Download - Newsletter Descubriter Agosto Port

Transcript
Page 1: Newsletter Descubriter Agosto Port

Historiador, estudioso e apaixonado pelas histórias locais de diversos povos do Baixo Guadalquivir, Julio Mayo fala-nos da importância social, cultural e económica da época dos descobrimentos para a localidade de Utrera.

11-12/8 Sagres-Vila Do Bispo

CIRCUITO NACIONAL DE WINDSURF SLALOM 2012: tal como em anos anteriores, a Praia do Martinhal vai receber uma das etapas do circuito, com-posto por 5 provas a terem lugar em Portimão, Lagos, Sagres – Martinhal, Viana do Castelo e Alqueva. Mais informações em www.promosagres.org.

A localidade sevilhana de Gelves alberga este espaço ideal para os passeios de verão, as leituras e as conversas, tendo a água como pano de fundo.

Este verão, desfrute com os seus familiares e amigos de uma deliciosa iguaria: o bolo de mel à moda de Sagres.

Esta praia virgem é um cenário natural de excecional beleza: um areal infinito protegido por imponentes falésias. O sítio ideal para descontrair longe da civilização.

Um dia com... JULIO MAYO RODRÍGUEZ

Experiências saborosas: BOLO DE MEL

Jóias escondidas:PRAIA DA CORDOAMA

Zona verde: PARQUE DEL CAÑUELO

Nesta edição:Agosto 2012

Recomendamos

1

12-14/8 e 27-29/8 Sanlúcar de Barrameda

CORRIDAS DE CAVALOS NA PRAIA: um dos eventos despor-tivos mais singulares do mundo, pelo surpreendente ambiente em que têm lugar, sob os es-plêndidos pores do sol e com um ambiente animado. Mais infor-mações em www.carrerassanlu-car.es e www.sanlucardebarra-meda.es/sanlucar_turismo/.

Page 2: Newsletter Descubriter Agosto Port

Julio Mayo Rodríguez Um dia com...

A Rota em números

2

O historiador Julio Mayo Rodríguez estudou com paixão um dos fenómenos de religiosidade popular com maior vocação americanista: Consolação de Utrera. Foi Comissário da exposição Puentes de Fe entre Europa y América (Câmara do Comércio de Sevilha - 2010).

A “Época dos Descobrimentos” representou uma grande mudança para muitas localidades da campina sevilhana, entre elas Utrera. O que trouxe esta época dourada à localidade?Durante o século XVI, Utrera chegou a ser a agrocidade mais importante e opulenta daquela rica Sevilha, “Porta europeia da América”, por se encontrar no caminho para os embarques de Sanlúcar de Barrameda. Isto propiciou o crescimento do seu fluxo comercial, económico e humano, triplicando a sua população e multiplicando as habitações urbanas dentro dos seus muros.

Não há dúvida de que o símbolo mais conhecido da Virgem da Consolação de Utrera é uma delicada Nau de Ouro, em miniatura, que carrega na sua mão. Que história existe por trás dela?O triunfo económico do capitão Rodrigo de Salinas levou o estivador a doar a preciosíssima jóia de ouro e cristal de rocha (1579). A obra simboliza o prestígio adquirido pela Virgem como Protetora das gentes do mar (marinheiros, mercadores, soldados, estivadores, viajantes,

etc.). Mas foi a localização estratégica de Utrera que conduziu à americanização da Virgem da Consolação.

Que personagens utreranas estão relacionadas com este movimento aventureiro?Muitas, de entre as quais podemos destacar: Bartolomeu de Utrera (marinheiro de Colombo na sua 3.ª viagem), Hernando López (Magalhães), Cristóbal Muñoz (expedição de Pedrarias), capitão Bernardino Álvarez (soldado de Hernán Cortés), Pedro González (conquista do Chile), capitão Juan de Coria Bohórquez (conquistador de Cartago e outros lugares), Diego Ramón (conquistador da Nova Galiza) e o capitão Francisco Álvarez de Bohórquez (repovoador de Santa Marta).

Para terminar, que outras jóias relacionadas com a época dos Descobrimentos possui Utrera?O seu centro histórico, o culminar das obras das suas duas paróquias – a porta de Santa Maria influenciou a tipologia da fachada principal da Catedral de Santo Domingo – e outros conventos, ermidas e hospitais. Intensificou a sua produção agropecuária, a qual se reflete hoje em dia nas numerosas fazendas de olivais com nomes de raiz americanista. A mui célebre doçaria da cidade, que inclui as roscas de Utrera, apropriadas na época para o consumo durante a travessia marítima.

hectares e 80 km de paisagem natural

cobertos pelo Parque Natural da Costa

Vicentina, em Sagres.

De

Lagos foi acapital do Algarve

antes de Faro.

1576 a 1756A 1a

viagem de circunavegação de Magalhães partiu

de Sanlúcar de Barrameda.

palermos (habitantes de Palos) constam da

lista de tripulantes da expedição do

Descobrimento de 1492.

26 76.000

União EuropeiaFEDER

Investimos no seu futuro

Page 3: Newsletter Descubriter Agosto Port

3

Experiências saborosas:

A culinária portuguesa soube fazer uso do mel de abelhas como ingrediente principal de uma profusão de pratos regionais. Com este néctar, criaram verdadeiras delícias gastronómicas, como o famoso “bolo de mel” do Algarve, que tem origem em Sagres.

Ingredientes (12 pessoas):250 g de açúcar 300 g de farinha de trigo8 ovos 2 dl de azeite1⁄4 litro de mel 10 g de fermento em pó

1. Bater muito bem as gemas com o açúcar.2. Colocar o azeite e o mel numa caçarola à

parte e levar ao lume até ferver.3. Deixar arrefecer e acrescentar as gemas

batidas com o açúcar. Misturar a farinha com o fermento e, por fim, as claras batidas em ponto de merengue.

4. Verter tudo numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, e levar a cozer no forno.

5. Depois de arrefecer, cortar aos quadrados e decorar a gosto.

Bolo de mel àmoda de Sagres

Zona verde:

O Parque del Cañuelo, na localidade sevilhana de Gelves, é um lugar ideal para passear e desfrutar da natureza.

Construído em torno da entrada maneirista de uma antiga mina de água, oferece espaços muito adequados para repousar, ler e conversar. À semelhança dos outros parques que povoam a Cornija, tem como principal característica a água, cujos diferentes mananciais naturais foram canalizados para várias fontes e cisternas. Uma grande parte desta água é utilizada para a rega de jardins e árvores muito antigos cujo traçado dos caminhos foi respeitado.

Ao criá-lo, conseguiu-se conservar e valorizar alguns elementos característicos do antigo Cortijo del Cañuelo, que dá o nome à zona e cuja primeira referência histórica remonta a nada menos que 1558.

Mais informações em www.turismosevilla.org.

Parque delCañuelo

União EuropeiaFEDER

Investimos no seu futuro

Page 4: Newsletter Descubriter Agosto Port

4

Jóias escondidas:Praia da CordoamaNo município português de Vila do Bispo, entre a praia do Castelejo ao sul e a praia da Barriga ao norte, encontra-se a Praia da Cordoama. Uma praia virgem, isolada dos centros urbanos e urbanizações, e que, além disso, foi distinguida com a Bandeira Azul.

Esta ampla praia é um cenário natural de excecional beleza: o seu areal infinito perde-se de vista, tanto a norte como a sul, e é recortado por umas imponentes falésias com mais de cem metros de altura.

Um barranco leva um arroio de água até ao areal, formando pequenas dunas onde crescem plantas como o estorno, o cardo marinho ou o vistoso narciso das areias. Além disso, o aroma das estevas funde-se com o do mar, impregnando a zona de uma fragrância inigualável.

Nesta praia, exis-te uma colina que, para além de ser um maravilhoso mira-douro natural, serve de plataforma para saltos de parapen-te. Trata-se de uma praia ideal para a prática de desportos como o surf ou body-

board, apesar de a sua acessibilidade limitada permitir desfrutar sempre da tranquilidade deste lugar deslumbrante, afastado da civilização.

No que toca aos serviços que oferece, conta com uma zona de estacionamento, vigilância durante a época balnear e um pequeno bar onde se podem saborear umas deliciosas sardinhas pescadas ali mesmo enquanto se desfruta das excelentes vistas do mar.

Não perca o espetacular entardecer, em que as falésias parecem espelhar os últimos raios de sol e que é sem dúvida o final perfeito de um dia mágico.

O acesso faz-se por estrada alcatroada com cerca de quatro quilómetros, que vai desde a Vila do Bispo (Mercado Municipal) até às praias. Após o cruzamento para a Praia do Castelejo, o percurso faz-se por um caminho de terra batida com cerca de dois quilómetros.

Mais informações em www.cm-viladobispo.pt.

União EuropeiaFEDER

Investimos no seu futuro

Page 5: Newsletter Descubriter Agosto Port

5

Sabia que...?

DELEGAÇÕES DE TURISMO:

PROVÍNCIA DE SEVILHAPlaza del Triunfo, 141001 SevillaTel: (+34) 954 210 [email protected]

SANLÚCAR DE BARRAMEDACalzada del Ejército, s/n11540 Sanlúcar de Barrameda - CádizTel: (+34) 956 31 61 [email protected]

PALOS DE LA FRONTERACasa Museu Martín Alonso Pinzón Calle Cristóbal Colón, 34 21810 Palos de la Frontera - Huelva Tel: (+34) 959 100 041 [email protected]

LAGOSPraça Gil Eanes (Antigos Paços do Concelho)8600 LagosTel: (+35) 282 763 031turismo.lagosturismodoalgarve.pt

VILA DO BISPO E SAGRESRua Comandante Matoso8650-357 SagresVila do Bispo – SagresTel: (+35) 282 624 [email protected]

Ligações de interesseO lado direito das embarcações chama-se “estribordo” e é assinalado com uma luz verde de navegação, visto que representa a esperança e a descoberta. O lado esquerdo dos navios é denominado “bombordo” em português, porque as embarcações, ao descer o Atlântico ao largo da

costa africana, tinham à sua esquerda a terra com os respetivos portos (bombordo, ou seja “bom bordo”), enquanto do lado direito apenas existia o mar e o desconhecido. Numa embarcação, o bombordo é sinalizado por uma luz vermelha, que se associa ao coração e à saúde.

Durante a era dos descobrimentos, o Santuário da Consolação de Utrera converteu-se em lugar de peregrinação dos marinheiros antes de embarcarem. Ali se encomendavam e traziam as suas oferendas (que se conservam até ao presente no santuário). O nome

desta Virgem foi levado por muitos navios até à América e em sua honra se fundaram conventos, santuários e ermidas no México, Colômbia, Peru, Quito, Argentina e Filipinas.

União EuropeiaFEDER

Investimos no seu futuro