Download - Revistas Cosmos

Transcript
Page 1: Revistas Cosmos

N°2

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Conheça o Skoob, O Orkut dos livros

A rede social que permite compartilhamento de

experiências literárias

Esqueça tudo o que você sabe

sobre o MSNWindows Live Essentials 2011:tornará a nossa vida um pouco

mais fácil e divertida.

MySpace: A galinha dos ovos

de ouro da indústria fonográfica

Bandas independentes chamam a atenção de gravadoras em site de

relacionamento

Pesquisa revela que mais de 65% das empresas já utilizam as redes sociais como ferramenta de comunicação com clientes e prospects.

REDES SOCIAISE MUITO +

Page 2: Revistas Cosmos
Page 3: Revistas Cosmos

EDITOR DIZ:

Não há como não estar conectado. Em tem-pos de internet banda larga, computadores velozes e baratos e inclusão digital, todos bus-cam se inserir na grande rede. Mais do que laz-er ou trabalho, a Internet já ganha outro aspec-to no cenário recente: o de ferramenta social.As redes sociais se multiplicam às centenas; in-úmeros novos sites, que buscam atrair usuári-os com um ou mais interesses em comum, são criados a cada dia. Pode ser para buscar trabalho, compartilhar arquivos diversos ou simplesmente para conhecer pessoas, o que você quiser; existe uma rede social para você.É pensando na pluralidade de redes disponíveis que produzimos a edição deste mês, que além da nossa matéria de capa, com um minuscio-so comparativo entre as redes mais populares no Brasil e no mundo, traz novidades sobre as versões das suas redes favoritas, além de uma re-portagem especial sobre o novo Messenger 2011.

expediente

Editora Responsável: Camila Nunes

Editor Assistente: Jaimeson Machado

Diagramação: Jaimeson Machado

Direção de Arte: Jaimeson Machado

Revisão: Fabio Brust

Redação: Arthur Puthin, Camila Hepfner, Fabio

Brust e Juliana Segalla

Revista Cosmos ® Todos os direitos reservados

carta do leitor

Gostei muito da reportagem da edição de es-tréia da Revista Cosmos a respeito das cam-panhas políticas nas redes sociais. Concor-do que, apesar de ter aumentado de forma bastante significativa a quantidade de spans e boatos deste ou de outro político que circu-laram nestas redes durante a campanha, ver a postura dos candidatos na rede foi bastante importante na hora de definir meu voto.

Ana Figueira, Campinas/SP

Gostaria de elogiar a revista pela sua estreia! A entrevista com o representante do Google no Brasil foi ótima! As matérias estão ótimas e gostei do layout da revista. Mas tenho uma sugestão: gostaria que falassem mais do mun-do da Internet de forma geral. Sei que o foco da revista está nas redes sociais e na social me-dia, mas acredito que, para aproveitar melhor o potencial social da web, é necessário que a pessoa tenha boa noção do que esta acon-tecendo na mesma. Por isso, sugiro que falem mais a respeito dos últimos acontecimentos e novidades na grande rede.

Jason Arruda, Florianópolis/SC

Nota da redação: Agradecemos o seu comen-tário. Tentaremos deixar a revista ao gosto do freguês! :)

Para participar da seção “Carta do leitor”, mande um e-mail com seu nome e endereço completo para: [email protected]

Page 4: Revistas Cosmos

sumarioNEWS

COSMOS+

LANÇAMENTO

DICA DA SEMANA

ESPECIAL

REVIEW

CINECOSMOS

Seção RT

Google entra no mercado de e-books

Facebook tem novas páginas de perfil

Myspace: nova interface para atrair o público

A Microsoft acaba de lançar a versão final do Windows Live Essentials 2011

Redes Sociais

5 motivos para odiar o Orkut e o Facebook

Skoob: o Orkut dos livros

MySpace: a galinha dos ovos de ouro da indústria fonográfica

TweetDeck

A Rede Social

55

6

7

8

10

13

14

15

Page 5: Revistas Cosmos

O poderoso Google lançou na última segunda-feira (6 de dezembro) o “Google eBooks”, sua mais nova livraria digital. Segundo a empre-sa, ele já vai ao ar com mais de 3 milhões de títulos disponíveis, en-tre comerciais e publicações gratuitas. Com o novo serviço, a com-panhia espera competir com a Amazon, fabricante do leitor digital Kindle, que domina o mercado de livros eletrônicos, avaliado em

@henriquedlucas A gente bebe, mas a gente não deixa de ser quem a gente é!

@RespostaCorreta Quando chego em casa vou: ( ) Direto pro banheiro ( ) Pra cozinha (x) Direto pro computador

@ProducaoEd Boa tarde, Produ-tores Editoriais! ;)

@PapaiNoelBR A #seopapain-oelfossebrasileiro Ele só aceitaria pedido na sua comunidade oficial do orkut.

@adairperuzzolo E ainda tem gente que diz que me contraponho...

O Facebook revelou no último domingo (5) suas novas páginas de perfil de usuários, que dão mais destaque para fotos, além de permitir que usuários priorizem amigos importantes e publiquem mais informações profissionais. Algumas das mudanças incluem a criação de listas de amigos, o que permite destacar os melhores ami-gos, agrupar familiares, separar seus contatos de acordo com o rela-cionamento, etc; também houve aumento nos espaços disponíveis para informações profissionais, como projetos especiais em que a pessoa atuou, por exemplo. Essas mudanças visam atrair um públi-co preocupado em usar a rede para mais do que atividades sociais. No aspecto profissional, a rede dominante ainda é o LinkedIn, que conta com mais de 85 milhões de usuários cadastrados. Segundo co-municado oficial, o novo layout irá ser disponibilizado aos usuários cadastrados gradualmente ao longo do próximo ano, sendo que é possível retornar ao layout antigo a qualquer momento.

Facebook tem novas páginas de perfil

Google entra no mercado de e-books

Virou moda as redes sociais, para atraírem novos públicos, acabar-em mudando toda a sua interface. O último site de relacionamentos a entrar nessa tendência é o MyS-pace. A nova interface é carregada de informações, pesada, e, algu-mas vezes, é necessário atualizar a página para que alguns recursos do site funcionem, como o music player. Porém, a opção de person-alizar o perfil do usuário, que sem-pre foi um dos grandes chamarizes do site, continua. O legal é que não é mais preciso terconhecimento da linguagem HTML para isso.

por Jaimeson Machado

MySpace: nova interface para

atrair o público

NEWS

C

por Arthur Puthin

US$ 1 bilhão. Além da possibilidade de comprar e baixar os livros para leitura em computado-res, e-book read-ers, smartphones e outros, o usuário do novo serviço pode arquivar suas aquisições na sua própria conta do Google.

Google eBooks: mais de 3 milhões de títulos disponíveis

C

C

Page 6: Revistas Cosmos

Apesar de andar meio obsoleto devido a concor-rência de outros sites de relacionamentos, como o gigante Facebook, o MySpace ainda consegue a at-enção das grandes gravadoras quando se trata de seus perfis voltados especialmente para novos ar-tistas. Quanto mais visualizações o artista possuir, e

mais amigos tiver (já que no MySpace é possível ter um número ilimitado de amigos, ao contrário do Orkut), mais atenção despertará. Nomes como Mallu Magalhães e Restart são exemplos bra-sileiros de como o site ainda consegue manter a atenção dos poderosos da indústria fonográfica.

MySpace: a galinha dos ovos de ouro da indústria fonográfica

por Jaimeson MachadoCOSMOS+

Bandas independentes chamam a atenção de gravadoras em site de relacionamento

Mallu Magalhães

Com apenas quatro músicas gravadas, de sua própria autoria, a garota de 15 anos conquistou o público, despertou o interesse das gravadoras e tornou-se a nova promessa da MPB. A música mais tocada no music player de seu perfil no MySpace é “Tchubaruba” que a alçou para a fama. Atualmente, com 18 anos, namorando Marcelo Camello, lançou seu terceiro CD intitulado “Versinhos”.

Restart

A banda de fundo de garagem atraiu as fãs adolescentes com suas músicas alegres e acabou agradando. Após uma repaginada “colorida” no visual da banda, é, hoje em dia, uma das bandas mais queridas pelo público infanto-juvenil.

Colbie Caillat

A cantora californiana Colbie Caillat chamou a atenção da indústria fonográ-fica pelas 10 milhões de visitas recebidas em seu perfil. No ano de 2008, a balada “Bubbly” tornou Colbie famosa em todo o mundo. Atualmente, é con-hecida como a versão feminina do falecido Michael Jackson.

C

Page 7: Revistas Cosmos
Page 8: Revistas Cosmos

CHAT FACEBOOKEssa é uma das novidades do Windows Live Mes-senger, que agora conta com a capacidade de conversar com amigos do Facebook sem ter que usar um navegador. As mensagens instantâneas recebidas de seus contatos do Facebook poderão ser vistas em sua janela do Messenger padrão. As conversas são quase idênticas aos seus contatos do Messenger normais, mas você só tem a capaci-dade de enviar mensagens de texto e emoticons.

NOVA JANELA DE CONTATOQuem usa o Mensenger Plus (uma extensão para o MSN) e conhece o funcionamento do programa, sabe que tem a disponibilidade de dividir as jane-

las de conversa em abas. Esqueça o uso da exten-são. Agora na nova janela de conversa do MSN todas as conversas, incluindo as do Facebook, fi-cam em uma janela só que é dividida em abas.

EMOTICONSOutra novidade está nos Emoticons, que ag-ora possuem novos desenhos e gráficos mel-horados para mais detalhes, e alguns até têm atualizado animações. Por sorte, o Windows Live Messenger contin a permitindo que você adicione seus próprios emoticons pessoais.

OPÇÕESO esquema das opções foi levemente ajusta-

ESQUEÇA TUDO O QUE VOCÊ SABE SOBRE O MESSENGER

A Microsoft acaba de lançar a versão final do Windows Live Essentials 2011 para todos com o sistema Windows, que vem com uma grande variade de programas para uso diário que

tornará a nossa vida um pouco mais fácil e divertida.

por Juliana SegallaLANÇAMENTO

Page 9: Revistas Cosmos

do, permitido melhor personalização. Ag-ora, algumas opções foram ampliadas para você personalizar o seu Messenger, com ex-plicações mais claras, para entender mel-hor as opções que você está configurando.

LISTA DE CONTATOSUma grande mudança e melhoria no Windows Live Messenger é a lista de contatos. Agora você pode visualizar ao mesmo tempo tanto as novi-dades (atualizações) de seus amigos do MSN, quanto as do Facebook. Elas são divididas em duas colunas. Você pode compartilhar links, fo-

tos, vídeos, atualizações anteriores e até mesmo comentar todas essas atualizaçôes dentro do seu Windows Live Messenger. Você pode selecionar as categorias para ver essas atualizações recentes. Se você estiver familiarizado com o Windows Live Messenger antigo, verá que todas as características da versão anterior ainda estão disponíveis, desde jogos com os contatos, enviar e receber arquivos, e muito mais. Muitas das características básicas foram levemente ajustadas ou melhoradas, para atender melhor às necessidades dos usuários.O novo messenger promete conquistar o públi-co. Tá esperando o que para baixar o seu?

O Tweetdeck é uma ferramenta externa de acesso ao Twitter, MySpace e Facebook – com ênfase no primeiro, claro, que é o foco da nossa dica. Trata-se de um meio seguro de acesso à sua página no Twitter que, além disso, agrega características que melhoram a experiência do usuário de um modo geral.O pequeno programa proporciona todas as funcionalidades de acesso ao micro-blog de forma organizada e personalizável: você pode dispôr os tipos de informação, como citações suas, retweets, buscas salvas e afins da forma que quiser na janela de seu Tweetdeck. É possível ainda participar de conversas, fazer upload de fotos no Twitpic de forma automática, salvar tweets interes-santes e criar listas da maneira que quiser. Com esse programa, você vai ver o Twitter de uma forma diferente, mais organizada e inter-essante. Ótima pedida para quem é fissurado no microblog, ou pra quem achava que ele po-deria ser mais organizado em alguns aspectos.

DICA DA SEMANApor Arthur Puthin

Você vai ver o Twitter de uma forma diferente, mais organizada e interessante

TweetDeck

C

ACESSE E APROVEITE:http://www.baixaki.com.br/download/msn-messenger-2011.html

C

Page 10: Revistas Cosmos

REDES SOCIAIS

A popularização da internet permitiu com que mais pessoas passassem a publicar suas idéias de maneira mais rápida e fácil. Con-seqüentemente, um maior número de pes-soas passou a ter acesso a esses conteúdos. A criação das redes sociais foi de extrema im-

portância na divulgação e reprodução da in-ternet, pois elas possibilitaram que um maior número de pessoas aderisse à utilização da internet como forma de comunicação, até mesmo pessoas avessas a tecnologias. As re-des sociais não fazem distinção de pessoas.

por Camila Hepfner

ESPECIAL

Page 11: Revistas Cosmos

O Facebook, Twitter e outros sistemas basea-dos em redes sociais têm seu funcionamento mais horizontal: disseminam o conteúdo. Um comunica, que comunica a outro e assim por diante. Mas se engana quem pensa que elas são totalmente horizontalizadas. A comuni-cação em sistemas de rede social também tem

uma estrutura vertical, regida por centro e hierarquias. O dinamismo e a complexidade das redes sociais são decisivos para essa ver-ticalidade, que pode ser percebida com al-guma facilidade a partir do reconhecimento das diferentes quantidades de conexões esta-belecidas pelos participantes desses sistemas.

DISTRIBUIÇÃO DE IDADES NOS SITES DE RELACIONAMENTO

fonte: www.pingdom.com

AS REDES SOCIAS MAIS UTILIZADAS PARA DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS

Page 12: Revistas Cosmos

Pesquisa revela que mais de 65% das empresas já utilizam as redes sociais como ferramenta de comu-

nicação com clientes e prospects.

Page 13: Revistas Cosmos

O Brasil é um dos países com maior adoção de redes so-ciais em todo o mundo, liderando a lista de países com mais usuários que visitam redes sociais, em proporção ao número total de internautas. Grande parte deste índice se deve ao sucesso do Orkut em diversas faixas etárias dos usuários brasileiros. Nem mesmo o Facebook, no exteri-

or, possui tamanha aceitação. Globalmente, o Orkut não possui grande expressão, se comparado ao Facebook. Considerada a maior rede social do mundo desde o iní-cio deste ano, quando ultrapassou o MySpace em núme-ro de visitas mensais no território americano, o Facebook é acessado por três em cada dez pessoas mensalmente.

por Jaimeson MachadoCINECOSMOS

Chega aos cinemas o filme “A Rede Social”, uma cinebiogra-fia de Mark Zuckerberg, o criador do Facebook. Este é hoje o maior site de relacionamento do mundo, contando com mais de 500 milhões de usuários. O filme mostra Mark, um uni-versitário que, após ser largado pela namorada, resolve se vingar. Junto com o programador brasileiro Eduardo Saverin, criam um um site com as mais belas universitárias de Har-vard. Com o enorme sucesso, três outros estudantes convid-am Mark para ajudar a elaborar um site de relacionamentos. Um belo dia, Mark copia e aprimora a ideia dos estudantes e cria o Facebook, tornando-se, assim, um jovem milionário.

Em exibição nos cinemas Você não consegue 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos

C

C

Page 14: Revistas Cosmos

5 MOTIVOS PARA ODIAR O

DIFICULDADE DE NAVEGAÇÃOO público brasileiro está acostumado à como-didade e praticidade do Orkut, que tem tudo à mão e um visual mais despojado. O Facebook é mais formal, com um visual mais “comporta-do”, que acaba por dificultar o acesso. É preci-so mais empenho do usuário para entendê-lo.

POUCO USO DOS BRASILEIROSOs brasileiros simplesmente ainda não con-seguiram se acostumar com a rede social mais utilizada no mundo. Não houve uma aceitação em massa do Facebook, o que faz com que nem todas as pessoas tenham um perfil nele. Pelo contrário, quase todos têm um Orkut.

INEXISTÊNCIA DE COMUNIDADESNão podemos dizer que todas as comu-nidades sejam úteis, no Orkut, mas o público brasileiro simplesmente sente sua falta no Facebook. Acontece que, neste, as discussões ocorrem de maneiras difer-enciadas, o que gera estranhamento.

“SPAM” SOCIALOs usuários do Facebook sempre se veem atingidos por uma enxurrada de convites e atualizações de joguinhos, que não são muito bem configuráveis. Isso atrapalha quem não se interessa pelos jogos sociais.

FALTA DE PRIVACIDADEO Facebook não controla nada. Tudo que você faz, fotos que coloca em seu perfil, é acessível a seus amigos e amigos de seus amigos. Faz sentido, já que internet e pri-vacidade simplesmente não combinam, mas, para alguns, isso pode incomodar.

REVIEW

MUDANÇA VISUAL NÃO AGRADOUEm 2009 houve um grande rebuliço a res-peito do Orkut e de sua suposta atualização de visual. Houve correria para pegar con-vites, mas grande parte das pessoas não gos-tou e prefere usar a versão antiga. O visual realmente não agradou o grande público.

PRIVACIDADE EXCESSIVAO problema do Orkut é o oposto do Face-book. Enquanto o Facebook permite que todos vejam suas informações, o Orkut per-mite que os usuários bloqueiem tudo. Já não é mais possível “fuçar” a vida dos out-ros como antigamente, por mais que não se possa dizer até que ponto isso é ruim.

USUÁRIOS LIMITADOSO Orkut é sucesso no Brasil. E fim. O Fa-cebook é uma ferramenta mundial. É muito mais fácil ter acesso a pessoas de outros países por ele do que pelo Orkut.

NÃO REENCONTRAMOS PESSOAS REAISO Orkut já era para reencontrar amigos do mundo real. Hoje, ele serve mais para ter contato com pessoas que nunca vimos na vida e que moram extremamente longe do que para firmar uma amizade não-virtual.

MARCAÇÕES EM FOTOSA ideia é bastante interessante: marcar ami-gos em fotos para identificá-los. Acon-tece que muitas pessoas começaram a fazer imagens do tipo “Todo mundo tem um amigo(a)”, que começou a incomodar os usuários, obrigando-os a desabilitar a função.

1

2

3

4

5

Qual dos dois é o pior?

C

Page 15: Revistas Cosmos

por Fabio Brust

“Você. É isso, o skoob sem a sua colaboração não é nada.”, é a resposta do próprio site à per-gunta proposta: “Quem somos?”. De fato, qualquer rede social não seria absolutamente nada sem a utilização dos usuários, e se tor-naria inútil sem a participação dos internautas.A rede social nasceu há dois anos, com o slogan “O que você está lendo?”. Segundo os criadores, ela surgiu a partir da música “Good People”, de Jack Johnson, para responder à pergunta lançada nela: “Para onde foram todas as boas pessoas?”. Segun-do o site, é no skoob que é possível encontrá-las.O site tem como objetivo compartilhar experiên-cias literárias de todos os tipos. Os usuários têm seus perfis e estantes, onde figuram os títulos que já leram, que vão ler, os que eles abandonaram. Tam-bém é possível dar notas aos livros, resenhá-los, desejá-los. As possibilidades são muito grandes. É possível também adicionar amigos e ver o que eles têm em suas estantes e conversar a respeito.

O skoob, apesar de ter, em seu nome, uma pequena brincadeira com a palavra “books”, “livros”, em in-glês, ao contrário, é uma rede social que surgiu no Brasil; e que realmente vingou, já que a população brasileira é realmente aficionada por redes sociais de todos os tipos. É uma ferramenta inédita em português, com cadastro bastante facilitado, sendo que só é necessário inserir nome, apelido, sexo, Es-tado, e-mail e senha, e uma foto como opcional. O mais interessante, no entanto, é poder que essa ferramenta tem de divulgar e promover o encontro entre autores e leitores nacionais. Há um contato muitas vezes direto entre eles e, assim, é possível se entranhar ainda mais no mundo da leitura. Outra ferramenta interessante é o fato de que os próprios usuários, ao verem a inexistência de um livro ou au-tor na rede, podem adicioná-los e permitir que out-ros usuários também possam interagir com esses.Resta saber, no entanto, até que ponto os utili-zadores do skoob são as boas pessoas, afinal...

SKOOB: O ORKUT DOS LIVROSRede social permite compartilhamento de experiências literárias

C

Page 16: Revistas Cosmos