Download - PROJETO XADREZ

Transcript

Professores envolvidos no projetoProfessora Silvana Bilhalva

Professora Anelise AltenhofenProfessor Édson Candio

PROJETO COM 5 ANOS B e C

Objetivo: Desenvolver a ética, respeito as regras,cálculos, geometria, estimular a memória e concentração sendo capazes de tomar decisões.

Perfil das turmas antes do início do projeto.Turmas com pouca organização.Falta de concentração.Falta de limites.Agitados.Dificuldade na área da interpretação e

raciocínio lógico.Pouca iniciativa.Pouco limite, não sabendo esperar a sua

vez.

INÍCIO DO PROJETO. Horário das aulas: um período de Jogos

matemáticos no LIE e um período de Xadrez. Em parceria com a professora de Educação Física

e do Laboratório de Informática Educativa ( LIE ), questionei a necessidade de fazer um trabalho diferenciado com essas duas turmas, já que sentia dificuldades para trabalhar com eles.

A idéia do Xadrez partiu da Professora de Ed. Física, Silvana, que apontou possibilidades de trabalho com o jogo,algumas das habilidades que podem ser trabalhadas com o mesmo.

No LIE, trabalhamos jogos de matemática, que desenvolvem o raciocínio lógico e principalmente o cálculo mental.

Com o decorrer das aulas, observamos que a turma tomava gosto pelo jogo aumentando o desempenho no raciocínio lógico, interpretação, concentração, organização e principalmente a participação daqueles alunos que demonstravam maiores dificuldades.

ATIVIDADES DE INÍCIO Realização de um tabuleiro de xadrez, usando

medidas, trabalhando área e perímetro. Pintura do tabuleiro, seguindo a ordem de deixar

sempre um quadradinho em branco entre os pintados.

Apresentação de um tabuleiro grande, onde juntamente com a professora Silvana conheceram as peças e suas funções.

Jogar apenas com as peças selecionadas pela professora.

Introduzir aos poucos as outras peças e suas funções, dando início ao jogo propriamente dito.

INSTRUÇÕES SOBRE O JOGO Número de jogadores: dois por partida Posição correta do tabuleiro: manter a casa branca á

direita de cada jogador. Denominação das peças: 1 rei, 1 dama, 2 bispos, 2 cavalos, 2

torres e 8 peões. Colocação das peças no tabuleiro: a dama branca deverá

ocupar a casa branca, assim como a dama preta deverá ocupar a casa preta. Assim sendo, teremos na primeira fila, da esquerda para a direita, as seguintes peças: torre, cavalo, bispo, dama, rei, bispo, cavalo, bispo, rei dama, bispo, cavalo e torre.

Na segunda fileira os 8 peões.

MOVIMENTOS O rei pode mover-se para qualquer casa, andando

somente uma casa; A dama pode mover-se quantas casas o jogador

quiser e também em todos os sentidos (vertical, horizontal e nas diagonais);

Com exceção do movimento diagonal, a torre movimenta-se como a dama.

Os bispos movem-se na diagonal, quantas casa estiverem desocupadas:

O cavalo anda em L: salta duas casa na horizontal ou vertical, mantendo-se na casa adjacente a esta, seja da direita ou esquerda.

Os peões andam no sentido vertical de cada jogador, porém atacam diagonalmente. No primeiro lance os peões podem andar uma ou duas casas conforme a conveniência. Depois somente uma casa de cada vez.

COMO JOGAR:A finalidade do jogo é atacar o rei, já que

este não pode ser capturado. Diz-se que o rei estará em cheque. Neste caso, ele deverá defender-se, ou deslocando-se para uma casa não atacada ou antepondo umas peça diante da peça que está atacando. Não podendo agir assim, o rei estará em cheque-mate e o jogador que coloca nesta posição ganha a partida.

REGRAS DO JOGO As peças brancas sempre abrem o jogo. A cada

jogador corresponde uma só jogada. Se um tipo de lance for repetido três vezes, a partida estará empatada. Nunca se coloca o rei em uma posição de cheque, nem qualquer peça que possa expor o rei ao cheque. Se o rei e a torre ainda não tiverem sido movimentados e estando nas casas intermediárias livres e não atacadas, poderá ser feito o “roque”, isto é mudá-los de posição: a torre ficará na casa livre junto ao rei e este junto a torre, na casa adjacente do lado oposto.

DEPOIMENTOS DOS PROFESSORES:MATEMÁTICA

Percebi que no decorrer do projeto os alunos cresceram em relação a organização, demonstrando maior capacidade em relacionar horários de estudo e aulas, organização dentro da sala de aula, respeito pelo colega na hora de expor suas ideias ao grande grupo.

São mais capazes de realizar cálculos mental, dando respostas a situações que antes havia a necessidade do uso do caderno.

Há maior interação entre o grupo.

DEPOIMENTO PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

No início as turmas dos quintos anos tinham dificuldades em atender as ordens durante as aula de Educação Física.

Como: fila, coluna, para frente,para trás, diagonal. Além de serem agressivos entre si, não sabiam esperar sua vez para falar.

Agora com o decorrer do Projeto de Xadrez, estes alunos estão mais calmos, respeitam seus colegas, sabem ouvir e atender as ordens.

COMO SE ENCONTRAM AS TURMAS APÓS O PROJETO?

Podemos notar que as turmas após o início do projeto, demonstram ter mais capacidade de raciocino, de interpretação de ordens e principalmente, mais organização e atitude em tomar decisões.

Continuaremos com o projeto até o final do ano, e dentro deste período, estaremos realizando campeonatos internos e participações em campeonatos municipais que são oferecidos pela Secretaria de Educação.