Download - Jornal Paroquial de Dezembro

Transcript

Informativo da Paróquia

DEZEMBRO 2009/JANEIRO 2010 - ANO 2 - Nº23

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PAROQUIAL - DEZEMBRO 2009

DATA EVENTO LOCAL HORARIO

05 Reunião Consolação e Esperança São Miguel 15h

06 Encontro de Jovens do Reejaf Santa Luzia 16h

06 CPJ Santa Luzia 14h

10 Tríduo da Padroeira Santa Luzia 19h30

11 Tríduo da Padroeira Santa Luzia 19h30

DATA EVENTO LOCAL HORARIO

12 Tríduo da Padroeira Santa Luzia 19h30

12 Evangeliza Show Santa Luzia 21h

13 Festa da Padroeira Santa Luzia 10h

22 Encerramento GBR Santa Luzia 19h30

22 Festival Terno de Reis Santa Luzia 20h30

www.igrejasantaluzia.com.br

Deus acolheu a fé de um homemchamado Abraão, estabeleceu com eleuma aliança e deu origem, a partir de suadescendência, ao povo eleito. O mesmoDeus esteve sempre presente na história,inspirando patriarcas, juízes, profetas ereis, por meio de palavras e ações liber-tadoras. Na plenitude dos tempos Deustoma a iniciativa de comunicar sua pre-sença, entrando na história dos homenspor meio do Filho enviado ao mundo.Na simplicidade de uma criança, Jesusde Nazaré torna-se o grande aconteci-mento da humanidade. Aquele que esta-va eternamente com o Pai entrou na his-tória, revestiu-se da nossa humanidade,assumiu um rosto, um coração e umnome humanos. Jesus é verdadeiro Deuse verdadeiro homem. Uma única pessoaem duas naturezas, sem divisão.

O Natal é uma das festas maisimportantes do cristianismo, junto com aPáscoa e o Pentecostes. Ele celebra o nas-cimento de Jesus Cristo. A festa é cele-brada no dia 25 de dezembro pela IgrejaCatólica Romana, pela Igreja Anglicana epor alguns grupos protestantes e no dia 7de Janeiro pela Igreja Ortodoxa.

A primeira vez que o dia 25 dedezembro aparece como o dia do nasci-mento de Jesus está registrado numcalendário romano do ano 354. A escolhadesse dia tem um motivo histórico. Na

Roma antiga celebrava-se nesse dia a fes-ta do “Sol Invencível”. Os cristãosdaquele tempo aproveitaram essa idéia ea transformaram completamente. O Nataldo “Sol Invencível” passou a ser o Natalde Jesus Cristo. Isso porque o simbolis-mo da luz é muito importante na bíblia.As alusões dos padres da igreja ao simbo-lismo de Cristo como "o sol de justiça"(Malaquias 4:2) e a "luz do mundo" (João8:12) revelam a fé da Igreja n'Aquele queé Deus feito homem para nossa salvação.

Os primeiros cristãos associavam onascimento de Jesus à sua ressurreição. Oevangelista Lucas ensinou esse caminho.Ele diz que, quando Jesus nasceu, Maria"o enfaixou, e o colocou na manjedoura"(2,7b). E, depois que Jesus morreu, Joséde Arimatéia enfaixou o corpo de Jesusnum lençol e o colocou num túmulo esca-vado na rocha (23,53). Com base na data25 de dezembro os cristãos criaram outrasfestas, como por exemplo, a da Anuncia-ção, celebrada no dia 25 de março (novemeses antes do nascimento de Jesus).

A respeito dos símbolos, a tradiçãocatólica diz que o presépio surgiu em1223, quando São Francisco de Assisquis celebrar o Natal de um modo o maisrealista possível e, com a permissão doPapa, montou um presépio de palha, comuma imagem do Menino Jesus, da Vir-gem Maria e de José, juntamente com umboi e um jumento vivos e vários outrosanimais. Nesse cenário, foi celebrada aMissa de Natal. O sucesso dessa repre-sentação do Presépio foi tanta que rapida-mente se estendeu por toda a Itália. Logose introduziu nas casas nobres européiase de lá foi descendo até as classes maispobres. Em todas as religiões cristãs, éconsensual que o Presépio é o único sím-bolo do Natal de Jesus verdadeiramenteinspirado nos Evangelhos.

Diz o nosso Santo Padre o PapaBento XVI sobre o natal: O dom sur-preendente do Natal é realmente este:Jesus veio para cada um de nós e nelenos tornamos irmãos. O compromissocorrespondente é de ultrapassar sempremais os preconceitos e os prejulgamen-tos, derrubar as barreiras e eliminar oscontrastes que dividem os indivíduos eos povos, para juntos construirmos ummundo de justiça e de paz. Um aben-çoado Natal a todos.

Sônia Foss, Pastoral da Comunicação

NATAL DE JESUS CRISTOLUZ DO MUNDO

"E a palavra se fez carne e veio morar entre nós" (Jo1, 14)

“O dom surpreendente do Natal é realmente este:

Jesus veio para cada um de nós e nele nos tornamos irmãos.”

EDITORIALLouvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Nesta edição, oInformativo da Paróquia Santa Luzia traz na capa matériasobre o Natal. Padre Inácio faz uma retrospectivia de 2009 econclama pela manutenção da unidade entre as lideranças.A pastoral do dizimo faz um agradecimento a todos que con-tribuíram para a realização dos trabalhos na paróquia. Julia-no comenta sobre a importância de cada música da Celebra-ção Eucarística. A paróquia realizou curso de noivos.

As comunidades celebraram a Primeira Eucaristia.Jovens da comunidade Nossa Senhora Aparecida partici-pam do festival de arte da Arca da Aliança. A comunidadeSão Miguel faz trabalho de visitação nas casas através dascapelinhas da mãe peregrina.

A comunidade Santa Luzia prepara a festa dapadroeira. Grupo de jovens cria site para evangelizar atra-vés da internet. Novos integrantes se consagram aoSagrado Coração de Jesus. Paróquia prepara primeiro fes-tival de terno de reis. Outras notícias de nossas comuni-dades também se fazem presentes. O informativo estácheio de coisas boas! Fiquem com Deus.

Agradecemos a cada um de você dizimista que se fez pre-sente neste ano em nossa comunidade. Você é responsávelpelo sucesso e crescimento do dízimo em nossa Paróquia.

No ano de 2009, deixamos muitas sementes plantadaspara colhermos uma boa safra em 2010, colhermos não só osbens materiais, mas, sobretudo nossa espiritualidade, nossoamor para com o projeto de Deus, colhermos enfim, tudoque juntos partilhamos ao longo deste ano.

Sabemos que ainda temos muito a semear, um ano novose inicia e com ele todas as suas expectativas, suas surpresas,seus espinhos, mas também suas rosas e seus perfumes.E assim, dizimistas, não poderíamos deixar de agradecer portudo que fizeram e contribuíram para que nossa Paróquiaprosseguisse firme.

A Pastoral do Dízimo sente-se imensamente feliz, ondemais uma vez irá partilhar com todos vocês algo em comum,a vida, os trabalhos e as conquistas desta caminhada.

Desejamos um Natal de amor e esperança, um AnoNovo repleto de grandes realizações, muita paz. Ofereça aosenhor conforme o impulso do seu coração, pois Deus amaquem dá com alegria.

Coordenação da Pastoral do Dízimo

Amigos (a) Dizimistas

C o l u n a d o D í z i m o

Abraço da Paz: É costume cantar umacanção alegre cuja letra lembre fraternidadee caridade como fundamento da vida cristã.

Cordeiro de Deus: Esta prece, deorigem Bíblica (Jo 1,29), faz alusão aoCordeiro Pascal, que se imola e tira opecado do mundo.

Comunhão: Por ele, através da uniãodas vozes, queremos expressar nossacomum-união espiritual em torno de JesusCristo. Todos ao redor da mesma mesa, congregadosnuma mesma igreja, participam do mesmo pão. A fun-ção do canto de comunhão é alinhavar esta união.

Ação de Graças: Após a comunhão a assembléia,em silêncio, adora e agradece a presença do CristoEucarístico. Após este breve silêncio pode-se cantar umsalmo ou outro canto de louvor ou de ação de graças.

Canto Final: Antes da benção entoa-se uma ou

duas estrofes de um canto alegre e que cau-se a última impressão que se irá levar dacelebração. Após a benção, continuam-seas demais estrofes do canto final.

Cantar o Natal do Senhor• Nes-te tempo cantamos, com a euforia dosprofetas e evangelistas de todos os tem-pos, os mistério da encarnação (Natal) eda manifestação (Epifania) do verbo deDeus, príncipe da paz, do Emanuel Deus-

conosco. Os pobres ao ouvirem, acorrerão pressuro-sos até o presépio. "Aboa notícia é, sobretudo paraeles, embora seja de alegria para todos os povos "Aluz resplandeceu em plena escuridão"..." Vimos suaestrela no Oriente e viemos adorar o senhor". GuiaLitúrgico Pastoral – CNBB

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

No dia 8 de novembro às8h no Centro de Pastoral daigreja matr iz Santa Luziaaconteceu o terceiro encontrode noivos do ano. Participaram12 casais.

Durante o dia os casais tive-ram palestras sobre matrimônio:Maria na vida do casal, Vida a

dois, Sexualidade, Sacramento,Testemunho de vida.

O casal Pedro de OliveiraBorges Filho e Jucélia frisaramaos noivos a importância dereceber bem os filhos que Deusconceder, educando-os, amando-os e conduzindo-os nos cami-nhos do Senhor.

Vanderlei comentou que ocurso de noivos começou a serrealizado para atender as neces-sidades dos casais da paróquia.Com isto os casais não precisambuscar o curso em outra paró-quia. O curso acontece de doisem dois meses. O encontro ter-minou com a missa às 18 horas.

III - LITURGIA EUCARÍSTICA

2 Informativo da Paróquia Santa Luzia • DEZEMBRO 2009/JANEIRO 2010

No entardecer do Ano 2009, viramos maisuma pagina do livro da nossa história, olhemospara ele com ternura e amor. Para muitos foium presente de Deus, para outros quem sabe,foi um ano difícil, sofrido até com perda deentes queridos, de empregos, de prejuízos comas intempéries, com doenças ou contrariedades.De qualquer forma o tempo ainda é nossomelhor remédio, nossa melhor escola. Ele nosensina não só a reconhecer as nossas limita-ções, mas também nos mostra a força que temos parasuplantar as adversidades. Quando dizemos "não possomais", aí entramos em nossa "reserva" e concluímos quepodemos muito mais, pois Deus é por nós. Quando reconhe-cemos nossos limites, começamos a crescer, temos muito acrescer. Olhando para o nosso "velho" ano sofrendo ou não,sejamos agradecidos, pois conseguimos passar por ele. Émomento de avaliação, é momento de colocar nossa vidanos "trilhos" que apontam para uma única direção: Jerusa-lém celeste. Olhemos para as nossas famílias e nos pergun-temos: o que fizemos de bom neste ano? Em que cresce-mos, melhoramos? Como estão caminhando as nossas Pas-torais e Movimentos? Sabemos que muitos trabalhos boni-tos, foram realizados com amor, sem esperar elogios, semquerer aparecer. Trabalhos simples como a limpeza da Igre-ja, do pátio e dos jardins. A fidelidade daqueles que as quin-tas feiras fazem seu momento de adoração, a reza do terçoao meio dia. Este ano tivemos dois casamentos comunitá-

rios, ao todo foram 20 (vinte casais). NossasMissões, quanta alegria e desafios que devemcontinuar no próximo ano. Tivemos aumentosignificativo na procura pelos Sacramentos.Nossos grupos de jovens tiveram um bomcrescimento. Estamos com a capela nova naComunidade Santa Luzia, um local belo e ade-quado para você poder adorar a Deus. Temosoficialmente uma nova Comunidade, a SaoPedro, no chamado loteamento Canaã. A

Comunidade Sao Miguel continua com a reforma, oambiente ficou mais bonito. Nossa Senhora Aparecidaesta dando continuidade na construção do seu Centro Pas-toral. A Comunidade São Domingos construiu o novopresbitério. Senhor Bom Jesus tem um projeto de reformade sua Igreja. Tudo isso está sendo feito para melhor aco-lhê-lo, para que você sinta-se bem na casa de Deus, que étambém sua. Todas as Pastorais e movimentos são impor-tantes, não podemos aqui mencionar todas elas. Olhandopara o Novo Ano trabalhemos para manter a unidade, uni-dade na diversidade, pois apesar de muitos devemos for-mar um só coração e uma só alma, uma só fé, fé que fezcom que milhares de homens e mulheres se tornassemdiscípulos (as) de Jesus Cristo. Um menino nos foi dado,que nossos corações estejam repletos de esperança por ummundo melhor. O menino deve ser o centro de nossoNatal, com ele trilhemos os caminhos da felicidade. FelizNatal e um Ano Novo cheio de Paz.

P A D R E I N Á C I O - P Á R O C O

J U L I A N O J O A Q U I M , M Ú S I C O • j u l i a n o j o a q u i m @ g m a i l . c o m

FELIZ ANO NOVO

Casais participam do curso de noivos

Informativo da Paróquia Santa Luzia • DEZEMBRO 2009/JANEIRO 2010 3

As comunidades da Paróquia SantaLuzia se alegram com as mais de 300 crian-ças que receberam a primeira Eucaristia.

O papa Bento XVI diz que é fundamen-tal, nutrir-se de Jesus na comunhão. "É Eleque nos dá a luz, nos oferece a guia para anossa vida, uma guia da qual temos necessi-dade. A Primeira Comunhão que recebestesseja o início de uma amizade com Jesus paratoda a vida. Início de um caminho juntos,porque caminhando com Jesus vamos bem ea vida se torna boa".

Temos necessidade desta amizade deDeus, que nos ajuda a tomar decisões justas.Temos necessidade de amadurecer humana-

mente. Jesus nutre-nos a fim de que nos tor-nemos realmente pessoas maduras.

''Que Cristo seja presença constantena vida das crianças trazendo muitas bên-çãos e aumentando cada dia mais a fé ederramando em seus corações muitas ale-grias". Valdir e Rosa Goz

Agradecemos a todos os catequistas,a Irmã Clementina, ao padre Inácio e atodas as pastorais e movimentos que aju-daram neste lindo trabalho. Que todosconsigamos trilhar sempre neste caminhopara o discipulado.

Maria Roseli Bramorski, Pastoral da Comunicação

Capela da mãe Peregrinavisita as familias

Com a coroação de mais seis capelinhas da MãePeregrina, no dia 18 de outubro, a comunidade SãoMiguel Arcanjo passa a ter 16 capelinhas. Cadacapelinha é recebida por 30 famílias, somando aotodo 480 casas que recebem a visita da Mãe Peregri-na. Padre Inácio deu a benção e fez o envio dasnovas missionárias.

Pedro A Souza, Pastoral da Comunicação

Crianças recebem aPrimeira Eucaristia

Oficinas de Oração e VidaNos sentimos imensamente felizes com os frutos das

Oficinas de Oração e Vida nesta Paróquia. Após uma camin-hada de 15 encontros, encerramos no dia 22 de novembrocom um grande dia de deserto que foi realizado no NoviciadoSão Francisco de Assis, casa dos Freis Capuchinhos emJoinville. A proposta das Oficinas é encontro consigo mesmo,encontro com Deus e encontro com o próximo, tudo com oapoio na Palavra (Bíblia), e para cada encontro uma men-sagem, um método de oração e muitas partilhas enriquecedo-ras. Neste processo de crescimento espiritual os oficinistasencontram a paz que tanto almejam a alegria de viver, e umgrande desejo de servir ao Senhor. PAZ E BEM!

Janete e Sibaldo Kamradt - Guias de Oficinas de Oração e VidaConheça mais sobre a oficina de oração em nosso site: www.igrejasantaluzia.com.br

7º Festival de Artes da Arca da Aliança

No dia 15 de novembro realizou-se o 7° Festival de Artesda Arca da Aliança contando com diversas apresentações de todaa Diocese de Joinville como música e dança dentre outras atra-ções. O Grupo de Dança da Comunidade Nossa Senhora Apare-cida formado pelos jovens: Amanda, Bruna, Pamela, Rosimery,Ana Claudia e Ruan ficou em segundo lugar com sua apresenta-ção. A Banda Filhos do Mestre, também da Comunidade, apre-sentou uma linda canção sobre Maria, encantando a todos queestavam presente. A todos que participaram nossos Parabéns!!!Alsimar Brito

Tradição do Terno De ReisNa tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi

visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação fei-ta pelos três "Reis Magos". Fixado o nascimento de Jesus Cristoa 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magoscomo sendo o dia 6 de janeiro.

No Brasil a visitação das casas, que dura do final de dezem-bro até o dia de Reis, é feita por grupos. Estes grupos são chama-dos de Folia de Reis, ou Terno de Reis. São compostos por músi-cos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira eartesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie deviolino rústico), além da tradicional viola caipira e da acordeom,também conhecida em certas regiões como sanfona gaita. Ascanções são sempre sobre temas religiosos. Convidamos todos aassistirem as apresentações de grupos de terno de reis de nossaparóquia no dia 22 de dezembro após a missa dos Grupos Bíbli-cos de Reflexão, às 19h30 na igreja Santa Luzia.

A paróquia SantaLuzia agradece adedicação e carinhoque o seminaristaMarcos dedicou ascomunidades,pastorais emovimentos. Que o Senhor o ilumine e o proteja sempre.Nossas oraçõesestarão sempre teacompanhando.

O Grupo Bíblico de Reflexão Sagrada Famíliacomemorou um ano de fundação com um deliciosochurrasco em família.O evento aconteceu na casado casal Valter e Solange na rua dos Pedreiros.

No dia 07 de novembro o grupo doApostolado da Oração participou da missa deconsagração de dez novos integrantes e para arenovação da consagração de seus integran-tes. "Ser consagrado ao coração de Jesus édedicar-se inteiramente a Jesus. É fazer tudoem prol ao coração de Jesus, rezando e inter-

cedendo. O apostolado da Oração é como opilar de sustentação da igreja através de suasorações. Renovar o voto é estar servindo aDeus na solidariedade e na caridade".Comentou o seminarista Marcos

Conforme Albertina de Souza Lean-dro o objetivo de contar um grupo do

Apostolado da Oração na comunidade SãoMiguel é realizar orações pelos doentes,pelas famílias, se unir, sem oração nadaexiste. "O Sagrado Coração de Jesus étudo na nossa vida da gente, é a nossa vidaé a nossa salvação, sem ele não somosnada". Finalizou.

Apostolado da Oração se consagraao Sagrado Coração de Jesus

Grupo de Oração Jovem Evangeliza pela InternetO Grupo de Oração Jovem

Renascer da comunidade NossaSenhora Aparecida além deobter muitas graças está inovan-do. Isto pode ser percebido nasreuniões do grupo (que aconteceaos sábados às 19h30), nos reti-ros e formações organizadospelo núcleo.

Agora a novidade é o Sitedo Grupo que já está no ar. Paramaior diversão e evangelizaçãodos jovens em qualquer lugaronde estiver. Nele você vai

poder ver nossas travessuras econquistas. Os pais poderãoacompanhar os nossos roteiros eprogramações para ficar direta-mente conectado ao seu filhoque participa do grupo. Alémdas fotos, homilia do padre, san-to do dia e outras formas deentretenimento para os jovens.

A coordenação da Comuni-dade parabeniza o Grupo pela ini-ciativa.Vamos Acessar!!! www.grupodeoracaojovemrenascer.com.br

TURMA DA TEOLOGIA No dia 30 de novembrohouve a missa de formatura do terceiro ano

FESTA NA PARÓQUIA

SANTA LUZIA"Ao Deus único todoamor e fidelidade".

Parabéns!!Diacono Ovino que neste dia tão espe-cial o Senhor esteja na tua frente parate mostrar o caminho certo. Ao teulado, para te abraçar e proteger.

Que o Senhor esteja dentro deti, para te consolar quando estive-res triste. Que o Senhor estejasobre ti abençoando-te sempre.

Que seus caminhos permane-çam sempre iluminados para quevocê possa continuar a iluminartambém aqueles que têm a oportu-nidade de trilhar com você um tre-cho desta longa jornada!

Muita saúde, paz, felicidade ealegria. Feliz Aniversário. Carinho-samente, Paróquia Santa Luzia

Informativo da Paróquia Santa Luzia - Publicação da Paróquia Santa Luzia. Rua Monsenhor Gercino. 6767, Paranaguamirim - Joinville - Santa Catarina. Conselho editorial: Padre Inácio Giacomelli. Colaboradores: Pastoral da comunicação. Projeto gráfico e diagramação: Girardi Junior Editora Ltda.

Impressão: Grafinorte. Tiragem: 2.000 exemplares. As matérias assinadas são de responsabilidade dos autores

4 Informativo da Paróquia Santa Luzia • DEZEMBRO 2009/JANEIRO 2010

PROGRAMAÇÃO

DIA 10/12 (QUINTA-FEIRA)19h30 – Missa com padreEverton James Klapuch• Noite do Pastel com

animação musical

DIA 11/12 (SEXTA-FEIRA)19h30 – Missa com padreGilberto Herdemann• Noite do Cachorro Quente

com animação musical

DIA 12/12 (SÁBADO)19h30 – Missa com padre InácioB. Giacomelli• Noite do Espetinho com

animação musical.• Evangeliza Show

das 21h30 às 23 horas

DIA 13/12 (DOMINGO)10h – Missa com bispo domIrineu Roque Scherer • Almoço;• Tarde cultural e festiva;• Atividades infantis;• Barracas de: Trufas / sorvete /

maça do amor / espetinho doce / pipoca;

• Jogos: Lata / cavalo / pescaria