Download - OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO · INDÚSTRIAS NUCLEARES DO BRASIL – INB. Edital 01/2018. OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO. Código: 309. LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES

Transcript
Page 1: OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO · INDÚSTRIAS NUCLEARES DO BRASIL – INB. Edital 01/2018. OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO. Código: 309. LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO INDÚSTRIAS NUCLEARES DO BRASIL – INB

Edital 01/2018

OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIROCódigo: 309

LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INSTRUÇÕES1. Este caderno contém as questões da Prova Objetiva.2. UseomodelodaFolhadeRespostasreproduzidoaofinaldestecadernopararegistrarseugabarito.3. AoreceberaFolha de Respostas da Prova Objetiva:

• Confiraseunome,númerodeinscriçãoeocargo.• Assine,A TINTA,noespaçopróprioindicado.

4. ATENÇÃO:transcrevanoespaçoapropriadodasuaFOLHA DE RESPOSTAS daProvaObjetiva,comsuacaligrafiausual,mantendoasletrasmaiúsculaseminúsculas,desconsiderandoaspaseautoria,aseguintefrase:

“O sábio procura a ausência de dor e não o prazer.” Aristóteles

ATENÇÃO:FOLHAS DE RESPOSTAS SEM ASSINATURA NÃO TÊM VALIDADE.

5. AotransferirasrespostasparaaFolha de Respostas da Prova Objetiva:• useapenascanetaesferográficaazuloupreta;• preencha, sem forçar o papel, toda a área reservada à letra correspondente àrespostasolicitadaemcadaquestão;

• assinale somente umaalternativaemcadaquestão.Sua resposta NÃOserácomputadasehouvermarcaçãodemaisdeumaalternativa,questõesnãoassinaladasourasuras.

NÃO DEIXE NENHUMA QUESTÃO SEM RESPOSTA.As Folhas de Respostas nãodevemserdobradas,amassadasourasuradas.

ATENÇÃO:PeríododeSigilo:2(duas)horas.Oscandidatosnãopoderãoutilizar-se,emhipótesealgumadelapiseira,corretivos,borrachaououtromaterialdistinto.Quaisqueracessórioscomoóculosescuros,boné,chapéu,gorro,lençoousimilaresnãoterãoseuusopermitido.Quaisqueraparelhoseletrônicoscomotelefonecelular,smartphones, tablets,relógios(aindaqueanalógicos),enquantonasaladeprova,deverãopermanecerdesligados,tendosuabateriaretirada.AoreceberoCadernodeQuestões,ocandidatodeveráconferi-loe,casoestejaincompletoouapresentedefeito,deverásolicitaraofiscaldesalaqueosubstitua,nãocabendoreclamaçõesposterioresnessesentido.FazpartedaverificaçãoaserrealizadapelocandidatoasinformaçõesdaCarreira/CargoemqueseinscreveunacapadoCadernodeProvasedosdadospessoaisdescritosemsuaFolhadeRespostas.AsinstruçõesconstantesnoCadernodeQuestõesenaFolhadeRespostas,bemcomoasorientaçõeseinstruçõesexpedidaspelaFundepdurantearealizaçãodasprovas,complementamoEditaledeverãoserrigorosamenteobservadaseseguidaspelocandidato.Ocandidatodeveráaporsuaassinaturanalistadepresençadeacordocomaquelaconstantenoseudocumentodeidentidadeapresentado.Seráproibida,durantearealizaçãodasprovas,qualquerespéciedeconsultaoucomunicaçãoentreoscandidatosouentreestesepessoasestranhas,oralmenteouporescrito,assimcomonãoserápermitidoousodelivros,códigos,manuais,impressos,anotaçõesouquaisqueroutrosmeios.SomenteserápermitidoassinalarasrespostasdasQuestõesdaprovanaFolhadeRespostascomautilizaçãodecanetaesferográficacomtintanacorazuloupreta.Ostrêsúltimoscandidatosdeverãopermanecernasalaatéqueoúltimocandidatoterminesuaprova,devendotodosassinaremaAtadeOcorrênciasdasala,atestandoaidoneidadedafiscalizaçãodasprovas,retirando-sedasaladeaplicaçãodaprovadeumasóvez.Poderá,ainda,sereliminadoocandidatoque:a)tratarcomfaltadeurbanidadeosexaminadores,auxiliares,aplicadoresdasprovasouautoridadespresentes;c)usardemeiosilícitosparaobtervantagemparasi ou para outros.

O Caderno de Questões e os gabaritos das Provas Objetivas de Múltipla Escolha serão divulgados nos endereços eletrônicos <www.gestaodeconcursos.com.br>, e <www.inb.gov.br>, no dia 5 de março de 2018.

DURAÇÃO MÁXIMA DA PROVA: 4 (QUATRO) HORAS

Page 2: OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO · INDÚSTRIAS NUCLEARES DO BRASIL – INB. Edital 01/2018. OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO. Código: 309. LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES

ATENÇÃOSr.(a)Candidato(a),

Antes de começar a fazer a prova, confira se este caderno contém, ao todo, 46 (quarenta e seis) questões de múltipla escolha, cada uma constituída de 4(quatro)alternativasderespostas,assimdistribuídas:16(dezesseis) questões de Língua Portuguesa,10(dez) questões de Conhecimento de Normas e 20(vinte) questões de Conhecimentos Específicos,todasperfeitamentelegíveis.

Havendoalgumproblema,informeimediatamente ao aplicador de provas para que ele tomeasprovidênciasnecessárias.

Casonãoobserveessarecomendação,nãolhecaberáqualquerreclamaçãoourecursosposteriores.

Page 3: OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO · INDÚSTRIAS NUCLEARES DO BRASIL – INB. Edital 01/2018. OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO. Código: 309. LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES

3

LÍNGUA PORTUGUESA

INSTRUÇÃO: Leiao textoa seguir para responderàsquestões de 1 a 5.

Tenho saudade da época em que devolver o troco errado era normal

Naminhainfância,nosfinaisdesemana,íamosàcasade nossos avós para uma visita. Enquanto o papaiouviaashistóriasdovovôeamamãeajudavaavovóapassarocafé,meuirmãoeeunosdeliciávamoscomobolodefubá.Masanossamaiorexpectativaeraoquevinha depois do lanche: as moedinhas que o vovô nos dava para comprar doces no mercadinho da esquina.

Uma vez, voltei radiante após uma compra em queas moedas, misteriosamente, se multiplicaram: asbalasnãocabiamnaminhamão.Masmeuavô,muitosério,melevoudevoltaaobarparasaberoquetinhaacontecido.

Trinta anos depois, estava eu, havia 20 minutos,procurando por uma vaga em um estacionamentolotado.Entãopareimeucarronumlocaldistanteefuicaminhandoatéaentradadoshopping.Viumamoçamanobrar seu carro em uma vaga reservada paraidosos. Ela estava junto com uma criança, e fiqueipensandonofuturoadultoqueaquelamãeestácriando(talvezalguémquenãodarávalorparaoqueécertoeoqueéerrado).

Amoçapassoupormim,emseumundinhopequeno,enquanto um enorme desânimo me abateu. Se eutivesse parado em uma das vagas reservadas paraidosos(muitasestavamvazias),provavelmentejáteriapagoaminhacontaeteriatidotempodealmoçarantesdevoltarparaotrabalho.Sentiraiva.Tambémmesentiumatola.Porfim,sentivergonhaesentifaltadomeuavô.

[...]BEDONE,Rebeca.Revista bula.Disponívelem:<https://goo.gl/3gy8q8>.Acessoem:19out.2017(Fragmentoadaptado).

QUESTÃO 1

Deacordocomotexto,nãosepodeafirmar:

A) A autora tinha consciência que estacionar emuma vaga proibida para ela seria de extremavalia,mas, por questões éticas, preferiu nãoo fazer.

B) Paraaautora,ofilhodamotoristaqueestacionanavagaparaidososseráumapessoaquenãoobedeceráaregrasquandoforumadulto.

C) Aprotagonistadassituaçõesexpostasnotextocondena a atitude tomada pela motorista que estacionaocarronavagaparaidosos.

D) Aautoraacabaporrecriminarseuspensamentospor pensar que poderia ter feito o que a outramotoristafez.

QUESTÃO 2

Releiaotrechoaseguir.

“[...]provavelmente játeriapagoaminhacontaeteriatidotempodealmoçarantesdevoltarparaotrabalho.”

O uso do futuro do pretérito nesse trecho confere aotextoumaideiade:

A) explicação.

B) ressalva.

C) condição.

D) causa.

QUESTÃO 3

É possível depreender que as moedas parecem se multiplicarnamãodaautoraporque:

A) como são outros tempos, o poder de compraé maior, logo o número de balas adquiridas émaior.

B) o avô da autora acaba lhe dando um númeromaior de moedas que aquele que ele costumava dar a ela.

C) comoelanãomencionamaisseuirmão,acabapor juntar a quantia dos dois e comprar umnúmeromaiordebalas.

D) ovendedorcometealgumerronomomentodefazeracontagemdelasoudasbalas.

QUESTÃO 4

Os sentimentos a seguir estão presentes no relato daautora,EXCETO:

A) Nostalgia.

B) Frustração.

C) Saudosismo.

D) Tristeza.

QUESTÃO 5

São características do gênero textual desse texto,EXCETO:

A) Linguagemdefácilcompreensão.

B) Podepossuirumcaráterhumorístico,críticoouirônico.

C) Buscaconvenceroleitordaopiniãodoautor.

D) Descrevefatoscotidianos.

Page 4: OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO · INDÚSTRIAS NUCLEARES DO BRASIL – INB. Edital 01/2018. OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO. Código: 309. LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES

4

INSTRUÇÃO: Leiao textoa seguir para responderàsquestões de 6 a 10.

A liberdade sempre foi um elemento fundamental dacultura ocidental, que tem nela toda sua sólida basecultural.

Há dois caminhos para se conceituar “liberdade”. O primeiro, de natureza filosófica, examina-a sob oprismadodeterminismoedolivre-arbítrio.Ohomem,emsociedade,estásujeitoalimitaçõespermanentes.Sofreinjustiças,écerceadonasuaespontaneidade.OEstadoo envolve com seu manto quase sempre opressor.

Poroutro lado,pormaisqueohomemseenvolvanasteias limitadoras da sociedade, sobra-lhe sempre umespaçoemqueéautônomoparapensareagir.Nelefazescolhas e exerce predileções. É sujeito responsávelpor tudo que faz. Livre-arbítrio e liberdade são doisparâmetrosemqueohomemsesitua,ora limitadoouautônomoparaagir.

O segundo caminho da liberdade é o jurídico. Ohomem,desdequesuperoua condiçãodenômadeeseestabeleceuemterritóriofixo,criouimediatamentenormas que possibilitaram a convivência das tribos.Depois, com o correr dos séculos, em lenta, maspermanente evolução, criou o Estado para regularuma sociedade cada vezmais difícil e completa. Estasociedadeabafa e limita o indivíduoqueé obrigadoaceder,paraointeressepúblicoevontadecoletiva,muitodesualiberdade.

Tambémaqui,criou-seumespaço,àcustadeesforço,lutaseguerrasentreoindivíduoeoEstado,verdadeiroLeviatã que a cada dia o envolve em sua rede cadavezmaislimitadora.Arespostafoiacriaçãodedireitosqueaexperiênciaeahistóriadohomemcolocoucomoimprescindíveisparaavidacoletivaeindividual.Sãoosdireitoshumanos,quepassaramaantecederoEstado,impondo-lhelimitaçõesereservas.EntreeleseoEstadonasceualiberdademoderna,comonecessárioequilíbrionemsemprefácildeobter.

Seháliberdade“plena”,elasedeturpaemlibertinagem.Se não há liberdade, caímos nomundo das ditadurasemqueohomeméapenasumserquevivedebaixodotacãodoEstado.Assemelha-seaosanimaisereduz-seàvidanãocriativa,tornando-semeraunidadesocial.

[...]SILVA,AntônioÁlvares.Hoje em dia.

Disponível em: <https://goo.gl/QCG3vf>. Acessoem:19out.2017 (Fragmentoadaptado).

QUESTÃO 6

Deacordocomotexto,aliberdade:

A) é dicotômica, abarcando diferentes áreas doconhecimento e permeando a vida humana de algumaforma.

B) está representada por dois caminhos que, emumououtroaspecto,nãosãoinfluenciadospeloprópriohomem.

C) é sempre cerceada pela sociedade, razãopelaqualohomeméumser,atualmente,semliberdade.

D) independe de conceitos e vontades pessoais,estandoohomemcondicionadoaagirdeformaspré-determinadas.

QUESTÃO 7

Analiseasafirmativasaseguir.

I. Sem liberdade,ohomem torna-seum indivíduosemvontadeprópria.

II. Os direitos humanos fazem um contraponto aopoder opressor do estado.

III. O homem cede parte de sua liberdade paraviabilizaravidaemsociedade.

Deacordocomotexto,estãocorretasasafirmativas:

A) IeII,apenas.

B) IeIII,apenas.

C) IIeIII,apenas.

D) I,IIeIII.

QUESTÃO 8

Releiaoexcertoaseguir.

“O homem, desde que superou a condição de nômade e se estabeleceu em território fixo, criouimediatamentenormasquepossibilitaramaconvivênciadastribos.”

O trecho destacado desse excerto exerce sobre orestantedafraseumaideia:

A) comparativa.

B) temporal.

C) aditiva.

D) concessiva.

Page 5: OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO · INDÚSTRIAS NUCLEARES DO BRASIL – INB. Edital 01/2018. OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO. Código: 309. LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES

5

QUESTÃO 9

Releiaotrechoaseguir.

“Depois, com o correr dos séculos, em lenta, mas permanenteevolução,criouoEstadopararegularumasociedadecadavezmaisdifícilecompleta.”

Esse trecho não pode, sem prejuízo de seu sentidooriginal,serreescritodaseguinteforma:

A) Depois, com o correr dos séculos, em lenta,portantopermanenteevolução,criouoEstadopararegularumasociedadecadavezmaisdifícile completa.

B) Depois, com o correr dos séculos, em lenta,contudo permanente evolução, criou oEstadopararegularumasociedadecadavezmaisdifícile completa.

C) Depois, com o correr dos séculos, em lenta,todavia permanente evolução, criou o Estadopararegularumasociedadecadavezmaisdifícile completa.

D) Depois, com o correr dos séculos, em lenta,entretantopermanenteevolução,criouoEstadopararegularumasociedadecadavezmaisdifícile completa.

QUESTÃO 10

Releiaostrechosaseguir.

I. “Hádoiscaminhosparaseconceituar‘liberdade’.”

II. “[...] por mais que o homem se envolva nas teias limitadorasdasociedade[...]”

III. “[...] são dois parâmetros em que o homemse situa[...]”

IV. “[...]desdequesuperouacondiçãodenômadeeseestabeleceuemterritóriofixo[...]”

V. “Tambémaqui, criou-se umespaço, à custadeesforço[...]”

A palavra “se”, destacada nesses trechos, possui amesmafunçãosintáticaem:

A) I,II,III,IVeV.

B) IeIII,apenas.

C) IIIeIV,apenas.

D) II,III,IVeV,apenas.

INSTRUÇÃO: Leiao textoa seguir para responderàsquestões de 11 a 16.

Nós e os brasileiros

Gostamos muito de falar dos brasileiros.

Algunsdenós,maisinclinadosparaapureza,reclamamosmuito por causa da suposta brasileirização da cultura portuguesa, a começar no excesso detelenovelas brasileiras (tópico na moda há uns anos,entretanto apagado por via duma dieta prolongadade novelas da TV) e a terminar no horror aoAcordoOrtográfico,paramuitosumacedência imperdoáveldanossaalmalinguísticaaoBrasil.

OutrosdenósgostamosdoBrasilporquenosdáumasensação de grandeza, chamemos-lhe lusofonia ou a tal pátria que é a língua portuguesa. Sem o Brasil,a lusofonia seria uns pedacinhos de terra europeus eafricanos. Quem gosta de sentir uma identidademaismisturadaemdirecçãoaosulgostamuitodoBrasilenãose importa commiscigenações culturais e linguísticas.Ficaatéaliviado,queistodapurezacansamuito.

Háaindaquemmistureumpoucoascoisasegostequeosbrasileirosfalemanossalíngua,masgostavamaissenãotivessemessedesplantedeafalardoutramaneira.

Paraomaleparaobem,oBrasiléumadasbalizasdanossaidentidade:pelomedooupelofascínio,estábempresentenasdiscussõessobreoqueéserportuguês.

Ora, para os brasileiros, somos pouco mais do queum povo europeu como os outros (que por obra domero acaso lhes deu o nome à língua e aparece noslivros de história). Enfim, também lhes demos algunsimigrantes,umasboasanedotase,agora,algunsactoresdesempoeirados. Pouco mais do que isso.

Os brasileiros conhecem Portugal, até têm avóstransmontanos, mas estamos longe de ser uma dasbalizasdaidentidadebrasileira.Somosumacuriosidadehistórica.

A língua portuguesa é parte, claro, da identidadebrasileira, mas sem que por isso os brasileirossintam uma ligação especial ao longínquo país dondea língua veio (e donde vieram os brasileiros quasetodos,claro).Paraosbrasileiros,onomedalínguaéumpormenor:o importanteénãoseramesmalínguadosvizinhos.

Emsuma,oqueparanóséumfocodetensão identitária,paraelesnãoaquecenemarrefece.

[...]NEVES,Marco.Blog da Parábola Editorial.

Disponível em: <https://goo.gl/qWPdWy>. Acessoem:20out2017.

Page 6: OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO · INDÚSTRIAS NUCLEARES DO BRASIL – INB. Edital 01/2018. OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO. Código: 309. LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES

6

QUESTÃO 11

Analiseasafirmativasaseguir.

I. OautornãoconcordacomaaprovaçãodoúltimoAcordoOrtográfico.

II. Há reconhecimento, por parte do autor, daimportância histórica do Brasil para Portugal, evice-versa.

III. Paraoautor,onúmerodetelenovelasexportadaspara seu país é demasiado.

Deacordocomotexto,estãocorretasasafirmativas:

A) IeII,apenas.

B) IeIII,apenas.

C) IIeIII,apenas.

D) I,IIeIII.

INSTRUÇÃO: Releiao trechoaseguirpara responderàsquestõesde12 e 13.

“Emsuma,oqueparanóséumfocodetensão identitária,paraelesnãoaquecenemarrefece.”

QUESTÃO 12

Pelo contexto, é possível perceber que o verbo“arrefecer”podesersubstituído,mantendo-seamesmarelaçãosemânticaentreaspalavras,peloverbo:

A) interessar.

B) aborrecer.

C) esfriar.

D) incomodar.

QUESTÃO 13

Aexpressão“emsuma”servepara:

A) resumiralgoquejáfoiditoanteriormente.

B) explicaraideiaqueoautorvemdesenvolvendonessapartedotexto.

C) adicionar um comentário novo à ideiaapresentada.

D) chamar a atenção do leitor para um pontoimportantenotexto.

QUESTÃO 14

O uso de palavras não tão comuns ao portuguêsbrasileiro ou de estruturas sintáticas relativamentediferentesnessetextoéumexemplotípicode:

A) metáfora.

B) intertextualidade.

C) variaçãolinguística.

D) gramaticalização.

QUESTÃO 15

Segundooautor:

A) oportuguêsnãosesenteconfortávelemrelaçãoàsanedotasaseurespeitocontadasnoBrasil.

B) o brasileiro não se incomoda com o AcordoOrtográfico.

C) o brasileiro se sente bem por não possuir amesmalínguadamaioriadosoutrospaísessul-americanos.

D) oportuguêsprecisaparardeseimportarcomaantigacolôniadeseupaís.

QUESTÃO 16

Releiaotrechoaseguir.

“[...] que por obra domero acaso lhes deu o nome àlínguaeaparecenoslivrosdehistória[...]”

Sobreoacentoindicativodecrasenessetrecho,assinaleasafirmativasaseguir.

I. Éobrigatório.

II. Nessaacepção,overbo“dar”ébitransitivoeregeo acento.

III. Ocorre devido à determinação do substantivo“língua”.

Estãocorretasasafirmativas:

A) IeII,apenas.

B) IeIII,apenas.

C) IIeIII,apenas.

D) I,IIeIII.

CONHECIMENTO DE NORMAS

QUESTÃO 17

O conhecimento da terminologia é importante para acorretainterpretaçãodasnormas.Aexemplodeoutras,a norma ABNT NBR ISO 14001:2015 define algunstermos.

Assinale a alternativa que apresenta o termo da ABNT NBR ISO 14001:2015 que é definido como “elementodasatividades,produtosouserviçosdeumaorganizaçãoqueinterageoupodeinteragircomomeioambiente”.

A) Condiçãoambiental

B) Desempenhoambiental

C) Impactoambiental

D) Aspectoambiental

Page 7: OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO · INDÚSTRIAS NUCLEARES DO BRASIL – INB. Edital 01/2018. OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO. Código: 309. LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES

7

QUESTÃO 18

AnaliseasseguintesafirmativasrelativasànormaABNTNBR ISO 14001:2015 e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

()AnormaABNTNBRISO14001:2015indicaquea organização deve promover a mitigação deefeitosadversosdassuascondiçõesambientaisparaalcançarodesenvolvimentosustentável.

()AnormaABNTNBRISO14001:2015écapazdealterarosrequisitoslegaisdaorganização.

()AadoçãodanormaABNTNBRISO14001:2015garanteresultadosambientaisideais.

()Duas organizações distintas podem ter metasdiferentesdedesempenhoambiental e,mesmoassim,ambaspodematenderaos requisitosdanorma ABNT NBR ISO 14001:2015.

AssinaleasequênciaCORRETA.

A) VFVF

B) FVFV

C) VFFV

D) FVVF

QUESTÃO 19

Existe um conjunto de normas complementares àsnormas que determinam os requisitos para o sistema de gestãodasorganizações.RelacioneaCOLUNAIcomaCOLUNAII,associandoasnormasàssuasrespectivasindicaçõesdeconteúdo.

COLUNA I

1. ABNT NBR ISO 9000:2015

2. ABNT NBR ISO 10013:2002

3. ABNT NBR ISO 10015:2001

4. ABNT NBR ISO 19011:2012

COLUNA II

()Diretrizes para a documentação de sistema degestãodaqualidade.

()Diretrizesparaauditoriadesistemasdegestão.

()Fundamentos e vocabulário para sistemas degestãodaqualidade.

()Diretrizes de como aplicar treinamento, paraatender àsnecessidadedosistemadegestãodaqualidade.

AssinaleasequênciaCORRETA.

A) 1 2 3 4

B) 4 3 2 1

C) 2 4 1 3

D) 3 1 4 2

QUESTÃO 20

A norma BS OSHAS 18001:2007 estabelece umahierarquia para a redução de riscos associados àsegurança e à saúde ocupacional. A esse respeito,considereasseguintesações:

1. Equipamentodeproteçãoindividual.

2. Eliminação.

3. Sinalização / advertência e / ou controlesadministrativos.

4. Substituição.

5. Controlesdeengenharia.

Segundo a hierarquia determinada nessa norma,assinaleaalternativaqueapresentaasequênciacorreta deaçõesparaareduçãodessesriscos.

A) 1 2 3 4 5

B) 5 1 2 3 4

C) 5 1 4 2 3

D) 2 3 5 4 1

QUESTÃO 21

Emacordo comaBSOHSAS18001:2005, assinale aalternativa INCORRETA.

A) Uma“ocorrênciaperigosa”éumtipoparticulardeincidentequenãopropiciou lesões, ferimentos,danos àsaúdeoufatalidade.

B) Um sistema de gestão é um conjunto derequisitos inter-relacionados, utilizados paraestabelecerumapolíticaeobjetivos,bemcomoparaatingirtaisobjetivos.

C) Se possível, é conveniente que os objetivosde saúde e segurança ocupacional sejamquantificados.

D) Asaçõescorretivassãotomadascomoobjetivodeseevitaroagravamentodoefeitoconsequentede um incidente.

QUESTÃO 22

Sobre as normas ABNT NBR ISO 9001:2015, ABNTNBRISO14001:2015eBSOHSAS18001:2007,assinale a alternativa INCORRETA.

A) É possível ter uma certificação em uma dasnormasdessasnormasenãoternasdemais.

B) Se a organização pretende ter certificação emduas ou três normas, é conveniente que elaconsidere a adoção de um sistema de gestãointegrado.

C) A InternationalOrganization forStandardization(ISO) e a Associação Brasileira de NormasTécnicas (ABNT) têm procurado, quando e onde possível (por exemplo: vocabulário únicode termos comuns), tornar mais próximas asnormasdesistemasdegestão.

D) Os três padrões foram desenvolvidosoriginalmentepelamesmaorganização.

Page 8: OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO · INDÚSTRIAS NUCLEARES DO BRASIL – INB. Edital 01/2018. OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO. Código: 309. LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES

8

QUESTÃO 23

As normas ABNT NBR ISO 9001:2015, ABNT NBR ISO 14001:2015 e BS OHSAS 18001:2007 têmelementos em comum.

Considereosseguintesitens:

I. Açõescorretivas

II. PDCA

III. Análisederiscos

IV. Melhoriacontínua

É corretoafirmar:

A) OsitensI,II,IIIeIVsãocomunsàstrêsnormas.

B) Apenas os itens I, II e IV são comuns às trêsnormas.

C) Apenas os itens II e IV são comuns às trêsnormas.

D) Nenhum dos itens listados é comum às trêsnormas.

QUESTÃO 24

Algumas organizações exibem certificados deconformidade de seu sistema de gestão com a ABNT NBR ISO 9001:2015, e / ou com a ABNT NBRISO14001,e/oucomaBS18001:2007.

Sobre esses processos de certificação de sistema degestão,assinaleaalternativaINCORRETA.

A) A certificação é umprocesso de auditoria peloqual um organismo certificador avalia e atestaque o sistema de gestão da organização foiencontrado em conformidade com a normaaplicável,emquestão.

B) A International Organization forStandardization (ISO) é uma das entidadesque executam o processo de certificação; por conseguinte, também emite os certificados deconformidade.

C) No Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia,NormalizaçãoeQualidadeIndustrial(INMETRO)éaentidaderesponsávelporfazeraacreditaçãodosorganismoscertificadores.

D) A acreditação do organismo certificador évoluntária,nãoobrigatória.

QUESTÃO 25

Para a ABNT NBR ISO 9004:2010, uma organizaçãoque almeja atingir e manter o sucesso sustentado deve fornecer e gerenciar um ambiente de trabalhoadequado.

De acordo com essa norma, assinale a alternativaINCORRETA.

A) O ambiente de trabalho deve estar adequadoa todas as pessoas que tenham acesso àsinstalações da empresa, inclusive eventuaisvisitantes.

B) Aorganizaçãodeveassegurarqueseuambientede trabalho esteja em conformidade com osrequisitos estatutários e regulamentares e queatenda às normas de segurança e de saúdeocupacional.

C) A organização deve considerar o impacto defatorespsicológicos,incluindocargadetrabalhoe estresse.

D) A organização somente será certificada pelaABNTNBR ISO9004:2010 se o seuambientede trabalho for encontrado conforme asrecomendações dessa norma, em auditoria doorganismocertificador.

QUESTÃO 26

As normas de sistemas de gestão podem trazer benefícios para a organização e para as partesinteressadas nas atividades da organização. Associe aCOLUNA I comaCOLUNA II, relacionando asnormasaseusbenefíciospotenciais.

COLUNA I

1. ABNT NBR ISO 9001:2015

2. ABNT NBR ISO 14001:2015

3. BSOHSAS18001:2007

COLUNA II

()Reduçãodasdevoluçõesdeproduto.

()Reduçãodasfaltasaotrabalho.

()Redução das autuações relativas ao destinoincorreto de resíduos.

AssinaleasequênciaCORRETA.

A) 1 2 3

B) 3 2 1

C) 1 3 2

D) 2 1 3

Page 9: OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO · INDÚSTRIAS NUCLEARES DO BRASIL – INB. Edital 01/2018. OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO. Código: 309. LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES

9

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

OPERADOR DE TORNO CNC – TORNEIRO

QUESTÃO 27

O valor da leitura que indica a abertura correta do paquímetroaseguiré:

A) 2,160mm.

B) 21,60mm.

C) 21,65mm.

D) 2,165mm.

QUESTÃO 28

Em um desenho de conjunto, foi verificada a cota dediâmetroØ55H7f7,referenteaumeixoefuro.

Nessecontexto,analiseasafirmativasaseguir.

I. AreferênciaH7érelacionadaaofurodoconjunto.

II. O campo de tolerância é representado pelasletrasfeH.

III. A medida do eixo máxima será sempre menorque Ø55 mm.

IV. A qualidade de trabalho do ajuste (furo e eixo)sãoasmesmas.

Estãocorretas asafirmativas:

A) I,II,IIIeIV.

B) I,IIIeIV,apenas.

C) I,IIeIII,apenas.

D) IIeIII,apenas.

QUESTÃO 29

Em relação à rotação programada no torno CNC,assinale a alternativa CORRETA.

A) Quando o limite de rotação não é ativado, amáquinaativaarotaçãoconstante.

B) Umdosobjetivosde limitararotaçãoémanteravançoconstante.

C) Olimitederotaçãoevitautilizarrefrigeraçãonaspeças.

D) Estabelecerlimitederotaçãoéumaquestãodesegurança.

QUESTÃO 30

Analise o desenho a seguir e assinale a alternativaCORRETA.

A) Asimbologiarepresentaatolerânciageométricade simetria.

B) Asimbologiarepresentaatolerânciageométricade circularidade.

C) Asimbologiarepresentaatolerânciageométricade concentricidade

D) A simbologia representa a tolerância debatimentoradial.

QUESTÃO 31

A coordenada correta dopontoCnosistemaabsoluto,partindodaorigem,é:

A) X40 e Z20.

B) X50 e Z10.

C) X30eZ-20.

D) X50eZ-20.

Page 10: OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO · INDÚSTRIAS NUCLEARES DO BRASIL – INB. Edital 01/2018. OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO. Código: 309. LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES

10

QUESTÃO 32

A coordenada correta dopontoF,partindodopontoEnosistemadecoordenadasincremental,é:

A) X40 e Z30.

B) X80eZ-30.

C) X80eZ-15.

D) X0eZ-15.

QUESTÃO 33

A função N na linha de programação tem algumasfunções.Aesserespeito,analiseasfunçõesaseguir.

I. Numerar sequencialmente os blocos deprogramação.

II. Auxiliarooperadornalocalizaçãodeumpossívelerrodeprogramação.

III. Definirafunçãodecadaferramenta.

IV. Definir a sequência de programação sendoobrigatóriosuautilizaçãonoprograma.

São funçõesda funçãoNna linhadeprogramaçãoositens:

A) IIeIV,apenas.

B) IeIII,apenas.

C) I,IIeIII,apenas.

D) IeII,apenas.

QUESTÃO 34

OprogramaCNCéconstituídode:

A) caracteres, endereços, palavras e bloco dedados.

B) sequência,caracteres,textoseferramentas.

C) ciclos, coordenadas, função e sistemas defixação.

D) peças,blocodedados,ferramentaselinhas.

QUESTÃO 35

ConsiderandoopadrãouniversaldeprogramaçãoCNC,assinale a alternativa corretareferenteàcompensaçãode raio de ferramenta durante o torneamento, baseando-senasimagensaseguir.

A) Ferramenta1(G41)/Ferramenta2(G41)

B) Ferramenta1(G42)/Ferramenta2(G41)

C) Ferramenta1(G42)/Ferramenta2(G42)

D) Ferramenta1(G41)/Ferramenta2(G42)

QUESTÃO 36

Acota(X)representaumdiâmetro.

Dados:• Senode30º=0,5• Cossenode30º=0,866• Tangentede30º=0,577

Assinale a alternativa que possui o valor aproximado do ØX.

A) 36,30mm

B) 37,32mm

C) 32,50mm

D) 38,10mm

Page 11: OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO · INDÚSTRIAS NUCLEARES DO BRASIL – INB. Edital 01/2018. OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO. Código: 309. LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES

11

QUESTÃO 37

Considerandoodesenhoaseguir,assinaleaalternativacorreta para programar o raio de 8 mm por meio docomandoMACH.

A) G02X70.Z32.R8.

B) G03X74.Z40.R8.

C) G02X74.Z32.R8.

D) G03X70.Z32.R8.

QUESTÃO 38

Considerando o ciclo de canais –G75 X Z P Q F –,no comando FANUC, assinale a alternativa correta, baseando-senaimagemaseguir.

A) O diâmetro final do canal é programado noparâmetroZ.

B) O parâmetro P é programado em diâmetro /milímetro.

C) OparâmetroPéoavançode0,2mm.

D) OparâmetroQéadistânciaentrecanais.

QUESTÃO 39

O ciclo G76 é capaz de executar alguns tipos derosqueamentos com a programação em apenas doisblocosdeinformação.

A esse respeito, assinale com V as afirmativasverdadeiras e com F as falsas.

()O comando fará os cálculos necessáriosmantendo o mesmo volume de cavaco retirado no primeiro passe.

()Épossívelexecutarroscasexternaeinterna.

()Para rosca cônica, é necessário adaptar algumdispositivonamáquina.

()AcoordenadaXdoblocoG76XZRPQFéodiâmetrofinaldorosqueamento(absoluto).

AssinaleasequênciaCORRETA.

A) FVFV

B) VFFF

C) FVVV

D) VVFV

QUESTÃO 40

O ponto de referência estabelece as informaçõesprincipaisparaaexecuçãocorretadapeça.Combasenafiguraaseguir,assinaleaalternativaCORRETA.

A) TodasascoordenadasdeXserãonegativas.

B) AcoordenadaX0estánasuperfíciedodiâmetroexterno.

C) AcoordenadaZ0estánafacedacastanha.

D) Para retirar material na peça, as coordenadasemZserãonegativas.

QUESTÃO 41

Para operar um torno CNC, são necessários algunsprocedimentos iniciais antes da execução de umprograma.

SãopassosparaseligarumtornoCNC,EXCETO:

A) Ligarachavegeraleaguardarainicializaçãodocomando.

B) Referenciaramáquina.

C) Manterachaveseletoradoavançofechada.

D) Referenciarasferramentas.

Page 12: OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO · INDÚSTRIAS NUCLEARES DO BRASIL – INB. Edital 01/2018. OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO. Código: 309. LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES

12

QUESTÃO 42

NaoperaçãodeumtornoCNC,énecessárioconhecerospainéisdecontroledamáquina.

Analiseopaineldecontroleaseguir.

Esse é um painel de:

A) programação.

B) exibição.

C) operação.

D) execução.

QUESTÃO 43

Aentradamanual de dados (MDA) permite programaralgumasfunções.Aesserespeito,analiseasfunçõesaseguir.

I. Trocarposiçãodeferramenta.

II. Ligaredesligaroeixoárvore.

III. Definirreferênciadozeromáquina.

IV. Movimentar os eixos “X” e “Z” para umadeterminadaposição.

SãofunçõesprogramadaspelaMDA:

A) IeII,apenas.

B) I,IIeIV,apenas.

C) IeIV,apenas.

D) I,II,IIIeIV.

QUESTÃO 44

PRESETde ferremantasé um procedimento realizado pelo operador durante a preparação para usinar uma peça.

Aesserespeito,assinaleaalternativaCORRETA.

A) O objetivo é especificar o raio e classe daferramenta.

B) Oobjetivoéespecificarocódigodaferramenta.

C) O objetivo é especificar os comprimentos emrelaçãoaumareferência.

D) Oobjetivoéinformaravidaútildaferramenta.

QUESTÃO 45

AsimulaçãográficanocomandoSiemensrequerhabilitarosparâmetrosDRYePRT.

A partir dessa afirmação, assinale a alternativaCORRETA.

A) A simulação irá ocorrer simultaneamente àusinagem.

B) O tempo gasto na simulação será o mesmodaquelegastonausinagem.

C) Asimulaçãoiráocorrercomoseixosdamáquinaparados.

D) Asimulação iráocorreremmodorápidoecommovimento rotativo da placa.

QUESTÃO 46

Ofluídodecortenoprocessodetorneamentodeveserutilizadoquandonecessário.

Sãofunçõesdofluidodecorte,EXCETO:

A) Refrigerarapeçaeamáquina.

B) Lubrificarocorte.

C) Aumentaravelocidadenaremoçãodecavaco.

D) Melhoraraqualidadesuperficialdaspeças.

Page 13: OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO · INDÚSTRIAS NUCLEARES DO BRASIL – INB. Edital 01/2018. OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO. Código: 309. LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES

FOLHA DE RESPOSTAS(VERSÃO DO CANDIDATO)

AOTRANSFERIRESSASMARCAÇÕESPARAAFOLHADERESPOSTAS,OBSERVEASINSTRUÇÕESESPECÍFICASDADASNACAPADAPROVA.USE CANETA ESFEROGRÁFICA AZUL OU PRETA.

Page 14: OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO · INDÚSTRIAS NUCLEARES DO BRASIL – INB. Edital 01/2018. OPERADOR DE TORNO – CNC – TORNEIRO. Código: 309. LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES

ATEN

ÇÃ

O:

AG

UA

RD

E A

UTO

RIZ

ÃO

PAR

A VI

RA

R O

CA

DER

NO

DE

PRO

VA.