Download - O MELHOR AERÓGRAFO

Transcript
Page 1: O MELHOR AERÓGRAFO

O MELHOR AERÓGRAFO

Respondendo à famosa pergunta: Qual é o melhor aerógrafo?R: Isso depende de como pretende usá-lo!

Há uma boa diferença entre melhor marca e melhor modelo!Existem diversas marcas de aerógrafos para que se escolha aquela que produz materiais de boa qualidade, durabilidade e fácil manuseio.É comum o iniciante se apegar ao primeiro aerógrafo que adquire justamente por não ter experiência com outras marcas para fazer comparações.

A melhor marca mundial, segundo muitos artistas, é a Iwata.Trata-se de uma marca internacional de aerógrafos (Japão), cujos materiais que compõem seus modelos são de excelente qualidade e durabilidade, além de ser importado (o que justifica seu alto valor de compra e dificuldades de peças para reposição).

As melhores réplicas do Iwata de diversas marcas!Há a opção de se adquirir réplicas do Iwata por preços mais em conta e, para isso, pode-se recorrer a marcas como Torre Brasil, Sagyma e mais algumas outras que nada mais são do que meros nomes para o mesmo produto que é fabricado numa mesma fábrica, na China, e ganham nomes impressos, dependendo da importadora que os adquire!Essas réplicas prometem reproduzir a mesma performance da marca original Iwata, mas seus equipamentos são produzidos com materiais inferiores, de fácil danificação e pouca durabilidade de uso!São bem mais baratos, fáceis de serem encontrados no Brasil, com boa assistência técnica para manutenção e até cumprem o prometido, mas em alguns casos, chegam a ser quase descartáveis devido ao curto tempo de utilização e aos constantes problemas de uso!

A melhor marca nacional, segundo muitos artistas, é o Gatti!Trata-se de uma marca fabricada aqui no Brasil, cujos modelos garantem ótima performance e durabilidade.Tem um valor razoável (não sendo nem muito caro, nem muito barato), mas que tem boa assistência técnica para quem é da região metropolitana de São Paulo, dificultando um pouco a vida do restante do Brasil, já que a fábrica não tem representantes oficiais espalhados pelo país, contando apenas com revendedores que encarecem o produto.Salvo estes exemplos dados acima, há muitas outras marcas cuja qualidade da performance varia muito do gosto de cada artista!Marcas como Lince, Paashe, Puma, Arprex, entre outras, são bastante adquiridas, principalmente por quem está iniciando na técnica!

Agora, quanto ao melhor modelo de aerógrafo é uma outra questão!

Depois de escolher qual a melhor marca comprar, deve-se estar atendo ao melhor modelo disponível desta marca!

Page 2: O MELHOR AERÓGRAFO

Para isto, primeiramente é preciso saber de que forma irá utilizar a aerografia!Se a inteção é se especializar em pequenos trabalhos, feitos sobre superfícies relativamente pequenas e trabalhos elaborados, ricos em diversidades de detalhes, cores e efeitos, é mais indicado um aerógrafo para finos acabamentos!

Se a opção for pela marca Iwata, o melhor modelo disponível é o Custom Micron, cuja abertura do bico tem 0.23mm de diâmetro e, com alguma prática, é possível obter traços tão finos quanto a fios de cabelos, mas se o comprador tem habilidades no manuseio de aerógrafos, pode se virar bem com um Eclipse HP-CS ou HPB-CS, cuja abertura é de 0.35mm de diâmetro, mas é possível se obter bons traços!Se optar pela marca Sagyma, poderá recorrer ao modelo SW770, que é a réplica do modelo Custom Micron da marca Iwata, assim como também há o modelo SW440, que também é uma réplica do modelo Eclipse HP-CS da marca Iwata! Se a opção for pela marca Gatti, tem-se boa performance com os modelos AG2 e AG3, que também prometem traços semelhantes a fios de cabelos!

Esses modelos citados acima são para aqueles que pretendem trabalhar sobre capacetes, tanques de motos, maquiagem permanentes, pequenas telas ou superfícies que obrigam maior concentração e a utilização de mascaramentos e stêncils para trabalhos mais precisos!

Agora se a intenção é trabalhar com áreas maiores, sobre painéis para festas infantis, grandes telas, murais, bolos e bodypaints, é necessário modelos de aerógrafos para médios acabamentos e cobertura!

Se optar pela marca Iwata, as necessidades serão supridas pelo modelo Eclipse HP-CS ou HP-BCS. Ambos possuem abertura de 0.35mm, que além de garantir traços finos, podem ter boa área de cobertura!Ou ainda o modelo Iwata Revolution BCR, cuja abertura é de 0.50mm que garante cobertura ainda mais abrangente!Se a opção for pela marca Sagyma, abaixo constam as informações sobre os modelos desta marca.Se for dada preferência pela marca Gatti, é possível executar trabalhos médios e grandes com boa qualidade através dos modelos AG4 ou AG8.

As marcas Bagder, Western, Lince, Paashe, Arprex, entre outras, não estão especificadas neste artigo.

A melhor escolha sempre será por aerógrafos de dupla ação do que os de ação simples!

DUPLA AÇÃO são aerógrafos cuja primeira ação é quando acionado o gatilho, sai apenas ar, sem qualquer vestígio de tinta e a segunda ação é quando se recua o gatilho, permitindo a saída do fluxo de tinta de forma gradual.

Page 3: O MELHOR AERÓGRAFO

AÇÃO SIMPLES são aerógrafos onde o ar e a tinta saem juntos num único apertar de gatilho, podendo ocasionar problemas na qualidade do início do traçado, exigindo muita prática e concentração do praticante!

OBSERVAÇÃO: a pressão adequada para o uso do aerógrafo não deve ultrapassar as 40 libras; para aerógrafos de precisão, o ideal é de 10 a 20 libras de pressão, mas os manuais dos aerógrafos contêm informações precisas sobre a calibragem de cada modelo!

Aqueles que pretendem aerografar sobre murais e desejam uma pistola-aerógrafo para grandes e rápidos preenchimentos, podem optar por um modelo da Arprex, modelo 5. Preço bastante acessível e fácil de se encontrar no mercado!

Page 4: O MELHOR AERÓGRAFO

Aerógrafos SagymaDescrição das características de cada modelo de aerógrafo da Sagyma e para que tipo de pintura ele é mais indicado. Lembrando que qualquer aerógrafo é capaz de exercer funções diversas... Os modelos abaixo indicam apenas para algumas áreas mais indicadas, para facilitar a escolha.

Este aerógrafo é um dos mais utilizados da linha Sagyma, sendo mais usado em pequenas áreas (por exemplo capacetes e telas) ou seja, uma superfície de uns 60 x 50 cm seria o ideal para se trabalhar sem ter esforço para preenchimento.O SAGYMA 770 é um aerógrafo muito delicado (até por se tratar de não ser um aerógrafo top de linha) mais indicado para traços finos, pois possui uma agulha de 0,25mm.Detalhes

- Aerógrafo de dupla ação- Alimentação por gravidade- Pressão de trabalho de 10 a 45 psi- Copo fixo de 10ml

Page 5: O MELHOR AERÓGRAFO

- Corpo em metal cromado- Bico de 0,25mm- Trava/limitador do gatilho- Regulagem de pressão no aerógrafo

Ao contrário do anterior, este é um aerógrafo utilizado mais para preenchimento. Pode-se dizer que ele é um pouco mais resistente, mas é preciso ter cuidados especiais com ele. É um aerógrafo indicado para se trabalhar numa área, tranquilamente, de uns 150 x 100 cm, lembrando que isso é em média, pois não existe uma medida específica para cada aerógrafo.

Detalhes

- Aerógrafo de dupla ação- Alimentação por sucção- Pressão de trabalho de 15 a 45 psi- Copo em vidro de 30 ml- Corpo em metal cromado- Bico de 0,50 mm

Page 6: O MELHOR AERÓGRAFO

Este aerógrafo é mais indicado para trabalhos que exploram o realismo, ou seja, mais usado para detalhes, não é um dos aerógrafos mais populares, pois não é somente o diâmetro da agulha que interfere na espessura das linhas feitas com o aerógrafo, até mesmo com um aerógrafo usado para "preenchimentos" ou até mesmo uma pistola você vai conseguir praticamente o mesmo resultado. Claro que este aerógrafo facilita a vida do profissional, mas também pode atrapalhar, e muito, com constantes entupimentos, e é necessário um cuidado extra, pois não possui tampa.

Detalhes

- Aerógrafo de dupla ação- Alimentação por gravidade- Pressão de trabalho de 10 a 45 psi- Copo fixo de 3 ml- Corpo em metal cromado com tampa traseira anodizada- Bico de 0,20 mm

Page 7: O MELHOR AERÓGRAFO

Este aerógrafo é uma cópia do Paashe VL-Set e possui uma qualidade inferior ao original (Paashe), mas corresponde muito bem quando está sendo usado. Ele vem com três agulhas (fina, média e grossa). É um aerógrafo bem versátil, atendendo a várias necessidades. Desde preenchimento até mesmo detalhes. Apesar de não ser o mais indicado para detalhes, mas é possível se obter um resultado satisfatório com ele.Uma área de aproximadamente 130 x 90 cm, é um bom tamanho para a utilização deste aerógrafo.

Detalhes

- Alimentação por sucção- Contém 3 bicos (0,20mm 0,3mm e 0,4 mm)- 1 recipiente de metal para tinta de 5ml- 2 recipientes de vidro para tinta, sendo um de 22ml e outro de 88ml- Pressão de trabalho de 15 a 50 psi

Page 8: O MELHOR AERÓGRAFO

Este aerógrafo é considerado um meio termo, pois possui uma agulha de 0,35mm. É uma boa escolha para quem está iniciando e não tem condições de comprar um para preenchimento e outro para detalhes. Uma área de 60 x 80 cm dá para ser trabalhada sem problemas.

Detalhes- Aerógrafo de dupla ação- Alimentação por sucção- Pressão de trabalho de 15 a 45 psi- Copo em vidro de 22 ml- Copo extra em metal de 7 ml- Corpo em metal cromado- Bico de 0,35 mm

Page 9: O MELHOR AERÓGRAFO

Este aerógrafo é um dos mais indicados para quem está iniciando, pois é bem simples sua utilização e possui uma agulha de 0,30mm, ou seja, é muito bom para detalhes, e para preenchimentos, desde que em áreas médias. Uma área de 60 x 80 cm em média, pode ser trabalhada sem nenhuma dor de cabeça para preencher.

Detalhes

- Aerógrafo de dupla ação- Alimentação por gravidade- Pressão de trabalho de 10 a 45 psi- Copo fixo de 7ml- Corpo em metal cromado- Bico de 0,30 mm

Pesquisar:

Aerógrafo Lince, brasileiro, barato e é possível se obter traços bem finos e ele é bem leve, e o melhor se der problema é só mandar pro dono da Lince que ele conserta!

Sagyma sw770

Marca DAKk

Page 10: O MELHOR AERÓGRAFO

Paashe

Paashe modelo VL-SET

Marcas como Bagder, Western, Lince, Paashe, Arprex