Download - Notícia Urgente Ed. 206

Transcript

Maio de 2011 I Edição 206 I Ano 19

Notícia UrgenteNotícia Urgente

Porta-voz do Servidor

Servidores Servidores Servidores Servidores Servidores Servidores emememememem lutalutalutaFuncionalismo municipal forma várias frente de batalha para enfrentar desmando e descaso da PBH - Páginas 3 e 4

Pág. 7

Plano de saúde com valor único e carência

diferenciada

Pág. 9

Atendimento psicológico é estendido

Pág. 11

Semana do Livro movimenta Núcleo de

Convivência

Pág. 12

Inscrições abertas para Seminário de

Acupuntura

Acima de tudo, a fraternidade.

nu_206 segunda.indd 1 02/05/2011 14:41:15

Maio de 2011 I Edição 2062

Valorizar o servidorA Beprem nasceu de um clamor dos fun-

cionários da PBH. Quem a materializou foi o saudoso prefeito Dr. Otacílio Negrão de Lima que, naquela época, tinha como obje-tivo valorizar o servidor municipal.

Depois de mais de sete décadas de exis-tência, chega então o atual prefeito e re-solve fechar a Beprem, sob a alegação de que a mesma se tornou defi citária. Será que o caminho optado pelo atual alcaide é o mais salutar para os servidores munici-pais? Eu creio que não.

Talvez o caminho fosse promover uma reforma administrativa naquele órgão. Só então partiria-se para o corte de despesas e, se fosse o caso, para a venda de parte de seu patrimônio e para a redução da folha de pessoal, que até então era bastante gor-da graças à terceirização. Isso, para mim, seria um gesto corajoso e responsável de um administrador.

Infelizmente, o que temos é um projeto na Câmara Municipal que propõe a extin-ção da Beprem, mesmo apesar do parecer contrário por parte das entidades sindicais. Mais uma vez temos um patrão temporá-rio que é de pouco diálogo. Uma pena para toda a cidade.

A Beprem teve uma sobrevida de mais de 73 anos. Infelizmente, no nosso país tudo aquilo que é antigo e histórico, apesar de útil, acaba por se tornar peça de arquivo, museu ou é colocado ao chão, como grandes construções que já tivemos em Belo Hori-

zonte.Se nada for mudado, muito em breve par-

te da história da Prefeitura de Belo Hori-zonte estará sendo arquivada. Lamentável para a cidade e para todos nós, servidores municipais, que ajudamos a construir esta história.

Lamentável, também, é o fato de o go-verno municipal insistir em acabar com a Beprem, mas continuar com o clube Lagoa Acqua Park, localizado em município vizi-nho. Será que não seria o momento de se ter coragem para vender esse espaço, assim como alguns terrenos vinculados a Beprem, e criar um hospital digno para atender os servidores e seus familiares?

Temos escutado dos servidores que o plano de saúde subsidiado pela PBH não atende a todos os servidores. Pelo visto, tal proposta teve muito mais um caráter publicitário do que propriamente o intuito de favorecer os servidores. Direitos iguais, neste caso, não existiram.

Apesar de tudo que escrevo, sei que o ide-al seria que a PBH investisse na melhoria salarial dos servidores municipais. Todos os dias recebemos, aqui na ASSEMP, servido-res com casos de problemas fi nanceiros que mais parecem aquelas histórias que vemos nos jornais. Um horror!

Há algumas semanas, atendi um agente público municipal que solicitava-nos ajuda para conseguir manter seu plano de saúde. Sabe qual é o salário bruto desse servidor?

Apenas R$ 700. Nosso setor social já está cuidando da situação, todavia, trata-se de um dentre tantos que estão na PBH e vivem num regime de quase miséria.

É preciso mudar isso, senhor prefeito. Chega de fi ngir que não vê e não ouve os clamores de seus funcionários. Abra-se ao diálogo, escute as entidades representa-vivas, seja mais sensível às realidades dos servidores municipais. Depois disso, tenho a certeza de que poderá navegar no mar Adriático com mais tranquilidade e certo de que poderá postular a reeleição.

Lembre-se que 2012 é um ano eleitoral. Os servidores podem até não fazer a diferença em números de votos, todavia, são eles que o representarão junto aos eleitores de Belo Horizonte. A satisfação ou insatisfação des-tas pessoas fará toda a diferença nas urnas. Pense nisto e que Deus nos proteja!

Expediente

Associação dos Servidores Municipais da Prefeitura de Belo Horizonte - Fundada em 1º/3/58R. da Bahia, 1033 - 3º, 4º,5º, 6º, 8º, 9º, 10º e 13º andares CEP: 30.160-905 - Belo Horizonte - MG(31)3237-5000

www.assemp.org.br - [email protected]

Presidente de Honra - Dr. Celso Mello de Azevedo

Presidente - Angelo Augusto Flores Carvalho1º Vice-presidente - Anselmo Horta Nassif2º Vice-presidente - Carlos Alberto de Oliveira Diretor financeiro - Horaldo Oliveira SantosPresidente do Conselho Administrativo - Willian NagemSecretária - Corina Célia Loures BandeiraPresidente do Conselho Fiscal - Manoel Teixeira Cardoso

Notícia Urgente - Órgão Informativo da ASSEMPAssessoria de Comunicação e OuvidoriaJornalista José Almir da Rosa Reg. Prof.: MG 07771 JP(31)3237-5000 - [email protected]

Texto e fotos – Vitor Moreira Reg. Prof.: 14055/MG Projeto Gráfico e Diagramação - Paula Ferreira

Assempinho, o boneco mascote da ASSEMP, é uma criação de Ricardo SáImpressão: Sempre Editora - Tiragem: 18.000 exemplaresPermitida a reprodução das matérias no todo ou em parte, desde que citada a fonte. As matérias assinadas não refletem necessari-amente a posição da ASSEMP e são de inteira responsabilidade do autor.

Notícia UrgenteNotícia Urgente

nu_206 segunda.indd 2 02/05/2011 14:41:16

Maio de 2011 I Edição 2063

E aí, Marcio Lacerda?

Servidores aguardam por propostas de reajuste da PBH, que vão definir o fim da campanha salarial ou o início de uma greve geral

A conta que não fecha

Pelas contas da PBH, a folha salarial municipal consumiria, hoje, em torno de 42% da arrecadação do município. Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, esse valor não poderia ultrapassar 47%. Entretanto, a conta não é tão direta como parece que se quer mostrar. Cálculos do Sindibel aponta-ram que, se a prefeitura oferecesse um reajuste de 20% a todos os servido-res municipais, o impacto no Orçamento seria de 3%, ou seja, totalmente dentro do limite estabelecido pela lei.

* até o fechamento desta edição, no dia 30 de abril, a PBH ainda não havia apresentado proposta a nenhuma categoria.

Depois de quase 40 dias de silêncio, pa-rece que a Prefeitu-ra de Belo Horizonte entendeu o recado dos servidores muni-cipais. Na véspera da segunda assembleia geral da Campanha Salarial Unifi cada, representantes da PBH fi nalmente cha-maram as entidades à negociação. O en-contro foi realizado no dia 12 de abril, mas, como era de se

esperar, quase nada foi apresentado. Se-gundo a presiden-te do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), Célia Lélis, a prefei-tura já defi niu que não irá negociar um reajuste único para todas as categorias e que as propostas se-rão discutidas indivi-dualmente. “Acerta-mos com a PBH que o prazo fi nal para que

ela apresente as pro-postas de reajustes a todas as categorias é o dia 6 de maio”, ex-plica Célia.

Se a PBH não esta-va dando crédito às reivindicações dos servidores até en-tão, a situação ten-de a mudar de fi gura daqui pra frente. Na assembleia do dia 13, que reuniu um gran-de número de pesso-as na Praça da Esta-ção, fi cou deliberado que, se até o dia 6 de maio a PBH não cha-mar as entidades à mesa, ou apresentar uma proposta insatis-fatória, os servidores entrarão em greve geral por tempo in-determinado.

nu_206 segunda.indd 3 02/05/2011 14:41:21

Maio de 2011 I Edição 2064

Plenário da Câmara Municipal foi tomado por servidores, que exigem mudanças no projeto de lei da PBH

Previdência em discussãoEntidades, servido-

res, representantes da prefeitura e es-pecialistas na área previdenciária se reuniram na Câmara Municipal da capi-tal no dia 28 de abril para o Seminário so-bre o Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte. O evento teve como objetivo debater o Projeto de

Lei 1410/2010, que reestrutura o Regime na capital. A votação do projeto foi suspen-sa em fevereiro após grande pressão dos sindicatos e associa-ções dos servidores.

A ASSEMP esteve re-presentada pelo pre-sidente Angelo Flores e pelas advogadas Marcele Fernandes e Maria da Silva. Na avaliação de Marcele, o resultado do evento

foi positivo. “Pude-mos trocar ideias e avaliar os rumos que o projeto tomará da-qui pra frente”, fri-sou.

As propostas apre-sentadas por grupos de trabalho durante o seminário foram com-piladas e serão ava-liadas pela PBH, que deve encaminhar um projeto substitutivo para apreciação da Câmara Municipal.

E a Beprem?Apesar do seminário tratar de tema bem

próximo, os representantes da PBH que esti-veram presentes não fi zeram nenhuma men-ção ao projeto de extinção da Beprem, que também se encontra na Câmara Municipal. O Projeto de Lei 1422/2011 já foi aprovado na Comissão de Legislação e Justiça, no fi m de fevereiro. Porém, o projeto está parado porque não houve quórum na reunião da Câ-mara de Administração Pública, que também deveria apreciar o texto, e o prazo expirou. Para seguir a tramitação, agora, é necessá-rio que o presidente da Câmara indique um relator substituto.

O que foi dito

“Não somos contra a regulamentação, mas queremos garantias de que nossa aposentadoria estará em total se-gurança, pois os servidores não podem ser responsabilizados por problemas no Fundo Previdenciário.”Vanessa Portugal – diretora do Sind-Rede.

“Temos que tratar o assunto com cautela. Começar um Fundo que em pouco tempo se torne defi citário seria, para nós, um grande fracasso.”Paulo Bretas – secretário de Planejamento, Orçamento e Informação

“O Regime de Previdência da PBH é quase perfeito do ponto de vista técnico/contábil. Mas peca no lado so-cial.”Marcelo Barroso – procurador do Estado

nu_206 segunda.indd 4 02/05/2011 14:41:22

Maio de 2011 I Edição 2065

Entenda como funciona a averbação de tempo

Matéria sugerida por leitora do Notícia Urgente esclarece quais são os benefícios garantidos por lei a quem opta pela averbação

Olá! Gostaria que fi zessem uma ma-téria sobre aver-bação de tempo de serviço. A maioria dos professores desconhece que o tempo averbado vale para obten-ção de quinquê-nios e aposentado-ria, mas não para férias-prêmio. Há uma lei que regula-menta a averbação de tempo? Essa lei é recente?

A questão da averba-

ção de tempo de ser-viço é contemplada em duas leis munici-pais. A primeira delas é a Lei 0715, de 28 de maio de 1958. Em seu art. 1º, ela determina que “o tempo de ser-viço público federal, estadual, municipal ou prestado em autar-quia e entidades para-estaduais ou mantidas pela União, Estado ou Municípios, desde que devidamente averba-do, será contado na Prefeitura para fi ns de adicionais”.

O artigo original dessa lei previa que a averbação também seria considerada na contagem das férias-prêmio. Entretanto, o executivo municipal vetou esse trecho do texto por considerá-lo injusto com os servi-dores que sempre tra-balharam na munici-palidade. Portanto, de fato, tempo averbado não pode ser utiliza-do para obtenção de férias-prêmio.

A averbação tam-bém é tratada na Lei

7.169, o Estatuto do Servidor. O parágrafo único do art. 136 re-afi rma o direito dos servidores de compu-tarem tempo de ser-viço público federal,

estadual ou de outro município para obten-ção do quinquênio. Já o art. 174 garante o mesmo direito para fi ns de aposentado-ria.

Acontece na ASSEMP

Estatuto SocialA ASSEMP promoverá um reforma no seu Estatuto Social. Para tornar o processo

democrático e contar com a participação de todos, a diretoria faz um convite aos sócios para que venham até a sede da associação, façam uma leitura da minuta e dêem sua opinião. As sugestões serão analisadas pelo setor jurídico e, posterior-mente, apresentadas à Assembléia Geral, que será marcada exclusivamente para a aprovação do novo estatuto. A minuta estará disponível até o dia 30 de maio, na rua da Bahia, 1033 – 4º andar.

ParticipeEssa matéria foi sugerida pela leitora Ione Maria Cruz. Se você também quiser participar, basta enviar sua

sugestão pelo e-mail [email protected].

Guia de ConvêniosA diretoria da ASSEMP esclarece que as informações sobre a parceria com a Caixa

Econômica Federal para aquisição de imóveis, veiculadas no Guia de Convênios, não possuem relação com a associação. A notícia refere-se a um serviço oferecido pela Navarro Consultoria, empresa terceirizada da ASSEMP, que oferece aos sócios a possi-bilidade de mediar o contato com a Caixa. Ainda sobre o guia, a associação aproveita a oportunidade para informar que todos os convênios são fi rmados por meio de contratos que, eventualmente, podem ser rescindidos ou ter seus prazos expirados. Em caso de dúvidas, entre em contato com a ASSEMP: 3237-5000.

@

nu_206 segunda.indd 5 02/05/2011 14:41:24

Maio de 2011 I Edição 2066

Presença ATIVA em favor do associadoO Departamento Ju-

rídico da ASSEMP atua na defesa de interes-ses coletivos e indivi-duais dos associados.

São sete advogados, consultores e estagi-árias que estão aptos a receber e analisar as demandas apre-

sentadas pelos sócios. Para isso, basta fazer contato pelos endere-ços de e-mail ou pelo telefone listados (ver

abaixo). Muito atuan-te, o Departamento Jurídico está sempre trazendo novidades para benefi ciar o asso-

ciado e apresentando bons resultados, como o caso relatado abai-xo:

A 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais acolheu o pedido de um associado contra uma operadora de telefonia celular, condenando-a ao pagamento de in-denização no valor de R$ 14 mil. A ação foi ajuizada pelo Departamen-to Jurídico da ASSEMP.

O associado era cliente há mais de dez anos da empresa que, injusti-fi cadamente, passou a lançar valo-res indevidos em sua conta. Ao ser questionada sobre as cobranças, a empresa alegou que tratava-se de alteração de plano, embora não ti-vesse sido feita nenhuma solicita-

ção.Diante das cobranças indevidas, o

associado optou por cancelar o con-trato com a operadora. Porém, além de insistir na cobrança do débito, a companhia exigiu o pagamento da multa rescisória, inserindo o nome do associado nos serviços de prote-ção ao crédito como inadimplente.

O Tribunal entendeu que a atitude da companhia telefônica decorreu de descaso, portanto, passível de indenização.

Desde o fi m de 2010, o Departamento Jurídico da ASSEMP conta com mais uma assistente jurídica, apta a realizar um atendimento rápido e preli-

minar, prestando esclarecimentos imediatos sobre dúvidas jurídi-cas. O contato com a profi ssional pode ser feito por e-mail

ou telefone (ver abaixo).O principal objetivo da contratação é dar continui-

dade ao processo constante de melhoria do atendi-mento, de forma ágil, efi ciente e satisfatória.

No site da ASSEMP (www.assemp.org.br) estão divulgadas informações sobre as principais ações propostas pelo Depar-tamento Jurídico, além da relação dos documentos necessá-rios para ajuizamento. Informe-se e agende um horário para verifi car e requerer seus direitos.

Operadora de celular é condenada a indenizar associado

Informações jurídicas no site da ASSEMPContatos E-mails: [email protected]@assemp.org.br [email protected] Tel: 3222-8776

Enoonononononon nononononoonononononoo noonono nononnnononoonononoononono

Artigo O novo vilão da dieta: o sal

Depois da guerra tra-vada contra o tabaco e o açúcar, as autori-dades de saúde agora miram suas armas para outro vilão da dieta: o sal. Uma pesquisa di-vulgada pelo Ministério da Saúde mostra que a proporção de brasilei-ros com hipertensão arterial cresceu de 21,5%, em 2006, para 24,4% em 2009.Os casos de hiperten-

são cresceram sobre-tudo entre os idosos – 63,2% das pessoas com 65 anos ou mais

apresentam o proble-ma no país. Em 2006, esse porcentual era de 57,8%. Mas o levan-tamento mostra que a doença não ocorre apenas entre os mem-bros da terceira idade. Entre a população até 34 anos, 14% dos entre-vistados apresentam pressão alta. E a pro-porção de hipertensos é maior entre mulhe-res (27,2%) do que en-tre homens (21,2%).Pesquisas científi cas

já comprovaram a re-lação direta entre o

consumo de sal e a hi-pertensão arterial, um dos grandes males de saúde pública no mun-do. De acordo com da-dos da Sociedade Bra-sileira de Cardiologia, um brasileiro consome em média 12 gramas de sal por dia, quando o recomendado seria limitar essa ingestão a 6 gramas. O problema do con-

sumo excessivo de sal é que ele provoca re-tenção de sódio e água nos rins, o que aumen-ta o volume de sangue

em circulação. Com uma quantidade maior de sangue nas paredes das artérias, a pressão arterial fi ca mais alta.Tirar o saleiro da

mesa e usar ervas e outros temperos como alternativa na hora de cozinhar são algumas das medidas que po-dem ser adotadas. O grande perigo

da hipertensão está no fato de ser uma doen-ça silencio-sa. Ela não apresenta

sintomas. Por isso, é importante conferir a pressão pelo menos uma vez por ano. Uma pressão considerada normal para adultos é aquela igual ou infe-rior a 12 por 8.

Adaptado de ma-téria da revista

Veja

8 de maio – Dia das Mães8 de maio – Dia das MãesMãe! São três letras apenasAs desse nome bendito:Três letrinhas, nada mais...E nelas cabe o Infinito.E palavra tão pequena,– confessam mesmo os ateus –É do tamanho do Céu!E apenas menor que Deus…

Mário Quintana – Lili inventa o mundo

Uma homenagem da ASSEMP a todas as mães por essa data tão especial!

Uma associação que se preocupa e ampara 14 mil “filhos” compreende bem o privilégio e a responsabilidade de ser mãe.

nu_206 segunda.indd 6 02/05/2011 14:41:29

Maio de 2011 I Edição 2067

Família Ideal, o novo plano de saúde da associação, foi pensado especialmente para aqueles que nunca deixam de se preocupar com os seus familiares

A ASSEMP e você cuidando juntos de sua famíliaSer arrimo de famí-

lia signifi ca amparar, cuidar, dar sustento a seus familiares. Um chefe de um lar, seja o homem ou a mulher, tende sempre a colo-car o companheiro (ou companheira) e os fi lhos em primeiro lugar, não importa a circunstância. Você

pensaria em ter um plano de saúde que lhe garantisse um atendimento rápido e personalizado mas, ao ver seu fi lho doente, ter que levá-lo para a fi la do SUS? Provavel-mente não.

Pois foi pensando nesses grupos familia-res que a ASSEMP fe-

chou parceria com o Santa Casa Saúde para a oferta de um novo plano: o Família Ide-al. O grande diferen-cial do novo convênio é que a mensalidade é cobrada apenas do titular e tem valor fi xo, não importando o número de depen-dentes (veja tabela).

Cônjuge e fi lhos pa-gam apenas coparti-cipação, da mesma forma que o titular, somente quando usu-fruírem dos serviços (consultas, exames e internações – so-mente uma diária por evento).

“É muito difícil ver a situação de um pai

de família que ganha um salário mínimo e tem que optar por pagar um plano para ele ou para os fi lhos. A criação de um plano familiar era um velho sonho que fi nalmente conseguimos concre-tizar”, salienta o pre-sidente da ASSEMP, Angelo Flores.

* Mensalidade cobrada apenas de acordo com a faixa etária do titular. Coparticipação cobrada de titulares e dependentes

Plano para titular + cônjuge + filhos até 23 anos*Idade do titular Valor total

até 43 anos R$ 109,50

44 a 58 anos R$ 209,82

mais de 59 anos R$ 386,14

PROCEDIMENTOS Plano Enfermaria PBH

FAMILIA IDEAL ASSEMP

Consultas eletivas (programada)Centralizada

TriagemRede Restrita

Livre escolha dentro da rede + 300 médicos cooperados

+ de 60 clínicas credenciadas

Exames 6 laboratórios + de 15 laboratórios credenciados

Outras vantagens

- Além dos dependentes, o sócio poderá incluir também seus agregados, que contarão com uma tabela própria vinculada ao plano;- Cobrança pode ser por boleto bancário, permitindo a adesão sem pro-blemas com margem consignada; - Carência com condições diferenciadas; - Cobertura em nível nacional; - Aconselhamento médico 24 horas; - Garantia de um plano consolidado há 14 anos no mercado.

Como aderir

Se você tem interesse em aderir ao Família Ideal ou quer saber mais informações sobre o plano, entre em contato pelo 3222-8776.

@

nu_206 segunda.indd 7 02/05/2011 14:41:30

Maio de 2011 I Edição 2068

ASSEMP possui convênio com clínica especializada e duas operadoras de planos odontológicos

Cuide de sua saúde bucal Uma boa higiene bu-

cal é uma das medi-das mais importantes para manter dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para uma boa aparência, mas são também im-portantes para fa-lar bem e mastigar corretamente os ali-mentos. Os cuidados diários preventivos, como uma boa esco-vação e o uso correto do fi o dental, ajudam

a evitar que os pro-blemas dentários se tornem mais graves. A prevenção é a ma-neira mais econômi-ca, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde *bucal.

Atendimento gratuito

A ASSEMP mantém convênio com a clíni-ca odontológica Rea-bilitar, que conta com cinco profi ssionais. O

atendimento aos só-cios em algumas espe-cialidades é gratuito, enquanto as demais têm preços especiais.

Somente em abril os atendimentos pas-saram de 200. Com a demanda crescente, o tempo de espera tem aumentado. To-davia, como salienta o presidente Angelo Flores, “o intuito da ASSEMP é promover o bem-estar e saúde dos sócios. Logo, será

feito um esforço para que esse prazo seja o me-nor possível”.

*extraído do site www.colgate.com.br

Além do atendimento gratuito, a associação também possui parcerias com a Uniodonto e Metlife, operadoras de planos odontológicos que oferecem planos com preços bastante acessíveis para sócios e familiares. Para mais informações ou para aderir aos planos, os sócios devem procurar a Rua Tupis, 171 – lojas 07 e 09. Para aten-dimento na Clínica Reabilitar, o associado deve retirar uma guia na sede da ASSEMP (rua da Bahia, 1033 - 4º andar).

Onde foi que eu deixei as chaves de casa? Que horas é a reunião? Após os 30 anos, é comum as pessoas começarem a sofrer com peque-

nos esquecimentos. Porém, a associação direta que se faz en-tre idade e perda de memória não é total-mente correta.

Neurocientistas têm comprovado que isso está relacionado à re-dução do número de conexões nervosas, realizadas pelos den-dritos. Assim como se atrofi a um músculo sem uso, os dendritos também atrofi am se não são usados com frequência. Conse-quentemente, a habi-

lidade do cérebro para receber nova informa-ção é reduzida.

Por isso, é necessá-rio exercitar os neu-rônios: esticá-los, sur-preendê-los, sair de sua rotina. Assim, o cérebro se torna mais fl exível, mais ágil e sua capacidade de memória aumenta.

Onde foi que eu deixei as chaves de casa? Que horas é a reunião? Após os 30 anos, é comum as pessoas começarem a sofrer com peque-

nos esquecimentos. Porém, a associação direta que se faz en-tre idade e perda de memória não é total-mente correta.

nu_206 segunda.indd 8 02/05/2011 14:41:32

Maio de 2011 I Edição 2069

Iniciativa de professora municipal mudou a realidade de alunos do bairro Santa Terezinha

O aprendizado nos corredores da escolaDar oportunidades

aos alunos de pensar e produzir. Esse é o lema com que a servi-dora Rosângela Mercês Barbosa Cruz trabalha. Professora há 34 anos, Rosângela iniciou, em 1998, um trabalho que mudou radical-mente sua maneira de enxergar o ensino e transformou a realida-de de dezenas de alu-nos. “Tudo começou

quando tomei conhe-cimento de algumas crianças na escola que tocavam instrumentos de percussão. Iniciei com elas, no intervalo das aulas, um trabalho de musicalização e, quando menos perce-bi, tínhamos formado uma banda”, conta.

O trabalho se esten-deu para um projeto de cultura mais amplo e acabou englobando

alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA). “Mudamos a forma como esses alu-nos eram vistos dentro da escola, uma verda-deira transformação”, relata Rosângela. Por questões diversas, a iniciativa não pôde prosseguir em expan-são, mas nem por isso a professora desani-mou: “Já estamos com nossa terceira banda e

alguns dos jovens fo-ram convidados a par-ticipar de um trabalho de cultura com uma ONG que está sendo

estruturada no bairro. Além disso, pretendo produzir um livro e um fi lme relatando essa experiência”.

Atendimento de orientação profissionalSetor de psicologia da ASSEMP disponibiliza um novo serviço a seus associados

O setor de psicologia da ASSEMP vai iniciar atendimento na área de orientação profi s-sional. O trabalho será voltado tanto para pessoas que estão em fase de defi nição do curso superior e da profi ssão que desejam seguir quanto para aquelas que querem buscar um novo rumo na carreira. O atendi-mento será feito pelo psicólogo Artur Leão Costa, que dá mais detalhes do novo ser-viço:

Por que estender o trabalho do se-tor de psicologia à essa nova área?

Já há algum tempo

estávamos recebendo demandas por par-te dos associados. O assunto também era recorrente nos aten-dimentos que realiza-mos, principalmente com jovens que estão concluindo o segundo grau e se preparam para ingressar na uni-versidade.

Como será estru-turado o trabalho?

A princípio, nossa ideia é realizar aten-dimentos com peque-nos grupos, por acre-ditar que a troca de experiências entre os participantes pode ser muito positiva. O foco do trabalho será os adolescentes – fi lhos

de associados, que es-tão em fase de esco-lha da profi ssão, mas também os próprios sócios, que lidam com questões como rema-nejamento profi ssio-nal e expectativas de carreira.

Por que esse as-sunto está sempre em pauta?

Defi nir um rumo pro-fi ssional com 17, 18 anos sempre foi uma escolha muito difícil. Hoje, o grande nú-mero de informações disponíveis, que in-fl uenciam nas variá-veis que pesam nessa decisão, acaba difi cul-tando essa tarefa ain-da mais.

ContatoPara mais informações sobre o atendimen-to de orientação profi ssional, entre em contato pelo telefone 3237-5011.

PrêmiosOs projetos de cultura liderados por Rosângela já alcançaram grande reco-nhecimento. Em 2004, o trabalho “O aprendizado nos corredores da Escola” recebeu o primeiro lugar no Prêmio Paulo Freire, promovido pela PBH. Dois anos depois, foi a vez do projeto “A arte de ser humano”, promovido com os alunos da EJA, receber o segundo lugar no Paulo Freire. Em 2009, veio a consagração com o prêmio estadual Construindo a Nação, oferecido pelo Instituto da Cidadania Brasil.

nu_206 segunda.indd 9 02/05/2011 14:41:37

Maio de 2011 I Edição 20610

Biblioteca Orlando Vignoli conta com acervo rico e atualizado para oferecer sempre o melhor aos seus usuários

Pelos caminhos da LITERATURA

Quer saber o fi m dessa história? Basta procurar pelo Conto de Verão nº 2: Ban-deira Branca, que faz parte da coletânea “Os cem melhores contos brasileiros do século”. Essa obra, juntamente com ou-tras 5.500, compõe o

acervo da biblioteca Orlando Vignoli, si-tuada no 8º andar da sede da ASSEMP.

Além de livros, o es-paço também conta com DVDs, fi tas VHS, CDs, obras de referên-cia (como dicionários e enciclopédias), jor-nais, revistas (Veja,

Época, Super Interes-sante), computador com conexão à inter-net e rede wireless. Tudo para enriquecer a cultura e manter o associado sempre bem informado.

O acervo é atualiza-do a cada dois meses com novas aquisições,

que são feitas a partir de sugestões e pedi-dos dos usuários. “Es-tamos sempre antena-dos aos lançamentos e às listas dos mais vendidos”, explica a bibliotecária Luciana Cruz. Além dela, tam-bém trabalha no local a estagiária de Biblio-

teconomia Fabiane Andrade.

Não deixe de usu-fruir deste espaço que a ASSEMP coloca à sua disposição. Vi-site a biblioteca, apa-nhe um livro e deixe a magia da literatura te transportar para no-vos universos!

Conto de Verão nº 2: Ban deira Branca“Ele: tirolês. Ela: odalisca; Eram de culturas muito diferentes, não podia dar certo. Mas tinham só

quatro anos e se entenderam. No mundo dos quatro anos todos se entendem, de um jeito ou de ou-tro. Em vez de dançarem, pularem e entrarem no cordão, resistiram a todos os apelos desesperados das mães e fi caram sentados no chão, fazendo um montinho de confete, serpentina e poeira...”

Foi lançado no dia 20 de abril o livro de poesias da associada Lou Albergaria. A obra, intitulada O cogumelo que nasce na bosta da vaca profana, é uma publicação da Editora Vidráguas. O lançamento foi realizado com um coquetel no bar-livraria Café com Letras, na Savassi. Dois exemplares do livro serão doados pela autora à Biblioteca Orlando Vignoli, para que os associados possam conhecer o trabalho de Lou.

Mar

celo

Foc

ado

Mar

celo

Foc

ado

nu_206 segunda.indd 10 02/05/2011 14:41:45

Maio de 2011 I Edição 20611

Encerramento da Semana do Livro foi realizado no dia 29 de abril, na biblioteca da ASSEMP

Quem planta poesia, colhe um livro

O último sorteio do Pote de Po-esias marcou o encerramento das atividades da Semana do Livro na biblioteca da ASSEMP. Exibição de fi lme, apresentação teatral, expo-sição de livros e a criação de uma história coletiva também enrique-ceram a programação do evento. O presidente Angelo Flores relembrou o início da Biblioteca Orlando Vig-noli e lamentou a carência de es-paços de leitura no Brasil. “Torço

para que essa iniciativa possa ser replicada durante todo o ano”.

A bibliotecária Luciana Cássia também ressaltou o valor da leitu-ra: “Para cada leitor, um livro, dizia um estudioso. Cada um deve bus-car na literatura aquilo que lhe dá prazer”, explicou. Os autores das três poesias sorteadas foram con-templados com um livro. Conheça o trabalho dos vencedores:

Livro

Sua Majestade, o livroChega com toda sabedoriaUm encadernado, outro não,Em prosa ou versoInundando de prazer a imaginação.Traz o passado, o hoje, as viagens...Lazer para o coração...Do mundo, outra visão,Sentimentos, pensamentosE novas experiências, vivências...

Maria Beatriz de Araújo

Tua Flor

Tua flor é lindaseu aroma é delirante,sua cor luxuriante.

A linguagem de teu corpotoca cada pistilo de minha língua,minha seiva vibra...

Sou seu beija-flor,e seu néctar quero bebere a cada dia renascerao seu lado.

Antes que o tempo te leve,celebro tua existênciatua doce presença,com meu vão levee meu amor em forma de flor.

Heberle Babetto

O pé de alecrim da Dona Zezé

De manhã bem cedinhoTodo o dia ao levantarLogo depois do caféVou ao pé de alecrim admirar

Galho tenro que mãe plantou Acho que neste dia as mãos de Deus abençoou

Porque depois de algum tempoEm pequena árvore se transformou

Flores e folhas que pai admirouQue filhos, netos e bisnetosAcariciaram com amorE que os aconchegou

O foguedo dos passarinhosLogo ao entardecerÀ procura de seus ninhosDava gosto de se ver

Às vezes acho que é um milagreBasta enfeitar com bolas e pisca-piscaPara transformar natal em festaAlegria maior em nossos corações

Parece coisa bobaFalar assim desse pé e alecrimÉ que momentos felizes vivemos por aquiPor isso ele é marcante pra mim

Sabe, tenho certeza dentro de mimQue pai lá onde estáDeve estar muito felizE também tem saudades do pé de alecrim

Maria da Consolação Guimarães Maciel

nu_206 segunda.indd 11 02/05/2011 14:41:46

Maio de 2011 I Edição 20612

Agendamento de consultas onlineServiço está disponível para usuários da Unimed-BH

Usuários dos planos de saúde da Unimed-BH agora podem fazer o agendamento de consultas online. O serviço busca oferecer mais praticidade e conforto aos conveniados. Por meio do novo sistema, é possível escolher o médico e o horário da consulta. O sis-tema está disponível no site da Unimed: www.unimedbh.com.br. O link fi ca à direita na tela, em verde. Ao acessar o site, tenha em mãos a sua carteirinha de conveniado

Agendamento de consultas

I SIMPÓSIO DE ACUPUNTURA23 e 24 de maio de 2011Núcleo de Convivência Social e Cultural da ASSEMP – 3º andar

Programação23 – segunda-feira

9h30 – Abertura10h – Introdução sobre o tema Palestra: A acupuntura, seus aspectos, mecanismos e terapêuticaAcupunturista: Raquel Nicolsky11h – Exposição13h – Intervalo14h30 – Palestra: A fitoterapia, a dieta, o estilo de vida e o equilíbrio...você faz sua parte?Acupunturista: Tiago Ursine16h – Encerramento do primeiro dia

InscriçõesPrazo: até o dia 19 de maioLocal: Rua da Bahia, 1033 – 8º andarFones: 3237-5008 / 3237-5009Horário: 9h às 19hPúblico-alvo: associados da ASSEMP

24 – terça-feira

10h – Palestra: As alterações e respostas no distúrbio da ansiedadeAcupunturista: Ragiane Valéria11h30 – Demonstração de aurículo terapia13h – Intervalo14h30 – Palestra: Lombalgia: o que você precisa saber sobre dor nas costasAcupunturista: Hugo Machado16h – Encerramento do Simpósio

nu_206 segunda.indd 12 02/05/2011 14:41:47

Maio de 2011 I Edição 20613

As rosas não falam...As rosas não falam...

... simplesmente as rosas exalam o perfume que roubam de ti... poesia de Cartola é transportada para a decoração e o tema de mais um baile do Terraço ASSEMP

nu_206 segunda.indd 13 02/05/2011 14:41:52

Maio de 2011 I Edição 20614

Tecendo Histórias

Em 1976, quando entrou para a PBH

Fátima e

o marido,

Eustáquio,

com quem

está casada

há 38 anos

Formatura do aluno Ataualpa, que tinha defi ciência visual

Com os fi lhos Ricardo Luiz (1 ano) e Flávio Henrique (3 anos), em 1978

No Centro de Material Didático da PBH, com colegas de trabalho

Maio de 2011 I Edição 20614

Tecendo Histórias

Professora aposentada, Fátima de Souza sempre compartilhou com seus alunos o mesmo carinho e atenção que teve com os próprios filhos

Profi ssão: MÃE

Uma vida inteira dedicada à educação. Assim poderia ser de-fi nida a trajetória da mãe, avó e profes-sora aposentada Fá-tima de Souza Silva, de 59 anos. Seguindo os caminhos do pai, que foi servidor mu-nicipal, e dos seis irmãos, também fun-cionários da Prefei-tura, Fátima passou mais de duas décadas de sua vida alfabe-tizando crianças da capital mineira. Le-cionou nas escolas municipais Benjamim Jacó e Professora Ma-rília Tanure Pereira,

exercendo a profi s-são durante exatos 24 anos.

Casada há 38 anos, Fátima teve dois fi -lhos com o marido Eustáquio, com quem mantém uma união de muito compa-nheirismo e amiza-de. Educadora nata, Fátima conta, com brilho nos olhos, que um de seus maiores prazeres atualmen-te é ajudar os fi lhos a educar e cuidar de suas três netas. “Não existem difi culdades em ser mãe. É preciso ser rigorosa, mas com amor. É fundamental

conversar, orientar e, principalmente, não agredir e nem se dei-xar alterar”, explica.

Como toda boa pro-genitora, que não consegue estar longe dos fi lhos sem fi car com o “coração na mão”, Fátima fez a opção de trabalhar apenas meio horário quando estava na ati-va. Dessa forma, con-seguia conciliar as jornadas de profes-sora, esposa e mãe. “Dar essa atenção aos meus meninos foi o que fez deles os bons fi lhos que são”, afi rma a associada.

Vencendo desafiosBatalhadora, Fátima de Souza en-

frentou, com sucesso, um câncer de mama há três anos. Da época, recor-da-se com carinho do apoio dos ami-gos, e, em especial, da ajuda da com-panheira Dorângela. “Ela foi um anjo que esteve comigo naquele momento difícil”, conta.

Dos tempos de sala de aula, Fátima se lembra dos desafi os enfrentados com alunos indisciplinados, hiperati-vos e carentes. Entretanto, a aposen-tada resolvia tudo com seu coração de mãe. “Sentava ao lado e os acom-panhava de perto, dava atenção”, re-corda. Outra experiência inesquecível foi a que teve com o aluno Ataualpa, defi ciente visual. Para ensiná-lo a ler e a escrever em braile, Fátima teve que aprender a técnica. Coisas que só uma mãe faria.

nu_206 segunda.indd 14 02/05/2011 14:41:57

Maio de 2011 I Edição 20615

CLA

SS

IFIC

AD

OS

SOCIAL

A ASSEMP e o jornal Notícia Urgente não se responsabilizam pelas informações dos anúncios. Não é permitida a publicação de anúncios de pessoa jurídica.

Carta do LeitorParabenizo as iniciativas da ASSEMP nas áreas cultural e de saúde, no apoio aos associados na declaração do Imposto de Renda, na possibilidade de empréstimos etc. Coisas que nunca haviam sido feitas com tanta efi ciência e zelo para nossa categoria.

Na qualidade de funcionária já apo-sentada e tendo passado uma vida na PBH, de 1970 até 2001, nunca havia vis-to iniciativa de apoio aos funcionários desta natureza. Só tenho a elogiar e agradecer!

Atenciosamente,

Selma de Souza, associada

Um olhar sobre BH

Presenciou algum fl agrante de descaso dos órgãos públicos com a nossa cidade? Alguma cena de desrespeito com o cidadão ou com o patrimônio do município? Envie sua foto e nome completo para o endereço:

[email protected] que nós a publicaremos aqui.

No bairro Dona Clara, a praça que deveria ser um es-paço público foi cer-cada. O fl agra é do nosso leitor Eduardo Goulart.

AULAS DE MÚSICAAulas de violão, guitarra, contrabaixo e canto. Para crianças, jovens e adultos.GENI CARMARGO9929-9777 / 9617-0931

APARTAMENTOS RJCopacabana – posto 6. Apartamentos de um, dois e três quartos, de frente para o mar. Diárias a partir de R$ 100. Fotos no site www.nadiaap.com.br. Tratar diretamente com a proprietária, Nádia Latinoff.MARIA DA LUZ MAIRINK3344-9810 / 3077-6111

VENDE-SE TERRENOVende-se área de 8.245m² em Mocambeiro, distrito de Matozinhos.GISLENE CORRÊA HORTA2515-7924 / 9865-0457

CENTRO AUTOMOTIVO Centro Automotivo Dom Henrique: mecânica, lanternagem, elétrica de autos e instalação de som e acessórios. Sob a direção de Ruan e Ivan. Aceita-se cartão de crédito.MARION DO ROSARIO MOURA3483-7326 / 9742-3112

LIVROVende-se livro “Textos e Contextos Através dos Tempos”. Conheça o livro de Isidro Passos e Roberto Dornas, que apresenta as principais obras e estilos de época da literatura brasileira. A obra é enriquecida com letras de música, provérbios e frases de pára-choque, além de importantes dicas sobre redação oficial e comercial e como falar em publico. O livro ganhou a simpatia da crítica e dos leitores, sobretudo dos amantes da língua portuguesa. Preço unitário: R$ 55.ISIDRO PASSOS3444-8089

EXCURSÕESExcursão para São Lourenço e Caxambu em julho: R$500 com pensão completa. Caldas Novas em agosto, no Hotel Springs. Em setembro, Holambra - Festa das Rosas, pensão completa. Reserve já.WANDA JAPOLINO AURICHIO3466-2621 / 9617-1147

MAQUIAGEMMaquiagem delivery. Para quem não tem tempo ou não queira ir a um salão de beleza. Serviço personalizado. R$70. Agende seu horário.LUCILENE SANTOS9955-7068

TRATAMENTOS FÍSICOSFisioterapia, drenagem linfática e massoterapia. Desconto para associados.Falar com Cláudia.NILDA FERRER FROER2535-3596

TERAPIA CORPORALLeitura Corporal, aurículo acupuntura, Shiatsu, Reike, Bambuterapia, conchas.VANIA G. SILVA3454-1391

CASA PARA FIM DE SEMANAVendo, troco (por casa ou apto) ou alugo para temporadas, fins de semana e feriados prolongados casa com 5 quartos no Condomínio Fazenda Solar, em Igarapé, a 80km de BH. Casa confortável, toda equipada, ótima para lazer.JOANA RIBEIRO DE ASSIS3481-7912 / 8886-6522

OPORT. DE EMPREGOPrecisa-se de capinador (diarista) que goste de cães para capina e fazer canteiro para sementeira de horta caseira.HOLANDA XAVIER FERREIRA9216-9259 / 8323-2323

Carta do Leitor

Letícia Eloá é neta da sócia Margarida Lúcia, que faz questão de di-zer à linda menina que a ama muito e deseja a ela muita saúde com bênçãos de Deus por toda a vida.

COLCHÃOAparelho terapêutico J2000 Intense. Você descansa mais em menos tempo. Cuide de sua saúde adquirindo o seu. Agende sua visita sem compromisso.MARIA REGINA DA ROCHA3511-1760

TRATAMENTO TERAPÊUTICOEspecializado em limpeza de pele, massoterapia, reflexologia podal, drenagem linfática, lifting, tuiná, ayurvédica, aurículo acupuntura, massagem redutora, sobrancelha de henna e pinçamento, shiatsu (acupuntura sem agulha para dor muscular e anti-estresse). Visite nosso site www.ttsaude.com.brSÔNIA SOUZA3226-6310

ELETRICISTAEletricista instalador predial, comercial e residencial formado pelo Senai. Trabalho sobre normas técnicas da lei de Ohns. 15% de desconto do valor total do serviço para servidores da PBH.GERALDO DE PAULA RODRIGUES 3488-6032 / 8718-9536

EXCURSÕES Feriadão de Corpus Christi: estância das águas hidrominerais em São Lourenço e Caxambu: hotel com café e almoço, R$399. Corpus Christi também em Caldas Novas: saída 22/06 e retorno 26/06, R$410. Caldas Novas nas férias de julho com três opções de data: 14 a 20/7; 15 a 21/7; e 24 a 29/7. Pacote em anexo CTC: R$595. Pacote Golden Dolphin alto luxo com academia: R$690.LUCI COSTA3456-6653 / 9989-5253

ECOLIMPEZAEcolimpeza para um lar ecológico. A linha de cuidados com a casa oferece produtos que contêm ingredientes biodegradáveis. Visite está pagina e veja: www.amway.com.br/crisostomo . JOÃO CRISÓSTOMO3347-9486 / 8788-9486

EXCURSÕESVenha viajar conosco! Corpus Christi (23/06) em São João Del Rei/Tiradentes. R$ 177 ou 3 x R$ 59. Férias de julho inesquecíveis na Suíça brasileira: Campos do Jordão com Aparecida do Norte. De 25 a 29/07. R$ 775 ou 5 x R$ 155. Parque Hopi Hari – SP de 15 a 17/07. R$ 495 ou 5 x R$ 99.IZÔNIA GUIMARÃES3412-8864 / 9225-8085

PSICÓLOGAPsicologia, sexologia, psicanálise, dependência química, psicopedagogia, orientação vocacional/profissional. Atendimento a adultos, adolescentes, crianças, terceira idade, casais e famílias. Acompanhamento domiciliar/hospitalar. Descontos especiais em janeiro e fevereiro para associados e dependentes. Ligue e agende seu horário.TERESINHA VILELA3088-2018/9905-8400

TRATAMENTO ESTÉTICORejuvenesça sua aparência e realce sua beleza com o poder da micropigmentação. Material descartável e aprovado pela Anvisa. Profissional competente e responsável, local seguro e aconchegante. Fazemos limpeza de pele e massagens redutoras, relaxantes e drenagem linfática. Marque sua hora. ANITA3032-7048 / 9655-8225

CORTINAS E PERSIANASQuer renovar sua casa? Cortinas e persianas com grande variedade de tecidos de bom gosto e ótima qualidade. Faça um orçamento. Preços especiais para sócios da ASSEMP. Rua Bernardo Guimarães, 1875 - Lourdes.LUIZ RAFAEL - 3646-7868 / 9901-7868

A sócia Ivanil Mendes Martins concluiu o curso de Serviço Social no iní-cio deste ano. Ela agra-dece a Deus por ter ven-cido esta etapa e dedica a vitória às fi lhas Thainá e Nayara, à família, aos colegas e amigos. Ivanil também dedica todo o esforço e êxito à defesa dos interesses sociais, principal motivador para que ela se tornasse uma assistente social.

David tem dois anos e é bisneto da sócia Marly Dias. O peque-no garoto é motivo de muita alegria para toda a família.

nu_206 segunda.indd 15 02/05/2011 14:41:59

Maio de 2011 I Edição 20616

No dia 13 de maio comemora-se 123 anos da Abolição da Escravatura no Brasil. Encontre no diagrama o nome de pessoas que lutaram pelo fim da escravidão em nosso país:

Joaquim Nabuco - José do Patrocínio - André Rebouças - Luís Gama - Princesa Isabel - José Bonifácio - Ângelo Agostini - Silva Jardim - Rui Barbosa

O Sudoku é formado por um grid de 9x9 quadrados. Esse grid é subdividido em grids de 3x3 quadrados, chamados quadrantes. O objetivo do jogo é preencher os quadrados vazios com números entre 1 e 9, respeitando as seguintes regras: não é permitido repetir números na mesma linha, na mesma coluna e dentro do mesmo quadrante.

O objetivo é formar o maior número de palavras (com 4 letras ou mais) a partir do diagrama. Vale ligar letras adjacentes em qualquer sentido, mas não vale usar duas vezes a mesma letra.

SUDOKUCAÇA-PALAVRAS

TORTO

Jogo

01

Jogo

02

Jogo

02

Jogo

01

Associação dos Servidores Municipais da Prefeitura de Belo HorizonteRua da Bahia, 1033 – 4º andar / Centro – Belo Horizonte

Acesse essa e as outras edições do jornal no www.assemp.org.br

Para uso dos correios

nu_206 segunda.indd 16 02/05/2011 14:42:06