Download - “PoLíTICaS PúBLICaS TêM qUe SeR ConSTRUídaS CoM a ...0B20E2C2-22FD-43DD-92B5... · Bigodinho. Wellington criticou

Transcript
Page 1: “PoLíTICaS PúBLICaS TêM qUe SeR ConSTRUídaS CoM a ...0B20E2C2-22FD-43DD-92B5... · Bigodinho. Wellington criticou

Propostas de PLR são rejeitadas na Metalpart e na Tecnoserv

Mercedes: Trabalhadores resistem à ação judicial da montadora

Indenização por agravamento da doença degenerativa

PágIna 2

PágIna 4PágIna 2

divu

lgaç

ão

Justiça livra Justiça

Em 13 anos, dos 100 JuízEs E dEsEmbargadorEs punidos pElo ConsElho naCional dE Justiça por atos ilEgais durantE o ExErCíCio da profissão, nEnhum foi ExonErado ou prEso. a pEna máxima é a aposEntadoria Compulsória, Com todos os rEndimEntos assEgurados dE forma vitalíCia E intEgral.

edu

guim

arãe

s

PágIna 3

Afirmação é do diretor executivo Nelsi Rodrigues, o Morcegão, aos alunos da UFaBC em visita ao Sindicato.

Edição nº 4242 • Quarta-feira • 23 dE MAio dE 2018 • SMaBC.oRg.BR

“PoLíTICaS PúBLICaS TêM qUe SeR ConSTRUídaS CoM a PaRTICIPação da SoCIedade”

Page 2: “PoLíTICaS PúBLICaS TêM qUe SeR ConSTRUídaS CoM a ...0B20E2C2-22FD-43DD-92B5... · Bigodinho. Wellington criticou

mortEs por homofobia

Levantamento do Grupo Gay da Bahia aponta recorde de mortes por homofobia no Bra-sil em 2017, foram 445 assas-sinatos, o maior número em 38 anos.

privatização da ElEtrobras

Com Congresso esvaziado, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, admite adiar a votação da privatização da Eletrobras, repudiada pela oposição.

dEsCobErtos Na madrugada fria do dia 21, duas pessoas, que moravam nas ruas, morreram na cidade de São Paulo. Elas estavam sem agasalhos ou cobertores.

sonho adiado

Só no ano passado, mais de 170 mil brasileiros, com idades de 19 a 25 anos, abandonaram a universidade por falta de cré-dito e renda.

grEvE dos profEssorEs

Professores da rede particular de São Paulo organizam uma paralisação para hoje e podem decretar greve geral contra alteração nos benefícios.

fotos: divulgação

Notas e recados

smabc.org.br2 Tribuna Metalúrgica – Quarta-feira, 23 de maio de 2018

HoJE, ÀS 20h30

canal 44.1 hd

Um dos temas mais dis-cutidos nas ações trabalhistas sobre doenças do trabalho é o que trata de sua natureza, se decorrente das condições laborais ou de alguma dis-função do próprio organismo, sem relação com o trabalho, chamada de doença degene-rativa, a qual frequentemente atua de forma evolutiva, ou seja, pode agravar o quadro do paciente ao passar do tempo se não for cuidada.

Resta saber se o trabalhador deve ser indenizado ou não pela empresa nestes casos. Se o pro-

blema tem como origem o tra-balho, cabe a indenização, mas se a natureza é degenerativa, não. Existem, porém, situações especiais que exigem o cuidado maior na análise do caso.

O Tribunal Superior do Trabalho, o TST, condenou uma usina a indenizar em R$ 30 mil um cortador de cana que teve quadro de artrose agravado pelas más condições de trabalho às quais foi exposto na empresa. Segundo o laudo pericial, a patologia é de origem degenerativa, mas foi agravada em razão do serviço realizado.

O Tribunal Regional do Tra-balho de Campinas considerou irrelevante esta concausalidade por se tratar de doença degene-rativa. Mas o TST reformou a decisão, pois vem consagrando o entendimento de que o nexo concausal é suficiente para configurar o dever de indenizar nos casos de doença agravada em razão do desempenho da atividade.

Este julgamento é impor-tante e exige de todos nós maiores cuidados na análise de casos que envolvam doenças do trabalho.

Trabalhador deve ser

iNdeNizado pelo agravameNTo

da doeNça degeNeraTiva

Comente este artigo.

Envie um e-mail [email protected]

Departamento Jurídico

Colunas: Terças - Dieese | Quartas - Jurídico | Quintas - Saúde | Sextas - Formação

Confira seus direitos

Os companheiros na Fledlaz, em Ribeirão Pires, elegem hoje seus representantes de CIPA na fábrica. Vote em Alexandre Lourenço, o Nando, setor da Qualidade. Ele é apoiado pelo Sindicato, comprometido e bem preparado para defender as condições de saúde e segurança dos trabalhadores.

O Sindicato convoca os trabalhadores na Continental Parafusos, em Diadema, para assembleia de PLR amanhã, 24, às 13h30. Os companheiros na Fiamm, em São Bernardo, estão convocados para assembleia de PLR na sexta, 25, às 9h, no pátio da

empresa.

Os trabalhadores na Isringhausen, em Diadema, estão con-vocados para reuniões amanhã, 24, em dois horários: às 16h30 para trabalhadores na fábrica e às 18h para o administrativo. Na pauta, PLR, vale alimentação e convênio médico. Regional Dia-dema, Av. Encarnação, 290, próximo ao terminal Piraporinha.

eleição de Cipa Na Fledlaz é hoje

assembleias Na CoNTiNeNTal paraFusos e Na Fiamm

adonis guerra

divu

lgaç

ão

TRaBaLhadoReS na MeTaLPaRT e na TeCnoSeRv RejeITaM PRoPoSTaS de PLR

Em assembleias na tarde de ontem, os companheiros na Metalpart e na Tecnoserv, em Diadema, rejeitaram as propostas de Participação nos Lucros e Resultados, a PLR.

“As propostas não atende-ram às expectativas dos tra-balhadores e foram rejeitadas por unanimidade”, contou o coordenador de área, Antônio Claudiano da Silva, o Da Lua.

Na Metalpart, a pauta dos trabalhadores foi entregue há mais de um mês e foram três reuniões de negociação. “A empresa precisa melhorar o valor, rever as datas para ante-cipar os pagamentos”, contou.

Na Tecnoserv, os metalúr-gicos querem que a empresa flexibilize as metas.

“Parabenizo os companhei-ros pela unidade e é funda-mental estarem todos mobi-lizados para fazer com que as empresas percebam a disposi-ção de luta e apresentem novas propostas de PLR”, concluiu.

ageNda isriNghauseN

Acima, os companheiros na

Metalpart rejeitam proposta de PLR. Ao

lado, a rejeição foi na Tecnoserv, ambas em

Diadema

Page 3: “PoLíTICaS PúBLICaS TêM qUe SeR ConSTRUídaS CoM a ...0B20E2C2-22FD-43DD-92B5... · Bigodinho. Wellington criticou

3Tribuna Metalúrgica – Quarta-feira, 23 de maio de 2018

SIndICaTo deBaTe

aTUação eM deFeSa do

aBC e do PaíS

Para debater o papel dos Metalúrgicos do ABC na construção

de ações no ABC e no Brasil, cerca de 30 alunos da Uni-versidade Federal do ABC, a UFABC, conheceram a Sede na quinta-feira, dia 17.

“Este Sindicato entende a importância de pensar além da fábrica e de fazer a luta para melhorar a vida das pes-soas também no seu bairro, na sua comunidade, desde 1989, quando foi aprovado em congresso da categoria a atuação como Sindicato Cidadão”, afirmou o diretor executivo responsável pelas Relações Institucionais, Nelsi Rodrigues, o Morcegão.

Participaram do encontro alunos dos cursos de Polí-ticas Públicas, Engenharia

Ambiental, Engenharia de Produção, Relações Inter-nacionais, Economia e do mestrado.

“Isso significa que os Me-talúrgicos do ABC se preo-cupam com negociações e as relações trabalhistas, mas também discutem a organi-zação dos trabalhadores na sociedade e defendem pro-jetos de geração de emprego, de renda e crescimento”, explicou.

Morcegão ressaltou que o Sindicato sempre atuou nas entidades de planejamento da região, como, por exemplo, a criação das Câmaras Setoriais no ABC. “Essa construção se deu em um contexto de aber-tura de mercados pelo Collor e uma grande quebradeira de

empresas no ABC”. Além disso, a implantação

do Fórum de Cidadania, da Câmara Regional do ABC e da Agência de Desenvolvi-mento Econômico do Grande ABC na década de 90.

“Inclusive a própria UFABC é uma demanda dessa pauta regional”, destacou.

“A região tem histórico de avanços regionais e isso agora passa por um desmonte em virtude da falta de visão dos governantes da região de entender que essas políticas têm que ser construídas com a participação da sociedade”, ponderou.

“O Sindicato continua defendendo e participando dos espaços de diálogo para mudar a vida das pessoas”, concluiu.

Entre as discussões de políticas públicas, os Meta-lúrgicos do ABC participam desde o ano passado das reuniões de elaboração do novo regime automotivo, o Rota 2030, em defesa de melhores empregos, renda e o desenvolvimento da indús-tria nacional.

Durante o 11º Encontro Nacional de Ferramentarias, Enafer, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, nos dias 17 e 18, o diretor executivo do Sindicato, responsável

por políticas industriais, Wellington Messias Da-masceno, e o secretário de Formação da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, cobraram o re-presentante do Ministério da Indústria, Comércio Exte-rior e Serviços, o MDIC, Igor Calvet, sobre o programa.

“Colocamos nossa preo-cupação pelo fato de o Brasil estar sem regime automo-tivo desde o início do ano

e o desmonte da indústria nacional com o crescimento das importações. O formato do Rota 2030 como está não vai gerar empregos”, avaliou Bigodinho.

Wellington criticou que o regime automotivo vinha sendo discutido por vários representantes de trabalha-dores, governo, empresas e universidades e agora está virando um projeto reduzido.

“O programa como está sendo cogitado, muito tímido em relação ao que havíamos

discutido, não dá conta dos desafios que iremos enfrentar. É importante ter estímulo às áreas de pesquisa e desenvol-vimento, mas não pode se li-mitar apenas a isso”, ressaltou.

“Temos que ter o Ob-servatório da Indústria que dê conta de acompanhar o movimento do setor e ser propositivo. Também temos que ter a garantia das cinco etapas de ferramentaria den-tro do programa, como era no Inovar-Auto”, prosseguiu.

O dirigente cobrou ainda a

proposta de liberação dos cré-ditos retidos no âmbito federal.

“Discutimos a liberação do ICMS nos Estados. Só no governo de São Paulo são cer-ca de R$ 5 bilhões retidos que podem ser utilizados pelas montadoras para o fortaleci-mento das ferramentarias. O governo federal também tem créditos retidos em impostos que poderiam ser liberados da mesma forma, como in-vestimentos em ferramenta-ria e em outros setores estra-tégicos da indústria”, propôs.

edu

guim

arãe

s

MeTaLúRgICoS do aBC CoBRaM PoLíTICaS PaRa a FeRRaMenTaRIa

Page 4: “PoLíTICaS PúBLICaS TêM qUe SeR ConSTRUídaS CoM a ...0B20E2C2-22FD-43DD-92B5... · Bigodinho. Wellington criticou

ediTal para CoNvoCação

de assembleia Na asbrasile FiNesTamp

“O SINDICATO DOS METALÚRGICOS DO ABC convoca todos os trabalhadores na empresa ASBRASIL SA (em recuperação judicial) e na empresa FINESTAMP METALÚRGICA LTDA, (sócios e não sócios, na produção e na administração), com endereços na Rua João Daprat, número 431, Jardim Dalva, SBC, a participarem das Assembleias Extraordinárias que serão realizadas no dia 25, do mês de maio, do ano de 2018, sexta-feira, no seguinte horário: 8 horas, no pátio das empresas, com a seguinte ordem do dia: a) Discussão e deliberação sobre proposta de Acordo de “Participação nos Lucros ou Resultados”; b) proposta de acordo sobre o final do ano, não reajuste do plano de saúde e aumento do visa-vale; c) Discussão e deliberação da contribuição negocial como recurso essencial para custeio desta negociação coletiva, visando à celebração da norma coletiva que contemple os interesses dos trabalha-dores, sindicalizados ou não, na empresa; d) Autorização para a diretoria celebrar o respectivo acordo coletivo de trabalho ou aditamento; e) Outros assuntos de interesse dos trabalhadores nas empresas. São Bernardo do Campo, 22 de maio de 2018. Wagner Firmino de Santana. Presidente”.

fotos: edu guimarães

O Palmeiras treinou cobran-ças de pênaltis para o jogo de volta das oitavas da Copa do Brasil. Como venceu o jogo de ida por 2 a 1, tem a vanta-gem do empate.

Substituto de Cássio, que se apresentou à seleção brasi-leira, o goleiro Walter terá a chance de estrear na Liber-tadores amanhã pelo Corin-thians.

Desde a saída de Lucas Lima, o Santos busca um meia arma-dor. Seis atletas foram testados: Vecchio (foto), Jean Mota, Vitor Bueno, Léo Cittadini, Diogo Vitor e Rodrygo.

Aguirre tem 14 jogos como técnico do São Paulo e a meta é vencer fora de casa. O time perdeu três e empatou quatro vezes no período.

COPA DO BRASIL

Hoje – 21h45Palmeiras x América-MG

Allianz Parque

Tribuna Esportivafotos: divulgação

4 Tribuna Metalúrgica – Quarta-feira, 23 de maio de 2018

Redação: Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo – CEP: 09721-100 – Fone: 4128-4200 – Site: www.smabc.org.br – E-mail: [email protected]. Regional Diadema: Av. Encarnação, 290 – Piraporinha – Fone: 4061-1040 – CEP: 09960-010. Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra: Rua Felipe Sabbag, 149 – Centro – Ribeirão Pires – Fone: 4823-6898 – CEP: 09400-130. Diretor Responsável: Aroaldo Oliveira da Silva. Coordenadora: Rossana Lana. Repórteres: Luciana Yamashita e Olga Defavari. Arte e Diagramação: Rogério Bregaida. CTP e Impressão: Simetal ABC Gráfica e Editora – Fone: 4341-5810. Os anúncios publicados na Tribuna Metalúrgica são de responsabilidade dos próprios anunciantes. O jornal não responde em nenhuma circunstância pela oferta e venda de produtos e serviços.

Publicação diária do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC

smabc.org.br

Durante assembleia realizada ontem, os trabalhadores na Mercedes, em São Bernardo, em greve desde o dia 14, foram informados pela direção do Sindicato sobre a falta de enten-dimento com os representantes da montadora, que decidiu entrar na justiça para contestar a greve. Nova assembleia no pátio da fábrica ocorre hoje, às 7h30.

A Mercedes já entrou com pedido de dissídio na Justiça do Trabalho. “Diante dessa posição, nossa greve está mantida e continuamos tentando estabelecer um diálogo com a direção. Vamos acionar o Departamento Jurídico do Sindicato para conduzir esse processo. Essa luta é de todos e de todas”, refor-çou o coordenador do CSE na montadora, Ângelo Máximo de Oliveira Pinho, o Max.

“Estamos, a todo momento, sinalizando para a empresa que o avanço precisa estar no reajuste salarial, precisa aparecer um aumento real e também no valor da PLR, é isso que estamos debatendo”, completou.

MeRCedeS TenTa na jUSTIça aCaBaR coM A gREvE, tRAbAlHAdoRES RESiStEM

ediTal para CoNvoCação

de assembleia Na bombas gruNdFos

sobre parTiCipação Nos luCros

e resulTados

“O SINDICATO DOS METALÚRGICOS DO ABC convoca todos os trabalhadores na empresa BOMBAS GRUNDFOS DO BRASIL LTDA. (sócios e não sócios, da produção e da administração), com endereço na Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, número 630, Vila Rosa, SBC, a participarem da Assembleia Extraordinária, que será realizada no dia 28, do mês de maio, do ano de 2018, segunda-feira, no seguinte horário: 9h30, no refeitório da empresa, com a seguinte ordem do dia: a) Discussão e deliberação sobre proposta de Acordo de “Participação nos Lucros ou Re-sultados”; b) Discussão e deliberação da contribuição negocial como recurso essencial para custeio desta negociação coletiva, visando à celebração da norma coletiva que contemple os interesses dos trabalhadores, sindicalizados ou não, na empresa; c) Autorização para a diretoria celebrar o respectivo acordo coletivo de trabalho ou aditamento; d) Outros assuntos de interesse dos trabalhadores na empresa. São Bernardo do Campo, 23 de maio de 2018. Wagner Firmino de Santana. Presidente”.

max