Download - Potiguar Notícias - Edição 365

Transcript
Page 1: Potiguar Notícias - Edição 365

www.potiguarnoticias.com.brParnamirim - 28 de março de 2011 - segunda-feira Ano 12 - número 365 - R$ 1.50

José Pinto Júnior

Na políticapotiguar temalguma coisa derretendo

›› Página 2

Cefas Carvalho

População depaíses ricosabandonamreligiões

Valerio Mesquita

Pancadasesparsas: maiscausos sobrepotiguares

›› Página 2

Evandro Borges

›› Mun. Pág. 3

Rômulo Estânrley

›› Mun. Pág. 2

João Bezerra

Será que agora aCopa do Mundoem Natal vai dar certo?

›› Página 5

Potiguar NotíciasPesquisa mostra que criticar Micarla dá voto

Presidente da CDL deGoianinha quer avanço

›› Pág. 4

MUNICÍPIOS

“Paixão de Cristo” seráencenada em Ielmo Marinho

›› Capa

Rally RN 1500 terá etapa emCurrais Novos em abril

›› Capa

Petrobrás repassa R$ 30milhões a municípios

›› Pág. 3

›› Página 7

Convêniosmunicipais e acontinuidadeadministrativa

Grupo deDibson Nasserpassa a comporgestão Marília

Rômulo eStânRley maciel gonzaga

Ex-prefeito de Guamaré é denunciado por fraude pelo MPF

›› Municípios. Pág. 2

›› Pág. 3

Ligações de esgoto clandestinasirritam moradores de bairro

Um potiguar noMinistério da Cultura

Padre Antônio Miguelquer PT na Câmara

O Diário Oficial da Uni -ão publicou na quinta-feira(24) portaria nomeando onovo chefe da Representa-ção Regional Nordeste doMinistério da Cultura.Tra-ta-se do potiguar Fábio Li-ma, filiado ao PT e ligadopoliticamente à deputadaFátima Bezerra. A Repre-sentação Regional Nordes-te atua em Pernambuco,Rio Grande do Norte, Pa-raíba, Ceará, Maranhão,Piauí e Sergipe.

Pároco de Parnamirim,Pe. Antônio Miguel con-firmou, em entrevista aoPN, a sua disponibilidadepara contribuir com o par-tido ao qual é filiado, oPT. Pe. Antônio admitiu odesejo de ter seu nome li-gado ao do partido na Câ-mara Municipal, masnão encara isso comofoco principal, tendocomo prioridadedar a sua contri-buição ao PT ea Parnamirim.

›› Página 3›› Página 8

›› Municípios. Pág. 2

›› Capa.; Parnamirim

Potiguar capa:2.qxd 25/3/2011 18:26 Page 2

Page 2: Potiguar Notícias - Edição 365

Diretor:José Pinto Júnior - DRT-RN nº 848

Diretor Comercial: Sandro Luiz - [email protected](84) 3272-1919

Assinatura:(84) 3272-1919

Um jornal a serviço de Parnamirim e do RN

Editor:Cefas Carvalho

C.N.P.J: 05.585.247/0001-30 - Insc.mun. 004.456-3 Circulação :PARNAMIRIM, NATAL, MOSSORÓ, SÃO JOSE DO MIPIBU, NISIA FLORESTA, SENADOR GEORGINOAVELINO, GOIANINHA, CEARÁ-MIRIM, EXTREMOZ, SÃO GONÇALO, MACAÍBA, MONTE ALEGRE, GUAMARÉ,AREZ, BREJINHO, BOM JESUS, PASSA E FICA, CAMPESTRE, VERA CRUZ E NOVA CRUZ.

Rua José Serafim Nunes, 145 - Vale do Sol, Parnamirim - RN - CEP: 59.143-265 - Telefax: 3272-1919Home page:www.potiguarnoticias.com.br E-mail:[email protected] / [email protected]

Administração e Finanças:Irandi M. Dantas Pinto

[email protected]

José Pinto Junior

Política2

TEM ALGO DERRETENDOTem algo derretendo! E não são apenas as geleiras do Pólo Norte. A sociedade está

se contorcendo igual cobra em areia quente. Além de terremoto e tsunami, há umatemperatura subindo. O Congresso deu posse e o STF manda para casa os que entra-ram no lugar dos fichas-sujas. Antes, os mais votados foram impedidos pela mesmalei, que agora só vale para 2012. Mandatos serão derretidos. Neste País, que votar éobrigatório - e o título de eleitor não serve para nada porque se vota com um docu-mento com foto – tem algo derretendo. Derreteu as coligações na proporcional. Massuplência e reeleição não vão derreter? O Congresso começa a votar a reforma políti-ca para o STF não substituí-lo, para não derretê-lo!

O supremo também impôs a fidelidade partidária. Sair do partido não pode, poisperde o mandato, mas fundar outro, pode! Pronto! Derreteu outra decisão do Supre-mo! Kassab perde disputa interna, sai do DEM e funda o PSD. Derreteu a norma. Senão derreteu, escapou. Afinal, sempre tem um jeitinho.

Em Natal, o vereador Enildo Alves coloca água no chopp de Carlos Eduardo Al-ves e Agnelo, provocando um derretimento em família, pois os três são parentes. JáMicarla, tem imagem derretida com desaprovação de mais de 80%. Adão Eridan eRobinson, Hermano, Mineiro e Felipe aparecem. Wilma surge. Paulinho Freire go-vernou Natal por um mês e derreteu Micarla na frigideira da Consult.

Obama, que tentava derreter o antiamericanismo nos trópicos, voltou o olhar paraa Líbia, que também tem petróleo e bombardeio. Querem derreter o ditador Kadaf.Por aqui, enquanto os alimentos derretem os salários, os políticos negam que pensamna eleição do ano que vem. Mas, o impiedoso tempo derreterá este jeito de tergiver-sar. Definitivamente, não são apenas as geleiras que estão derretendo.

FEUDOO argumento do ex-deputado Índio da Costa, do Rio de Janeiro, para mudar de partido:

“Sempre acreditei no DEM, mas no Rio somos um feudo da família Maia”. Bom, se mudarpara o RN, não adiantaria nada para o ex-candidato a vice do tucano José Serra. O homemcaiu nos braços de Kassab.

NÍSIA PRECURSORAA Campanha da Fraternidade da Igreja Católica enfatiza a questão do meio ambiente. É

bom lembrar que a Campanha da Fraternidade foi criada por Dom Eugênio Sales, em solopotiguar, precisamente na comunidade de Timbó, em Nísia Floresta.

LOIRA CARATomar cerveja, que não combina com direção, cada vez mais, não combina com o verbo

economizar. A loira gelada nunca foi tão cara.

[email protected]

Potiguar Notícias | Parnamirim, 28 de março de 2011 - segunda-feira

PLANETA ÁGUAEstudo da Agência Nacional das Águas (ANA) registra que 55% dos 5.562 municípios

brasileiros terão problemas de abastecimento de água. Estes municípios representam 70%do consumo. Mesmo assim, o desperdício corre solto.

Valério Mesquita*[email protected]) O Piató de outrora (Assu),

era mais interessante. Sem essa dequilombola, nem a influência datal “cultura branca”. O Piató deZé Preto, Biubal e do Nêgo To-nho, era bem mais alegre. Osacontecidos, trágicos ou cômicos,viravam estórias. Certa vez, maisum causo chegou à delegacia. Amulata Sabina, parou no meio domato, para uma necessidade fisio-lógica. O nêgo Tonho, que caçavapassarinhos, vendo aquela “arru-mação”, tentou agarrar a morena-ça. Frente ao delegado, Sabinacontava a seu modo, o ocorrido:“Ole”, dizia a mulher, “Ía eu e“cumade” Zefa “cadela”, (tradu-ção: pra casa dela). Aí, surgiu essenêgo com os “trusui” de fora, e eunum sei “mai o avicouve” (quis di-zer: o que aconteceu) seu delega-do, deixa eu mijar que tá “pinga-no” (deixe eu ir embora que estáescorrendo)”. E viva a velha La-goa do Piató, com seus causos eestórias de troca letras.

02) Chicão Albuquerque, ge-rente, tornava-se austero quandosentado na agência do banco.Quando à paisana, era a irreverên-cia e o deboche em pessoa. Certavez, num supermercado, olhoupara uma embaladora, por sinal,

linda menina, e ordenou: “Minhafilha, ponha essas mercadorias emduas sacolas, para evitar que serasguem no meio da rua, e eu te-nha que me lembrar de você e desua mãe, dizendo coisas que eunão tenho certeza, se ela é!”. Chi-cão Albuquerque era uma insus-tentável leveza de ser.

03) A cidade de Jardim do Seri-dó já está em efervescência políti-ca. De um lado, o padre-prefeitoJosimar. Do outro, o cantor forro-zeiro Amazan. Ainda está cedopara os embates de campanha, noentanto, os futuros candidatos,juntos aos seguidores, já ensaiammovimentos.

Em shows pela cidade, Ama-zan puxa o fole e canta: “Eu amar-rei e quero o boi no pé da cajarana.Eu quero o touro amarrado, no péda cajarana!”. Uma aluzão camu-flada ao voto e ao adversário. Opadre delicado e zeloso, não sai dalouvação e repete: “Meus irmãose munícipes, orai e vigiai!”.

04) Houve época em que otrem era o grande elo de ligaçãoentre as cidades interioranas. In-clusive, tal coisa era notícia atravésdos jornais, revistas, etc. Joca deOvídio, polêmico vereador de SãoRafael, dia sim, dia não, recebia osjornais vindos de Natal e aí seatualizava, apesar de um tanto

quanto atrasados. Amigos e curio-sos faziam roda para ouvir a leitu-ra do Joca que às vezes, mais pare-cia um locutor global. Certa vez,Joca lia e fazia comentário: “En-graçado, esse jornal fala que umsujeito em disparada caiu da suamoto, quebrou o braço e o pesco-ço, mas não diz se morreu...! Co-mo é que se publica uma notíciadessa... pela metade? Comigo é ounão é! Morreu ou não morreu?”.

05) Chica Côco, a famosa e le-viana angicana, “aliviava” a matu-tada, em dia de feira. A “coisa”era tão ostensiva, que na casa deChica, os varões faziam fila. Pare-cia sala de espera de gabinete mé-dico. Zé Filastro, negão com saú-de de ferro, tinha fama de bem do-tado. Diziam que Filastro “amar-rava o garrote” junto ao joelho eandava sempre com a estrovengasubjugada.

Ele, morava em Afonso Bezer-ra, e todo sábado fazia romaria acavalo. “Valia a pena”, dizia o ga-ranhão. “Mais vale um prazer doque dez mil réis”. Certa vez, al-guém perguntou a Chica Côco,como ela “aguentava aquilo”.Chica, respondeu com ares de pe-dagôga: “Um dia, aquilo baixa enão sobe mais. O que não é parasempre, a gente suporta. E assimvou “levando” a vida”.

Valério [email protected]

Vicente Vitoriano

RÔMULO ESTÂNRLEY - INTERINOFoi realizado no último dia 19,

no auditório do IFRN da CidadeAlta, o 1° Fórum de Arte Seqüen-cial de Natal (FAN). O evento foiorganizado pela Associação Brasi-leira de Arte Seqüencial Repúblicados Quadrinhos, que tem à frenteo presidente Roberto Flávio, o Be-to Potyguara. Marcaram presençao professor Luiz Elson, Lula Bor-ges, Milena Azevedo, LeonardoFeitoza e o chargista Brum, que fa-laram, respectivamente, sobre: oProjeto 1ª Edição, as resoluções doFórum de Cultura Potiguar e asetapas para quem tem interesse emelaborar projetos, as novidades daFLIQ (Feira de Livros e Quadri-nhos de Natal) e a reformulaçãodo Portal GHQ (Garagem Her-mética Quadrinhos), como cadas-trar revistas, histórias e persona-gens na Biblioteca Nacional, e aproposta da criação de uma tabelade preços para desenhistas e rotei-ristas potiguares.

Milena Azevedo lembrou queesse ano haverá uma porção deeventos acadêmicos de quadrinhos

(ou que abordarão a mídia), comoas Jornadas Internacionais de His-tórias em Quadrinhos (USP), oEncontro Nacional de Estudos so-bre Quadrinhos e Cultura Pop(UFPE) e até a ANPUH, que traráum simpósio temático sobre HQs.Isso mostra que é necessário pro-duzir também artigos acadêmicosvisando analisar a produção dos tí-tulos que estão sendo publicados,bem como insistir na instrumenta-lização dos professores para apli-car corretamente os quadrinhos nasala de aula.

Após a fala de cada um, BetoPotyguara leu os principais tópicosque deveriam ser postos em discus-são na mesa-redonda: a participa-ção de cada um para a elaboraçãoda tabela de preços proposta porBrum; como melhorar a distribui-ção das HQs do 1ª Edição; a ne-cessidade da criação de um calen-dário de atividades anual; a forma-ção de uma comissão para fiscali-zar o progresso das atividades pro-postas no Fórum, elaborar proje-tos, fazer contato com escolas eempresas para viabilizar palestras,

oficinas e outros projetos.Com o tempo estabelecido pelo

IFRN já estourado, não foi possí-vel estender a mesa-redonda, fican-do algumas questões a ser finaliza-das via e-mail. Embora o públiconão tenha sido o esperado (muitosligaram dando satisfações por nãoestarem presentes, além dos que seequivocaram e foram ao IFRN daAvenida Salgado Filho), quemcompareceu teve a chance de tirardúvidas e trocar idéias com os pa-lestrantes e os demais presentes.

Ao encerar o Fórum, Beto Po-tyguara garantiu que esse ano aABAS/RQ terá presença na RioComicon ou no FIQ, com estandepróprio, e que ao final do ano tere-mos um novo Fórum, prática quedeverá ser constante para aglutinara classe quadrinista potiguar.

À medida que os projetos vãose concretizando e novas idéias co-meçam a surgir, é necessário reuniros quadrinistas para analisar o quedeu certo e o que continua sendoviável; o que deu errado e necessitaser repensado; e o que ainda nãofoi colocado em prática.

PANCADAS ESPARSAS

1º FÓRUM DE ARTE SEQÜENCIAL DE NATAL

PRIMEIRA SUPLÊNCIAO ex-prefeito de Parelhas, Dr. Petronilo, poderá assumir uma vaga na Assembléia Legis-

lativa em 2013. Motivo: O homem é suplente de seis deputados do PMDB - alguns compretensões de migrarem para o Poder Executivo.

DE GOVERNOA governadora Rosalba Ciarlini (DEM) escolheu, enfim, o seu líder na Assembléia Le-

gislativa. A escolha foi óbvia para ter demorado tanto. O deputado Getúlio Rego é do par-tido da governadora e tem preparo e perfil para a missão.

DE OPOSIÇÃONa oposição, um nome para representá-la ainda não foi definido. Até agora, se destacam

os deputados Fernando Mineiro (PT), Hermano Moraes (PMDB) e Fábio Dantas (PHS).

ABCO técnico Leandro Campos, que havia sido demitido, comandará o ABC no jogo de

quarta-feira contra o Vasco da Gama, pela Copa do Brasil.

SAIDINHA DE BANCOO deputado Walter Alves anunciou promulgação de lei de sua autoria, aprovada na As-

sembléia do RN, impondo aos bancos uma série de providências com o objetivo de dificul-tar a atuação de bandidos especializados no assalto denominado "saidinha de banco".

FIM DE PROGRAMAA TV Tropical comunicou ao vereador Ney Lopes Júnior o fim do programa em que ele

orienta os telespectadores com dicas jurídicas.

Potiguar 2:2.qxd 25/3/2011 18:16 Page 2

Page 3: Potiguar Notícias - Edição 365

Até Aldo?!

O ex-prefeito de NatalAldo Tinoco comentou,em matéria da Tribuna doNorte, a rejeição de84,5% à administraçãoMicarla, conforme reve-lou a pesquisa Consult,divulgada sobre a avalia-ção da gestão municipal ea sucessão de 2012.

Até Aldo?! 2No seu blog, o jornalis-

ta Alisson Almeida anali-sou a situação: “Aldocontemporizou, dizendoque os prefeitos do RNenfrentam uma crise emfunção da queda dos re-passes do FPM, mas, emseguida, lembrou que, nametade do mandato, em1995, seu índice de rejei-ção girava entre 20% e25%. A reprovação à pre-feita-borboleta, portanto,é a maior enfrentada porum gestor natalense”.

Até Aldo?! 3“Vale lembrar que Aldo

Tinoco se transformounum personagem folclóri-co, político de mandatoúnico e símbolo de gestormal avaliado pela popula-ção. À época, virou o pa-tinho feio da província.Ninguém o queria comoaliado.

Micarla conseguiu su-perá-lo com folga”.

ABC e Ótica DinizA empresa Ótica Diniz

anunciou que será a pa-trocinadora oficial doABC no jogo do próximodia 30, no Frasqueirão,contra o Vasco da Gama.A partida é válida pelaCopa do Brasil. A Dinizinformou que tem 480 óti-cas em 140 cidades distri-buídas pelos 27 Estadosbrasileiros. Só no RioGrande do Norte são 30lojas, 14 em Natal.

Sai Ney Lopes Jr.Alegando falta de espa-

ço, a TV Tropical comuni-cou ao vereador Ney Lo-pes Júnior o fim do pro-grama em que ele orientaos telespectadores com di-cas jurídicas.

Bebida, não!Projeto de Lei apresen-

tado pelo deputado JesusRodrigues (PT-PI) proíbetanto o consumo de bebi-da alcoólica em depen-dências oficiais dos TrêsPoderes, como também oseu pagamento com di-nheiro público. A propos-ta é pra valer, também, noâmbito dos Estados e dosmunicípios. Na opiniãodo deputado, "não fazsentido o estado proibir ouso de álcool, punir os in-fratores e estimular o con-sumo dessas bebidas emsolenidades".

Senador fantasmaDeu na coluna de Clau-

dio Humberto: “O sena-dor Demóstenes Torres,agora ocupando o gabine-te que pertenceu ao sau-doso Romeu Tuma, foiavisado pela assessoriaque nesta sexta o local se-rá visitado por espíritas.Funcionários de Demós-tenes juram que Tumatem aparecido por lá.”

Cepe

O Conselho Fiscal doCEPE - Clube dos Empre-gados da Petrobras apro-vou por unanimidade aprestação de contas dagestão do presidente doCepe, Valcimar Meira.Este é um pré-requisitofundamental para que opresidente possa se candi-datar a reeleição. Valci-mar deverá tentar a reelei-ção, conforme já externouaos membros do Clube

Política3

[email protected]

DaRedação

emanuel amaral

Potiguar Notícias | Parnamirim, 28 de março de 2011 - segunda-feira

arquivo pn

PEsquisa consult

CEFAS CARVALHOA pesquisa da Consult

sobre intenção de voto paraa Prefeitura de Natal em2012, divulgada na últimaquinta-feira, dia 24, permitediversas leituras, mas, umaleitura salta aos olhos: seradversário direto da prefeitade Natal, Micarla de Sousa(PV) garante intenção devoto do eleitor natalense.

Obviamente muitos jor-nalistas e blogueiros anali-saram a liderança do ex-pre-feito de Natal, Carlos Edu -ar do Alves (PDT) como sin-tomática. Com 50% na si-mulação de voto espontâ-neo e 50% na estimulada,Carlos se destacou ao longodesses dois anos como críti-co implacável da adminis-tração Micarla. Mais que is-so, as críticas de Micarla aCarlos (antecessor dela)acabaram resultando emum sentimento favorável aele, tal o desgaste de Micar-la e sua administração.

Mas, outras performan-ces na pesquisa merecemanálise. O vereador natalen-

Carlos Eduardo Alves

jefferson lira

OLIVEIRA WANDERLEYFátima Bezerra: "A im-

pressão que fica é que a ges-tão de Micarla de Souzaacabou antes do fim".

“A pesquisa que avalia aintenção de voto para a Pre-feitura de Natal é um verda-deiro tsunami de desaprova-ção da atual gestão. Ela re-vela em números o que já sepercebe em todos os recan-tos da cidade”.

A declaração é da deputa-da federal Fátima Bezerra

(PT), ao avaliar os númerosda pesquisa do InstitutoConsult, que aponta umquadro desfavorável para aprefeita de Natal, Micarlade Souza.

“A impressão que fica éde que a gestão de Micarlaacabou antes do fim ou, nomáximo, comporta-se comoum doente em estado termi-nal que busca de maneiradesesperada um milagre ouuma tábua de salvação”,afirma Fátima.

Para a deputada do PT, osdados da pesquisa são in-contestáveis e “não autori-zam que a prefeita vendailusões para o futuro”.

Fátima diz que nem mes-mo as obras da Copa de2014 serão suficientes para arecuperação da gestão deMicarla. “A atual gestãonão tem condições de se re-cuperar. As obras para a Co-pa de 2014 não funcionarãocomo uma varinha mágica,até porque a população sabe

que essas obras não são daPrefeitura”, assinala Fáti-ma.

Acrescentando: “Isso se aatual gestão não conseguirinviabilizar a realização daCopa em Natal. Não torço enem quero isso, mas comuma gestão sem rumo, semprojeto e carente de compe-tência política e administra-tiva, não é demais ter receio.Com essa gestão, não dá pa-ra a cidade ter certeza de na-da”.

Fátima: “A gestão Micarla acabou antes do fim”crítica

se Adão Eridan (PR) teve naespontânea, 5,1% das inten-ções de voto, percentual aci-ma de nomes como Fernan-do Mineiro (PT), com 4,5, ede Felipe Maia e Fábio Fa-ria. Sintomático que Adãotenha se transformado emcrítico feroz de Micarla nosúltimos meses. A populaçãoassociou sua artilharia ver-

bal contra a prefeita comocapacidade de administrar omunicípio. Somando as in-tenções de voto de Carlos,Adão Eridan e Mineiro (trêsdos maiores críticos de Mi-carla), temos 59,6% dos ou-vidos na pesquisa.

O percentual de Wilmade Faria, do PSB, (34,5%)considerado baixo pelo peso

Críticos de Micarla têm bom desempenho em pesquisa

Adão Eridan, vereador

divulgação

DA REDAÇÃO DO PNDezenas de detentas, ho-

mens e mulheres foramtransferidos para o presídioimprovisado no Parque In-dustrial. O secretário de Jus-tiça e Cidadania, ThiagoCortez diz que se trata deuma medida provisória, en-quanto se conclui as obrasda DEPROV.

Mas a população do Par-que Industrial está revoltadae promete protesto. Argu-mentam que a instalaçõesnão são seguras e que o pre-ço dos imóveis despencarão.

A polêmica chegou à Câ-mara de Parnamirim. A ve-readora Kátia Pires solici-tou da presidência do Legis-lativo que o secretário Thia-go Cortez venha explicar os

motivos da transferência daspresidiárias para o ParqueIndustrial. O secretário de-verá comparecer a Câmarano dia 30. Segundo Kátia,que visitou o local, “nãotem condições de manterapenados em um local tãodesumano. É preciso encon-trar uma solução mais ade-quada”, defendeu.

KÁtia PirEs

Vereadora criticacondição de presídio

eleitoral dela, mostra que oeleitorado pode ter se cansa-do da relação dúbia que a“Guerreira” teve e tem comMicarla. Ou seja, criticarMicarla dá votos.VICE-PREFEITO

Tanto que até mesmo ovice-prefeito Paulinho Frei-re tem percentuais maioresque o da prefeita, tanto naespontânea como na esti-mulada.

Na primeira, Paulinhotem 6,4%, Micarla, 5,9%.Na segunda, eles apresen-tam os mesmos números.Lembremos que Paulinhoadministrou Natal duranteum mês, quando Micarla selicenciou para fazer umapequena cirurgia em SãoPaulo.

Paulinho não criticouMicarla explicitamente naocasião, mas parecia deixarclaro que queria adminis-trar de modo diferente, me-nos espalhafatoso que a pre-feita-borboleta. Criticar Mi-carla, pelo visto, dá prestí-gio e voto em Natal, nosdias de hoje.

O Diário Oficial daUnião publicou na quinta-feira (24) portaria nomean-do o novo chefe da Repre-sentação Regional Nordes-te do Ministério da Cultu-ra.Trata-se do potiguar Fá-bio Lima, filiado ao PT e

ligado politicamente à de-putada federal Fátima Be-zerra.

A Representação Regio-nal Nordeste do Ministérioda Cultura atua nos Esta-dos de Pernambuco, RioGrande do Norte, Paraíba,Ceará, Maranhão, Piauí eSergipe. Sua sede fica emRecife. O órgão é responsá-vel pela implantação eacompanhamento das polí-ticas culturais; presta infor-mações sobre os progra-mas, projetos e atividadesdo Ministério da Cultura,bem como orienta e acom-panha sua implementação.

Fábio Lima integra a di-reção nacional do Setorialde Cultura do Partido dosTrabalhadores.

ministério da cultura

Potiguar é nomeadopara cargo federal

Kátia Pires

Fábio Lima

potiguar 3:2.qxd 25/3/2011 18:15 page 2

Page 4: Potiguar Notícias - Edição 365

4 Potiguar Notícias | Parnamirim, 28 de março de 2011 - segunda-feira

economia e ecologia

Madeiras: Solução em decoração e construção

Quando todos os olhares sevoltam para o desmatamentodas florestas brasileiras, o usode madeira nativa é posto àprova. Estudiosos da área, noentanto, afirmam que a solu-ção não está em bani-la daobra.

Para a estrutura da casaPara a estrutura da casa, o

melhor são as opções de altadensidade. Em geral, quantomais pesada, maior a resistên-cia mecânica e a durabilidade.Estas espécies nativas têmdensidade e resistência altasao ataque de fungos e cupins– menos a tatajuba, de densi-dade e resistência médias – edocumento de origem flores-tal (DOF).

Boas para o telhadoNo telhado, garapeira é

bem-vinda, mas ela deve ficarprotegida da chuva, pois apo-drece rápido. O cambará é in-dicado, mas pede atenção.

Seu alburno [parte periféricado tronco] tem muito amido,alimento de cupim.

Por isso, proteja bem a ma-deira. A cupiúba e o angelim-vermelho, extremamente re-sistentes, têm o problema domau cheiro. Dizem que oodor diminui, mas na verdadeé o olfato que se acostuma. Ésugerido usá-los com stain,cobertos por forro e longe daumidade, que aumenta o chei-ro.

Espécies de refloresta-mento

Para equilibrar o consumode árvores nativas, desde osanos 60 o Brasil passou a con-tar com espécies plantadas.As madeiras de refloresta-mento, como: pínus e eucalip-to, podem ser cortadas comidade entre 10 e 15 anos, en-quanto qualquer nativa preci-sa de mais de 30 anos.

Temos 6,1 milhões de hec-

tares de florestas plantadas edevemos dobrar esse númeroem até oito anos. Mas algunscuidados precisam ser lem-brados, já que essas árvoresnão dispõem de alta resistên-cia natural e pedem tratamen-to químico em autoclave.

Nativas certificadasHá quem defenda que a

única forma de ter certeza so-bre a procedência legal é com-prar madeiras com selos decertificação – só o DOF nãobastaria.

Eles atestam que a extraçãode nativas e reflorestadas se-guiu planos de manejo susten-tável, em que se retiram con-troladamente as árvores, combaixo impacto ambiental epreocupação social.

Mesmo que certa carga demadeira tenha entrado legal-mente em São Paulo, não sig-nifica que ela tenha sido pro-duzida de forma legal.

Potiguar 4:2.qxd 25/3/2011 18:09 Page 2

Page 5: Potiguar Notícias - Edição 365

5

Economia

[email protected]

João Bezerra de Medeiros

Agora vai? Foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa o projeto de Lei de autoria

do Governo do Estado, que autoriza a utilização de recursos dos royalties do petróleopara constituir o Fundo Garantidor da construção do Estádio das Dunas. O plano prevêa utilização de R$ 70 milhões da arrecadação dos royalties como garantia ao empréstimojunto ao BNDES, no valor de R$ 300 milhões, e dos R$ 100 milhões que serão investidosem recursos próprios pela construtora OAS, vencedora da licitação.

Apesar de já terem atropelado todos os prazos estabelecidos pela FIFA, a nossa sedeparece que começa a tomar forma de que agora vai. Pelo menos esta foi a impressão dei-xada após aprovação do projeto pelos 24 deputados estaduais. Agora, vamos aguardar aassinatura da ordem de serviço, que pelo cronograma da FIFA deve ser assinada até o fi-nal do mês de abril.

BISCOITO DA SORTE“Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal”

Friedrich Nietzsche

Colaboração: Rodrigo Freire

em parnamirim

Restaurante e cachaçaria Cai Pedaçoserá inaugurado dia 31 na CohabinalDA REDAÇÃO DO PN

Em clima de sertão, umamistura de ambiente rústicoe modernidade, e uma op-ção de mais de 800 cachaçasé que o restaurante e cacha-çaria Cai Pedaço, no bairroCohabinal, em Parnamirim,abrirá as portas ao públicona quinta-feira (31).

Além da variedade de ca-chaças, estão entre os atrati-vos do local pratos regionaise sofisticados, uma loja deconveniência que tambémfuncionará como tabacaria,área climatizada, palco parashows com músicas ao bomestilo MPB e Por Rock, alémde TV a Cabo e wi-fi (sinalde internet), de forma que osclientes poderão ter acessogratuito à internet.

NOVA OPÇÃOSegundo o dono do esta-

belecimento, José FonsecaFreitas, o Zeca, o Cai Peda-ço “é uma nova opção parao público de Parnamirim eOportunidades

A Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com uma empresa deconsultoria empresarial realizou mais uma seleção de candidatos a vagas em um su-permercado de grande porte que irá se instalar em Parnamirim ainda neste primeirosemestre. As vagas disponibilizadas para a seleção foram: Técnico em Manutenção;Técnico em Treinamento, Operador de Perecíveis e Operador de Empilhadeira.Também houve seleção para portadores de necessidades especiais.

Potiguar Notícias | Parnamirim, 28 de março de 2011 - segunda-feira

Salão de sucessoAconteceu entre os dias 16 e 20 de março a décima edição do Salão Imobiliário

do Rio Grande do Norte. Com o slogan “Onde Você Quiser, Tem”, o evento reuniucerca de 300 empresas locais, nacionais e internacionais. O salão do RN é o segundomaior acontecimento do setor no Brasil. A expectativa é que os negócios realizadosatinjam meio bilhão de reais. Dentre as oportunidades estavam casas,apar¬ta¬men¬tos, empreendimentos turísticos, condomínios comerciais e rurais,todos com o financiamento da Caixa Econômica Federal.

Linha para energia eólica I A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, acompanhada da banca-

da parlamentar federal e de empresários do setor de energia elétrica, solicitou ao mi-nistro de Minas e Energia, Edison Lobão, em Brasília, a antecipação da conclusão dalinha de conexão para escoamento da geração de energia eólica do estado, o chamado“linhão”. De acordo com o cronograma atual, os empresários que investiram nos par-ques eólicos devem começar o fornecimento de energia a partir de janeiro de 2013,mas o Ministério de Minas e Energia prevê somente para setembro de 2013 a conclu-são da linha de conexão.

Zeca e Heloíse, proprietários do Cai Pedaço

foto: AndressA vieirA

do Rio Grande do Norte, umambiente diferenciado, vol-tado para a família, contan-do inclusive com espaço in-fantil, onde as crianças serãomuito bem vindas”.

CAFÉ DA MANHÃA inauguração será reali-

zada com um café-da-manhãàs 8h para convidados e apartir das 11h, o restaurantejá estará aberto ao público.

No final de semana a dire-toria do CEPE – Clube dosEmpregados da Petrobrás,deu início ao Campeonatode 2011 categoria Máster.Muitos atletas participarãode mais esta atividade.

O diretor de Esporte, Do-mingos Sávio Lopes Sam-paio, preparou um relatóriotécnico sobre o torneio de2010, considerado um suces-so. O diretor do Cepe, Valci-mar Meira externou o desejoque o campeonato deste anosupere o êxito do ano passa-do.

“Ratificamos a importân-cia de conhecer o Regula-mento dos Campeonatos (en-contra-se no site) e que agora

em 2011, traz novidades (nacor laranja) em relação a pre-miação. Parte fruto das co-memorações dos 30 anos defundação do CEPE Natal,parte fruto da deliberação doconselho arbitral e acatadapela Diretoria Executiva. Es-

peramos mais uma vez quetenhamos um campeonatodisputado com muito espíritoesportivo, lealdade e ética. Eque alcancemos o nosso obje-tivo de proporcionar saúde elazer a todos os participan-tes”, afirmou Domingos.

Ração Animal

Medicamentos veterinários

Ultensílios Agrícolas

Acessórios Pet

Av. Piloto Pereira Tim, 4440 - BR 101Vale do Sol | Parnamirim/RN

Cep: 59140-66084 3272 8125 - 9996 3486

Linha para energia eólica II Sem o “linhão”, os empresários ficam impossibilitados de cumprir os contratos firma-

dos, que prevêem a entrega da energia a partir de janeiro de 2013. O grupo de empresá-rios, que inclui brasileiros, dinamarqueses, espanhóis e argentinos, é responsável por in-vestimentos da ordem de R$ 8,12 bilhões, quase o Orçamento do RN, que é de R$ 9,4 bi-lhões. Este investimento no setor de energia eólica é considerado o maior programa deinvestimento privado da história do Rio Grande do Norte. Os municípios de Bodó, Cai-çara do Norte, Galinhos, Areia Branca, Parazinho, João Câmara, Guamaré, Santanados Matos, Lagoa Nova, Macau, Pedra Grande, Rio do Fogo, São Bento do Norte e SãoMiguel do Gostoso serão beneficiados com o programa de energia eólica.

esporte

Cepe prepara torneio de futebol master

Diretor de Esportes, Domingos Sávio, em evento

Potiguar 5:2.qxd 25/3/2011 18:08 Page 2

Page 6: Potiguar Notícias - Edição 365

Tecnologia6

aviação

Uma pequena empresade Bragança Paulista, nointerior de São Paulo, quecriou uma tecnologia limpapara provocar chuvas, quero apoio do governo federalpara consolidar um modelonacional de enfrentamentode estiagem e de prevençãode grandes tempestades. Atécnica utilizada para essefim foi batizada de ModCli-ma Pesquisa e Desenvolvi-mento, o engenheiro Takes-hi Imai, de 68 anos, falaque o intuito é modificar oclima e o ambiente, de ma-neira consciente.

O senhor Imai solicitouuma audiência com o mi-nistro da Ciência e Tecno-logia, Aloizio Mercadante,para apresentar a tecnolo-gia. Este esta à frente do

Sistema Nacional de Alertae Prevenção de DesastresNaturais, anunciado pelogoverno em janeiro, à épo-ca das enchentes e desaba-mentos que assolaram a re-gião serrana do Rio de Ja-neiro.

Com o governo federal, aempresa tenta viabilizar acriação de "unidades pro-dutoras de chuva" em áreasextensas com déficit hídri-co. "Isso pode evitar incên-dios florestais e favorecer arevitalização de nascentes emananciais", explica Mar-jorie Imai, diretora daModClima.

A tecnologia foi apresen-tada recentemente na Ale-manha, durante a Conven-ção das Nações Unidas pa-ra Combate à Desertifica-

ção (UNCCD).Como funciona?

A tecnologia envolve a"semeadura" de nuvenscom água potável borrifadapor avião. Essa água, quenão tem aditivo químico, seencontra com as gotículasjá existentes nas nuvens eprovoca a chuva, processodescrito como "colisão-coa-lescência", que ocorre natu-ralmente quando há chuva.

Atualmente, a ModCli-ma usa um avião bimotorequipado com tanque de300 litros e bicos móveisnas asas e na cauda que es-guicham água. A escolhadas nuvens é feita atravésde radares que apontam pa-ra a região onde se desejacriar a precipitação. Poréma não ocorrência de nuvens

impossibilita a realizaçãodo processo. O máximo dechuva provocada foi de 60milímetros, registrado porum pluviômetro.

Em dez anos de funcio-namento, a empresa acu-mula em seu portfólio maisde 600 chuvas em diversoslugares no oeste da Bahia,em Santa Catarina e emSão Paulo. A ModClima écontratada pela Compa-nhia de Saneamento Básicodo Estado de São Paulo(Sabesp) para fazer chovernos reservatórios dos siste-mas de abastecimento Can-tareira e Alto Tietê.

Além da época de estia-gem, a tecnologia pode serusada antes de tempestadespara diminuir a intensidadedas chuvas.

Tecnologia limpa que faz chover procura apoio do Governo Federal

Potiguar Notícias | Parnamirim, 21 de março de 2011 - segunda-feira

imagem

A sensação dos televisores de LEDque mais parece um computador

Além da versatilidadeapresentada nas novas gera-ções de televisores, agora aordem é eliminar cada vezmais os fios que tanto inco-modam e dão trabalho. ALG é uma das empresas queapresenta aparelhos de pontano mercado com muitas ino-vações. Hoje já é realidadeaparelhos que mais parecemcom grandes computadores,devido a novas funcionalida-des.

É o caso do aparelhoLE7500, que elimina fio apa-rentes através de uma funçãochamada Wireless AV link, oqual permite acesso aos me-

lhores conteúdos da internet,com a Saraiva Digital e Net-movies, sendo uma locadoravirtual e loja de filmes res-pectivamente. Bem comoacesso aos portais UOL, Ter-ra e iG, e de redes sociais,dentre elas, Facebook eTwitter.

Os novos aparelhos forampensados também para pes-soas que têm uma vida atri-bulada e não param em casa,possuindo funções que per-mitem ao usuário gravar pro-gramações, através de umaconexão com HD externo.Este recurso é chamado deTime Machine Ready onde

você agenda e grava a pro-gramação da TV digital aber-ta em alta definição.

Mas a grande jogada daLG foi criar um sistema quenão necessita conexão de fei-tos, através de um aparelhosemelhante a um roteador, épossível conectar acessóriosde áudio ou vídeo. E com aqualidade já conhecida dosusuários da tecnologia deLED, que traz uma enormetaxa de contraste, que pro-porciona um show de ima-gens, isso porque o televisorpossui um sensor que dimi-nui a intensidade das lâmpa-das LED em cenas escuras.

Engenheiro Takeshi Imai

ModClima: O avião bi-motor que faz chover.

fotos: divulgação

divulgação

LE7500: Televisor de LED da LG e conexão a internet

mecânica

Airbike: Bicicleta feita de nylon e impressa em 3D

Pesquisadores ingleses doGrupo Europeu de DefesaAeronáutica (EADS), siglaem inglês, criaram um novomodelo de bicicleta feita denylon através de impressãoem 3D. Um de muitos proje-tos voltados a preservaçãodo meio ambiente, pois aairbike poderá substituir asexistentes bicicletas de alu-mínio e aço, já que o novomodelo utiliza um décimodo material usado nas bici-cletas convencionais.

Vale ressaltar que a bici-

cleta de nylon consegue sermais resistente e cerca de65% mais leve, o que devecontribuir e revolucionar avida de ciclistas profissio-nais que sempre estão embusca de modelos ergonô-micos e ultra-leves.

A bicicleta é construídaatravés de um método deimpressão de várias cama-das de pó de nylon, que re-produz o design da bicicletaprojetado em CAD. Bastaque o desenho esteja arma-zenado no computador. Pa-

ra que se inicie o processo deimpressão em 3D. O curiosodessa história é que se algu-ma peça apresentar defeitovocê não precisa mais gastartempo indo até uma oficina,basta imprimir a parte defei-tuosa e substituí-la.

As possibilidades de per-sonalização da Airbike sãoinfinitas, já que podemos an-tes de imprimi-la, fazer alte-rações no design das peças,assim como escolher as di-mensões da mesma, quantoa largura e altura.

divulgação

Aibike: Bicicleta de Nylon cerca de 65% mais leve do que as convencionais

Potiguar 6:2.qxd 25/3/2011 18:05 Page 2

Page 7: Potiguar Notícias - Edição 365

Cultura7

[email protected] - [email protected]

Cefas Carvalho

Da BBC Brasil

Dados de censos colhi-dos desde o século 19 indi-cam que a religião pode serextinta em nove nações ri-cas que foram analisadasem um estudo científico.

A pesquisa identificouuma tendência de aumentono número de pessoas queafirmam não ter religião naAustrália, Áustria, Cana-dá, Finlândia, Irlanda,Holanda, Nova Zelândia,Suíça e República Tcheca --o país com o índice maiselevado, com 60%.

Usando um modelo deprogressão matemática, olevantamento --divulgadodurante um encontro daAmerican Physical Society-- mostra que as pessoas queseguem alguma religiãovão praticamente deixar deexistir nestes países.

Na Holanda, por exem-plo, 70% dos holandesesnão terão religião algumaaté 2050. Hoje, esse grupo éde 40% da população.

"Em muitas democracias

seculares modernas, há uma

tendência maior de as pessoas

se identificarem como sem

uma religião", afirma Ri-

chard Wiener, que trabalha

em um centro de pesquisa em

ciência avançada, subordina-

do ao departamento de física

da Universidade do Arizona.

A pesquisa seguiu um mo-

delo de dinâmica não-linear

que leva em conta fatores so-

ciais e a influência que exer-

cem em uma pessoa a fazer

parte de um grupo não-reli-

gioso.

Os parâmetros se mos-

traram semelhantes em vá-

rios países pesquisados, in-

dicando que a religião está

a caminho da extinção nes-

sas nações.

religião pode acabar em 9 países ricos

O VICE É MELHOR

versos

O Ministério das Comu-nicações vai publicar aindaeste ano 11 avisos de ofertade rádio comunitária bene-ficiando 431 municípios. Oobjetivo é chegar até o finaldo ano com 85% dos muni-cípios por região contem-plados. A expectativa é deque em 2012 o serviço sejauniversalizado, chegandoàs 13 cidades nunca con-templadas e às 1.268 semoutorgas.

As datas dos avisos e ascidades que serão contem-pladas fazem parte do Pla-no Nacional de Outorgaspara Radiodifusão Comu-nitária, divulgado no últi-mo dia 17, pelo ministroPaulo Bernardo. Ele disseque a divulgação prévia dosavisos facilitará o anda-mento do processo de ou-torga, que hoje dura maisde um ano.

Além do cronograma deavisos, o documento trazcritérios objetivos para a es-colha das cidades que serãocontempladas, como oavanço da universalizaçãode forma concomitante emtodas as regiões; atendi-mentos de cidades já incluí-das no Plano Básico de Fre-quências e prioridade paraas cidades onde entidadesjá manifestaram interessena exploração do serviço.Determina ainda que as ci-dades mais populosas se-jam contempladas antes.

Na pesquisa da Con-

sult para intenção de vo-

to para a Prefeitura de

Natal em 2012, chamou

a atenção o fato da pre-

feita Micarla de Sousa

(PV) ter percentual me-

nor (5,9%) do que seu vi-

ce-prefeito Paulinho

Freire (6,4%) na faixa es-

pontânea. Sinal que a

população aprovou o

mês e pouco de adminis-

tração de Paulinho.

MinCom lança plano para universalizarserviço de rádios comunitárias no país

Apaixonado por

cinema, este colu-

nista lançou sema-

na passada um blog

especializado em ci-

nema, com rese-

nhas, artigos, novi-

dades e tudo o mais

sobre a chamada sé-

tima arte. Trata-se

de blog Veludo

Azul. Acesse pelo

www.cefascar va-

lho.blogspot.com

BLOG VELUDO AZUL

Na terça-feira dia 29, o grupo teatral natalense

Clowns de Shakespeare fará a abertura do Festival dde

Teatro de Curitiba, um dos mais importantes do país,

com a peça Sua Incelença, Ricardo III. No dia 30, outra

apresentação no dia seguinte, ambas no Largo da Ordem

(Bebedouro). Depois de Curitiba, viagem rumo à estreia

internacional, no 5º Encuentro Internacional de Maes-

tros y Escuelas de Teatro em Quito, Equador, com "El

Capitan y la Sirena", versão em espanhol para “O capi-

tão e a sereia”.

CLOWNS EM CURITIBA E NO EQUADOR

divulgação

Outra mudança incluídano plano divulgado hoje éde que as delegacias regio-nais do Minicom, já fun-cionando em sete cidades,ficarão responsáveis pelacoordenação do recebi-mento e análise dos pedi-dos de outorgas. Mas a de-cisão final continuará emBrasília.

O primeiro aviso serápublicado na primeiraquinzena de abril e vai con-templar 51 cidades de to-das as regiões. O prazo pa-ra recebimento é de 45 diase a previsão é de que nãohaverá prorrogação, paraevitar atrasos no processode concessão da ouorga.

Alteração na legislaçãoO ministro das Comuni-

cações disse que o novoplano não altera os crité-rios de seleção, que aindaestão sendo avaliados pelaSecretaria de ComunicaçãoEletrônica. “Caso se con-clua pela necessidade demodificação, poderemosoptar por enviar um proje-to ao legislativo ou incluira alteração em alguma pro-posta em tramitação noCongresso”, disse.

Bernardo já se compro-meteu em apoiar a propos-ta dos parlamentares da re-gião Norte, que defende oaumento da potência dasrádios comunitárias em até10 vezes, quando o serviçofor oferecido em cidades

com baixa densidade de-mográfica. Atualmente, es-sas emissoras são limitadasa 25 watts e a antena nãopode superar 30 metros dealtura.

O ministro lembrou quea legislação da rádio comu-nitária foi aprovada há 13anos, num ambiente demuita disputa. “Saiu o queera possível na época, masagora é possível que se con-siga novos avanços”, disse.

FiscalizaçãoSobre a delegação da fis-

calização de conteúdo daradiodifusão para a Anatel,o ministro disse que depen-de apenas da apreciaçãopelo Conselho Diretor daagência. Ele adiantou queserá estabelecido um cro-nograma de fiscalizaçãopara evitar que haja con-centração em um serviçoem detrimento de outro.“As rádios comunitáriasautorizadas chegam a4.200, numero semelhantea das emissoras comerciais,então a fiscalização temque ser equilibrada”, disse.

O secretário de Comuni-cações Eletrônicas do Mi-nicom, Genildo Lins, disseque o convênio a ser assi-nado com a Anatel traz al-gumas modificações em re-lação ao convênio em vi-gor, inclusive na questãoda fiscalização.

(Do site Tele Síntese)

música

Confraria do Choro fará apresentaçãono Clube de Engenharia dia 31

O próximo encontro daConfraria do Choro seráno Clube de Engenharia (eRadioamadores) no dia 31,às 19h. O clube fica locali-zado na av. Rodrigues Al-ves.

Desta vez, o tema doencontro será "ChiquinhaGonzaga" e uma homena-gem ao Dia Internacionalda Mulher, contando comuma apresentação de JoãoRedondo sobre o choro eChiquinha Gonzaga.

Em seguida será forma-da uma roda de choro coma presença dos convidados,entre eles Carlos Zens. Oevento é gratuito.

Potiguar Notícias | Parnamirim, 28 de março de 2011 - segunda-feira

Músicos da Confraria do Choro, em apresentação

assessoria

divulgação

Potiguar 7:2.qxd 25/3/2011 18:03 Page 2

Page 8: Potiguar Notícias - Edição 365

8 Potiguar Notícias | Segunda-feira, 28 de março de 2011

agricultura

Fetarn vive expectativa comGovernos Estadual e Federal

DA REDAÇÃO DO PNO presidente da Fetarn -

Federação dos Trabalhado-res na Agricultura do RioGrande do Norte, Ambró-sio Lins, esteve na redaçãodo PN, onde falou sobre osprojetos da Federação e aagricultura do Estado.

Segundo Ambrósio, exis-te uma expectativa em rela-ção ao Governo Rosalba, “eestamos tentando uma au-diência com ela e tambémcom o secretário de Agricul-tura para falarmos sobrequestões e problemas da ca-tegoria”, afirmou.

Ambrósio registrou que o

Governo Lula “foi muitobom para os agricultores, eesperamos que o GovernoDilma também beneficie aárea rural e os tranalhadoresda agricultura”.

Ambrósio também assi-nalou que na gestão atual daFetarn, todos os movimen-tos sociais (Grito da Terra,Marcha das Margaridas) se-rão intensificados.

Na gestão Ambrósio(eleito e empossado em2010), foi criada a Secreta-ria de Meio Ambiente naFetarn, que vem se preocu-pando com questões como oCódigo Florestal do país.Ambrósio Lins

andressa vieira

mídia

Intertv Cabugi enfocabelezas de Campestre

Na sexta-feira dia 4, foiexibida no Jornal RNTV 1ªEdição, através do ProjetoMinha Cidade, a reporta-gem sobre a cidade de SãoJosé do Campestre. A maté-ria exibiu entrevista com osecretário de Turismo, Wil-liam Moura, os pontos turí-siticos, projetos de apoio aoartesanato e outra ações rea-lizadas pela administraçãodo prefeito Zequinha Bor-ges.ANIVERSÁRIONa quarta-feira (23), ao

lado de amigos, familiares ecorreligionários políticos,Zequinha Borges passou odia. De idade nova, o Chefedo Executivo Municipal co-memorou seu aniversário na

data com um almoço peloSindicato dos Trabalhado-res Rurais de São José doCampestre. HISTÓRICOJosé Borges Segundo nas-

ceu em São José do Cam-pestre, onde morou pormuitos anos na comunidaderural do Zamba. Muito jo-vem, casou com a senhoraEliza Assis de Oliveira Bor-ges, a qual esteve sempre aoseu lado durante toda a suatrajetória política. Os seusfilhos são Eduardo, Elisân-gela, Eliziane e Eloíza.

Zequinha, como é maisconhecido, exerceu o man-dato de vereador, presidenteda Câmara e vice-prefeitopor duas vezes.

religião

Goianinha se preparapara festa da Padroeira

A festa da Padroeira deGoianinha, Nossa Senhorados Prazeres, que este anoacontecerá no período de 24de abril a 2 de maio, deverácontar com um novo espaçopara a realização de showsartísticos.

A informação é do prefei-to Júnior Rocha, em entre-vista ao jornalista RobsonCarvalho durante o progra-ma Espaço Cidadão, levadoao ar na noite da segunda-feira (21), pela TV União,confirmando o que já haviaadiantado ao estudante decomunicação e blogueiro,Phablo Galvão, na noite doútlimo dia 19, durante a fes-ta de São José, Padroeiro deUmari.

Esse novo espaço é a Ave-

nida que liga o centro da ci-dade ao conjunto Novo Ho-rizonte, já em fase de con-clusão, onde a estrutura dafesta será montada para asprincipais atrações artísti-cas, que começam a partirda quinta-feira (27/04). Daabertura (domingo, 24) até aquarta-feira (26), a festa serámantida no centro da cida-de.

Uma das principais ra-zões para a mudança dizrespeito as autorizações deórgãos, como o Corpo deBombeiros, por exemplo,para a liberação dos even-tos. A expectativa de públi-co para as quatro últimasnoites da festa é bem supe-rior a capacidade oferecidapelo centro da cidade.

Padre querPT na

Câmara

parnamirim

ANDRESSA VIEIRAO pároco de Parnami-

rim, padre Antônio Mi-guel, confirmou, em entre-vista à redação do Poti-guar Notícias, no Alpen-dre do PN, a sua disponi-bilidade para contribuircom o partido ao qual é fi-liado, o Partido dos Traba-lhadores. Padre AntônioMiguel admitiu o desejode ter seu nome ligado aodo partido na CâmaraMunicipal, mas não enca-ra isso como foco princi-pal, tendo como priorida-de dar a sua contribuiçãoao PT e a Parnamirim.

Pe. Antônio era secretá-rio adjunto de Educação,e hoje teve seu vínculotransferido para a Secreta-ria de Habitação, da qual étambém secretário adjun-to, devido à reforma no se-cretariado anunciada peloprefeito Maurício Mar-ques.

Sobre a reforma no se-cretariado de Parnamirim,o petista diz se tratar maisde uma adequação admi-nistrativa que de uma re-forma. “É necessário ajus-tar pontos que precisavamde uma celeridade amais”, afirmou.

Pe. Antônio Miguel

andressa vieira

Potiguar 8:2.qxd 25/3/2011 18:01 Page 2

Page 9: Potiguar Notícias - Edição 365

Parnamirim

www.potiguarnoticias.com.br

Varas de Parnami -

rim receberão peti-

ção exclusiva mente

por meio digital

Edição 365 | Parnamirim, 28 de março de 2011 - segunda-feira

POLUIÇÃO

Ligações clandestinas de esgotos causam transtornosna Liberdade e Prefeitura ameaça punir moradores

Pág. 3

O secretário do Interior,Justiça e Cidadania (Sejuc),advogado Thiago Cortez,confirmou que as 120 ape-nadas transferidas para oCentro de Detenção Provi-sório Feminino, no bairroParque Industrial, devem fi-car naquele local de formaprovisória por um prazomáximo que não deve exce-der 90 dias.

Em razão de ser uma árearesidencial, o fato vem cri -ando polêmica no bairro,pois os moradores não acei-tam o presídio provisório. Aconstrução do presídio pro-visório chegou a ser embar-gada no ano passado pelaPrefeitura de Parnamirim.

Segundo os moradores, obairro tem sido palco deuma violência desenfreada ecom a presença do presídiosó aumentará a insegurançada população.

A vereadora Kátia Carva-lho de Lima (DEM) denun-

ciou o fato na Câmara Mu-nicipal e afirmou que os mo-radores mostram-se indigna-dos com a implantação dopresídio “por conta da des-valorização das casas e o au-mento da criminalidade nobairro”.

A reportagem do Poti-guar Notícias conversoucom o secretário da Sejuc,Thiago Cortez, que tranqüi-lizou os moradores do Par-que Industrial, afirmandoque a transferência das ape-nadas seria de forma provi-sória.

“Nós estamos aguardan-do a abertura de cerca de400 vagas no presídio de Al-caçuz, 120 vagas na antigaDeprov e mais 150 vagasdentro de 90 dias em Mos-soró. Com isso, resolvere-mos todo o problema. Esseé o nosso compromisso comos moradores do Parque In-dustrial”, destacou ThiagoCortez.

A transferência das ape-nadas aconteceu na tarde desábado (19) pelas secretariasde Interior Justiça e Cidada-nia e de Segurança Pública eDefesa Social. Elas estavamno Presídio Feminino deNova Parnamirim, localiza-

do na Rua Areia Preta, quepassou a ser ocupado por 80presos masculinos, que seencontravam em péssimascondições no Presídio Pro-visório de Pirangi, que foipalco de uma fuga em mas-sa.

Enquanto isso,em NovaParnamirim, os moradoresdo bairro também protestamcontra a presença de cercade 80 presos em celas da de-legacia local, que foi trans-formada em Centro Provi-sório de Detenção.

Para o líder comunitárioElias Andrade, “a popula-ção de Nova Parnamirim es-tá preocupada com a chega-da desses presos, pois isso sóvem contribuir com o au-mento da insegurança dobairro”.

Secretário confirma Presídio Feminino por apenas 90 dias

Thiago Cortez garante que o presídio será provisório

PARQUE INDUSTRIAL

A poluição infelizmentenão é um assunto preocu-pante e, diariamente, a po -pulação se depara com es -te assunto. As mudançasclimáticas e a falta decons ciência da populaçãosão os fatores que maiscontribuem para a destrui-ção do meio ambiente.

Os esgotos clandestinostêm sido um problema deforça maior, pois poluem olen çol freático, rios e oce -anos. As pessoas não têmbom senso em procurarum local para atirar o lixo,mui tas casas abandonadas,terrenos baldios tem sidolocal para servir de depósi-to de lixo, ligação clandes-tina de esgotos e isso é in-correto.

Existem diversos locaisque sofrem com a poluiçãoacelerada das cidades, massem dúvida o esgoto é oque mais polui o meio am-biente. Segundo especialis-tas, a única “saída” paradi minuir a poluição exa-cerbada seria realizar umtratamento em todos os es-gotos das cida des, junta-mente com uma rede quefosse criada para recolheras águas servidas para queas mesmas não

contaminas sem o lençolfreático.

O que as prefeituras dasci dades devem fazer é co -meçar a conscientizar apo pulação para que sejatomado um maior cuidadocom o esgoto. Caso al-guém veja um esgoto clan-destino, o mesmo deve serdenunciado. O meioambien te é de todos, e apreserva ção é uma quali-dade de vida que todo ci-dadão me rece ter.

Em Parnamirim, a situa -ção não é diferente. Cons-truída há cerca de quatromeses, a estação de coletado bairro Liberdade, quebeneficia ainda os bairrosJardim Planalto e Prima -ve ra, serviria para levar oesgoto das casas da regiãoaté uma lagoa de captação,onde então seria tratado e,depois, despejado no rioCajupiranga. Entretanto,os próprios morado resvêm realizando ligaçõesclan destinas à rede, queainda não se encontra to-talmente concluída.

O vereador Gildásio Fi -gueiredo (PSB), líder daoposição, denunciou que“este fato está provocandoo acúmulo de dejetos no

local que, em alguns casos,retorna para as vias públi-cas”. Ele pediu uma fisca -lização mais intensa e ri -go rosa por partes do poderpúblico municipal e solici-tou a realização de campa-nhas sócio-educativas pa raprevenir o surgimento denovas ligações na re gião.

Em algumas áreas dobairro, o esgoto já começaa correr a céu aberto nasruas. Uma das ruas preju-dicadas é a Cláudio Ma-noel da Costa. O esgoto

está vazando através deum dos bueiros e gerandomau cheiro. O moradorJoão Cláudio de Oliveirareclama da quantidade deinsetos atraídos pelo esgo-to a céu aberto e lembraque em épocas de chuva oproblema se agrava

“A prefeitura deveriamelhor fiscalizar e punirestas pessoas, uma vez queas ligações clandestinas deesgoto se enquadram emcrime ambiental”, diz omorador.

O vereador Valério Feli-pe Santiago (PDT) defen-de que a Prefeitura de Par-namirim dê início a umaação conjunta para identi-ficar a causa dos proble-mas e lacrar os esgotosclandestinos.

"Infelizmente, o que es-tamos constatando sãoinúmeras ligações clandes-tinas de esgotos em Parna-mirim, não só na Liberda-de, mas, também, no canalque vai do cemitério deMonte Castelo ao rio Pi-

timbu", diz o vereador.O secretário municipal

de Obras Públicas, NaurFerreira da Silva, cuja pas-ta está se responsabilizan-do a partir de agora pelaquestão do saneamentobásico, informou que a si-tuação das ligações clan-destinas de esgotos já é deconhecimento da Prefeitu-ra, “que irá fazer um mi-nucioso levantamento dasi tuação para, em seguida,adotar as providências ca -bíveis”.

Na rua Cláudio Manuel da Costa o esgoto já aflora Os moradores reclamam da fedentina e pedem punição

O presídio funciona sem estrutura em área residencial

Parnamirim Capa:2.qxd 25/3/2011 17:16 Page 2

Page 10: Potiguar Notícias - Edição 365

Parnamirim

[email protected]@potiguarnoticias.com.br

“O PT va i t rabalhar no sent ido de const ru i r est ra tég ias de

oposição aos desmandos admin is t ra t ivos da gestão

da prefe i ta Micar la de Sousa" .

Gustavo Ribeiro (secretár io de Formação Pol í t ica do PT)

“A a l iança de Micar la é com o PT e d i lmismo. A não ser que

ocorra um repos ic ionamento de la no fu turo, d i f ic i lmente

faremos uma a l iança em 2012” .

Senador José Agripino (presidente nacional do DEM)

2

VâNia alVEs da silVa saNtosé o vencedor dessa semana da Promoção Navegue no Marina Badauê

o portal potiguarnoticias.com.br está comuma super promoção. Cadastre-se e con-corra a uma passeio de barco no MarinaBadauê, com direito a acompanhante.além disso, você tem direito a um almoçono charmoso restaurante do MarinaBadauê, localizado na praia de Pirangi.

“TSUNAMI”Tem vereador reclamando

da reforma administrativado prefeito Maurício Mar-ques. A perda de alguns car-gos ocasionou um verdadei-ro “tsunami” na bancadagovernista e o prefeito vai terque ter muita habilidade pa-ra contornar a situação.

QUERIA MAISO tempo esquentou na

reunião entre o prefeitoMaurício Marques e suabancada de sustentação naCâmara, quando um verea-dor chegou a exigir uma se-cretaria, com todos os car-gos, para ser comandada porseu partido.

EMPECILHOUm famoso motel exis-

tente em frente ao terrenoonde será construído o novoFórum de Parnamirim, narua Brigadeiro Thompowis-ki, no bairro de Monte Cas-telo, agora está sendo ogrande empecilho para aedificação da obra.

PERFISO que se pensa e se diz

nos corredores da CâmaraMunicipal de Parnamirimdia desses: “Nem GidásioFigueiredo tem perfil deoposição, nem WalkyriaFonseca tem perfil de Go-verno”. Será?

LIDERANÇA

O vereador Valério FelipeSantiago passou por maisum teste de fogo e saiu semnenhum arranhão. Foi navotação dos vetos do Execu-tivo a emendas de vereado-res ao Orçamento do Muni-cípio. Valério, com sua ex-periência, conduziu muitobem a votação.

JOSÉ AMORIMO presidente do PT de

Parnamirim, José Amo-rim, faz idade nova nestedia 31. Parabéns ao mili-tante petista.

DEFESAUm dos idealizadores do sistema de transporte alternativo

no Rio Grande do Norte, o parnamirinense Raimundo Ho-landa sai em defesa dos empresários de ônibus na questão dosincêndios de alternativos. “É uma injustiça a acusação”, ga-rante Raimundo Holanda.

SITUAÇÃO CRÍTICAUm levantamento realizado pela Promotoria do Meio Am-

biente constatou que de 190 postos de gasolina vistoriados emNatal, mais de 180 apresentam vazamentos de combustíveisque prejudicam o lençol freático. Dizem que a situação emParnamirim é muito pior.

EXCLUSÃOParnamirim acabou fican-

do totalmente fora da novadiretoria da Fecam (Federa-ção das Câmaras Municipaisdo Rio Grande do Norte).

ABANDONOAs Centrais do Cidadão

em todo o RN estão entre-gues ao abandono. Muitolixo, banheiros imundos,falta de material de limpe-za, etc. Em Parnamirim, asituação não é diferente.

COVERSAFala-se à boca pequena

que o prefeito Maurício Mar-ques teria conversado commais duas lideranças do PV –Clésia Cardoso e Santana.Os dois são suplentes de ve-reador e podem fechar com areeleição de Maurício.

DIRETÓRIOO PDT de Parnamirim

também se prepara para re-novar o seu diretório, que fi-cará dividido equitativamen-te entre Agnelo e Maurício.

PARTIDOO prefeito de São Paulo,

Gilberto Kassab, escolheusete estados para implantarinicialmente o novo partidoem formação - o PSD (Parti-do Social Democrático). ORN ficou de fora.

AMIZADEPerguntar não paga im-

posto: qual o grau de amiza-de do secretário de Estadodo Desenvolvimento Econô-mico, Benito Gama, com aconstrutora baiana OAS,vencedora da licitação daArena das Dunas?

PRESÍDIOA população de Nova

Parnamirim está apavorada.O Governo do Estado aca-bou com o Presídio Femini-no que existia na 2ª DP emandou colocar no local 80apenados masculinos.

NA CAERNFala-se amplamente nos

meios políticos que o ex-secretá-rio de Habitação, HomeroGrec, deve assumir um cargona direção da Caern. A indica-ção seria do deputado AgneloAlves. E Agnelo já está apoian-do o governo?

NOVAS CONSTRUÇÕES EM PARNAMIRIM

A suspensão de alvarás para novas construções notrecho próximo ao Rio Pitimbu, às margens da RN-066, estrada que liga Nova Parnamirim a RN-313 (es-trada de Pium), é um tema que será analisado pelanova administração da Secretaria Municipal de MeioAmbiente e Desenvolvimento Urbano. Motivo: nãohá a menor infraestrutura em termos de esgotamentosanitário na área e, com isso, os dejetos desses condo-mínios terão um destino: poluir o lençol freático.

Em defesa da preservação do Rio Pitimbu, as obrasde duplicação da RN-066 (estrada da Coophab) fo-ram interditadas judicialmente há mais de oito anos,a pedido do Idema (Instituto do Meio Ambiente doRio Grande do Norte), sob alegação de causar danosao manancial. Ora, se as obras de duplicação da es-trada prejudicam o manancial, os condomínios jo-gando dejetos no lençol freático também não prejudi-cam, não?

Não resta dúvida de que a área entre Nova Parna-mirim e os conjuntos da Coophab é uma das quemais crescem no bairro. A cada mês surge um em-preendimento novo na área. E a infraestrutura? Ficapara a Prefeitura se responsabilizar depois. Há umconsenso de que esses empreendimentos que chegamao bairro são muito bom para o progresso, mas há ne-cessidade de que paralelamente venham acompa-nhando o mínimo de infraestrutura possível.

Potiguar Notícias | Parnamirim, 28 de março de 2011 - segunda-feira

Você acha que Carlos Eduardo é favorito a prefeitura de Natal?

Vote no:www. potiguarnoticias.com.br

ENQUETE!

VISITA CANCELADAA governadora Rosalba Ciarlini deveria ter visitado Parna-

mirim na segunda-feira (21). Viria conhecer a realidade doHospital Regional e a Escola Santos Dumont. De última horaa visita foi cancelada.

VISITA CONFIRMAMas, no dia seguinte, a governadora Rosalba Ciarlini foi a

cidade de Brejinho onde se reuniu com lideranças locais e dis-cutiu os problemas da região.

Parnamirim 2:2.qxd 25/3/2011 17:03 Page 2

Page 11: Potiguar Notícias - Edição 365

Parnamirim3

Comarca só recebe petição por meio digital A partir do dia 4 de

abril, os advogados que ne-cessitam ajuizar ações competições - iniciais ou inter-mediárias – destinadas àsVaras de Família da Co-marca de Parnamirim, de-verão encaminhá-las, ex-clusivamente, por meio di-gital. Os arquivos digitali-zados deverão ser apresen-tados ao Cartório Distri-buidor, que adotará as me-didas necessárias para dis-tribuir e remeter ao Juízoem meio eletrônico.

Essa é a solicitação dadiretora do Foro da Co-marca de Parnamirim, juí-za Manuela de AlexandriaFernandes Barbosa, que li-mitou ainda a aceitaçãodas petições por meio físi-co até o próximo mês.

Para a ocasião, o advo-gado necessitará de certifi-cado digital validado, deacordo com o protocolo doInstituto de Chaves Públi-cas – ICP – Brasil. Se o ad-vogado ainda não possuir

o certificado digital, pode-rá digitalizar a petição e osdocumentos, apresentandoa mídia ao Cartório Distri-buidor que adotará as me-didas necessárias para re-meter ao Juízo em meioeletrônico.

Este serviço só ficarádisponível até o dia 1º deabril de 2011. O provimen-to nº 069/2011- Correge-doria Geral de Justiça(CGJ) prevê que as peti-ções sejam recebidas peloportal e-SAJ – Sistema Vir-

tual de Automação Judi-cial - por meio da páginado Tribunal de Justiça doRio Grande do Norte:www.tjrn.jus.br

Desde 1º de dezembrode 2010, por meio da pu-blicação do provimento nº63/2010-CGJ, as demaisVaras da Comarca de Par-namirim já não estavam re-cebendo petições pelomeio físico.

Atualmente, Parnami-rim tem dez varas assimdistribuídas: 1ª, 2ª e 3ª Va-ras Cível, a 1ª e 2ª Varas deFamília, Vara da Infância,Juventude e do Idoso, 1ª e2ª Varas da Fazenda Públi-ca, 1ª e 2ª Varas Criminaise Vara do Juizado Espe-cial.

No município de Parna-mirim a demanda proces-sual atinge o patamar de30 mil processos, cerca de600 cartas precatóriasaguar dando julgamento ecinco mil ações criminaisem curso.

ProCESSo vIrTuAL

Os processos passarão a ser totalmente digitalizados

Nova secretária de Educação convoca servidoresà disposição e faz trabalho de recadastramento

novo rumo

A nova titular da Secre-taria Municipal de Educa-ção (Semec), Vandilma Oli-veira, determinou o traba-lho de recadastramento detodos os servidores da pas-ta, que começa nesta se-gunda-feira (28) e vai até odia 8 de abril. O objetivo éatender à necessidade deatualizar as informaçõessobre os servidores; a im-portância de otimizar a dis-tribuição e lotação dos ser-vidores; além de garantir amelhoria do planejamentoe da execução dos recursoshumanos da Semec.

“Para isso, todos os ser-vidores, exceto os aposen-

tados e pensionistas, devemse recadastrar preenchendoa ficha disponibilizada nosite da Prefeitura e entre-gando pessoalmente a do-cumentação exigida”, des-tacou Vandilma Oliveira,ressaltando que o não cum-primento da determinaçãoacarretará a suspensão dopagamento do servidor atéque a situação seja regula-rizada.

Vandilma Oliveira tam-bém publicou a portaria nº005/2011, que determina oimediato retorno dos pro-fessores que estão exercen-do outra função, além dasuspensão por tempo inde-terminado das licenças es-peciais que foram concedi-das aos docentes.

Em sua primeira reuniãocomo secretária de Educa-ção junto aos gestores,Vandilma Oliveira apresen-tou a equipe que desenvol-verá o trabalho à frente daSemec.

“Nosso compromisso égarantir os 200 dias letivosaos alunos, mas não apenasem quantidade, como tam-bém em qualidade. Por is-so, acreditamos que o ges-tor é fundamental nesteprocesso, desde o conheci-mento da unidade de ensi-no, que precisa de um olhardiferenciado, até o planeja-mento das atividades a se-rem desenvolvidas ao lon-go do ano”, destacou a no-va titular da Semec.

Vandilma anuncia o recadastramento até o dia 8 de abril

Potiguar Notícias | Parnamirim, 28 de março de 2011 - segunda-feira

[email protected]

ClaudinoLeite

CONGRESSO MUNDIAL DA ASSEMBLEIA DE DEUS ATRAI 10 MIL PESSOAS NA ÍNDIA

A sexta edição do Congresso Mundial das Assem-bleias ocorreu no período de 6 a 9 de fevereiro último,em Chennai, na Índia. Ao todo, cerca de 10 mil assem-bleianos de 70 nações participaram do conclave interna-cional, que teve como tema “Forward! In God’s Favor”(“Avante! No fevor de Deus”). Todas as reuniões doevento pentecostal aconteceram no Templo Central daAssembleia de Deus Nova Vida, em Chennai, que é con-siderada a maior igreja evangélica do país indiano, sen-do liderada pelo pastor David Mohan, que também é lí-der assembleiano em toda Índia. O propósito maior docongresso foi manter e celebrar a fraternidade mundialda denominação e estabelecer objetivos para o próximosanos. O pastor George Wood, líder assembleiano nos Es-tados Unidos e presidente do Comitê Mundial da As-sembleia de Deus, foi o preletor da festa de abertura.

SUPERVISÃO MISSIONÁRIAUm grupo de pastores da Assembléia de Deus em Na-

tal composto por Israel Caldas Sobrinho, Eliseu MoreiraSilva, Jairo Kayllo, além do evangelista Lemuel de Lima,diretor do Departamento de Evangelização e Missões,viajaram ao Peru, visando supervisionar a Obra Missio-nária, naquele País, mantida pela Igreja local, a qual temprosperado a passos largos.

CENSO 2000O número percentual de católicos no Brasil continua

em queda vertiginosa. No Cento de 2000, feito pelo Ins-tituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já ha-via caído para 73,79% da população brasileira, enquantocontinuava aumentado, consideravelmente, o número deevangélicos, que naquele ano, representavam 15,45% dapopulação. Agora, fala-se que a percentagem de católi-cos, a ser confirmada, deve ficar por volta dos 65% dapopulação nacional. Os evangélicos, por sua vez, devemse aproximar dos 30%. A evasão dos fiéis talvez é o pro-blema mais grave que sofre o clero.

PRESIDENTEDo Tribunal de Contas

do Estado (TCE), conse-lheiro Valério Mesquita(foto), congregado doTemplo Central da As-sembleia de Deus em Na-tal retornou na semanapassada, de Belém do Pa-rá, onde participou do 2ºEncontro de Tribunais deContas do Norte e Nor-deste do Brasil.

ORAÇÃONo final de 2010, a principal notícia no Brasil, ocu-

pando a maior parte dos noticiários da tevê, jornais e in-ternet, foi a ocupação da Polícia e das Forças Armadasno Complexo do Alemão, um conjunto de 15 favelas naZona Norte do Rio de Janeiro, considerado um dosmaiores redutos da maior facção criminosa brasileira, oComando Vermelho. Não obstante a grande quantidadede informações diárias que eram passadas acerca da si-tuação ali, o que poucas pessoas ficaram sabendo é que apacificação do Complexo foi resposta de oração. As As-sembleias de Deus na região haviam escolhido 2010 co-mo um ano de várias ações evangelísticas naquela comu-nidade, de campanhas de oração a fim de que Deus in-terviesse na região e de celebração pelo aniversário de 50anos da primeira congregação assembleiana no Comple-xo do Alemão.

Parnamirim 3:2.qxd 25/3/2011 17:13 Page 2

Page 12: Potiguar Notícias - Edição 365

Parnamirim

Minha Casa deve entregar imóveis em 60 diasAs primeiras unidades do

programa Minha Casa, Mi-nha Vida em Parnamirim de-verão ser entregues em, nomáximo, 60 dias. A previsãoé da nova secretária munici-pal de Habitação e Regulari-zação Fundiária, Ana Mi-chele Cabral, que assumiu apasta na segunda-feira (21).Ela informou que a docu-mentação das famílias sor-teadas ainda está sendo anali-sada pela Caixa EconômicaFederal, que, após essa etapa,enviará a relação definitivacom os nomes daqueles quereceberão os imóveis.

A secretária explicou queas famílias que passarem pe-los critérios da Caixa Econô-mica serão chamadas para aassinatura dos contratos.Ana Michele disse considerarnatural que as pessoas este-jam ansiosas, mas observouque é preciso aguardar o trâ-mite do processo e enfatizouque esse programa é umaprioridade da administraçãodo prefeito Maurício Mar-ques.

"A construtora informouque a obra já está concluída,mas a Caixa Econômica ain-

da não fez a vistoria dos imó-veis. Então, é preciso aguar-dar mais um pouco. Mas ossorteados podem ficar tran-quilos, porque a Prefeitura deParnamirim está fazendo tu-do para agilizar a entrega dosimóveis", disse.

Os primeiros 848 aparta-mentos a serem entreguessão dos residenciais Walde-mar Rolim e Nelson Montei-ro, no bairro do Vale do Sol,área que mais se valoriza nacidade.

Prioridade da administra-ção do prefeito MaurícioMarques, o programa contra-tou até o momento 3.728 uni-dades habitacionais, o queequivale a 47% da cota de fi-nanciamentos destinado àCaixa para empreendimen-tos na faixa de 0 a 3 saláriosmínimos no Rio Grande doNorte. Os empreendimentoscriaram 2.550 empregos dire-tos e usam mão-de-obra lo-cal, uma exigência da admi-nistração como contrapartidana desoneração fiscal.

O valor de cada unidadehabitacional é de R$ 41 mil,sendo R$ 17 mil subsidiadospelo Governo Federal. O pra-

zo de financiamento é de 10anos. A prestação vai variarde R$ 50,00 a R$ 139,00.

Os apartamentos estãosendo construídos em blocoscom 16 apartamentos cada,sendo quatro por andar, comuma área interna de 45 me-tros quadrados, com sala, co-zinha, banheiro e dois quar-tos. Cada empreendimentoterá guarita de entrada, área

de lazer com duas quadrasesportivas e vaga de estacio-namento.

O pacote de desoneraçãofiscal concedido pela prefei-tura - e que permitiu a cons-trução dos apartamentos apreços populares - prevê par-celamento do ITIV (Impostosobre Transmissão Intervivosde Bens Móveis) e isenção doIPTU durante os 10 anos de

financiamento. Além disso, aPrefeitura já está fazendoobras de urbanização no en-torno dos empreendimentos.

No Vale do Sol já foramconstruídos dois pontilhõessobre o Riacho Vermelho eestão sendo pavimentadas 12ruas. Com isso, a prefeiturafacilita a ligação com outrosbairros e melhora as condi-ções de tráfego de veículos,

permitindo que serviços co-mo coleta de lixo, entrega degás, transporte coletivo e atéa presença de ambulânciassejam feitos com mais agili-dade e segurança.

Os contemplados com osimóveis vão receber tambémum refrigerador novo e lâm-padas econômicas, doadospelo programa Luz para To-dos.

HABITAÇÃO POPULAR

Alguns imóveis do Minha Casa ainda estão em construção

A Prefeitura de Parnami-rim está disposta a trabalharem conjunto com o Governodo Estado para melhorar eampliar o atendimento noHospital Regional DeoclécioMarques de Lucena. Segun-do informou o prefeito Mau-rício Marques, Parnamirimtem hoje um dos melhoresserviços de saúde do RioGrande do Norte, fruto dosinvestimentos feitos nos últi-mos anos, da qualificaçãodos profissionais e do treina-mento dos servidores que tra-balham no atendimento aopúblico.

Lembra o prefeito que, atéo ano passado o hospital rea-lizava cirurgias eletivas mas-culinas de próstata, vesícula,hérnias e outras doenças.Com a mudança de governo,o perfil do hospital mudou.De regional passou para umaunidade especializada em ci-rurgias ortopédicas.

A elaboração de um termode cooperação já vem sendodiscutida por técnicos da pre-feitura e da Secretaria Esta-dual de Saúde, desde um en-contro entre o prefeito e o se-cretário Domício Arruda, noinício de fevereiro.

“Temos uma Maternidadeque faz até 400 partos pormês; temos um centro clínicocom 32 especialidades, querealiza 27 mil exames pormês e também faz serviços deodontologia 24 horas por dia;uma Unidade de ProntoAtendimento (UPA) cons-truída e financiada com re-cursos próprios aberta o diatodo, todos os dias da sema-na; um hospital em Pirangi euma rede de 28 unidades nosbairros”, disse o prefeito, queainda citou a UPA de NovaEsperança, em fase de cons-trução, em parceria com osgovernos Federal e Estadual.

Recentemente, o prefeito

Maurício Marques, acompa-nhado do secretário de Saú-de, Marciano Paesinho, este-ve reunido com o secretárioestadual de Saúde, DomícioArruda, oportunidade em

que foi mostrada a disposi-ção da Prefeitura de Parna-mirim de formalizar parce-rias na área de saúde com oGoverno do Estado, para quea população seja beneficiada.

Parnamirim propõe parceria com o Estado

SAÚDE

O prefeito esteve reunido com o secretário Domício Arruda

Parnamirim terá maistrês centros infantis

O prefeito Maurício Mar-ques participou na quinta-feira (24) de solenidade co-letiva de assinatura do ter-mo de compromisso com oMinistério da Educação pa-ra construção de creches,que ocorrerá no Palácio doPlanalto. Ao todo são 419municípios. Para Parnami-rim já estão garantidas trêsunidades e o projeto de umaquarta está sendo analisadopelo MEC.

Os recursos são prove-nientes do Programa deAceleração do Crescimento(PAC-2) para projetos noâmbito do Pro-Infância. Asolenidade contou com apresença da presidenta Dil-ma Rousseff.

Os municípios terão 18meses para finalizar asobras de creches e quadrasesportivas escolares cober-tas custeadas com recursos

do PAC 2. O prazo começa a contar

a partir da liberação dos re-cursos pelo Fundo Nacionalde Desenvolvimento daEducação (FNDE) e constade resolução publicada nes-ta terça-feira, 22, no DiárioOficial da União, que esta-belece os critérios de trans-ferência de recursos do go-verno federal para a cons-trução de unidades de edu-cação infantil e quadras.

Depois de aprovados osprojetos, os recursos serãoliberados em duas parcelas.A primeira será repassadapelo FNDE após a assinatu-ra do termo de compromis-so para a execução da obra.A segunda, depois de análi-ses técnicas específicas decada caso. O prazo de 18meses começa a contar apartir do recebimento daprimeira parcela.

Outros estão em estado adiantado para serem entregues

SAÚDE

Potiguar Notícias | Parnamirim, 28 de março de 2011 - segunda-feira 4

Parnamirim 4:2.qxd 25/3/2011 17:10 Page 2

Page 13: Potiguar Notícias - Edição 365

Municípioswww.potiguarnoticias.com.br

Potiguar Notícias | Edição 365 | Parnamirim, 28 de março de 2011 - segunda-feira

Petrobras repassa

royalties para

prefeituras

Página 3

iniciativa

Educação fundamental é prioridade para a Prefeitura de Vera Cruz

competição

Rally RN 1500 terá etapa em Currais Novosdivulgação

Competição começa dia 13, na Via Costeira

Kleber Tinoco (promotordo evento) e Moaci Judson(produção), estiveram reu-nidos com o prefeito Geral-do Gomes e secretários pa-ra agilizarem os preparati-vos da recepção ao RallyRN 1500 em Currais No-vos, cidade preferida pelaimprensa e competidoresdo evento. A prefeitura dis-ponibilizará de espaço, es-trutura e apoio aos compe-tidores, jornalistas e equipeenvolvida no evento.

Segundo Kleber, serão 30carros, 30 quadriciclos e 50motos participando dacompetição.

A programação do RN1500 nesta edição começana quarta-feira, dia 13 deabril, no hotel Vila do Mar,na Via Costeira. Serão rea-lizadas as vistorias técnicasnos veículos, os testes médi-cos e a solenidade de aber-tura, com a apresentaçãodas equipes. No dia seguin-te, as equipes partem para oprimeiro trecho, entre Natale são Miguel do Gostoso,no litoral Norte Potiguar.Na sexta-feira, dia 15, a ca-ravana parte para CurraisNovos, onde permanecepor três dias, com percursosdiferentes.

No município de VeraCruz, a gestão municipalinveste em Educação deforma prioritária. “A edu-cação é fundamental paraas pessoas terem oportu-

nidade na vida”, colocou.O prefeito Marcos

Cabral investe em trans-porte para que os estu-dantes que residem dis-tantes das salas de aula pos-

sam estudar.O município de Vera

Cruz está entre os que, pro-porcionalmente, mais regis-tram alunos aprovados novestibular, inclusive em es-

colas públicas. A aprovaçãoestá relacionada com o in-vestimento do município,através de convênio com oCDF que qualificam osalunos que concluem o En-

sino Médio.ATENÇÃOA gestão Marcos Cabral

vem decicando atenção es-pecial ao setor da educação,por este ser fundamental

para a qualificação e futuraprofissionalização de cri-anças e jovens, para queadentrem com mais chan -ces no competitivo merca-do de trabalho.

obras

Prefeitura pavimenta ruas em M. TarginoA Prefeitura Municipal

de Messias Targino vemdando continuidade ao tra-balho de serviço de pavi-mentação a paralelepípedode diversas ruas da cidade.Várias ruas já tiveram o tra-balho concluído e outras ini-ciadas.

O conjunto Osnildo Tar-gino teve a pavimentação damaioria das ruas concluída.A única parte que faltava decalçamento da Rua ArlindoTargino foi concluída diasatrás. E a pavimentação daRua Raimundo Nonato quedá acesso à Rua João To-

maz de Almeida, teve inícioos trabalhos de pavimenta-ção.

“Desde nossa primeiragestão temos priorizado osserviços de urbanização emelhoramento das vias pú-blicas”, destacou a prefeitaShirley Targino.

semana santa

Ielmo Marinho terá Paixão de CristoO prefeito de Ielmo Mar-

inho, Germano Patriota, e overeador Francenilson Ale -xan dre dos Santos confir-mam apresentação da peçateatral Paixão de Cristo, doGrupo Tesga, de São Gon -çalo do Amarante. A apre-sentação está prevista para o

próximo dia 16 de abril.Germano Patriota apoia ainiciativa do vereador em vi-abilizar a vinda da compan-hia teatral para apresentarseu espetáculo na cidade.Francenilson Alexandre en-contra-se licenciado por as-sumir a Secretaria Munici-

pal de Agricultura. A apresentação do grupo

Tesga relata as últimas dozehoras da vida de JesusCristo antes da crucificação.O grupo surgiu há 36 anos etransformou-se no mais ati-vo grupo teatral de SãoGonçalo do Amarante.

iniciativa

São Pedro vivemomento de obras

Investindo em obras es-truturantes e urbanísticas,o prefeito de São Pedro,João de Deus, vem melho-rando o município. Noano passado, obras impor-tantes foram concreti za -das. O prefeito entregouaos conterrâneos do muni-cípio o pórtico da cida de,entre outras. A construçãodo pórtico custou R$ 55mil, sendo R$ 50 mil pro-venientes do Governo Fe-deral e R$ 5 mil, da Prefei-tura Municipal.

LUTA ANTIGAO pórtico foi uma luta

antiga, mas, por questãode ordem burocrática, so-mente em dezembro doano passado foi entregueao municipio.

Disse o prefeito que oinvestimento não foi gran-de, mas a cidade ganha emauto-estima quando conse-gue um equipamento. “Opórtico é uma forma de de-sejar que sejam bem-vin-dos a São Pedro”, justifi-cou o alcaide.

Municipios Capa:2.qxd 25/3/2011 17:39 Page 2

Page 14: Potiguar Notícias - Edição 365

Municípios2 Potiguar Notícias | Parnamirim, 28 de março de 2011 - Segunda-feira

Rômulo Estânrley

JOVENS CLAMAM POR SOCORRO!Esta é mais uma notícia que me deixou chocado. Ape-

sar de não ser nenhuma novidade – o fato de a violênciaencontrar-se em escala crescente em Macaíba –, a nossajuventude vem sendo a principal vítima da falta de inves-timentos em políticas públicas. Como professor de umaescola situada na periferia da cidade, tive contato commuitos jovens, carentes de afeto e de atenção, que se hojenão se encontram trancafiados em celas, estão a sete pal-mos debaixo do chão. No último dia 17, a polícia militarefetuou a prisão de três adolescentes, acusados de serem(veja só!) responsáveis pela execução do garoto LucasSantos de Oliveira, o “Lucas Feijão”, que tinha apenas15 anos (!). Essa é de arrepiar: a vítima foi identificadacomo sendo um dos traficantes do município. Na açãopolicial, foram presos Álvaro Rocha de Lima (“Dudu”),19, que está sendo apontado como mandante do crime;Josenildo Gomes da Cruz, o “Negão da Baixa”, 19, eRodrigo Alexandre farias de Araújo, o “Rodrigo da Bai-xa”. Os três receberam voz de prisão em suas casas, porforça de um mandado de prisão preventiva. Lucas Feijãofoi assassinado no dia 9 de novembro do ano passado, naRua Alfredo Mesquita (Rua Nova). O menor estava nocaminho de casa, após sair da Escola Estadual ProfessorPaulo Nobre, local onde estudava. Ele foi abordado peladupla, que estava numa moto. Segundo informações, Ro-drigo da Baixa e Negão da Baixa teriam matado Feijão amando de Dudu, que teria escapado de uma tentativa dehomicídio realizada pelo adolescente uma semana antes.A delegacia informou que os dois disputavam pontos devenda de drogas em Macaíba. Dudu, o mandante, teriatomado emprestada uma moto Honda Titan, cor preta,de propriedade do seu tio, e entregue aos executores paraque eles efetuassem o crime. A identificação dos acusa-dos foi possível através de uma câmera se segurança deum estabelecimento comercial. A prisão dos três se deupor mandados expedidos pela juíza Lílian Rejane da Sil-va. Dudu foi detido no bairro da Raiz, Josenildo no cen-tro e Rodrigo no conjunto IPE. Os três serão encaminha-dos para o Centro de Detenção Provisória de Macaíba.Dudu foi meu aluno, em 2007, na Escola Municipal JoséPinheiro Borges. Ele é mais um na minha lista de ex-alu-nos envolvidos com o submundo do crime. Os outros fo-ram: Oziel (morto em 2004, por ter sido pego roubandogalinhas numa granja), o famigerado Muriçoca, AlanClênio, entre outros. A juventude macaibense clama porsocorro.

passa e fica

Anel Viário da Pedra da Boca recebe pavimentaçãoSão cerca de 2.300 metros

de pavimento e drenagemque fazem parte da segundaEtapa do Anel Viário da Pe-dra da Boca, concluído emparceria entre a Prefeiturade Passa e Fica e o Governodo Estado do RN. Segundoo prefeito Pedro Lisboa, oPepeu, esta é mais uma açãoque dará impulso ao turis-mo na região, uma vez quese está oferecendo melhorescondições de trafegabilidadeao visitante.

A segunda etapa, quecompreende as margens darodovia que corta Passa eFica, sentido Paraíba, nasproximidades da PousadaPedra da Boca até o parquede vaquejada, terá inicio nomês de abril. Segundo o pre-feito de Passa e Fica, estaetapa será de 900 metros e éfruto de convênio entre oMunicípio e o Governo Fe-deral, através do Ministériodo Turismo.

São atividades que atra -

em o turista e condições es-truturais são passos impor-tantes na busca pelo cresci-mento.

Por isso, quem for a Passae Fica encontrará uma boaestrutura de pousadas e res-taurantes, agregado a isso acultura viva, através dosgrupos culturais e o artesa-nato, além do legado da na-tureza com condições ade-quadas para a prática de es-portes radicais e o turismoreligioso, entre outros.

fraude

Ex-prefeito de Guamaré é denunciado pelo MPF

O ex-prefeito de Guama-ré, João Pedro Filho, é de-nunciado mais uma vez pe-lo Ministério Público Fede-ral no Rio Grande do Norte(MPF/RN), que apontouno último dia 22, que ele,juntamente com o empresá-rio José Ailton Vieira dosSantos, sócio-gerente da J.A. Equipamentos Ltda.,praticou irregularidades nasua gestão.

A denúncia, feita à Justi-ça Federal, decorre de frau-de no uso de recursos oriun-dos de convênio firmadocom o Ministério da Saúde.

A denúncia, assinada pe-lo procurador da RepúblicaRonaldo Pinheiro de Quei-roz, trata de um apoio fi-nanceiro de R$ 80 mil emverbas públicas federais aomunicípio, dinheiro que de-veria ter sido investido naaquisição de diversos equi-pamentos médicos e hospi-talares de porte industrial.

Na ocasião, a prefeituracontratou a J. A. Equipa-

UMA CONTA PARA A EDUCAÇÃOEm recente comunicado enviado a Prefeitura de Macaí-

ba, o promotor de Justiça, Augusto Carlos Rocha de Li-ma, recomendou que seja criada uma conta específica pa-ra a gerência dos recursos destinados a Educação (Fun-deb), e que esta conta seja gerida pelo secretário da pasta.Ele também enviou recomendação semelhante à prefeitu-ra de Bom Jesus. As contas receberão transferências auto-máticas, ou seja, sem a manipulação humana, de verbaspara as unidades educacionais dos respectivos municípios.

DIBSON E MARÍLIANos meios políticos macaibenses o que se comenta é a

adesão do grupo político local do deputado estadual Dib-son Nasser (PSDB) ao sistema situacionista, liderado pelaprefeita Marília Pereira Dias (PMDB). Os apoiadores deDibson podem fazer a diferença na eleição de 2012.

João Pedro Filho

divulgação

mentos Ltda., que forneceuao município equipamentoscom valores superfaturadose de uso doméstico.CONDENAÇÃOO MPF/RN pede a con-

denação dos acusados pelaautoria dos delitos descritosno artigo 96 da Lei nº8.666/93 (Lei de Licita-ções). A pena prevista nes-ses casos é de detenção detrês a seis anos e multa.

Pedra da Boca

Municipios 2:2.qxd 25/3/2011 17:37 Page 2

Page 15: Potiguar Notícias - Edição 365

Municípios

Potiguar Notícias | Parnamirim, 28 de março de 2011 - segunda-feira 3

[email protected]

EvandroBorges

A governadora do Estadovem anunciando débitos ele-vadíssimos deixado pela ges-tão anterior, que não seria no-vidade alguma, pois, já ao fi-nal do governo pipocava a fal-ta de satisfação de créditocom inúmeros seguimentos,dentre eles, o caso do progra-ma do leite, os repasses para oInstituto Juvino Barreto, ossalários atrasados com oMEIOS e paralisação de suasatividades, o rumoroso casodo pagamento da remunera-ção dos servidores ao apagardas luzes de 2010, utilizandode empréstimos com a As-sembléia Legislativa e o Tri-bunal de Justiça, dentre ou-tros chegando a cifras bastan-te elevada.

O gestor público responsá-vel que atua mantendo a lega-lidade como princípio basilarda administração pública,previsto no caput do Art.37da Constituição Federal e pa-rametrado no postulado deque ao “gestor público so-mente é possível realizar oque está autorizado em Lei”,consagrado pelo saudoso He-ly Lopes Meirelles, indubita-velmente precisa conhecer osdébitos e sua legalidade.

A Lei de ResponsabilidadeFiscal estabelece que o admi-nistrador público tenha a obri-gação de fundar os débitos, deequilibrar receitas e despesas,neste sentido, o levantamentodos débitos, diagnosticando asua origem, verificando osempenhos efetuados, e omontante de restos a pagar,inclusive com a devida cober-tura financeira, precisam serconhecida e torná-la pública,dando a devida transparênciaé cumprir com a legalidade emoralidade, portanto, nãotem essa de está se olhandopara traz.

As ilegalidades e os obscu-rantismos, possíveis desviosde finalidades precisam serapurados, pois, a sociedadeestá cobrando dos gestores, le-galidade e moralidade a todoo momento, não podendo osatuais administradores ser co-niventes de forma algumacom possíveis irregularidades,pelo contrário, precisam es-clarecer a opinião pública edar a devida transparência.

O Decreto emanado daGovernadora, logo no iníciodo governo é muito sério, foiredigido como tentativa de sa-

near as finanças públicas, di-minuindo drasticamente ocusteio, cortando os exces-sos, demonstrando austeri-dade e enfrentando o proble-ma, merecendo o apoio detodos.

Todas as medidas toma-das até o presente momentoestão acertadas, porém den-tro deste cenário, deve o go-verno atuar em outra dimen-são do que fazer, reavaliar asmetas iniciais, rediscutir asestratégias e agora na elabo-ração do plano plurianualcom a participação da socie-dade e de todos os atores pú-blicos definir as prioridadesdo Estado.

A continuidade adminis-trativa, mesmo neste quadroem que o Estado está inseri-do deve ser preservada, prin-cipalmente em relação aosmunicípios que atravessamuma grave crise e apesar detodas as medidas já toma-das, não conseguem estabili-zar as suas finanças, caben-do o Estado auxiliar.

A crise das finanças públi-cas do Estado não pode pa-ralisar as ações, não permitedeixar o Estado inerte, mas,ao contrário precisa realizara tomada de posições, con-vocando a todos a participa-ção para encontrar as saídas,sem prejudicar quem querque seja.

As obras que se encon-tram paralisadas nos municí-pios precisam ser discutidascom os Prefeitos, de prefe-rência colocando-se critériosexplícitos e claros, para nãoserem resolvidas através doapadrinhamento, método naatualidade sepultado na ad-ministração pública.As ações que estavam sendodesenvolvidas nos municí-pios, na maioria de interessepúblico, não podem ser colo-cadas simplesmente no mes-mo pacote e lacrá-las comoeleitoreiras, não dando maiscontinuidade, deixando osmunicípios e os beneficiáriosdiretos, em situação vexató-ria, sem sequer, ter sido cria-do um arranjo institucionalpara avaliá-las com lisura.

O momento autoriza amobilização da FEMURNque vem demonstrando efi-ciência nos seus pleitos econduzindo as reivindica-ções com a maior serenida-de possível.

CONVÊNIOS MUNICIPAIS E A CONTINUIDADE ADMINISTRATIVA.

A crise das finanças públicas. Convênios comos municípios. Continuidade administrativa.

petrobrás

A exploração e produçãode petróleo e gás natural naBacia Potiguar rendeu aoRN R$ 30,51 milhões emroyalties no mês de março.Desse total, o Governo doEstado recebeu R$ 16,29milhões, enquanto 94 mu-nicípios ficaram com R$14,22 milhões.

O valor acumulado noprimeiro trimestre de 2011 éde R$ 84,14 milhões su-perando em 6,18% o rece-bido em igual período doano passado. Dentre os 94municípios do RN que rece-beram royalties, 16 são pro-dutores de petróleo e gás.

Arrecadação dos municí-

pios produtores com os seusrespectivos valores ficou dis-tribuída da seguinte ma nei -ra:1. Macau 2.355.585,042. Guamaré 2.266.553,483.Pendências 1.878.519,304. Mossoró 1.821.182,475. Areia Branca 695.988,836. Apodi 514.705,897. Assú 369.444,228. Governador Dix-SeptRosado 362.075,679.Alto do Rodrigues318.213,9210.Porto do Mangue310.905,9711. Carnaubais 261.765,2312. Caraúbas 251.295,3313. Upanema 199.557,09

Municípios recebem R$ 30 milhões em royalties

ação

Saúde em Carnaubaistem programaçãoA Prefeitura Municipal

de Carnaubais organizou oDia Internacional da Mu-lher, juntamente com o DiaContra a Tuberculose, sobresponsabilidade da Secre-taria Municipal de Saúde.

Eventos beneficentes fo-ram realizados em todo omunicípio com ações edu-cativas e preventivas no pe-ríodo de 21 a 23 do corren-te mês.

As ações se voltaram pa-ra as comunidades rurais eno dia 24 acontecerá o en-cerramento na Escola Esta-dual Adalgiza Emídia daCosta, com as seguintes

atividades: consultas de en-fermagem, exames das ma-mas e planejamento fami-liar com distribuição depreservativos para as mu-lheres.

Para a população em ge-ral, atendimento específicoem pneumologia com mé-dico, verificação da pressãoarterial e peso. As mulhe-res que irão realizar o exa-me preventivo participarãode sorteios de brindes. Oprefeito Luizinho Caval-cante comemorou o suces-so do evento e espera quemais ações do gênero se-jam feitas.

O valor acumulado superou o recebido em 2010

arquivo

tangará

No dia 19, o prefeito deTangará, Jorge Eduardo, oJorginho, participou de umamissa em ação de graças pe-la recuperação da parede doaçude Guarita.

A missa foi realizada pelopároco local, padre JoãoMaria, e contou com a par-ticipação de centenas defiéis que, motivados pela fé,compareceram ao açude pa-ra agradecer a Deus pelagraça alcançada. Antes damissa, os fiéis saíram emprocissão pela parede doaçude conduzindo a ima-gem de São José.

O drama vivido pela po-

pulação ribeirinha do Gua-rita teve início no dia 23 dejaneiro quando uma forteenxurrada por pouco não le-vou a parede.

O problema se agravoumais ainda quando no iníciode fevereiro surgiu uma cra-tera no meio da parede au-mentando o risco de umatragédia e provocando medoe pânico à população ribeiri-nha. A coragem e determi-nação do prefeito Jorginhofoi preponderante para a re-cuperação da parede doGuarita. Em seu discurso,Jorginho agradeceu a todosos parceiros que contribuí-

ram para o sucesso da re-construção como o DNO -CS, DNIT e Batalhão deEngenharia do Exército eem especial a proteção damão de Deus.

Jorginho fez um pequenorelato da importância doaçude Guarita para Tangaráe cidades circunvizinhas emanos de seca. “Foram comcerteza os dias mais difíceisda minha vida, quer comoproprietário rural ou comoprefeito do nosso Municí-pio. Naquele momento nósarregaçamos as mangas, fo-ram dias difíceis, é verdade,mas em nenhum momento

fraquejamos; em nenhummomento nós agimos comprepotência; em nenhummomento agimos sem escu-tar as pessoas que fizeramum trabalho perfeito quepossibilitou essa grande re-construção”, disse Jorginho.

O dia 19 de março é umadata muito especial para osertanejo. O culto a São Joséfaz parte da relação do ho-mem com a natureza. Reli-giosamente, todos os anos, adata é dedicada ao santo etradicionalmente os maisexperientes aproveitam paraprojetar se o ano vai ser bomde inverno ou não.

Prefeitura apóia missa por recuperação de açude

educação

São Gonçalo: Laboratóriosde informática em escolas

A Secretaria Municipalde Educação de São Gonça-lo do Amarante iniciou estasemana uma série de inau-gurações dos laboratóriosde informática das unidadesda rede municipal de ensi-no.

O primeiro equipamentoa ser entregue foi o da Esco-la Municipal Genésio Ca-bral de Macedo, localizadano Golandim.

A solenidade, ocorrida naúltima terça-feira (22), con-tou com a presença do pre-feito Jaime Calado, dos ve-readores Edson Arcanjo(Nino), Raimundo Mendes

e Eraldo Paiva, além dos se-cretários Abel Neto (Educa-ção), Magnus Kébyo (Servi-ços Urbanos), Ledson Fran-ça (Comunicação), servido-res da SME, professores ealunos da escola.

A disponibilização decomputadores para alunosdas unidades de ensino éuma ação da prefeitura emparceria com o governo fe-deral por meio do ProgramaInformática nas Escolas(Proinfo). Nessa primeiraetapa serão entregues 10 la-boratórios climatizados,com bancadas de granito emodernos computadores.

Municipios 3:2.qxd 25/3/2011 17:29 Page 2

Page 16: Potiguar Notícias - Edição 365

Municípios

Potiguar Notícias | Parnamirim, 28 de março de 2011 - segunda-feira 4

goianinha

Comércio de Goianinha fortaleceinterior, diz presidente da CDL

DA REDAÇÃO DO PNEm entrevista ao PN, o

presidente da Câmara deDirigentes Lojistas de Goia-ninha, Teo Tomaz relata asituação do comércio doMunicípio e os desafios quea diretoria vem obtendo.

Segundo o presidente, ho-je a CDL tem como princi-pal desafio estabelecer-secomo entidade. “Esse é onosso maior desafio: traba-lhar para o fortalecimentoda associação”, diz.

A entidade vem se supe-rando a cada dia mais comreuniões e adesões dos em-presários da cidade. “O nos-so propósito é aumentar onúmero de associados e fa-zer com que a CDL se forti-fique cada vez mais no cená-rio das empresas de Goiani-nha”, conta.

Um dos objetivos daCDL é fazer com que a feirade Goianinha aconteça aossábados. “O motivo é que osempresários do Centro dacidade trabalham de domin-go a domingo, isto quer di-zer que o empresário da ci-dade não tem uma vida so-cial saudável”, revela.FEIRASSegundo dados levanta-

dos pela CDL de Goiani-nha, existem outras feiras

aos sábados como, Cangua-retama, Santo Antônio doSalto da Onça, São José doMipibú e Parnamirim. Nassextas-feiras acontecem emSão José do Campestre eaos domingos só acorremem Várzea e Goianinha.

A feira de domingo trans-ferindo-se para o sábado, se-rá de excelência em subsídioe para que o empresáriopossa ter uma vida socialmais saudável.QUALIFICAÇÃOA qualificação profissio-

nal também é um assunto

em pauta em reuniões naCDL.

“Nós tivemos um contatocom Zeca Melo, diretor doSEBRAE para discutirmosum modo para a qualifica-ção do trabalhador associa-do”, diz.

“Com a reforma da BR101 no Município, a CDLtem conversado muito comos clientes na beira da rodo-via para realizações deações comerciais que tra-gam os clientes que passamna rodovia”, falou o presi-dente Teo Tomaz.

goianinha

Segundo o presidenteda Câmara de DirigentesLojistas de Goianinha,Teo Tomaz, a agência daCaixa Econômica, locali-zada no centro de Goia-ninha, que atende 13 mu-nicípios, mudará de en-dereço. Ela sairá da ruaprincipal da cidade e serálocalizada ao lado do Gi-násio de Esportes do mu-nicípio, na contramão docomércio local. E issonão é tão interessante pa-ra as empresas daquelelugar. “O cliente do ban-co, que habita em outracidade, vem gastar no co-mércio de Goianinha pe-la localidade fácil. Quan-do a agência da Caixamudar para o outro ladoda rodovia, esse mesmocliente do banco irá dire-to ao banco”.

Téo Tomaz, presidente da CDL de Goianinha

Pedro Primitivo Jr

Mudança deagência

preocupa

municipios 4:2.qxd 25/3/2011 17:40 Page 2

Page 17: Potiguar Notícias - Edição 365

ClassifiCados

Potiguar Notícias | Parnamirim, 28 de março 2011 - Segunda-feira

Calssificados 1:2.qxd 25/3/2011 17:46 Page 2

Page 18: Potiguar Notícias - Edição 365

ClassifiCados

Potiguar Notícias | Parnamirim 28 de março de 2011 - segunda-feira 2

Classificados 2:2.qxd 25/3/2011 17:47 Page 2

Page 19: Potiguar Notícias - Edição 365

ClassifiCados3 Potiguar Notícias | Parnamirim, 28 de março de 2011 - Segunda-feira

Visite nossa loja e venha conferir muitas ofertas

todos os dias.

Temos a Quarta da Moeda, a Quinta de Frutas e

Verduras, a Sexta da Carne e u fim de semana rec-

heado de promoções.

Aceitamos todos os cartões, entregamos em

domicílio e

funcionamos de segunda a sábado, das 7:00 às

20:00 e aos domingos das 7:00 às 13:00.

Calssificados 3:2.qxd 25/3/2011 17:44 Page 2

Page 20: Potiguar Notícias - Edição 365

ClassifiCados4Potiguar Notícias | Parnamirim, 28 de março de 2011 - Segunda-feira

Calssificados 4:2.qxd 25/3/2011 17:44 Page 2