Download - kundalinhi.pdf

Transcript
Page 1: kundalinhi.pdf

O QUE É KUNDALINI?

kundalini é o poder do desejo puro dentro de nós, é a energia de nossa alma, de nossa consciência. Kundalini é a nossa emanação do infinito, a energia do cosmos dentro de cada um de nós. Como nossa energia criativa, ela pode ser imaginada como uma serpente enroscada adormecida na base de nossa coluna. Uma energia adormecida dentro de nós que se desperta, expande nossa consciência. Kundalini é a potencialidade de que todos nós somos capazes.

E quando nós despertamos a nossa Kundalini, nós nos tornamos cônscios de nossas capacidades criativas, de nossa finitude diante do infinito. A kundalini torna possível a nós, seres humanos com identidades finitas, relacionarmos com nossas identidades infinitas. E nós tornamos isto possível quando o nosso sistema glandular é ativado e nosso sistema nervoso forte e estes são combinados para se criar um movimento ou fluxo no flúido espinhal e uma sensitividade nas terminações nervosas. Nestas condições, o cérebro recebe os sinais e os integra.

Como resultado, toda nossa percepção se expande numa tremenda claridade. Percebemos os efeitos e os impactos de uma ação antes dela acontecer. Adquirimos o poder da escolha de agir ou não. A consciência nos dá esta escolha e a escolha nos dá liberdade. Quando conseguimos um fluxo constante da Kundalini, é como se estivéssemos nos despertando de um longo cochilo, deixamos de viver numa realidade imaginária e nos tornamos compromissados com os nossos propósitos e metas aproveitando muito mais os prazeres da vida.

O nosso sistema foi construído para sustentar o despertar da energia Kundalini, restanos saber se estamos usando-a em toda extensão desta potencialidade. O fluxo da Kundalini é liberado a partir do Chakra do umbigo e sobe até o chakra corôa acima do topo da cabeça; aí a energia começa a descer passando pelos chakras até a base de nossa coluna. Depois de alcançar o chakra raiz, ela volta para o centro do umbigo.

A ascensão da energia é o caminho para a liberação. É chegar à percepção de que a realidade de Deus está dentro de cada um de nós. A ascensão da Kundalini é o desenroscar da consciência Deus, o testemunho da realidade do poder ilimitado que é a essência de nossas almas.

A descida da kundalini é o caminho da manifestação. Os chakras se abrem nesta descida. E assim que os chakras se abrem, a nossa essência é

Page 2: kundalinhi.pdf

consolidada em nosso carater, nossos dons são integrados em nossos comportamentos e ações. Nossos talentos se tornam uma parte prática em nossas vidas. O que nos referimos como manifestação aqui são as "vibrações" que é uma tradução aproximada do termo sânscrito Chaitanya. Chaitanya (vibrações) é a força integrada de nosso ser fisiológico, mental, emocional e religioso." Portanto a descida da energia Kundalini simboliza esse despertar de nosso potencial e nos traz a consciência de Deus para todas as nossas atividades cotidianas.

A iluminação, ou auto-realização é conquistada quando o ciclo de ascensão e descida, se completa. Auto-realização é o nosso primeiro encontro com a Realidade. O despertar da Grande Mãe dentro de nós, que a partir de então, irá cuidar de nós, nos dando toda proteção que precisamos. A kundalini nos cura, nos melhora e nos confere todas as bênçãos. Ela varre para fora de nossa realidade todas as nossas preocupações dos níveis mais grotescos.

KUNDALINI YOGA

Yoga é a ciência de se criar um relacionamento entre o humano e o infinito fundindo nossa energia individual com a energia cósmica. Yoga significa "unir", "colocar junto".

Kundalini yoga é uma técnica ancestral designada para expandir a nossa consciência. Nossas capacidades e escolhas são determinadas por nosso grau de consciência e à medida em que expandimos esta consciência nos tornamos capaz de ir além das fronteiras da realidade manifesta. Nós somos fortalecidos para ousarmos mais em nossas escolhas e nos apossamos de uma energia criativa que nos dá significado em nossas vidas.

Kundalini yoga desbloqueia nosso potencial infinito nos capacitando com um poder criativo imenssurável. Tornamo-nos mais conscientes do Todo trazendo para a realidade todos os aspectos de nosso verdadeiro ser, a saber: nossas faculdades mentais, nossa energia emocional e nossa estrutura física que são trazidas à um equilíbrio e alinhamento. E assim que fazemos isto, abrimos a nossa capacidade para experienciar, expressar e compartilhar com o todo Infinito.

Page 3: kundalinhi.pdf

Kundalini Yoga é sobre a compreensão de quem realmente somos nos livrando das formas limitadas que freqüentemente nos pensamos. Com o desabrochar de nossa verdadeira natureza nos tornamos livres das amarras familiares e do passado e nos tornamos livres de medos de mudanças e do desconhecido, de crenças limitadas e restritivas, de hábitos auto-destrutivos, de velhos sentimentos e feridas.

A prática da Kundalini yoga elimina os nossos apegos, torna o desconhecido conhecido, expande a nossa percepção da realidade, nos dá forças para

eliminarmos hábitos nocivos e substituí-los por outros saudáveis, cura as nossas feridas com o poder do amor, nos dá a experiência de sermos completos.

Esta experiência é direta e pessoal. Nossos pensamentos que se tornam conhecimentos, que se tornam a verdadeira sabedoria, quando experienciados com o coração, com o nosso corpo, com todo o nosso ser.

Quando nós agimos com o nosso coração, experienciamos a completude de nosso ser, a benção de nossas existências. A alegria que sentimos quando agimos a partir de nossa verdade interna é um dos dons sagrados de sermos humanos.

A Kundalini yoga nos oferece técnicas para ficarmos saudáveis construindo um sistema imunológico forte, mantendo as nossas glândulas ativas, criando um sistema nervoso forte e mantendo uma boa circulação. Um corpo saudável nos dá a energia para vivermos as nossas vidas plenamente. E uma base física sólida nos ajuda a consolidar a nossa estrutura mental, emocional e espiritual.

A Kundalini yoga nos oferece técnicas para sermos felizes à medida em que desenvolvemos a nossa intuição, reconhecemos a realidade, revelamos o que há de importante em nós. Nos dando ciência de nosso verdadeiro caminho com a confiança para enfrentarmos os nossos desafios.

A Kundalini Yoga nos torna harmoniosos e inteiros ativando nosso potencial adormecido de nosso cérebro, pondo em curso as nossas reservas energéticas

Page 4: kundalinhi.pdf

armazenadas perto do ponto do umbigo para conectá-las com a glândula pineal.

Quando estas duas energias se conectam nós obtemos o poder de conseguir a auto-realização e desenvolvemos a capacidade para descobrir a nossa elação com a consciência universal.

A prática da Kundalini Yoga torna possível, transformar as nossas limitações para que o fluxo natural da corrente cósmica possa passar por nós. iniciar um processo de auto-reconstrução para podermos aproveitar ao máximo a magnificência deste despertar. Desenvolver disciplina e consciência para sintonizarmos e utilizarmos a energia divina.

Kundalini yoga nos dá a oportunidade de irmos além de nossas limitaçòes que se originaram de hábitos medíocres, de uma vida sem sentido e crenças errôneas. Nos dá a chance de experienciarmos que realmente somos, de testemunharmos o infinito em nossas vidas diárias, de retornarmos à nossa essência.

Kundalini yoga nos ajuda a parar com a uerra interna que nos causa tanto desconforto e contamina muito de nossa energia e força virtal.

Kundalini yoga nos permite estabelecer um estado mental onde estamos conscientes de nós mesmos, agindo por inteiro. Onde deixamos de ser reféns de estímulos externos e emocionais. Onde temos a consciência dos efeitos de uma açào antes de tomá-la. Onde temos um controle total de nossos pensamentos e ações. Onde fazremos as nossas escolhas a partir de nós mesmos.

Kundalini yoga nos oferece técnicas para estabelecermos uma força física, mental e emocional que nos torna capazes de nos libertarmos de nossos medos e inseguranças, de experienciarmos a nossa divindade interna, de encararmos os desafios de forma criativa e aproveitarmos cada momentos de nossas vidas com graça e gratidão.

Kundalini yoga nos ajuda a alterar e cultivar nossa consciência, conquistar uma flexibilidade mental e física, elevar nossa consciência espiritual e descobrir propósitos e significados mais elevados na vida.

Kundalini Yoga abre a nossa consciência e receptividade para que possamos reconhecer as oportunidades quando elas aparecem para que assim possamos sustentar o nosso compromisso com a nossa alma.

Page 5: kundalinhi.pdf

O DESPERTAR DA KUNDALINI

A ATIVAÇÃO DA ENERGIA DIVINA INTERIOR.

Na base da coluna espinhal de todo ser humano está localizada uma fonte adormecida e poderosa de energia. Esta fonte é conhecida como Muladhara Chakra de onde partem três canais sutís conhecidos como Naadis que sobem pela coluna até atingir o cérebro. O Naadi do meio é conhecido como Sushumna onde em cada um de seus lados estão o Ida e o Pingla. Nos cinco outros centros de energia altamente concentrada, chamados Chakras, localizados ao longo da coluna, estes três Naadis se juntam e quando saem se dividem novamente em três canais à medida

que sobem mais além.

Incluindo o Muladhara, existem vários outros chakras onde uma energia muito poderosa se encontram adormecidas e quando ativadas em nós, desenvolvemos poderes extraordinários como Telepatia, Hipnotismo, Clarividência. Na realidade você pode conseguir um sucesso total em toda e qualquer área de sua vida.

O processo de ativação desta energia pode ser muito complicado e difícil a menos que você consiga a ajuda de um Mestre que possui a sua própria Kundalini completamente ativada e que conheça todos os processos de ativação da Kundalini.

A liberação, a fusão do indivíduo com o universo, pode ser considerada a experiência derradeira, por onde a energia cósmica se revela através de nosso corpo. De acordo com os princípios tântricos, tudo que existe no cosmos deve também existir no corpo humano. O propósito deste conhecimento é procurar pela verdade dentro de nós, para que possamos nos realizar completamente, desvendando a realidade básica do universo.

A palavra sânscrita para Kundalini significa 'serpentina'. A Kundalini serpentina é a energia feminina que existe em forma latente. Não só em todo ser humano mas também em cada átomo do universo. O que acontece é que esta energia no indivíduo pode ficar adormecida por toda a sua vida. O objetivo da prática tântrica da Kundalini-yoga é despertar esta energia cósmica e unificá-la

Page 6: kundalinhi.pdf

com Siva, A Consciência Pura difundida em todo o universo.

A Kundalini estática, não manifesta é simbolizada por uma serpente enroscada em três voltas e meia, com sua calda na boca, e espiralando em torno do eixo na base da coluna. Quando a Kundalini Sakti está pronta para se desdobrar, ela ascende para se unir à Siva(Consciência Pura) na corôa da cabeça.

A Respiração providencia os meios para uma simbiose entre as diferentes formas de vida e também entre existência e consciência. A Yoga tem a principal preocupação de direcionar esta força bio-motora rumo à expansão da consciência no organismo humano. É através da ciência da Respiração que os centros sutís do corpo são vitalizados.

A Yoga desenvolveu técnicas sistemáticas de respiração regulando sua velocidade, profundidade e rítmo. Em circunstâncias normais, nossa respiração é muito irregular, sendo, tanto a inalação quanto a exalação, muito superficiais e sem harmonia.

Os princípios cósmicos movendo-se com a corrente vital que sai( i.e., descendente) se tornam involuídas com o início da corrente retornante. A corrente ascendente é para ter a ordem inversa da corrente descendente. Este preencher e esvaziar constante é o rítmo do próprio universo, enviando ondas que irão atingir a raiz dos impulsos da Kundalini.

Quando a Kundalini é atingida, ela se desperta, desdobra-se (i.e., dinamiza-se) e começa a se elevar como uma serpente furiosa, chocando-se em cada chakra à medida em que ela sobe, até que a Shakti surge com Siva na laya-yoga.

A dinamização, transformaçaão e sublimação dos estados físicos, mental e espiritual é possível somente através do despertar da Kundalini.Sakti e sua reorientação num movimento ascendente até ela se unir a Siva, resultando na inundação de todo o ser com uma benção indescritível. O praticante eleva-se dos elementos mais grosseiros para os mais sutís, e realiza, numa experiência transcendental, sua união com Siva-Sakti, para se tornar um 'homem-cósmico'.

É necessário um treinamento longo e várias disciplinas preparatórias para o despertar da kundalini, mas é bom também saber que NÃO HÁ REGRAS FIXAS para isto. Existem 'varios meios para se conseguir este objetivo: Mantras, Diksha (transferência da energia Divina do Guru para o discípulo), Kriya-yoga, Pranayama, RasVigyan (suor do mercúrio consagrado) e até ervas e poções Ayurvedica.

Algumas escolas fazem o uso do Mantra Sadhana por ser considerado o mais seguro e pode ser experimentado por qualquer um. Quando a Kundalni é ativada ocorre um tremendo jorro de energia que pode causar grandes danos, se

Page 7: kundalinhi.pdf

não for propriamente canalizada pelo corpo. Mas o processo do Mantra Sadhana é um método lento e estável totalmente livre de riscos. Além do mais isto é feito sob a orientação de um Guru que possui o controle sobre a Kundalini. No processo do Mantra , os seis Chakras são ativados, um de cada vez e existem sete estágios deste Sadhana.

Qualquer que seja o método empregado é sempre necessário a presença de um Guru poisdurante este processo, as forças divinas no corpo se tornam ativas e atacam as fraquezas do Sadhak como avareza, ciúmes, obsessão, raiva, falsidade e outros traços negativos. Algumas vezes, esta batalha entre estas energias positivas (Kundalini) e as negativas pode ser tão intensas que a pessoa pode perder seu equilíbrio mental, ou ainda, seus traços maléficos podem parecer tão intensos que a pessoa pode tomar rumos errados na vida.

Mas se existe um Gura para ajudá-lo em cada passo do processo, as energias negativas jamais sairão vitoriosas. É por isso que o guru freqüentemente sugere o Mantra Guru Sadhana por ser tão forte e poder aniquilar todos os traços negativos do Sadhak.

É importante notar que existem Mantras diferentes para a ativação dos seis chakras. Lembre-se também que o que está se operando aqui não é um milagre, e sim um processo lento e gradual e talvez necessiata-se de alguns meses para se perceber a ativação do chakra em questão.

Os seis Sadhanas podem ser completados dentro de um prazo de seis meses. Todavia , não é necessário esperar que o primeiro chakras esteja ativado para se tentar o Sadhana do próximo Chakra. Na verdade, você pode executar toda a série, todos os Sadhanas um depois do outro sem esperar por resultados. Normalmente os Chakras se tornam ativos somente dias depois do Sadhana, e aí, pode acontecer que até dois ou três Chakras se ativem de uma vez só.

Veja na outra página os procedimento de Preparação para as sessões de Kundalini Yoga

Ninguem sabe exatamente qual é o gatilho que inicia o desdobrar deste potencial espiritual. Para alguns, esta emergência espiritual é um processo suave e integrado que se desenvolve como uma conseqüência natural dos muitos anos de dedicação no serviço, orações e meditações sob a orientação de um Guru. Pode-se também experienciar um despertar mais brusco, rápido, devido à outras práticas que a pessoa possa ter feito sem ter consciência de que estas lhe serviram para o despertar da energia transformadora.

Portanto é através destas práticas de yoga, bio-energética ou respiração que você vai conseguir o despertar da kundalini como um prenúncio da transformação do potencial espiritual. Esta energia, assim que ativada, será sentida como uma

Page 8: kundalinhi.pdf

vibração no corpo juntamente com uma forte sensação de impulso, descarga ou de um fluxo constante na coluna, ou ainda, um movimento serpentino espiral lento.

Um outro catalizador muito comum pode ser uma alfição intensa, emocional ou física, As pessoas quando se deparam com os limites de suas resistências e se vêem cara a cara com a morte normalmente se movem para estágios de uma consciência não-ordinária ou transpessoal; ou ainda, transições da vida como gravidez, separação e outros marcos de transição, i.e., situaçòes emocionalmente tensas que podem levá-las a um despertar espiritual. A despeito das especificidades individuais nas experiências de cada um, o despertar da Kundalini proclama um período de grandes mudanças na vida de uma pessoa.

Benefícios da ativação da Kundalini :

Dentro de nossa coluna vertebral existem sete lotus localizados no Brahma Nadi. Eles são conhecidos como Chakras e possuem números diferentes de pétalas e cores também distintas.(Ver a página Chakras para maiores detalhes) Aqui veremos somente as resultantes de suas ativação.

Chakra Muladhara

A ativação deste Chakra resulta em se libertar das tensões e conquistar a verdadeira felicidade, beleza, saúde perfeita e força física, além de magnetismo pessoal.

Chakra Swadhishtthana

Sua ativação resulta em se livrar das indisposições estomacais, aumento da energia sexual e cura das debilidades sesuais, aumenta a coragem e o destemor além de seu magnetismo.

Chakra Manipura

Sua ativação resulta em perfeita digestão e livrar-se de indisposições como pedras nos rins, diabetes, problemas no fígado, etc. Sucesso em Sadhanas surpreendentes como voar, andar sobre a água, contato telepático com plantas e animais, perfeição no Pranayama e a maior de todas as conquistas que é sucesso na Meditação.

Page 9: kundalinhi.pdf

Chakra Anahata

A ativação deste Chakra resulta em paz mental, graça divina ilimitada, total liberdade de todas as tensões, poder para ver o futuro, poder de hipnose, de entrar no Samadhi (transe divino), se livrar de problemas relacionados ao coração e aumentar suas emoções mais singelas como o amor, afeição e gentileza.

Chakra Vishuddha

Sua ativação resulta em se livrar de todos os desconfortos relacionados com a garganta, tireóide, etc..Aumento de seu conhecimento, ganho em seu poder de eloqüência, Samadhi mais profundo, perfeição na arte da Hipnose, ganho do poder para morrer quando desejar, sucesso material total como; conforto, riquezas e fama.

Chakra Aagya

Também conhecido como o Terceiro Olho, sua ativação nos traz poderes prodigiosos como clarividência, telepatia, poder para amaldiçoar ou abençoar, satisfação instantânea do que desejar, e ganho de conhecimento relacionado a todas as áreas e ciências, poder para controlar os pensamentos de outros e interferir até mesmo na natureza.

Chakra Sahastrara

Aqui é a Morada do Senhor Shiva; e quando a Kundalini Shakti se une com o Supremo Ser, o praticante é monopolizado por uma meditação profunda onde ele perceberá uma paz e benção infinitas. Por ser um centro sutil, com sua ativação será produzido uma secreção como um elixir que permeará todo o corpo tornando a pessoa livre de todos os desconfortos. Nos tornamos livres de todas as fronteiras e apegos corporais. Todos os elementos naturais estão sob seu controle.

Alguns sintomas do Despertar da Kundalini

Esta tremenda mudança do nível de consciência resultante do despertar da Kundalini pode ser uma experiência dramática com anos de surtos físicos e psicológicos. Este processo pode variar de pessoa para pessoa. Em alguns ocorrem mais sintomas físicos intensos enquantio que em outros ocorrem mais sintomas emocionais ou psicológicos. É como se uma nova energia surgisse em

Page 10: kundalinhi.pdf

seu sistema energético, com todos os seus problemas físicos e psicológicos não resolvidos, e os colocasse em evidência para serem resolvidos e liberados.

Greenwell (1990) apontou sete categorias de sintomas que foram observados durante o despertar da Kundalini:

Prana é a palavra Hindu para energia vital. Assim que uma energia intensa se move pelo corpo limpando os bloqueios psicológicos, a pessoa pode experienciar trancos involuntários incluindo sacudidelas, tremor, vibrações, espasmos e contrações. Assim que estas couraças e bloqueios profundos forem varidos por um fluxo

de energia suave, a pessoa pode entrar em contato com memórias e emoções associadas à traumas passados.

Alguns se encontram performando posturas de yoga e mudras que eles nunca aprenderam e jamais poderia fazê-los em um estado normal de consciência. Da mesma forma, elas pode reproduzir palavras sânscritas ou sons, ou tomar consciência de músicas,

mantras ou tons. um padrão incomum de respiração (muito rápido ou muito lento) pode surgir, ou ainda uma respiração superficial ou mesmo ficar sem respirar durante um período longo de tempo.

Sintomas Fisiológicos

O despertar da kundalini normalmente ocasiona atividades fisiológicas incomuns causadas por um movimento intenso de energia que libera toxinas no corpo. Estes sintomas incluem aparentes problemas no coração, dores de cabeça e na coluna, disturbios gastro-intestinal e problemas nervosos. Já foram reportadas sensações internas de extremo calor, super sensibilidade da terminações nervosas, hiperatividade ou letargia, grandes variações no apetite sexual e até orgasmos expontâneos.Estes sintomas são irregulares, indo e vindo sem a menor previsão e geralmente não respondem ao tratamento médico.

Surtos Psicológicos

O despertar espiritual normalmente oferece algum desfio à supremacia da consciência do ego. O desafio para mover-se para além das respostas inconscientes governadas por impulsos e instintos e remove a consciência do ego do centro de nossa psique.. Tais desafios produzem um período de confusão mental e desequilíbrio. As pessoas seacha em meio a estados emocionais inexplicáveis à medida que elas se movem rumo à questões não resolvidas. Um rodemoinho de emoções que vão desde ansiedade, culpa e depressão, à repentes

Movimentos Prânicos ou kriyas

Fenômenos Yoga

Page 11: kundalinhi.pdf

de compaixão, amor e pura alegria acompanhados com rompantes de choramingos.

Experiências Extra

Sensoriais

À medida em que a percepção se expande, a pessoa experiencia fenômenos visuais atípicos como: luzes, símbolos, entidades, ou revisão de experiências de vidas passadas.Quanto à audição pode-se incluir ouvir vozes, músicas, sons internos ou mantras. Até o sistema olfatório pode ser estimulado com a percepção de incensos de sândalo, rosas, etc. Pode-se perder a noção do limite corporal ou ter a sensação de ser maior do que se é, ou de se estar fora do corpo resultando em confusão e desorientação.

Fenômenos Psíquicos

Com a abrtura das habilidades psíquicas, a pessoa poderá desenvolver ; precognição, telepatia, psicocinese, leitura de auras e habilidades de cura.

A pessoa poderá se transferir para um estado de consciência alterado onde ela poderá perceber diretamente a unidade subjacente ao mundo dual e experienciar serenidade e paz com um profundo conhecimento de sabedoria.

Em alguns casos, o estado provocado pelo surto psicológico é tão severo que pode se assemlhar a um suto psicótico. Por isso é necessário um ambiente que apoie e compreenda a pessoa em vez de rotulá-la de louca. Portanto é fundamental que se esteja em contato com pessoas que lhe dêem apoio e pode ajudar a minimizar os disturbios.

Por último eu gostaria de ressaltar que o despetar da Kundalini não é o mesmo que Iluminação que dificilmente resultaria de um único encontro com o numinoso. Seria mais como se esse despertar energético iniciasse uma expansão da consciência que será o início das muitas outras experiências de estados transpessoais de consciência. A intensidade e a duração desses flashes varia de acordo com a nossa presteza para assimilá-los e integrá-los. Desta maneira, o despertar da Kundalini não é a meta final e sim o início de uma transformação de consciência que expandirá a nossa capacidade de conhecer o infinito. Emergência espiritual normalmente inclui expansão de habilidades de percepção, aumento de energia, expressão criativa e uma dedicação e

Estados de Consciência

Mística

Page 12: kundalinhi.pdf

comprometimento para servir um bem maior.

PRANA E A ESPIRAL KUNDALINI

PRANA E A ESPIRAL KUNDALINI

Quando falamos em prana temos que discutir o movimento espiral da energia na consciência cósmica.Existe um ponto de estresse que surge na consciência quefaz com que uma partícula de energia entre em órbita. Se a partícula volta ao seu lugar de origem, o ciclo se completa e o movimento não se perde mais, e você obtém a consciência pura que as pessoas chamam de "Deus" ou o "Divino". Kundalini é apenas um outro nome para esta força vital cósmica. Esta força vital cósmica ou prana passa por certos campos da consciência. E quando isto acontece, um movimento é gerado. Agora, porque este movimento erra o seu próprio ponto de partida e se espiral para fora e para longe do seu centro é algo que não sabemos. Só sabemos que acontece.

A energia Kundalini não é minha energia e a noção de desejo não tem nada a ver com ela. Não podemos nos sentar em uma postura de yoga e simplesmente desejar que a energia Kundalini suba. Este sentido de Ego com todos os seus complexos são obstáculos que aparentemente fazem a Kundalini parecer adormecida. É muito comum ouvirmos alguem dizer da Kundalini "adormecida" mas isto nunca pode acontecer. A energia pode estar estática mas nunca adormecida; nem hipoteticamente

Quando a Kundalini erra em seu primeiro ciclo, ela se perde e aí, ela começa a procurar por uma conclusão de seu ciclo e acaba se afastando mais e mais.Mas como o movimento é espiralado, há uma constante atração para o seu centro. Como o curso da água em seu ciclo que acaba encontrando o seu caminho de volta à fonte ou local de origem.

Portanto, a despeito de seu curso errático, a Kundalini está num constante movimento para o seu centro, o que eventualmente a trará para seu local de origem. Esta é uma das mensagens da Yoga. Não importa se você se afastou de seu centro ao partir em sua jornada. Pode levar cem anos, ou cem vidas, mas este movimento constante em diração ao centro, um dia lhe trará de volta. Não

Page 13: kundalinhi.pdf

existe tal coisa como danação eterna.

Esta atração gravitacional em direção ao centro é também espiralada e a energia se move para baixo, do topo da cabeça até a base. Os canais por onde a energia passa são, em si, correntes nervosas psíquicas chamadas "nadis" . As nadis são como ondas de rádio no sentido de não serem visíveis aos nossos olhos. "Nadi" normalmente é traduzido como "nervo" mas sua raiz significa "movimento". Uma nadi é simplesmente energia em movimento.

Existem cerca de 350.000 nadis. Isto é uma estimativa pois por estar em movimento é simplesmente impossivel quantificá-la. Os Yogis dizem que todas as nadis se encontram em lugares determinados no corpo humano. Como se o corpo humano fosse uma junção, um ponto de encontro dessas energias.

O nosso corpo não é sólido e sim uma modificação dea energia permeada por milhares de nadis onde somente três são as principais. E estas são a Ida nadi, a pingala nadi, e a sushumna nadi .

A prana toma um caminho central que os yogis referem como sushumna. Normalmente, a prana não flui pelo canal central e sim pelos dois laterais que o cruzam entrecortando da direita para a esquerda e da esquerda para a direita. Quando a energia espirala para a esquerda dizemos que a energia está fluindo na Ida nadi ou "chandra nadi" ou "lua nadi". Por seu fluxo no lado esquerdo considera-se que a força lunar está dormente. Quando a espiral dá a volta para a direita, dizemos que a energia está fluindo na pingala nadi; ou "surya nadi" ou "sun nadi" porque quando está no lado direito considera-se a força solar dormente.

Hatha yoga é o reunir das forças lunares e solares. Quando a divisão de "Ha" ou "lua" e the "Tha" ou "sol" desaparece; todo o movimento distraído cessa; cessa toda a perda de energia e a prana torna-se capaz de fluir pelo canal central, o sushumna. Quando isto acontece, a prana descobre o seu caminho de volta direto para o centro. O movimento da energia então não é mais multi-direcional. O movimento está em si mesmo, logo, não há movimento.

Quando não há movimento nenhum, não há nenhuma sensação de espaço também. A energia tem o poder para se mover, e por isso, por um processo de expansão, há uma noção de espaço. ë um pouco complicado, mas vamos lá. Na consciência pura, não há espaço! O espaço só é trazido à existência pelo movimento. Em repouso profundo não há espaço. Da mesma forma, quando estamos em total aquiescência, ou unicidade, o espaço não existe. E não é que o primeiro movimento da energia cria o espaço; o primeiro movimento de energia na consciência é o próprio espaço.

Quando a espiral gira, os elementos são trazidos à existência. O primeiro

Page 14: kundalinhi.pdf

movimento, em si , é o próprio espaço. O próximo movimento, que o traz para o segundo arco da espiral, está se movendo no espaço. Movimento é simplesmente um campo em uma combinação específica de oxigênio, hidrogênio e nitrogênio; um campo para "algo" que os yogis chamam de espaço. Movimento no espaço é movimento no ar, mas não o ar no sentido convencional. É por isso que os yogis dizem que o elemento "ar" é criado no segundo arco, ou chakra". A criação do próximo elemento vem com a expansão da espiral que se move, agora, no espaço, encontrando pequenos obstáculos(gases e partículas) com os quais entra em colisão. A colisão cria uma fricção que cria calor e depois o fogo. Os yogis dizem que o elemento fogo é criado no terceiro chakra. Os movimentos posteriores provocam mais colisões e, como numa reação química, o oxigênio e o hidrogênio explodem numa combinação e a água é formada. O elemento água começa a se precipitar e , no próximo chakraela se solidifica formando o gelo. Esta água sólida se torna o elemento terra.

A mesma espiral de energia gira e traz todos os elementos que na realidade são como ondas eletromagnéticas de diferentes freqüências, assim, a única diferença entre todos os elementos é de dimensão, sendo em suas essências um único e mesmo elemento.

No Vedanta encontramos a palavra tanmatra que significa "elemento básico". O tanmatra é indiferenciado e portanto não pode ser visto. De acordo com esta teoria, água não é simplesmente água. Ela traz consigo todas as outras qualidades de substâncias sólidas, como também do calor ou fogo, e do ar e espaço. Em outras palavra, não existe tal coisa como a água pura. O elemento água pura é somente um conceito. O mesmo valeria para a terra. A terra é somente uma vibração, um movimento de energia, uma certa forma de energia experienciada em uma certa dimensão e a mesma energia vista a partir de uma outra dimensão "se torna" água, terra, ar.....

No Hatha Yoga é pedido a você para contemplar cada um dos chakras. POrtanto é importante se lembrar que os chakras não são fatores físicos fixos mas também espirituais por natureza. Eles são centros psíquicos e cada um não só representa um elemento que por sua vez pode ser interpretado cosmologicamente, metafisicamente e psicologicamente numa gama enorme de simbolismo conectado à eles.

Você encontrará outras informações sobres os chakras nesta página. Mas antes é preciso que você saiba que existem discrepâncias no que se refere à eles. Alguns dizem que o segundo chakra se localiza perto dos órgãos sexuais, outros dizem que ele está perto do baço. Por favor, não se incomode com isto. Você só tem que saber que ele está lá embaixo. Somente algumas descrições variam, mas não a verdade. Não tente compreender algo que está para além dos sentidos com os seus sentidos habituais. E tente ficar além das expressões

Page 15: kundalinhi.pdf

sintáticas para você poder ver a verdade e não achar que tudo não passa de uma grande baboseira.

E você não precisa se prender a nenhuma ideologia. Muitos acham que o que estamos falando aqui é muito "Hindu", onde muitos hindus nem acreditam nisso. Por isso , podemos ver tudo isto por uma perspectiva neutra. Cada chakra pode ser visto como um seletor de canais ou dial onde sintonizamos uma certa freqüência de energia.

Isto é possível porque a energia espiral me toca em um ponto onde o arco micro cósmico é formado , assim como todo o universo, neste ponto de contato forma o arco macro cósmico. uma vez que o arco micro cósmico está conectado com o arco macro cósmico, a espiral energética envolve todo o universo a cada formação do arco. E cada elemento é encontrado, tanto no micro quanto no macrocosmo. Entrando em contato com este princípio numa meditação do chakra, você se sintoniza com todo o universo. Os chakras são as janelas para o cosmos.

Desta forma, cada um destes centros o levam para além do "Eu". Isto não acontece em 'mim'; é o arco macrocósmico que em um ponto, toca o arco micro cósmico. E como dissemos, não é a "minha Kundalini". Esta expressão é absurda. Kundalini é energia cósmica que atua em sete planos cósmicos. O plano individual é apenas um grãozinho de poeira flutuando no espaço. Mas, uma vez que este grão de poeira é parte do ser cósmico, a Kundalini é relevante para ele também.

Tentemos agora examinar o simbolismo existente nas descrição dos chakras pelos Yogis. O primeiro chakra, o muladhara,está localizado perto de um ponto onde o corpo entra em contato com a terra e é chamado o 'centro da terra'. Desenhos deste chakra representam pétalas ou nadii que são as quatro direções. Como todos os outros chakras, há também um padrão geométrico que representa um elemento, e, neste caso, a terra. Um quadrado amarelo representa o elemento terra. ( E por favor, não me pergunte porque é um quadrado amarelo, ou porque é um quadrado, ou porque é amarelo. Tudo isto tem um significado místico que você vai acabar descobrindo.)

Cada chakra possui um som, uma sílaba mística chamada bija mantra associada a ele. A bija para terra é ' lam'. A bija "lam" possui todos os tipos de significados mas o mais forte é 'terra'.

Cada chakra possui também um animal associado a ele. O muladhara, está associado ao elefante. A razão é óbvia. O elefante é forte, vigoroso, e firme, estável. Os chakras também possuem um deus ou uma deusa neles para que você possa meditar sobre eles e seus significados mais profundos. (Antes que você se alarme, saiba que existem deus diferentes em várias versões para os

Page 16: kundalinhi.pdf

mesmos chakras.).

Na meditação dos chakras, a visualização é muito importante. E or isso que existem tantas representações simbólicas associadas aos chakras. Existem cores variadas para as pétalas, para o pericarpo, para o mantra semente "bija", para os quadrados geométricos. São tantas variáveis para que você preste atenção e se fixe em sua visualização e para, desta forma, se tornar mais acurada. Portanto, não tentar 'guardar' tudo de uma só vez. Vá colhendo os detalhes , um a um, adicionando-os em suas visualizações à medida que você prossegue em sua prática.

O SIMBOLISMO DA SERPENTE

As origens da Kundalini Yoga se enverada pelos primordios da civilização Indiana sub-continental.

A serpente, tanto quanto o homem, distingue-se de todas as outras espécies animais. Se o homem se encontra no final de uma escala genética evolutiva, a serpente deve ser colocada no início. Homem e serpente são opostos. C.G. Jung dizia que a serpente é um vertebrado que encarna a psique inferior, o psiquismo obscuro, aquilo que é raro, incompreensível, misterioso.

A serpente não apresenta um arquétipo, mas um complexo de arquétipos ligado à noite fria, pegajosa e subterrânea das origens: todas as serpentes possíveis formam,juntas, uma única multiplicidade primordial, uma Coisa primordial invisível que não cessa de desenroscar-se, desaparecer e renascer.. Esta Coisa, como diz Keyserling é a camada mais profunda da vida, o reservat'roio, o potencial em que se originam todas as manifestações.

A energia psíquica simbolizada pela serpente

Page 17: kundalinhi.pdf

(Rajastão, Séc. 18, tinta em papel

O poder divino, Kundalini, brilha como uma haste de um pequeno lótus; como uma cobra, enroscada em si mesma. Ela segura a sua calda em sua boca e se prosta descansando, meio adormecida na base de nosso corpo.

Yoga Kundalini Upanishad (1.82)

Kundalini Sakti, a energia dormente e enroscada, é o potencial vasto da energia psíquica contida em todos nós.É normalmente simbolizada como uma serpente enroscada em três voltas e meia, com sua calda na boca, e espiralando em torno de um eixo central ( sacrum ou osso sagrado) na base de nossa coluna.O despertar desta serpente e a manifestação de seus poderes é o objetivo primário da prática da Kundalini Yoga.

Temos o conhecimento que estas técnicas básica do despertar da Kundalini foram desenvolvida nos monastérios da Índia e Tibet por um período de mais de mil anos. Lá os rishistestavam sistematicamente e aperfeiçoavam os movimentos precisos, posturas, sons e respiração que ativam as diferentes partes do corpo e do cérebro produzindo resultados específicos.

Kundalini com a Sakti no altar do fogo, simbolizando o elemento fogo associado com o Manipura ou Chakra do Umbigo.

(Rajastão. Séc.19, guache e, papel)O objetivo da prática da Kundalini Yoga é despertar a serpente, Sakti. Quando ela está pronto para se desdobrar, ela ascende pelos chakras espinhais para se unir, acima do chakra coroa, com Shiva, a Consciência puras que permeia todo o universo.

Page 18: kundalinhi.pdf

Dentro das dobras de Devi, a Energia Cósmica, descanse Shiva, a Consciência

Primordial. Devi (ou Kundalini) é o poder primordial ativo no grande drama do

despertar de Shiva não - manifesto

(Escola Pahari, Séc.18, guache em papel)

KUNDALINI - A TRANSFORMAÇÃO DA ENERGIA SEXUAL

No processo da auto-realização, o mais alto objetivo, identificado com o despertar da kundalini, é reconhecido como uma versão macrocósmica do poder feminino de Shakti. Os tantrikas identificam o poder de Shakti com a Consciência cósmica, uma vez que ela projeta a unidade bilateral dos princípios masculino e feminino.

Para conseguir este objetivo, o discípulos das asanas tântricas desenvolveu uma formidável série de práticas psicofísicas que requerem o mesmo tipo de disciplina requerida na meditação. De acordo com o Tantra, a Kundalini Sakti pode ser despertada pelas asanas da Tantra yoga.

Por era, o sexo tem sido associado com procriação e satisfação física grosseira. Os Tantrikas, entretanto, perceberam a imensa potencialidade da energia sexual, e através das tantra-asanas, transformaram a energia do sexo e a libertaram para um novo plano de consciência cósmica O sexo é visto como divino e uma fonte inesgotável de energia vital capaz de agir com uma força tremenda no estado psicofísico que por sua vez reage num plano cósmico

Page 19: kundalinhi.pdf

superior.

Na Kundalini Yoga, o fluxo cinético de Kundalini Sakti que em seu curso normal está direcionada para baixo, é revertida para um fluxo ascendente para uni-la a Shiva, a Consciência Cósmica. Neste estágio, as funções fisiológicas do corpo também passam por uma transformação progressiva.

O ritual de Tantra-asana é performado com um parceiro do sexo oposto. A pasrceira feminina é vista como o reflexo de Shakti, o princípio feminino dinâmico do universo. Antes do começo do ritual, a escolha do ambiente e a determinação de um momento e hora apropriados, são feitos com a ajuda de um Guru. Seria ótimo se fosse uma Bhairavi (guru feminina). Os Tantrikas enfatizam a necessidade de performar o ritual em lugares solitários, numa atmosfera longe de distúrbios e poluição. Os atos de se banhar, se vestir e sentar-se para os rituais de oferendas das flores e dos outros ingredientes, juntamente com os rituais nyasa e bhuta-sudhi (purificação do corpo e dos elementos) são

feitos para preparar a atmosfera adequada.

No ritual Pancha-makara, a figura feminina nua, venerada não é mais vista como um ser humano mas uma deusa, como Sakti que incorpora as forças fundamentais do cosmos. A transferência da divindade não é algo separado da realidade, e sim, considerada uma coisa dentro da experiência. O homem e a mulher são, ambos, parte de um drama que eles se rendem em total permissão e lucidez. A interação é um movimento complementar de pensamento e sentimento não havendo lugar para para abstrações. Portanto, a experiência da transubstancialização da mulher em deusa é vista como uma revelação muito especial da realidade, que pode ser vista, sentida e apreendida de uma única forma..

O homem e a mulher se encontram, e ao fazê-lo, eles se relacionam mais inteiramente consigo mesmos. Esta atividade contínua de verem-se no outro em vários rituais com climaxes em sexo-yoga-asana, imerge o grupo em um anonimato onde o sentido pessoal de ego é dissolvido para uma aceitação de um objetivo comum. Por um processo de projeção ritualística, os adeptos são imbuídos com uma divindade até que ambos, masculino e feminino, que representam os princípios dialéticos, alcançam uma

Page 20: kundalinhi.pdf

consciência existencial de unidade similar ao símbolo do círculo: "So ' ham = Eu Sou Ele" ou "Sa ' ham = Eu Sou Ela" pois NÃO HÁ DIFERENÇA ENTRE O EU E VOCÊ.

A energia sexual também pode ser desencadeada pela Hatha-yoga e outros processos como a Padmasana, Siddhasana, Yoni asana, Rati asana, e or meio de certos mudras, sendo os mais importantes: o Vajroli, Sahajoli, Yoni, Khechari, Asvani e o Mahamudra. Pelas bandhas, contrações da região pélvica, também é possível, sendo os mais efetivos a Uddiyana e a Mula-bandha.

As Asanas são usadas para controlar o corpo e a mente, para permitir o curso livre das forças psíquicas por meio de mecanismos fisiológicos. É um caminho de contemplação e união, um estado alterado de onde uma nova realidade se expande, uma nova unidade vem à existência. Nas palavras de Rajneesh, 'A união sexual tântrica é um apaixonar-se com o Cosmos, numa total entrega. Ao nos entregarmos, nós nos tornamos femininos, as profundezas femininas de nossa psique então se dissolvendo,

transcendem em uma total experiência de Unicidade - e uma energia imensurável é liberada. Do ponto de vista tântrico, o ser humano consumado é homem e mulher fundidos em uma só unidade. Quando a idéia da unidade básica, que os dois são inseparáveis, surge o estado de ananda , de felicidade infinita ou benção perpétual, é alcançado. Este estado de benção é o mais perto que se irá chegar do estado de liberação total. A força vital interior jorra com toda a sua potência pelos processos místicos do despertar da Kundalini Sakti.

E quem alcançar a transformação que significa um renascimento espiritual, não manifesta mais desejos e se tornam meros canais de partes diferentes do Todo. E todos os meios que existem para isto estão dentro de nós mesmos.

Um outro método usado para este despertar é o uso de ervas (sasc.:aushadhi) podendo-se alcançar a ativação dos canais Ida , Pingali e até mesmo do Sushumna (com relação à este último significaria o despertar completo da Kul-Kundalini). É sempre bom lembrar que o uso destas ervas devem ser acompanhadas da assistência de um Guru. Portanto, o despertar por meio de ervas (Aushadhi) pode ser muito perigoso sendo necessário a consulta de alguém que tenha total conhecimento desta ciência.

Como todo estado alterado de consciência induzido por uma droga, os

Page 21: kundalinhi.pdf

primeiros instantes da experiência pode ser muito incontrolável produzindo visões e sensações de regiões obscuras e estranhas à nossa consciência.

Portanto, apesar deste ser um método rápido, não se pode confiar muito nos resultados imediatos.

A coluna espinhal e o campo energético humano contém centros de energia que vibram em freqüências diferentes. Cada freqüência guarda a dádiva de um certo poder que fortalece a nossa experiência humana aqui

na Terra. Cada uma delas nos ajuda a lidar com um desafio da vida.

Quando nós sentimos a força essência em cada Chakra nós nos tornamos conscientes de que temos recursos internos para sermos os nossos

próprios mestres. O resultado é que nós adquirimos uma sensação de nossa própria inteireza e uma força dinâmica que são as recompensas de

nosso auto-crescimento.

Chakra Raiz ou Muladhara

O desafio do chakra raiz é nos sentirmos seguros e conectados com a realidade física - nosso corpo e o Planeta Terra. O sentimento natural deste primeiro chakra é sólido, estável, imóvel, passivo, consciente. A força essência que adquirimos quando nosso primeiro chakra é ativado e equilibrado é a imobilidade absoluta. Quando nós podemos verdadeiramente ficar parados, nós nos tornamos conscientes de nossa presença, nós podemos instintivamente sentir os nosso corpos e o nosso entorno físico, nós podemos relaxar completamente, nos sentimos em casa em nosso corpo, na Terra, em qualquer lugar.

Page 22: kundalinhi.pdf

- Situa-se na base da coluna vertebral, na entrada do sushumna abaixo dos genitais e acima do ânus , no períneo..Muladhara relaciona-se com o grande potencial humano, com a energia primitiva e com as necessidades básicas de sobrevivência. Este chakra dá energia ao corpo físico, controlando o medo, e aumenta a saúde em geralEle possui quatro pétalas vermelhas cor de sangue e leva em cada uma de suas pétalas uma letra do alfabeto sânscrito gravados num amarelo brilhante ou ouro: (y) va, (sa) sa, (sa) sa,(sa) sa. Estas letras estão contidas em um quadrado amarelo representando o elemento terra, junto com o mantra semente Lam ( l). As quatro letras representam a vibração raíz e estão relacionadas com a respiração vital conhecida como Apana.Um triangulo invertido no centro do quadrado encerra a Kundalini não-manifesta em uma serpentina de três voltas e meia em torno do swayambhu-linga preto ou vermelho, símbolo da vida associado com a energia procriadora. No pericarpo se encontra a divindade que o preside, Brahma em vermelho escuro, com quatro faces de três olhos, quatro braços segurando um tridente, um jarro, um rosário, e em um mudra Abhaya, a postura de dissolução do medo. A divindade é o senhor do mundo grosseiro material e físico. O Chakra está associado com as qualidades de resistência e solidez, representando o elemento terra.

Chakra do Baço ou Svadhisthana

O desafio do segundo chakra é expandir, criar, conectar e criar laços com outros seres humanos. O sentimento natural do chakra do baço é expansivo, dinâmico, fluidez do vórtex espiral de energia.A força essência do segundo chakra desperto é expansão e liberdade. Quando a nossa energia se sente fluída e desentulhada, nós nos aceitamos incondicionalmente, nós sabemos que somos dignos de amor, nós nos sentimos seguros para tocar e nos unirmos com outro, e espontaneamente nos encantamos com nosso feitos criativos. - Situa-se na espinha na região acima dos genitais.

Page 23: kundalinhi.pdf

Svadhisthana relaciona-se com os impulsos sexuais ou com as energias dominadas pela vitalidade sexual, poder físico e fertilidade, além de relacionamentos interpessoais primários. Ele é o centro de tudo que forma a personalidade humana. Ele leva em suas seis pétalas vermelho carmim as palavras sânscritas: ba ( ba), bha (bha), ma (ma), ya (ya), ra (ra) e la (la). No pericarpo, o elemento água é representado por uma lua crescente de cor branca com o mantra semente Vam ( VM ) que também é um símbolo para água, e, neste caso, um símbolo para imortalidade pois a água do svadhistana está associada com a área genital e o processo reprodutor sexual . A energia é Rakini ou Chakini Sakti, em azul escuro, três olhos, quatro braços segurando um tridente, uma lotus, um tambor e um cinzel, assentada em uma lótus vermelha. A divindade protetora masculina é Vishnu com quatro braços.

O animal associado como Chakra é o makara cinza claro ou vrede ( um monstro marinho parecido com um crocodilo), em emblema das águas e o veículos do deus Varuna, senhor dos mares. O Chakra governa o princípio do paladar e a respiração vital prana.

.

Chakra do Umbigo ou Manipura

O desafio do terceiro chakra é ignição, conectar com e focar em nossa energia física. O sentimento natural do chakra do umbigo é a energia de vida ardente concentrada.A força essência é força e vontade. Quando nós sentimos o pulso de nossa própria energia no umbigo, nós alavancamos a fonte de nosso poder pessoal. Podemos encarar a vida com identidade e determinação, auto-suficiência e bem-estar. Nós temos o poder do desejo de ação, a integridade para saber o rumo correto da ação e a energia para fazer o que precisamos.- Situa-se no umbigo.Relaciona-se com emoções no estado bruto, impulsos de poder no sentido de acalmar as emoções e frustrações e aliviar as tensões e ansiedades, além de estar ligado à identificação social. Equilibrar este chakra ajuda a utilizar melhor a intuição.

Manipura, a ‘gema-central’ no nível do plexo solar, possui em dez pétalas azuis as letras da (da), dha (dha), na (na), ta (ta), tha (tha), da (da), dha (dha). Está relacionado com o elemento fogo representado pelo radiante triângulo da cor do sol nascente. Dentro está um triângulo vermelho com um carneiro com a inscrição do mantra raiz (r)A divindade que preside é Rudra de cor vermelha com cinzas borrifadas

Page 24: kundalinhi.pdf

sobre seu corpo e representa o mundo mental. A energia gerada por ele é LakiniSakti, em azul escuro, três faces e três olhos em cada face,quatro braços, segurando o fogo, um vajra e fazendo as mudras que garantem benefícios e dissipam os medos.

Patanjali em seu yoga sutra (III, 29) diz que a contemplação deste Chakra nos leva ao conhecimento do organismo físico e suas funções, porque este é o Chakra da energia vital. O Chakra está relacionado com o princípio da visão e também da luz.

Chakra do Coração ou Anahata

O desafio do quarto chakra é nos abrirmos à vibração desapegada e sem julgamentos do amor universal. O sentimento natural no chakra do coração é o calor radiante profundo. A força essência é amor. Quando estamos sintonizados com o ritmo natural de nosso coração e experienciamos o luzir acalentador que ele gera, nós sabemos que estamos conectados com A Fonte de toda força curadora e espiritual. Nós somos capazes de nos entregarmos, de aceitar incondicionalmente e aproveitar alegremente da vida da forma que ela se apresenta a nós. Nos apaixonamos com a vida e isso é suficiente para nos tornarmos felizes e em paz conosco, com os outros e com o mundo.- Situa-se na coluna espinhal na região um pouco acima do coração. Ele possui doze letras: ka (ka), kha (kha), ga (ga), gha (gha), na (na), ca (ca), ccha (ccha), ja (ja), jna (jna), ta

Page 25: kundalinhi.pdf

(ta), tha (tha) inscritas nas doze pétalas de vermelho carmim. O elemento ar está representado por um hexágono esfumaçado que representa o ponto de encontro do divino com o humano. Acima do hexágono está o sol com uma radiação de "dez milhões de luzes". O mantra semente, 'bija'para o ar é (y) 'yam' apoiado sobre um cervo negro. A divindade que preside é Shiva de três olhos representa o sistema de todo o mundo onde as diversidades das realidades fenomenológicas de espaço e tempo são gradualmente revelados. A energia dele é chamada de Kakini Sakti em amarelo brilhante, uma única face com três olhos, quatro braços, segurando um laço e uma caveira, e fazendo os gesto para garantir os benefícios e dissipar os medos. O Chakras está associado com o elemento ar e o princípio do toque.

Chakra da Garganta ou Vishuddha

O desafio do quinto chakra é liberar o nosso medo de nos comunicarmos com os outros e o mundo. O sentimento natural no chakra da garganta é ressonância vibratória livre.A força essência é a palavra. Quando conseguimos nos libertar de nossos medos, sentimentos de impossibilidades e orgulho, nos tornamos capazes de falar confiantes e com coragem a nossa verdade. Quando alcançamos a nossa pureza na garganta, nós tocamos a força e escutamos o som do silêncio. Nós podemos ouvir, e somos ouvidos. Nós sabemos quando falar e quando se calar.O que dizemos possui um impacto incontestável. - Está localizada na junção da coluna espinhal e a medula oblongata por traz da garganta (plexo laríngeo).Relaciona-se com a fala e os centros de comunicação do cérebro, expressão auto-expressão.Visuddha, significa ‘puro’ . As suas dezesseis pétala púrpura sustentam as dezesseis vogais a ( A ), a ( A ), i ( I ), i ( I ),u ( U ), u ( u ), r ( r ), r ( r ), l ( l ), l ( l ), e ( E ), ai ( AI ), o ( o ), au ( AUu ), am ( am ), ah ( ah ). Dentro de seu pericarpo está um círculo branco e um triângulo inscrito com o mantra semente Ham ( h ) representando o elemento espaço apoiado em uma brilhante Lua Cheia de cor branca. A divindade que o preside é Sadasiva que está sobre um touro e ele possui uma forma

Page 26: kundalinhi.pdf

como Ardhvanarisvara (seus aspecto feminino);a metade direita de seu corpo é branca representando Shiva e a metade esquerda é dourada representando Sakti.

A divindade possui 5 faces, dez braços, com três olhos, segurando um tridente, um machado, uma espada, um vajra cinco serpentes Ananta, um sino, um aguilhão e um laço, e está fazendo as postura de dissipar o medo. A energia é Sakini, em um branco luminescente com cinco faces, três olhos e quatro braços segurando um laço, um aguilhão, um arco e uma flecha. POssui uma pele de tigre sobre seu corpo e sua pele é escurecida por cinzas borrifadas. O Chakra também possui um elefante sobre o qual está apoiado o mantra espaço (h) 'ham'. O elefante representa o espaço que não pode ser movido. O espaço está firmemente enraizados, estabelecido e imóvel. Está associado com o elemento éter (akasa) e controla o princípio do som relacionado com o sentido da audição.

Chakra Frontal ou Ajna

O desafio do sexto chakra é focar a mente em um ponto onde a clareza do ponto e a paz ocorrem automaticamente.O sentimento natural que ocorre dentro de nossas mentes é a verdade. Nos tornamos capazes de trazer à nossas mentes o ponto da unidade para além da dualidade, nos movemos para além da mente racional conflituosa. Nós experienciamos o conhecimento interno, a intuição, os poderes psíquicos e a clarividência. Nós sabemos de nossa verdade, sintonizamos e confiamos em nosso guia interior e somos capazes de , conscientemente, participar na criação de nossa realidade..- Situa-se entre as sobrancelhas.

Relaciona-se com os poderes da mente, a auto-percepção intensificada e percepção psíquica controlando os vários estados de concentração realizados através da meditação e comanda toda a personalidade da pessoa., Suas duas pétalas brancas ostentam as letras ha ( ha ) e ksa (sa ). Ao centro estão um triângulo e uma lua invertidos e dentro está o Itara-linga com o mantra semente OM ( AU ). O animal associado aqui não é propriamente um animal e sim a mente, a consciência. A divindade é Paramasiva, como no Sahasrara; e é representado neste Chakra na forma de um bindu, um ponto simbolizando o inseparável Siva-Sakti, a unidade cósmica cuja consciência auto-

Page 27: kundalinhi.pdf

iluminada é transcendente e unificadora. Sua energia é chamada Hakini ou siddhakali, e é no branco da Lua, seis faces, três olhos, seis braços segurando um livro, uma caveira, um tambor, um rosário, e fazendo a postura mudra de garantir os benefícios e dissipar o medo. Está sentada em uma lótus branca. Sobre ela está um triângulo que espalha uma luz com um relâmpago; e acima deste está um outro triângulo que é o Self cuja luminosidade vai até o chakra básico Muladhara Este Chakra está associado com várias faculdades cognitivas da mente. Tanto imagens mentais como idéias abstratas são experienciadas aqui neste nível. Aqui, pela primeira vez, o indivisível, a existência una se manifesta para o bem da criação do dois.

Chakra da Coroa (Coronário) ou Sahasrara

O desafio do sétimo chakra é sintonizar e se renderá consciência divina. O sentimento natural ou experiência que ocorre é unicidade, benção, pureza, e vazio além do espaço-tempo.A força essência é consciência e iluminação. A abertura do chakra coroa nos move para além da realidade tridimensional dos sentidos físicos e das formas, crenças e pensamentos. Nós percebemos, conectamos, nos fundimos e somos capazes de utilizar energia infinitas. O desconhecido se torna conhecido. Encontramos o significado transcendental da vida. Deus e eu, eu e Deus somos UM.- Situa-se à quatro falanges acima da coroa da cabeça.Relaciona-se com a experiência de auto-compreensão ou de esclarecimento. Dá vitalidade ao cérebro e afeta no desenvolvimento das habilidades psíquicas. Sahasrara, significa ‘mil, é a lótus das mil pétalas’. Também chamado de Brahma-randhra,e é o local de encontro da Kundalini Sakti e Siva. As pétalas comportam o som potencial total representado por todas as letras do alfabeto sânscrito; cinqüenta em cada camada. O chakra sincroniza todas as cores, abrange todos os sentidos e funções e é penetrante em seu poder. A forma é o círculo transcendendo os vários planos em uma ordem ascendente, e , finalmente, o derradeiro estado de Mahabindu, o oco transcendental supracosmico e metacosmico. A lótus invertida simboliza a exposição do corpo sutil com as radiações cósmicas. O Sahasrara é o centro da consciência quintessencial, onde a integração de todas as polaridades são experienciadas e o ato paradoxico da transcendência é conquistado passando-se para além do samsara e emergindo do espaço-tempo.

Page 28: kundalinhi.pdf

O Despertar dos Chakras pela

KundaliniA kundalini é como uma Lótus. O aumento do número de pétalas, numa ordem crescente, pode ser entendido como um crescendo de energia ou freqüências vibratórias de cada Chakra. As letra em sânscrito normalmente inscritas nas pétalas indicam as vibrações e também representam as intensidades variadas das energias que trabalham em cada Chakra.De acordo com o Gandharvatantra , a Kundalini se movendo do Muladhara até o chakra Anahata, brilhando como ouro derretido, é conhecido como o Kundalini Fogo; do Anahata ao Visuddha, brilhando como um milhão de sóis, com Kundalini Sol; do centro do Visuddha até o fim do Sushumna-nadi, lustroso como um milhão de luas, como Kundalini Lua. O aspecto da Kundalini que está além do Sushumna torna-se supraconsciente, abraçando todas as formas de sons e de luz. A importância dos Chakras se encontra na função que eles possuem no momento que a Kundalini, se elevando através do canal Sushumna em direção ao topo da cabeça, toca cada um deles em sua jornada. Em cada fase, a energia é representada por um elemento numa ordem crescente: terra, água, fogo, ar e éter. Cada um destes cinco vórtices significam uma nova qualidade e cada um é, ao mesmo tempo, uma extensão e uma limitação do outro. A energia Kundalini não sobe numa explosão em uma linha reta. Em cada estágio é ativado um aspecto diferente de energia. Em cada Chakra, esta ativação promove transformação. Nos ensinamentos tântricos, a purusha só é sentida a partir do quarto chakra Anahata. Purusha é a essência do homem, o homem supremo. Assim, em reconhecimento aos sentimento e idéias, a pessoa vê a purusha. Este é o primeiro vislumbre que o ser tem de algo que está contido nele

Page 29: kundalinhi.pdf

mesmo mas que é maior e mais importante do que ele e que possui uma existência puramente psíquica.O traslado do Anahata até o quinto chakra Visuddha leva-nos ao reconhecimento de que um 'fato psíquico' . O elemento éter relacionado com o Visuddha é colocado acima dos outros cinco e os transcende. A presença da sílaba OM dentro do triângulo interno de Ajna o sexto chakra, é uma indicação clara que o simbolismo associado é o da origem do começo de todas as coisas e o seu fim. OM está na mesma posição que as vibrações sônicas da qual todas as coisas emergem e que devem, eventualmente, ser absorvidas no final do ciclo cósmico. Os elementos e os outros símbolos associados dentro de cada vórtice devem ser compreendidos como se referindo às polaridades positiva e negativa dentro da personalidade. ã medida que a Kundalini sobe para os planos dos outros centros, o iniciado experiência uma interação de experiências visionárias, com sensações de som, luz e cores. No nível do sexto Chakra, Ajna, o centro entre as sobrancelhas, o funcionamento dialético da personalidade é controlado por meio de uma força de comando que pode harmonizar as energias.Isto é equivalente ao Processo de Individuação difundido por C.G. Jung, quando o indivíduo transcende todas as barreira interagindo com sua personalidade com a ajuda de um analista ou terapeuta. Na Kundalini -yoga o iniciado aprende, sob a supervisão de um guru, a equilibrar o processo dialético dos chakras inferiores. Uma vez que o equilíbrio é alcançado, a individuação psíquica resulta como uma forma completamente nova de consciência. O sétimo e último chakra, não está associado a nenhuma cor, elemento ou som. Ele possui 1000 pétalas e conquistá-lo é conquistar o mundo de Brahma onde a liberação total está simbolicamente localizada.Terminando a sua jornada no chakra Sahasrara, a kundalini Sakti que possui o brilho de um relâmpago e é composta por três gunas (qualidades), retorna ao seu local de descanso, o Chakra Muladhara.O tempo que um aspirante deve permanecer em cada chakra depende de seu apego e ação karmica. O chakra raíz Muladhara, o quarto chakra Anahata, e o quinto chakra Ajana são os grandes obstáculos para a ascensão da Kundalini. Três chakras estão associados com o nós (granthis) de Brahma, Vishnu e Rudra , e com os bloqueios psíquicos camados lingas ( o linga Svayambhu, Bana e ltara respectivamente). A palavra sânscrita lingam é derivada de raízes de dissolver e sair (deixar ir). Limpar o nó de Brahma é se estabelecer na totalidade; limpar o nó de Vishnu é perceber a existência de um pricípio universal; e limpar o nó de Rudra é conquistar o estado não dual, a realização da unicidade da paz universal.

Yab-YumObject 1 Object 2

Object 3

A União Tântrica

Page 30: kundalinhi.pdf

Os ícones yab-yum do Budismo Tântrico que mostram suas divindades e seus consortes numa posição de cópula são aparatos de meditação que um sadhaka ( o adepto Tântrico ) usa, entre outros objetos, para alcançar a experiência religiosa de liberação da miséria de estar acorrentado nas realidades falsas percebidas pelos sentidos humanos. As meditações do sadhaka o informam, através de uma lógica convencional, que o Nirvana que ele procura é a não-existência, a grande benção dO Vazio. As sensações sexuais estão portanto entre as realidade falsas e miseráveis que ele sabe que o homem deve aprender a reconhecer pelo que são. Seu uso de imagens sexuais para alcançar seu objetivo de liberação se torna ainda mais incompreensível para nós leigos. Para ele, entretanto, as imagens sexuais são simplesmente uma linguagem esotérica que somente pode ser compreendida sneo um adepto corretamente direcionado pela experiência Tântrica.

Page 31: kundalinhi.pdf

Na iconografia Tibetana encontramos a mesma representação na imagem de Vajradhara e sua contraparte feminina, estreitamente abraçados numa formação conhecida como ‘yab-yum’. Aqui as duas figuras se fundem uma na outra em suprema concentração à absorção. Sentados num trono de Lotus que simboliza o Portal do Universo, em régia atitude de calma imortal. As imagens de Shiva-Shakti simbolizam a vida universal e individual como uma incessante interação de opostos cooperantes.O uso das imagens sexuais é parte de um esforço psicológico profundo com o objetivo de alcançar uma experiência pessoal de ser um com a simples e verdadeira realidade do nada. Para ele a realidade do Vazio é alcançada observando e experienciando a unicidade dos opostos: a união do passivo e o dinâmico, mente e matéria, masculino e feminino, o concreto e o sublime. Para alguem de fora, cujo sistema de linguagem procede de um ponto de vista materialista, os paradoxos do Budismo Tântrico (e o próprio Budismo) farão muito pouco sentido. Mas em culturas idelistas - onde a idéia do Vazio é um objeto "real" e tangível (uma outra contradição) - não existe nenhuma dificuldade em se compreender tais conceitos.

Um dos ícones Yab-Yum é o da divindade "Eterno Raio" chamada Hevajra (em Tibetano, kyerdorje) em união com sua consorte Vajra-yogini. Ela é uma divindade popular nas comunidades Tibetanas e pertence a uma classe de divindades chamadas yid-dam. Elas são divindades "guardiãs" e "tutelares"que originam os deuses que o sadhaka Budista Tântrico escolhe como seu mentor-protetor (algo como o anjo da guarda do Católico Romano ou o Santo padroeiro). Importante no Hevajra Tantra, um dos textos canônicos do Tantrismo Budista e Hindu, Hevajra é representado, na iconagrafia,com oito cabeças, usando uma coroa de caveiras, onde no centro está a cabeça do Buda Aksobhya. Um sábio que se tornou um Buda, Aksobhya está frequentemente associado por alguns eruditos Tibetanos e Indianos com a Mongólia ( por causa de sua associação com o Yuan-Mongol Imperador da China, Kublai Khan que se conveteu ao Budismo). Hevajra possui quatro perna e dezesseis braços, com cada mão segurando uma kapala (taça de crânio). No Budismo Tântrico, o ícone yab-yum sempre mostra o masculino yab, como a dinâmica da compaixão; e o feminino, yum,que representa a

sabedoria, a consumação espiritual.

Como o Tântrico Hindu, o objetivo de todo exercício meditativo e espiritual do Budista

Page 32: kundalinhi.pdf

Tâtrico é a liberdade da miséria do apego. Os Budistas Tântrico pertencem a Escola Mahayana do Budismo. Mas o Budista Mahayana não-Tântrico ao praticar escapar das misérias do apego, tende a se retirar da existência mundana como se ele não acreditasse que a existência mundana e o nirvana, O Vazio, pertencessem a uma única e mesma realidade. O Budista Tântrico, por outro lado, ousa usar as coisas deste mundo, que ele reconhece como sendo imagens fulgazes (e consequetemente, meias-verdades) da realidade absoluta, para alcançar o desprendimento do apego. Assim, o Budista Tântrico estará sempre à procura - através de contempleção e rituais - do que os filósofos chama de " enstase". Um termo difícil engloba tanto o conceito de extase quanto o de profunda aquisição de sabedoria, o estado de enstase é, de fat, aquele estado de nirvana quando a pessoa reconhece O Vazio, a realidade absoluta de que tudo é nada. Tanto nos Himalayas quanto na India, o "enstase" tem sido procurado por gerações de místicos Tântricos e não-tântricos como um meio de capturar um vislumbre do "paraíso". Este estado conquistado por meio de rigorosos exercícios disciplinares baseados em pensamentos profundos, e suportados por execícios físicos (yoga) e a repetição hipnótica de mantras cria um nível de informação que se torna uma parte permanente do ser que o pratica.

Um ponto de vista que é considerado 'ortodoxo"nos meios Budistas e Hindus é que a sabedoria enstatica pode somente ser alcançada por meio de uma longa e disciplina obediência aos preceitos - rituais aprovados, práticas ascetas e orações. Os Tântricos acreditam que o conhecimento intelectual dos cânones Védicos e a maestria das disciplinas da uoga são suficientes como ferramentas para um método de "atalho" para se conseguir a informação enstatica.

Na prática Tântrica Budista, é de se esperar que o adepto tenha feito todos os seus estudos acadêmicos e meditações antes que ele se qualifique para fazer as disciplinas de Yoga. Quando ele se submete aos vários rituais Tântricos, expressa uma gama variada de orações e conduz seus experimentos psico-sexuais, ele vai muito mais além do que o simples uso discursivo da mente.

Page 33: kundalinhi.pdf

Ao invés de pedir ao seu corpo que se subjugue aos sentidos, ele eleva os seus poderes e depois os une para obter estados cada vez mais longos de enstase. A sabedoria enstática - ou a informação - que o adepto do Tantra de abter (e que o ajuda a se libertar das misérias do apego nascido da ignorância) é o conhecimento da realidade não-dual. Esta sabedoria não somente é racional como também sensitiva e intuitiva.

A imagens yab-yum (literalmetne Honorável-pai e honorável-mãe) em termos simbólicos representamos vários estados enstáticos. Yum, a Mãe, representa prajna, a suprema sabedoria, que também é sunya, O Vazio, o nada. Yab, o Pai, representa upaya, o método (o particular, as experiências fugazes), que também é karuna, ou a dinâmica da compaixão. Quando os dois se tornam um, o estado mais elevado é alcançado. Upaya é a escravidão sem prajna. E Prajna, também, é escravidão sem Upaya.

Nas seitas Budistas mesnos esotéricas, os rituais Tântricos envolvem os experimentos do adepto em alcançar a realização enstática da união de yab com yum em sua pessoa, é puramente metafórica. Nas seitas mais esotéricas, as instruções são tomadas literalmente como o uso consagrado e experiemntal das sensações sexuais. Estas são praticas sozinho (com um parceiro simbólico) ou junto com um parceiro real. O que normalmente não é considerado por alguém de fora é que o "congrassamento do sagrado" é precisamente realizado para negar a sexualidade: a mente e os sentidos são trazidos a um mais elevado estágio de "loucura" e mantido lá: o orgasmo não é permitido ocorrer.

A Anatomia Secundária

Na Yoga, que é um dos principais elementos do Tantrismo (Hindu e Budista) existe uma anatomia secundária teórica em todo homem. Este sistema som'tico abstrato possue centros, círculos ou flores de lotus localizados ao longo de uma coluna espinhal abstrata. Este modelo anatômico é puramente um auxílio à meditação e não se espera que ele corresponda ao corpo biológico do adepto. Esta é a razão das diferentes descrições deste corpo secundário nos vários livros de yoga e o instrutor pode muito bem descrever este sistema somático secundário de um jeito para um e de outra maneira para outro, pois ele sabe que as pessoas respondem de diferentes maneiras aos estímulos psicológicos.

Page 34: kundalinhi.pdf

Três dutos devem passar pela coluna espinhal. Nos animais e nos homens comuns (ou seja, nos não-iniciados), os duto central é fechado. O que o abre é a meditação correta. Uma vez aberto, o duto permitirá o fluxo de uma força mística chamada kundalini pelos Tântricos Hindus, avadhuti pelos Budistas ou kun dar ma (aquela purificada) em Tibetano - que se elevará de seu santuário localizado entre a região anal e genital e supostamente é o mais baixo dos centros. Em sua ascensão, esta força mística penetra nos outros centros ao longo da espinha até alcançar e se fundir com o mais elevado dos centros, que se encontra no cérebro.

Os dois outros dutos estão ativos em todos os sêres vivos. Mas o adepto Tântrico tenta controlar estes dutos através da respiração e outros exercícios. O Enstase é então alcançado imobilizando estes três dutos. Em algumas seitas Tântricas Budistas afirma-se seriamente que o controle da mente, da respiração e do esperma nos leva ao enstase.

O controle da respiração, o mais fácil de se conseguir, pressupõe a abilidade de controlar os processos físicos involuntários. O controle do fluxo seminal é o mesmo que controlar as paixões e desejos. O controle damente é a aquisição suprema onde cessa-se a percepção de si mesmo com oalgo separado e diferente da realidade absoluta.: O Vazio.

Os Busdista Tântricos se referm ao estado de enstase alcançado pelo controle tríplece como mahasukha, a grande benção, que é o mais completo dos nirvanas. Longe de tornar o Budista Tântrico um campeão do erotismo, as imagens yab-yum de fato o tornam, como a Buda antes dele, um conquistador do mundano.