro Amarelo, prox. a São Camilo, com quarto, sala p/ 2 ambientes com varanda, cozinha com armários, banheiro social, área de serviço, e vaga de garagem.

OPÇÃO ALUGA – Ref. – 3-675 – PONTO COMERCIAL, no bairro Centro, prox. a casa dos Bragas, com aprox. 50 m², banheiro. Excelente localização.

OPÇÃO ALUGA – Ref. – 3-670 – GALPÃO, NOVO no bairro Aeroporto, com excelente localização em frente a exposição, com 1.530 m², escritório, área para estacionamento e cisterna para aproveitamento da água da chuva.

imÓVEiSVEnda

EXCELENTE OPORTUNIDADE! Vende-se no bairro Aquidaban, imóvel duplex com piscina, terraço coberto, 1 garagem. Possui 2 quartos sendo suítes. Linda para morar, (28 99973-2752) Ana Cláudia.

Vende-se no bairro Novo Parque 1 casa de esquina ou para ponto comercial. Excelente localidade e vista para Beira Rio. Valor de R$ 250.000,00 com proprietário. Tel: (28) 99939-0031 / (28) 3036-4106.

Vende-se uma casa no bairro BNH valor de R$ 130.000,00. Contato: (28) 99982-7272 (Júlio).

Vendo lote excelente localização, Bairro Amaral. 270m². Escriturado, última unidade, R$ 68 mil. 28 99923-5466.

Vende-se apartamento 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, varanda, área de serviço com frente para duas ruas no centro. Valor de R$ 100.000,00 (pode financiar). Rua Basilio Pimenta, 135, Basi-leia. Tel: (28) 99962-0933 (Sr. Arthur).

Vendo uma casa em Cachoeiro de Itapemirim/ES, no Bairro Novo Parque, com toda mobília. Contato (28) 99939-0031 / 3036-4106.

Vende-se lote no bairro Vila Rica. Tamanho: 12m de largura x 23m de comprimento. Próximo ao Clube do Tiro. Bem localizado, à 5 minuto do colégio CIEE e 10 minuto supermercado Perim. Rua: Professora Luzineta Paris. Fone (28) 99989-1110 (Ronaldo).

Vendo um terreno em Cachoeiro de Itapemirim com ótima localização na Rua Bernardo Horta com fundos para a Rua Bricio Mesquita, com 646,20 m2, 100% legalizado e com os impostos em dia. Fica em frente ao posto São Judas Tadeu e ao lado da SUET. Falar direto com o proprietário: Rodrigo Marcondes 99923-8060.

Vendo apartamento de 80 m² com 3 quartos, sala, cozinha, banheiro social, 2 ar S plit, 2 vagas estacionamento, em condomínio fechado, segurança 24h, área de laser com quadra de futebol e pracinha no Bairro Independência, Res. Átila Vivácqua. Roberto: 99906-5684.

Vendo um apartamento de nº 101, no 3º pavimento do Ed. Venturim (em frente a Casa do Estudante), constituído de sala, varanda, circulação, banheiro social, 02 quartos e 01 suíte, cozinha, área de serviço e dependência de empregada com banheiro, medindo 101,82m², com mais duas garagens. Valor R$ 350.000,00 - Financiavel. Telefone (28) 99982-0090.

EXCELENTE Oportunidade, Gilberto Machado, vende-se um apartamento com 4 quartos, sendo 2 suítes, salão, cozinha, área e depen-dência completa, 1 banheiro social, 4 vagas de garagem. Tel: (28) 99956-5151.

Vende-se um prédio com 3 andares, 3 apartamen-tos, com 2 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro, areia e varanda e espaço para garagem, perto do centro, esquina em frente para 2 rua Basílio Pimenta e Pedro Estelita Herkenhof, nº 8, Basílio Pimenta. Com renda mínima em aluguel de R$ 1.500,00 mensal (bom investimento). Valor de R$ 300.00.00. CONTATO (28) 99962-0933, Sr Arthur.

VENDE-SE UM PRÉDIO DE 2 ANDARES NA AVENIDA CÂNDIDO CÂMARA, EM CONDURU--CENTRO. PREÇO A COMBINAR. TELEFONE (28) 9251-9211 / 3539-5208.

Bairro Gilberto Machado, aptº 100 m². Todo em granito. Fr, s manhã, 3 quartos (1 suíte). Quartos e cozinha mont. var, elev, gar, dir. prop. Tel. (28) 9885-8042.

Vende-se lote próximo prefeitura, cada lote tem 200 m². Valor 190.000,00. Contato: (28) 9962-0022 / 9271-8345.

Vende-se um apartamento com 3 quartos de 124m², no Bairro Independência, ótima localiza-ção, financiável. Tratar (28) 9279-8700.

Vendo um imóvel com área construída, 2 pavimentos e quintal. 320m², bairro São Lucas, próximo ao ponto final. Tel: (28) 9976-9481.

Vende-se uma área Industrial, grande parte plana na Rod. Cachº x Frade, próximo a Empresa Decolores, com água, energia, telefone. Medindo 22 mil m², no valor R$ 230.000,00. Telefone para contato: 28 2101-7053 / 28 9971-5950.

Vende-se uma área de 600 metros, com 50 metros de fundo e 12 de frente. Nela a uma casa de 7 cômodos, garagem para 2 carros, terraço com 3 cômodos. Fica localizada no Distrito de São Joaquim. Contato 9903-8370.

ITAPEMIRIMVendo LOTE Loteamento Maragua, Itapemirim, próximo à Itaoca, entre Pontal e Marinha Boa valorização, R$ 29.000. Aceito proposta 027-99941-9573.

Vendo uma casa sem garagem. Segundo piso, fundos, com 2 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro, varanda e área serviço. Em Itaipava. Fala com Chico ou Terezinha. (28) 99999-2241. R$ 40.000,00.

VENDE-SE TERRENO DE 10 X 20 M, A 500 METROS DA PREFEITURA E DO FÓRUM DE MARATAÍZES, VALOR R$ 50.000,00. TRATAR PELO TEL. (28) 99955-3810.

Vendo lotes em Marataízes 360 m² a partir de R$ 15.000,00. Entrada + financiamento de 2 anos. (28) 99977-9530 / (28) 98115-8152.

Vende-se uma casa, 1 ano de construída, 3 quar-tos, uma suíte, banheiro social, 2 cozinhas, sala conjugada (9 m x 4m), garagem para 2 carros, varanda e área de serviço, terraço coberto, toda com grade e janelas de alumínio. Escritura e Registro em dia. IPTU, 100 metros da praia, um banheiro externo. Lagoa Funda. Rua Principal. (28) 3532-2610 (28) 99907-4052.

Barra Marataízes, vende-se um duplex, 1º andar, 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, sala de jantar, área de serviço, varanda. 2º andar, 1 quarto, sala, cozinha, banheiro, sala de jantar, jardim, garagem para 2 carros. (28) 3532-26-10 / 99907-4052.

Vendo casas, apartamentos e lotes em Mara-taízes. Ótimos preços. Ligue (28) 99903-3951.

Vendo lotes em Marobá/Marataízes com água, luz e várias moradias, à 450 m do mar, escriturados. Informações: (28) 99903-3951.

MARATAÍZES / BARRAVende-se casa duplex. Em cima: 3 quartos, suíte, sala de TV, Varanda para o mar. Em baixo: sala para 3 ambientes, lavabo, co-zinha, dispensa, casa de caseiro, área para churrasqueira fechada, piscina, sauna e lavanderia. R$ 750.000,00 (financio e Estudo Proposta). Tel. (28) 99912-9219.

MARATAÍZESLotes 360 mts, com escritura, próximo ao depósi-to de carro do Detran, 20 mil, parcelo 8 mil sinal e 12 cheques 1.000,00 mil. Tel. 028-99971-8727.

Vendo lote em Marobá - Marataízes. Escritura-do, 360 m² a 300 metros da praia a partir de 30 mil. Parcelamos. (28) 99903-3951.

Vendo casas, apartamento e áreas em Mara-taízes. Tenho imóveis a partir de 80 mil. Filé (28) 99903-3951.

MARATAÍZESVendo casa nova com 2 pavimentos, 2 quartos, suíte, sala, copa, cozinha, 2 banheiros, gara-gem, quintal, com escritura, próxima a prefeitu-ra, a 500 metros da praia, R$ 230.000,00. Tel. 28-99971-8727.

MARATAÍZES LOTEAMENTO ALTO ITAPEMIRIM

Lotes c/ 12 x 24 = 288m², Escritura-dos e Registrados, TOTAL INFRA-ESTRUTURA, FINANCIAMENTO PRÓPRIO, EM ATÉ 72 PARCELAS. Tel. (28) 3532 3558 ou 9 99750764.

OPÇÃO VENDE – Ref. – 3-745 – APAR-TAMENTO, bairro Amarelo Condomínio do Residencial Santorini com 02 quartos, sala p/ 02 ambientes com varanda, cozinha, área de serviço, banheiro social e garagem.

OPÇÃO VENDE – Ref. – 3-802 – Apartamento Residencial Paraíso, Cachoeiro de Itapemirim – ES. 03 quartos com armários, sendo 01 suíte, Sala com 02 ambientes, Varanda, Circulação, Cozinha com armários, Área de Serviço, Ba-nheiro Social, 01 vaga garagem. Apartamento 204, Área construída 73,98 m².

m.

OPÇÃO VENDE – Ref. – 3-832 – APARTA-MENTO, no Residencial Fragata. Localizado na Rua Amphiophio Bragano. Frente para Avenida Francisco Lacerda de Aguiar, Bairro Gilberto Machado. Composto de 03 quartos sendo 01 suíte, Sala, Cozinha, Varanda, Banheiro social e 02 vagas de garagem. Apartamento com 80,00m². Ótima localização. Em cima da Jobel.

OPÇÃO VENDE – Ref. – 3-776 – CASA, no bairro Jardim Itapemirim. 03 quartos, sendo 1 suíte com closet, Varanda, de TV, Sala de jantar, Cozinha, Hall, Lavanderia, Área de serviço, Área de lazer e 03 vagas de garagem.

OPÇÃO VENDE – Ref. – 3-763 – CASA DUPLEX, no Bairro Amaral, sendo o Primeiro Pavimento: Cozinha, Área de Serviço, Lavabo, Sala ampla. Segundo Pavimento: 02 quartos, sendo 01 com suíte e varanda, Hall de circula-ção, Banheiro social e Sala para TV.

OPÇÃO VENDE – Ref. – 3-783 – CASA 2° PAVIMENTO, no Bairro Recanto: Casa com: 02 quartos, Sala com 02 ambientes, Cozinha, Varanda, Banheiro Social, Área de Serviço, Terraço amplo e 01 vaga de garagem.

OPÇÃO VENDE – Ref. – 3-787 – APAR-TAMENTO EDIFÍCIO MARIA LUIZA, Rua Aramis Barroso, 501, bairro Gilberto Machado – Cachoeiro de Itapemirim-ES. Apartamento com 03 Quartos sendo 01 suíte com banheira, Sala 02 ambientes com varanda, Banheiro social, Cozinha, DCE, Área de serviço e 01 vaga de garagem.

OPÇÃO VENDE – Ref. 3-829 – SALA CO-MERCIAL, na Galeria da Elmo. Situada na Rua Siqueira Lima, Nº 23, Centro, Cachoeiro de Itapemirim.

OPÇÃO VENDE – Ref. 3-790 – TERRENO Gilberto Machado. 02 lotes de terreno, com a área total de 600,00 m², Terreno com frente para 02 duas Ruas. Ótima localização, na subida do Jaraguá Tênis Clube.

OPÇÃO VENDE – Ref. 3-826 - TERRENO no residencial montanha, Medindo aproximada-mente 1.213,25m².

V.OPÇÃO VENDE – Ref. – 3-807 – Apartamento Residencial Fragata. No bairro Gilberto Macha-do. 03 quartos sendo 01, suíte, Sala, Cozinha, Varanda, Banheiro social, Varanda e 02 vagas de garagem. R$380.000,00. Apartamento com 80,00 m2. Ótima localização,fica em cima da Jobel.

m².V.

OPÇÃO VENDE – Ref. – 3-831 – APAR-TAMENTO, do Edifício Varandas De Belle Vue, situado na Rua Conrad Adenauer, nº 12, Gilberto Machado. Composto de 03 quartos, sendo uma suíte com closet, banheiro social, circulação, sala de estar/jantar, varanda, cozinha, despensa, área de serviço, depósito, WC e 02 vagas de garagem. Área de Lazer: Quadra, piscina, área de churrasco e W.C.

Clube.V.OPÇÃO VENDE – Ref. – 3-781 – APARTA-MENTO OTTAWA Rua João Dos Santos Filho, Gilberto Machado Apartamento com 03 quartos sendo 01 suíte, Sala para 02 ambientes com varanda, Cozinha, Área de serviço, Banheiro social, DCE e Vaga de garagem.

afra.V.OPÇÃO VENDE – Ref – 3-804 – SÍTIO, TIJUCA, localizado a 9 km do centro de Cachoeiro de Itapemirim, com a área aproximadamente de 62.000 m², com as seguintes benfeitorias: 01 casa com 260 m² e piscina, 01 área coberta com 360 m², 01 área de 8.124,34 m² de terraplana-gem, 02 lagoas, 10 mil pés de café, localizado a 2,5 km do asfalto.

OPÇÃO VENDE – Ref – 3-838 – CASA NO CORONEL BORGES. Casa com dois pavimentos, área de lazer com piscina e churrasqueira, quatro quartos sendo um suíte e dois com varanda, garagem coberta, terraço com churrasqueira.

diVERSoSVende-se 2 mesas para escritório (cinza), 3 cadeiras sendo uma de rodinha, 3 cadeiras de espera para recepção, 1 arquivo com 4 gavetas. Preço à combinar. (28) 99884-5789 / (28) 99881-5664. (Rejane / Daniele).

Vende-se X-Box 360 com 6 jogos originais. R$ 850,00. Tel: (28) 99919-5558.

Selecionam-se pacientes para tratamento em curso de implantes dentários (tratamento a preço de custo). Início imediato. (28) 3518-6760 / (28) 99945-5151.

Vende-se um freezer horizontal duas tampas de vidro. Valor: R$ 1.500,00. Contato: 3522-7323 Mauro.

Sublocação de consultório mobiliado para psi-cólogos, psicanalistas, psiquiatras e outros pro-fissionais liberais no Ed. San Pablo, 103, Praça Jerônimo Monteiro, Cachoeiro de Itapemirim-ES. Sala de atendimento com ar-condicionado, divã, poltrona, banheiro e sala de espera. Valor: R$ 200,00 / mês, às quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h, R$ 250,00 das 13h às 18h. Dia todo R$ 350,00 (quinta ou sexta) com tudo incluso. Falar com Roney 9 99926-9572 / Mara 9 9967-0510 / José Borges 9 9964-1271.

VEÍCuLoSVende-se uma Pickup Courier, modelo 2011, inteira. Telefone: (28) 3522-3564 (João), valor: R$ 18 mil.

Vende-se Vectra (Elegance), 10/11, preto, mecânico. R$ 27.000,00. Tel: (28) 99919-5558.

Vende CG Titan, 150 EX, completa, flex, preta, 2012, 20 mil km rodados, valor R$ 6.500. Contato 99993-3700 / 999993519.

Vende-se moto Shineray, ano 2012, valor R$ 3 mil. Contato 3526-7674 ou 99948-1830.

OPORTUNIDADEVende-se Dayun Phanton, 150cc ano 2008, partida elétrica, kick, freio a disco. Doc em dia, transferência inclusa, moto de mulher. 99974-3752, valor R$ 4 mil.

Page 11: Jornal fato 2106 15

ES dE Fato, domingo, 21 dE Junho dE 2015

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 11CLASSIFICADOS(28) 3511-7481

OPORTUNIDADEAPARTAMENTO KM 90 COM 2 QUARTOS,

SENDO 1 SUÍTE - FINANCIAMENTO CAIXA ECONÔMICA OU BANESTES. LAZER - POR-TARIA DE SEGURANÇA. LIGUE JÁ - 28 9 9938-7588 OU 28 3 511-3885.

LOTES FINANCIADOS MARATAÍZES LOTES FINANCIADOS COM FINANCIA-

MENTO PRÓRIO COM A D & C IMÓVEIS. PRAZO DE ATÉ 120 MESES. NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE. TEL.: 28 3 532-1810 / 9 9938 7588 / 99986-2901

Devido à boatos, de que à empresa Teledson havia fe-chado ou que não teria técnicos qualifi-cados, vimos informar que tal informação é improcedente, e que continuamos ativos e com qualificação de nossos profissionais.

AVISO AO MERCADO

Oportunidade de negócio (trabalhe em casa). Infor-mação: 9968-6955, [email protected]

COMPRE SEU LOTE FINANCIADO NA PRAIA-FINANCIAMENTO, DIRETO COM O PROPRIETÁRIO. PARCELAMOS EM ATÉ 60 MESES. LIGUE JÁ 28-3532 3558 OU 28 9989-3178.

OPORTUNIDADE DE EMPREGOEMPRESA DO RAMO DE VENDAS PRECISA

DE VENDEDOR COM EXPERIÊNCIA PARA ADMISSÃO IMEDIATA. CONTATO: [email protected].

aut – 9721 – Gilberto Machado - Garagem, varanda, jardim, portão eletrônico, 3 quartos, sendo 2 suítes, hidromassagem, closet, 3 salas, quar-tos com armário em madeira, DCE, cozinha montada, lavanderia, piso em granito. R$ 700.000,00

aut – 9722 – Parque Laranjei-ras - Garagem, sala, copa/cozinha, WC social, 3 quartos, sendo 2 suítes. 145M² construídos. R$ 170.000,00

aut – 9717 – Novo Par-que - Térreo: garagem. Primeiro pavimento: 4 quartos, sendo 1 suíte, WC social, 2 cozinhas, sala, varanda, área de serviço com aproximadamen-te 75M². Área total construída de aproximadamente 320M², área do terreno com 390M². R$ 380.000,00

aut – 9710 – zumbi - Casa com garagem, varanda, área livre em frente a casa com aproximadamente 80M², 3 quartos, sendo 1 suíte, 2 salas, copa/cozinha, área de serviço, com área construída de aproximada-mente, 120M². R$ 150.000,00

aut – 9679 – Jardim itapemirim - Casa Duplex. Térreo; Garagem para 03 carros, varanda, 4 quartos, 2 com armários modulados, sendo 2 suítes, WC social, 2 salas, copa/cozinha, es-cada de acesso ao segundo pavimento, área de lazer com churrasqueira, fogão a lenha, piscina, WC . Piso em madeira e porcelanato. Segundo pavimento: suíte com closet, medindo 48M² e terraço colonial. 280M² de área construída. R$ 550.000,00.

aut – 9571 – iBC - 3 quartos, sala, copa/cozinha, área de serviço, terraço descoberto, garagem para dois carros, base para dois andares. Planta de situação. R$ 135.000,00

aut – 9478 – amaral - Casa Duplex. Térreo: garagem, sala, copa/cozinha, lavabo e área de serviço.

Pavimento 1: 2 quartos, sendo 1 suíte, WC social, varanda e área de circulação externa. Área construída de 120M². Acabamento de primeira, piso de porcelanato e escada em granito. R$ 230.000,00

aut – 8498 – Gilberto Macha-do - Casa Duplex. 3 quartos com armários, sendo 1 suíte, 3 salas, 2 WCs sociais (1 no térreo e 1 no pavimento superior), copa/cozinha, jardim, varanda, área de circulação, área de serviço e garagem para vários carros. R$ 500.000,00

aut – 9724 – Centro - 3 aparta-mentos com 150M² cada. Garagem, com 800M² de área construída. R$ 1.250.000,00

aut – 9718 – Gilberto Macha-do - Ed. Otawa. Apartamento no primeiro andar (1001). 3 quartos, sendo 1 suíte, sala, copa/cozinha, área de serviço com WC, 2 vagas de garagem. 136M². R$ 600.000,00

aut – 9711 – Guandu - Apar-tamento no Ed. David de Oliveira. 3 quartos, sendo 1 suíte, DCE, sala, 3 WCs, cozinha montada, varanda, 2 vagas de garagem, recepção 25 horas. 136M². R$ 420.000,00

aut – 9683 – Gilberto Machado - Apartamento com garagem para 2 carros com 46M², 3 quartos, sala com 2 ambientes, copa/cozinha, suíte, piso com porcelanato, varanda na suíte na sala. Sol da manhã. R$ 300.000,00

aut – 9558 – iBC - Casa Duplex. Térreo: vaga de garagem, lavabo, varanda, sala, copa/cozinha, área de serviço, área de circulação externa. Pavimento superior: 2 quartos, va-randa e WC social. R$ 260.000,00

aut – 8376 – abelardo Machado - Casas Duplex com 2 pavimentos. Térreo: garagem para dois carros,

sala, copa/cozinha, quintal e área de serviço. Primeiro pavimento: 2 quar-tos, WC social e varanda. Área total construída: 120M². R$ 260.000,00.

aut – 7640 – Jardim itape-mirim - Casas Duplex novas com 2 e 3 quartos. Casa de 2 quartos: Térreo: Garagem, varanda, sala, copa/cozinha, área de serviço, lavabo e escada de acesso. Andar Supe-rior: Lavabo, WC social e 2 quartos com varanda. R$ 250.000,00 Casa 3 quartos: Térreo: Garagem, varanda, sala com 2 ambientes, lavabo, copa/cozinha, área de serviço e escada de acesso. Andar superior: Lavabo, WC social, 3 quartos com varanda, sendo 1 suíte. R$ 350.000,00

aut – 9661: Casa triplex de frente para o mar, condomínio fechado, segurança 24:00 hrs piscina, sauna e área de lazer. 1º Piso: garagem para dois carros, churrasqueira, banheiro social, chuveiro. 2º Piso: sala dois ambientes, cozinha americana e área de serviço. 3º Piso: dois quar-tos, banheiro social. Acabamento de primeira qualidade e decoração de muito bom gosto. Localização: Piúma. R$ 250.000,00.

aut – 9657: Apartamento de 64 m², com 02 quartos, banheiro social, sala dois ambientes, cozinha americana e uma vaga de garagem. Localização: Monte Carlo – Marata-ízes ES. R$ 135.000,00

aut – 8491: Apartamento no Edi-fício Laila. Três quartos, sendo duas suítes, sala de estar, copa/cozinha em porcelanato, WC social, varanda em todos os quartos e garagem. Eleva-dor, vista para o mar, maior varanda do Centro. Metragem: aproxima-damente 200M². Aceita proposta. Localização: Centro – Guarapari. R$ 450.000,00.

Page 12: Jornal fato 2106 15

Atualmente, em Cachoeiro, existem cerca de 500 praticantes da modalidade espalhados pelos bairros da cidade

ES dE Fato, domingo, 21 dE Junho dE 201512 ESPORTE (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

mUNDIAL

manobras radicais vão marcar o dia do skateHoje, a partir das 9h00,

na pista de skate da Praça de Fátima, na Avenida Bei-ra, um grupo de praticantes desse esporte radical se reúne para comemorar o Dia Mundial do Skate e, é claro, com manobras para lá de radicais.

O skatista Nailson Back, há quatro anos adepto da modalidade, conta que, mesmo com a desativação da União dos Skatistas de Cachoeiro de Itapemirim, a prática continua cres-cendo na cidade.

“Mesmo sem uma as-sociação que cuide dos interesses e filiação do pessoal, muita gente vem aderindo ao esporte. Hoje, em Cachoeiro, temos mé-dia de 500 praticantes e muitos deles se limitam aos seus bairros de ori-gem”, explica.

Hoje haverá apenas uma confraternização entre os ‘brothers’ que curtem o esporte, “mas estamos nos preparando para a etapa estadual que acontece em agosto, aqui mesmo, na pista de skate da Praça de Fátima”, anuncia.

Suellen de Paula Olivei-ra, há dez anos se equili-bra sobre a prancha. Ela diz que o esporte é uma forma de descontração, lazer e saúde. “É preci-so movimentar o corpo, sempre. Não dá para ficar no sedentarismo. Daí a es-colha pelo skate”, contou.

Sobre o uso da prancha em via movimentadas, ela acredita que hoje há mais respeito dos motoristas e motociclistas com os skatistas. “Mesmo assim, o material é usado apenas para ir de casa para um local próprio para ‘surfar em terra firme’”.

O gerente municipal de Direitos Humanos do Centro de Referência da Juventude Arildo Valadão, Robson Alves Rodrigues Junior, acena com a am-pliação do espaço das pis-tas de skate, do espaço, na Beira Rio e adianta sobre a construção de uma uni-

Os adeptos do esporte estarão se confraternizando, na Praça de Fátima, hoje, a partir das 9h00

dade no bairro Aeroporto. “O skate é uma das for-

mas de socializar os jovens e, ao mesmo tempo, afastá--los de qualquer situação que implique risco social. Quanto à reativação da União dos Skatistas de Cachoeiro, o CRJ dará todo apoio para que isso aconteça”, garantiu.

o ESPoRtE O skate surgiu na Cali-

fórnia, Estados Unidos, nos anos 60. Foi inventado por alguns surfistas, como uma brincadeira para um dia no qual não havia ondas no mar. Eles utili-zaram rodinhas de patins.

Já em 1965 foram fabri-cados os primeiros skates e realizados os primeiros campeonatos. O esporte ganha a cada dia mais espaço nas cidades, e já é um dos esportes mais praticados pelos jovens.

Para celebrar a prática e o estilo de vida relaciona-dos ao skate, em 2004, a International Association of Skateboard Companies (Associação Internacional de Companhias de Skate) criou o Go Skateboarding Day, realizado sempre em 21 de junho, com o intuito de popularizar e chamar a atenção para os potenciais do skate.

Divulgação

Ailton Weller