Download - Plano de Governo Délbio Teruel

Transcript
Page 1: Plano de Governo Délbio Teruel
Page 2: Plano de Governo Délbio Teruel

Saúde

Gerenciar e integralizar o sistema de saúde de Osasco, ordenando os diversos setores da área, oferecendo um serviço público de qualidade ao usuário fazendo com que o processo de atendimento em saúde tenha começo meio e fim. A integração do sistema e dos seus vários segmentos promoverá esclarecimentos sobre as atividades de cada setor, bem como, a capacidade de atendimento de cada um deles. Desenvolver um trabalho compartilhado entre os diversos setores permitirá promover a saúde do munícipe, desde o momento da sua prevenção até o tratamento das doenças em seus vários estágios. Um sistema de saúde gerenciado eficazmente, com realização de planos orçamentários que estejam de acordo com a capacidade do setor, permitirá a utilização dos recursos de forma planejada, consequentemente possibilitará a manutenção e desenvolvimento de serviços de saúde de qualidade no município. Nossa meta é fazer com que o paciente seja atendido de forma ordenada e progressiva, onde cada setor responda por um determinado tipo de atendimento conforme a necessidade do usuário. HOSPITAIS

Hospital Antônio Giglio: Hospital com finalidade de ser a referência para internações de urgência, de risco e as cirúrgicas. Todos os pacientes virão de unidades de saúde que irão gerar a internação para o hospital e nunca gerar suas próprias internações. Ampliar os leitos de cirurgia eletiva e introduzir equipamentos de ponta para facilitar o atendimento, dinamizar a rotina do hospital. Implantar as cirurgias laparoscópicas, permitindo um período menor de internação. Criar o dia cirúrgico para as cirurgias oftalmológicas e de otorrinolaringologia.

Hospital Amador Aguiar: Aumentar a capacidade de parto humanizado com enfermarias específicas para este atendimento e incentivo a população a esta prática. Criação das Doulas no atendimento as gestantes sem ou com pouco apoio familiar. Recriar o curso de Gestantes com benefícios tais como fornecimento de

Page 3: Plano de Governo Délbio Teruel

enxoval de bebê e vale transporte para parturientes que completarem o curso. Este programa foi criado na rede pelo Dr. Maxweel em 1998. Equipar o centro Cirúrgico e Obstétrico permitindo a realização de cirurgias ginecológicas por videolaparoscopia. Criar o centro obstétrico para partos humanizados. Modernização dos equipamentos e ampliação do serviço de mamografia.

Policlínicas Atendimento as especialidades com maior eficácia e menor tempo de espera. Especialidade com maior foco no atendimento a prevenção de doenças e possibilidade de mutirões da saúde para triagem de hipertensão, diabetes, catarata, hérnia, exames subsidiários. Criação de um centro diagnóstico de fato com setores bem equipados e permitindo uma maior resolutividade e menor tempo de espera. Criar o centro de atendimento ao idoso, com prioridade as medidas de prevenção às doenças e reintegração do idoso a sociedade, criando junto com a secretaria de Assistência e promoção Social. Criar o centro de referência da criança e do adolescente, com integração com a secretaria da educação para orientação e avaliação das crianças em idade escolar, com programas de avaliação de audição, acuidade visual e orientação sexual evitando as gestações em idade precoce. Centro de referência do homem, para check up de avaliações cardiovasculares, próstata, câncer de cólon etc.

Unidades Básicas de Saúde Porta de entrada do sistema municipal de saúde, prestando atendimento nas especialidades básicas como Clínica médica, Pediatria, Ortopedia, Ginecologia. PROJETO DOUTOR ESCOLA Consistirá no acompanhamento médico periódico e preventivo que será levado às escolas da rede municipal. Exames de acuidade visual e auditiva, psicólogos, dentistas e fonoaudiólogos detectarão possíveis problemas que podem até mesmo causar baixo desempenho dos alunos. Faremos encaminhamento de casos específicos à rede municipal de saúde e o monitoramento dos tratamentos que permitirão o cuidado com nosso futuro: nossas crianças.

Page 4: Plano de Governo Délbio Teruel

REESTRUTURAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO CORPO CLÍNICO Com base em estudos das prioridades da população promoveremos uma adequação do corpo clínico para atender as necessidades apontadas e fiscalizaremos a execução das diretrizes estipuladas. OUVIDORIA PARA SAÚDE Possibilitaremos a criação de uma ouvidoria específica para a área, com características próprias e respostas rápidas as propostas de melhoria ao novo Sistema Municipal de Saúde implantado. AMPLIAÇÃO DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DAS UBS Ampliação do horário de atendimento de todas UBS para 20h com efetiva prestação de serviços de saúde como consultas médicas, oferecendo a população e aos trabalhadores do município, alternativas para utilização do serviço de saúde. CAMPANHAS PERMANENTES Desenvolvimento e manutenção permanente de campanhas antidrogas e alcoolismo promovendo parcerias com as secretarias de segurança e educação. SAÚDE PREVENTIVA Investimento em projetos de saúde preventiva que estão diretamente relacionados aos ganhos sociais e administrativos e são responsáveis pelo melhor gerenciamento dos gastos públicos. MUTIRÕES DE SAÚDE Realização de campanhas periódicas de mutirões de catarata, hipertensão, câncer de mama, hérnia entre outras. CLÍNICAS ESPECIALIZADAS EM DEPENDÊNCIA – AMPLIAÇÃO DO ATENDIMENTO Ampliação do atendimento clínico para o tratamento da dependência de drogas e álcool. Daremos incentivo ao trabalho das associações que já atuam com dependentes, bem como faremos parcerias para atuarmos juntos no combate à doença. PRONTO SOCORRO ODONTOLÓGICO – 24 HORAS Criação de Pronto Socorro Odontológico para atendimento emergencial. BANCO DE SANGUE Criação do Banco de Sangue Municipal estimulando a solidariedade e quebrando antigos tabus relacionados ao tema. Viabilizando também o atendimento da população por meio das unidades transfusionais já existentes.

POLÍTICA DE SAÚDE DO IDOSO PARA A REINTEGRAÇÃO SOCIAL Respeito e dignidade para aqueles que construíram nossa história e que ainda hoje tem muito a contribuir com a sociedade.

Page 5: Plano de Governo Délbio Teruel

POLÍTICA DE MEDICAMENTOS PARA EVITAR A FALTA DE REMÉDIOS Reavaliação dos mecanismos de distribuição e principalmente de controle do fornecimento de medicamentos dentro do município, visando extirpar desvios e mau uso do sistema. MEDICAMENTOS EM CASA Cadastramento e entrega em domicílio de medicamentos de uso continuo. VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE Incorporação da gratificação ao salário. Elaboração do plano de carreira e investimento na formação dos profissionais técnicos. CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE Reforçar a atuação do Conselho é dividir a responsabilidade de governar com a sociedade. Nada mais justo e inteligente do que ouvir e dar voz aqueles que conhecem de perto os problemas e podem, portanto, auxiliar nas soluções. ZOONOSE Criação de um sistema de recuperação dos animais com prevenção, tratamento eficiente contra doenças e vacinação periódica, com ações que permitirão dar condições dignas e de acolhimento também para os animais abandonados, permitindo sua integração na comunidade por meio de campanhas de adoção. Um equipamento público com pessoal capacitado para o bom acolhimento, como veterinários e tratadores. Estabelecer parcerias com escolas de veterinária para permitir a recuperação de doenças mais sérias que exigem intervenções cirúrgicas e/ou tratamentos com acompanhamento permanente.

Educação

READEQUAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DOS CÉUS ZONA NORTE E SUL Readequação do céu zona norte e zona sul oferecendo melhoria e ampliação do atendimento para população local, com reformas e oferta maior do número de vagas.

EXPANSÃO DA REDE DE CEI/EMEI/CEMEI COM AMPLIAÇÃO DO NÚMERO DE VAGAS Um dos maiores desafios do município é garantir as mães, a tranquilidade de poder contar com equipamentos públicos que necessitam. A expansão da rede e a ampliação do número de vagas nas CEI (que passarão a se chamar Centro de Educação Infantil), EMEIs e CEMEIs não é apenas uma necessidade, mas será prioridade e, nosso governo para as famílias do município. Faremos a ampliação da capacidade de atendimento com reforma e reestruturação dos espaços, amplificando estes esforços, sobretudo para os bairros mais carentes deste serviço fundamental. Nossa meta é promover a extinção da vergonhosa lista de espera existente por um serviço tão imprescindível para as famílias osasquenses.

Page 6: Plano de Governo Délbio Teruel

NOVAS ESCOLAS Construção de novas escolas. Readequação e reestruturação das atuais, para que o serviço público de educação oferecido seja de qualidade, com espaços disponíveis para o desenvolvimento de todos os tipos de atividades educativas (quadra esportiva, anfiteatro, playground, brinquedoteca, biblioteca, ateliê, sala de informática equipada entre outros espaços.). ESCOLA INTEGRAL PARA CEI/EMEI/CEMEI Elaboração de estudo e consequente realização de projeto piloto para implantação do período integral nas escolas municipais (CEI/EMEI/CEMEI) que ofereçam demanda, mantendo a criança mais tempo dentro de um ambiente voltado para o aprendizado e desenvolvimento social, físico e educacional. Garantindo pronto atendimento as crianças com necessidades familiares específicas. INCLUSÃO SOCIAL Garantir o efetivo atendimento e acompanhamento aos portadores de necessidade especial pelos profissionais especializados com espaços físicos adequados e com todo material de apoio necessário.

REATIVAÇÃO DE ESCOLA ESPECIAL Para atendimento no contraturno do ensino regular dos casos específicos de crianças que necessitem de um atendimento individualizado na área de psicologia, fonaudiologia, terapia ocupacional, motricidade, proporcionando avaliação por profissionais especializados que atestem a impossibilidade de frequentar escolas regulares.

TRABALHO PEDAGÓGICO ADEQUADO – CRIAÇÃO E EXECUÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO Cursos de preparação para professores que capacitem e garantam o desenvolvimento de um trabalho pedagógico de qualidade em sala de aula. Elaboração de proposta pedagógica adequada para cada ano, coerente e coesa. Supervisão e apoio pedagógico, com equipes especializadas para avalizar projetos e atividades desenvolvidos em toda a rede municipal de educação. Valorização dos profissionais ditos “inativos” usando esta mão de obra experiente em projetos educacionais que auxiliem professores e também alunos com dificuldades de aprendizagem.

ANALFABETISMO ZERO Incentivo ao estudo dos jovens e adultos visando à erradicação do analfabetismo no município, prestando apoio à recolocação destes estudantes no mercado de trabalho. Criação de cursos técnicos e profissionalizantes.

CENTRO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES Reestruturação física e readequação do Centro dos Professores do Município com atendimentos específico: fonoaudiológico, psicológico entre outros, para auxiliar os professores no seu cotidiano.

Page 7: Plano de Governo Délbio Teruel

PLANO DE CARREIRA Valorização dos profissionais da educação, garantindo um plano de carreira que ofereça a possibilidade de evolução funcional na carreira do magistério. Reconhecer PDI (creches) como professores, garantindo isonomia salarial e todos os direitos compatíveis com o cargo de professores da rede municipal. Garantir a evolução e progressão funcional e salarial referente aos Títulos de Cursos específicos na área da educação. Valorizar o profissional de ensino e de outras áreas estabelecendo convênios com universidades da região para ingresso em cursos de graduação e pós-graduação. Reajuste salarial coerente e justo aos profissionais da educação, amenizando as perdas salariais ocasionadas nas administrações passadas e reduzindo as diferenças salariais da região; Utilização total das verbas do FUNDEB, fazendo jus a uma educação de qualidade e para todos como é garantida na Constituição Federal; Fazer do Plano de Carreira um instrumento de incentivo ao trabalho dos profissionais da educação, para que assim nossos excelentes profissionais sejam motivados a permanecerem na rede educacional de Osasco e desenvolvam um excelente trabalho; Reenquadramento salarial dos funcionários administrativos e de apoio.

QUALIDADE DE ENSINO Desenvolver um Sistema Municipal de Ensino de qualidade que seja exemplo a ser seguido por outras cidades. Com a proposta e a certeza de que com um trabalho pedagógico sério e bem amparado elevaremos ainda mais os índices de alfabetização e letramento do nosso município. Garantir uma educação publica de qualidade, igualitária e inclusiva em todos os sentidos e não só de fachada.

Social

CLUBE DA MELHOR IDADE Respeito e dignidade para aqueles que construíram nossa história e que ainda hoje tem muito contribuir com a sociedade. Atividades culturais, esportivas e oficinas profissionalizantes. Delegacia do idoso e Ponto de Apoio clínico e geriátrico também estarão integrados em um mesmo local.

MINHA ONG TÁ LIGADA - ASSOCIAÇÕES DE BAIRRO E COMUNIDADES Rede de comunicação integrada entre as entidades com fins sociais e órgãos públicos. Ampliação da participação destas entidades nas discussões de interesse público. Programa de assistência às associações de moradores organizadas, fortalecendo seu papel na sociedade e trazendo também para a participação ativa das discussões de interesse público. Promoção de seminários, treinamentos e cursos. Assessoria em documentações: estatutos, documentos gerais da entidade, bem como orientação para o encaminhamento de pedidos de utilidade pública (municipal, estadual e federal).

Page 8: Plano de Governo Délbio Teruel

INCLUSÃO SOCIAL Atenção especial às pessoas que fazem parte de grupos especiais. (portadores de deficiência, ex-presidiários, menores infratores, grupos étnicos, entre outros). CONSELHO TUTELAR E CONSELHO DO IDOSO Fortalecimento das ações e estruturação do conselho tutelar, trabalhando lado a lado com a administração municipal.

Segurança

INSTITUIÇÃO DA OPERAÇÃO DELEGADA PARA A POLÍCIA MILITAR E GUARDA MUNICIPAL Investir em segurança municipal através de modernização dos equipamentos, instalações e frotas. Ampliar o efetivo por meio de concurso público. Elaborar plano de carreira para os funcionários.

MONITORAMENTO Ampliar e aperfeiçoar a rede de circuito de câmeras para monitorar e coibir a ação de marginais.

AÇÕES INTEGRADAS Política de ações integradas entre as policias militar, civil e GM na prevenção e repressão da criminalidade com apoio do Estado, município e sociedade civil.

GUARDA MUNICIPAL Ampliação do poder e utilização do efetivo da GM para transformar a corporação na “cara da segurança de Osasco”. Revisão do Plano de Carreira de guardas e vigias; Revisão do regulamento disciplinar interno; Aumento do regimento especial de trabalho policial (RETP).

ÁREA CENTRAL Coibir atuação de marginais por meio de vídeomonitorização e patrulhamento em áreas de grande circulação de veículos e pessoas, próximos aos terminais de transporte e comércio. Realização de patrulhamento intensivo com objetivo de garantir a segurança dos trabalhadores e estudantes que se dirigem diariamente à região central da cidade. COMBATE ÀS DROGAS – Apoio total ao PROERD Intensificar o combate ao uso de drogas através de campanhas e integração entre sociedade civil e autoridades policiais. CONSELHO DE SEGURANÇA Manter o contato frequente com representantes das instituições que podem ser parceiras no combate à violência e a criminalidade, integrando as instituições interessadas e engajadas a um Conselho de Segurança fortalecido.

Page 9: Plano de Governo Délbio Teruel

PATRULHAMENTO PREVENTIVO Com o fortalecimento da Guarda Municipal, haverá maior participação de seu efetivo no dia-a-dia da comunidade, realizando um patrulhamento preventivo em todos os bairros, priorizando escolas e dificultando e prevenindo assim a ocorrência de crimes nestes locais.

CRIAÇÃO DAS BASES COMUNITÁRIAS MÓVEIS Nos moldes das bases móveis da PM, criaremos unidades que atuarão em regiões críticas da cidade, por tempo indeterminado objetivando a diminuição dos índices de criminalidade locais.

Transporte

SE VIRA NOS 30 Projeto de redistribuição de linhas e rotas para que nenhuma linha demore mais que 30 minutos para passar em cada ponto de ônibus em qualquer local da cidade.

BILHETE COM VALIDADE EM HORAS – BILHETE ÚNICO Criação de bilhete que permita que o usuário do transporte coletivo utilize durante certo período de tempo, o ônibus dentro do município, facilitando os deslocamentos rápidos e gerando mais circulação de pessoas entre os bairros.

HORÁRIO LIVRE PARA PASSE ESCOLAR Alunos da rede escolar enfrentam hoje dificuldades para dar complemento às suas atividades extraclasse pela limitação do horário de validade de seu passe escolar. Com esta liberação não há prejuízo para nenhuma das partes (usuários e empresas) e faz-se valer com plenitude o direito dos alunos.

PONTOS DE ÔNIBUS Reestruturação e unificação visual dos pontos de ônibus. As empresas deverão modificar o modelo de comunicação com os passageiros, facilitando a informação sobre linhas, horários e rotas. Exigir estrutura digna para os trabalhadores das empresas de transporte público que atuam nos terminais.

PORTO SECO Aproveitando o posicionamento estratégico da cidade de Osasco, próximo das rodovias mais importantes do Estado, desenvolveremos estudo para implantação de um grande Centro de Distribuição de Cargas que redistribuiria as cargas de grandes caminhões, para veículos menores, que realizariam as entregas dentro das cidades da grande São Paulo. Esta será uma tendência nos próximos anos e vai gerar empregos e renda para nossa cidade.

CRIAÇÃO DA COMPANHIA DE ENGENHARIA E TRÁFEGO DE OSASCO Os atuais problemas e caos vividos em torno do trânsito em Osasco exigem a atenção de um departamento específico, que gerencie tecnicamente o dia-a-dia das transformações e necessidades da malha viária municipal.

Page 10: Plano de Governo Délbio Teruel

CICLOVIAS E ESTACIONAMENTO DE BICICLETAS Serão construídas ciclovias acompanhando as importantes avenidas da cidade. O objetivo é incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte e oferecer mais segurança ao ciclista, possibilitando uma economia de mais de R$100,00 em passagens de ônibus por mês para o trabalhador que fizer esta opção. Para tornar esta cultura saudável, uma opção viável, também aos usuários de trens e ônibus intermunicipais, criaremos em parceria com a iniciativa privada, estacionamentos para as bicicletas, próximos aos terminais principais (Largo de Osasco, Km 18). SISTEMA VIÁRIO INTELIGENTE Investir em pesquisa técnica permanente para a estruturação de um sistema viário inteligente. Instalação de semáforos eletrônicos e demais equipamentos que melhorem o fluxo e a fiscalização preventiva de acidentes. CORREDORES DE ÔNIBUS Ampliação de corredores exclusivos para ônibus facilitando a circulação do transporte coletivo entre as principais regiões da cidade. READEQUAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO PARA DEFICIENTES Melhorar a acessibilidade para os deficientes físicos nos transportes coletivos.

Emprego

CAPACITAÇÃO DE JOVENS EMPREENDEDORES Extensão de programas de capacitação e apoio a jovens empreendedores em parceria com instituições não governamentais, incentivando assim a criação de novos projetos que tragam desenvolvimento para a cidade. PARCERIA COM INICIATIVA PRIVADA Manutenção de uma política de parceria e comunicação permanente com a iniciativa privada, a fim de que as empresas sediadas no município tenham como prioridade a contratação de mão de obra vinda da comunidade local. CURSOS PROFISSIONALIZANTES Reestruturação da rede de cursos profissionalizantes junto às comunidades, valorizando a formação de mão de obra especializada e qualificada nas áreas de maior capacidade de absorção pelo mercado. NOVAS EMPRESAS Política de incentivo a instalação de novas empresas no município gerando novos empregos e ampliação da arrecadação através de impostos e circulação de bens e serviços. OSASCO – SIMPLES EMPREENDEDOR Simplificação da burocracia e taxas para abertura e legalização de empresas.

Page 11: Plano de Governo Délbio Teruel

OSASCO CENTER BUSINESS Construção de local apropriado para abrigar grandes eventos empresariais, feiras e afins, angariando para o município visibilidade para investimentos de grandes empresas. Exposição permanente de feira de negócios com as empresas locais de variados setores, facilitando o contato de empresas interessadas em fazer negócios com as instaladas no município. ZONEAMENTO Ampliação das zonas industriais e comerciais atualmente limitadas e que dificultam o surgimento de novas empresas em nossa cidade. OSASCO – SIMPLES EMPREENDEDOR Simplificação da burocracia e taxas para abertura e legalização de empresas. ORDENAÇÃO DOS CENTROS COMERCIAIS NOS BAIRROS Proporcionar ambiente favorável para o crescimento e fortalecimento dos centros comerciais nos bairros.

Esporte

ESTÁDIO DA VILA YOLANDA Continuação do projeto, engavetado por anos, capacitando-o para realização de grandes eventos esportivos e artísticos.

CENTRO OLÍMPICO DO ROCHDALE Transformação do Estádio do Rochdale em Centro Olímpico com estrutura para receber competição de diversas modalidades olímpicas e criação de centros de fomento e treinamento de esportes relacionados a este espaço (atletismo, natação, salto ornamental, artes Marciais, entre outras modalidades esportivas)

CAMPOS DE VÁRZEA Implantaremos grama sintética e iluminaremos todos os campos de várzea que são próprios municipais e estabeleceremos parcerias com empresas para realizar as mesmas obras nos demais campos da cidade.

PRAÇAS ESPORTIVAS NOS BAIRROS Uma das maiores necessidades na área esportiva e social é a construção de praças esportivas espalhadas por toda a cidade, com atividades regulares para as comunidades locais.

PROGRAMAS ESPORTIVOS Manutenção e ampliação dos programas esportivos já existentes no município. ESPORTES RADICAIS Oferecer aos praticantes de esportes radicais espaços adequados para prática deste esporte, ampliando a rede esportiva e de lazer do município.

Page 12: Plano de Governo Délbio Teruel

GRANDES EVENTOS Incentivo e busca permanente de parcerias para a realização de grandes eventos esportivos nacionais e internacionais, trazendo divisas econômicas, sociais e intercâmbio esportivo para nossos atletas e equipes. PARALIMPÍADAS Criação de competição anual nos moldes das Paralimpíadas oferecendo infraestrutura e recursos para o evento. Para este acontecimento serão convidados atletas e equipes de todo o país. APOIO AO ATLETA PORTADOR DE DEFICIÊNCIA Incentivo aos atletas portadores de deficiência e à criação de equipes para participação em jogos especiais. FORTALECIMENTO DAS EQUIPES Fortalecer as equipes esportivas que representam o município para jogos regionais, estaduais e nacionais, com incentivo para a prática de esportes entre jovens atletas, investindo no resgate do orgulho em ser osasquense de uma maneira que só o esporte é capaz. Este trabalho se dará com atividades permanentes destas equipes, atuando durante o ano todo em torneios preparativos e intercâmbio com outras cidades. JOGOS DA INDEPENDÊNCIA Os tradicionais jogos escolares que durante anos movimentaram o circuito esportivo estudantil da cidade deverão voltar com força total. A competição deverá contar com a participação do maior número de escolas (públicas e particulares) com a disputa de diversas modalidades olímpicas, contando com o apoio total da prefeitura. JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE OSASCO Criação de uma grande competição nos moldes dos Jogos da Independência envolvendo os estudantes universitários do município que representarão suas instituições de ensino.

Cultura

UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS CULTURAIS Incentivar a utilização dos espaços culturais por grupos e artistas locais com criação de cotas para este uso, promovendo a utilização destes equipamentos públicos prioritariamente para finalidades culturais. EQUIPAMENTOS CULTURAIS Revitalização, reestruturação e descentralização dos equipamentos culturais (museu, teatro, centro de eventos, espaço cultural Grande Otelo e escola de Artes) transformando-os em espaços acessíveis a todos, além de locais de educação e fomento cultural, inclusive nos finais de semana.

Page 13: Plano de Governo Délbio Teruel

DIFUSÃO CULTURAL Criação e funcionamento adequado de um departamento para assessorar artistas locais que desejam se profissionalizar, realizar trabalhos comunitários, realizar exposição e divulgação de seus trabalhos e/ou criar novos projetos. CIRCUITO CULTURAL ESTUDANTIL Incentivo ao intercâmbio cultural entre instituições de ensino por intermédio de eventos, mostras culturais e exposições. POLOS CULTURAIS NOS BAIRROS Criação de polos culturais nos bairros oferecendo também a população de regiões mais distantes do centro da cidade, atividades culturais e educacionais que promovam além da produção, a difusão artística e cultural.

Habitação

ÁREAS LIVRES Reurbanização das áreas livres com infraestrutura necessária para dar melhor condição de vida aos moradores destas regiões. CADASTRAMENTO E LEGALIZAÇÃO DAS MORADIAS Realizar o cadastramento das famílias que residem em áreas livre para realização de planejamento eficaz que auxilie na resolução dos problemas de moradia da cidade. DESENVOLVIMENTO URBANO RESPONSÁVEL Criação de política de ocupação dos poucos espaços livres ainda existentes em nossa cidade, evitando a continuação do crescimento desordenado e sem programas de urbanização, ocorrência dos últimos anos e que trouxe sérios problemas sociais para cidade. REDE DE ILUMINAÇÃO Revitalização e ampliação de toda a rede de iluminação pública, em parceria com órgãos estaduais.

Meio Ambiente

USINA TERMO-ELÉTRICA E USINA DE RECICLAGEM DE LIXO Realização de estudos técnicos bem como de parceria público privada, para implantação de usinas de reciclagem de lixo e termoelétrica (geração de energia elétrica através dos gases liberados em aterros sanitários). Iniciativas que visam amenizar o impacto do despejo de detritos sólidos na natureza, gerando emprego e renda aos munícipes e fonte de recursos para o município.

Page 14: Plano de Governo Délbio Teruel

LIXO NO LIXO Instalação de lixeiras para pedestres e pelas ruas de movimentação intensa. 100% DE ESGOTO TRATADO Parceria com o Governo do Estado para implantação de rede de esgoto em 100% da cidade. PROJETO POMAR Intercâmbio com realizadores da experiência bem sucedida desenvolvida pela cidade de São Paulo e implantação do projeto no município. Criação de pomares frutíferos ao longo do leito do Rio Tietê. PARQUE ECOLÓGICO CONJUNTO DOS METALÚRGICOS Criação do Parque Ecológico do Conjunto dos Metalúrgicos, atendendo à solicitação e necessidades das comunidades da região. OSASCO MAIS BONITA Estimular e reforçar o espírito coletivo de embelezamento da cidade por intermédio de ações práticas com entidades interessadas na promoção e melhoria do meio ambiente urbano. Manutenção das praças, vias públicas, próprios municipais, parques. Campanhas ecológicas de incentivo a limpeza urbana (lixo no lixo, sem detritos nos córregos, entre outras). Campanhas de incentivo ao plantio de árvores e assessoria para esta prática com orientações técnicas de o quê, como e onde plantar. COLETA SELETIVA Implantação de coleta seletiva de lixo em etapas gradativas, servindo como matéria prima para usina da reciclagem. Parceria com associações de bairro e desenvolvimento de trabalho específico junto aos síndicos e zeladores de prédios.

Prefeitura

SUBPREFEITURA ZONA NORTE Com a construção de um prédio que disponha de infraestrutura similar à sede oficial da Prefeitura, a Zona Norte passará a ter acesso aos mesmos serviços disponíveis no centro da cidade, sem ter que se deslocar. Todas as Secretarias terão gabinetes na Zona Norte e os secretários terão que ter expediente regular em ambas às sedes (Centro e Zona Norte), dividindo seu tempo, atenção e esforços para todas as regiões da cidade. ESTRUTURAÇÃO INTELIGENTE DA ADMINISTRAÇÃO Pessoal técnico tem que estar na área técnica. Este princípio deve ser empregado em todos os níveis da administração, incluindo na indicação de secretariado pertinente á cada pasta.

Page 15: Plano de Governo Délbio Teruel

PLANO DE CARREIRA PARA FUNCIONALISMO PÚBLICO Funcionário feliz trabalha melhor. Esta premissa tão falada na iniciativa privada é absolutamente esquecida em âmbito público. A falta de perspectiva de crescimento, de oportunidades e do reconhecimento de seu esforço, transformou o funcionário público em um prestador de serviços descontente. Com a criação de um plano de carreira onde ele vislumbre um crescimento baseado em seus resultados e não mais em fatores alheios ao desenvolvimento profissional, haverá perspectivas reais de aumento da produtividade do trabalho e consequente melhoria na prestação de serviços a população. REGIONAIS – IMPLANTAÇÃO DAS ADMINISTRAÇÕES REGIONAIS A descentralização administrativa buscando estreitar as relações da administração com a população dos bairros, agilizando o atendimento de suas carências que exijam em ações de pronto atendimento. BONIFICAÇÃO SALARIAL POR DESEMPENHO Também de acordo com as mais modernas filosofias administrativas, criaremos um plano de bonificação financeira por produtividade e resultados. Após estudo de métodos e possibilidades financeiras, realizado por empresa especializada, este plano será implantado inicialmente nos setores da saúde e educação, posteriormente sendo estendido para toda a administração.

Impostos

IPTU CONGELADO POR QUATRO ANOS Um dos impostos que mais oneram o bolso do cidadão osasquense, o IPTU ficará 100% congelado nos QUATRO anos seguintes, além de ser reavaliado e recalculado nos casos existentes de cobrança abusiva ou incorreta. REFORMA TRIBUTARIA Reforma tributária visando redução dos impostos da cidade e estudo para viabilizar a extinção da taxa de publicidade.

Page 16: Plano de Governo Délbio Teruel