Download - OPOPULAR GOIÂNIA,quinta-feira,25deabrilde2013 GOIÂNIA ... · vado, como éoesperado pe- ... RAIO-X ITÁLIA Nome: RepúblicaItaliana ... Ante-norNogueira,aosgerentesre-gionais da

Transcript

O_POPULAR 25/04/2013 - GERADA POR: DILSON (24/04/13 23:02)PAGINA: 24 PAGINA: 19

24 O POPULAR GOIÂNIA, quinta-feira, 25 de abril de 2013

Confrontos entre mem-bros do Exército iraquiano e

sunitas armados que isola-ram duas cidades na regiãocentral do país deixaram 38mortos (foto), um dia após 56pessoasmorreremporconfli-tos semelhantes. Além disso,outros episódios de violên-cia deixaram 13 mortos emoutras partes do país. Entreterça-feira e ontem, mais de

100 pessoas morreram emepisódiosdeviolêncianoIra-que. Os incidentes dos últi-mosdoisdias refletemumau-mento da tensão entre suni-tasexiitasealimentamtemo-res de que o país possa estarse encaminhando para umanovaondadeviolênciasectá-ria. (AE/AP/DJ)

Savar,Bangladesh–Equi-pesde resgate tentavamliber-tar centenasdepessoaspresassob os escombros do edifícioRana Plaza, de oito andares,que desabou ontem, em Sa-var, 20 quilômetros ao norteda capital Daca, matandomaisde120pessoasquetraba-lhavam no local. Muita gentejá havia reclamado de racha-duras antes do desabamento,mas recebeu garantias de queaestruturaera“segura”.

O desabamento trouxe àmemória um incêndio numafábrica de roupas que matou112 pessoas em novembro doanopassadoegerouprotestossobre a segurança na indús-tria de roupas no país. Segun-do trabalhadores do edifício,grandesrachaduras foramvis-tasnodiaanterior,quechega-ram a ser mostradas em ca-nais locaisdeTV.

Os funcionários hesitaramem entrar no prédio na ma-nhã desta quarta-feira, disseAbdur Rahim, que trabalhavanuma fábrica instalada noquinto andar. Segundo ele,umgerenteda fábricaassegu-rou que não havia qualquerproblema, então eles entra-ram,disseele.

“Nós começamos a traba-lhar. Após mais ou menosuma hora o prédio desabou,repentinamente”, disse ele,

que se lembra de recobrar aconsciência já do lado de foradoprédio.

Milharesdepessoasde reu-nirampertodo local, algumasfelizes por encontrarem seusentes queridos vivos e outrasainda em busca de informa-ções sobre familiares desapa-recidos. Bombeiros e solda-dos manejando furadeiras eguindastes trabalhavam jun-to com voluntários em buscademais sobreviventes.

Umaenormepartedaestru-tura de concreto caiu. Enor-mes pedaços de tecido foram

amarrados nos andares maisaltos, supostamente para aju-dar os que estavam nesses lo-cais a descer até o chão. Alémde fábricas de roupas, o pré-dio tambémabrigavaumban-co e várias lojas. Cerca de 5milpessoas trabalhavamali.

O secretário de Saúde Mo-hammed Neazuddin confir-mou a morte das 119 pessoasapós o desabamento do pré-dio em . Um oficial do Corpode Bombeiros disse que maisde mil sobreviventes foramresgatadosatéagora,masesti-ma-se que centenas de pes-

soas estejam sob os escom-broseonúmerodemortosde-veaumentaraindamais.

“Enviamos duas pessoasparadentrodoprédioeconse-guimos resgatar pelo menos20comvida. Eles tambémnosdisseram que entre 100 e 150estão feridas e ainda há cercade 50 mortos presos, declarouMohammadHumayun,super-visor de uma das fábricas deroupas. (AE/AP/DJ)

Jerusalém– Israelepalesti-nos entraram em acordo parafacilitar a visita de uma mis-são técnica da Unesco, órgãodas Nações Unidas para edu-cação, ciência e cultura, comoobjetivode inspecionaropa-trimônio cultural da cidadeantigadeJerusalém.Oacordofoi estabelecido após media-çãodeEUAeRússia, compar-ticipação de outros países,Brasil incluso. Como contra-partida para a visita em maio,será adiada avotação de reso-luçõesa respeitode Israel.

Asmedidas, ao ladodos es-forços palestinos em obter oreconhecimento na Unesco,vinhamtravandoavisitaacor-dada no apelidado “plano deaçãode Brasília”. O projeto davisita fora negociado em2010, em Brasília, na reuniãoanual do comitê do patrimô-nio mundial e após a media-çãoentrepalestinos, israelen-sese jordanianos.

“AposiçãodoBrasil éacre-ditarquesempreháespaçopa-ra o diálogo. Visitamos as de-legações, ouvimos os limitesde cada um e o que é mais im-portanteaeles”,disseaembai-xadora Maria Laura da Ro-cha, delegada permanente doBrasil juntoàUnesco. (FP)

Roma–Opresidenteda Itá-lia,GiorgioNapolitano, pediuformalmente ontem a EnricoLetta,deputadodoPartidoDe-mocrático, de centro-esquer-da, que lidere um governo bi-partidário com o objetivo deencerrar o impasse políticoiniciado há dois meses. Outraintenção é preparar o país pa-ra reformas, que incluem mu-dançasna leieleitoral emelho-rasnaeconomia.

Empronunciamentonopa-lácio presidencial, Letta dissequehojevai conversar comosprincipais partidos políticosda Itália e trabalhar para ob-ter amplo apoiodoParlamen-toaumeventualnovogabine-te. Seobtiver adesão suficien-te, Letta disse que vai aceitarformalmente o cargo de pri-meiro-ministro e começar anomearoministério.

Enrico Letta, que aos 46anos de idade pode se tornarum dos líderes mais jovens daEuropa, enfatizou que o novogoverno da Itália precisa fo-car nos problemas econômi-cos do país, incluindo a altadodesempregoedosníveis depobreza. Ele também comen-tou sobre a urgência de umanova lei eleitoral queeviteumdilema político como o quedeixou o país sem governodesde as eleições gerais de fe-vereiro. “Sintoque tenhouma

granderesponsabilidade”,dis-se Letta. “Sei que a situação émuito difícil.” Para ele, a Itá-liaprecisadereformaseaprio-ridade é atender as questõestrabalhistas.

Seonovogovernoforapro-vado, como é o esperado pe-losparlamentares,nãohácer-tezadequantotempoeledura-rá. O cenário político na Itáliaestá muito dividido e o paísnãoestá acostumadoagover-nosdecoalizãoquereúnemdi-reita e esquerda, como ocorreemoutraspartesdaEuropa.

Em discurso no começo dasemana, Napolitano, que foireeleito no último sábado,alertou que renunciará se asdiferentes facções políticas

italianas não chegarem a umacordo sobre um novo gover-no. Napolitano também lem-brou que o presidente do paístem o direito de dissolver oParlamento e convocar novaseleições.

SobreLetta,Napolitanodis-se hoje que o deputado é jo-vem,mastem“umaimportan-te experiência de governo”. Opresidente disse ainda queuma “ampla convergênciapolítica”éaúnica soluçãopa-ra o impasse atual. “Essa é aúnica solução possível”, afir-mou Napolitano, ao classifi-car Letta como uma figuraquepodeconquistarumacon-vergênciaamplade forçaspo-líticas para garantir a maioria

nasduascasasparagovernar.Leta também representa a

nova geração de políticos ita-lianos, após a velha guardatradicional ter ficadodesacre-ditada por escândalos, lutasinternase inércia. Emumges-to provavelmente significati-vo, Letta dirigiu seu própriofiat até o palácio presidencialparaaceitaropostodeprimei-ro-ministro. Normalmente,políticos italianos transitampela cidade em carros luxuo-sosdirigidospormotoristas.

Os chamados “auto blu”,como são conhecidos os car-ros de luxo de políticos dirigi-dos por motoristas, se torna-ram emblema dos privilégiosda elite política italiana e são

desprezados pela população,sentimento que levou o votodos italianosparaoMovimen-to5Estrelas.

A improvável candidaturade Letta a primeiro-ministroocorreu após o dirigente deseu Partido Democrático, PierLuigi Bersani, ter renunciadopor não ter conseguido for-

mar um governo na sequên-ciada inconclusiva eleiçãonomês de fevereiro, e por não tergarantido a unidade partidá-riana suacandidaturaàpresi-dente.Bersani se recusoua fa-zer um acordo com Berlusco-ni, evitando a possibilidadede uma formar um governodecoalizão. (AE/DJ)

Washington– O secretáriode Estado americano, JohnKerry, disse ontem que umdos acusados pelas explosõesem Boston, matando três e fe-riram outras 260 pessoas, Ta-merlan Tsarnaev, “aprendeualgonaRússiaevoltoudispos-to a matar”. Até agora, nem oFBI nem o governo america-no revelaram o que foi desco-berto a partir da cooperaçãodasautoridadesrussasparasa-ber o que Tsarnaev fez entreosmeses de janeiro e junhode2012, quando deixou mulhere filho em Boston para ficarcom a família no Daguestão,nosuldaRússia.

Agentes do FBI e russos in-terrogaram os pais dos doissuspeitos que, depois de umadécadanosEUA,voltarampa-ra a Rússia em 2011. Segundoa rededeTVCNN,o serviçodeinteligência russo pediu duasvezes às autoridades dos EUAdados sobre o mais velho dosTsarnaev. Tamerlan, 26, foimortoapós tiroteiocomapolí-ciana sexta-feira.

Seu irmão mais novo,Dzhokhar, 19, encontra-se nohospitaldesdequefoi captura-do, no mesmo dia. Os pais de-vem ir aos EUA para verDzhokhar. (FP)

Desabamentomatamaisde120

Curtas

Confrontosmatammais51noIraque

AkoRasheed/Reuters

UnescoteráacessoàvelhaJerusalém

Impassepolíticopertodofim

EUA

AndrewBiraj /Reuters

Homens tentamresgatar sobreviventes dosdestroços

MaxRossi/Reuters

“Sintoquetenhoumagranderesponsabilidade.Asituaçãoémuitodifícil.Aspolíticaseuropeiasestãomuito focadas

naausteridade,oquenãoémais suficiente”ENRICOLETTA, indicadoontemaocargodeprimeiro-ministropelopresidenteGiorgioNapolitano

Vejagaleriade fotosnositedo jornal:

www.opopular.com.br

50 km

O ACIDENTEPrédio de oito andaresdesaba na cidade de Sabar,matando mais de 100pessoas e ferindo centenas

Daca

BANGLADESH

ÍNDIA

ÍND

IA

Baía de Bengala

Savar

Bangladesh

CONFLITONACHINAPelomenos21pessoasmor-

reramemviolentosconfrontosocorridos na região chinesa deXinjiang, ontem. De acordocom comunicado do escritóriodePropagandadeXinjiang,15policiais e assistentes sociaisperderam a vida nos confron-tos registrados na terça-feira

(23/4), entre elas 10pessoas daminoriamuçulmanadosuigu-res, dois da etniaHan, edois degrupos étnicos da Mongólia.Outrosdoisuigures ficaramfe-ridos. Xinjiang abriga 9 mi-lhões de uigures, que denun-ciamarepressãoculturalereli-giosaporpartedasautoridadeschinesas. (AE/AP)

Israel

INSTABILIDADE NO PAÍSItália tenta novamente formar governo

Em meio à criseeconômica na zonado euro e semmaioria na Câmara,

premiê Silvio Berlusconirenuncia. O ex-comissárioeuropeu Mario Monti énomeado para formar governode tecnocratas

Partido deBerlusconi retiraseu apoio aogoverno de Monti.Parlamento é

dissolvido e novas eleições sãoconvocadas

Eleição leva aimpasse: centro-esquerda de PierLuigi Bersani

obtém maioria na Câmara, ea aliança de Berlusconi venceno Senado. Ninguém consegueacordo para formar governo

Atendendo a apelosdos partidos,Giorgio Napolitanose oferece para

mais um mandato comopresidente e é reeleito peloParlamento. Ele indica EnricoLetta, vice-líder do partido deBersani, para formar governo

2011

NOV

2012

DEZ

2013

FEV

2013

ABR

CRONOLOGIA

RAIO-X

ITÁLIANome: República Italiana

População: 60,8 milhões

Área: 301,3 mil km2

PIB: US$ 2 trilhões

PIB per capita: US$ 33mil (Brasil: US$ 12 mil)

Relação dívida/PIB:103%

Desemprego: 10,6%

IDH: 25º (Brasil é o 85º)

Itália

Indicado aocargo de premiê,deputado EnricoLetta diz que sóvai aceitar seobtiver adesãosuficiente

Acusadoveioparamatar,dizJonhKerry

GOIÂNIA, quinta-feira, 25de abril de 2013 O POPULAR 19

LídiaBorges

Em tempos de aumento dainflação, com forte alta dosalimentos, os cuidados paraajustar o orçamento domésti-codevemcomeçar literalmen-te cedo, logo no café da ma-nhã. Isso porque produtos bá-sicos que compõem a dietadosgoianosnaprimeira refei-ção do dia – como pão fran-cês, pão de queijo e leite – es-tãomais caros e variammuitode preço, podendo custar atémaisdo queodobrodeumes-tabelecimento para outro, se-gundopesquisadivulgadaon-tempeloProconGoiás.

Um exemplo emblemáticofoi o do pão dequeijo, cuja di-ferença entre o menor e omaior preço nas padarias foide mais de 111% – de R$18,90 a R$ 40,00 o quilo. Istosignifica que, com o mesmovalor pago pelo quilo na lojamais cara era possível com-prar quase dois quilos e 150gramasdepãodequeijonapa-nificadora mais barata. Ao fi-nal de ummês, essedesequilí-briopoderepresentarumrom-bonas finançasda família.

Outrasvariaçõesencontra-das nas padarias foram para oquilo do pão francês, entre R$7,95 a R$ 10,90 (37,11%); domandi, entre R$ 8,95 e R$18,60 (107,82%) e do litro doleite longa vida integral Pira-canjuba, de R$ 2,60 a R$ 3,50(34,62%). Nos supermerca-dos, tambémépossível obser-vargrandesdiferençasdepre-ços, como no caso do pão demilho, que foi verificado en-

tre R$ 9,09 e R$ 18,90 –107,92% (vejaquadro).

O levantamento do órgãodedefesadoconsumidor tam-bémapontaparaumadiferen-ça significativa entre os valo-res cobrados nas panificado-ras em relação aos supermer-cados.Noprimeirocaso,opre-ço médio do quilo do pãozi-nho francês (R$ 8,57) é

14,11% maior do que nos su-permercados (R$7,51).Adife-rença é ainda maior se consi-derado os valores dos pães dequeijo (26,68%), mandi(24,98%) e mini francês(30,13%).Nocasodo leite lon-ga vida, a marca mais barataencontradaduranteo levanta-mento variou 23,89% entrepadariase supermercados.

Os escritórios regionais daAgrodefesa ganharam ontemo reforço de 180 novos veícu-los, por meio de convênio en-tre o governo de Goiás e o Mi-nistério da Agricultura. Ain-da pelo convênio, as equipesreceberam 177 computado-res,33notebooks,126 impres-soras, 25 projetos demultimí-dia, 122 câmeras fotográficasemobiliáriosdeescritório.

Osequipamentos foramre-passados pelo governadorMarconi Perillo e pelo presi-dente da Agrodefesa, Ante-norNogueira, aosgerentes re-gionais da agência, durantesolenidadenaPraçaCívica.

Os benefícios somam uminvestimento de R$ 11 mi-lhões e vão chegar a cem mu-nicípios goianos para ajudarna estruturação do SistemaUnificado de Atenção à Saú-de Animal no Estado deGoiás, visando à prevenção eaocontrolededoençasdos re-banhos. De acordo com Mar-coni , os carros e equipamen-tosvieramparadarmaiormo-bilidade às equipes de fiscali-zação e uma melhor infraes-trutura operacional, demons-trando também a forte parce-ria entre o governo federal, ogovernoestadualeasprefeitu-ras. “Estamos entregando ho-je os melhores e mais impor-tantes equipamentos de todaa história da Agrodefesa quevão garantir a qualificação

das equipes de fiscalização,quesãofundamentaisparaga-rantir produtos de qualidadee, consequentemente, a saúdedapopulação”, afirmou.

Antenor Nogueira adian-tou que os carros e equipa-mentos vão possibilitar a am-pliação do número de fiscaisdasequipesvolantesde23pa-ra 40, dando novo ritmo à fis-calização em Goiás. “Nós pre-cisávamos melhorar nossamobilidade, já que nosso ser-viço é no campo. Nossos car-ros estavam muito antigos,trazendo despesas de manu-tenção muito grandes para oGoverno. O Ministério daAgricultura entendeu nossanecessidade e nos possibili-

tou a reposição de veículos.Comoserviçoadequadodede-fesa, todos ganham: produto-res, indústria epopulação.”

VACINAÇÃOO presidente da Agrodefe-

sa,AntenorNogueira, encami-nhou ontem ao Ministério daAgriculturapedidopara queavacinaçãocontraa febreafto-sadenovembrodeste anosejafeita apenas em animais deaté 12 meses. De acordo comele, isso representaria umaeconomiadecercadeR$9mi-lhões aos produtores goianos.

Ele lembrou que Goiás ca-minha para se tornar zona li-vre de aftosa sem vacinaçãoaté2015.

EduardoFerreira/GoiásAgora

Hoje, 25 de abril, dia doProfissional da Contabilida-de, foi a data escolhida peloConselho Regional de Conta-bilidade de Goiás (CRC-GO)para o lançamento de umacampanha de valorizaçãoda categoria contábil.

O projeto 2013: Ano daContabilidade, que foi lança-do oficialmente no Congres-so Nacional em março, visaevidenciar a importância dacontabilidade e de seus pro-fissionais para a sociedade.

PALESTRASEm Goiás, uma ampla pro-

gramação será oferecidaaos profissionais, acadêmi-cos e à sociedade. O ponto al-to da comemoração será olançamento da campanha,às 8h30, durante café da ma-nhã na sede do CRC-GO.

Na sequência, durante to-do o dia, várias palestras gra-tuitas poderão ser assisti-das: IFRS: Inovação ou Mo-

dismo?, com Roberto Mar-tins; Sped - Você e sua Em-presa estão Preparados?,com Edgar Madruga. E ain-da o painel O Sabor e o Pre-ço das Conquistas, comAdriana Accorsi (SecretáriaMunicipal de Defesa So-cial), Gláucia Maria Teodo-ro dos Reis e Rosângela Pe-drosa (empresária contábil).

IMPOSTODERENDAPara auxiliar os contri-

buintes a tirar dúvidas sobrea declaração e fazer o preen-chimento de forma correta,o Conselho Regional de Con-tabilidade de Goiás realiza oProjeto Tira-Dúvidas do IR-PF, em parceria com a Facul-dade Alfredo Nasser (Uni-fan), o Buriti Shopping e oPortal Sul Shopping. Atéamanhã, os acadêmicosatendem a população emquiosques instalados nosdois shoppings, esclarecen-do dúvidas.

Preçosdositensvariamaté111%

Conforme cálculo doProcon Goiás, uma famíliacomtrêsadultosqueconso-mem,pordia, umpão fran-cês cada e leite (na quanti-dade estabelecida peloDieese, de 7,5 litros men-sais por indivíduo) gastaráao final de um mês quaseR$ 128,00 apenas com es-tes itens.Ovalor equivale aR$18,85%dosaláriomíni-mo, o que mostra quanto éimportante controlar des-de o consumo feito no caféda manhã até os demaisgastos. Por isso, a pesquisade preços deve prevalecertambémentre as padarias esupermercados para estesprodutos.

O Procon alerta aindapara que, além dos preços,o consumidor se preocupetambém com a conserva-ção dos alimentos antesde adquiri-los, principal-mente do leite. É precisoobservar se há refrigera-çãoadequada, se a aparên-cia do produto está nor-mal e as condições de hi-giene do local.

No caso do pão francês,vale lembrar que o alimen-to não pode ser vendidopor unidade e, sim, por pe-so.Docontrário,oestabele-cimento deverá ser denun-ciado ao órgão de defesadoconsumidor,pelonúme-ro151. (LB)

Fernando MachadoDERIOVERDE

Dirigida a investidores, em-preendedores e pessoas interes-sadas em abrir um negócio pró-prio, uma feira de franquias se-rá realizada hoje em Rio Verde,Sudoeste do Estado, com a pre-sença de mais de cem marcasde produtos e serviços.

O evento, que ocorre das 10às 20 horas no Blue Tree Hotel,é realizado pelo Buriti Shop-ping Rio Verde. Com opções deinvestimento que variam entreR$ 50 mil e R$ 500 mil, a feirareunirá marcas que até poucotempo só eram encontradasnos grandes centros do País,conforme lembram os organi-zadores da feira de franquiasque será realizada hoje naque-la cidade.

PALESTRAUm consultor do Serviço

Brasileiro de Apoio à Pequenae Média Empresa (Sebrae) vaiproferir uma palestra sobre omercado de franquias e tam-bém um consultor do Banco doBrasil apresentará linhas decrédito disponíveis para novosempreendedores de negóciosem franquias.

Dúvidas mais comuns, van-tagens e riscos do negócio se-rão esclarecidos por especialis-tas do setor aos participantesdo encontro.

As 300 vagas que foram ofe-recidas inicialmente já forampreenchidas, mas os interessa-dos podem preencher formulá-rios no site www.buritishoppin-grioverde.com.br para contatoposterior ou cadastro para umpossível novo evento.

SHOPPINGSeguindo a tendência nacio-

nal de interiorização dos shop-pings, uma unidade deverá serinaugurada no município emnovembro de 2014. O investi-mento é de aproximadamenteR$ 100 milhões.

O Buriti Shopping Rio Verdeterá 140 lojas e, segundo a dire-ção, 36% de toda a área dispo-nível já foi comercializada an-tes da realização da feira.

O objetivo da feira de fran-quias é contribuir com o cres-cimento da economia local,dando ao empresário oportu-nidades de investimento emumnegócio seguro.

Contabilista

Pecuária

FAÇA ECONOMIAPreços máximos e mínimos encontrados durante apesquisa para os produtos do café da manhã

Fonte: Procon Goiás

PANIFICADORAS, EM KG

Produto Menor preço Maior preço Variação

Pão francês R$ 7,95 R$ 10,90 37,11%Pão de queijo R$ 18,90 R$ 40,00 111,64%Pão mandi R$ 8,95 R$ 18,60 107,82%

SUPERMERCADOS, EM KG

Produto Menor preço Maior preço Variação

Pão francês R$ 5,98 R$ 8,69 45,32%Pão de queijo R$ 13,90 R$ 22,90 64,75%Pão mandi R$ 8,38 R$ 11,99 43,08%

Café da manhã

É o caso do pãode queijo, quevale de R$ 18,90a R$ 40,00 oquilo, segundopesquisa doProcon Goiás

Proconrecomendacuidadocomalimentos

NovosveículosdaAgrodefesa foramentreguesontem

Franquias

Feirareúnemaisde100marcas

CRClançacampanhadevalorizaçãodosetor

EscritóriosdaAgrodefesaganhamreforçode189carros