Download - O SURREALISMO

Transcript
Page 1: O SURREALISMO

Centro de Educação Integrada professor Eliseu Viana

Ensino da Arte

Por: Jhonny, Danielle, Débora, Késia,Thágilla e Arielly.

O Surrealismo

Page 2: O SURREALISMO

O surrealismo foi um movimento artístico que surgiu na França na década de 1920.

Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.

O surrealismo criticou a racionalidade burguesa em favor do maravilhoso, do fantástico e dos sonhos.

Seu marco inicial foi o Manifesto Surrealista de André Breton, publicado em 1924.

Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que, segundo o movimento, estava sendo destruída pelo racionalismo.

Page 3: O SURREALISMO

Pintura com elementos surreais;Formas baseadas na fantasia (sonhos,

inconsciente);Busca da perfeição do desenho e das cores,

dentro da dimensão do imaginário;Impressão espacial, possuindo ilusões

ópticas;Dissociação entre imagens e legendas,

conjugadas para construção de cenas de sonho ou de ironia.

Características

Page 4: O SURREALISMO

Principais artistas

Salvador Dali (1904-1989)

Salvador Dali: foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. O seu trabalho mais conhecido, “A Persistência da Memória”, foi concluído em 1931. Salvador Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura, e fotografia.

Page 5: O SURREALISMO

Esta pintura está localizada na coleção do Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque desde 1934. É amplamente reconhecida e frequentemente referenciada na cultura popular.

Obras de Salvador Dali

A persistência da memória, 1931.

Page 6: O SURREALISMO

Criança Geopolítica Assistindo ao Nascimento do Novo Homem, 1943.

Elaborada durante a Segunda Guerra Mundial, a pintura transmite a preocupação do artista com o futuro da humanidade diante da perspectiva sombria da época.

Page 7: O SURREALISMO

Foto tirada pelo fotógrafo Philippe Halsman, a obra foi finalizada depois de Três horas preparando as modelos.

In Voluptas Mors, 1951.Preparação da fotografia.

Page 8: O SURREALISMO

Outras fotos de Dali por Philippe Halsman.

Page 9: O SURREALISMO
Page 10: O SURREALISMO

Principais artistas

René François Ghislain Magritte (1898-1967)

René Magritte: foi um pintor surrealista belga. É considerado um dos principais artistas plásticos do Surrealismo. É conhecido pelas obras provocadoras, espirituosas e que desafiam as percepções dos observadores, pois não estão condicionadas à realidade.

Page 11: O SURREALISMO

Obras de René Magritte

O filho do homem, 1964.

Magritte pintou-o como um auto-retrato. A pintura consiste de um homem em um terno e um chapéu-coco em pé na frente de um pequeno muro,com o mar e um céu nublado ao fundo. O rosto do homem é, em grande parte, oculto por um maçã verde pairando no ar."Tudo o que vemos esconde outra coisa, e nós queremos sempre ver o que está escondido pelo que vemos.”

Page 12: O SURREALISMO

"Há aqui um multidão de homens, homens diferentes. Quando pensamos numa multidão, contudo, não pensamos num indivíduo: do mesmo modo, estes homens estão vestidos de igual, tão simplesmente quanto possível, para sugerirem uma multidão... Golconda foi uma rica cidade da Índia, uma maravilha. Acho uma maravilha poder caminhar pelo céu na terra. Por outro lado o chapéu-coco não constitui surpresa - é um antigo complemento, nada original. O homem de chapéu-coco é o Sr. Normal, no seu anonimato. Eu também uso um; não tenho vontade de me destacar das massas".

Golconda, 1953.

Page 13: O SURREALISMO

Invenção Coletiva, 1934

Provavelmente, a imagem de sereia que veio à sua cabeça não é exatamente essa. "Invenção Coletiva". O título da obra brinca com o imaginário coletivo, povoado de seres que não existem na realidade, mas que habitam a imaginação de muitas pessoas por serem difundidos em nossa cultura.

Page 14: O SURREALISMO

André Breton

André Breton (1896-1966)

Poeta e teórico do surrealismo, Breton foi de origem modesta, que iniciou, sem entusiasmo, estudos em Medicina sob pressão da família. Foi responsável pelo Movimento Surrealista. Para ele, o amor é como um sonho, uma maravilha na qual o homem reencontra o contacto com as forças profundas.

Page 15: O SURREALISMO

Obras de Breton

Nadja, 1928.

Título-chave no contexto da arte surrealista e narrativa mais importante de André Breton, este romance encena o encontro entre realidade e fantasia. Num local frequentado por prostitutas e cartomantes, o narrador mergulha na convivência efêmera e tumultuada com a personagem-título, em meio ao labirinto urbano parisiense. Nadja, uma encarnação contemporânea do enigma e do mito, representa o princípio de liberdade em forma feminina e uma porta para além da banalidade.

Page 16: O SURREALISMO

O amor louco, 1937.Os vasos comunicantes, 1932.