Download - Revista Formula Virtual

Transcript
Page 1: Revista Formula Virtual

Formula Virtual A revista do automobilismo virtual.

As edições serão lançadas de acordo com os acontecimentos da Confederação Brasileira de Automobilismo Virtual. Editora: Novaes LTDA.

Volume 1, 1ª edição

www.cbav.com.br - www.formulavirtual.com - www.m-factor.macporteiro.com.br - www.velocidadevirtual.com - www.gridvirtual.com

Page 2: Revista Formula Virtual
Page 3: Revista Formula Virtual

A Formula 1 chega em São Paulo para mais um GP-Brasil. Confira tudo que rolou nos bastidores e na

Rodrigo Novaes era favori-to mas Elmo Ellan fatura o Gp do Brasil numa disputa intensa; - “Caramba, que corrida!!! Foi uma disputa na pista mais psicológica, essa foi uma das corridas mais duras que eu já fiz, já que não podia errar de for-ma alguma.

Ingressos para o GP Brasil se esgotaram, houve tu-multo na bilheteria. A Policia teve que intervir, a torcida gritava “ Nós não somos descamisados”.

Formula Virtual abre o campeonato em Interlagos.

Novidades da CBAV direto pra você.

Site da CBAV está no forno.

Bruce Barrera é o desenvolve-dor do site da CBAV. Mais notícias na página 3.

Dica do editor:

Acessem www.cbav.com.br e fiquem por dentro de tudo o que está acontecendo. Incentivamos a leitura do fórum para apren-der mais e mais. O Fórum CBAV tem vários tópicos que ensinam: acerto de carro, insta-lação de programas como MoTec e tudo que possa te ajudar a aumentar seu conhecimen-to no rFactor.

Formula 1 chega em São Paulo 5

Conheça cada equipe 8

Ingressos esgotam e tumulto foi criado 11

Escola de Pilotagem CBAV em MiniRaces 11

Entrevista Especial sobre a MiniRaces 12

Site CBAV em desenvolvimento. Será Possível?

13

M-Factor 14

Nesta edição:

Formula 1 chega em São Paulo

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO VIRTUAL

Revista formula virtualRevista formula virtualRevista formula virtualRevista formula virtual

Volume 1, edição 1

Venha conhecer a “Escola de Pilotagem da CBAV em Miniraces” e se torne um piloto competidor.

Turismo: 5º Etapa da M-factor

Neste domingo a M-Factor que está em sua 6ª e bem sucedida temporada realizou no autódromo Japonês de AIDA a 5ª etapa. Mais detalhes na seção turismo.

As edições serão lançadas de acordo com os acontecimentos da CBAV. Editora: Novaes LTDA.

Page 4: Revista Formula Virtual
Page 5: Revista Formula Virtual

São Paulo, 06 de Novembro de 1991. A Formula Virtual veio com tudo para a sua estréia em Interlagos com o seu brilhante mod F1-1991LE. Tivemos 18 pilotos exce-lentes na pista, o que ajudou e muito a abrilhantar a disputa eletri-zante na corrida. Com Transmis-são ao vivo da Linostv a Formula Virtual deu um Show. Começando pela disputa entre Rodrigo Novaes e Elmo Ellan, com os dois andando nos seus limites e no limite dos carros, a disputa começou cedo, Rodrigo Novaes tirando a Pole de Elmo Ellan com apenas 1 segundo para acabar a classificação, mas na ultima volta, na ultima tentativa com o tempo já esgotado e a transmissão já cantando Rodrigo Novaes como primeiro colocado, eis que surge a Williams enterran-do 1:14.395 contra 1:14.745 da Mclaren do Novaes. Com a luz verde os pilotos bus-cam suas posições, Rodrigo No-vaes Pula na ponta e Elmo Ellan coloca uma roda na grama e pas-sa reto na entrada do S do Senna, enquanto Carlos Cesar se aciden-ta e danifica seu carro tendo que ir para o Box, Rafael Freire é leve-mente tocado por Cesar Augusto e os dois saem rápidamente da pista, Elmo Ellan volta na 5º posi-ção logo atrás de Yoichi Uehara que largou em 8º, e ainda esca-pou de um acidente com Carlos Cesar e na segunda curva já esta-va em 4º colocado, mas não con-seguiu desviar da escapada de Bruce Barrera e acabou saindo da pista perdendo algumas posições, Stefano Cecin que largou em 5º conseguiu colocar seu carro em 2º aposta a conturbada largada, Bru-ce Barrera de 7º foi para 3º, Dou-glas Santana em 16º pulou para a 10º colocação até se envolver em um acidente e voltar para 16ª, mas ele foi “abrindo caminho da-quele jeitinho Brasileiro”. A partir daí foi disputa atrás de

disputa, tantas que seria necessá-rio um artigo inteiro nesse jornal para citar todas. Durante a corrida Cesar Augusto, Rodrigo Deslash, Raphael Freire e Rodrigo Bueno trocaram de posição como se esti-vessem numa feira de Domingo. Yoichi Uehara conseguiu se recu-perar e chegou em 3º depois de-pois de brigar na pista com André Villaca e Bruce Barrera. Bruce que acabou perdendo a conexão com o servidor e abandonou bem na parada dos Box, o piloto não teve como esconder sua frustração ao deixar a corrida, após pilotar bri-lhantemente na corrida e ser alvo da mais bela ultrapassagem da corrida, onde Raphael Freire sacri-ficou a freada da entrada do S do Senna para encaixar seu Mclarem por fora e tomar a posição de Bru-ce Barrera. Mais do que ninguém, Rodrigo Novaes teve que engolir a segun-da colocação, depois que seu car-ro não voltou bem com o segundo set de pneus, Elmo Ellan que não esperava facilidade não desistiu e se deu bem. Os dois cruzaram a linha de chegada com menos de um segundo de vantagem mais exatamente 0.00.775 de diferença depois de 36 longas e cansativas voltas, os pilotos relatam o cansa-ço e o stressa mental.

Elmo Ellan vencedor: “Caramba, que corrida!!!” Tive que me manter concentrado 150% para andar bem e seguir pressionando. Na largada como eu já previa o Novaes largou muito bem, já tomando a primeira posi-ção. Na freada do S do Senna eu coloquei uma roda sem querer na grama e foi o suficiente para o carro não parar, com isso Cecin e Bruce me passaram, tive uma dis-puta legal e limpa com o Bruce na primeira volta ainda. Mas apertei o ritmo para passá-lo rápido já que o Novaes estava abrindo. Logo em seguida fui à caça do Cecin, mas para minha sorte ele errou em uma curva e rodou, daí em diante fui como “franco atira-dor” atrás do Novaes que estava andando muito e não permitia que eu me aproximasse. Ficamos andando durante muitas voltas com a diferença na casa de

Formula 1 chega em São Paulo para sua Etapa inaugural.

REVISTA FORMULA VIRTUAL Página 5

Page 6: Revista Formula Virtual

REVISTA FORMULA VIRTUAL

3’’ a 4'' segundos. Meu carro no inicio estava difícil de guiar, eu andava melhor pouca coisa que o Novaes no miolo do circuito, mas na subida da junção até o S do Senna e na reta oposta, o carro dele estava com mais velocidade que o meu. “Foi uma disputa psicológica” Tive que me manter muito con-centrado como eu disse antes, essa foi uma das corridas mais duras que eu já fiz, já que não podia errar de forma alguma. No meu primeiro Stint que durou 20 voltas, meu carro estava difícil de guiar o carro não respondia nas saídas de curvas como eu queria, tanto que no inicio da corri-da ficavam revezando nas voltas mais rápidas o Novaes e o Ueha-ra. Só depois que a gasolina foi baixando e o carro ficando mais leve que eu consegui andar um pouco melhor e fazer voltas rápi-das também. Quando fui para o pit, eu troquei o ângulo da asa dianteira de 16 para 17 e melho-rou muito na minha tocada na par-te do miolo. Fui perseguindo o Novaes e nós dois estávamos ar-riscando em passar pelos retarda-tários. QUERIA AGRADECER AO PES-SOAL QUE ABRIU PASSAGEM DE FORMA LIMPA E CORRETA SEMPRE QUANDO PODIA CLA-RO! Dei o bote na volta 26 quando subi a junção embutido no carro do Novaes pegando o vácuo e retar-dei e muito a freada do S do Sen-na, quase passando reto... Dali pra frente não tive refresco, com o Novaes tentando me ultra-passar e eu tentando colocar sem-pre retardatários entre nossos car-ros. No fim faltando duas voltas eu acho eu me desconcentrei porque estava atrás do carro do Cecin eu acho, e o motor do carro dele fazia tanto barulho que eu não conse-guia ouvir o som do motor do meu carro, com isso várias vezes pas-sei marcha errada no meu carro antes do tempo ou deixava o giro do motor estourar.

Mas consegui vencer em Interla-gos... Agora vamos para Mônaco, que na MINHA OPNIÃO é o melhor circuito de se guiar, adoro correr em Mônaco.

na entrada das curvas. Mas já era tarde de mais, quando comecei a chegar no Elmo a corrida já estava no fim. Parabéns Elmo e agente se en-contra em Mônaco, que particular-mente é uma pista maravilhosa de se pilotar.

Página 6

Rodrigo Novaes segundo:

Fiquei feliz por ter um piloto a competitivo para poder disputar a primeira posição . Liderei a corrida na maior parte do tempo, mas não conseguia abrir uma distância mai-or do que 4 segundos para o Elmo ele estava muito consistente. Meu carro antes do pit estava óti-mo, conseguia andar muito bem no miolo e ter um velocidade boa na reta. Mas quando fui chegando nos retardatários eu acabei tocan-do o meu bico em outro carro e isso prejudicou o equilíbrio da mi-nha Mclaren. No final das contas meu engenheiro errou na tamanho da abertura do Duto dos freios e a pressão estava em 100% quando eu tinha pré configurado para a corrida 98%. Isso vai servir de ex-periência, pois quando voltei do Pit eu simplesmente não tinha mais os freios eficientes como na hora da largada, foi quando o Elmo che-gou em mim, nem arrisquei fechá-lo ou segurar a posição, ele freou dentro de mais e se eu tentasse alguma coisa poderia acabar em algum toque, tive paciência e ten-tei chegar nele, meu carro melho-rou algumas voltas depois que ele me passou, pois já não estava tão pesado e já conseguia frear mais dentro das curvas, joguei a carga

Rodrigo Bueno: Consegui virar bem nos treinos, chegando a fazer 1:15.3, mas na hora da qualificação fico um pou-co nervoso e não consegui baixar de 1:16.0 (fiz 1:16.024, 1:16.022 e 1:16.018). Acabo largando em 8o. Logo na largada vejo o Carlos César rodando na minha frente e eu, sem espaço para manobrar, coloco o carro no canto (resvalando no muro) e contorno bem devagar o S ganhando três posições, só que logo depois, pa-ra não bater no Elmo Ellan (que saiu mal da curva), tiro o pé e dois me ultrapassam. Depois vem o Uehara a mil por hora na subida para o Laranjinha e me passa. Mais adiante o Douglas Santana me acerta no Bico de Pato e va-mos os dois para fora da pista. Depois foi só tentar a recupera-ção. Tive algumas disputas exce-lentes com o César Augusto e o Raphael Freire, rodei mais uma vez na volta 17, depois do pit vol-tei em 8o, bem constante e

Page 7: Revista Formula Virtual

consigo ultrapassar novamente o Freire, ficando com a 7a. posição. Para completar, logo em seguida vem o Ellan e o Novaes com tudo para me dar uma volta... Nessa hora a pista parece muito mais estreita. Ainda consigo tirar mais 7 segundos do 6o. e do 5o. nas últimas 10 voltas, mas precisava de mais umas 6 voltas para chegar nele.

Acidente na reta dos Box envol-v e n d o C a r l o s C e s a r (retardatário) e Stefano Cecin (que vinha colocando uma vol-ta). A direção de prova adver-tiu os dois pilotos pelo inciden-te.

Elmo Ellan saindo dos Box na 20ª volta e Rodrigo Novaes vol-tando a assumir a primeira colo-cação, até a 26ª volta.

REVISTA FORMULA VIRTUAL Página 7

Após a primeira etapa a classificação fica assim:

O campeonato promete disputas intensas durante as etapas. Elmo Ellan e Rodrigo Novaes levanta-ram a torcida, mas o Japonês voador não dorme no ponto e também promete apimentar mais essa disputa.

Foram 32 ultrapassagens no GP Brasil, essa é a época de ouro da Formula 1.

Page 8: Revista Formula Virtual

Conheça cada equipe inscrita até a primeira etapa.

MCLAREN HONDA

01 - Rodrigo Novaes [BRA] (Ayrton Senna) 02 - Raphael Freire [BRA](Gerard Berger)

TYRREL HONDA

03 - Douglas Santana [BRA] (Satoru Nakajima) 04 - Cesar Augusto [BRA] (Stefano Modena)

WILLIAMS RENAULT

05 - Elmo Ellan [BRA](Nigel Mansell) 06 - Yoichi Uehara [JAP] (Ricardo Patrese)

BRABHAM - YAMAHA

07 - Andre Camilo [BRA] (Martin Brundle) 08 - Décio Rocha [BRA] (Mark Blundell)

REVISTA FORMULA VIRTUAL Página 8

Page 9: Revista Formula Virtual

REVISTA FORMULA VIRTUAL Página 9

LOTUS JUDD

11 - Heitor Antunes [BRA] (Mika Häkkinen) 12 - Rodrigo Bueno [BRA] (Johnny Herbert)

LEYTON HOUSE (MARCH)

15 - Bruce Barrera [EUA] (Mauricio Gugelmin) 15 - Rodrigo Deslash [BRA] (Karl Wedlinger)

BENETTON FORD

19 - Rafael Leite [BRA](Michael Schumacher) 20 - Chuck Amaral [BRA](Nelson Piquet)

DALLARA JUDD

21 - Rhuan Carvalho [JAP] (Emanuele Pirro)

22 - Heron Batista [BRA] (JJ Lehto )

MINARDI FERRARI

23 - Fernando Silva [BRA] (Pierluigi Martini) 24 - Arthur Villaça [BRA] (Gianni Morbidelli)

Page 10: Revista Formula Virtual

LIGIER LAMBORGHINI

25 - CarlosCesar [BRA] (Thierry Boutsen)

FERRARI

27 - Michael Marchi [ITA] (Alain Prost)

28 - Rogério de Oliveira [BRA]

JORDAN FORD

32 - Henry Miranda [BRA] (Roberto Moreno) 33 - Mac Porteiro [ESP] (Andrea de Cesaris)

MODENA LAMBORGHINI (LAMBO)

34 - Stefano Cecin [BRA] (Nicola Larini)

REVISTA FORMULA VIRTUAL Página 10

Page 11: Revista Formula Virtual

REVISTA FORMULA VIRTUAL Página 11

O Interesse do publico em assistir ao GP Brasil foi tão grande, que logo os in-gressos acabaram, e um tumulto foi criado na bilheteria O setor G era o mais procurado, e foi o primeiro a ficar terminar os ingressos e a ficar lotado. Muitos compraram seu ingresso com antecedência, outros deixaram para comprar de ultima hora.

A policia teve de ser chamada para controlar o publico que insistia em querer comprar bilhetes, que já ti-nham acabado. Vendo que realmen-te não tinha mais ingressos, muitos estavam decididos a tenta entrar no autódromo de qualquer jeito, até mesmo pulando as proteções em volta do circuito. A policia logo ágio Quando a torcida enfurecida gritava “Nós não somos descamisa-dos”.

Quem conseguiu entra, ficou feliz com o que viu. A animação no setor G era demais, sendo considerado o setor que mais festejava a cada ultrapassagem que via em sua frente. “Um povo animado como este nunca vi’, comentou um fis-cal de prova que estava parado exata-

mente a frente da arquibancada do setor G.

Quem não conseguiu entrar, infelizmen-te teve que se contentar em ver o evento pelo telão montado em um espaço reser-vado do lado externo do circuito. Mes-

mo nestas condições, muitos deles disseram que valeu a pela os esfor-ços.

Toda esta animação, segundo infor-mações, tinha um bom motivo: Elmo Ellan e Rodrigo Novaes largando na frente, em primeiro e segundo, res-pectivamente. Vendo isso, todos já sabia, uma grande disputa estava por vim. O povo não queria saber quem era quem, todos queriam ver ultra-passagens, freadas fortes, travadas de pneus, e shows aparte de cada piloto presente no evento. Ingresso para o GP Brasil do Fórmula Virtual, para o setor G.

Ingressos esgotam e tumulto foi criado.

Escola de pilotagem CBAV em MiniRaces.

A CBAV está planejando para um futuro próximo a “Escola de Pilotagem CBAV em MiniRaces”. Tudo para incentivar e treinar jovens pilotos a ingressar no mundo competitivo e emocionante que o automobilismo virtual proporciona. Acompanhe a reporta-gem completa com um dos organizadores. Pg12

“Se não sabe vai para a escola.”

Prof: Romano

Page 12: Revista Formula Virtual

Entrevista completa com um dos or-ganizadores da MiniRaces.

Entrevistado: Douglas Santana.

Revista: — Douglas, fale um pouco sobre a MiniRaces.

Douglas Santana: — Como Mac anda meio corrido, e somos nós, eu e ele, ele e eu, que estamos organizan-do a volta do Mini Races, a categoria é especialmente adequada para nova-tos, e para todos que quiserem correr também, claro. Venho aqui apresentar o projeto de retomada dos trabalhos.

Revista: — Qual o Objetivo da Mini-Races?

Douglas Santana: — Bom, como objetivo da escola MiniRaces é ensi-nar e facilitar a vida dos pilotos nova-tos para que estejam aptos a encarar o mundo competitivo do “AV”, algu-mas medidas foram tomadas para deixa a competição mais legal e tam-bém ajudam aqueles com pouca expe-riência em corrida e que não andam como um “ET” (risos) e assim terem chances de bons resultados.

Revista: — Douglas, quais categorias a MiniRaces diponibiliza?

Douglas Santana: — Duas categori-as, mas como a intenção do MiniRa-ces é botar o piloto não apenas para andar em uma categoria, mas sim nas duas, tanto em monoposto, como em turismo, o Mini Campeonato aqui será composto por 2 mods, duas cate-gorias no mesmo curso.

Revista: — Como vocês pretendem ensinar os novatos?

Douglas Santana: — Como a coisa seria pra ajuda os novatos, o setup será travado, ou parcialmente travado (alguns itens), se possível, seria libe-rado apenas o basico, tipo, ajustes de asas, configuração de freio, e ajuste do % volante...as configurações avan-çadas, que fazem a diferença no se-tup, seria travado pra todos.

Revista: — Obrigado Douglas e va-mos aos detalhes do Projeto. Douglas Santana: — Eu que agrade-ço a oportunidade, um grande abraço a todos.

REVISTA FORMULA VIRTUAL Página 12

Os dois mods pré-escolhidos foram: Monoposto - F3 Euroseries 2009: mod novo e muito bom. Turismo - 206 RCC (ou Peugeot 206): mod bom de guiar. São 7 etapas, indo até o fim do ano. Inicialmente, colocamos as corridas para quartas feiras, mais pode ser que ela mude pra segunda, ou não, por questões de servidor. Horários e mais alguns detalhes: 22:45 - Qualy 22:55 - Warmap 23:00 - Corrida 1º Batéria (duração 20min) (Com 1 pit obrigatório) 23:20 - Fim de Corrida - Inversão TOTAL do GRID. 23:30 - Warmap 23:35 - Corrida 2º Batéria (duração 20min) (com 1 pit obrigatório) 23:55 - Fim de Corrida. Pontuação por etapa será assim: 1º. 16 2º. 14 3º. 13 4º. 12 5º. 11 6º. 10 7º. 09 8º. 08 9º. 07 10º.06 11º.05 12º.04 13º.03 14º.02 15º em diante 1 ponto de participação. Serão permitidas as ajudas básicas. Embreagem, Cambio Auto, Estabilidade, ABS, Controle de Tração.

Miniraces é mais uma divisão da CBAV dentre outras. Desde monopostos até turismo, passando pela Formula1 em duas diferentes organizações, a GP4Fun de grande sucesso e a Formula Virtual que vem surpreendendo a todos com o a populari-dade e aceitação do Mod F1—1991.

No Tu-rismo temos a rfactor que já está na sua sexta tempora-da, sempre co o grid lotado de pilotos Dinossauros dando show a cada etapa.

Page 13: Revista Formula Virtual

Bruce Barrera está desenvolvendo o site oficial da CBAV.

O site da CBAV está no forno, desta vez Henry Mi-randa acertou na escolha do Desenvolvedor que está a toda para concluir o site. Bruce Barrera que nas horas vagas, treina e corre na For-mula Virtual na categoria F1-1991, gostou muito do ambiente amigável da CBAV e logo se disponibili-zou a criar um site, depois de algumas conversar com Rodrigo Novaes e Douglas Santana o colaborador Bru-ce, conseguiu por intermé-dio de Douglas um contato com o Dono CBAV (Confederação Brasileira de Automobilismo Virtual) e

O Site está sendo desenvol-vido em Worpress para faci-litar o trabalho dos adminis-tradores, e também vai con-tar com canal no Facebook, Twiter, Canal RSS e um acervo de video s no youtu-be. Claro que tantas coisas assim precisam de tempo e de pessoas dispostas a con-tribuir com o desenvolvi-mento do CBAV.

REVISTA FORMULA VIRTUAL Página 13

Será possível?

Sprint-Cup, Nation Wide e Truck? P o s s i v e l ? Q u e m s a b e . . . Cbav vem na tentativa de conseguir equipes que possam organizar alguns possíveis campeonatos da Nascar, quem sabe os famosos NationWide, SprintCup e TruckSeries.

Ainda falando em ovais existe a ten-dência de ter um campeonato de for-mula Indy também.

Existe a possibilidade de que esses campeonatos venham ter uma taxa de inscrição para melhoria dos equipa-mentos e caso seja possível que exis-tam transmissões online das corridas,

Sprint Cup Series [rFactor] Categoria principal da Nascar, a stock car americana, vem para a CBAV com seus potentes e pesados carros para cor-ridas emocionantes nas pistas mais conhecidas do mundo.

Nationwide Series [rFactor]

Categoria de acesso a Sprint Cup, que hoje é a prin-

cipal do automobilismo americano, tão díficil quan-

to vem para qualificar os pilotos novos para a bata-

lha da categoria principal.

Truck Series [rFactor]

Já famosa categoria da Nascar que vem com seus

famosos trucks, e nessa versão para PC vem trazen-

do essa disputa para os computadores, velocidade,

técnica e calma fazem o vencedor dessa categoria.

Indycar Series [rFactor]

Uma das categorias que deu mais certo na CBAV foi a Indycar em outro jo-go, correr com monoposto em ovais e mistos é uma sensação sem igual,

campeonato de alta velocidade e de reflexos rápidos.

Page 14: Revista Formula Virtual

Seção Turimos M-Factor

REVISTA FORMULA VIRTUAL Página 14

De agora em diante a “Revista Formula Virtual” irá acompa-nhar em todos os cantos do pla-neta a WTCC M-Factor 2009 que já está na sua 6ª Temporada com trinta pilotos inscritos e um campeonato fora dos padrões do Turismo mundial. Cada etapa uma surpresa diferente. Sendo um campeonato extremamente competitivo e interessante, um campeonato Multimarcas como a M-Factor mantem o equilíbrio entre os pilotos, com lastros in-seridos nos carros e alternando o peso deles de acordo com o de-sempenho do piloto no campeo-nato. Então não tem como falar que esse não é uma categoria de ótima escolha e divertida de se correr. Entretanto não é para qualquer um, para se destacar no meio dos “Dinossauros da M-Factor” é bom ter um currículo muito bom para acompa-nhar o rítimo desses monstros dos as-falto.

O campeonato 2009 já está na sua reta final mas os organizadores não dormem no ponto, já estão plane-jando as novidades de 2010. Mui-tos acham que a M-Factor irá ino-var com mudanças na categoria, outros apostam na continuidade da WTCC 2009. Também estão estu-dando a montagem de uma fabrica M-Factor onde farão seus próprios carros, tudo 100% M-Factor.

Por enquanto, são apenas especula-ções. Vamos aguardar qualquer novidade. E podem ter certeza que o leitor terá nos mais puros deta-lhes, tudo sobre essa categoria su-p e r p opu l a r e ex i gen t e . Você é fã de Turismo? Então ve-nha mostrar seu talento e sua expe-

riência em corridas aqui na M-Factor. Para se inscrever basta acessar www.cbav.com.br e acessar o fórum da categoria ou visitar o site da M-Factor em www.velocidadevirtual.com, você vai encontrar o verdadeiro desafio do Turis-

Com várias marcas de carros a M-Factor, proporciona uma gama enorme de possi-bilidades de adaptação ao melhor Chassi e a cada estilo de pilotagem, Honda, BMW, SEAT , VOLVO, Chevrolet, Peu-geot e Alfa Romeu. E não acaba por ai...

4ª Etapa da M-Factor WTCC em Zandvoort Holanda.

Domingo dia 25 de outubro, foi realiza-da a quarta etapa do campeonato virtu-al M-Factor de WTCC organizado por Mac Porteiro na plataforma Rfactor, a corrida é dividida em duas bateri-as,zandvoort foi bastante tumultuada com vários incidentes.

Na frente Alan abre vantagem enquan-to Paiva defende seu segundo posto, e na volta 3 é ultrapassado pelo pilo-to Thomas Kamchen da Powerode Sportwagen e começa a ter ameaçado seu 3º lugar por Marcos também da Powerode. Abrindo a quinta vol-ta Alan tem uma boa diferença enquan-to ao tentar recuperar o 2º lu-gar Lucas e thomas se tocam, o piloto

Repórter e fotografo William Rocha Editado por Rodrigo Novaes.

Fonte:

http://diretoriolinks.wordpress.com/2009/10/29/4º-etapa-campeonato-m-factor-wtcc/#comment-25

da Speed KMT cai para 7º posição e começa uma corrida de recuperação, enquanto isso Neto da BySiders trava duelo com Vinicius Albuquerque da MTR, mais a frente os pilotos da Powe-rode Sportwagen Thomas Kam-chen e Marcos Silveira correm tranqüi-los em 2º e 3º respectivamente, e um pouco mais atrás um pelotão vem lá

pegando fogo do 4º Marcio Jose ao 9º Rodr igo Novaes. Na vo l ta 9 /12 J ohannes Mi l c her t r oda e Lucas assume a 6º posição com Rodrigoem 7º este já havia herda-do a posição do Alexandre Schu-mann que havia cometido outro erro, mas ganha a posição de Targino que sofre com pane seca na reta de chega-

Page 15: Revista Formula Virtual

REVISTA FORMULA VIRTUAL Página 15

da, e desta forma termina a primeira bateria com o primeiro colocado Alan McLaren , que largara em 10, já que como no wtcc há inversão do grid para a segunda bateria, aqui inverte-se os dez primeiros.

1. Alan McLaren-Supertex F-Team Motorsport

2. Thomas Kamchen-Powerode Sportwagen

3. Marcos Slilveira-Powerode Sportwagen

4. Marcio Jose-Knights Motors Team

5. Bhruno Miranda-Dark KMT

6. Lucas Paiva-Speed KTM

7. Rodrigo Novaes-BestLap Racing

8. Johannes Milchert-Powerode Zwei Sportwagen

9. Vinicius Goncalves-Supertex F-Team Motorsport

10. Alexandre Schumann-Powerode Zwei Sportwagen

Já nas primeiras cur-vas Neto roda e sobra para Victor eThiago Morais, este ultimo o maior prejudicado.

Na segunda bateria johannes que larga em 3º queima a largada e contorna a primeira curva na lide-rança, enquanto seu companheiro de equipe Alexandre perde a se-gunda posição, nas primeiras cur-vas Rodrigo Novaes é tocado bate e sobra para Bhruno Miranda .Na segunda volta ao tentar ata-c a r V i n i c i u s G o n ç a l -ves , Schumann roda e cai para 7º, enquanto o líder Johannes vai pa-ra o box pagar sua penalidade. Na disputa pela ponta Vinicius é pressionado por Marcio Jose , se-guido de perto por Lucas Paiva . Vinicius Gonçalves começa a se-gurar o pelotão e na quarta volta não tem diferença entre os oito pri-meiros, destaque para Felipe Ne-to que largou em 12º e ocupava a 7º posição, o segundo grande pelo-tão é do 9º ao 17º lugar.

Page 16: Revista Formula Virtual

Na sexta volta thomas é tocado

por Lucas , ambos disputavam o 3º pos-

to os dois saem da pista, com is-

so Marcos Silveira assume a 3º posi-

ção com Alexandre Schumann em

quarto seguido por Felipe Neto em 5º.

Na sétima volta Marcio roda na entrada

da reta dos boxes e abandona, com

issoVinicius Gonçalves assume a pon-

ta com Marcos Silveira em 2º

e Alexandre Schumann em terceiro.

Depois de algumas trocas na lideran-

ça Marcos chega na f ren te ,

com Alexandre em 2º e Gonçalves em

3º.

Do Primeiro ao oitavo colocado não havia diferença.

3º posição com Alexandre Schu-

mann em quarto seguido por Felipe

N e t o e m 5 º . N a s é t i m a v o l -

ta Marcio roda na entrada da reta dos

boxes e abandona, com issoVinicius

G o n ç a l v e s a s s u m e a p o n t a

com Marcos S i l ve i ra em 2º

e Alexandre Schumann em terceiro.

Depois de algumas trocas na lideran-

ça Marcos chega na f ren te ,

com Alexandre em 2º e Gonçalves em

3º.

Na sexta volta thomas é tocado por Lucas , ambos disputavam o 3º posto os dois saem da pista, com isso Marcos Silveira assume a

Raphael Freire puxando o 2º ´pelotão em nono .

Chegada da 2º bateria

1. Marcos Silveira-Powerode Sportwagen

2. Alexandre Schumann-Powerode Zwei Sportwagen

3. Vinicius Goncalves-Supertex F-Team Motorsport

4. Thomas Kamchen-Powerode Sportwagen

5. Lucas Paiva-Speed KTM

6. Felipe Neto-BySiders

7. Raphael Freire-Thunderbolt F-Team Motorsport

8. Rodrigo Novaes-BestLap Racing

9. Vinicius Albuquerque-MTR – Mobil Team Racing

10. Rogério Oliveira-Thunderbolt F-Team Motorsport

REVISTA FORMULA VIRTUAL Página 16

Por William Rocha

A “Revista Formula Virtual” vai continuar

seguindo a M-Factor, com nosso repórter e

comentarista oficial William Rocha. Já a

classificação geral desta etapa estará

disponível no site da cbav assim que

julgados possíveis incidentes de corrida.

Tentaremos melhor a cada etapa a co-

bertura desta super categoria que sem

duvidas é umas das mais competitivas

do mundo virtual, bem como o leitor con-

feriu com detalhes todas as disputas

volta a volta. Agradeço a Colaboração

de William Rocha em ceder o material

para a edição, pois se não fosse ele a

seção turismo, não estaria tão rica em

detalhes para satisfazer o leitor fã da

categoria.

Ass: Rodrigo Novaes (Editor da revista).

Page 17: Revista Formula Virtual

5ª Etapa da M-Factor WTCC em AIDA Okayama.

Pegou fogo a quinta etapa do M-factor

organizado por Mac Porteiro da cbav, o

campeonato de automobilismo virtual

que usa a categoria wtcc. O circui-

to internacional de Okayama foi palco

de uma das melhores corridas até ago-

ra, teve muitos pegas e alguns toques

de corrida, até a chegada desta etapa-

Thomas Kamchen lidera com 96 pon-

tos seguido do seu companheiro na

powerode Sportwagen Marcos Silvei-

ra com 85 pontos e Vinicius Gonçal-

ves da Supertex F-Team Motorsport

em terceiro com 82. Largada

com Bhruno Miranda da na po-

le Vinicius Gonçalves em segundo,

eJohannes Milchert da Powerode Zwei

Sportwagen em terceiro, o pole da

ultima etapa Alan Mclaren largou ape-

nas em 6º lugar.

Repórter e fotografo William Rocha Editado por Rodrigo Novaes.

Fonte:

http://diretoriolinks.wordpress.com/2009/11/10/5º-etapa-campeonato-m-factorwtcc/

Elmo entra na primeira curva de lado, e parte para 14 voltas

de dominio na primeira bateria .

Já na primeira curva Elmo Ellan agora

na Aple Racing que largou em 5º assu-

me a ponta com o Bhruno em segundo.

Na terceira curva os pilotos da equipe

P o w e r o d e Z w e i S p o r t w a -

gen Schumann e Johannes se enroscam

e saem da pista com Rodri-

go Novaes e Alan também se envolvem.

REVISTA FORMULA VIRTUAL Página 17

Ao atacar Felipe Thomas roda, melhor para seu companheiro que vem atrás.

Quando o líder se aproximava de com-pletar a primeira volta Raphael Freire roda e atravessa na pista sobrando para michert que vinha correndo para se recu-perar do seu enrosco inicial. Ao tentar buscar a 6º posição de Felipe Neto da BySiders, Thomas roda e cai para 9,Porteiro aproveita para pular de 10º para 8º, e Marcos assume a 7º colo-cação e na curva seguinte aproveita o erro de Felipe Neto para assumir a 6º posição.

Page 18: Revista Formula Virtual

Abrindo a terceira volta na briga

pela 11º posição Vinicius Albu-

querque bate na traseira

de William Rocha (éh de algum

lugar eu tenho que tirar as ima-

gens) e os dois escapam na cur-

va após a reta dos boxes.

Mac e Felipe tiveram um belo

duelo até este tocar na traseira

da BMW e mandarPorteiro para

o muro, enquanto na fren-

te Ellan sustenta a ponta trazen-

do coladoMiranda e Vinicius

conçalves , um pouco mais a-

trás Marcio José em quarto com

César augusto em quinto. As

posições principais permanece-

ram-se inalteradas, apenas roda-

da de Lucas Paiva e enrosco

de Rocha e Targino nas posi-

ções intermediárias.

Car

ro 1

1 M

ac P

orte

iro, m

ais

atrá

s A

lbur

quer

que

e W

illia

m c

arro

dou

rado

,se

perd

em n

a re

ta

Elmo recebeu a bandeirada na décima quarta volta com Bhruno colado nele, dezessete piloto dos vinte que larga-

ram completaram a prova. 1. Elmo Ellan (Apple Racing Team)

2. Bhruno Miranda (Dark KMT)

3. Vinicius Goncalves (Supertex F-Team Motorsport)

4. Marcio José (Knights Motors Team)

5. César Augusto (Dark KMT)

6. Marcos Silveira (Powerode Sportwagen)

7. Thomas Kamchen (Powerode Sportwagen)

8. Alexandre Schumann (Powerode Zwei Sportwagen)

9. Felippe Neto (BySiders)

10. Raphael Freire (Thunderbolt F-Team Motorsport)

REVISTA FORMULA VIRTUAL Página 18

Por William Rocha

Ellan vence mas foi acompanhado por Bhruno em toda a bateria.

Page 19: Revista Formula Virtual

Para a segunda bateria serão invertidas as posições dos dez primeiros coloca-dos, a partir do décimo primeiro larga na ordem que chegou. Na segunda bateria o primeiro no grid Raphael Freire larga mal e perde varias posições indo parar em 7º Alexandre aproveita para pular para a liderança, bom para o líder do campeonato Thomas Kamchen de Santa Catarina que assume o terceiro posto, o vencedor da primeira bateria Elmo El-lan sai de 10º para 5º, feito este que já havia sido visto quando na segunda eta-pa ele também havia largado atrás, fez uma seqüência de dez ultrapassagens e assumia a liderança rapidamente. Ra-phael roda na terceira curva e acaba sobrando para Rodrigo Moraes, ainda na primeira curva Ellan que já buscava a terceira posição de Vinícius Gonçal-ves acaba forçando e o carro escorrega e no cotovelo caindo para a penúltima posição.

Lucas na frente com Alburquerque e Mac roda com roda.

Na sgunda volta Alexandre Schumann segue na liderança com Felipe Neto em segundo e Vinicius assume a terceira posição, com Marcio José superando Thomas. Na terceira volta os carros for-mavam um típico trem de corrida, mas Mac Porteiro, Albuquerque e Paiva briga-vam de lado pela décima primeira posi-ção, Ellan corria se recuperando em 19º, e mais na frente não havia diferença para Felipe, Vinicius e Marcio. Na quarta volta Vinicius escapa e Marcio assume o terceiro posto. Atrás Ellan vem na déci-ma quarta posição conseguindo em uma freada ultrapassar dois pilotos. Na quinta volta Marcio José consegue a posição de Felipe, e este começa a ser atacado por Vinivius Gonçalves, Elmo que vinha nu-ma incrível prova de recuperação tem problemas de conexão e abandona quando estava na 11ª posição. Por algu-mas voltas Felipe foi atacado por Vinici-us até ser ultrapassado, acabou rodando e caindo para sexto. Vinicius Gonçalves também escorregou na zebra na entrada da reta dos boxes, o suficiente para per-mitir a aproximação e ultrapassagem de César Augusto.

Felipe erra na volta nove e entrega a Brhuno Miranda a sexta posição, Brhuno ainda consegue superar Thomas e Gon-çalves chegando em quarto, ele que havia sido o mais rápido na classificação e chegando em segundo na primeira bateria. Entre as brigas na chegada das 14 voltas, um destaque foi a disputa pela oitava posição entre Lucas Paiva e Ro-gério Oliveira.

A vitória ficou com Alexandre Schum-man, com uma imensa vantagem sobre o segundo colocado Marcio José e Cé-sar Augusto em terceiro.

REVISTA FORMULA VIRTUAL Página 19

Resultado da segunda bateria:

1. Alexandre Schumann (Powerode Zwei Sportwagen)

2. Marcio José (Knights Motors Team)

3. César augusto (Dark KMT)

4. Bhruno Miranda (Dark KMT)

5. Vinicius Gonçalves(Supertex F-Team Motorsport)

6. Thomas Kamchen (Powerode Sportwagen)

7. Felipe Neto (BySiders)

8. Lucas Paiva (Speed KMT)

9. Rogério Oliveira (Thunderbolt F-Team Motorsport)

10. Victor Targino (TR Motorsports)

Page 20: Revista Formula Virtual
Page 21: Revista Formula Virtual
Page 22: Revista Formula Virtual