Download - PleurX para drenagem com catéter intrapleural · Não drenar mais de 1000ml do tórax ou mais de 2000ml do abdómen. Durante a drenagem podem ocorrer dor ou mal estar, nesses casos,

Transcript
Page 1: PleurX para drenagem com catéter intrapleural · Não drenar mais de 1000ml do tórax ou mais de 2000ml do abdómen. Durante a drenagem podem ocorrer dor ou mal estar, nesses casos,

PleurX® para drenagem com catéter

Procedimento

Data:

Hospital:

Outras informações:

Médico assistente

Nome:

Contacto:

Enfermagem

Nome:

Contacto:

Nome do doente

Menos tempo nasala de espera,Mais tempo na sala de estar.

intrapleural

Page 2: PleurX para drenagem com catéter intrapleural · Não drenar mais de 1000ml do tórax ou mais de 2000ml do abdómen. Durante a drenagem podem ocorrer dor ou mal estar, nesses casos,

Notas adicionais do médico assistente:

Page 3: PleurX para drenagem com catéter intrapleural · Não drenar mais de 1000ml do tórax ou mais de 2000ml do abdómen. Durante a drenagem podem ocorrer dor ou mal estar, nesses casos,

(4a)

(5)

(6)

(7)

(8)

(9)

(10)

(11)

(12)

(13)

(14)

(15)

(16)

(18)

(19)

(20)

(21)

(22)

(23)

(17) (25)

(26)

(4b)

(24)

Page 4: PleurX para drenagem com catéter intrapleural · Não drenar mais de 1000ml do tórax ou mais de 2000ml do abdómen. Durante a drenagem podem ocorrer dor ou mal estar, nesses casos,

Materiais para o procedimento

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

(F)

(G)

Frasco de plástico vazio

(Fig. 1)

Conteúdo do Kit de drenagem PleurX

Êmbolo em T

Gancho de suporte

Tampa da pontade acesso

Ponta de acesso

Pinça de bloqueioLinha de drenagem

Garrafa colectora

Selo de alumínio

Tampa flexível

Penso auto-adesivo

O invólucro azul contém:

Luvas

Tampão p/ válvula reguladora

Pinça de emergência

Compressas de gaze

Almofada de espuma

Page 5: PleurX para drenagem com catéter intrapleural · Não drenar mais de 1000ml do tórax ou mais de 2000ml do abdómen. Durante a drenagem podem ocorrer dor ou mal estar, nesses casos,

Não drenar mais de 1000ml do tórax ou mais de 2000ml do abdómen.Durante a drenagem podem ocorrer dor ou mal estar, nesses casos, feche a drenagem colocando a pinça de emergência a apertar a linha de drenagem, para diminuir ou parar o fluxo de líquido durante uns minutos. Caso não se sinta melhor ou a dor seja mais intensa após esta manobra, contacte o seu médico assistente ou a equipa de enfermagem. A dor pode ter como causa uma infecção.

Mantenha a válvula reguladora e a ponta de acesso da linha de drenagem limpos e afastados de quaisquer objectos para evitar contaminações.

Não utilize tesouras ou outros objectos cortantes perto do catéter PleurX e da sua linha de drenagem.Não introduza nada na válvula do catéter PleurX a não ser a ponta de acesso da linha de drenagem fornecida. A introdução de qualquer outro objecto pode causar danos na válvula reguladora, tais danos podem levar a que entre ar e isso pode ser causa de complicações, ou podem causar a perda de líquido fora do procedimento de drenagem.

Em caso de acidente com o catéter PleurX ou com a válvula reguladora, siga os seguintes passos:

a. Aperte o catéter entre os dedos até parar o fluxob. Deslize a pinça de emergência sobre o catéter até que este atinja a parte de menor abertura da pinça Desta forma, o catéter fica bloqueado. (Fig. 1)

c. Comunique o sucedido ao seu médico assistente.

O catéter PleurX e restantes dispositivos do kit são de uso único, a reutilização dos produtos pode contribuir para contaminações cruzadas e mau funcionamento.O líquido que se acumula na garrafa não é estéril.Quando termine a drenagem, aperte a pinça de bloqueio para garantir que o líquido não sai da garrafa. Não coloque a garrafa com a parte de cima voltada para baixo e mantenha-a acima da altura do catéter.

A pinça de bloqueio deve estar completamente apertada quando não se está a efectuar a drenagem, caso contrá-rio a garrafa pode perder o efeito de vácuo.

Assegure-se que a válvula reguladora e a ponta de acesso estão correctamente encaixadas durante a drenagem. Caso não estejam bem encaixadas podem separar-se acidentalmente levando a contaminações ou à perda do efeito de vácuo da garrafa. Se tal acontecer, limpe a válvula com alcoól utilizando uma toalha suave e troque a garrafa por uma nova para evitar a contaminação.

Só deverá uitilizar o kit de drenagem PleurX após formação dada pela equipa médica ou de enfermagem que lhe presta assistência. Para qualquer esclarecimento, ponha-se em contacto com eles.

Leia cuidadosamente todo o conteúdo deste guia.

Atenção! Não utilizar as toalhitas fornecidas com o kit.

Por favor, tomar todas as precauções para que o tubo de drenagem não seja traccionado ou retirado.

O catéter contém ftalatos, utilizados para conferir maleabilidade ao material. O benefício da utilização é superior a possíveis efeitos adversos.

Complicações possíveis aquando da drenagem no:

Tórax: pneumotórax; edema pulmonar por reexpansão; hipotensão; colapso circulatório; infecção

Abdómen: hipotensão; colapso circulatório; infecção

A drenagem com PleurX

Advertências

Avisos

Todos os componentes do sistema são fornecidos esterilizados. O interior das garrafas colectoras e o interior das suas conexões não foram expostos a agentes esterilizantes. O líquido drenado não deve ser ingerido. Os produtos são para uso único. Não reesterilizar. Não utilizar se as embalagens não estiverem íntegras. Não será trocado ou reembolsado o valor de qualquer produto que tenha sido utilizado ou cuja embalagem tenha sido danificada.

Esterilidade

O catéter PleurX está indicado para drenagem de líquido nas cavidades torácica e abdominal. A colocação deve ser efectuada por um clínico habilitado. O catéter PleurX possibilita a realização da drenagem pelo paciente em sua casa. O catéter tem uma parte que deve ser introduzida no corpo do paciente, com vários orifícios que permitem a entrada de líquido, e outra parte que ficará fora do corpo do paciente e possibilita a drenagem no seu extremo externo. Nessa zona do catéter tem de haver uma válvula de segurança que evita a perda de líquido drenado e a entrada de ar.

O kit de drenagem PleurX foi criado para utlizar na drenagem de líquido em conjugação com o catéter PleurX colocado no tórax, ou abdómen, do paciente. Para conseguir o melhor resultado e evitar danos ao catéter, utilize sempre material de drenagem PleurX.

(Fig. 3)

Catéter PleurX

Fenestrações (orifícios) Braçadeira de poliéster

Parte interna Parte externa

Válvula

Page 6: PleurX para drenagem com catéter intrapleural · Não drenar mais de 1000ml do tórax ou mais de 2000ml do abdómen. Durante a drenagem podem ocorrer dor ou mal estar, nesses casos,

Para realizar um procedimento de drenagem completo, são necessários os seguintes componentes: (Fig. 1)1 Garrafa colectora com vácuo ligada a um tubo de drenagem1 Kit para procedimento com os componentes esterilizados:1 Penso auto-adesivo (A)1 IInvólucro azul contém: (B) 1 par de luvas (C)1 tampão p/ válvula reguladora (D)1 pinça de emergência (E)4 gazes 10x10cm (F)1 almofada de espuma (G)

11. As luvas não devem tocar em nada que não esteja estéril, coloque-as como mostrado na . (Fig. 6)

12. Abra a embalagem que contém o tampão para a válvula e deixe a válvula cair em cima do pano azul.

Advertência: mantenha limpas a válvula do catéter PleurX e a ponta de acesso do tubo de drenagem. Mantenha-as afastadas de outros objectos para evitar que sejam contaminadas.

Advertência: não introduza nada na válvula do catéter PleurX a não ser a ponta de acesso do tubo de drenagem. A introdução de qualquer outra coisa pode causar danos na válvula. Se a válvula ficar danificada podem ocorrer entradas de ar ou fugas de líquido.

1. Aperte completamente a pinça de bloqueio do tubo de drenagem deslizando a roda em direcção à garrafa colectora. (Fig. 7)

2. Com uma mão segure o tubo de drenagem perto da ponta de acesso e com a outra retire a cobertura da ponta de acesso, girando e puxando devagar. (Fig. 8) Coloque de novo a ponta de acesso em cima do invólucro azul.

3. Segure a base da válvula do catéter PleurX e retire a tampa girando no sentido contrário aos ponteiros do relógio. Puxe devagar. (Fig. 9) Deite fora a tampa.

4. Com uma mão segure a base do catéter e com uma gaze impregnada com alcoól limpe em volta da abertura da válvula. (Fig. 10)

5. Com uma mão continue a segurar o catéter próximo da válvula. Com a outra mão introduza a ponta de acesso do tubo de drenagem na válvula. A ponta de acesso fica correctamente encaixada na válvula quando se ouvir um clic . (Fig. 11)

Deverá efectuar o procedimento de drenagem após treino e informação dada pela equipa clínica e seguindo as instruções deste guia. A drenagem deve ser efectua-da diariamente ou de 2 em 2 dias, seguindo o estipula-do pelo médico assistente. Não deve alterar a frequên-cia das drenagens nem drenar mais líquido que o recomendado pelo médico assistente.

Material de drenagem PleurX

Como efectuar a drenagem com o kit PleurX

A drenagem, passo a passo

Como conectar a garrafa colectora

Advertência: durante a drenagem é normal sentir algum mal estar ou pequena dor, caso aconteça, utilize a pinça de bloqueio para diminuir ou parar o fluxo de líquido durante alguns minutos. Se a dor persisitir ou se tornar mais forte, contacte o seu médico assistente. A dor pode ser indício de infecção.

Advertência: não devem ser drenados mais de 1000ml (tórax) ou mais de 2000ml (abdómen).

Advertência: não utilize tesouras ou outros objectos cortantes perto do catéter PleurX.

Nota: em caso de corte acidental do catéter utilize a pinça azul de emergência para o bloquear. Consulte as advertências e avisos.

Drenagem do líquido

1. Escolha a superfície limpa de uma mesa ou balcão como zona de trabalho para preparação dos compo- nentes.

2. Coloque as garrafas que vai utilizar junto à zona de trabalho.

3. Lave as mãos com água corrente e sabão durante 1 minuto.

4. Retire o penso auto-adesivo que cobre o catéter. Caso observe vermelhidão, inflamação ou líquido em volta do catéter, depois de terminada a drenagem, contacte o seu médico assistente.

5. Volte a lavar as mãos com água corrente e sabão durante 1 minuto.

6. Abra a embalagem do kit de drenagem e retire o kit para procedimento.

7. Abra a embalagem do kit para procedimento, retire o penso auto-adesivo e guarde-o para utilizar no final da drenagem.

8. Coloque o invólucro azul na zona de trabalho com a parte dobrada virada para cima, abra com cuidado e garanta que todos os componentes ficam em cima do pano azul. Não toque em nenhum dos componentes sem luvas. (Fig. 5)

9. Retire a garrafa colectora e o tubo de drenagem da embalagem. Os componentes estão esterilizados, é fundamental que a ponta de acesso permaneça estéril, toque-lhe apenas com as luvas.

10. Coloque a garrafa colectora próxima do pano azul, retire a fita de papel do tubo de drenagem e desenro- le o tubo. Coloque a ponta de acesso em cima do pano azul.

Page 7: PleurX para drenagem com catéter intrapleural · Não drenar mais de 1000ml do tórax ou mais de 2000ml do abdómen. Durante a drenagem podem ocorrer dor ou mal estar, nesses casos,

1. O gancho de suporte da garrafa colectora assegura que o selo de alumínio não sofre danos antes de ser aberto. Retire o gancho de suporte segurando na parte superior e puxe para fora. (Fig. 12)

2. Com uma mão segure firmemente a garrafa colectora e com a outra empurre o êmbolo em T para baixo para abrir o selo de alumínio. O vácuo da garrafa colectora fará com que a tampa flexível vá para baixo. (Fig. 13)

3. Para começar a drenagem deslize a roda da pinça de bloqueio do tubo de drenagem na direcção oposta à garrafa colectora. O fluxo de líquido começará em direcção à garrafa colectora. Pode diminuir ou aumentar o fluxo deslizando a roda da pinça de bloqueio na direcção da garrafa colectora do tubo de drenagem. (Fig. 14)

4. Quando o líquido tiver sido quase todo drenado, o fluxo tende a ser mais lento. Quando o fluxo de líquido terminar ou quando a garrafa colectora estiver cheia, feche completamente a pinça de bloqueio do tudo de drenagem girando a roda em direcção à garrafa colectora. A drenagem deve durar entre 5 – 15 minutos.

1. Utilizando sempre luvas, com uma mão segure o tubo de drenagem e com a outra a válvula do catéter PleurX, puxando devagar a ponta de acesso do tubo de drenagem para extraí-lo. Deite fora o tubo de drenagem usado. (Fig. 15)

2. Limpe a válvula do catéter PleurX utilizando uma nova gaze impregnada com alcoól.

3. Coloque o tampão protector da válvula do catéter PleurX girando no sentido dos ponteiros do relógio até ouvir um clic . (Fig. 16)

Se houver necessidade de mudar a garrafa colectora, devem ser seguidos os seguintes passos:

1. Retire a garrafa colectora e o tubo de drenagem da embalagem. Os componentes estão esterilizados, é fundamental que a ponta de acesso permaneça estéril, toque-lhe apenas com as luvas.

2. Coloque a garrafa colectora próxima do pano azul, retire a fita de papel do tubo de drenagem e desen- role o tubo. Coloque a ponta de acesso em cima do pano azul.

3. Aperte a pinça de bloqueio do tubo de drenagem até a fechar completamente. (Fig. 7)

4. Com uma mão segure o tubo de drenagem perto da ponta de acesso e com a outra retire a cobertura da ponta de acesso, girando e puxando devagar. (Fig. 8) Coloque de novo a ponta de acesso em cima do invólucro azul.

5. Para retirar a garrafa colectora usada, utilizando sempre luvas, com uma mão segure o tubo de drenagem e com a outra a válvula do catéter PleurX, puxando devagar a ponta de acesso do tubo de drenagem para extraí-lo da garrafa colectora usada. Deite fora o tubo de drenagem usado.

6. Com uma mão continue a segurar o catéter próximo da válvula. Com a outra mão introduza a ponta de acesso do tubo de drenagem na válvula. A ponta de acesso fica correctamente encaixada na válvula quando se ouvir um clic. (Fig. 11)

7. Continue a partir de “Drenagem do líquido” (ver atrás). Não é necessário limpar a válvula.

Mudar a garrafa colectora

A drenagem, passos finais

1. Limpe a a zona em volta do catéter PleurX utilizando uma nova gaze impregnada com alcoól. (Fig. 17)

2. Coloque a almofada de espuma em volta do catéter. (Fig. 18)

3. Coloque o tampão protector da válvula do catéter PleurX girando no sentido dos ponteiros do relógio até ouvir um clic. (Fig. 16)

4. Cubra o catéter com as compressas de gaze restantes. (Fig. 20)

5. Tire as luvas das duas mãos.

6. O penso auto-adesivo tem 3 camadas: a Papel protector com texto b Penso estéril para feridas c Painel central e protecção posterior

7. Descole e retire o painel central da protecção posterior do penso auto-adesivo. (Fig. 21)

8. Descole o papel protector com texto do penso auto-adesivo para poder utilizá-lo. (Fig. 22)

9. Centre o penso auto-adesivo nas compressas de gase e pressione. (Fig. 23)

Nota: não estique o penso auto-adesivo.

10. Retire lentamente a protecção posterior ao mesmo tempo que deixa as pontas do penso auto-adesivo bem coladas. (Fig. 24)

11. Alise todo o penso desde o centro até às pontas. Pressione firmemente para melhorar a aderência.

A colocação de uma protecção nova sob o catéter

Page 8: PleurX para drenagem com catéter intrapleural · Não drenar mais de 1000ml do tórax ou mais de 2000ml do abdómen. Durante a drenagem podem ocorrer dor ou mal estar, nesses casos,

Esvaziar as garrafas colectoras1. Tome nota da quantidade de líquido drenado na folha de controle da drenagem.

2. Segure firmemente a garrafa colectora e pressione o êmbolo em T movendo-o em círculos para alargar a abertura do selo de alumínio. (Fig. 25)

3. Gire a roda da pinça de bloqueio em direcção oposta à garrafa para libertar qualquer vácuo. Em seguida, gire a roda na direcção da garrafa para fechar completamente a pinça de bloqueio.

4. O tubo de drenagem tem uma tampa flexível, coloque um polegar numa das suas extremidades e empurre-a para os lados e para baixo na direcção da abertura da garrafa colectora para que a tampa se desaperte. Segure a tampa e puxe-a devagar até a separar da garrafa colectora. Retire o tubo de drenagem. (Fig. 26)

5. Esvazie o conteúdo da garrafa na casa de banho.

6. O tubo de drenagem e a garrafa devem ser deitados fora.

Que significa a alteração de cor no líquido drenado?Contacte o seu médico assistente

Posso tomar duche ou lavar-me tendo o catéter introduzido?É aconselhável que apenas tome duche, nunca banhos de imersão, e sempre e só quando tenha colocado o penso auto-adesivo bem fixo à pele. Certifique-se de que as gazes e o catéter estão totalmente cobertos pelo penso. Caso molhe as gazes, substitua todo o penso de imediato.

Que pode acontecer se o catéter for retirado acidentalmente?É pouco provável que tal aconteça, no entanto, se tal suceder, ou se a manga de poliéster ficar exposta, cubra a zona de saída com um penso novo e contacte o seu médico assistente.

Como sei se o catéter ficou infectado?Caso sinta dor ou calor, caso note vermelhidão, endurecimento, edema ou líquido na zona de saída do catéter, ou caso tenha febre, é possível que o catéter esteja infectado. Pode ocorrer algum mal estar ou endurecimento após a colocação do catéter, mas não devem persistir por muito tempo.Com que frequência devo drenar líquido do meu

tórax ou abdómen?A drenagem deve ser feita diariamente ou de 2 em 2 dias, sob orientação médica. Consulte o seu médico assistente antes de qualquer alteração na frequência da drenagem. Nunca drene mais de 1000ml (tórax) e mais de 2000ml (abdómen).

Que devo fazer se depois da drenagem sentir dificuldades em respirar ou outro mal estar?Entre em contacto com o seu médico assistente.

Quando devo retirar o catéterQuando ao fim de 3 drenagens não sejam drenados mais que 50ml de líquido em cada. Nesse caso, deve consultar o seu médico assistente, o catéter só deve ser retirado ou mudado com ordem clínica.(ver questão seguinte)

O que significa a diminuição de líquido drenado?Se o volume de líquido drenado diminuir de forma significativa, ou se deixar de haver fluxo por completo, é possível que o catéter ou o tubo de drenagem estejam obstruídos. Nesse caso, aperte suavemente o catéter e o tubo de drenagem, se não se verificar qualquer fluxo de líquido, siga as instruções para substituir a garrafa colectora por uma nova. Se, mesmo assim, a drenagem não começar, contacte o seu médico assistente. Caso a drenagem se verifique, mas o volume de líquido drenado tenha diminuído substancialmente, é possível que já não sejam necessárias mais drenagens e que o catéter possa ser retirado. (ver questão acima)

Quanto tempo devo permanecer com o catéter introduzido no meu corpo?O catéter deve permanecer introduzido enquanto houver líquido para drenar. O tempo varia de paciente para paciente. A acumulação prolongada de líquido no abdómen não é normal, mas no tórax pode ocorrer por tempo indeterminado. O catéter PleurX pode permane-cer introduzido e ser utilizado para realizar drenagens durante o tempo necessário.

Perguntas Frequentes

O fabricante garante que o dispositivo médico é apropriado para as indicações previstas. As garantias mencionadas atrás substituem quaisquer outras. Cabe aos profissionais clínicos decidirem se os dispositivos estão em boas condições de utilização. O fabricante ou distribuidor não são responsáveis por má utilização

Garantia

Page 9: PleurX para drenagem com catéter intrapleural · Não drenar mais de 1000ml do tórax ou mais de 2000ml do abdómen. Durante a drenagem podem ocorrer dor ou mal estar, nesses casos,

Data Volume (ml) Notas

Registo das drenagens efectuadas

Ascite: acumulação de líquido no abdómenDesequilíbrio electrolítico: alteração dos níveis normais de determinados elementos químicos presen-tes no organismo. Ex.: sódio, potássioEdema: tumefacção devido a excesso de líquido acumuladoEdema pulmonar por reexpansão: acumulação de líquido no pulmão associada a drenagem excessivamen-te rápida do derrame pleural

Eritema: vermelhidão alargada da peleEspaço peritoneal: cavidade no abdómen formada pelo espaço entre as capas interna e externa do peritoneuHipotensão: pressão arterial baixaPneumotórax: aparecimento de ar entre os pulmões e a parede torácicaPerda proteica: redução da quantidade de proteínas no sanguePeritoneu: membrana que reveste a parte interior do abdómen e protege os orgãos abdominaisPeritonite: infecção do peritoneu

Glossário

Page 10: PleurX para drenagem com catéter intrapleural · Não drenar mais de 1000ml do tórax ou mais de 2000ml do abdómen. Durante a drenagem podem ocorrer dor ou mal estar, nesses casos,

Registo das drenagens efectuadas

Data Volume (ml) Notas

Page 11: PleurX para drenagem com catéter intrapleural · Não drenar mais de 1000ml do tórax ou mais de 2000ml do abdómen. Durante a drenagem podem ocorrer dor ou mal estar, nesses casos,

Registo das drenagens efectuadas

Data Volume (ml) Notas

Page 12: PleurX para drenagem com catéter intrapleural · Não drenar mais de 1000ml do tórax ou mais de 2000ml do abdómen. Durante a drenagem podem ocorrer dor ou mal estar, nesses casos,

carefusion.co.uk/pleurx

0000CF02138 - Issue 1. Date of preparation: April 2014.

02/2

017

SH

DM

002

Authorized Distributor

CE0123

Para mais informações ler este código