Download - Mês das Missões 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM · 2016-10-10 · O Senhor necessitou de braços, para ajudar a ceifar a messe./ E eu ouvi seus apelos de amor, então res-pondi:/ aqui

Transcript
Page 1: Mês das Missões 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM · 2016-10-10 · O Senhor necessitou de braços, para ajudar a ceifar a messe./ E eu ouvi seus apelos de amor, então res-pondi:/ aqui

Dia do Senhor

Hoje Deus nos convida a manter com Ele uma comunhão íntima e um diálogo constante, só assim aceitaremos os seus projetos. Rezemos pelas Missões e peça-mos a Deus a graça de sermos também missionários.

CANTO ENTRADA (Letra e melodia: www.diocesedejatai.org)

O Senhor necessitou de braços, para ajudar a ceifar a messe./ E

eu ouvi seus apelos de amor, então res-pondi:/ aqui estou, aqui estou!

1. Eu vim para dizer que eu quero te se-guir, eu quero viver com muito amor o que aprendi!

2. Eu vim para dizer que eu quero te ajudar, eu quero assumir a tua cruz e carregar!

3. Eu vim para dizer que eu vou profeti-zar, eu quero ouvir a tua voz e propagar!

4. Eu vim para dizer que eu vou te acom-panhar e, com meus irmãos, um mundo novo edificar!

ACOLHIDAP.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.T.: Amém!

P.: O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.T.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

ATO PENITENCIALP.: Irmãos e irmãs, reconheça-mos as nossas culpas para cele-brarmos dignamente os santos

mistérios. (Pausa).

1.Convite gentil não sei desprezar,que importa o que foi, eu vim pra curar.Quem nega o perdão em nome da lei não quer ver o mundo irmão!

Perdão, ó Senhor, misericórdia!Perdão, Senhor Deus da vida!

2.Não posso aceitar o zelo fataldo fogo do céu em troca do mal.Eu vim me propor, não vim pra forjarresposta com tal furor!

3.Tecer elogios por coisa qualquerrevela, afinal, o quanto se quer.Porém escutai: mais vale cumpriro quanto ensinei do Pai!

P.: Deus todo-poderoso tenha compai-xão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. T.: Amém!

HINO DE LOUVOR (preferencialmente cantado)T.: Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele ama-dos. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso. / Nós

vos louvamos, nós vos bendizemos, / nós vos adoramos, nós vos glorifica-mos, / nós vos damos graças por vossa imensa glória./ Senhor Jesus Cristo, Fi-

16 DE OUTUBRO DE 2016 - COR LITÚRGICA VERDE ANO DA MISERICÓRDIA DIOCESE DE JATAÍ - GO ANO C ANO I - Nº 48

RITOS INICIAIS

Semanário Litúrgico Catequético Tempo Comum

lho Unigênito,/ Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. / Vós, que tirais o pecado do mundo, tende pie-dade de nós. / Vós, que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. / Vós, que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. / Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor; / só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, / com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. T.: Amém!

ORAÇÃO DO DIAP.: Oremos. (Pausa para oração)Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre

ao vosso dispor, e vos servir de todo o co-ração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vos-so Filho, na unidade do Espírito Santo.T.: Amém!

O Senhor tem uma palavra de salvação a nos oferecer. A Palavra, que é fonte e nos indica o caminho da vida plena, su-gere que Deus não está ausente nem fica insensível diante do sofrimento do seu Povo. Ouçamos!

1ª LEITURA (Ex 17, 8-13)Leitura do Livro do Êxodo - Na-queles dias, 8os amalecitas vieram atacar Israel em Rafidim. 9Moisés

disse a Josué: “Escolhe alguns homens e vai combater contra os amalecitas. Amanhã estarei, de pé, no alto da colina, com a vara de Deus na mão”. 10Josué fez o que Moisés lhe tinha mandado e com-bateu os amalecitas. Moisés, Aarão e Ur subiram ao topo da colina. 11E, enquanto Moisés conservava a mão levantada, Isra-el vencia; quando abaixava a mão, vencia

29º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Capela Nossa Senhora Aparecida Aparecida do Rio Doce - Goiás

01

02

03

04

05

Página 01

“A quem eu te enviar, irás.” (Jr 1,7b)

Mês das Missões

LITURGIA DA PALAVRA

06

Page 2: Mês das Missões 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM · 2016-10-10 · O Senhor necessitou de braços, para ajudar a ceifar a messe./ E eu ouvi seus apelos de amor, então res-pondi:/ aqui

Amalec. 12Ora, as mãos de Moisés torna-ram-se pesadas. Pegando então uma pe-dra, colocaram-na debaixo dele para que se sentasse, e Aarão e Ur, um de cada lado sustentavam as mãos de Moisés. Assim, suas mãos não se fatigaram até ao pôr do sol, 13e Josué derrotou Amalec e sua gente a fio de espada. – Palavra do Senhor.T.: Graças a Deus!

SALMO RESPONSORIAL: Sl 120 (121) Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra.

1. Eu levanto os meus olhos para os mon-tes:/ de onde pode vir o meu socorro?/ “Do Senhor é que me vem o meu socorro,/ do Senhor que fez o céu e fez a terra!”

2. Ele não deixa tropeçarem os meus pés,/ e não dorme quem te guarda e te vigia./Oh! não! ele não dorme nem cochila,/ aquele que é o guarda de Israel!

3. O Senhor é o teu guarda, o teu vigia,/ é uma sombra protetora à tua direita./ Não vai ferir-te o sol durante o dia/ nem a lua através de toda a noite.

4. O Senhor te guardará de todo o mal,/ ele mesmo vai cuidar da tua vida!/ Deus te guar-da na partida e na chegada./ Ele te guarda desde agora e para sempre!

2ª LEITURA (2Tm 3, 14-4,2)Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo - Caríssimo:14Per-manece firme naquilo que apren-

deste e aceitaste como verdade; tu sabes de quem o aprendeste. 15Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras: elas têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus.16Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça, 17a fim de que o homem de Deus seja perfeito e qualificado para toda boa obra.4,1Diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de vir a julgar os vivos e os mortos, e em virtude da sua manifes-tação gloriosa e do seu Reino, eu te peço com insistência: 2proclama a palavra, in-siste oportuna ou importunamente, argu-menta, repreende, aconselha, com toda a paciência e doutrina. – Palavra do Senhor. T.: Graças a Deus!

EVANGELHO (Lc 18, 1-8)Aleluia, Aleluia, Aleluia, (Bis)A Palavra de Deus é viva e eficaz, em suas ações; penetrando os sentimen-

tos, vai ao íntimo dos corações.

P.: O Senhor esteja convosco!T.: Ele está no meio de nós!

P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas.T.: Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mos-tra-lhes a necessidade de rezar sem-

pre, e nunca desistir, dizendo: 2“Numa ci-dade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3Na mes-ma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pen-sou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha a agredir-me!” 6E o Se-nhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?” – Palavra da Salvação.T.: Amém!

PROFISSÃO DE FÉ (Símbolo Apostólico)Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra. 1) E em Jesus Cristo, seu único Fi-

lho, nosso Senhor, 2) que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; 1) nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pila-tos, 2) foi crucificado, morto e sepultado. 1) Desceu à mansão dos mortos; ressusci-tou ao terceiro dia, 2) subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-pode-roso, 1) donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. 2) Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja católica; 1) na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; 2) na ressurreição da carne, na vida eterna.T.: Amém!

PRECES DA COMUNIDADEP.: Irmãos e irmãs, confiantes, ele-vemos nossas preces ao Pai, como Jesus nos pediu, e peçamos:

T.: Senhor, atendei a nossa prece!

1. Pai Santo acompanhai o Santo Padre o papa Francisco e o nosso Bispo Nélio na missão de comunicar a vossa verdade, nós vos pedimos:

2. Senhor, dai força e coragem aos nossos missionários para que mantenham sem-pre viva em suas vidas a força renovadora da vossa Palavra, nós vos pedimos:

3. Senhor, fazei que com o auxílio do vos-so Espírito, não desanimemos em nossa vida de oração, nós vos pedimos:

4. Senhor, que a prioridade da missão per-manente, estabelecida em nosso Plano Diocesano de Pastoral, seja assumida por todas as nossas paróquias e comunidades, fortalecendo-nos na unidade e na comu-nhão, nós vos pedimos:(Pode haver outras preces da comunidade)

P.: Confiantes, rezemos a Oração Mis-sionária deste ano:

T.: Pai de misericórdia, que criastes o mundo e o confiastes aos seres hu-manos. Guiai-nos com vosso Espírito para que, como Igreja missionária de Jesus, cuidemos da Casa Comum com responsabilidade. Maria, Mãe Prote-tora, inspirai-nos nessa missão.T.: Amém!

Junto com os dons do pão e do vinho, ofer-tamos a Deus o nosso coração e o desejo de continuar indo ao encontro dos nossos irmãos mais sofridos, principalmente da-queles que se sentem excluídos. Enquanto fazemos nossas ofertas cantemos!

CANTO DE PREPARAÇÃO DAS OFERTAS(Letra e melodia: www.diocesedejatai.org)

1. Muitos grãos de trigo se torna-ram pão./ Hoje são teu Corpo, ceia e comunhão./ Muitos grãos de tri-

go se tornaram pão./

Toma, Senhor, nossa vida em ação,/ para mudá-la em fruto e missão!/ Toma, Senhor, nossa vida em ação,/ para mu-dá-la em missão.

2. Muitos cachos de uva se tornaram vi-nho./ Hoje são teu Sangue, força no ca-minho./ Muitos cachos de uva se torna-ram vinho./

3. Muitas são as vidas feitas vocação/ hoje oferecidas em consagração./ Muitas são as vidas feitas vocação./

P.: Orai, irmãos e irmãs... T.: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para gló-

ria do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.

P.: Dai-nos, ó Deus, usar os vos-sos dons servindo-vos com liber-dade, para que, purificados pela

vossa graça, sejamos renovados pelos mistérios que celebramos em vossa honra. Por Cristo, nosso Senhor.T.: Amém!

ORAÇÃO EUCARÍSTICA III MR (p. 482)Prefácio dos Domingos do Tempo Comum, IX: O Dia do Senhor – MR (p. 436)

P.: O Senhor esteja convosco.T.: Ele está no meio de nós.

P.: Corações ao alto.T.: O nosso coração está em Deus.

P.: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.T.: É nosso dever e nossa salvação.

08

LITURGIA EUCARÍSTICA

10

11

Página 02

12

09

13

14

16

15

07

Page 3: Mês das Missões 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM · 2016-10-10 · O Senhor necessitou de braços, para ajudar a ceifar a messe./ E eu ouvi seus apelos de amor, então res-pondi:/ aqui

P.: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças e bendizer-vos, Senhor, Pai santo, fonte da verdade e da vida, porque, neste do-mingo festivo, nos acolhestes em vossa casa.Hoje, vossa família, para escutar vossa Palavra e repartir o Pão consagrado, re-corda a Ressurreição do Senhor, na es-perança de ver o dia sem ocaso, quando a humanidade inteira repousará junto de vós. Então, contemplaremos vossa face e louvaremos sem fim vossa mise-ricórdia. Por isso, cheios de alegria e es-perança, unimo-nos aos anjos e a todos os santos, cantando (dizendo) a uma só voz: T.: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo! O céu e a terra procla-mam a vossa glória. Hosana nas altu-ras! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!

P.: Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr-do-sol, um sacrifício perfeito.T.: Santificai e reuni o vosso povo!

P.: Por isso, nós vos suplicamos: santifi-cai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consa-gradas, a fim de que se tornem o Corpo e + o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou cele-brar este mistério. T.: Santificai nossa oferenda, ó Se-nhor!

P.: Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo:TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.

P.: Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu gra-ças novamente, e o deu a seus discípu-los, dizendo:TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRA-MADO POR VÓS E POR TODOS PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. P.: Eis o mistério da fé!T.: Anunciamos, Senhor, a vossa mor-te e proclamamos a vossa ressurrei-ção. Vinde, Senhor Jesus!

P.: Celebrando agora, ó Pai, a memória do vosso Filho, da sua paixão que nos salva, da sua gloriosa ressurreição e da

sua ascensão ao céu, e enquanto espe-ramos a sua nova vinda, nós vos ofere-cemos em ação de graças este sacrifício de vida e santidade.T.: Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!

P.: Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifício que nos reconcilia convosco e concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o San-gue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito. T.: Fazei de nós um só corpo e um só espírito!

P.: Que ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, os vossos Apóstolos e Mártires, e todos os santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.T.: Fazei de nós uma perfeita oferen-da! P.: E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconcilia-ção estenda a paz e a salvação ao mun-do inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o papa Francisco, o nosso bispo Nélio, com os bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes.T.: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

P.: Atendei às preces da vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reu-ni em vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro. T.: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos fi-lhos!

P.: Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, espe-ramos também nós saciar-nos eterna-mente da vossa glória, por Cristo, Se-nhor nosso.T.: A todos saciai com vossa glória!

P.: Por ele dais ao mundo todo bem e toda graça.

P.: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na uni-dade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.T.: Amém!

PAI NOSSO (como de costume)P.: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia,

sejamos sempre livres do pecado e pro-

tegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vin-da do Cristo Salvador. T.: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

P.: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vos-sos Apóstolos: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz”. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. T.: Amém!

P.: A paz do Senhor esteja sempre con-vosco!T.: O amor de Cristo nos uniu!T.: Amém!

P.: A paz do Senhor esteja sempre con-vosco!T.: O amor de Cristo nos uniu!Se for oportuno, o presidente faz o convite e os fiéis saúdam os que estão próximos.

T.: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende pie-dade de nós! (bis) / Cordeiro de

Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz!

P.: Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. T.: Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a)!

CANTO DE COMUNHÃO(Letra e melodia: www.diocesedejatai.org)

1.Vem, e eu mostrarei que o meu caminho te leva ao Pai./ Guiarei os passos teus e junto a ti hei de

seguir / Sim, eu irei e saberei como che-gar ao fim./ De onde vim, aonde vou por onde irás, irei também. Lá, lá, lá...

2.Vem, eu te direi o que estás a procurar./ A verdade é como o sol e invadirá teu coração/ Sim, eu irei e aprenderei minha razão de ser./ Eu creio em ti que crês em mim e a Tua luz, verei a luz.

3.Vem, e eu te farei da minha vida par-ticipar,/ viverás em mim aqui: viver em mim é o bem maior./ Sim, eu irei e vive-rei a vida inteira assim./ Eternidade é, na verdade, o amor vivendo sempre em nós.

4.Vem que a terra espera quem possa e queira realizar./ Com amor, a construção de um mundo novo, muito melhor./ Sim, eu irei e levarei teu nome aos meus ir-mãos./ Iremos nós e o teu amor vai cons-truir, enfim a paz.

Página 03

19

17

18

Page 4: Mês das Missões 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM · 2016-10-10 · O Senhor necessitou de braços, para ajudar a ceifar a messe./ E eu ouvi seus apelos de amor, então res-pondi:/ aqui

Página 04

DEPOIS DA COMUNHÃO (momento de silêncio)

P.: Oremos. (Pausa para oração) Dai-nos, ó Deus, colher os frutos da nossa participação na Euca-

ristia para que, auxiliados pelos bens terrenos, possamos conhecer os valores eternos. Por Cristo, nosso Senhor.T.: Amém!

Compromissos da semana e outros avisos BÊNÇÃO FINAL (Tempo Comum, III – p. 525)

P.: O Senhor esteja convosco.T.: Ele está no meio de nós!

P.: Deus todo-poderoso vos abençoe na sua bondade e infunda em vós a sabe-doria da salvação.T.: Amém!P.: Sempre vos alimente com os ensina-mentos da fé e vos faça perseverar nas boas obras.T.: Amém!P.: Oriente para ele os vossos passos, e vos mostre o caminho da caridade e da paz.T.: Amém!P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.T.: Amém!P.: Glorificai o Senhor com vossa vida; ide em paz e o Senhor vos acompanhe.T.: Graças a Deus!

CANTO FINAL 1. Quero ouvir teu apelo, Senhor, ao teu chamado de amor respon-der./ Na alegria te quero servir, e

anunciar o teu Reino de Amor!

E pelo mundo eu vou, cantando teu amor,/ pois disponível estou, para ser-vir-te Senhor! (bis)

2. Dia a dia, tua graça me dás, nela se apoia o meu caminhar./ Se estás a meu lado, Senhor, o que, então, poderei eu temer?

LITURGIA DA PALAVRA: Seg: Verm. S. Inácio de Antioquia, memória. Leituras: Ef 2,1-10; Sl 99(100),2. 3. 4. 5 (R. 3b); Lc 12,13-21 - Ter: Verm. S. Lucas, festa. Leituras: 2Tm 4,10-17b; Sl 144(145),10-11, 12-13ab, 17-18 (R. 12a); Lc 10,1-9 - Qua: Verde. 4ª-feira da 29ª semana TC. Leituras: Ef 3,2-12; Cânt.: Is 12,2-3. 4bcd. 5-6 (R. cf. 3); Lc 12,39-48 - Qui: Verde. 5ª-feira da 29ª semana TC. Leituras: Ef 3,14-21; Sl 32(33),1-2. 4-5. 11-12. 18-19 (R. 5b); Lc 12,49-53 - Sex: Verde. 6ª-feira da 29ª semana TC. Leituras: Ef 4,1-6 ; Sl 23(24),1-2. 3-4ab. 5-6 (R. cf. 6); Lc 12,54-59 - Sáb.: Verde. Sábado da 29ª semana TC. Leituras: Ef 4,7-16; Sl 121(122),1-2. 3-4a. 4b-5 (R. cf. 1); Lc 13,1-9

CNPJ 02.832.606/0001-19email:[email protected] Gráfica: Rogério Guimarães/JC Oliveira

Jorn: Valério Delfino - Revisão Padre Rosimar da S. AguiarRedação: Oníria Guimarães - Coord. Jesus Catarino de OliveiraColaboração: Pe. Cristiano, Pe. Cassiano, Emilia Tereza Carvalho

Filadelfo Cruvinel, nº 171, Setor Vitória Regia Rio Verde-GO - Fone: (64) 3622 - 4556

22

21

RITOS FINAIS

20