Download - PORTOS FLUVIAIS URBANOS - FAU - USP · 3DUD UHDOL]DU D PDQXWHQ¾R FRQVWDQWH GR +LGURDQHO SURSÐH VH GRLV WLSRV GH GUDJDV IOXWXDQWHV TXH WHP FRPR IXQ¾R H[WUDLU …

Transcript

Para realizar a manutenção constante doHidroanel, propõe-se dois tipos de dragasflutuantes que tem como função extrair ossedimentos acumulados no leito dos rios. Adragaporto fixa permanece atracadaimediatamente à jusante da foz dos grandesrios, impedindo ao máximo a chegada desedimentos ao Hidroanel. Já a draga flutuantemóvel é uma embarcação que se movimentaao longo do canal, para limpar a foz dospequenos afluentes e os fundos de braço dasrepresas.

DRAGAPORTO

O lodoporto, porto de origem do lodo,deve ser implantado junto às estaçõesde tratamento de esgoto e estações detratamento de água que estejam na áreade influência do Hidroanel.

metropolefluvial.fau.usp.br

LODOPORTOOs ecoportos serão locais de entrega deresíduos sólidos domiciliares e deestabelecimentos comerciais e prestadoresde serviço, que tenham sido pré triados, ouseja, previamente segregados conforme suaconstituição ou composição.

Desta forma, o ecoporto receberá apenasresíduos limpos, secos e não perigosos queserão triados, compactados e encaminhadosaos triportos.Os catadores de materiais reutilizáveis erecicláveis deverão ser integrados ao seufuncionamento.

De caráter educacional, os ecoportos serãopolos de educação ambiental e de incentivo aoconsumo consciente. São locais desensibilização e informação do valor do �lixo�.Sob esta perspectiva, poderão serorganizadas feiras de trocas que estimulem acultura de repensar, reduzir, reutilizar,reaproveitar e reciclar.

Localizados nas cabeceiras das pontes, na fozde afluentes e nos fundos de braço derepresas, os ecoportos serão integrados àmalha urbana, de forma que poderão seracessados à pé e por veículos nãomotorizados, veículos motorizados individuaise caminhões coletores.

ECOPORTO

Os transportos são portos de transbordo delixo, entulho e terra. Tratam-se de portosfechados, implantados em dársenas (lagos decarga e descarga) onde os barcos urbanoscom compartimento de carga fechado serãocarregados com os resíduos sólidos. Oriundosde caminhões coletores, os resíduos poderãoser triados e compactados antes de seremdestinados aos triportos.

TRIPORTOOs triportos são chamados assim devido àstrês funções que lhes são atribuídas: triagem,processamento e destinação final; e ao papeltri-modal que lhes cabem, interpolando osmeios hidro, rodo e ferroviário. Para isso, suaslocalizações são definidas em entroncamentosdas diferentes matrizes de transporte. Essesportos são o destino final dos resíduos sólidoscom origem na metrópole.

No triporto os resíduos sólidos serão tratadospara que sejam reutilizados, reaproveitados ereciclados, de forma que tornem-se insumospara a indústria. Os resíduos que não poderãoser utilizados neste processo, serãotransformados em energia (através dabiodigestão ou, em última instância,incineração). Deverão ser tecnologias limpascomo forma de minimizar impactos ambientaisque deverão estar em constantedesenvolvimento e aprimoramento. Por fim, osrejeitos receberão uma disposição finalambientalmente adequada.

O triporto possuirá uma linha de cais dedesembarque dos resíduos sólidos e uma linhade cais de embarque de material reciclado.Esta carga comercial poderá ser distribuídapela hidrovia, através dos transportos. Assim,fecha-se o ciclo da cadeia produtiva atreladaaos conceitos de ecologia industrial, no qual oconsumo de energia e materiais é otimizado, ageração de resíduos é minimizada e osefluentes de um processo podem sercatalisadores de energia elétrica.

O projeto do Hidroanel propõe que todos osprocessos de manufatura estejam emconstante renovação, de acordo compesquisas tecnológicas realizadas pelasdiversas disciplinas interessados numa melhorintegração entre questões ambientais eatividades econômicas. Estas questões,ligadas à prevenção, redução ou eliminação deresíduos sólidos ou poluentes, ao uso eficientede energia e, logo, à conservação de recursosnaturais, estão intrinsecamente relacionadasao projeto do Hidroanel e devem ser postasem debate para a construção coletiva dametrópole.

TRANSPORTOSOCIEDADE

RESÍDUO SÓLIDO

PRÉ TRIADO NÃO TRIADO

LIXO LODO LIXO, ENTULHO ETERRA

SEDIMENTOS DEDRAGAGEM

ECOPORTO LODOPORTO TRANSPORTO DRAGAPORTO

TRIPORTO

REJEITOS INSUMOS ENERGIA

REUTILIZAÇÃOREAPROVEITAMENTO

RECICLAGEM

INDÚSTRIADISPOSIÇÃO FINALAMBIENTALMENTE

ADEQUADA

PORTOS FLUVIAIS URBANOSDE CARGAS PÚBLICAS

1:50.000