Download - Justificativas Gabaritos Preliminares PSP193publicacoes.fundatec.com.br/home/portal/concursos/193/...PSP193.pdf · De acordo com o Edital de Abertura que rege este Concurso Público,

Transcript

1959

MUNICÍPIO DE CAMPO BOM Estado do Rio Grande do Sul

CONCURSO PÚBLICO 003/2011

1

JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU PARA ALTERAÇÃO DE GABARITOS PRELIMINARES

De acordo com o Edital de Abertura que rege este Concurso Público, argumentações inconsistentes, extemporâneas, que estiverem fora das especificações estabelecidas para a interposição, que contiverem questionamentos de natureza administrativa (por exemplo, relacionados às normas previamente estipuladas em Edital) não obterão resposta da banca avaliadora e, por isso, não terão respostas publicadas na Internet. Não serão computadas as questões não assinaladas na grade de respostas, nem as que contiverem mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

NÍVEL MÉDIO E TÉCNICO CARGOS: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO, AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL, FISCAL MUNICIPAL, TÉCNICO EM

ELETRICIDADE, TÉCNICO EM ENFERMAGEM, TÉCNICO EM INFORMÁTICA E ZELADOR II

LÍNGUA PORTUGUESA QUESTÃO 03 – MANTIDA alternativa “E”. A questão em pauta trata de compreensão global do assunto apresentado no texto e de partes específicas. Uma das formas de avaliar tal compreensão é mediante a reescrita do texto com outros termos. Neste caso, fragmentos do texto foram reescritos, resultando nas seguintes assertivas: I. O texto aborda o problema daqueles que têm tamanha dedicação ao seu trabalho a ponto de não perceberem que isso é um mal que lhes prejudica a saúde física e emocional. Correta, pois o texto trata do exagerado apego ao trabalho, fato que desencadeia problemas de saúde e outros. II. Segundo uma das especialistas apresentadas no texto, um agravante é o fato de o comportamento dos viciados em trabalho não ser considerado nocivo à saúde – pelo contrário, esse comportamento é até bem-visto pela sociedade. Correta, tal afirmação diz respeito ao comentário do seguinte trecho do texto: “Existe um padrão social em que o trabalho está no centro da vida das pessoas”, explica a professora Ieda Rhoden, do Departamento de Psicologia da Unisinos. III. Nem todas as pessoas extremamente dedicadas ao trabalho são, necessariamente, workaholics; o que distingue estes últimos é o fato de o trabalho ser o centro de suas vidas. Correta, pois segundo a primeira frase do texto, é muito tênue a linha que separa a dependência do trabalho de um bom desempenho profissional (...). Assim, está correta a alternativa E, que apresenta como certas as três afirmações acima. QUESTÃO 04 – ANULADA. A anulação deve ocorrer visto que o pronome relativo “em que”, objeto da primeira assertiva da questão, aparece duas vezes na mesma linha do texto. A assertiva refere-se à segunda ocorrência do pronome, mas isso não foi especificado, o que levou ao erro, os candidatos que consideraram a primeira ocorrência. QUESTÃO 06 – MANTIDA alternativa “D”. A questão permanece com a alternativa D sendo a única resposta correta, já que propõe a substituição de vocábulo do texto por outros que não provoquem alteração sintática ou semântica. O vocábulo sobre o qual se apresenta tal proposta é o destacado no fragmento a seguir: Isso acontece porque, conforme a psicóloga, a pessoa desenvolve uma “persona” ligada à empresa e à vida profissional como um todo, sem a qual ela não vive: “É um efeito cascata: sem vida social, o organismo fica desequilibrado; a imunidade fica baixa; e o corpo, mais vulnerável às doenças”. Ora, das alternativas dadas, todas podem substituir a palavra ligada, como se vê na sequência, EXCETO a alternativa D, que exige acréscimo de preposição, além de também não ser – do ponto de vista semântica – uma substituição muito adequada.

1959

MUNICÍPIO DE CAMPO BOM Estado do Rio Grande do Sul

CONCURSO PÚBLICO 003/2011

2

A) presa à empresa e à vida profissional B) conectada à empresa e à vida profissional C) vinculada à empresa e à vida profissional D) casada COM A empresa e COM A vida profissional E) atrelada à empresa e à vida profissional

QUESTÃO 07 – ANULADA. A questão deve ser anulada visto que a alternativa que apresenta a sequência corretamente acentuada apresenta uma palavra com erro ortográfico: a palavra “ímã” aparece sem o til, marca de nasalização. Ainda que a questão verse sobre acentuação gráfica (e til não é acento), a palavra “íma”, grafada desse modo, não existe na Língua Portuguesa.

QUESTÃO 10 – MANTIDA alternativa “E”. A alternativa E da questão indica que as três sugestões, propostas acerca da substituição de conectivos no texto, são corretas. Isso é fato, pois os três conectivos do texto são causais, e assim também são os seus substitutos, como se vê a seguir, no próprio texto (fragmento): “É um comportamento epidêmico que está tomando conta da sociedade, pois / JÁ QUE é a sociedade que está doente”, enfatiza. Logo, como / PORQUE é algo visto como “normal”, não se toma consciência do comportamento doentio, afirma a professora. Neste caso, há no texto (na linha) uma segunda ocorrência de “como”; no entanto, se a assertiva se referisse a ela, isso teria sido especificado; além do que, só o primeiro caso (ocorrência) tem sentido causal. (...) o workaholic é muito mais que apenas uma compulsão, visto que / UMA VEZ QUE atinge todas as áreas da vida da pessoa – inclusive o trabalho.

INFORMÁTICA

QUESTÃO 16 – MANTIDA alternativa “C”. No Word 2003, há diversas formas para que esse editor de texto mostre o recurso "Cabeçalho e rodapé". Dentre as respostas apresentadas, a única correta é a apresentada na alternativa divulgada com o gabarito oficial, ou seja, na Figura 5(a), para que fosse mostrado o "Cabeçalho e rodapé" bastou dar um clique, com o botão esquerdo do mouse, sobre o menu "Exibir", apontado pela seta nº 3, e, a seguir, selecionar, nesse menu, a opção "Cabeçalho e rodapé". No Word 2003, não é possível acionar o recurso "Cabeçalho e rodapé" a partir do menu "Iniciar". QUESTÃO 18 – ANULADA. Na fase de diagramação foi excluído equivocadamente parte do enunciado dessa questão, o texto referente ao pressionamento da tecla "CTRL", antes de se dar um clique, com o botão esquerdo, sobre as células apontadas pelas setas nº 6, 7 e 8, tornando inválida todas as alternativas.

LEGISLAÇÃO QUESTÃO 23 - MANTIDA alternativa “A”. A questão apresenta um enunciado sobre os servidores públicos do Município de Campo Bom e está de acordo com o texto expresso do artigo 4º, § 1º, da Lei Municipal nº 2409/2003. QUESTÃO 30 - MANTIDA alternativa “C”. A questão está de acordo com o disposto expressamente no artigo 5º da Lei Orgânica do Município de Campo Bom.

1959

MUNICÍPIO DE CAMPO BOM Estado do Rio Grande do Sul

CONCURSO PÚBLICO 003/2011

3

MATEMÁTICA QUESTÃO 36 – MANTIDA alternativa “A”. Analisando as informações da questão 36, temos que calcular o número de anagramas da palavra CONCURSO, começando pela letra N para encontrar o número de inscritos em um concurso público para nível médio. “Anagramas são palavras obtidas a partir de uma outra, quando se trocam as posições de suas letras, não

importando se essas palavras tenham sentido ou não” (Bianchini & Paccola, p.326), e pode ser calculado através do número de permutações simples ou permutações com elementos repetidos. Na palavra CONCURSO temos elementos repetidos (as letras O e C). Neste caso, as permutações com elementos repetidos podem ser generalizadas da seguinte forma:

!...!!

!

21

)...3,2,1(

k

nknnn

n

nnn

nP

⋅⋅⋅

=

Considerando a questão 36, temos que determinar o número total de anagramas da palavra CONCURSO, mas que começam pela letra N. Então fixamos a letra N na primeira posição, sobram ainda as letras C,O,C,U,R,S,O, que

devem ser distribuídas nas sete posições posteriores, no caso 7P :

!2 !2

!7)2,2(

7⋅

=P

Depois de distribuir as sete letras que ainda sobraram ( 7P ), dividimos por 2P e 2P das letras “O” ( duas repetições) e

“C” (duas repetições).

Logo, 12604

5040

12 12

1234567)2,2(

7 ==

⋅⋅⋅

⋅⋅⋅⋅⋅⋅

=P

Assim, há 1260 anagramas da palavra CONCURSO que começam pela letra N, ou seja, 1260 inscritos em um concurso público para nível médio, em uma determinada cidade – letra A. Portanto, há somente uma alternativa que responde corretamente à questão: a divulgada com o Gabarito Oficial. Não há razões técnicas que justifiquem a troca do gabarito ou a anulação desta questão, devendo ser mantido, obrigatoriamente, o Gabarito Oficial divulgado.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

TÉCNICO EM ENFERMAGEM QUESTÃO 33 – MANTIDA alternativa “A”. Enunciado: O tratamento imediato de um traumatismo pode determinar o resultado do paciente e significar a diferença entre a recuperação e a incapacidade. Em relação ao tratamento imediato da fratura, a primeira atitude é: A) Avaliar a via área, respiração e circulação (que inclui os pulsos nos membros).

N

(número de permutações do total de anagramas, dividido pela

multiplicação das permutações dos elementos repetidos, pois estes

não geram um novo anagrama)

1959

MUNICÍPIO DE CAMPO BOM Estado do Rio Grande do Sul

CONCURSO PÚBLICO 003/2011

4

A questão não especifica o tipo de traumatismo, cita apenas o termo fratura. A gravidade de uma fratura pode variar bastante ; algumas resolvem-se espontâneamente sem chegarem a ser diagnósticadas, enquanto outras acarretam risco de morte . A escolha terapêutica é baseada em múltiplos fatores. Comprometimentos maiores como níveis de consciência, hemorragias, alterações de conduta, requerem medidas terapêuticas diferentes de uma fratura de dedo. Como a questão não envolveu fatores que agravassem ou minimizassem a fratura e nem especificou o tipo, nos leva a concluir que devemos iniciar com as medidas de cuidados iniciais em uma situação de atendimento, ou seja, a verificação dos sinais vitais. QUESTÃO 35 – MANTIDA alternativa “E”. Não se considera redundância quando se interroga um paciente, para levantamento de dados ou esclarecimento de suas dúvidas, ao detalharmos o que estamos investigando ou explicando. Temos que ter certeza que estamos falando a mesma linguagem que o paciente, para prestarmos um atendimento de qualidade. Confirmam isto, as autoras: SMELTZER, Suzanne C.(et. al) Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 10 ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. Volume2, Capítulo 71, página 2289/90; que foram indicadas como referencial teórico deste concurso. QUESTÃO 37 – MANTIDA alternativa “A”. Os pontos chave do posicionamento adequado para amamentação são: rosto do bebê de frente para a mama, com nariz na altura do mamilo; corpo do bebê próximo ao da mãe; bebê com cabeça e tronco alinhados (pescoço não torcido), bebê bem apoiado. Quando a técnica da amamentação não está correta podem ocorrer, entre outros transtornos, estrias nos mamilos das mães, dor na amamentação, a mama ficar esticada ou deformada, de acordo com as características pessoais de cada mulher.

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

QUESTÃO 38 – MANTIDA alternativa “B”. A consulta SQL apresentada nessa questão faz uso da operação de junção LEFT JOIN que casa os registros da tabela à esquerda (Pessoas) com os registros da tabela à direita (Pets). A junção se dá seguindo as condições apresentados na cláusula ON, mas incluindo também os registros da tabela à esquerda que não casam com nenhum registro na tabela à direita. Com isso, a consulta apresentada no enunciado retorna duas linhas como mostra a tabela abaixo e como indica a alternativa B.

Pessoas.Id Pessoas.Nome Pessoas.Pontos Pets.Id Pets.Dono Pets.Nome 4 Hendrix 200 NULL NULL NULL 3 Springsteen 389 4 3 Mimosa

NÍVEL SUPERIOR

CARGOS: ARQUITETO, ASSISTENTE SOCIAL, CIRURGIÃO DENTISTA, ENFERMEIRO, ENGENHEIRO CIVIL, FARMACÊUTICO, FISIOTERAPEUTA, FONOAUDIÓLOGO, MÉDICO (TODAS AS ESPECIALIDADES),

NUTRICIONISTA, PSICÓLOGO E TERAPEUTA OCUPACIONAL

LÍNGUA PORTUGUESA QUESTÃO 01 – MANTIDA alternativa “D”. A alternativa D é a que apresenta a resposta correta à questão em pauta, como se vê a seguir.

1959

MUNICÍPIO DE CAMPO BOM Estado do Rio Grande do Sul

CONCURSO PÚBLICO 003/2011

5

- O item I é correto, pois apresenta a afirmação de que os dois-pontos da linha 05 do texto introduzem uma retificação ou uma explicação do segmento anterior. Esse sinal de pontuação tem, entre suas funções, retificar uma fala ou um segmento de texto dado (exemplo: meu sobrinho tem dez anos, melhor dizendo: nove anos) ou explicá-lo, esclarecê-lo, como é o caso do trecho do texto a que se refere a afirmação. Nesse trecho, os dois-pontos vêm logo após a expressão “Em outras palavras”, e a sequência apresenta a pergunta anterior formulada com outras palavras e de forma mais direta. - O item II também é correto, pois afirma que a primeira vírgula da linha 08 do texto precede uma oração adjetiva explicativa. Todo o restante do período após a vírgula é uma oração cuja função é explicar o termo a que se refere – no caso, “Seminário Poluição Visual e Paisagem Urbana”. Cabe lembrar que a outra tipologia das orações adjetivas (as restritivas) nunca é precedida de vírgula. - O item III também é correto, visto afirmar que as vírgulas da linha 12 separam elementos de mesma função sintática. No segmento “Qualquer exagero de informação, muro pichado, coisa pendurada em poste ou faixa” (linha 12), os três elementos separados por vírgulas exercem função de sujeitos da oração. - O item IV é incorreto ao afirmar que os travessões das linhas 17 e 18 não poderiam ser substituídos por vírgulas, pois fragmentariam o texto. O segmento entre travessões é uma oração subordinada adjetiva explicativa; esse tipo de oração, como prescreve a Gramática, deve vir sempre separada por vírgulas, que podem ser substituídas, como neste caso, por travessões. QUESTÃO 04 – MANTIDA alternativa “D”. A alternativa D é a que apresenta a resposta correta à questão em pauta, como se vê a seguir. A instrução solicita que se eleja a alternativa que transforma a interrogação de determinado segmento do texto em uma afirmação, preservando o sentido e a correção sintática. Para fazer-se a transposição solicitada, é necessária a compreensão do texto e, sobretudo dos nexos ali presentes, como os destacados a seguir: (...) se é preciso repousar os olhos para recuperar o equilíbrio emocional, então podemos afirmar que os bombardeios visuais impostos pela vida urbana fazem mal à nossa sanidade mental e deveriam ser banidos? (linhas 03 a 05). A alternativa A apresenta a sugestão da substituição de “se” por “caso” – o que não é correto neste contexto, pois (ainda que “se” e “caso” sejam nexos condicionais) altera o sentido que aquele nexo tem no texto: um sentido muito mais causal do que condicional. A alternativa B, incorreta, reescreve o segmento alterando sua ordem e seu sentido, transfigurando-o. A alternativa C é incorreta por substituir “então” por “no entanto”, este, um nexo adversativo. A alternativa D é correta ao sugerir a substituição de “se” por “haja vista”, um nexo causal, que é a função que “se” assume no texto; também substitui “então” por “logo”, nexos de mesma classificação, conclusivos. Finalmente, a alternativa E é incorreta pela mesma razão que a alternativa A: a sugestão da substituição de “se” por um nexo condicional, agora, “contanto que”. QUESTÃO 05 – MANTIDA alternativa “D”. Mantém-se alternativa D como única resposta à questão, haja vista ser a alternativa que contempla corretamente a sequência de V e F (verdadeiro e falso) nas seguintes assertivas: ( ) Se substituirmos fazem mal (linha 04) por danificam, não será necessário fazer qualquer outra alteração no texto

para manter a correção sintática. Falso, pois o sinal indicador de crase deveria ser suprimido nessa circunstância.

( ) Se substituirmos critica (linha 10) por faz críticas, o sinal indicador de crase deve ser usado,obrigatoriamente, na sequência. Verdadeiro, pois “criticar” é verbo transitivo direto; já a locução “fazer críticas” exige complemento indireto, e o sinal indicador de crase seria necessário nessa circunstância.

( ) Podemos substituir reportaram (linha 27) por referiram sem incorrer em erro de sintaxe no texto. Verdadeiro, pois os dois verbos têm a mesma transitividade, o que possibilita que um seja substituído por outro sem necessidade de outras alterações.

1959

MUNICÍPIO DE CAMPO BOM Estado do Rio Grande do Sul

CONCURSO PÚBLICO 003/2011

6

( ) Se substituirmos favorecer (linha 30) por referir, o sinal indicador de crase deve ser usado, obrigatoriamente, na sequência. Falso, pois os dois verbos têm a mesma transitividade, o que possibilita que um seja substituído por outro sem necessidade de outras alterações.

Cabe observar que a afirmação não faz referência a aspectos semânticos do texto, mas somente a sintáticos. QUESTÃO 06 – MANTIDA alternativa “D”. A questão em pauta aborda elementos de coesão referencial no texto. assim, sua (linha 27) retoma voluntários (linha 27), sendo CORRETA; a que (linha 28 do texto) NÃO retoma pessoas (linha 27), mas sim níveis de estresse; aquelas (linha 30) retoma cidades (linha 29), CORRETA; e esse (linha 32) retoma raiva (linha 32), tratada por “esse sentimento”, sendo CORRETA. Portanto, são corretas as assertivas I, III e IV, como indica a letra D do gabarito. QUESTÃO 08 – MANTIDA alternativa “D”. A alternativa D, apontada no gabarito, é - de fato - a resposta correta à questão, que trata dos sentidos denotativo e conotativo da linguagem. A denotação é a linguagem em seu sentido literal, livre de figuras; já a conotação é a linguagem revestida de efeitos estilísticos; ou seja: é a linguagem figurada. Neste sentido, das alternativas propostas pela questão, tem-se: A) repousar os olhos (linha 03). B) reputação de antídoto infalível (linha 02). C) bombardeios visuais (linha 04). D) um psiquiatra na mesa (linhas 09 e 10). E) enfiada goela abaixo (linha 14). As alternativas A, B, C e E são metáforas (figura de linguagem que propõe uma comparação ainda que não use elementos comparativos: como, tal qual etc). A letra D refere-se ao fragmento do texto: Ao lado de empresários, publicitários e urbanistas usualmente envolvidos nesse tipo de debate, os organizadores (DO SEMINÁRIO) resolveram que era hora de colocar um psiquiatra na mesa. Ora, o sentido do trecho destacado é literal, visto que diz respeito a convidar um psiquiatra para participar da mesa de debates sobre o tema em questão.

INFORMÁTICA

QUESTÃO 11 – MANTIDA alternativa “E”. Essa questão baseia-se na Figura 1 que mostra parte de uma janela do Windows 7 Professional. Nessa Figura, após terem sido selecionados os arquivos apontados pela seta nº 4, posicionou-se o cursor do mouse exatamente sobre o local apontado pela seta nº 5, pressionou-se e manteve-se pressionado o botão esquerdo do mouse e arrastou-se o cursor do mouse até o local apontado pela seta nº 6. Após a realização dessas ações, observa-se que apesar da pasta "P2" ter ficado marcada, logo abaixo e imediatamente à direita dos arquivos apontados pela seta nº 6 existe um pequeno sinal de bloqueio, assemelhando-se a um sinal de trânsito, informando que não será realizada nenhuma ação de cópia ou movimentação de arquivos se forem mantidas tais condições. Portanto, ao se soltar o botão esquerdo do mouse, nessas condições, os arquivos apontados pela seta nº 4 continuarão armazenados apenas na pasta "P1", não sendo movidos ou copiados para outro local. QUESTÃO 13 – MANTIDA alternativa “D”. Essa questão baseia-se nas Figuras 5(a) e 5(b), do Word 2003, que mostram o mesmo documento, antes e depois de se ativar o recurso "Layout de Leitura". Observando-se detalhadamente a Figura 5(b), especialmente os ícones apresentados na barra de tarefas, assim como o ambiente em que as páginas estão sendo exibidas, pode-se concluir que o recurso ativado foi o de "Layout de Leitura". Além

1959

MUNICÍPIO DE CAMPO BOM Estado do Rio Grande do Sul

CONCURSO PÚBLICO 003/2011

7

disso, ao se ativar tal recurso, o Word 2003, por padrão, coloca duas folhas lado a lado, o que dependerá, entretanto, do monitor de vídeo, do tamanho da fonte do documento, da largura e altura da janela principal do Word 2003, etc. Dependendo de tais aspectos, ao se ativar tal recurso em um computador, um documento de uma página, no modo "Layout de impressão", como mostrado na Figura 5(a), poderá ser apresentado com quatro páginas, como é o caso da Figura 5(b), ou mostrado com duas, três ou, até mesmo, dezenas de páginas, tudo para facilitar a leitura por parte do usuário. Ao contrário do afirmado pelo candidato, não foi dado nenhum outro clique em outro ícone, as figuras representam apenas exatamente o que foi descrito no enunciado da questão. Ressalte-se que a montagem desse tipo de questão, onde é apresentado um enunciado, que é a parte comum, e, a seguir, assertivas I, II e III, que é a parte específica, gramaticalmente devem ser interpretadas da seguinte forma: I. Para que o Word 2003 passasse a ser exibido como mostrado na Figura 5(b), bastou, antes, na Figura 5(a), dar

um clique, com o botão esquerdo do mouse, sobre o ícone apontado pela seta nº 1. II. Para que o Word 2003 passasse a ser exibido como mostrado na Figura 5(b), bastou, antes, na Figura 5(a), dar

um clique, com o botão esquerdo do mouse, sobre o ícone apontado pela seta nº 2. III. Para que o Word 2003 passasse a ser exibido como mostrado na Figura 5(b), bastou, antes, na Figura 5(a), dar

um clique, com o botão esquerdo do mouse, sobre o ícone apontado pela seta nº 3.

Finalmente, é perguntado, após as assertivas, "Quais estão corretas ?", bastando responder, "Apenas I", ou "Apenas II", ou "Apenas III", ou "Apenas II e III" ou "I, II e III". Qualquer outra interpretação é errônea.

QUESTÃO 14 – MANTIDA alternativa “C”. A Figura 2 mostra um documento elaborado no Word 2003, onde o texto apontado pela seta nº 1 encontra-se selecionado. Nesse caso, pressionando-se o ícone apontado pela seta nº 2, será ativada a funcionalidade "Caixa de texto", e devido ao texto estar selecionado, ele será posto dentro de uma caixa de texto que o comporte, podendo a caixa aumentar no sentido vertical e adaptar o texto em seu interior, como mostrado na letra C). A alternativa E) está errada porque não será exibida uma caixa de texto vazia, pois isso só ocorreria se não tivesse nenhum texto selecionado. A alternativa D) está errada porque nessa alternativa não está sendo apresentado o recurso caixa de texto e sim o "Retângulo", o que pode ser observado, visualmente, por apresentar uma única linha fina, com pequenos círculos ao redor, diferentemente da "Caixa de texto". QUESTÃO 15 – MANTIDA alternativa “B”. A Figura 3 mostra um documento elaborado no Word 2003, onde a palavra apontada pela seta nº 1 encontra-se selecionada; além disso, deveria ser observado pelos candidatos que na barra de status encontra-se na cor preta a abreviatura "EST". Esse recurso do Word 2003 significa estender seleção, ou seja, quando ele está ativado, será possível aumentar ou diminuir o texto que se encontra selecionado, podendo-se utilizar, para isso, as teclas do teclado, como "ENTRE", setas de direção, etc. Nesse caso, pressionando-se, duas vezes, a tecla "ENTER", do teclado, o primeiro pressionamento fará com que seja selecionado o primeiro parágrafo e o segundo pressionamento fará com que seja selecionado o segundo parágrafo, como mostrado na alternativa divulgada com o gabarito oficial. Ressalte-se que o primeiro "ENTER" não apagará a palavra "Acidente", assim como o segundo "ENTER" não criará um novo parágrafo como mostrado na alternativa “C”, que está errada. QUESTÃO 16 – MANTIDA alternativa “E”. As Figuras 4(b) e 4(c) mostram as seguintes ações que foram executadas, seqüencialmente, sobre o documento elaborado no Word 2003: (1) selecionou-se o texto apontado pela seta nº 2 (Figura 4(b)); (2) posicionou-se o cursor do mouse, no formato de uma pequena seta, sobre a palavra "Wando", no local apontado pela seta nº 1 (Figura 4(b)); (3) pressionou-se e manteve-se pressionado o botão

1959

MUNICÍPIO DE CAMPO BOM Estado do Rio Grande do Sul

CONCURSO PÚBLICO 003/2011

8

esquerdo do mouse (Figura 4(b)); e (4) arrastou-se o cursor do mouse até o local apontado pela seta nº 4 (Figura 4(c)). Nesse caso, todo o texto selecionado será movido para o local apontado pela seta nº 3 e ficará alinhado à esquerda, devido a formatação do parágrafo apontado pela seta nº 3, onde se encontra o ponto de inserção de texto. Ressalte-se que, nesse caso, não existe caixa de texto e apesar do cursor estar no local apontado pela seta nº 4, o ponto de inserção de texto encontra-se no local apontado pela seta nº 3, sendo, portanto, nesse local, para o qual será movido o texto selecionado. QUESTÃO 17 – ANULADA. Quando da elaboração da prova, foi inserido nessa questão, um conjunto errado de Figuras, tornando inválida todas às alternativas. Essa questão, para ter uma alternativa correta, considerando as condições propostas no enunciado, deveria ter a seguinte assertiva "=(B8*7+C8*3)/10". QUESTÃO 18 – ANULADA. Quando da elaboração da prova, foi inserido nessa questão, um conjunto errado de Figuras, tornando inválida todas às alternativas. Essa questão, para ser correta, considerando as condições propostas no enunciado, deveria ter a seguinte alternativa: "=SE(D8 >= 5;"APROVADO";"REPROVADO")". QUESTÃO 19 – MANTIDA alternativa “B”. Conforme dito no texto introdutório dessa questão, as Figuras 6(a), 6(b) e 6(c) mostram a mesma tabela elaborada no Excel 2003, com o mesmo conteúdo e a mesma formatação. Essas Figuras estão em sequencia, devendo-se, inicialmente, visualizar a Figura 6(a), na qual a seta nº 1 aponta para uma linha horizontal, na cor preta, que passou a ser exibida, após se ativar determinado recurso na janela do Excel 2003. Nessa situação, pressionando-se, na Figura 6(a), uma vez, a tecla "ENTER", do teclado, o resultado é mostrado na Figura 6(b), onde se vê que passou a ser selecionada a célula "C9", o que fez com que fosse destacado o número da linha "9" e ocultada, automaticamente, na altura da linha apontada pela seta nº 5, a linha de número 4, o que somente foi possível porque a planilha "subiu", sendo que as linhas de números 1, 2 e 3 ficaram "congeladas" no mesmo lugar. Finalmente, pressionando-se, na Figura 6(b), mais uma vez, a tecla "ENTER", do teclado, o resultado é mostrado na Figura 6(c), onde se vê que passou a ser selecionada a célula "C10", o que fez com que fosse destacado o número da linha "10" e ocultada, automaticamente, na altura da linha apontada pela seta nº 5, também, a linha de número 5, o que somente foi possível, novamente, porque a planilha "subiu" mais uma vez, sendo que as linhas de números 1, 2 e 3 ficaram, continuaram "congeladas" no mesmo lugar. Nesse caso, pode-se afirmar que o recurso ativado, na Figura 6(a), apontado pela seta nº 1, chama-se "Congelar painéis" e, para ativá-lo, bastou, antes, selecionar, na Figura 6(a), a linha 4 e, a seguir, selecionar, no menu "Janela", tal recurso.

LEGISLAÇÃO QUESTÃO 22 – MANTIDA alternativa “E”. As afirmativas I e III correspondem respectivamente aos artigos 142 e 149 da Lei Orgânica do Município de Campo Bom. A Afirmativa II está em desacordo com o artigo 143 desta mesma legislação. Assim, a alternativa correta é apenas “E”. QUESTÃO 24 – MANTIDA alternativa “D”. A questão apresenta três afirmações. As duas primeiras estão de acordo com os artigos 2º, § único e 3º caput, da Lei Municipal nº 2.408/2003. A terceira afirmativa está em desacordo com o texto expresso previsto no artigo 3º, § 1º desta legislação. Assim, a única alternativa correta é a de letra “D”. QUESTÃO 25 – ALTERA GABARITO DE ALTERNATIVA “D” PARA ALTERNATIVA “B”. A questão solicita que seja apontada a alternativa que não corresponde a cargos de Funções Operacionais. Por equívoco constou do gabarito a letra “D” (Saúde e educação), quando o correta é a letra “B” (Formação do corpo técnico administrativo). QUESTÃO 26 – MANTIDA alternativa “B”. A Alternativa apontada no gabarito como correta (letra “B”), está de acordo com o texto expresso da Lei Municipal nº 2.409/2003.

1959

MUNICÍPIO DE CAMPO BOM Estado do Rio Grande do Sul

CONCURSO PÚBLICO 003/2011

9

QUESTÃO 30 – MANTIDA alternativa “B”. A questão solicita que seja indicada a alternativa que não está de acordo com as regras de Política Urbana previstas na Constituição Federal. Dentre as alternativas apontadas apenas a letra “B” está em desacordo com o Texto Constitucional (art.182, § 1º). O instituto do usucapião especial urbano é tratado de forma expresso pelo artigo 183 da Constituição Federal.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

ARQUITETO QUESTÃO 37 – MANTIDA alternativa “B”. Os aspectos econômicos, sociais e físicoterritoriais são apenas nomes diferentes de uma só e mesma realidade, ou seja, são aspectos diferentes de um só e mesmo sistema e não diversos sistemas. É importante ressaltar que o cabeçalho da questão não solicita a interpretação de todo o trecho da citação do autor, e, portanto a alternativa correta, opção B, reinterpreta uma parte da citação do autor, mas nem por isso deixa de realizar afirmação coerente com o pensamento exposto na questão. Analisando cada opção, temos que:

• A opção A, ao afirmar que o planejamento de uma área deve ser desvinculado das metas e diretrizes dos planos dos escalões superiores, desmente a afirmação do autor, quando o mesmo relata que o quarto aspecto é o envolvimento do setor administrativo ou institucional.

• A opção B está correta pois reinterpreta uma parte da citação do autor, através da abordagem sistêmica, ressaltando que cada item citado é apenas um aspecto do todo do planejamento integrado, e assim devem ser abordados.

• A opção C, ao afirmar que o planejamento não deve obedecer às metas e diretrizes dos planos de sua região pertencente, contradiz a citação do autor por dois motivos: o mesmo diz que o planejamento deve ser integral e abrangente, e também que deve-se considerar o aspecto administrativo.

• A opção D não está correta, pois desconsidera o aspecto administrativo ou institucional para ser planejamento integrado.

• A opção E desmente o autor ao afirmar que apenas um aspecto representa o planejamento integrado. QUESTÃO 40 – MANTIDA alternativa “C”. Para trabalho que necessite também da utilização dos pés, os pedais e demais comandos para acionamento pelos pés devem ter posicionamento e dimensões que possibilitem fácil alcance, bem como ângulos adequados entre as diversas partes do corpo do trabalhador, em função das características e peculiaridades do trabalho a ser executado. O cabeçalho da questão, ao solicitar as recomendações específicas para postos de trabalho, remete ao item 17.3 da NR-17, que trata de Mobiliário dos postos de trabalho. Os demais itens da referida NR tratam de outros temas, igualmente relevantes às questões ergonômicas, mas diferentes na sua abordagem. A opção E, referida na justificativa, trata do item 17.3.4 da NR-17, que diz que "Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados sentados, a partir da análise ergonômica do trabalho, poderá ser exigido suporte para os pés, que se adapte ao comprimento da perna do trabalhador." A opção E difere do texto da Norma ao enfatizar que, ao invés de se partir da análise ergonômica do trabalho, em quaisquer casos poderá ser exigido o suporte para os pés, que se adapte ao comprimento da perna do trabalhador, sendo considerada divergente do texto da normal, e, portanto, opção errada.

CIRURGIÃO DENTISTA QUESTÃO 32 – MANTIDA alternativa “B”. (Efeito sinérgico e maior nefrotoxicidade). Esta questão foi elaborada rigorosamente com base na bibliografia indicada para o respectivo concurso. Referencial Teórico: WANNMACHER,

1959

MUNICÍPIO DE CAMPO BOM Estado do Rio Grande do Sul

CONCURSO PÚBLICO 003/2011

10

L.; FERREIRA, M.B.C. Farmacologia clínica para dentistas. 3ª edição. Guanabara Koogan, 2007. Capítulo: Antibióticos betalactâmicos. Quadro: 27.6. Pág. 286. QUESTÃO 36 – MANTIDA alternativa “B”. (A hidroquinona produz o contraste, possui ação lenta e sofre bastante influência da temperatura, revelando primeiro as partes escuras). O erro na afirmação, encontra-se no fato da hidroquinona, revelar primeiro as partes claras e não escuras. Esta questão foi elaborada rigorosamente com base na bibliografia indicada para o respectivo concurso. Referencial Teórico: FREITAS, A.; ROSA, J.E.; SOUZA, I.F. Radiologia odontológica. 6ª edição. Artes Médicas, 2004. Capítulo: Filmes e processamento radiográfico. Pág. 51. QUESTÃO 38 – MANTIDA alternativa “D”. (Um aspecto muito importante é considerar a possibilidade de terminações nervosas do plexo cervical inervarem o vestíbulo bucal da mandíbula na região de incisivos e canino). As terminações do plexo cervical superficial inervam o vestíbulo bucal da mandíbula na região de molares e pré-molares. Esta questão foi elaborada rigorosamente com base na bibliografia indicada para o respectivo concurso. Referencial Teórico: SILVEIRA, J.O.L.; BELTRÃO, G.C. Exodontia. Editora Médica Missau, 1998. Capítulo: Anestesia aplicada. Pág. 120, 122 e 123.

ENFERMEIRO

QUESTÃO 33 – MANTIDA alternativa “B”. Em relação ao item V: A comida servida aos outros membros da família NÃO pode ser dada ao bebê de oito meses, mesmo que passada na peneira ou amassada com o garfo, consideramos incorreta , baseados no referencial teórico sugerido para o concurso: BRASIL, Ministério da Saúde. Saúde da criança: acompanhamento ao crescimento e do desenvolvimento infantil. 2002. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/crescimento_desenvolvimento.pdf. No anexo 8 - Dietas Hipercalóricas e Hiperproteicas propostas pelo AIDIPI – recomendações para a alimentação da criança. Na Parte 1, recomendações para alimentação da criança, de 8 a 11 meses, pagina 66, encontramos a seguinte afirmação : A comida servida aos outros membros da família pode ser dada ao bebê, desde que passada na peneira ou amassada com o garfo. QUESTÃO 37 – ANULADA. Os recursos impetrados foram julgados procedentes, as respostas corretas seriam I e V, no entanto, não foi colocada esta alternativa na questão. Ainda cabe salientar que a colocação correta quanto ao item V. A dose inicial da vacina contra a Febre Amarela deve ser administrada aos nove meses e a dose de reforço aos dez anos. No item V deveria ter sido colocado dose de reforço aos dez anos e não segunda dose aos dez anos. QUESTÃO 39 – MANTIDA alternativa “A”. Considerando as manifestações clínicas do Diabetes Mellitus, assinale a alternativa que compreende as manifestações clínicas presentes em todos os tipos desta doença: a) Poliúria, polidipsia e polifagia Conforme referencial teórico utilizado na elaboração da questão 39, SMELTZER, Suzanne C.(et. al) Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 10. ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. Volume 2, Unidade 8, Capítulo 41, página 1221, a afirmativa correta é mantida a alternativa “A”: Poliúria, polidipsia e polifagia. Esta alternativa se refere às manifestações clínicas presentes em todos os tipos de Diabetes, neste caso o termo “todos” define a única alternativa a ser escolhida uma vez que todas as outras alternativas correspondem às manifestações clínicas do Diabetes tipo 1.

1959

MUNICÍPIO DE CAMPO BOM Estado do Rio Grande do Sul

CONCURSO PÚBLICO 003/2011

11

ENGENHEIRO CIVIL QUESTÃO 33 – MANTIDA alternativa “E”. Esta questão baseou-se no seguinte referencial teórico: THOMAZ, Ércio. Tecnologia, Gerenciamento e Qualidade na Construção. 1ª ed. São Paulo: Pini, 2001. O conteúdo em questão consta nas páginas 81 e 82 no capítulo II. Abaixo capturas das páginas 81 e 82, respectivamente, onde são apresentadas as duas condições separadamente:

Figura 1 – Captura da Página 81

Figura 2 – Captura da Página 82

QUESTÃO 34 – ANULADA. Esta questão baseou-se no seguinte referencial teórico: THOMAZ, Ércio. Tecnologia, Gerenciamento e Qualidade na Construção. 1ª ed. São Paulo: Pini, 2001. O conteúdo em questão consta nas páginas 96,97 e 98 do capítulo III. De fato, entre as causas de patologias está a MÁ execução do projeto, o que torna a afirmação inequívoca, diferentemente do que constou na alternativa “E”.. QUESTÃO 40 – MANTIDA alternativa “E”. Esta questão baseou-se no seguinte referencial teórico: YAZIGI, W. A técnica de edificar. 8ª. ed. São Paulo: Pini, 2007. O conteúdo em questão consta nas páginas 744, 745 e 746, no capítulo 21. Na figura 3, aparece a captura da página 745, onde o autor define claramente a manutenção predial e suas condicionantes.

Figura 3 – Captura página 745 A

Com relação à alternativa abaixo: c) ficam fora do âmbito da manutenção da edificação quaisquer das características iniciais que sejam alteradas em função da necessidade do uso ou destinação funcional Sustenta-se que a mesma de fato está correta, segundo captura da página 745, apresentada na Figura 4.

1959

MUNICÍPIO DE CAMPO BOM Estado do Rio Grande do Sul

CONCURSO PÚBLICO 003/2011

12

Figura 4 – Captura página 745 B

A alternativa incorreta é de fato aquela reproduzida abaixo: e) dependendo da localização do município e da complexidade das atividades, não necessitam de direção de profissional legalmente habilitado. Pois, como mostra a Figura 5, que captura a página 746, os serviços técnicos de manutenção devem ser dirigidos por profissional técnico.

Figura 5 – Captura página 746

FARMACÊUTICO

QUESTÃO 31 – MANTIDA alternativa “A”. As sentenças I e II estão corretas conforme referencial teórico. Ou seja,a injeção intramuscular de medicamentos proporciona efeitos menos rápidos, mas com maior duração que os obtidos pela administração intravenosa. Soluções ou suspensões aquosas ou oleosas de substâncias farmacêuticas podem ser administradas por via intramuscular. A sentença II está incorreta, porque o lugar habitual para injeção intradérmica é a face anterior do antebraço e não posterior como está na frase. A sentença III está incorreta, porque os medicamentos administrados pela via intravenosa geralmente devem ter a forma de solução aquosa, porém emulsões oleosas são administradas por via intravenosa como fonte de calorias e ácidos graxos essenciais em pacientes que utilizam nutrição parenteral. Desta forma a resposta correta da questão é a alternativa A que prevê como corretas as sentenças I e II. Referência bibliográfica básica: 1. Ansel, C. Howard. Farmacotécnica - formas farmacêuticas e sistemas de liberação de fármacos. 6.ed. Editorial

Premier, 2000. 568p. Página 319-321. Referência bibliográfica complementar: 2. Ansel ,C.Howard. Farmacotécnica - formas farmacêuticas e sistemas de liberação de fármacos. 6.ed. Editorial

Premier, 2000. 776p. Página 471-478. 3. Erstad,B.L. e Meeks,M.L.: Influence of injection site and route on medication absortion. Hosp.Pharm.28:853-856,

1993.

QUESTÃO 34 – MANTIDA alternativa “B”. O principal objetivo da terapia anti-retroviral é retardar a progressão da imunodeficiência e/ou restaurar, tanto quanto possível, a imunidade, aumentando o tempo e a qualidade de vida da pessoa infectada. Contudo a evolução natural da infecção pelo HIV caracteriza-se por intensa e contínua replicação

1959

MUNICÍPIO DE CAMPO BOM Estado do Rio Grande do Sul

CONCURSO PÚBLICO 003/2011

13

viral em diversos compartimentos celulares e anatômicos, que resulta, principalmente, na destruição e disfunção de linfócitos T que expressam o antígeno de membrana CD4 (linfócitos T-CD4+) e de outras células do sistema imune. A depleção progressiva dos linfócitos T-CD4+, em conjunto com outras alterações quantitativas e qualitativas do sistema imune, leva à imunodeficiência, que em sua forma mais grave manifesta-se pelo surgimento de infecções oportunistas e neoplasias que caracterizam a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Assim, a supressão máxima e contínua da replicação viral é desejável para reduzir ou reverter o dano imunológico. Apesar dos avanços terapêuticos, estima-se que 10 a 20% dos pacientes que iniciam o tratamento não conseguem suprimir a viremia de forma satisfatória após alguns meses de terapia (falha virológica primária) e cerca de 20 a 50% dos que apresentam boa resposta inicial apresentarão falha virológica no tratamento (falha virológica secundária), sendo a taxa de resposta virológica aos tratamentos subseqüentes progressivamente menor. Nos pacientes portadores do vírus da imunudeficiência adquirida que apresentam risco teórico de falha medicamentosa e recidiva recomenda-se tratamento com duração de nove meses (alternativa B). Referencia bibliográfica básica: 1. Fuchs, F. D.; Wannmacher, L. e Ferreira, M. B. C. Farmacologia Clínica: Fundamentos da terapêutica racional. 3

ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. 904p. Página 268.

Referência bibliográfica complementar: 2. Duncan, Bruce B. et al.Medicina Ambulatorial.Condutas Clínicas em Atenção Primária.3ed.Porto Alegre,Artes

Médicas,2004. 3. Yeni,P.G. et al. Antiretroviral therapy in adults,updated recommendations of the international AIDS Society,USA

Panel.JAMA,v.288,p.222-35, 2002.

FISIOTERAPEUTA QUESTÃO 33 – MANTIDA alternativa “D”. Segundo o autor citado na bibliografia Pryor, os pulmões dos lactentes são MENOS complacentes que os das crianças mais velhas e adultos. QUESTÃO 35 – MANTIDA alternativa “C”. Segundo o autor citado Hoppenfeld, a maioria dos problemas se faz aparente durante a fase de acomodação da posição, já que nesta fase a sustentação do peso do corpo solicita grande esforço do membro inferior e na fase de oscilação os problemas são bem menos evidentes. QUESTÃO 37 – MANTIDA alternativa “A”. O teste de Resalto serve para avaliar uma ruptura no lábio da glenóide, já o teste citado pelo candidato é conhecido como teste de Hughston.

FONOAUDIÓLOGO

QUESTÃO 36 – MANTIDA alternativa “B”. A alternativa “B” deve ser mantida, pois a resposta se baseia na bibliografia indicada para estudo no edital. Se pegarmos outros livros, teremos respostas divergentes também, o que não invalida a opinião do autor. REFERENCIAL TEÓRICO: Fundamentos em Fonoaudiologia, Audiologia página: 111.

MÉDICO ESPECIALIDADES BÁSICAS – CLÍNICO GERAL QUESTÃO 31 – ANULADA. O recurso impetrado foi julgado procedente visto que há a possibilidade de aceitar-se o proposto na alternativa “E”.

1959

MUNICÍPIO DE CAMPO BOM Estado do Rio Grande do Sul

CONCURSO PÚBLICO 003/2011

14

QUESTÃO 34 – MANTIDA alternativa “D”. O recurso impetrado foi julgado improcedente, em que pese haver a presença da letra “r”, o sentido da frase está presente com a palavra respectivamente. QUESTÃO 37 – MANTIDA alternativa “E”. O texto “São pessoas com risco de desenvolver insuficência cardíaca" está definitivo na bibliografia recomendada: Tratado de Medicina Interna, Cecil, 22ª Ed., pág. 424. Tratado de Medicina Interna, Cecil, 22ª Ed. QUESTÃO 39 – ANULADA. Houve a supressão das palavras que poderiam dar sentido ao último parênteses da coluna.

MÉDICO NEUROLOGISTA

QUESTÃO 39 – ANULADA. Não há gabarito correto, a justificativa de falha na elaboração da questão procede. De cima para baixo, o primeiro parênteses não tem resposta, o segundo ficaria com a resposta 2 , o terceiro com a resposta 4 e o último poderia ter a resposta 1 ou 3. Referência: WILLIAM CAMPBELL. De Jong`s the neurological examination. 6. ed. 2005. Capítulo 47. Página 477.

PSICÓLOGO

QUESTÃO 32 – MANTIDA alternativa “B”. A alternativa B refere-se ao afastamento de pressões “internas” e não pressões “ambientais” como referido por Cordioli. QUESTÃO 33 – MANTIDA alternativa “B”. A referida alternativa não afirma que busca “corrigir” crenças disfuncionais, mas sim “eliminar” pensamentos distorcidos, estando, portanto incorreta tal afirmação. Existindo apenas uma única alternativa como opção de resposta. QUESTÃO 38 – ANULADA. Uma vez que na grade de respostas encontramos duas alternativas iguais, letra A e C.

Porto Alegre, 01 de março de 2012.

Comissão de Processos Seletivos & Concursos