Download - Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Transcript
Page 1: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Oração do Terço

Page 2: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Doutrina Cristã

Bastará crer para nos salvarmos?

Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos:

«Se queres salvar-te guarda todos os meus Mandamentos».

“Orem e dialoguem comigo.”

Page 3: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Silêncio

Ano C- XXIII Domingo do Tempo Comum

Page 4: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Se crês em Deus, se acreditas que Ele há-de voltar.Segue o caminho que Jesus nos veio ensinar.Então verás, que a vida se pode tornar melhor.

Cantarei, cantarei o que Deus nos veio ensinar.Que a maneira de chegar ao Céué amar, é amar, é amar, é amaro pobre, o rico e o pecadore tudo o que nesta vida é querido do Senhor!

Page 5: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.Ámen!A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam convosco.

Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Irmãos, para celebrar dignamente os Santos Mistérios reconheçamos que somos pecadores(momento de silêncio)

Page 6: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Confessemos os nossos pecados:

Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões,(batendo no peito)por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Ámen!

Page 7: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Senhor, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, tende piedade de nós.

Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Page 8: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Glória a Deus nas alturas,e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória.

Page 9: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica;Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo;

Page 10: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

só Vós, o Senhor; só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo;com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai.

Ámen

Page 11: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

ORAÇÃO COLECTASenhor nosso Deus, que nos enviastes o Salvador e nos fizestes vossos filhos adotivos, atendei com paternal bondade as nossas súplicas e concedei que, pela nossa fé em Cristo, alcancemos a verdadeira liberdade e a herança eterna.Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.Amem.

Page 12: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

1ª Leitura

Sab 9, 13-19 (gr. 13-18b)

«Quem pode sondar as intenções do Senhor»

Page 13: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

1ª LEITURA Sab 9, 13-19 (gr. 13-18b)

Leitura do Livro da SabedoriaQual o homem que pode conhecer os desígnios de Deus? Quem pode sondar as intenções do Senhor? Os pensamentos dos mortais são mesquinhos e inseguras as nossas reflexões, porque o corpo corruptível deprime a alma e a morada terrestre oprime o espírito que pensa. Mal podemos compreender o que está sobre a terra e com dificuldade encontramos o que

Page 14: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

1ª LEITURA Sab 9, 13-19 (gr. 13-18b) temos ao alcance da mão. Quem poderá então descobrir o que há nos céus? Quem poderá conhecer, Senhor, os vossos desígnios, se Vós não lhe dais a sabedoria e não lhe enviais o vosso espírito santo? Deste modo foi corrigido o procedimento dos que estão na terra, os homens aprenderam as coisas que Vos agradam e pela sabedoria foram salvos.Graças a Deus

Page 15: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Salmo

Page 16: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Salmo 89 (90), 3-6.12-14.17 (R. 1)

SENHOR VÓS TENDES SIDO O NOSSO REFÚGIO, ATRAVÉS DAS GERAÇÕES.

Page 17: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

2ª Leitura

Flm 9b-10.12-17

«Se me consideras teu amigo, recebe-o como a mim próprio.»

Page 18: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

2ª LEITURA Flm 9b-10.12-17

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo a

FilémonCaríssimo: Eu, Paulo, prisioneiro por amor de Cristo Jesus, rogo-te por este meu filho, Onésimo, que eu gerei na prisão. Mando-o de volta para ti, como se fosse o meu próprio coração. Quisera conservá-lo junto de mim, para que me servisse, em teu

Page 19: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

2ª LEITURA Flm 9b-10.12-17

lugar, enquanto estou preso por causa do Evangelho. Mas, sem o teu consentimento, nada quis fazer, para que a tua boa acção não parecesse forçada, mas feita de livre vontade. Talvez ele se tenha afastado de ti durante algum tempo, a fim de o recuperares para sempre, não já como escravo, mas muito melhor do que escravo: como irmão muito querido.

Page 20: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

2ª LEITURA Flm 9b-10.12-17

É isto que ele é para mim e muito mais para ti, não só pela natureza, mas também aos olhos do Senhor. Se me consideras teu amigo, recebe-o como a mim próprio.Graças a Deus

Page 21: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Aclamação

ALELUIA….

Fazei brilhar sobre mim, Senhor, a luz do vosso rosto e ensinai-me os

vossos mandamentos.

Page 22: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Evangelho

Lc 14, 1.7-14

Page 23: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

EVANGELHO Lc 14, 25-33

O Senhor esteja convosco,Ele está no meio de Nós.

Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas

Gloria a Vós, Senhor!

Page 24: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

EVANGELHO Lc 14, 25-33

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São LucasNaquele tempo, seguia Jesus uma grande multidão. Jesus voltou-Se e disse-lhes: «Se alguém vem ter comigo, e não Me preferir ao pai, à mãe, à esposa, aos filhos, aos irmãos, às irmãs e até à própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não toma a sua cruz para Me seguir, não pode ser meu discípulo. Quem de vós, desejando

Page 25: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

EVANGELHO Lc 14, 25-33

construir uma torre, não se senta primeiro a calcular a despesa, para ver se tem com que terminá-la? Não suceda que, depois de assentar os alicerces, se mostre incapaz de a concluir e todos os que olharem comecem a fazer troça, dizendo: ‘Esse homem começou a edificar, mas não foi capaz de concluir’. E qual é o rei que parte para a guerra contra outro rei e não se senta primeiro a considerar se é capaz de

Page 26: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

EVANGELHO Lc 14, 25-33

se opor, com dez mil soldados, àquele que vem contra ele com vinte mil? Aliás, enquanto o outro ainda está longe, manda-lhe uma delegação a pedir as condições de paz. Assim, quem de entre vós não renunciar a todos os seus bens, não pode ser meu discípulo».Palavra da salvação.Gloria a Vós Senhor.

Page 27: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.
Page 28: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Ser discípulo de Jesus exige renunciar a duas coisas: os bens do mundo e os do coração. Ele põe quatro condições aos verdadeiros discípulos. A primeira: “se alguém vem ter comigo, e não me preferir ao pai, à mãe, à esposa, aos filhos aos irmãos às irmãs e até à própria vida, não pode ser meu discípulo” No oriente, se alguém deitar fora a relação com a família e a sociedade, perde o sustento, a segurança, e a identidade.A segunda, “Carregar a sua cruz”, foi uma realidade na igreja antiga e alguns fieis morreram na cruz. Hoje em dia significa seja uma enfermidade crónica, seja dor física, seja o sofrimento diário, seja a perda do trabalho ou de um ente querido. A terceira condição foi explicada pelas parábolas do ‘construtor da torre’ e do ‘rei a defender o seu reino’ Jesus chama a nossa atenção para calcular quanto vamos sofrer para O seguir. Na primeira parábola o construtor não acabou o edifício pela falta de dinheiro. A segunda parábola fala-nos do rei que planeia a estratégia contra um oponente agressivo. Seguir a Cristo, não é decisão de um momento. O compromisso exige decisões diárias para fazer face aos sofrimentos. A quarta condição para seguir Jesus não é só desprender-se dos bens materiais, mas nalgumas vezes, da vida própria. Hoje em dia também há bispos, sacerdotes, missionários e fieis que sofrem a morte de uma forma brutal. O pedido de renúncia total dos bens não é dirigido apenas a alguns, mas a todos os que vêm ter com Jesus. Há uma diferença entre seguir e participar. O rei ‘convidou o povo das praças e ruas para participar no banquete com uma só condição: comer, beber e divertir-se no festim que foi preparado. O convite para o banquete deve levar a seguir Cristo. A recepção do baptismo ou a participação na missa de domingo não nos torna discípulos.Todos aceitam o conceito de seguir e tomar a cruz. Mas na prática, quando aparece o sofrimento e a prova a nossa fé abana, e tentamos evitá-los e fugir. Vamos iniciar a catequese. Muitas crianças escolham o jogo, a TV, a natação e deixam a catequese. Os pais e padrinhos no baptismo deles prometeram a Deus ensiná-los a professar a fé. È triste dizer que muitos não cumprem a promessa. As crianças não gostam destas coisas porque os pais nunca deram o exemplo da fé. Alguns pais deixam os filhos na catequese e nunca participam na missa. Um dia estas crianças vão testemunhar contra vós. Durante as férias muitos deixaram a igreja, a santa missa, a oração. Quando aprece uma cruz, perdemos a nossa fé e a nossa esperança. Quando não valorizamos (o)a moral e os sacramentos a vida torna-se difícil.

Page 29: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

A segunda, “Carregar a sua cruz”, foi uma realidade na igreja antiga e alguns fieis morreram na cruz. Hoje em dia significa seja uma enfermidade crónica, seja dor física, seja o sofrimento diário, seja a perda do trabalho ou de um ente querido. A terceira condição foi explicada pelas parábolas do ‘construtor da torre’ e do ‘rei a defender o seu reino’ Jesus chama a nossa atenção para calcular quanto vamos sofrer para O seguir. Na primeira parábola o construtor não acabou o edifício pela falta de dinheiro. A segunda parábola fala-nos do rei que planeia a estratégia contra um oponente agressivo. Seguir a Cristo, não é decisão de um momento. O compromisso exige decisões diárias para fazer face aos sofrimentos. A quarta condição para seguir Jesus não é só desprender-se dos bens materiais, mas nalgumas vezes, da vida própria. Hoje em dia também há bispos, sacerdotes, missionários e fieis que sofrem a morte de uma forma brutal. O pedido de renúncia total dos bens não é dirigido apenas a alguns, mas a todos os que vêm ter com Jesus. Há uma diferença entre seguir e participar. O rei ‘convidou o povo das praças e ruas para participar no banquete com uma só condição: comer, beber e divertir-se no festim que foi preparado. O convite para o banquete deve levar a seguir Cristo. A recepção do baptismo ou a participação na missa de domingo não nos torna discípulos.Todos aceitam o conceito de seguir e tomar a cruz. Mas na prática, quando aparece o sofrimento e a prova a nossa fé abana, e tentamos evitá-los e fugir. Vamos iniciar a catequese. Muitas crianças escolham o jogo, a TV, a natação e deixam a catequese. Os pais e padrinhos no baptismo deles prometeram a Deus ensiná-los a professar a fé. È triste dizer que muitos não cumprem a promessa. As crianças não gostam destas coisas porque os pais nunca deram o exemplo da fé. Alguns pais deixam os filhos na catequese e nunca participam na missa. Um dia estas crianças vão testemunhar contra vós. Durante as férias muitos deixaram a igreja, a santa missa, a oração. Quando aprece uma cruz, perdemos a nossa fé e a nossa esperança. Quando não valorizamos (o)a moral e os sacramentos a vida torna-se difícil.

Page 30: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

vamos sofrer para O seguir. Na primeira parábola o construtor não acabou o edifício pela falta de dinheiro. A segunda parábola fala-nos do rei que planeia a estratégia contra um oponente agressivo. Seguir a Cristo, não é decisão de um momento. O compromisso exige decisões diárias para fazer face aos sofrimentos. A quarta condição para seguir Jesus não é só desprender-se dos bens materiais, mas nalgumas vezes, da vida própria. Hoje em dia também há bispos, sacerdotes, missionários e fieis que sofrem a morte de uma forma brutal. O pedido de renúncia total dos bens não é dirigido apenas a alguns, mas a todos os que vêm ter com Jesus. Há uma diferença entre seguir e participar. O rei ‘convidou o povo das praças e ruas para participar no banquete com uma só condição: comer, beber e divertir-se no festim que foi preparado. O convite para o banquete deve levar a seguir Cristo. A recepção do baptismo ou a participação na missa de domingo não nos torna discípulos.Todos aceitam o conceito de seguir e tomar a cruz. Mas na prática, quando aparece o sofrimento e a prova a nossa fé abana, e tentamos evitá-los e fugir. Vamos iniciar a catequese. Muitas crianças escolham o jogo, a TV, a natação e deixam a catequese. Os pais e padrinhos no baptismo deles prometeram a Deus ensiná-los a professar a fé. È triste dizer que muitos não cumprem a promessa. As crianças não gostam destas coisas porque os pais nunca deram o exemplo da fé. Alguns pais deixam os filhos na catequese e nunca participam na missa. Um dia estas crianças vão testemunhar contra vós. Durante as férias muitos deixaram a igreja, a santa missa, a oração. Quando aprece uma cruz, perdemos a nossa fé e a nossa esperança. Quando não valorizamos (o)a moral e os sacramentos a vida torna-se difícil.

Page 31: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

mas nalgumas vezes, da vida própria. Hoje em dia também há bispos, sacerdotes, missionários e fieis que sofrem a morte de uma forma brutal. O pedido de renúncia total dos bens não é dirigido apenas a alguns, mas a todos os que vêm ter com Jesus. Há uma diferença entre seguir e participar. O rei ‘convidou o povo das praças e ruas para participar no banquete com uma só condição: comer, beber e divertir-se no festim que foi preparado. O convite para o banquete deve levar a seguir Cristo. A recepção do baptismo ou a participação na missa de domingo não nos torna discípulos.Todos aceitam o conceito de seguir e tomar a cruz. Mas na prática, quando aparece o sofrimento e a prova a nossa fé abana, e tentamos evitá-los e fugir. Vamos iniciar a catequese. Muitas crianças escolham o jogo, a TV, a natação e deixam a catequese. Os pais e padrinhos no baptismo deles prometeram a Deus ensiná-los a professar a fé. È triste dizer que muitos não cumprem a promessa. As crianças não gostam destas coisas porque os pais nunca deram o exemplo da fé. Alguns pais deixam os filhos na catequese e nunca participam na missa. Um dia estas crianças vão testemunhar contra vós. Durante as férias muitos deixaram a igreja, a santa missa, a oração. Quando aprece uma cruz, perdemos a nossa fé e a nossa esperança. Quando não valorizamos (o)a moral e os sacramentos a vida torna-se difícil.

Page 32: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

beber e divertir-se no festim que foi preparado. O convite para o banquete deve levar a seguir Cristo. A receção do batismo ou a participação na missa de domingo não nos torna discípulos.Todos aceitam o conceito de seguir e tomar a cruz. Mas na prática, quando aparece o sofrimento e a prova a nossa fé abana, e tentamos evitá-los e fugir. Vamos iniciar a catequese. Muitas crianças escolhem o jogo, a TV, a natação e deixam a catequese. Os pais e padrinhos no baptismo deles prometeram a Deus ensiná-los a professar a fé. È triste dizer que muitos não cumprem a promessa. As crianças não gostam destas coisas porque os pais nunca deram o exemplo da fé. Alguns pais deixam os filhos na catequese e nunca participam na missa. Um dia estas crianças vão testemunhar contra vós. Durante as férias muitos deixaram a igreja, a santa missa, a oração. Quando aprece uma cruz, perdemos a nossa fé e a nossa esperança. Quando não valorizamos (o)a moral e os sacramentos a vida torna-se difícil.

Page 33: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

natação e deixam a catequese. Os pais e padrinhos no batismo deles prometeram a Deus ensiná-los a professar a fé. É triste dizer que muitos não cumprem a promessa. As crianças não gostam destas coisas porque os pais nunca deram o exemplo da fé. Alguns pais deixam os filhos na catequese e nunca participam na missa. Um dia estas crianças vão testemunhar contra vós.

Page 34: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Durante as férias muitos deixaram a igreja, a santa missa, a oração. Quando aprece uma cruz, perdemos a nossa fé e a nossa esperança. Quando não valorizamos (o)a moral e os sacramentos a vida torna-se difícil.

Assim Seja.

Page 35: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Meditação

Page 36: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Credo

Page 37: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Creio em um só Deus,Pai todo-poderoso,Criador do céu e da terraDe todas as coisas visíveis e invisíveis.Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,Filho Unigénito de Deus,nascido do Pai antes de todos os séculos:Deus de Deus, Luz da Luz,Deus verdadeiro de Deus verdadeiro;Gerado, não criado, consubstancial ao Pai.Por Ele todas as coisas foram feitas.E por nós, homens, e para nossa salvação

Page 38: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

desceu dos céus(Faz-se inclinação)E encarnou pelo Espírito Santo,no seio da Virgem Maria.e Se fez homem.Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos;padeceu e foi sepultado.Ressuscitou ao terceiro dia,conforme as Escrituras; e subiu aos céus,onde está sentado à direita do Pai.

Page 39: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

De novo há-de vir em sua glória,para julgar os vivos e os mortos;e o seu reino não terá fim.Creio no Espírito Santo.Senhor que dá a vida,e procede do Pai e do Filho;e com o Pai e o Filhoé adorado e glorificado:Ele que falou pelos Profetas.

Page 40: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Creio na Igreja una, santa,católica e apostólica.Professo um só batismoPara remissão dos pecados.E espero a ressurreição dos mortos,e vida do mundo que há-de vir. Ámen.

Page 41: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Oração Universal

Page 42: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Irmãos e irmãs: Como não conhecemos os planos do Senhor, mas acreditamos que Ele nos escuta, façamos subir até Ele a nossa oração universal, pedindo, confiadamente: Ouvi, Senhor, a nossa súplica. Pela santa Igreja católica e por todos os seus filhos, pelos que procuram a Cristo noutras comunidades e por todos os homens sinceros que ainda O não conhecem, oremos, irmãos,Ouvi, Senhor, a nossa súplica.

Page 43: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Pelos presbíteros ao serviço do povo cristão, pelos fieis que desejam imitar Jesus em pobreza e castidade e pelos que tomam a sua cruz e O sigam oremos, irmãos,Ouvi, Senhor, a nossa súplica. Pelos homens preocupados com a justiça, pelos que se consagram à investigação da verdade e pelos que têm de fazer escolhas decisivas oremos, irmãos,Ouvi, Senhor, a nossa súplica.

Page 44: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Pelos que vivem sobrecarregados de trabalho, pelos que procuram um amigo que os acolha e pelos casais cristãos em dificuldade, oremos, irmãos,Ouvi, Senhor, a nossa súplica. Pelos que, entre nós, estão mais tristes, por nós próprios e pelas nossas famílias e pelos que mais precisam da nossa oração, oremos, irmãos,Ouvi, Senhor, a nossa súplica. (Outras intenções: factos relevantes da vida paroquial; defuntos das nossas famílias ...).

Page 45: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Senhor, nosso Deus e nosso Pai, para quem se dirigem os nossos passos, ajudai-nos a olhar para o vosso Filho, que, levando a sua Cruz, nos abriu já o caminho da Vida, Ele que é Deus convosco na unidade do Espirito Santo. Ámen.

Page 46: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Ofertório

Page 47: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Tu que nas margens do lagoNão escolhes nem sábios nem ricos,Queres somente que eu te siga

Senhor, tu fixaste os meus olhos, E quiseste meu nome chamarEu deixei o meu barco na praiaE contigo, encontrei outro mar

Tu sabes bem o que eu tenhoEm meu barco: nem ouro, nem armas,Somente as redes e meu trabalho.

Page 48: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Orai, Irmãos para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso.Todos: receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para honra e glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja

Page 49: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

(Todos de pé)

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATASSenhor nosso Deus, fonte da verdadeira devoção e da paz, fazei que esta oblação Vos glorifique dignamente e que a nossa participação nos sagrados mistériosreforce os laços da nossa unidade.Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.Amen.

Page 50: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

PrefácioV. O Senhor esteja convosco.R. Ele está no meio de nós.

V. Corações ao alto.R. O nosso coração está em Deus.

V. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus.R. É nosso dever, é nossa salvação.

Page 51: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças, sempre e em toda a parte.

Para manifestar o esplendor da vossa glória, viestes em auxílio da fragilidade humana com o poder da vossa divindade: da nossa condição mortal tirastes o remédio para vencer a morte e da nossa ruína abristes o caminho da salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

Page 52: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Por Ele, com multidão dos Anjos, que adoram a vossa majestade e se alegram eternamente na vossa presença, proclamamos a vossa glória, cantando numa só voz.

Page 53: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Santo

Page 54: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Sac. Vós, Senhor, sois verdadeiramente santo, sois a fonte de toda a santidade.Reunidos na vossa presença, em comunhão com toda a igreja, ao celebrarmos o dia santíssimo em que o Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho Unigénito, colocou à direita da vossa glória a nossa frágil natureza humana unida á sua divindade, humildemente vos suplicamos: Santificai estes dons,derramando sobre eles o Vosso Espírito, de modo a que se convertam para nós, no Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Page 55: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

(Todos ajoelham)

Na hora em que Ele se entregava,para voluntariamente sofrer a morte,tomou o pão e, dando graças,partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo:

Tomai, todos, e comei:isto é o meu Corpoque será entregue por vós.

Page 56: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

De igual modo, no fim da Ceia,tomou o cálice e, dando graças,deu-o aos seus discípulos, dizendo:

Tomai, todos, e bebei:este é o cálice do meu Sangueo Sangue da nova e eterna aliança,que será derramado por vós e por todos,

para remissão dos pecados.Fazei isto em memória de mim.

Page 57: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Mistério da Fé!Anunciamos, Senhor, a vossa morte,proclamamos a vossa ressurreição.Vinde, Senhor Jesus!

Page 58: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Sac. Celebrando agora, Senhor,o memorial da morte e ressurreição de vosso Filho nós Vos oferecemos o pão da vida e o cálice da salvação e Vos damos graças porque nos admitistes à vossa presença para Vos servir nestes santos mistérios.Humildemente Vos suplicamos que, participando no Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos, pelo Espírito Santo, num só corpo.

Page 59: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Lembrai-Vos, Senhor, da vossa Igreja, dispersa por toda a terra, e tornai-a perfeita na caridade em comunhão com o Papa Francisco, e o nosso Patriarca D. Manuel Clemente, os bispos auxiliares e todos aqueles que estão ao serviço do vosso povo. Lembrai-Vos também dos nossos irmãos que adormeceram na esperança da ressurreição, e de todos aqueles que na vossa misericórdia partiram deste mundo:

Page 60: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

admiti-os na luz da vossa presença. Tende misericórdia de nós, Senhor, e dai-nos a graça de participar na vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José seu esposo, os bem-aventurados Apóstolos e todos os Santos que desde o princípio do mundo viveram na vossa amizade, para cantarmos os vossos louvores, por Jesus Cristo, vosso Filho.

Page 61: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Por Cristo, com Cristo, em Cristo,a Vós, Deus Pai todo-poderoso,na unidade do Espírito Santo,toda a honra e toda a glóriaagora e para sempre…

Ámen.

Page 62: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Pai Nosso

Page 63: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome. Venha a nós o Vosso Reino. Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Page 64: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Sac. Livrai-nos de todo o mal, Senhor, e dai ao mundo a paz em nossos dias, para que, ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e de toda a perturbação, enquanto esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso Salvador.

Vosso é o reino e o poder e a glória para sempre.

Page 65: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Sac. Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz:não olheis aos nossos pecados mas à Fé da vossa Igreja e dai-lhe a união e a paz,segundo a Vossa vontade.Vós que sois Deus com o Paina unidade do Espírito Santo.Amem.A paz do Senhor esteja sempre convosco.O amor de Cristo nos uniu.

Sac. Saudai-vos na paz de Cristo.

Page 66: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Paz

Page 67: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO.TENDE PIEDADE DE NÓS,

CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO.TENDE PIEDADE DE NÓS,

CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO.DAI-NOS A PAZ,

Page 68: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Sac. Felizes os convidadospara a Ceia do Senhor.Eis o Cordeiro de Deus,que tira os pecados do mundo.

Senhor, eu não sou dignode que entreis em minha morada,mas dizei uma palavra e serei salvo

Page 69: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Comunhão

Page 70: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Se o grão de trigo não morrer na terraé impossível que nasça fruto.

Aquele que dá a sua vida aos outrosterá sempre o Senhor.

Felizes seremos nós na pobrezase em nossas mãos houver amor de Deus,se nos abrirmos à esperança,se trabalharmos por fazer o bem.Felizes seremos nós na humildadese como crianças soubermos viver:a terra será a nossa herança, a nossa herança.

Page 71: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Se o grão de trigo não morrer na terraé impossível que nasça fruto.

Aquele que dá a sua vida aos outrosterá sempre o Senhor.

Felizes seremos se partilharmos,Se o nosso tempo for para os irmãos,Para quem vive em grande tristeza,E para quem caminha em solidão.Felizes seremos se dermos amorSe houver sinceridade em nossas mãosPoderemos sempre olhar e ver a Deus,e ver a Deus.

Page 72: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Ação de graçasPor ti,Mulher, Mãe, Catequista, Amiga,Por tudo quanto foste,Por tudo quanto nos ensinas-te,Ficou a tua Herança em nossos corações, os ensinamentos, o Amor a Deus, a Oração,Ficou a Saudade….

Page 73: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Oração depois da comunhão

Senhor, que nos alimentais e fortaleceisà mesa da palavra e do pão da vida,fazei que recebamos de tal modo estes dons do vosso Filho que mereçamos participar da sua vida imortal.Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Page 74: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Avisos

Crisma, 16 de fevereiro de 2014 Inscrições abertas.

Page 75: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Sac. O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

Sac. Abençoe-vos Deus todo-poderoso,Pai, Filho e Espírito Santo.

Ámen.

Sac. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.

Graças a Deus.

Page 76: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Caminharei, caminhareiPela tua estrada senhor.Dá-me a tua mão ,quero ficarPara sempre junto de ti.Senti-me só, só e cansado do mundo.Quando perdi o amor,Tantas pessoas vi, então,Junto a mim, ouvi cantar assim.

Page 77: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Ide e Vigiai!

Page 78: Oração do Terço. Doutrina Cristã Bastará crer para nos salvarmos? Não basta crer para nos salvarmos, pois Jesus Cristo diz-nos: «Se queres salvar-te guarda.

Ficha técnica:

Eucaristia Celebrada por: Fr.Jacob Puthiyaparampil

Animada por: Grupo de Jovens “Seguindo teus Passos”

Realização : A. Alberto Sousa

Imagens recolhidas: Via Google

Projeção disponível :www.mcccastanheira.blogspot.pt