Download - "O povo fala"

Transcript
Page 1: "O povo fala"

PROJETO JORNAL - O POVO

FALA

Page 2: "O povo fala"

O projeto começou em agosto, com a idéia do educador e dos educandos do CDI comunidade Eufraten – Vila Palmeiras, de utilizarem o computador para criarem um jornal que mostrasse para as pessoas a realidade do bairro, seus problemas, necessidades, mas também suas qualidades.

Então a turma se organizou e decidiu fazer uma reunião para ver quem gostaria de fazer parte da equipe responsável pela construção do jornal.

DESCRIÇÃO DO PROJETO

Page 3: "O povo fala"

13 adolescentes assumiram o projeto se dividindo em equipes de trabalho. Sendo cada equipe responsável por buscar temas de interesse das pessoas para serem pesquisados e apresentados no jornal.

O projeto ainda está em andamento e terá continuidade no próximo ano. A turma ainda não realizou uma ação social concreta, mas está se mobilizando para faze - lá. A meta até dezembro é publicar o primeiro jornal “O POVO FALA” para toda comunidade da Vila Palmeiras.

O Projeto prevê também ainda para este ano a criação do blog “O POVO FALA”. Tornando a comunidade Vila Palmeiras conhecida na cidade de Campinas.

Tema da Ação

Page 4: "O povo fala"

A proposta é de se construir um Jornal a cada 2 meses e fazer a sua distribuição na comunidade. A turma fará também um blog e o manterão atualizado. Listarão todos os serviços que o bairro oferece.

Serão propostas parcerias com a comunidade para patrocínio do jornal e com a arrecadação de recursos também inserir na programação do CDI Comunidade Eufraten mais passeios culturais, visitas a museus, criação de campeonatos esportivos, ampliando o universo de notícias culturais do jornal e dos educandos.

Projeto de Ação Social

Page 5: "O povo fala"

As equipes conversaram e decidiram que cada uma escolheria um tema com foco no bairro para escrever no jornal. Os temas propostos pelos educandos, foram:O bairro, saúde, esporte, lazer e gravidez.

Tema da Ação

Page 6: "O povo fala"

Cada turma elaborou uma pesquisa para levantar as informações para as matérias do jornal.

Fizeram as entrevistas, primeiro dentro da própria EPV(Escola Preparatória Para a Vida – Vila Palmeiras)ouviram educandos de outras oficinas, educadores e funcionários da EPV que moram na comunidade.

Com as informações coletadas já construíram os primeiros textos do jornal, aprendendo a trabalhar nos editores de texto e também de apresentação. Na próxima ação a turma pretende visitar moradores do bairro e ouvir suas histórias.

Os Passos até Agora

Page 7: "O povo fala"

Posto de saúde, moradores do bairro, amigos e familiares dos educandos e funcionários que moram no bairro, a escola onde os educandos estudam, representantes do bairro.

Parcerias

Page 8: "O povo fala"

A ação completa, na prática ainda não aconteceu. Mas a turma acredita que quando conseguirem cumprir o que estão planejando os impactos serão:

Levar informação para a comunidade do bairro onde vive, pois muitos não a conhecem de verdade, já estão acomodados e o jornal pode ser uma forma de fazer as pessoas além de conhecer participar mais para melhorá-la.

Outro impacto é tornar o bairro mais conhecido via internet.

Impacto na Comunidade

Page 9: "O povo fala"

As tecnologias da informação são as ferramentas para materializar o ideal do projeto. Através de pesquisas na internet, construção dos textos, criação de arte, organização de um planejamento para as ações do projeto. Todos estão aprendendo a utilizar o computador como uma ferramenta de crescimento e transformação social.

Tecnologias para Informação

Page 10: "O povo fala"

A turma está achando interessante porque estão aprendendo como se monta um jornal, as atividades estão ajudando a todos na melhora da escrita e da leitura.

Estão também aumentando sua cultura e comportamento, aprendendo a refletir, ampliando o conhecimento e partindo para a ação, trabalhando o espírito de equipe a paciência e principalmente o comprometimento, a organização e o planejamento para que as ações aconteçam.

Agora o foco além de dar continuidade no projeto é

perder a vergonha de falar em público. Mais um desafio para exercer a cidadania.

Avaliação do Desenvolvimento da Ação Social