Download - Personagem da tirinha Armandinho

Transcript
Page 1: Personagem da tirinha Armandinho

SALVADOR SÁBADO 18/10/20142 2

SUDOKUROBERTO S. FERREIRApalavrascruzadas.com.br

FÁCIL

SOLUÇÕES

PALAVRAS CRUZADASASTROLOGIA CLÁUDIA HOLLANDER

Lazer em alta A Lua, em sua fase minguante, continua no signo de Leão e anuncia um sábado excelentepara a gente sair e se divertir. Ir ao teatro, cinema, shows, festas e reuniões são ótimas pedidas, pois a influência deLeão inclina à alegria e convida às atividades recreativas. Nosso lado ardente e apaixonado está em alta e podemosnos dedicar mais a quem a gente ama. As horas íntimas a dois prometem ser particularmente quentes e divertidas.Quem está só conta com boas chances de conhecer alguém interessante e apaixonar-se. A Lua faz conjunção comJúpiter e alia-se a Marte, por isso faz com que nos mostremos bastante vitais e energéticos. Assim, o dia é propíciopara nos exercitarmos, curtirmos as caminhadas e agitarmos fisicamente.

TIRASPAFÚNCIO Frank Johnson RECRUTA ZERO Mort Walker

PARA JOGAR Sudoku é um jogo de raciocínio e lógica. Cada jogodura de 10 a 40 minutos, dependendo do nível de dificuldade eda experiência do jogador. O objetivo do jogo é completar todosos quadrados, utilizando números de 1 a 9. Para completá-los,siga a regra: Não pode haver números repetidos nas linhashorizontais e verticais, assim como nos quadrados grandes.

ÁRIES 21/3a20/4

A passagem da Lua por Leão acentua suacapacidade de se divertir e curtir o ladobom da vida. Seu poder criativo está em

alta. Dica: dia ideal para os romances e encontros, poisos assuntos do coração estão favorecidos. [ATARIES]

TOURO 21/4a20/5

Durante estes dias seu desejo de paz etranquilidade está reforçado pela Lua, queaconselha você a reservar um tempinho

para ficar calmamente em casa. Dica: reserve o sábadopara organizar-se e colocar tudo em dia. [ATTOURO]

GÊMEOS 21/5a20/6

A Lua abre ainda mais seus canais decontato com o mundo e faz com que sejamais fácil relacionar-se e comunicar-se com

todos a seu redor. Você anda bastante verbal. Dica:administre bem suas potencialidades. [ATGEMEOS]

CÂNCER 21/6a21/7

Seu senso de realidade está acentuado,graças à Lua, que lhe ajuda a partir dateoria para a prática e colocar as pequenas

coisas em ordem. Dica: você tende a transmitir maiorsensação de segurança a quem ama. [ATCANCER]

LEÃO 22/7a22/8

A Lua continua em seu signo, por isso lhevitaliza e faz com que o período sejaexcelente para você concentrar-se em tudo

o que lhe diz respeito. Dica: seu romantismo está emalta. Os momentos a dois são especiais. [ATLEAO]

VIRGEM 23/8a22/9

A Lua permanece no signo anterior ao seue desse modo aconselha você a desaceleraro ritmo e dar maior atenção a suas ne-

cessidades íntimas e espirituais. Dica: alimente sópensamentos construtivos e otimistas. [ATVIRGEM]

Envie o código do seu signo para 50010 e receba a previsão do Bemzen (www.bemzen.com) no seucelular. Apenas R$ 0,10+imp. por msg (1/dia). Serviço disponível para as operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo

LIBRA 23/9a22/10

A passagem da Lua pelo seu setor dasamizades movimenta sua vida social e fazcom que estar com as pessoas e fazer

novos contatos sejam ótima pedidas. Dica: seu espíritode solidariedade está em alta. [ATLIBRA]

ESCORPIÃO 23/10a21/11

A Lua magnetiza seu setor do sucesso e fazcom que o dia seja muito propício paravocê concentrar-se nas atividades sociais e

projetar-se entre os amigos. Dica: não se exija demaisnem descuide de quem você gosta. [ATESCORP]

SAGITÁRIO 22/11a21/12

As vibrações lunares atingem positivamen-te seu signo e fazem com que o dia seja degrande energização para você, que está

com disposição para abrir novos campos de ação. Dica:evite a rotina e viva novas situações a dois. [ATSAGI]

CAPRICÓRNIO 22/12a20/1

A Lua transita sobre seu setor do in-consciente e lhe ajuda a tomar maiorconsciência de si e de suas reais ne-

cessidades. Dica: aproveite o sábado para abrir-se econversar com quem você gosta. [ATCAPRI]

AQUÁRIO 21/1a19/2

A Lua, no signo oposto ao seu, movimentasuas relações pessoais e facilita as par-cerias. É mais fácil aliar-se às outras pes-

soas em torno de metas comuns. Dica: não se envolvaem situações de confronto e evite atritos. [ATAQUA]

PEIXES 20/2a20/3

Seu espírito prático está reforçado, graças àLua, que lhe torna mais concentrado nasquestões concretas. Os cuidados com a

saúde também serão frutíferos. Dica: seja tolerante eevite exigir demais das pessoas. [ATPEIXES]

LETRAS

Jornalista deA TARDE ganhaprêmiointernacional

EDUARDA UZÊDA

O livro A Economia da Salvação– Uma história da domesticaçãoda morte em Salvador por mer-cadores de escravos e usurários– Séculos XVI/XIX, do jornalistaBiaggio Talento (publicado peloselo Primeira Edição da Assem-bleia Legislativa da Bahia), ga-nhou a medalha de prata noConcurso Internacional de Lite-ratura 2014, categoria ensaio(Prêmio Vianna Moog).

O concurso foi promovido pe-la União Brasileira dos Escrito-res, com sede no Rio de Janeiro.Nessa mesma categoria forampremiados os livros Labirinto daRealidade, de Cátia Castilho Si-mon, que levou a medalha deouro; Marco Polo e a Cidade dasNuvens, de João César de MeloBatista, medalha de bronze;Quando os Pássaros Gritam, deMarise Fatima Andreatta, men-ção honrosa.

Mergulho“Foram 10 anos de pesquisa. Onúcleo deste livro começou comoutra obra, Basílicas e Capeli-nhas – Um Estudo Sobre a His-tória, Arquitetura e Arte de 42Igrejas de Salvador, de minhaautoria e de Helenita Hollanda”,diz. “A partir daí resolvi me apro-fundar nos negócios entre vi-ventes e o mundo espiritual”,complementa o autor, repórterespecial de A TARDE, da editoriade Política.

Biaggio, que já publicou qua-tro livros e pela primeira vez seinscreveu em um concurso lite-rário, lamentaafaltadeprêmioscomo este na Bahia. A obra pre-miada, lançada em janeiro, tra-ta das estratégias de abonadosda sociedade na Bahia dos sé-culos 16 a 19, para escapar doinferno e salvar a alma.

QUADRINHOS Ilustrador lança edições delivros e participa do Festival Bacanudo

Armandinhochega a Salvadorcom seu criadorAlexandre BeckGISLENE RAMOS

Um garoto de cinco anos, tra-vesso, questionador, disposto acontestar e também se divertir.Sucesso do Facebook, Arman-dinho chega pela primeira vez aSalvador. Seu criador, o ilustra-dor catarinense Alexandre Beck,vem para lançar as quatro edi-ções dos livros de tirinhas e tam-bém para participar do FestivalBacanudo.

Com inscrições gratuitas, oevento acontece hoje, às 13 ho-ras, no Teatro Eva Herz (LivrariaCultura, Salvador Shopping), ediscutirá sobre quadrinhos, ga-mes e cultura pop.

O nascimento inesperadoFoi por um grande acaso queArmandinho nasceu, conta Ale-xandre Beck, formado em jor-nalismo e agronomia. "Me li-garam do jornal pedindo três ti-ras para uma matéria sobre paise filhos para o dia seguinte. Nãodava tempo de fazer!”, conta.

Como seus personagens atéentão eram universitários, Beckpegou um desenho pronto quetinha de outras experiênciascom cartilhas infantis. "Parasimplificar o pai e a mãe, risqueiumas pernas e montei a tirinha.Mandei e o pessoal gostou”.

Publicado no Diário Catari-nense, por vários meses o ga-roto ficou sem nome, então o

Alexandre beck / Divulgação

Tirinhas do personagem Armandinho, criação do ilustrador catarinense Alexandre Beck

“Acho o olhar decriança fantástico,essa curiosidade,esse querer saber oporquê das coisas”ALEXANDRE BECK, ilustrador

jornal fez um concurso em queos leitores enviavam nomes ejustificativas. "Uma professorasugeriu o nome Armandinho e aexplicação dela era que ele sem-pre estava aprontando algumacoisa, sempre 'armando' algo.Gostei, achei que funcionava eficou", explica.

Criador e criaturasA inspiração veio da filha do ilus-trador, observando-a diaria-mente. "Acho o olhar de criançafantástico, essa curiosidade, es-se querer saber o porquê dascoisas", conta.

Depois ela acabou virandopersonagem, a Fê, que aparececom o Armandinho. "Os únicospersonagens fixos são Arman-dinho, o pai, a mãe e o sapo; eele é o único que tem nome",contaBeck.Osapo,queéo"ami-go do Armandinho, não o sapodo Armandinho", apareceu nu-ma sequência em que o garotoqueria um sapo de estimação.

Os temas abordados são va-riados, das situações típicas decriança a questões sociais e po-líticas. “As tiras que faço acabamrefletindo um pouco daquiloque sinto. Faço a tira que eugostaria de ler”, revela.

Sucesso na internetLogo depois do incêndio na Boa-te Kiss, em Santa Maria (SC),numa espécie de desabafo, Ale-

xandre fez a tirinha que circuloupela internet, sendo a primeirade grande visibilidade. Outraque alcançou grande sucesso foisobre o essencial à vida de todosos seres vivos.

O ilustrador conta que nuncaalmejou o sucesso, mas fica felizem saber que as pessoas têm sesentido motivadas, em meio adias corridos e ocupados, com

doses diárias de esperança. “Te-nho muita esperança que a gen-te pode fazer a diferença. Cadaum com seu trabalho pode fazera diferença para ajudar a me-lhorar as coisas”.

FESTIVAL BACANUDO - EDIÇÃO NORDESTE /

TEATRO EVA HERZ DA LIVRARIA CULTURA -

SALVADOR SHOPPING / HOJE, DAS 13H ÀS

21H / GRATUITO