Download - Programação de Setembro no CCP

Transcript
Page 1: Programação de Setembro no CCP

setemBro/2014

Page 2: Programação de Setembro no CCP
Page 3: Programação de Setembro no CCP

OFICINASarTeS ViSUaiSarTeS ViSUaiS para CriaNçaSPúblico: de 05 a 12 anos/ Vagas: 15/ Seleção: pri-meiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Ofi cineiro: Daniel Fonseca de Freitas. Esta ofi cina aborda de forma lúdica diversas técnicas ar-tísticas, tais como: gravura, escultura, monotipia, pin-tura, construção de objetos, desenho, performance, land art (arte feita em terreno natural com elementos da natureza), instalação, fotografi a, e vídeo arte. De 01/08 a 31/10 – Sextas das 14h30 às 17h30.

DeSeNHo a NaNQUiMPúblico: a partir de 14 anos/ Vagas: 15/ Seleção: pri-meiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Pe-nha/ Ofi cineiro: José Wilson Magalhães. O objetivo da ofi cina é aprimorar a técnica de desenhar com tinta nanquim através de pincel, bico de pena e canetas, buscando valorizar o processo de criação e o acaba-mento artístico dos trabalhos dos alunos. Esta ofi cina tem como público alvo desenhistas, ilustradores, qua-drinhistas e todas as pessoas que gostem de desenhar. De 06/08 a 29/10 – Quartas das 18h30 às 21h30.

Page 4: Programação de Setembro no CCP

CapoeiraCapoeira aNGoLaPúblico: a partir de 14 anos/ Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: Pedro Peu. O ob-jetivo da oficina é compartilhar o conhecimento da Capoeira Angola, integrando e estimulando os participantes da oficina a propagar e se apropriar desta dança/arte que é uma das principais manifestações afro-brasileiras. De 09/08 a 25/10 – Sábados das 14h às 17h.

DaNçaDaNça Na MaTUriDaDePúblico: acima de 50 anos/ Vagas: 30/ Seleção: primeiros inscritos/ Ins-crições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: Junior Gonçalves. A ofi-cina “Dança na maturidade” é um trabalho corporal voltado ao público de ambos os sexos, que busca aumentar e proporcionar a qualidade de vida de seus praticantes. De 01/08 a 14/11 – Sextas das 10h às 13h.

DaNça CoNTeMporÂNeaAteliê CoreográfiCo

Público: a partir de 14 anos/ Vagas: 30/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineira: Claudia de Souza. A investigação de diferentes maneiras de pensar e utilizar o corpo para construir movimentos dançantes, diferentes visões e entendimentos do corpo e da dança, como diferentes corpos com diferentes cargas culturais se comunicam, se relacionam e consequentemente, se movimentam é o objetivo desta oficina. De 01/08 a 31/10 – Sextas das 14h às 17h.

4

Page 5: Programação de Setembro no CCP

DaNça De SaLÃoPúblico: a partir de 14 anos/ Vagas: 30 para cada turma/ Seleção: pri-meiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineira: Ja-naina Gisele Avelino. As danças de salão são praticadas socialmente, como forma de entretenimento, integração social e competitivamente como Desporto, a oficina de dança de salão possui muitos benefícios para todos que a praticam proporcionando integração entre os partici-pantes. De 05/08 a 11/11 – Terças - Turma I Ladys: das 18h30 às 20h / Turma II Casal: das 20h às 21h30 //Sábados / Turma III Ladys: das 18h30 às 20h / Turma IV Casal: das 20h às 21h30.

DaNça BraSiL - ÁFriCaPúblico: a partir de 14 anos/ Vagas: 30 / Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineira: Maria Regina dos Santos. A oficina de Dança “Brasil-África” tem por objetivo proporcionar aos participantes um primeiro contato com essa musicalidade e cor-poreidade, visando ampliar as informações sobre a cultura africana e afro-brasileira por meio das danças tradicionais, oferecendo conheci-mento de cada dança, sua origem, contexto espacial e cronológico e as relações sociais nas quais se insere. De 06/08 a 12/11 – Quartas - das 18h30 às 21h30.

BaLÉ para CriaNçaSPúblico: De 03 a 14 anos/ Vagas: 15 para cada turma/ Seleção: pri-meiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineira: Rebecca Oliveira Chiatti.A oficina proporcionará através da dança o desenvolvimento motor, cognitivo e sócio-afetivo da criança para que ela desenvolva por meio das experiências com o próprio corpo e no meio que vive. O balé clássico traz à criança além de melhoria postural, a tonificação da musculatura, o alongamento e flexibilidade, conceitos importantes nos dias atuais como a disciplina, melhoria na autoestima, dedicação e acima de tudo o prazer que essa atividade proporciona ao indivíduo que a exerce, sem contar a bagagem cultural que o balé carrega consigo, a criança entrará em contato com a música clássica e a história da arte e da dança. De 07/08 a 13/11 – Quintas - Turma I de 03 a 06 anos das 14h às 15h/ Turma II de 07 a 14 anos das 15h às 16h/ Turma III de 07 a 14 anos das 16h às 17h.

5

Page 6: Programação de Setembro no CCP

DraMaTUrGiaeLaBoraçÃo De TeXToS TeaTraiSPúblico: a partir dos 14 anos/ Vagas: 15/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: Bruno de Assis Oliveira.o objetivo da oficina é a Criação, Análise e Escrita Dramatúr-gica, para Teatro, Roteiro em Cinema e outras mídias, visa fomentar a leitura, reflexão e a análise crítica, filosófica e histórica de peças teatrais que situam-se desde a antiguidade grega, passando brevemente pelo romanos ao teatro medieval, as tragédias e comédias modernas com Shakespeare no Renascimento até o cenário – dentre este, o teatro brasileiro – contemporâneo e da dramaturgia ocidental. O estímulo e a criação de textos dramatúrgicos escritos e formatado pelos próprios alunos/educandos para que, no término do projeto, exponham seus trabalhos numa leitura dramática na comunidade local ande as aulas forem ministradas, formando assim, uma nova geração de dramaturgos e ouvintes do texto teatral. De 06/08 a 12/11 – Quartas das 19h às 21h.

eLaBoraçÃo De projeToS CULTUraiSeLaBoraçÃo De projeToS Público: a partir de 14 anos/ Vagas: 15/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineira: Paulo Augusto de Azevedo.A oficina tem como objetivo principal capacitar o indivíduo ao processo histórico na evolução dos Órgãos Públicos e Privados e suas respectivas Leis regulamentares de Incentivo à Cultura e seus Editais; oferecer subsídios técnicos e científicos na elaboração de projetos e programas culturais; orientar o desenvolvimento de pesquisa e investi-gação territorial, estimulando a elaboração de projetos culturais de qua-lidade e a compreensão de Editais de Cultura dos mais significativos Órgãos do setor. De 07/08 a 13/11 – Quintas das 18h30 às 21h30.

6

Page 7: Programação de Setembro no CCP

proDUçÃo CULTUraLproCeDiMeNToS De GeSTÃo e CoMUNiCa-çÃo apLiCaDoS ao DeSeNVoLViMeNTo De projeToS arTÍSTiCoSPúblico: a partir de 14 anos/ Vagas: 15/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: Dodi Leal. A Ofi-cina tem como objetivo principal apresentar os elementos essenciais do planejamento e execução da produção cultural envolvendo os pro-cedimentos de contabilidade e orçamento, análise econômica, legisla-ção, comunicação e marketing cultural. De 05/08 a 11/11 – terças das 18h30 às 21h30

joGoSXaDreZPúblico: a partir dos 6 anos/Vagas: 30/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: Jaime de Oliveira Soares A oficina introduzirá a história do xadrez, enfocando as regras e movimentos básicos, examinado os aspectos e impactos das estru-turas e combinações de peças no jogo do xadrez. Além de estimular a pesquisa no acervo da Biblioteca José Paulo Paes dos livros e materiais audiovisuais (virtuais ou não) ligados aos jogos de xadrez.De: 09/08 à 08/11 – Sábados: Turma I: de 06 a 12 anos das 10h às 11h30, Turma II: acima de 12 anos das 11h30 às 13h.

rpG (roLe pLaYiNG GaMe)Público: a partir dos 12 anos/ Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiros: Rodrigo Luiz Pau-letto Galeão e Elder Nunes da Silva. O RPG são jogos de interpretação de personagens e contação de histórias, dessa forma os participantes interagem nesse teatro verbal como atores deste jogo. O jogo acon-tece em grupo, onde um dos participantes será o mestre ou narrador, enquanto os outros jogadores criam um personagem de acordo com o tema ou o cenário da proposta do dia. De 07/08 a 30/10 – Quintas das 14h às 16h.

7

Page 8: Programação de Setembro no CCP

LiTeraTUraBooK-iN-a-BoXesCrevendo um livro Público: a partir dos 14 anos/ Vagas: 15/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineira: Camila Prietto. Dos elementos indispensáveis de um texto ao desenvolvimento de um livro, na Oficina Book-in-a-box o participante aprende a estruturação de um livro de sucesso. A oficina tem o intuito de disseminar técnicas literárias utilizadas pelo mercado editorial, auxiliando assim, autores iniciantes e aspirantes em sua jornada literária e abrindo-lhes novos canais para que se desenvolvam profissionalmente. Ao fim da oficina o participante estará apto a desenvolver um romance dentro das qualidades técnicas exigidas pelo mercado editorial. De 05/08 a 11/11 – Terças das 16h30 às 19h30.

LiTeraTUra CoM Hip HopPúblico: a partir dos 14 anos/ Vagas: 15/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: James Nogueira Lino Benício A oficina se propõe a um diálogo coletivo e individual, além de uma breve reflexão social entre os participantes, através da poesia do Hip Hop, do Rap e das canções populares, além de dinâmicas em grupo, sempre com o propósito de trabalhar o espírito coletivo, a so-lidariedade entre outros valores sociais de forma didática, simples e objetiva, explorando a criatividade inerte em cada um dos participantes e valorizando as diretrizes de ensino contidas na educação popular, tradição oral e formal, sempre mesclando vivências, experiências e sa-beres. De 06/08 a 12/11 – Quartas das 18h30 às 20h30.

LiTeraTUra mãe áfriCA: mitos, lendAs e Contos

Público: a partir dos 14 anos/ Vagas: 15/ Seleção: primeiros inscritos/ Ins-crições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineira: Renata Aparecida Bar-celos de Alencar A oficina de Literatura “Mãe África: Mitos, Lendas e Con-tos” têm por objetivo trazer a contextualização cultural-artística dos mitos, lendas e contos africanos e afro-brasileiros, valorizando a ancestralidade e suas práticas culturais. De 07/08 a 13/11 – Quintas das 19h às 21h.

8

Page 9: Programação de Setembro no CCP

FaNZiNeOficineira: Mônica Ramos. Fanzine é uma abreviação de fanatic maga-zine, mais propriamente da aglutinação da última sílaba da palavra ma-gazine (revista) com a sílaba inicial de fanatic. Fanzine é portanto, uma revista editada por um fan (fã, em português). Trata-se de uma publicação despretensiosa, eventualmente sofisticada no aspecto gráfico. Engloba todo o tipo de temas, assumindo usualmente, mas não necessariamen-te, uma determinada postura política, com especial incidência em histó-rias em quadrinhos (banda desenhada), ficção científica, poesia, música, feminismo, vegetarianismo, veganismo, cinema, jogos de computador e Vídeo-games, em padrões experimentais. Embora essa manifestação mi-diática seja comumente relacionada aos jovens, há produtores e leitores de fanzines em quase todas as faixas etárias. De 09/09 a 26/11 - Terças das 18h30 às 21h30

MúSiCaa MúSiCa NaS TraDiçÕeS BraSiLeiraS BumBA-meu-Boi, mArACAtu, CirAndA, CoCo e foliA

Público: a partir dos 14 anos/ Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscri-ções: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: Ricardo Dutra. Desenvolver por meio de um universo criativo e de maneira educativa a musicalidade presente em diversas manifestações da cultura popular tradicional, como a ciranda, o bumba meu boi, o coco, o maracatu, a folia de reis, a congada, entre outros. De 16/09 a 26/11 – Quartas das 14h às 1h.

SoM e riTMo aTraVÉS Do CorpoPúblico: a partir dos 14 anos/ Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: Alejandro López Je-ricó. A oficina propõe trabalhar o senso rítmico e a percepção auditiva com exercícios que fortalecem a compreensão musical da internaliza-ção corporal. Trata-se de uma iniciação musical onde o canto coletivo e a percussão serão os meios para desenvolver uma aproximação com al-guns dos conceitos da teoria musical. Serão utilizados, como ferramenta pedagógica exercícios do método de ensino de música ”O Passo” criado por Lucas Ciavatta. De 09/08 a 08/11 – Sábados das 13h às 16h.

9

Page 10: Programação de Setembro no CCP

MúSiCa para CriaNçaSPúblico: a partir dos 14 anos/ Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: Marcos Nascimento de Camargo. Através de atividades lúdicas e exercícios que envolvem o corpo e a voz, aprendendo e vivenciando jogos tradicionais e cooperati-vos, as dinâmicas proporcionam a conscientização da existência de voz e ritmo. Conhecendo a história da música, canções folclóricas e das di-ferentes regiões do Brasil, os educandos passam a valorizar e resgatar suas próprias histórias e raízes familiares, o que é compartilhado com o núcleo familiar e com a comunidade. De 01/08 a 14/11 – Quartas: 14h às 17h.

VioLÃo popULarPúblico: a partir dos 14 anos/ Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: Vinícius de Paula Marques. Violão popular é uma oficina que consiste na iniciação musi-cal. Nas aulas os participantes terão acesso a temas e técnicas impor-tantes para o desenvolvimento do intelecto musical como: a leitura de cifra, leitura tablatura, partitura musical, acorde, escalas, exercícios de mecânica das mãos, repertório, ritmos e etc. De 01/08 a 14/11 – Sex-tas: Turma I Iniciantes das 10h às 11h30 / Turma II Intermediário 11h30 às 13h.

TeaTroNúMeroS TraDiCioNaiS De paLHaço/CLowNPúblico: a partir dos 14 anos/ Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: Caco Mattos.Baseado nos números tradicionais de palhaços, improvisações e jogos, possibilitar aos participantes o desenvolvimento do jogo, ampliando a capacidade de improvisação entre duplas, trios e a relação com a plateia. A oficina ainda contará com o apoio de referências teóricas, material iconográfico (imagens) e filmografia sobre o circo e o universo palhaço/clown.De 06/08 a 12/11 – Quartas das 14h às 17h.

10

Page 11: Programação de Setembro no CCP

TeaTro para CriaNçaSPúblico: de 07 a 12 anos/ Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscri-ções: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: Gira de Oliveira. Oficina de teatro com foco na iniciação teatral, no estudo de contos popula-res e na transposição de um conto escolhido coletivamente para um experimento cênico, considerando todas as possibilidades imagéticas, sonoras, críticas e reflexivas que a construção de cada cena pode pro-porcionar a partir de referenciais trabalhados dentro da própria oficina.De 09/08 a 08/11 – Sábados às 10h às 13h.

TeaTro para joVeNS e aDULToSPúblico: a partir dos 14 anos/ Vagas: 20 para cada turma/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineira: Mara Helleno. A oficina tem como objetivo principal a prática da lingua-gem teatral, através de jogos e vivências, para uma construção cênica baseada em textos dramatúrgicos, prevendo-se a apresentação pública no final da oficina. De 05/08 a 13/11 – Terças – Turma I Iniciantes - das 14h30 às 17h30 / Quintas – Turma II das 18h30 às 21h30.

prÁTiCaS para a eNCeNaçÃoPúblico: a partir de 18 anos/ Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiros: Ana Andreatta e Ernandes Araújo.A oficina terá o foco na expressão pessoal, na comu-nicação, e principalmente no conteúdo individual de cada participante. Os participantes através de seus depoimentos já trazem história enredo e drama. Isso então será revisto através de dinâmicas, exercícios, uti-lizando do próprio material deles para que essas histórias tenham uma redimensão artística.De 16/09 a 25/11 – Terças das 18h30 às 21h30.

11

Page 12: Programação de Setembro no CCP

TÉCNiCaS CorporaiSHaTHa YoGaPúblico: a partir dos 16 anos/ Vagas: 20 por turma/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineira: Daniela Carmona O objetivo é oferecer aos praticantes uma modalidade físi-ca integrativa do corpo, da mente e do espírito, a Yoga, que pode ser adaptável às condições e limitações de cada aluno, também capacitan-do-os a terem autonomia na prática e possam dar continuidade mesmo após o término da oficina. As aulas terão duração de 60 minutos cada. De 06/08 a 12/11 – Quartas - Turma I das 14h às 15h / Turma II das 15h às 16h/ Turma III das 16h às 17h.

piLaTeSPúblico: a partir dos 14 anos/Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições no Centro Cultural da Penha/ Oficineira: Marta Regina Fi-gueiredo O método Pilates consiste em mais de 500 exercícios, os quais são rítmicos de força e alongamentos, e demandam concentra-ção e controle do corpo. É muito fácil realizar os exercícios, sendo eles indicados para todas as idades. O Pilates aumenta a resistência física e mental e melhora a coordenação motora, entre tantos outros bene-fícios para a saúde do corpo e do espírito. As aulas terão duração de 60 minutos cada. De: 06/08 a 12/11 – Quartas - Turma I: 14h às 15h / Turma II: das 15h às 16h Turma III: das 16h às 17h.

CoNDiCioNaMeNTo FÍSiCo (VoLUNTariaDo)Público: a partir dos 14 anos. Lúcia de Fátima Querido Rodrigues.Pro-fissional de Educação Física, ministra aulas no Clube Esportivo da Pe-nha, Personal Trainer, pertence ao grupo GEPAF(Grupo de estudo de epidemiologia em atividade física na saúde pública - USP), professora voluntária no Centro Cultural da Penha, em condicionamento físico.Terças e quintas das 16h às 17h.

12

Page 13: Programação de Setembro no CCP

DaNçaS CirCULareS (VoLUNTariaDo)Professor: Sérgio Solimeo. Oficina de Danças Circulares (voluntária)As danças circulares são praticadas em grupos. O grupo, em círculo, segue um coreografia e, conectados entre si, reúnem energias em busca da harmonia, da consciência do todo. No Círculo não existe hierarquia, e as atitudes de competição são substituídas por atitudes cooperativas, onde os participantes do grupo podem ajudar a superar os erros uns dos ou-tros, manifestando o melhor de si. As Danças Circulares são desenvol-vidas visando ampliar o conhecimento, em direção ao bem-estar físico, mental, emocional, energético e social.quintas das 19H30 às 21H30.

TÉCNiCaS MaNUaiSpiNTUra eM TeCiDoPoétiCAs visuAis - estAmPAriA

Público: a partir de 14 anos /Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições no Centro Cultural da Penha/ Oficineira: Fátima de Oliveira Nesta oficina o participante poderá aprimorar o olhar nas diversas esté-ticas de superfícies através de exercícios de leitura visual e de releitura prática na execução da estamparia, conhecendo diferentes modos de impressão manual em tecidos além de técnicas de tingimento em dife-rentes fibras. De: 05/08 a 11/11 – Terças das 14h30 às 17h30.

arTeSaNaTo LiVro De paNoPúblico: a partir de 16 anos/Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Ins-crições no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: Débora Kikuti. A oficina de Técnicas Manuais “Livro de Pano” tem o objetivo de ampliar o reper-tório de histórias que tratam do feminino, as mulheres escutarão várias histórias de diversas culturas que tenham a mulher como protagonista e serão estimuladas a recontar suas próprias histórias, manualmente, com materiais trazidos por elas e que tenham participado de algum momento significativo de suas vidas. De: 08/08 a 14/11 – Sextas das 14h às 17h.

13

Page 14: Programação de Setembro no CCP
Page 15: Programação de Setembro no CCP

BIBLIOTECALiVroS eM GeraL

QUaDriNHoSMaNGÁS e GiBiS

reViSTaS e jorNaiS

LiVroS eM BraiLLe

eMprÉSTiMoS De LiVroS

XaDreZroDaS De LeiTUra

SaraU

MeDiaçÃo De LeiTUraeSpaço e aCerVo iNFaNTiL

CoNTaçÃo De HiSTÓriaS

MaiS De 38.000 iTeNS DiSpoNÍVeiS para eMprÉSTiMoS

Tudo isso no espaço da Biblioteca esperando por você, estamos no 1º andar, venha nos visitar!

Acesse o catálogo on-line: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa

Maiores informações: 2091 3944 / 2227 1170

Page 16: Programação de Setembro no CCP

SaraU Da peNHa: “a priMaVera CHeGoU”Mediadora: Luciana Campos Público: Livre/ Ingresso: gratuito/Inscrições: não é necessária a inscri-ção prévia. Sarau é uma reunião de amigos amantes e aficionados das diversas formas de arte, dança, música, teatro e poesia, leitura de tex-tos e etc. É o encontro que nos permite somar conhecimentos e delícias onde descobriremos e vivenciaremos coisas novas e antigas. O público estará convidado a compartilhar a leitura de textos, trechos de livros e poesias pré-selecionados, como também poderá apresentar os seus trabalhos. No mês de setembro o tema será “A PRIMAVERA CHE-GOU”, em homenagem ao mês da primavera e aos poetas, escritores e músicos aniversariantes do mês. Serviço: dia 05/09/2014 às 19h, classificação: livre, duração 120 minutos.

roDa LeiTUra : Com: Luciana Campos/ Público: a partir de 14 anos / Vagas: 20/ Ingres-so: gratuito. Não é necessário fazer inscrição. Encontro entre pessoas que queiram compartilhar descobertas através da leitura de contos clás-sicos e contemporâneos de variados autores. Serviço: Dia 19/09/2014 sexta-feira/ 17h às 19h. A cópia do texto estará disponível para re-tirada na biblioteca.

MeDiaçÃo De LeiTUra:Todas as quintas-feiras das 15h às 16h na Biblioteca José Paulo Paes. Público: livre. A mediação visa aproximar o público das diferentes formas de leitura utilizando o acervo disponível da biblioteca. A leitura de narrati-vas, histórias e contos em voz alta servem como estratégia para desper-tar o gosto pela leitura e estimular o potencial criativo e o prazer de ler.

a Hora e a VeZ Do VeSTiBULarEm seu 8º ano o projeto “A Hora e a Vez do Vestibular”, abre as portas das Bibliotecas Públicas, do Centro cultural da Penha e Centro For-mação Cultural Cidade Tiradentes para os interessados em analisar e discutir junto a professores de literatura as nove obras que são exigidas nos principais vestibulares de São Paulo.Professor: André Renato Oliveira SilvaServiço: Período: de 27 de agosto a 22 de outubro-classificação: a partir de 14 anos, duração 120 minutos. 20 vagas.

16

Page 17: Programação de Setembro no CCP

Ocupação PretaProgramação destinada à difusão da cultura negra e suas vertentes

26.SETEMBRO.2014classificação etária: LIVRE

ENTRADA FRANCA

RODAS DE CONVERSAS

PERFORMANCES

INTERVENÇÕES

SHOWS

Realização:Parceiros:

17

Page 18: Programação de Setembro no CCP
Page 19: Programação de Setembro no CCP

projeTo ToDaS aS TerçaS

TeM CiNeMa ÀS 19H30

CINEMA

Todas as terças-feiras às 19h30, no Teatro Martins Penna - sessões gratuitas. Os fi lmes que exibimos possui a liberação e licença da MPLC (Motion Pictures Licensing Coporation) e parceria com a

programadorabrasil.org.br

Page 20: Programação de Setembro no CCP

o BaNDiDo Da LUZ VerMeLHa(SP,1968, FIC, PB, 35MM, 92’min) Direção e Roteiro: Rogério Sganzerla. Sinopse: Um assaltante misterioso (Paulo Villaça) usa técnicas extrava-gantes para roubar casas luxuosas de São Paulo. Ele é apelidado pela imprensa de “bandido da luz vermelha”, já que traz sempre uma lanter-na vermelha e conversa longamente com suas vítimas. Serviço: Teatro Martins Penna. Dia 02/09 as 19h30 Terça-feira.Classificação 16 anos. Entrada Gratuita. Retirar ingresso com uma hora de antecedência.

por 30 DiNHeiroS(PB, 2005, FIC, COR, 35MM,110’min) Direção e Roteiro: Roberto Pi-res. Sinopse: Um político jovem e idealista encontra em Salvador, ad-versários que se esforçam por elimina-lo. Ele pretende instaurar uma comissão parlamentar Serviço: Teatro Martins Penna. Dia 09/09 as 19h30 Terça-feira.Classificação 16 anos. Entrada Gratuita. Retirar ingresso com uma hora de antecedência.

20

Page 21: Programação de Setembro no CCP

ToCaia No aSFaLTo(BA, 1962, FIC, PB, 35MM,107’min) Direção e Roteiro: Rogério Sgan-zerla. Sinopse: No interior do nordeste um troupe mambembe encena A Paixão de Cristo. Depois de meses de espetáculo, Zé, que interpreta, no papel de São Pedro, fogem com o dinheiro acumulado da bilheteria. Na viagem da caatinga ao litoral, os dois são perseguidos pelo diretor e pelo resto da troupe. Cenas da peça se confundem com a realidade em momentos de traição, gozação e delírio, um misto de situações tragicô-micas e surreais. Misticismo, valores novos e arcaicos revelam, metafo-ricamente a região nordeste em meio a globalização. Serviço: Teatro Martins Penna. Dia 16/09 as 19h30 Terça-feira.Classificação 16 anos. Entrada Gratuita. Retirar ingresso com uma hora de antecedência.

o BaTeDor De CarTeiraS(RJ, 1958, FIC, PB, 35MM, 84’) Direção e Roteiro: Aloisio T. de Carvalho. Sinopse: Um malandro carioca que age na região da Central do Brasil começa a namorar uma moça nordestina recém-chegada ao Rio Janeiro. A moça logo é contratada para trabalhar como empregada doméstica na residência de uma madame rica, sem saber que o malandro e seus com-parsas estavam planejamento assaltar a casa. Serviço: Teatro Martins Penna. Dia 23/09 as 19h30 Terça-feira.Classificação livre. Entrada Gratuita. Retirar ingresso com uma hora de antecedência.

o CÁrCere e a rUa/ ViSiTa iNTiMa(RS, 2004, DOC, COR, 35MM, 80’) Direção: Liliana Sulzbach. Sinopse: Retratando a especificidade feminina no mundo circunscrito às cadeias, os doi filmes se completam. O cárcere e a rua, focaliza com sensibilidade os dilemas de duas detentas em vias de sair da prisão e de outra que acaba de chegar, em Porto Alegre. Do lado de fora, Visita Íntima(PR, 2005, DOC, COR, 35MM, 16’) Direção: Joana Nin. Investitga a obstinada fidelidade de namoradas e esposas de detentos de um presídio parana-ense. Enter as duas obras, revelam-se particularidade de um precinceito que atinge mais dolorosamente as mulheres infratoras, abandonadas pe-las familias com frequência nitidamente maior do que os prisioneiros ho-mensServiço: Teatro Martins Penna. Dia 30/09 as 19h30 Terça-feira.Classificação 12 anos. Entrada Gratuita. Retirar ingresso com uma hora de antecedência.

21

Page 22: Programação de Setembro no CCP

Foto: O Pato a Morte e a Tulipa | por Ezyê Moleda

Page 23: Programação de Setembro no CCP

TEATROo paTo, a MorTe e a TULipaCIA DE FEITOS. Direção e Dramaturgia: Carlos Canhameiro; Elenco: Artur Kon, Denise Cruz, Giscard Luccas, Leandro Ivo. Sinopse: Quando um pato descobre que a morte o está seguindo, leva um susto, mas logo vê que ela até tem um sorriso amigo, e aos poucos aceita sua companhia. E quem imaginaria que, ao conhecer e se encantar com um pato, a morte perderia a noção do tempo e desfrutaria um pouquinho mais da vida? www.ciadefeitos.com. Serviço: Teatro Martins Penna. De 13/09 a 05/10. Sábado e domingo às 16h. Duração: 50 minutos. Classifi cação: livre. Ingressos a R$ 10,00.

FoMe De NoTÍCiaV.AG.A* VONTADE DE AGLOMERAÇÃO ARTÍSTICA . AUTOR: Evaldo Mocarzel; DIREÇÃO: Maurício Perussi; ELENCO: João Attuy, Marco Biglia e Sofi a Boito. Sinopse: Um casal de classe média exorciza a crise do casamento nas tragédias cotidianas dos jornais. Com a ajuda de um misterioso terceiro elemento, eles tentam “virar notícia” a qualquer custo, sacrifi cando o próprio amor. A peça faz uma crítica à mídia contemporânea. www.facebook.com/vontadedeaglomeracaoartistica . Serviço: Teatro Martins Penna. De 13/09 a 05/10. Sábado às 20hs e domingo às 19h. Duração: 60 minutos. Classifi cação: 12 anos. Ingressos a R$ 10,00.

Page 24: Programação de Setembro no CCP
Page 25: Programação de Setembro no CCP

DANÇABeCoDe Igor Gasparini e Frank Tavantti. Elenco: Bianca Emy, Bruna Sant’Anna, Frank Tavantti, Helon Hori, Igor Gasparini, Luiz Paulo Cordeiro, Marcia Marcos, Marcos Werneck, Mayara Rosa, Natália Moura e Ve-rônica Lopes. Iluminação: Gustavo Guerra. Sinopse: O quanto nos conhecemos? Até onde vão os nossos desejos? O que quer nosso inconsciente?O espetá-culo busca refl etir sobre o beco de cada um; sobre os anseios individuais e coletivos. O que move esse corpo sonhando ou acordado, aprofundando interna-mente em múltiplas vontades e refl etindo metáforas de uma vida de aparências. Um universo onírico transformado em inconsciente coletivo, situado em uma noite qualquer; em uma rua qualquer; desta cidade. Repetição e reconfi guração de uma inter-pretação individual dos desejos coletivos. Desejos provocados; desejos obscuros. “A reforma da cons-ciência consiste apenas em despertar o mundo... do sonho de si mesmo” (Karl Marx). Noite; rua; cidade; muro; grafi te. Elementos que inspiraram a criação desse espetáculo e servem como ambiente para que os desejos emanem. Cada um nos seus becos, com seus fones de ouvido, desenhando e colorindo sua história. Narrativas que carregamos; com marcas de um passado tatuado em nossas memórias. Reche-ado de cicatrizes que tentamos apagar suavemen-te. Serviço: Teatro Martins Penna. Dia 06/09 as 20h Sábado e Domingo 07 /09 as 19h.. Duração: 25min. Classifi cação: Livre. Entrada Gratuita. Re-tirar ingresso com uma hora de antecedência.

Page 26: Programação de Setembro no CCP

aNTiDe Daniel Holt. Direção Geral: Igor Gasparini. Direção Artística: Frank Tavantti.Coreografia: Daniel Holt (EUA) .Elenco: Bianca Emy, Bruna Sant’Anna, Frank Tavantti, Helon Hori, Igor Gasparini, Luiz Paulo Cor-deiro, Marcia Marcos, Marcos Werneck, Mayara Rosa, Natália Moura e Verônica Lopes. Iluminação: Gustavo Guerra. Sinopse: “Luta... Opo-sição... Cura... Rebeldia... Destruir... Livrar-se. O rótulo de sermos hu-manos está troca constante entre bem e mal. Por toda a nossa história, atravessando diversas culturas, muitas das nossas crenças apenas são trocadas, enquanto outras vem e vão para um lugar em que é impossí-vel viver para lembrar dos costumes de antigamente. O que antes era ruim, milhares de anos depois pode ser banal. Como nós humanos, en-tão, podemos distinguir o que é, sem dúvida, correto? Essa dan-ça que você está prestes a assistir não responde a essa pergunta. Mas apresenta a você uma dança potente, cheia de personagens humanos, fisicalidade, drama e honestidade. Será criado um contexto em que todos precisarão jogar juntos, criando uma representação do sonho a partir do dia a dia da vida humana. Você verá muitas coisas; ou poderá não encontrar absolutamente nada. Minha esperança, entretanto, é que encontre pelo menos um caminho para se conectar. Se assim o fizer, eu espero igualmente que aquela personagem sentirá essa conexão com outro ser humano, com você, mesmo que apenas seja uma conexão um pouco maior do que antes de entrar neste teatro.” – Daniel “the grouch” Holt, director of Dirt and choreographer. Serviço: Teatro Martins Pen-na. Dia 06/09 às 20h Sábado e Domingo 07 /09 as 19h.. Duração: 25min. Classificação: Livre. Entrada Gratuita. Retirar ingresso com uma hora de antecedência.

Page 27: Programação de Setembro no CCP

BaiLe Da peNHaCoordenado pelo bailarino e coreógrafo Rogério da Col com seus 25 anos dedicados ao ensino de Dança de Salão, os bailes da Penha acon-tecem em dois domingos por mês e nesses encontros os participantes além de aprenderem a arte da Dança de Salão se utilizam dele (o baile) como meio de interação e convivência entre as pessoas, tornando os domingos dias incríveis para dançar e fazer novas amizades. Não per-cam! Serviço: Espaço Mário Zan. Dias 07 e 21/09 Domingos das 15h30 e as 18h30 Classificação: Livre. Entrada gratuita

Page 28: Programação de Setembro no CCP
Page 29: Programação de Setembro no CCP

MÚSICACoraL paULiSTaNo – MÁrio De aNDraDe - TeMporaDa De CoNCerToS De 2014 - paULiCea DeSVairaDa O Coral Paulistano foi criado em 1936, por iniciativa de Mário de Andrade, então diretor do Departamento Municipal de Cultura. A proposta era levar a música brasileira ao Theatro Municipal de São Paulo, uma ideia de vanguarda, já que a elite paulistana desco-nhecia a importância do movimento nacionalista que contagiava os compositores brasileiros da época. Marco da história da música em São Paulo, o grupo foi um dos muitos desdobramentos do movimento modernista da Semana de Arte Moderna de 1922. Em 78 anos, o grupo esteve sob a orientação de al-guns dos mais destacados músicos do nosso país. Após décadas sem cumprir com sua missão original, em 2013 o grupo passou por um fortalecimento e revalorização, passando a se chamar “Coral Paulis-tano Mário de Andrade” e com uma programação ex-tensa de apresentações de música brasileira erudita em diferentes espaços da Cidade, com encomenda de obras e um diretor artístico próprio. Regente Con-vidado: Mo. Roberto Rodrigues. Festino Nella Sera Del Giovedi Grasso Avanti Cena – Adriano Banchieri (1568 – 1634). Serviço: Teatro Martins Penna, dia 12/09/2014, às 20h. classifi cação: livre, duração 60 minutos. Entrada gratuita (os ingressos de-vem ser retirados 1 hora antes do início da ses-são, limitado a um por pessoa).

Page 30: Programação de Setembro no CCP

iVo MoZarTIvo – que toca violão, guitarra e ukelele – sobe ao palco acompanhado dos músicos Mauricio Hoffman (bateria), Rafael Reis (guitarra), Hud-son Rossi (baixo), Paulo Gianini (teclado/piano) e Neli Georgi (backing vocal)neste show no Teatro Martins Penna. A música “Vagalumes” tem como grande responsável por essa febre o músico Ivo Mozart, cantor, autor e produtor deste sucesso. A canção em parceria com a banda Pollo é apenas uma mostra do que o cantor tem pra mostrar neste show. O repertório das apresentações é bem variado e segundo Ivo “escolhido para levar alegria ao público”. Suas músicas – “Mocinho de Cinema”, “A Festa” e a própria “Vagalume”, se misturam com músicas conhecidas do público como “Amor de Chocolate” (Naldo) e o pout pourri de Lulu Santos (“De Repente California”, “Sereia” e “Como Uma Onda”), além de canções de Bruno Mars e Jason Mraz, entre outros. Serviço: Teatro Martins Penna dia 19/9/2014 às 20h. Classificação: livre, duração 60 minutos. Entrada gratuita. (os ingressos deverão ser retirados um dia antes (18/09) das 18h as 22h, limitado a um por pessoa).

Page 31: Programação de Setembro no CCP

LaNçaMeNTo Do DVD FLÁVio reNeGaDo #SUaVeaoViVo Flávio Renegado é um vencedor, como ele mesmo diz na letra de uma de suas composições, “Zica”. E para quem o conhece – mesmo que apenas da atuação nos palcos ou em cenas nos bastidores dos shows que ele frequenta, atento e interessado tanto pelo consagrado como pelas novidades –, fica evidente a humildade e a simpatia como com-ponentes naturais que cativam fãs e profissionais que, pra usar uma expressão do produtor Liminha, “conspiram muito” a favor dele. Não é por acaso que todo mundo ao seu redor tem “disposição de construir juntos”. #suaveaovivo” – o primeiro DVD do compositor, cantor e rapper mineiro – é uma representativa síntese de seu trabalho até agora e, na concepção dele, fecha um ciclo. O roteiro reúne músicas de seus dois álbuns, “Do Oiapoque a Nova York” (2008) e “Minha Tribo é o Mundo” (2011) e traz também reinterpretações de clássicos de Adoniran Barbo-sa (“Saudosa Maloca”, em versão samba-rap), Chico Buarque (“Jorge Maravilha”) e Tim Maia (“Não Vou Ficar”, em fusão com o instrumental de “Superstition” de Stevie Wonder, já um sucesso em seus shows). “Estamos no Jogo”, dele mesmo, traz citação de “Aprendendo a Jogar” (Guilherme Arantes), na voz de Fernanda Takai. “Sei Quem Tá Comi-go”, “A Coisa é Séria” e “Suave” estão entre as composições próprias que caíram instantaneamente no gosto de seu público. Serviço: Teatro Martins Penna dia 26/9/2014 às 20h. classificação: livre, duração 60 minutos. Entrada gratuita. (os ingressos deverão ser retirados um dia antes (25/09) das 18h as 22h, limitado a um por pessoa).

Page 32: Programação de Setembro no CCP

proGraMaçÃo De MúSiCa Na praçaaL SUr O trio Al Sur propõe uma interpretação nova e original do tango com uma singular fusão de estilos evocando a melancolia da música do Rio de la Plata, assim como a complexidade e a liberdade criativa do jazz. A inusitada formação produz uma sonoridade única, gerando uma at-mosfera descontraída e sofisticada ao mesmo tempo. Um trabalho de reverência à cultura do tango construído sob influências contemporâne-as. O Trio “Al Sur” é formado por Alejandro López Jericó (voz e violão), Sebastião Bazotti (trompete) e Celso Amâncio (violino). Serviço: Praça do CCP dias 06, 13,20 e 27/9 às 11h. classificação: livre, duração 60 minutos. Entrada gratuita.

32

Page 33: Programação de Setembro no CCP

GrUpo TerTúLia O grupo vocal Tertúlia surgiu no Projeto Música Vocacional no Teatro Martins Penna na Penha no ano de 2009. O repertório do grupo consiste na releitura de músicas underground dos anos 70/80 onde a maioria de-las permanece inédita ao grande público. O grupo é composto por Analu Vasconcelos, Márcia Flemming e Solane Araújo. Orientação e arranjos vocais do maestro Alejandro López. Serviço: Praça do CCP dia 27/9 às 16h30, classificação: livre, duração 60 minutos. Entrada gratuita.

33

Page 34: Programação de Setembro no CCP

Equipe:

Departamento de Expansão CulturalFormado em 2005, pelo Decreto n° 46.434, o DEC é a fusão de dois antigos órgãos da SMC:o Departamento de Teatro e o Departamento de Ação Cultural Regionalizada. O nome do departamento é uma homenagem à estrutura do pioneiro De-partamento de Cultura, criado em 1935 por Mário de Andrade, que contava com uma divisão de “expansão cultural”.

Diretor Geral: Eduardo Augusto Sena.Assistência Técnica: Rodrigo Marx MatiasDiretor de Programação: Rafael Nascimento da Cunha CarvalhoDiretor Administrativo: Marcelo Rugério Bianchi.

Centro Cultural da PenhaDiretora do Centro Cultural da Penha: Teca SperaCoordenadora Administrativo: Janete Cheila Alves da SilvaAuxiliar Administrativo: Isabel Cristina FavottoCoordendora da Biblioteca José Paulo Paes: Ana Carolina D´Eça RodriguesCoordenadora de Produção: Patricia RoggeroMediadora de Leitura: Luciana CamposTécnicos Produtores: João Batista Bernardino da Cruz, Jorge Rodrigues do Espirito Santo, Marcelo Cavalcanti BessaAuxiliares da Biblioteca José Paulo Paes: Celia Barbosa dos Santos Silva, Hélio Mendes de Souza, Joelmo de Sá Silva, Lídia Zilnay Gomes, Mauro Thomaz da Silva.Auxiliares Administrativos: Claudeti Kovacs de Oliveira,Geraldo de Matos Miranda.Estagiária Administrativo: Camila Varlese JapurEstagiária Design Gráfico: Débora Cabral Padovani

Page 35: Programação de Setembro no CCP

INFORMAÇÕES DO CENTRO CULTURAL DA PENHA

Horário de FuncionamentoCentro Cultural da Penha: de terça à domingo

das 10h às 22h.Biblioteca José Paulo Paes: de terça à sexta das

10h às 19h e sábados das 10h às 16h.Recepção: de terça à domingo das 10h às 22h.

Dúvidas entrar em contato pelos telefones

(11) 2295-0401 / 2225-0365 / 2227-2668 ou email: [email protected]

[email protected]

facebook: fb.com/ccdapenhatwitter: @ccdapenha

site: http://www.centroculturaldapenha.sp.gov.br

Page 36: Programação de Setembro no CCP

CENTRO CULTURAL DA PENHALargo do Rosário, 20 - Penha - São Paulo-SPCEP 03634-020Tel.: (11) 2295-0401E-mail: [email protected]://www.centroculturaldapenha.sp.gov.br

PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES