Download - Poiesis 224

Transcript
Page 1: Poiesis 224

www.jornalpoiesis.com.br

Página 2

Biblioteca Livre amplia acesso a leitura

Álvaro de Campos e os heterônimos de PessoaPágina 6

www.poiesisfotografia.com.br

POIÉSIS FOTOGRAFIACasamentos, aniversários,

inaugurações, shows, espetáculos,empresas e produtos.

( 99982.4039 / 98818-6164

Cam

ilo M

ota

Divu

lgaç

ãoLiteratura, Pensamento & Arte

Ano XXI- nº 224 - novembro de 2014 - Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, Cabo Frio, Arraial do Cabo, S. Pedro da Aldeia e Petrópolis

Reiki - Florais de Bach Psicanálise Integrativa

Camilo de Lélis M. MotaPsicanalista

Terapeuta Holístico, CRT 42617

( (22) 99770-7322 / 2653-3087www.reikiadistancia.com.br

Atendimento terapêutico com hora marcada no espaço Elaboração - Terapias e Cursos

Travessa Sigmund Freud, 1 - Porto da Roça Esquina com R. James Ward de Cavalho

(rua em frente ao Mercado Gomes)Saquarema-RJ

Aceitamos:

através do PagSeguro UOL

• Cursos de Reiki do nível 1 ao 3-B• Terapia individual• Terapia floral• Técnicas de Relaxamento Mental• EFT - Acupuntura Emocional

sem Agulhas

CulturaCACS promove apresentações musicais

e feira solidária em SaquaremaO Círculo Artístico Cultural de Saquarema realiza no dia 29 de novembro, na Praça do Canhão, a V Feira de Economia Solidária e mais uma edição do projeto Ensaios Musi-cais. Página 2.

SaúdeProfissionais de Araruama recebem

curso sobre álcool e drogasParceria entre a Prefeitura Munici-pal, Fiocruz e Faetec está propor-cionando curso para agentes comu-nitários de saúde e enfermeiros no acolhimento a usuários de álcool e drogas. Página 3.

Literatura

Poeta parnasiano Raul de Leonirecebe homenagens em Petrópolis

O aniversário do poeta Raul de Leoni foi comemorado na cidade serrana numa iniciativa da Academia Brasilei-ra de Poesia em parceria com a Fun-dação de Cultura e Turismo. Página 5.

O Brasil que se constrói nas urnasAna Nascimento / Portal Brasil

A construção da democra-cia no país é um caminho ainda longo a ser percorri-do. As eleições colaboram para a firmeza de um pro-jeto em que tenhamos uma nação com mais justiça so-cial, melhor distribuição

de renda, oportunidades para todas as classes so-ciais, educação de qualida-de. No entanto, em 2014, assistimos à revelação de uma nova face do eleitor. Com a força gerada pelas mídias sociais, foi descon-

truída a imagem do brasi-leiro cordial, que deu lugar a um indivíduo rancoroso, raivoso e possuidor de inú-meros preconceitos. Não só o resultado das eleições deve ser analisado, mas também a postura e com-

portamento dos indivíduos que ainda não compreen-deram que a democracia se constrói na diversidade e é esta riqueza de valores que pode nos conduzir a uma sociedade mais justa no fu-turo. Página 7.

Shows e desfile comemoramos 399 anos de Cabo Frio

Divulgação

O município de Cabo Frio comemora aniversário em novembro. Serão quatro dias de festas, com direi-to a shows de Daniel, Jo-

anna e Meninas Cantoras de Petrópolis, além vasta programação, que inclui a nova iluminação de Natal. Página 2.

Camilo Mota

Jovem talento de Araruamaé aprovado para Ballet Bolshoi

Com apenas 11 anos de idade, o atleta Julio Santos é o mais novo integrante do Ballet Bolshoi em Santa Catarina. O jovem, que faz

parte do grupo de ginástica artística da Prefeitura de Araruama, foi um dos 40 selecionados entre quase mil candidatos. Página 3.

Saquarema terá Feira Culturalnos dias 14 e 15 de novembro

Página 6

Regina MotaRegina Mota

Prevenção ao câncer de mamamobilizou a Região dos Lagos

Página 7

Page 2: Poiesis 224

2 nº 224 - novembro de 2014

O Jornal Poiésis - Literatura, Pensamento & Arte é uma publicação da Mota e Marin Editora e Comunicação Ltda. Editor: Camilo Mota. Diretora Comercial: Regina Mota. Conselho Editorial: Camilo Mota, Regina Mota, Fernando Py, Sylvio Adalberto, Gerson Valle, Marcelo J. Fernandes, Marco Aureh, Francisco Pontes de Miranda Ferreira, Charles O. Soares. Jornalista Responsável: Francisco Pontes de Miranda Ferreira, Reg. Prof. 18.152 MTb.

EXPEDIENTEDiagramação: Camilo Mota. CAIXA POSTAL 110.912 SAQUAREMA - RJ CEP 28990-970 ( (22) 2653-3597 ( (22) 98818-6164 ( (22) 99982-4039 ( (22) 99770-7322 E-mail: [email protected] Site: www.jornalpoiesis.com.br. Distribuição dirigida em: Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Petrópolis. Fotolito e Impressão: Tribuna de Petrópolis.

Colaborações devem ser enviadas preferencialmente digitalizadas, espaço simples, fonte Times New Roman ou Arial, corpo 12, com dados sobre vida e obra do autor. Os originais serão avaliados pelo conselho editorial e não serão devolvidos. Colaborações enviadas por e-mail devem ser anexadas como arquivo .doc ou .docx. Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Poiésis.

( (22) 2653-2744

SHOW DAS PLANTASA maior variedadecom beleza e qualidadevocê encontra aqui!Av. Saquarema, 5442 - Bacaxá

Dê plantas a quem você ama! Vidraçaria Recanto do Sol

Av. Saquarema, 5170 Bacaxá - Saquarema( (22) 2653-4190 / 99262-6507

Box - Vidro Temperado - EspelhoFechamento - Vidro Importado

Vidros coloridos, lisos e canelados

Aceitamos:

BOX PRONTA ENTREGA

Concorra ao sorteio de uma moto 0 Km na compra de um box blindex!

TURISMO

Arraial do Cabo participa de Feira Internacional de Turismo

em Buenos AiresPela sexta vez conse-

cutiva Arraial do Cabo participou, entre os dias 25 e 28 de outubro, da Feira Internacional de Turismo (FIT). O even-to aconteceu em Buenos Aires, na Argentina, e mais de 10 mil pessoas, entre visitantes, exposi-tores e profissionais do trade turístico, passaram pelo estande da cidade. O objetivo foi consolidar o município cabista como um dos melhores desti-nos turísticos do Brasil.

Este foi o segundo ano que Arraial do Cabo marcou presença no pa-vilhão internacional na feira mais importante da América Latina. Com um estande todo cenográfico, mostrando uma das praias mais linda da cidade, As Prainhas e com um mate-rial promocional, conside-rado o melhor do estado, o espaço cabista foi recorde de público, se comparado com as outras edições.

Cerca de 3 mil pesso-as passavam pelo local diariamente, recebiam os kits, ouviam uma boa música com o cantor Ju-nior Carriço e tiravam fo-tos no cenário. De acor-do com a expositora de Bonito, Mato Grosso do Sul, Maria Pires, a pro-cura pelo estande de Ar-raial do Cabo no evento foi grande. “Foi incrível a quantidade de pesso-as que me perguntavam ‘onde fica o estande de Arraial?’. Vocês estão de parabéns, o trabalho está dando resultado”, disse Maria.

Para o secretário de Arraial do Cabo, Marco Simas, o evento superou todas as expectativas. “Es-

Um estande cenográfico foi montado e o espaço recebe público recorde durante o evento na Argentina

Divulgação

tamos conseguindo atingir nosso objetivo, que é mos-trar para as pessoas o po-tencial turístico de Arraial do Cabo. A procura foi in-tensa, a Fit foi um verda-deiro sucesso. Precisamos passar para o mundo que, além de ter as mais belas praias, Arraial do Cabo tem um potencial turístico atraente, além de sua cul-tura, gastronomia e histó-ria impar. É uma cidade que vale a pena ser visita-da”, completa Simas.

O material promocio-nal entregue é rechea-do de informações sobre atrativos naturais, espor-te, gastronomia, diver-são, cultura e história. Também faz parte do kit, os artesanatos feitos pe-las “Meninas Arteiras”, do projeto cabista Reci-clart.

Além de um cenário destaque, outras novi-dades deste ano foram às promoções que deixa-ram o espaço muito mais interativo. A Secretaria de Turismo irá sortear uma prancha de stand up paddle, que fez parte do cenário, entre os visi-tantes do estande. Outra promoção é para a foto (realizado no local) que for mais compartilhada no facebook, o autor da

imagem ganhará um pa-cote com direito a acom-panhante para Arraial do Cabo. As fotos já estão no facebook: /turismo-arraialdocaborj. Ambos resultados serão divulga-dos nesta sexta-feira, dia 31 de outubro, na própria página.

A presença do muni-cípio cabista nesses en-contros nacionais e in-ternacionais já rendeu diversas conquistas como o titulo de “Destino Tu-rístico da Copa de 2014” e a participação do mu-nicípio nas campanhas promocionais da Embra-tur. Outro resultado é a mudança para melhor do perfil dos turistas e visi-tantes da cidade. Se com-parado a 2009, o fluxo de argentinos e chilenos au-mentou cerca de 80%. É importante ressaltar que esses turistas ficam em média seis dias hospeda-dos em Arraial do Cabo, o dobro dos nacionais, que permanecem cerca de três dias.

Ao final deste ano, Ar-raial do Cabo terá partici-pado de 44 encontros na-cionais e internacionais. O próximo evento será o 26º Festival de Turis-mo de Gramado, entre os dias 6 e 9 de novembro.

O município de Cabo Frio comemora aniver-sário em novembro com quatro dias de festa. O destaque ficará por con-ta do retorno do Desfile Cívico com palanque ofi-cial na Av Litorânea e a inauguração da ilumina-ção artística do Natal de Luz, que irá iluminar os principais pontos e ruas da cidade. Além destas realizações será apre-sentada aos moradores da cidade a comissão dos 400 anos da cidade, onde o grupo atuará pla-nejando a grande festa que será em 2015 da sé-tima cidade mais antiga do Brasil.

Confira a programação:

12/11 (quarta-feira)10h00 - Entrega das Sub-venções para o carnaval temático dos 400 anos de Cabo Frio, no Auditório da Prefeitura20h00 – Solenidade de entrega de Títulos de Ci-dadão Cabofriense, no Clube Tamoio

13/11 (quinta-feira)08h30 – Missa Solene, na Igreja Matriz Auxiliar Nossa Senhora da Assun-ção9h00 – Desfile Cívico, na

Cabo Frio comemora 399 anos Cantor Daniel se apresenta na Praia do Forte

e Joanna e as Meninas Cantoras de Petrópolis em TamoiosRegina Mota

Av. Litorânea20h00 – Exposição Cabo Frio 400 anos, do fotó-grafo Wolney, no C.A.V20h00 – Culto e Show com o Ministério Livres para Adorar, na Praça de São Cristóvão

14/11 (sexta-feira)19h30 - Apresentação de Ballet e trilha sonora dos fogos de artifício para o Réveillon 2015, no Teatro Municipal Inah de Azeve-do Mureb com a apresen-tação da Comissão para a comemoração dos 400 anos da cidade21h00 – Inauguração da

iluminação artística do Natal de Luz22h00 – Apresentação da Orquestra Sinfônica dos Fuzileiros Navais, no pal-co montado na Praia do Forte

15/11 (sábado)22h00 – Show com o can-tor Daniel, na Praia do Forte20h00 - Inauguração da iluminação artística do Natal de Luz em Tamoios22h00 - show com a can-tora Joanna e as Meninas Cantoras de Petrópolis ao lado do Ginásio João Augusto em Tamoios

CULTURA

O Círculo Artístico Cul-tural de Saquarema (CACS) realiza no dia 29 de novem-bro a V Feira de Economia Solidária, contando na pro-gramação com mais uma edição dos Ensaios Musi-cais. O evento acontece na Praça Antenor de Oliveira, no Centro de Saquarema, de 15h às 24 horas.

Os produtos da feira estarão expostos para tro-

CACS promove feira de trocas e apresentações musicais no dia 29

ca, venda ou simples di-vulgação. A participação é

aberta a artesãos, brechós, livreiros, gastronomia ar-tesanal, hortos, agricul-tores familiares, músicos, entre outros.

Os interessados em par-ticipar como expositores ou músicos podem entrar em contato com a direção do CACS através do tele-fone (22) 99865-8608 ou pelo e-mail [email protected].

Biblioteca Livre é instalada na Prefeitura de Araruama

Já está em funciona-mento no saguão de en-trada da Prefeitura de Araruama a primeira unidade da Biblioteca Li-vre, um móvel estilizado e atraente, onde livros e periódicos podem ser consultados, lidos, folhe-ados e até levados para casa.

A iniciativa da Se-cretaria Municipal de Cultura tem por obje-tivo ampliar o acesso da população à leitura. Na Biblioteca há desde clássicos da literatura brasileira, até obras de referência, textos de fi-losofia e livros infantis.

“No móvel instalado em cada um dos pontos de leitura, as pessoas po-derão pegar os livros, ler, levar para casa ou trazer novos exemplares para compartilhar com os outros. Este é o primei-

ro ponto de leitura, mas já estamos preparando outros para serem insta-lados em todos os distri-tos, nas subprefeituras”, explica o subsecretário de Cultura, Robson Sa-les.

O próximo passo é a ampliação da Biblioteca Livre para a área do cal-çadão, no Centro, onde também haverá espaço para exposição e venda

Camilo Mota

de artesanato, artes plás-ticas, cultura popular e um pequeno coreto para apresentação musical de artistas locais.

“Todos os segmentos de cultura e arte da cida-de terão assim mais um espaço de exposição de seus trabalhos. O obje-tivo é integrar cada vez mais o artista com a so-ciedade”, disse o subse-cretário.

De acordo com Sales, se a ideia florescer, ou-tras bibliotecas como esta serão instaladas também nos distritos, em cada uma das subprefei-turas.

Quem quiser doar li-vros para o acervo da Bi-blioteca Livre, pode fazer a entrega na Casa de Cul-tura José Geraldo Caú ou mesmo deixar no móvel instalado no prédio da Prefeitura.

Page 3: Poiesis 224

3nº 224 - novembro de 2014

R. Domingos da Fonseca, 5 - Bacaxá - Saquarema ( 2653-4544 / 2031-1392

JCEL SERVIÇOSTrabalhando para atender você cada vez melhor!

Unindo profissionais nas áreas de consultoria imobiliária e empréstimos consignados

Juliana Queiroz Creci/RJ 064531

SAÚDE

Ortopedia - Traumatologia - Fisioterapia

Medicina Desportiva - Pilates Studio - Psicologia

R. Adolfo Bravo, 26 - Bacaxá - Saquarema( (22) 2653-3324 / 98802-6709

R. Com. Bento José Martins, 297 sl. 406( (22) 2665-3425 - Araruama

Dr. Newton Oliveira ValladãoLéa Dias

Compras e vendasEscriturasContratos ImobiliáriosProjetos, LegalizaçãoRGI / ITBI

Empréstimos BMG, BV, Itaú, Bradesco e outros

IntermediaçãoMóveis planejados para

residência e comércio em madeira maciça e MDF

Av. Saquarema, 3663 Loja D - Porto da Roça Aberta de 2ª a sábado de 8 às 20h e domingo de 8h às 13h

(22) 2655-3115 (22) 2655-3220

ENTREGA GRÁTIS EM DOMICÍLIO

Medicamentos, Perfumaria e Variedades

Aceitamos cartões de crédito

Contando com a par-ticipação de 80 profis-sionais, distribuídos em duas turmas, teve início no dia 31 de outubro, em Araruama, o curso Cami-nhos do Cuidado - Capa-citação AD/Crack para Atenção Primária à Saú-de. A capacitação é fruto de parceria entre a Pre-feitura Municipal, Fun-dação Oswaldo Cruz e Faetec. As aulas aconte-cem durante todo o mês de novembro, com en-cerramento previsto para dia 5 de dezembro.

A primeira aula con-tou com a presença da

Curso em Araruama capacita profissionais da rede de saúde municipal para acolhimento de usuários de álcool e outras drogas

Camilo Mota

A capacitação atende 80 profissionais das áreas de enfermagem e da atenção básica à saúde

enfermeira Leila Cabral e da terapeuta ocupacional Priscila Messener, que realizaram dinâmicas e fizeram a introdução ao tema, apoiadas em ma-terial didático exclusivo sobre formação em saúde mental e guia de atendi-mento e intervenção com usuários de álcool e ou-tras drogas.

De acordo com a Co-ordenadora do Departa-mento de Saúde Coletiva, Tania Cardoso, a capaci-tação continuada favore-ce a melhoria dos serviços de saúde do município e promove sua humaniza-

ção gradual, além de ser fundamental no trabalho de prevenção.

“No total serão 40 horas de curso, que tem como primeiro objetivo

orientar os profissionais no acolhimento e no di-recionamento das pes-soas que são usuárias de drogas na rede de aten-ção básica do município. A capacitação se reveste de grande importância tendo em vista o aumen-to do consumo de drogas entre os jovens, havendo uma necessidade cada vez maior de realizarmos ações preventivas”, disse.

Tania Cardoso tam-bém ressaltou o trabalho que a Prefeitura de Ara-ruama vem realizando constantemente nas es-colas através de palestras

informativas e de ações diretas de prevenção.

O atendimento em Saúde Mental no municí-pio também será amplia-do e aprofundado a partir do próximo ano. O proje-to para instalação do pri-meiro Centro de Atendi-mento Psicossocial para crianças (CAPSi) já está em fase de elaboração fi-nal, com expectativa de estar em funcionamento no primeiro semestre de 2015. Já o CAPSAD, des-tinado ao atendimento de usuários de álcool e dro-gas, será instalado no se-gundo semestre.

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Fae-tec), instituição vincula-da à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, está com 260 vagas aber-tas em cursos Técnicos na Região dos Lagos, ofer-tadas na Escola Técnica Estadual (ETE) Helber Vignoli Muniz, em Baca-xá, Saquarema. Em todo o Estado, são 8.872 opor-tunidades para ingresso em 2015. As inscrições começaram no dia 13 de outubro e seguem até 15 de novembro.

No Ensino Técnico são 140 vagas na forma Subsequente, para quem

EDUCAÇÃOFAETEC está com inscrições abertas para cursos técnicos em Saquarema

concluiu o Ensino Médio e deseja um curso Técni-co, e 120 na modalidade Integrada, para quem se formou no Ensino Fun-damental e fará o Técnico junto com o Ensino Médio em três anos. Para o secre-tário de Estado de Ciência e Tecnologia, Tande Viei-ra, a Faetec tem cumprido seu papel de promotora de conhecimento e cidadania, tentando levar à população de todas as regiões do Rio de Janeiro uma educação de qualidade.

Os interessados devem acessar o site da Fundação (www.faetec.rj.gov.br), ler o edital e preencher o for-

mulário para concorrer a uma das vagas. Em alguns casos a inscrição é gratui-ta, enquanto em outros há uma taxa no valor de R$ 33,50, que pode ser paga em qualquer agência ban-cária até a data do venci-mento.

Os cursos de Nível Mé-dio Subsequente possuem 35 vagas cada um e são os seguintes: Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Petróleo e Gás e Edifica-ções. Com 30 vagas cada um, os cursos de Nível Mé-dio na forma integrada são Meio Ambiente, Eletrome-cânica, Hospedagem e Edi-ficações.

O atleta Julio Santos, de apenas 9 anos, foi seleciona-do e aprovado na Escola de Ballet do Teatro Bolshoi no Brasil. Integrante da equipe de ginástica artística treinada pela professora Vivian Soares em projeto desenvolvido pela Prefeitura de Araruama, o jo-vem se mudará com a família para Joinville, em Santa Ca-tarina, onde suas aulas terão início em fevereiro do próxi-mo ano.

Julio treina ginástica artís-tica há 4 anos e a oportunida-de de participar de uma das mais renomadas companhias de dança do mundo veio por acaso.

“Eu vi que alguém curtiu uma página do Ballet Bolshoi numa rede social e isso me chamou a atenção. Quando acessei a página vi que esta-vam abertas audições para seleção de crianças e imedia-tamente inscrevi o Julio, que ficou entre os 4 classificados em meio a 150 crianças”, ex-plica sua mãe, Úrsula Ricar-do.

Após a pré-seleção, re-alizada em Nova Iguaçu, o pequeno atleta participou

Jovem de Araruama é selecionado para Escola de Dança Bolshoi em Santa Catarina

da avaliação final, realizada em Joinville, onde quase mil crianças com idade entre 9 e 11 anos, oriundas de várias partes do país e de países vi-zinhos, concorreram a uma das 40 vagas. Julio foi esco-lhido devido ao forte trabalho de base realizado no projeto de ginástica artística em Ara-ruama, que lhe conferiu força e flexibilidade.

O projeto de ginástica artística existe há 7 anos e atualmente conta com cerca de 500 crianças matricula-das, sendo a grande maio-ria alunos da rede pública

de ensino. A partir do ano passado, por solicitação do prefeito Miguel Jeovani, as aulas também começaram a ser oferecidas nas periferias através dos Centros de Refe-rência de Assistência Social (CRAS).

“Foi a melhor coisa que o prefeito poderia ter feito. Dessa maneira estamos con-seguindo encontrar talentos em diversas regiões da cida-de. Os que mais se destacam passam a integrar o grupo que treina no Complexo Educacional Darcy Ribeiro e se habilitam a participar de competições”, disse a profes-sora Vivian Soares.

Com o sucesso do proje-to e o espaço cada vez maior destinado à ginástica, a Pre-feitura, através da Secretaria de Esportes e Lazer, realizou este ano a primeira Copa de Ginástica Detecção de Talen-tos. Um grupo de 12 meninas também já está treinando para participar pela primeira vez, no dia 16 de novembro, do Campeonato Estadual de Ginástica Artística Feminina, no Fluminense Futebol Clu-be, no Rio de Janeiro.

Julio com a professora Vivian Soares: flexibilidade

Camilo Mota

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia revela talento e criatividade de alunos da

rede municipal de ensino de AraruamaOs alunos da rede muni-

cipal de ensino de Araru-ama mostraram toda sua criatividade durante a Se-mana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada no município no período de 13 a 22 de outubro. O projeto envolveu duas creches e 43 escolas.

Com coordenação do Ministério da Ciência, Tec-nologia e Inovação (MCTI), e realização da Secretaria Municipal de Educação a partir da programação de-senvolvida pelas unidades escolares, a Semana serviu para democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia.

Na quinta-feira, dia 22, a Escola Municipal Brunno Barreto Nametala integrou o evento realizando uma feira de ciências com parti-cipação ativa dos quase 500 alunos da unidade. Talento e criatividade não faltaram na exposição dos trabalhos que incluíam aquecimento de água utilizando placas solares confeccionadas com garrafas pet, reaproveita-mento de pneus para insta-lação de um bicicletário, re-ciclagem de papel e outros materiais, receitas caseiras com reaproveitamento de cascas de frutas, e até um braço hidráulico com movi-mento coordenado a partir da água bombeada através de seringas descartáveis.

“Tivemos um dia inteiro dedicado à feira de ciên-cias, fazendo a integração dos alunos do primeiro e do segundo segmentos do ensino fundamental”, in-formou a diretora da uni-dade, Heloísa Helena de Carvalho.

Para a secretária muni-cipal de Educação, Miryam Inêz de Lima, a Semana de Ciência e Tecnologia foi um

sucesso completo. “Em todas as escolas ti-

vemos muitas experiências bem sucedidas, valorizan-do aspectos da realidade local, bem como desen-volvendo o conhecimento

O bicicletário com utilização de pneus reforça a ideia do reaproveitamento de materiais, uma das tônicas da feira

de ciências da E.M. Brunno Barreto Nametala

Fotos: Camilo Mota

Um braço mecânico com movimentos coordenados através de força hidráulica chamou a atenção dos visitantes

científico dos alunos. O evento também contribui para a autoestima dos es-tudantes, que têm opor-tunidade de mostrar seus talentos no campo das ci-ências”, disse.

Page 4: Poiesis 224

Em Foco Regina Mota

[email protected]

4 nº 224 - novembro de 2014

Se você não aguenta mais ser jogado de um lado pro outro pelo

SAC, ligue pra gente. Aqui, vamos ouvir e acompanhar suas

reclamações sobre leis que não estão sendo cumpridas

e até mesmo de serviços mal prestados por empresas privadas.

P i n g

P i n g

P O n g

P i n g

P i n g

P O n g

Justa homenagem - O poeta, psicanalista e editor do Jornal Poiésis, Camilo Mota, foi homenageado pelos alunos do Colé-gio Estadual Prefeito Joaquim Costa, de Saquarema. Na foto, ao lado de Vitória Ribeiro e Vinicius Vilela. Os alunos conta-ram com o apoio do colega Felipe Silva para a pesquisa feita sobre a vida do poeta, a qual foram passados pequenos tre-chos no telão montado no pátio da escola. Parabéns!

Aniversário do Só Ofertas - A deputada estadual eleita Mar-cia Jeovani e o prefeito de Araruama, Miguel Jeovani, recebe-ram amigos e convidados no dia 31 de outubro no Parque de Exposições para celebrarem os 23 anos da rede de supermer-cados que conta com 11 lojas espalhadas em toda a região, somando cerca de 1.800 funcionários. O casal tem motivos de sobra para comemorar a data. O evento foi fechado com chave de ouro, o cantor Daniel emocionou a todos.

Daniel recebe os fãs - Antes do show do aniversário do Só Ofertas, o cantor Daniel atendeu gentilmente os fãs que for-maram fila na porta do camarim. Demonstrando sempre uma grande simpatia, o músico doou um violão para a Creche São Maximiliano Kolbe, para que o mesmo possa ser rifado poste-riormente e revertida a verba em benefício da entidade que tanto precisa de atos caridosos.

Miss Araruama Universal 2015 - Rubya Mothé, 18, sagrou-se vencedora no dia 25 de outubro, no concurso Miss Estado do Rio de Janeiro Universal 2015, realizado no Teatro Mario Lago, de Saquarema. Ela é modelo e estudante de Direito na UFF. Na foto, ao lado do ouvidor da Prefeitura de Araruama, Paulo Porto, um dos seus maiores incentivadores e apoiado-res. Que venham mais vitórias!

Moção de Aplausos I - Marcia Filgueiras e João Carlos Alves Fernandes são policiais civis lotados na 124ª Delegacia Legal de Saquarema e foram homenageados recentemente pela Câmara dos Vereadores pelos serviços prestados à comuni-dade. É bom lembrar que nessa delegacia recentemente foi inaugurado o NUAM - Núcleo de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência.

Moção de Aplausos II - O vereador Bruno Pinheiro concedeu a honraria a Carlos Alexandre, do Museu de Conhecimen-tos Gerais de Saquarema. Alexandre tem feito um belíssimo trabalho nas escolas, onde expõe uma variedade de animais e insetos, inlcusive alguns em fase de extinção. Importante dizer que ele foi o primeiro a trazer a Semana Nacional de Ciências e Tecnologias em Saquarema este ano.

“Oh, Filho do Espírito! Meu primeiro conselho é este: possui um coração puro, bondoso e radiante, para que seja tua uma Soberania antiga, imperecível e eterna.”

Bahá’u’lláh

Page 5: Poiesis 224

5nº 224 - novembro de 2014

( (22)2653-3087

PSICANALISTA

Camilo de Lélis M. MotaPsicanalista Integrativo

Terapeuta Holístico, CRT 42617

Atendimento com Floraise Psicanálise Integrativa

em Saquarema

Voz AcadêmicaColuna da Academia Brasileira de Poesia Casa de Raul de LeoniPraça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis-RJ www.rauldeleoni.org

POEMAS

Melo ImóveisAdministração, Venda e Locação de ImóveisAdvocacia em Geral

( (22) 2653-5427 e (22) 2031-0838R. Prof. Souza, 34 lj 5 - Bacaxá (subida do Brizolão)

Dra. Emygdia MeloCRECI/RJ 30.201 / OAB-RJ 38.046

AGRIJAR BACAXÁRações nacionais e importadasMedicamentos e Sementes

Av. Saquarema, 5320 Bacaxá - Saquarema

[email protected]

( (22) 2653-3114

Dr. Cid José C. MagioliClínica Geral - Homeopatia

CRM 52-44061-6

Dra. Eulenir M. A. MagioliGinecologia - Homeopatia

CRM 52-42685-2

ARARUAMA: Av. Brasil, 10 SL 709 - ( 2665-6320S. VICENTE: R. Farmacêutico Faria, 20

( 2666-4576

ASSISTÊNCIAMÉDICA

ALBUQUERQUEMAGIOLI

O grande poeta petro-politano Raul de Leoni re-cebeu uma homenagem muito especial no dia 30 de outubro

Em uma feliz parceria com a Fundação de Cul-tura e Turismo, o aniver-sário do escritor, nasci-do em 30 de outubro de 1895 e falecido em 21 de novembro de 1926, contou com várias ativi-dades que incluíram pan-fletagem poética, home-nagem póstuma em seu busto, sarau com leitura de seus poemas e bolo de aniversário.

A programação teve início com concentração e distribuição de cami-setas alusivas na Casa Claudio de Souza, sede da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni, fundada em 1983 e detentora, conforme documento enviado pela família do poeta à insti-tuição, os direitos sobre a

Aniversário do poeta Raul de Leoni é

comemorado com várias atividades em Petrópolis

obra literária do autor.De lá, a passeata de

poetas, alunos da Rede Municipal de Ensino, ad-miradores e convidados prosseguiu pelo Centro Histórico da cidade, até o Centro Cultural que leva o nome do poeta.

Junto ao busto de Raul de Leoni, situado no es-paço externo do Centro de Cultura Raul de Leoni, o acadêmico, professor e pesquisador Leandro Garcia, repetiu o discur-so proferido por Manuel Bandeira, em 1928, quan-do uma caravana de inte-lectuais subiu a serra de Petrópolis para homena-gem no mausoléu da fa-mília do poeta, a convite de sua viúva.

Já no interior do pré-dio foi realizado um sarau com leituras de poemas de Raul de Leoni com o simbólico momento de re-partir o bolo, comemoran-do o aniversário do poeta.

Rod. Amaral Peixoto, km 70Bacaxá - Saquarema - RJ

( (22) 2653-0845

Tudo em Mármore e Granito

Direção: Jaime Vignoli

Casa &

Granito

AULA DE(O) PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS DO MUNDO INTEIRO:PRESENTE DO INDICATIVO DO VERBO SER, VENDO-SE UMA TABACARIA DA JANELA DE UMA MANSARDA

Gerson Valle

Eu não sou nada.Tu não és nada.Ele não é nada.Nós não somos nada.Vós não sois nada.Eles não são nada.Apesar de muitos sonharmos tudo,viajando em nossos interiores por todas as possibilidadesde tempos e lugares do infinito,tendo apenas de concretoa visão da Tabacaria do outro lado da ruae um freguês que reconheço e me acena,acenando-lhe eu em resposta.É o Esteves sem metafísica.

Gerson Valle é membro do Conselho Editorial do Jornal Poiésis e da Academia Brasileira de Poesia

VIVA O POVO BRASILEIRO

Dino Gilioli

O povo brasileiroOrgulho dessa naçãoNão divide o paísSeria uma aberração

Todos os estados unidosSem dependência estrangeiraSeria uma nação mais forteUma nação mais brasileira

Vamos juntos nessa ideiaFortalecendo o BrasilUma nação de todosDe um povo varonil

Tenha orgulho de ser brasileiroNo mundo somos respeitadosAs diferenças de opiniãoSão uma conquista, um legado

Abaixo o preconceitoA arrogância e prepotênciaQuem age desse jeitoLhe falta inteligência

Se somos todos iguaisComo prega a constituiçãoQuem se acha superiorDevia voltar à razão

A livre expressão de ideiasConquistada a duras penasTem que ser mais valorizadaIsso não é o problema

Se pensa diferenteO melhor é dialogarO respeito a toda genteFaz a vida melhorar

O povo brasileiroQue luta e vai em frenteMostra inteligênciaQuando une toda gente

Viva o nosso paísViva o povo trabalhadorQue em todos os rincõesMostra o seu valor

Vou já me despedindoAgradecendo a sua atençãoVamos ajudar o Brasil A ser uma melhor nação

Dino Gilioli é poeta, com 6 livros publica-dos, entre eles: Cem Poemas (Editora da UFSC)

Paraíso em Cores

André Garcia

O castanho dos olhos captamO azul do mar enquantoO amarelo do sol banhaO verde da grama viva

O prata do peixe enfeitaO azul do mar transparenteO cinza da rocha atraiO castanho dos olhos contentes

O cinza da nuvem cobreO azul do céu escureceO incolor da chuva molha O branco da areia fina

O cinza da nuvem someO amarelo do sol iluminaO azul do céu beijaO azul do mar corresponde

André Garcia é funcionário público, autor de contos e poe-sias, reside em Cabo Frio-RJ.

DESATINO

Luiz Otávio Oliani

dentro de mimuma caixa de sapatosmeia dúzia de pipasum gibi

meu pai virou riodeixou inventário

o que ficoualém da herança?

Luiz Otávio Oliani é autor de “A eter-nidade dos dias” (Multifoco, 2012), do qual o poema acima faz parte.

Busca

Leandro Garcia Rodrigues

Hoje amanheci com a certeza de que a busca é sempre ruim.Concluí que buscar nos revoluciona por dentro, maltratando, nos enchendo de esperanças fracas, nos regando com possibilidades ocas e trôpegas.Buscar resultou inútil, pelo menos para mim.Buscar se mostrou imbecil, pelo menos para os que creem. E nesta ânsia e desespero silenciosos, onde foi que me perdi buscando?

Leandro Garcia Rodrigues é membro da Academia Brasileira de Poesia, reside em Petrópolis-RJ

Conheça os benefícios de uma vida mais leve e

saudável.

Ligue agora e agende uma auto avaliação

GRÁTIS.

22 - 98148-7998 22 - 97402-208722 - 97401-3559

FIQUE EM FORMA

PARA O VERÃO!

Page 6: Poiesis 224

6 nº 224 - novembro de 2014

LITERATURA

Álvaro de Campos na comemoração do centenário da aparição dos três mais famosos heterônimos de Fernando Pessoa

Gerson Valle

Respondendo, no ano de sua morte (1935), por carta, ao escritor (seu futu-ro biógrafo) Adolfo Casais Monteiro, sobre a época do aparecimento de seus três principais heterôni-mos, Fernando Pessoa ex-pressa que “o dia triunfal de minha vida e nunca po-derei ter outro assim” foi 8 de março de 1914, quando acercou-se de uma cômo-da alta e escreveu, de um fio, trinta e tantos poemas, dando-lhe o título de “O guardador de rebanho”, atribuindo-lhe a autoria ao poeta bucólico e pagão Alberto Caeiro.

O poeta modernista, en-genheiro naval Álvaro de Campos, e o médico poeta, autor de odes neoclássicas, judeu português Ricardo Reis são tidos, por Pes-soa, como admiradores do Alberto Caeiro, o que faz supor terem aparecido de-pois. Mas, não é verdade. Nem a data de 8 de março foi a do aparecimento do Caeiro, havendo poemas datados anteriormente. “A origem mental dos meus heterônimos está na mi-nha tendência para a des-personalização e para a simulação”, confessa. E mais diretamente, num de seus mais famosos po-emas, “O poeta é um fingi-dor”. Julga-se, sobretudo um poeta dramático, e cita Shakespeare, lembrando que o rei Lear é um perso-nagem que sente, mas não é o sentimento de Shakes-peare; é o que ele cria para o personagem. “Como po-eta dramático sinto des-pregando-me de mim.” “Multipliquei-me para me sentir”; “cada um de nós é vários”. Acho importante essa noção em Pessoa do que seja fingimento, pois é assim que se constrói sua poética. Então, a data que ele coloca em carta do aparecimento de Caeiro, mesmo ele a classificando como “o dia triunfal de mi-

nha vida” pode não ser ver-dadeira, mas ao defini-la nos afirma a importância que tem para ele a escri-ta heteronímica. E assim, a existência de uma data a ser comemorada. Acho mais, a importância não é só para a obra dele, Fer-nando Pessoa, mas para a própria cultura da língua portuguesa, pois não vejo nada tão significativo para ela, em toda modernidade, que sua obra.

Assim, quero propor que se institua o dia 8 de mar-ço para ser anualmente comemorado o dia da po-esia em língua portuguesa, como na Irlanda e outras partes comemoram-se o dia 16 de junho como o “Bloomsday” em homena-gem ao romance “Ulysses” de James Joyce.

A ideia da multiplicida-de de poetas partidos do mesmo Pessoa, no entanto, não é gratuita. Segue, para começar, uma certa soli-dão e grande imaginação e talento que lhes são carac-terísticas desde a infância. E mais a intenção de re-presentar a multiplicidade encontrável no mundo e nas pessoas. “Não há que buscar em quaisquer de-les (heterônimos) ideias ou sentimentos meus, pois muitos exprimem ideias que não aceito, sentimen-tos que nunca tive. Há sim-plesmente que os ler como estão, que é aliás como se deve ler”. Nesta “mostra” que realiza das diferentes personalidades e percep-ções, Pessoa se projeta como o grande portavoz que pode destacar sua pá-tria (e ele afirmou ser a língua portuguesa a sua pátria) no concerto das nações, dando novo sig-nificado histórico a Por-tugal. Com seus pendores místicos (que estudava religiões, teosofia, astro-logia, cabala, iniciado na Ordem Templária de Por-tugal, com dotes mediúni-cos, etc.), apesar de talvez ateu, conhece as profecias

de Bandarra e Padre Viei-ra que previam que Portu-gal ocuparia no mundo o Quinto Império, além das lendas sebastianistas, que sempre se ocupavam pelo retorno de Dom Sebastião como se ele não tivesse morrido quando comba-tia os mouros em 1580... Em artigos na revista “A Águia”, em 1912, prevê a aparição, em breve, de um “supra-Camões”, como para redimir a decadência continuada da cultura por-tuguesa: “E a nossa grande Raça partirá em busca de uma Índia nova, que não existe no espaço, em naus que são construídas da-quilo de que os sonhos são feitos. E o seu verdadeiro e supremo destino, de que a obra dos navegadores foi o obscuro e carnal ante-arre-medo, realizar-se-á divina-mente”.

Não resta dúvida de que ele se impôs ser este “su-pra-Camões”. Escreven-do sem cessar, criou 136 heterônimos entre poetas e prosadores, segundo as recentes pesquisas do co-lombiano Jerónimo Pizar-ro, que afirma ainda restar metade de sua obra entre 30.000 documentos ain-da não publicada. Levou tão a sério sua missão que, apesar de por duas vezes namorar uma moça gentil

(Ophelia Queiroz) que de-sejava casar com ele, e gos-tar dela, acaba negando-se a casar, uma vez que não poderia deixar de se de-dicar à sua literatura, não tendo tempo de cuidar da manutenção de um lar, filhos, etc. Mesmo o em-prego servia-lhe apenas para ter um mínimo para sobreviver. Sendo fluente em inglês (língua em que foi alfabetizado em garo-to, na África do Sul) e com diploma em administração comercial (que fez saindo da faculdade de Letras, que acha muito fraca, para objetivar um emprego) era responsável pela corres-pondência em firmas de importação e exportação.

Seu pai morreu tubercu-loso quando contava cinco anos. Sua mãe casou-se de novo com um cônsul em Durban. Ela lhe ensinou francês com cinco, seis anos. Nesta idade, moran-do sozinho com adultos, ele começa a dialogar com um “amigo invisível” a que denominou “le Chevalier de Rien”. Em Durban con-tinuou sua solidão, com a mãe lhe dando irmãos e estudando (sempre ótimo aluno) em colégio inglês, e foi aumentando o núme-ro de “amigos invisíveis” com que dialogava e cria-va situações. Da segunda

vez que a família retornou a passeio em Portugal, já adolescente, pede para a mãe que o deixe morando com uma tia em Lisboa. Lê muito, estuda tudo que lhe chega, e escreve sempre, dialogando com seus seres invisíveis, dando-lhes sem-pre nomes, apesar disto o assustar às vezes, pois sua avó paterna sofria de esqui-zofrenia, e ele sempre te-meu ter herdado a doença.

Em 1915 funda, com o poeta Mário de Sá Carnei-ro, que foi seu grande ami-go, a revista “Orpheu”, na intenção de modernizar as letras em Portugal. Sá Carneiro vai estudar Direi-to em Paris e lá se suicida. Pessoa solicita suas cartas ao dono da pensão onde o amigo se matou e recebe a resposta frustrante que elas se perderam. Escreve que todos os seus projetos literários que descrevera nas cartas desapareceram com o amigo. Continua so-zinho na empreitada. Com cigarros e bagaceira...

Os heterônimos têm vida própria. Escreve-lhes a biografia, fazendo-lhes, inclusive, mapa astral. Para Sá Carneiro, “Álvaro de Campos não é maior com certeza que Fernando Pessoa, mas consegue ser mais interessante que ele. Para mim, é o Campos que existe, e Pessoa é seu pseu-dônimo”. Ao contrário de Pessoa, Álvaro de Campos tem uma vida mundana, é viajado. Como poeta é “sensacionista”: procura sentir tudo de todas as ma-neiras, amar tudo de todas as formas; é homossexual (segundo Cavalcanti Filho, antes de Pessoa namorar Ophelia; depois, deixa de sê-lo), amoral. Fundamen-talmente, deseja vivenciar todo o passado da História e do momento, sendo o pi-rata que estupra mulheres, e as mulheres estupradas pelos piratas (em “Ode Marítima”), “sentindo” o mundo sob seus múltiplos aspectos. Ophelia comenta

que às vezes em que Pes-soa estava mais confuso que o comum, destrambe-lhado, dizendo coisas sem nexo, dizia não ser ele que tinha ido a seu encontro, mas Álvaro de Campos. O que disse também quando alguns intelectuais do Por-to procuraram-no em Lis-boa, justificando-se, pois o Campos sabia melhor con-versar que ele, Pessoa, que era tímido...

Há um sentido de maior densidade à medida que os poemas de Álvaro de Campos se desenvolvem. Seu “sensacionismo” dimi-nui, encontrando maiores reflexões e modéstia. De certa forma, reconhece li-mites, fracassos, que talvez não sejam pessoais, mas da Humanidade como um todo, e especificamente lusitanos, de uma menta-lidade contrária à agres-sividade competitiva da civilização anglonortea-mericana. Com isto aponta para uma maneira de ser mais condescendente, de consideração para com a alteridade, que a cultura portuguesa poderia cola-borar numa nova civiliza-ção? Seu poema mais sig-nificativo, “Tabacaria”, é classificado pelo intelectu-al francês Rémy Hourcade como “O mais belo poema do mundo”. Como o famo-so monólogo de Hamlet “To be or not to be”, possui um caráter poético-filosó-fico de cunho universal. Comemorando-se o dia 8 de março como da poesia em língua portuguesa, “Ta-bacaria” deve estar sempre em evidência. Comecemos a relê-lo: “Não sou nada. / Nunca serei nada. / Não posso querer ser nada. / À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mun-do..............”

Este artigo é um resumo da palestra a ser pronun-ciada na Academia Pe-tropolitana de Letras em 7/11/2014 pelo seu mem-bro titular Gerson Valle.

Charles O. Soares

Eu sempre tive uma ad-miração contida pela figu-ra do andarilho. Esse ser pacificamente rebelde que afronta a todas as conven-ções sociais e abre mão de todos os direitos que ima-ginamos ter em troca da li-berdade com a qual se con-funde.

Quando criança, morá-vamos à beira de uma estra-da de terra batida que quase não passava ninguém. Cer-ta vez, bateu no portão de nossa casa um homem com uma mochila nas costas e com uma roupa bastante surrada. Tinha barba e ca-belos compridos, era magro e apesar da aparência de desmazelo, notava-se que era ainda jovem. Paramos a brincadeira e corremos a chamar minha mãe. Meus irmãos não ligaram muito, voltaram logo às brincadei-ras. Eu, curioso, permaneci de pé no portão. Ele queria água. Minha mãe trouxe

O AndarilhoValdizar Lima

uma garrafa grande de vidro e uma caneca de alumínio. O homem bebeu pausada-mente, depois apoiou a mo-chila no chão, revirou umas quinquilharias e tirou uma garrafinha metálica com tampa de madeira. Pediu a minha mãe que enches-se a sua garrafa, recompôs a mochila, fez um gesto de cabeça e um olhar ilumi-nado de gratidão e seguiu. Mamãe, quem é? Perguntei. Ninguém meu filho, é um andarilho. O que deveria

ser uma resposta, na ver-dade, encheu-me de ques-tionamentos. Como alguém poderia ser ninguém? Fi-quei no portão, olhando por muito tempo, até a figura do homem se perder na longui-dão da estrada. Esse nome andarilho ficou para sempre em minha memória.

O tempo passou. A vida me deu algum conhecimen-to e uma infinidade de dúvi-das. Muitas vezes ainda me surpreendi pensando onde andaria o andarilho. Que

critério utilizava para encher sua mochila, ou que lado se-guir ao se deparar com uma bifurcação na estrada.

Hoje, nas grandes cida-des, é mais difícil encontrar um andarilho. Não por-que eles não existam, mas sim porque se misturam, se juntam àqueles que an-dam em busca de objetivos específicos. Ainda assim, vez por outra me deparo com alguns. Reconheço os pelo olhar embriagado de felicidade, afrontando su-avemente o mundo com sua liberdade. Sem desejos frementes, sem raiva, sem riso, sem rumo. O andarilho não tem a que ou a quem se reportar. Não tem por quê, para quê, ou com quê ser feliz...ou infeliz. Acho que o andarilho está acima desses conceitos.

O andarilho não é nin-guém.

Charles Soares é poeta, professor de língua portu-guesa e literatura.

Promovida pelas Secreta-rias de Educação e Cultura e de Agricultura, Abasteci-mento e Pesca, a Feira Cul-tural de Saquarema será realizada pela sétima vez, tendo como foco o resgate histórico e cultural do mu-nicípio através de suas vá-rias expressões, como artes plásticas, pintura, teatro, dança, capoeira, literatura, além da tradição popular da

Feira Cultural de Saquarema chega a sua 7ª edição

folia de reis e da Bandeira do Divino.

O evento acontece nos dias 14 e 15 de novembro, na Praça do Canhão, contando ainda com a feira de agricul-tura familiar.

“Todo o cenário cultural estará representado na feira e contamos com a partici-pação de toda a sociedade”, disse Sandra Sant’Anna, su-perintendente de Cultura.

Além das apresentações de escolas e artistas locais, a feira é espaço para a manifestação de tradições como as quadrilhas,

folia de reis e bandeira do divino

Regina Mota

Page 7: Poiesis 224

7nº 224 - novembro de 2014

POLÍTICA

A elaboração do Brasil no contexto eleitoralCamilo Mota

Um dos conceitos fun-damentais da Psicanálise é o de “Elaboração”, que cor-responde ao trabalho de-senvolvido pelo indivíduo para construir a si mesmo a partir do confronto com os elementos do incons-ciente que surgem a partir do trabalho terapêutico. De acordo com Freud, a elaboração das resistências “pode, na prática, revelar--se uma tarefa árdua para o sujeito da análise e uma prova de paciência para o analista” (in: “Recordar, Repetir e Elaborar”).

Esse tema me veio à mente tão logo se configu-rou o embate polarizado na disputa do segundo tur-no das eleições presiden-ciais deste ano. Todos nós assistimos a um desfilar de rancores, medos, agres-sões e até de preconceitos, que até então passariam despercebidos não fosse a expressão coletiva tão evi-dente nas mídias sociais. Apesar da clara definição de temas que eram apre-sentados à nação através de duas correntes diame-tralmente opostas — uma

Fotos: Divulgação

progressista no sentido de valorizar uma melhor dis-tribuição de renda e ten-do como foco a criação de oportunidades para todos, e outra conservadora en-quanto repetidora de um discurso elitizante em que os mais aptos devem se so-bressair sobre os demais, num reforço à ideia de me-ritocracia e de certo ilumi-nismo resgatado em pleno século XXI —, tivemos a grata surpresa de assistir a uma grande partida de fu-tebol, protagonizada pela torcida dos eleitores.

E foi justamente em meio a essa torcida organizada para cada um dos candida-tos que o material recalca-do pôde ser observado. O

mito do brasileiro cordial desabou de vez, dando lu-gar a uma dimensão bem mais rancorosa e até vin-gativa, com tonalidades de inveja e de não aceitação da realidade. Tanto que ti-vemos a oportunidade de medir o grau em que está arraigado o preconceito ét-nico e social no país. Com tal evidenciação, fica com-preensível entender como ainda encontram resistên-cia na sociedade ideias tão necessárias ao seu desen-volvimento como o regime de cotas para as univer-sidades, e até mesmo os programas sociais como o Bolsa Família. Percebe-mos quanto boa parte da população está completa-

mente envolvida por uma imagem de sociedade em que a diversidade não pode fazer parte e que alguns são melhores do que ou-tros simplesmente porque isso é uma coisa natural. Quando uma proposta de governo procura desnatu-ralizar tal compreensão, todo o material recalcado durante séculos vem à tona e assim enxergamos um retrato mais fiel de nosso país, com seus atrasos e seus anseios de mudança. Curioso que o discurso de mudança, apregoado pelo candidato Aécio Neves, é justamente o mais retró-grado do ponto de vista social, amparado numa su-posta supremacia econô-

mica ditada pelo mercado financeiro, tido como mo-delo ideal de sociedade no contexto capitalista.

Uma nova sociedade se faz necessária. Certamente que não cabe aqui defen-der A ou B, mas levantar a discussão sobre o real papel de nossas individu-alidades na construção do país. Se somos defenso-res do estado democráti-co, não podemos nos ca-lar diante de movimentos que lentamente começam a trazer ares repressores, com defensores entusias-tas da famigerada ditadu-ra militar ou até mesmo de um impeachment da candidata eleita demo-craticamente, num franco

desrespeito ao resultado das urnas. Sempre que for-ças progressistas ganham espaço na sociedade, ime-diatamente recrudescem forças conservadoras. Faz parte do equilíbrio social. No entanto, é necessário refletir sobre o que quere-mos para o país utilizando as forças democráticas e não o caminho da violência e do medo.

Ao virem à tona tantas questões de cunho emo-cional e afetivo envolven-do o campo da política, é momento de elaborarmos nossos conteúdos, de ma-neira a termos uma visão mais clara do papel social que cada pessoa desempe-nha, procurando colaborar com o desenvolvimento do país de uma maneira glo-bal, em que todos tenham oportunidade de defen-derem seus conceitos. A liberdade passa pelo reco-nhecimento da diversida-de. O Brasil ainda está se conhecendo e as eleições têm um papel importante neste caminho.

Camilo Mota é psicanalis-ta e editor do Jornal Poi-ésis.

Região dos Lagos participa ativamente do Outubro Rosae contribui para a luta contra o câncer de mama

SAÚDE

O movimento celebrado mundialmente no mês de outubro, conhecido como “Outubro Rosa”, tem como finalidade chamar a atenção para a luta contra o câncer de mama, envolvendo a so-ciedade civil, órgãos públi-cos, associações e outros movimentos em um único objetivo: a prevenção, o que ainda tem sido a melhor maneira de combater a do-ença. A Região dos Lagos no Estado do Rio deu um bom exemplo deste envolvimen-to no trabalho de divulgação e prevenção.

ARARUAMAEm Araruama, a Secre-

taria Municipal da Terceira Idade e Desenvolvimento Humano, onde também se encontra vinculado o Cen-tro de Referência de Aten-dimento à Mulher – CRAM, realizou a tradicional cami-nhada pelas ruas centrais da cidade e conseguiu chamar bastante a atenção, com cer-ca de 800 pessoas vestidas de camisa rosa e cantando música que fazia refletir para o simples ato da pessoa se tocar para verificar se há algum nódulo nos seios.

Uma tenda foi montada nas proximidades na rodo-viária com o apoio da Uni-med. Durante toda a sema-na que antecedeu o evento foram distribuídos mate-riais informativos e feitas as inscrições para a participa-ção da caminhada. O Insti-tuto Avon também apoiou a iniciativa distribuindo ca-misetas e brindes.

Após a caminhada os par-ticipantes da manifestação se dirigiram para a sede da Secretaria, onde houve show do cover de Raul Sei-

xas, Ayrton Ramos, e desfi-le das Vitoriosas (mulheres que venceram a luta contra o câncer de mama). Aconte-ceram também as participa-ções de Izabelita dos Patins e da Nega Maluca. Ao final foram distribuídos 300 pe-didos de mamografias e 200 ultrassons da mama, todos autorizados pela Secretaria Municipal de Saúde. Os par-ticipantes doaram um quilo de alimento não perecível, que já estão sendo doados a entidades filantrópicas.

Também em Araruama, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizou ativi-dade em sua sede, com pa-lestras e outras atividades de confraternização.

SAQUAREMAEm Saquarema também

aconteceu uma caminha-da que percorreu as ruas centrais da cidade, saindo das proximidades da Igreja Nossa Senhora de Nazare-th, passando pelo Morro da Cruz e finalizando na Igreja Santo Antonio, em Bacaxá.

Já no Teatro Mario Lago aconteceram palestras acer-ca do assunto. A prefeita Franciane Motta participou de todas as atividades e res-saltou a importância de se precaver contra a doença, que, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, não atinge somente as mu-lheres, mas também os ho-mens, que também devem se prevenir. O Movimento Articulado de Mulheres e Amigas de Saquarema – MAMAS ajudou a compor a mesa de debates.

ARRAIAL DO CABOEm Arraial do Cabo uma

caminhada e a exposição

fotográfica “Toque de Espe-rança”, que mostrou mulhe-res mastectomizadas, fize-ram parte da programação. A campanha é uma realiza-ção das Amigas da Mama em parceria com a Prefeitu-ra Municipal.

Já na Praça Victorino Carriço, cerca de 1.200 pessoas participaram da II Corrida Outubro Rosa, dia 19, numa realização da Prefeitura através da Secre-taria Municipal de Esporte e Lazer em parceria com a Onkosol, Centro de Onco-logia, com o apoio do Insti-tuto Guilherme Mangarão e enfermeiros do Hospital Santa Isabel.

IGUABA GRANDENo dia 21 a Secretaria de

Saúde de Iguaba Grande realizou um dia de muitas atividades. Das 8h às 15h profissionais de saúde fize-ram coleta de preventivo e palestras sobre o câncer de mama. Um mastologista também atendeu inúmeras mulheres na sede da Prefei-tura Municipal.

Já no dia 30, as ativida-des aconteceram na Uni-dade Básica de Saúde do Bairro Vila Nova, onde os profissionais realizaram palestras sobre os cânceres de mama e de colo de útero. Nessa data também houve coleta de preventivo e aten-dimento às mães e crianças.

SÃO PEDRO DA AL-DEIA

Em parceria com a Secre-taria de Saúde, a Secretaria de Assistência Social, atra-vés dos CRAS, foram reali-zadas ações pelo movimen-to rosa. Entre os serviços oferecidos se destacaram

palestras sobre a Saúde da Mulher, marcação de exa-me preventivo, requisição de mamografia, orientações sobre o auto-exame das ma-mas, recadastramento do Cartão SUS, atendimentos sociais do CADÚnico, entre outras atividades.

Para marcar o encerra-mento das atividades, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secre-taria de Assistência Social e Direitos Humanos, promo-veu uma caminhada com o apoio da Secretaria de Saú-de, Associação das Amigas da Mama e o Movimento “Se Toca”. Na praça, uma tenda foi montada para distribuição de material in-formativo, orientações e en-caminhamentos para mar-cação de exames clínicos.

CABO FRIOEm Cabo Frio, a Secre-

taria Municipal de Saúde coordenou as ações do Ou-tubro Rosa. Os pacientes atendidos naquela unidade de saúde participaram de palestras sobre cardiopatia e hipertensão, atividades educativas em grupo, pales-tra com o grupo Amigas da Mama, coleta de preventi-vos, teste rápido de hepati-te/HIV/Sífilis e ainda pude-ram aproveitar o designer de sobrancelha.

Até o final do mês foram realizadas em todas as unida-des de saúde da cidade uma série de ações como palestras, desfiles, sorteios, apresenta-ções de dança de salão, dia da beleza, mutirão de preven-tivos, verificação de pressão arterial e HGT, palestra sobre saúde da mulher, orientações em saúde e distribuição de fo-lhetos educativos.

Em Saquarema, a Secretária de Saúde Cristina Oliveira e o MAMAS estiveram presentes na série de palestras

informativas no Teatro Mario Lago

A caminhada de conscientização em Araruama reuniu cerca de 500 pessoas

A OAB de Araruama também se mobilizou e promoveu um encontro com dicas de beleza e palestras sobre pre-

venção ao câncer de mama

Fotos: Regina Mota

Camilo Mota

Page 8: Poiesis 224

8 nº 224 - novembro de 2014

Daumas AcademiaCurta uma vida, alegre e saudável!!!

Av. Vilamar, 276 B - Itaúna - Saquarema - ( (22) 2655-3654www.daumasacademia.com

A partir dos 2 anos e meio, até onde sua mente comandar seu corpo. Homens e mulheres, sintam-se vivos!

Baby-Class * Pré-Ballet * Ballet ClássicoJazz Dance * Dança do Ventre * Dança Moderna

Dança Cigana * Sapateado * Dança de SalãoStreet Dance * Alongamento * Capoeira * Teatro

Escola de Dança

Escola Tia Josi em SaquaremaNova opção com ensino de qualidade

Informe Publicitário

Fotos: Regina Mota

“Vou legislar por cada município deste estado.Vou para a Alerj buscar cada compromisso assumido.

Minha responsabilidade é com vocês!”Aos meus 34.870 eleitores!

Muito obrigada!

Marcia Jeovani

A Escola Tia Josi, de Educação Infantil, situada na Rua Beatriz Campos, 14, no Porto da Roça, em Saquarema, é a mais nova opção para aqueles que buscam uma melhor edu-cação para os filhos que iniciarão suas atividades escolares em 2015.

A escola deverá receber crianças entre 2 e 5 anos e as matrículas já estão abertas. Com sua infraes-trutura toda remodelada para acolher os baixinhos, o estabelecimento con-ta com salas de aulas de mobílias novas e muitos jogos psicopedagógicos.

“A alfabetização e o le-tramento da criança co-meçam desde os anos ini-ciais da educação infantil. Os pais têm uma partici-pação fundamental nessa fase, eles são o espelho da criança, se eles leem fazem com que ela se empolgue com a leitura despertando nelas o in-teresse e assim aprenda com mais facilidade. A educação infantil não é só brincar, é o momento do inicio da alfabetiza-ção. A criança aprende dentro de um contexto as letras, as palavras devem ter um significado para

A Daumas Academia Escola de Dança já está se preparando para sua tradicional apresentação de final de ano em Saqua-rema. O grupo iniciou os ensaios para o espetáculo “Hollywood é aqui!”, que contará com coreografias de sapateado, jazz dance, teatro, ballet clássico, dan-ça moderna e capoeira.

As apresentações acon-tecerão no Teatro Mário Lago nos dias 12,13 e 14 de dezembro.

Daumas Academia prepara novo espetáculoDivulgação

que ela também construa seu próprio conhecimen-to”, disse a diretora Josi-mery Medeiros.

Os telefones para maio-res informações sobre a escola são (22) 2651-9665 e (22) 98149-4186.

Informe Publicitário

Amigas e amigos,

Fiquei muito feliz e me senti recompensado com os 6.310 votos que recebi. Não foram eles suficientes para a minha eleição, mas foram suficientes para me mostrar que tive 6.310 pessoas que acompanharam meu voto e demonstraram sua confian-ça em minhas propostas.

Não fui eleito, é verdade, mas durante todo o perío-do da campanha caminhei pelas ruas cumprimentando e ouvindo pessoas, anotan-do sugestões, apertando as mãos como símbolo de um pacto. Dormi pouco, não tive horário regular para

QUANDO SE PERDE, GANHANDO...

alimentação, mas cada dia que passou fez-me sentir mais forte, por fazer novos amigos, por escutar lamen-tações de injustiças sofridas.

Não ganhei as eleições, mas ser eleito é um deta-lhe... Não ganhei um cargo, mas ganhei mais experiên-cia, ganhei milhares de abra-ços, vi olhares esperançosos, aproximei-me mais de Deus, com as visitas que fiz às Igre-jas, convivi com uma equipe sensacional que, mesmo me conhecendo pouco, dedi-cou-se à minha causa e que me fez lembrar dos meus tempos de tenente coman-dando meu pelotão...

Vamos deixar um ponto

bem ressaltado: nada perdi e só ganhei.

Não sei o nome de to-dos os que votaram em mim, para agradecer no-minalmente. Por isso, nos próximos quatro anos vou caminhar e tentar descobrir os 6.310 amigos que me deram seu voto e procu-rar fazer quatro vezes mais amigos.

Mas quero, também, dei-xar bem claro que daqui a quatro anos, certamen-te, eu vou querer, uma vez mais, ser A VOZ DOS INJUS-TIÇADOS!

BRUNO PINHEIROVereador

Regina Mota

EXPOSIÇÃODE ORQUÍDEAS

20 a 23/11

SHOW DAS PLANTASBACAXÁ

C.E. Prefeito Joaquim CostaTradição em qualidade de ensino

O Centro Educacional Prefeito Joaquim Costa, localizado no centro de Bacaxá, Saquarema, é tradicional na qualidade de ensino que transmi-te aos seus alunos. O exemplo disso são as inúmeras atividades que desenvolve durante todo o ano letivo.

Um dos movimentos ocorridos em outubro foi o projeto pedagógico intitulado “Brasil, Liber-dade, Liberdade!”, onde homenageou pessoas que despontam na área cultural da cidade, como o bailarino Ricardo Co-elho, a superintenden-te de Cultura Sandra Sant’Anna e o poeta Ca-milo Mota.

As matrículas para o ano letivo de 2015 já es-tão abertas do maternal até o Ensino Médio. O endereço é Rua Roberto Silveira, 510. Informa-ções poderão ser obti-das através do telefone: (22) 2653-2280.

Fotos: Regina Mota