Download - Prova historia 2 ano conflitos 1 republica melhor

Transcript
Page 1: Prova historia 2 ano conflitos 1 republica melhor

E.E. “CASIMIRO SILVA”

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA DATA____/_____/_____

ALUNO (A):______________________________________ Nº___ Série:___

Tópico 13. Confrontos: fim da monarquia no Brasil e início da República

Tópico 13. Resistências e conflitos na Primeira República

Fonte: NOVAES, Carlos Eduardo e LOBO, César. História do Brasil para principiantes: de Cabral a Cardoso, 500 anos de novela. São Paulo: Ática, 1997, pp. 147 e 151. 1. A partir da análise das charges acima, é CORRETO concluir que a Constituição de 1824

a) estabeleceu uma monarquia parlamentarista, constitucional, representativa e democrática através de eleições diretas.b) implantou uma monarquia, concedendo plenos poderes ao imperador através do poder moderador, e estabeleceu o voto censitário.c) determinou a adoção de um regime democrático, caracterizado pela existência de três poderes independentes, e eleições populares diretas.d) implantou uma monarquia popular, assegurando à população uma maior participação política e a submissão do governo às leis.

2. Utilizando os seus conhecimentos do período e o que representa a charge acima, indique a alternativa CORRETA.a) A outorga da Constituição de 1824, por D. Pedro I;b) A aprovação pelo Imperador da Constituição da Mandioca;c) a participação popular na elaboração da Constituição da Mandioca;d) A influencia portuguesa na Carta magna do país;

Leia mais: http://ateliedehistoria.blogspot.com/2009_01_01_archive.html#ixzz2XTEBZNy4

3. Com um ano de idade, Pedrinho perdeu a mãe; aos 5, foi abandonado pelo o pai; aos 14, virou imperador; e aos 64, partiu para o exílio. Em 1840, os políticos do Partido Liberal resolvem passar por cima da Constituição (o Príncipe só podia ser coroado em 1843) e conceder poder de imperador ao garoto que ainda brincava nos jardins do Palácio da Quinta da Boa Vista. Percebendo a manobra política da camarilha palaciana o povo pilheriava:“Por subir Pedrinho ao tronoNão fique o povo contente Não pode ser boa coisa Subindo com a mesma gente.”

O texto e imagem ao lado referem-se

a) aos conflitos ocorridos na regência b) ao Golpe da Maioridade que antecipou o reinado de D.Pedro IIc) ao abandono e vida triste de D. Pedro.d) a critica do povo á independência do Brasil.

4. (Fuvest) "Voto de cabresto", "curral eleitoral", "eleição a bico de pena", "juiz nosso", "delegado nosso", "capangas" e "apadrinhamento" são expressões que lembram em nosso país o:a) totalitarismo.b) comunismo.c) coronelismo.d) messianismo.

5. Leia as informações para responder a questão.Em 15 de novembro de 1889, aconteceu a Proclamação da República, liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que também foi o primeiro presidente do Brasil. Em 1891, renunciou e quem assumiu foi o vice-presidente Floriano Peixoto. O período da história onde esses dois presidentes governaram ficou conhecido como (a) Aliança Liberal(b) Coronelismo(c) República da Espada(d) Política dos Governadores

Ninguém pode ser cidadão ganhando só 80mil réis!

Page 2: Prova historia 2 ano conflitos 1 republica melhor

6. A charge ao lado se refere á política adotada pela República Velha, onde acontecia o revezamento das oligarquias agrárias paulistas e mineiras no Poder Central (elegendo quase todos os presidentes da República até 1930) era assegurada pela prática do Coronelismo (voto de cabresto) e pela Política dos Governadores (aliança entre os poderosos políticos estaduais e o Governo Federal.Que politica é retratada?a) A politica do café-com-leite onde só dois Estados da Federação tinham vez na Presidência da República: São Paulo e Minas Gerais.b) A politica dos governadores onde São Paulo e Minas tentavam a independência do Brasil para aumentar sua autonomia.c) A politica dos coronéis, onde os dois coronéis mais poderosos de SP e MG governavam o Brasil.d) A politica das oligarquias, onde só quem tivesse dinheiro como os estados de SP e Minas, poderiam votar.

O carcomido sistema eleitoral do Império pouco mudou na República Velha: apenas o voto censitário (baseado na renda) foi substituído pelo voto masculino, deixando de foras as mulheres, os menores de 21 anos, os analfabetos, os mendigos, os religiosos (das ordens monásticas) e os militares (com patentes inferiores a oficiais). Em consequência, calcula-se que somente 6% da população brasileira votava. Além disso, o voto continuava sendo aberto (não secreto) possibilitando a identificação e o controle de cada votante. Dessa forma, o eleitor que não votasse no “coronel” (no candidato por ele indicado) poderia sofrer todo tipo de perseguição.

7. Esse voto imposto pelos “coronéis” contra a vontade do eleitor ficou conhecido comoa) Voto de cabrestob) Voto fantasmac) Voto do caceted) Voto universal

8. Paralelamente ao voto aberto e dado sob pressão, vários mecanismos fraudulentos (todos do conhecimento das autoridades oficiais) eram utilizados nas eleições. Exemplos mais comuns: fornecimentos de títulos a menores de 21 anos e a analfabetos; permissão para um eleitor votar várias vezes; adulteração de atas e urnas eleitorais; contagem de votos de defuntos, represálias e muitas outras artimanhas. Identifique a alternativa que retrata o descrito no texto e imagem.a) voto censitário e de cabresto b) voto obrigatório e diretoc) voto fantasma e eleições do cacete d) voto facultativo e universal.9. (PUC – Rio, 2006) Durante a Primeira República (1889 – 1930), houve, na sociedade brasileira, revoltas que, a despeito das diferenças, expressaram a insatisfação e a crítica de grupos populares quanto aos mecanismos de exclusão social e política e às estratégias de expansão dos interesses oligárquicos, então vigentes. Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE revoltas dessa natureza:A) Guerra de Canudos e Revolta da Vacina. B) Revolta Federalista e Guerra do contestado.C) Revolta da Vacina e Revolta da Armada. D) Revolta da Chibata e Revolta Federalista

10. Organizando o espaço urbano sob a ótica da burguesia, o Prefeito Pereira Passos encontrava sérios obstáculos para impor a "Modernidade" à população pobre do Rio de Janeiro, na Primeira República. Tais fatos associados às campanhas de saneamento do Dr. Oswaldo Cruz e à violência dos métodos do governo provocaram forte reação popular conhecida por:a) Revolta da Chibata. b) Revolta da Vacina.c) Revolta da Armada. d) Revolta do Contestado11. Canudos foi um movimento social que ocorreu em fins do século passado e que envolveu milhares de nordestinos. Hoje, o Movimento dos Sem Terra é também um movimento social que envolve milhares de pessoas. Esses dois movimentos apresentam algumas características comuns como a luta pela terra. Marque a alternativa que mostra outras características do Movimento de Canudosa) contestação aos poderes dos coronéis do nordeste, com forte inspiração nas experiências de luta dos imigrantes italianos.b) caráter político-militar, revolta contra o recente governo republicano..c) acentuado caráter messiânico e revolta contra a pressão dos latifundiários e a miséria em que viviam os sertanejos.d) acentuado caráter messiânico, de inspiração monarquista, contrário à escravidão dos negros africanos.

12- Sobre a Revolta de Canudos, assinale a alternativa INCORRETA. A) O seu principal líder foi Antônio Conselheiro.B) Os sertanejos de Canudos lutavam contra a injustiça e a miséria persistente na região.C) Caracterizou-se como um movimento de caráter messiânico.D) Os revoltosos de Canudos receberam apoio incondicional dos coronéis da região.

Page 3: Prova historia 2 ano conflitos 1 republica melhor

13. Observe as imagens.

No que diz respeito às consequências das reformas urbanas no Rio de Janeiro pode-se concluir que(a) teve como uma das suas consequências o aumento da população nas periferias e a favelização do Rio(b) teve como uma das suas consequências o fim das doenças e epidemias no Rio de Janeiro(c) teve como uma das suas consequências o assassinato do prefeito pelos revoltosos com a demolição do centro o Rio.(d) teve como uma das suas consequências a Revolta da Chibata na Marinha do Brasil.

14. Sobre o higienismo no Rio de Janeiro, considere apenas as alternativas verdadeiras.( ) Um dos objetivos do higienismo era a erradicação das epidemias( ) O higienismo aconteceu em meio a reformas urbanas do Rio do Rio de Janeiro. ( ) A Revolta da Vacina foi uma reação popular a imposição da civilização e do progresso.( ) Oswaldo Cruz, médico sanitarista, foi o responsável por erradicar os surtos de doenças que varriam o RJ.Sobre as afirmativas acima é correta a alternativa

(a) V, F, V, F (b) V, V, F, F (c) V, F, V, V (d) V, V, V, V

15. (Unaerp) Em março de 1897, assim se pronunciou o jornal carioca "O Paiz", sobre o movimento de Canudos:"O que de um golpe abalava o prestígio da autoridade constituída e abatia a representação do brio de nossa pátria no seu renome, na sua tradição e na sua força era o movimento armado que, à sombra do fanatismo religioso, marchava acelerado contra as próprias instituições (...). Não há quem a esta hora não compreenda que o monarquismo revolucionário quer destruir (...) a unidade do Brasil." (citado por Euclides da Cunha em, OS SERTÕES.)

O texto anterior faz referências a um movimento, cujo líder era:a) Joao Maria. b) Campos Sales. c) Frei Caneca. d) Antônio Conselheiro.

(ENEM 2010)"O mestre-sala dos maresHa muito tempo nas águas da GuanabaraO dragão do mar reapareceuNa figura de um bravo marinheiroA quem a historia não esqueceu Conhecido como o almirante negroTinha a dignidade de um mestre-salaE ao navegar pelo mar com seu bloco de fragatasFoi saudado no porto pelas mocinhas francesasJovens polacas e por batalhões de mulatasRubras cascatas jorravam nas costas"Dos negros pelas pontas das chibatas...". BLANC, A; BOSCO, J.O mestre-sala dos mares. Disponível em: www.usinadeletras.com.br.Acesso em 19 jan

16. Na República Velha, pobres, marginais, desempregados, filhos rebeldes eram praticamente forçados a ingressar na Marinha, onde podiam dar baixa antes de 15 anos de serviço; sujeitos a trabalho pesado, disciplina rigorosa, castigos físicos. Tais fatos provocaram a revolta liberada pelo marinheiro João Cândido, conhecido por:(A) Revolta da Vacina (B) Revolta dos Marinheiros(C) Revolta de Juazeiro (D) Revolta da Chibata

17. Na historia brasileira, liderada por João Candido, e descrita na musica foi:(A) a rebelião de escravos contra os castigos físicos, ocorrida na Bahia, em 1848. (B) a revolta, no porto de Salvador, em 1860, de marinheiros dos navios que faziam o trafico negreiro.(C) o protesto, ocorrido no exercito, em 1865, contra o castigo de chibatadas em soldados desertores na Guerra do Paraguai.(D) a rebelião dos marinheiros, negros e mulatos, em 1910, contra os castigos e as condições de trabalho na Marinha.

18. (...) finalmente foi apanhado em uma emboscada e foi morto junto com sua mulher e mais nove e tiveram suas cabeças decepadas e expostas em locais públicos, pois o governo queria desestimular esta prática na região. As informações referem-se a) cangaçob) Revolta da Vacinac) Revolta de Canudosd) Revolta da Chibata.

19. Os personagens retratados no desenho sãoa) João Maria e Sebastianab) Antônio Conselheiro e Jesuínac) Lampião e Maria Bonitad) Virgulino e Maria José